segunda-feira, 15 de julho de 2013

Acredita na possibilidade de existir outros tipos de leis físicas em outro lugar? E a possibilidade de existir algo sem espaço, esse espaço considerado por nós como ausência de corpo material, sabendo que tudo que existe é um corpo material (até mesmo o espaço).‎

Não acho que leis físicas possam ser diferentes em outros lugares do Universo, porque acho que este universo seja único. Poderiam haver outras leis físicas se houvesse outros universos ou se este universo tivesse surgido de outro modo. Uma vez que ele surgiu como é e seja único, em todos os lugares vigoram as mesmas leis físicas. O que pode ocorrer é que não tenhamos conhecimento completo das leis e que, investigando em outros lugares, passemos a ver comportamentos que precisem aperfeiçoar as leis. Mas elas serão sempre de tal modo que descrevam os fenômenos em todos os lugares e momentos. Por exemplo, há quem diga que a velocidade da luz não seja constante nem uniforme, ou seja, que varie com o momento e o lugar. Se isso for provado, terá que ser considerado em todas as equações, que serão, assim, modificadas. Mas as novas equações darão as mesmas predições quando se usar a velocidade da luz que se tem aqui e agora.
Nem tudo que existe é material. Além da matéria, a realidade natural é composta de campos, de radiação, de espaço, de tempo, de estruturas, de ocorrências e das dinâmicas, isto é, do modo com que as ocorrências se dão. E, além da realidade natural, existem realidades abstratas, como idéias, conceitos, normas, estruturas sociais e outras. O que não existe é uma realidade sobrenatural, como espíritos e deuses. Toda entidade física substancial existente preenche espaço. Elas são a matéria, os campos e a radiação. Estruturas dessas entidades também. E ocorrências são algo que se dê com algum sistema dessas entidades, logo não há ocorrência tida com algo que não ocupe espaço. Espaço não é uma entidade substancial, nem material, nem de campos nem de radiação. Do mesmo modo que o tempo. São entidades formais, mesmo naturais. Espaço é a capacidade de caber, isto é, o conjunto de lugares. Todavia não há espaço desocupado no Universo e, especialmente, fora dele. Só existe espaço quando é preenchido por algo. Vazio não existe. Mas existe vácuo, que não é vazio, só não tem matéria. Mas tem campos e radiação, pelo menos a radiação de fundo do Universo, mas também a luz de todas as galáxias e estrelas que atravessam todo o Universo e o campo gravitacional, podendo também ter campo elétrico ou magnético. Nada disso é matéria.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails