segunda-feira, 15 de julho de 2013

Boa noite! Não sei se já fizeram esta pergunta aqui antes, enfim... O senhor acredita que a falta de interesse pelo conhecimento de muitos alunos é algo que vem desde casa, ou culpa dos professores (que em alguns casos não sabem explicar muito bem, faltam, etc.)?‎

Tanto um quanto o outro, mas começa em casa e, na escola, muitas vezes não é corrigido. Pais e mães, em geral, atualmente, são muito envolvidos em seu trabalho e, em casa, por egoísmo, não se dedicam a curtir com seus filhos um tempo para ler com eles, para acompanhá-los nas tarefas escolares, para assistir documentários da TV e comentar, para ajudá-los nas pesquisas na internet. Mulher trabalhar fora não é desculpa, pois meu pai e minha mãe trabalhavam fora e agiam assim comigo e minhas irmãs. E eu também agi assim com meus filhos. Se bem que meus pais eram intelectuais, como eu. Mas, mesmo não sendo, todos podem se dedicar a isso, vendo menos televisão e dormindo menos, por exemplo. Quanto aos professores, o problema reside nos baixos salários, que faz com que as melhores cabeças não escolham o magistério como profissão, pois podem ser médicos ou advogados. Quando um professor ganhar mais do que um médico ou advogado, as vagas para as licenciaturas nos cursos superiores serão as mais disputadas e os concursos para professores serão vencidos pelos mais capazes dentre todos os profissionais. Então não haverá esse tipo de problema. Isso é uma decisão política, mas a sociedade tem que pressionar. Todavia parece que poucos se importam. Porque empresários não complementam o salário de professores que se revelem muito bons? Ou fundam escolas particulares gratuitas, onde os alunos estudem de graça e os professores sejam bem selecionados e bem pagos? Resposta: porque não querem que todo mundo seja tão capaz quanto eles. Igualzinho aos políticos.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails