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segunda-feira, 15 de julho de 2013
Numa pergunta anterior, o senhor falou que existe uma ferramenta para demonstrar Teoremas que não foram vistos por alunos do ensino médio. Que tipo de "ferramenta" seria?
O que eu disse é que se pode formular questões objetivas para se medir a capacidade de demonstrar teoremas, mesmo inéditos. É só inventar um teorema, isto é, descobrir algo que se possa deduzir de algumas hipóteses e ir perguntando, numa série encadeada de questões, referentes a cada passo da demonstração, o que se seguiria de tal e qual hipótese a respeito de algo, até chegar à conclusão final. Pode ser, por exemplo, deduzir uma equação aplicável a um caso particular a partir de outras mais genéricas. Não é uma ferramenta e sim um processo, ou método de formulação de questão. Geralmente, em três questões, se deduz um teorema. Em questões abertas seria o tipo de questão que começa com "mostre que...", "demonstre que..." ou "prove que...". Esse tipo de questão é que é importante para aferir se o aluno captou o tipo de raciocínio que se precisa ter na matéria. Isso pode ser usado em qualquer matéria, não só em matemática, física e química, mas também em biologia, geografia, história, filosofia, sociologia, psicologia, geologia, astronomia, direito, economia e assim por diante.
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