segunda-feira, 15 de julho de 2013

O que quis propor com o ''Deus seja todo-poderoso, onisciente e perfeitamente bondoso'' com o primeiro pecado de Lúcifer? Não entendi porque não faz o menor sentido, rs.‎

Eu não disse que isso tenha sido o primeiro pecado de Lúcifer. O que eu disse é que o primeiro pecado, segundo a Torá, foi o de Lúcifer e que tal fato não é compatível com a concepção de que Deus seja todo-poderoso, onisciente e infinitamente bom. A lógica do paradoxo proposto por Epicuro toma três características do deus judaico, onipotência, onisciência e onibenevolência como, caso verdadeiras aos pares, excludentes de uma terceira. Isto é, se duas delas forem verdade, excluem automaticamente a outra. Trata-se, portanto, de um trilema. Isto tem relevância pois, caso seja ilógico que uma destas características seja verdadeira, então não pode ser o caso que um deus com as três exista.
1. Enquanto onisciente e onipotente, tem conhecimento de todo o mal e poder para acabar com ele. Mas não o faz. Então não é onibenevolente.
2. Enquanto omnipotente e onibenevolente, então tem poder para extinguir o mal e quer fazê-lo, pois é bom. Mas não o faz, pois não sabe o quanto mal existe e onde o mal está. Então ele não é omnisciente.
3. Enquanto omnisciente e omnibenevolente, então sabe de todo o mal que existe e quer mudá-lo. Mas não o faz, pois não é capaz. Então ele não é omnipotente.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails