domingo, 13 de julho de 2014

entendi agora o que o sr quis dizer. eu tinha desconsiderado as aulas de campo, mas ainda acho que não precisaria aumentar (se é que isso seja mesmo necessário) muito o investimento em educação. tenha uma ótima noite. :)‎

Engano seu, precisa sim. O mais importante é a remuneração dos professores, para atrair as melhores cabeças para o magistério, isto é, aquelas que poderiam ser de médicos, advogados ou engenheiros. Assim também se poderiam dispensar os professores incompetentes em um amplo processo de renovação do quadro por meio de concursos. Mas, sem pagar bem, não haverá interessados de alto potencial. Em segundo lugar é preciso ampliar o número e bem equipar as escolas públicas, que, de modo geral, estão em cacarecos. Inclusive implantando o horário integral. Note que não digo nada sobre as particulares, pois o ideal é que nem existam. Paralelamente a essas duas medidas já se tem que trabalhar o aumento do nível de exigência e a melhoria radical dos procedimentos pedagógicos para que se consiga, de fato, produzir aprendizado significativo para a população estudantil. Pedagogia, para mim, é a ciência e a arte de produzir aprendizado e formação das pessoas. Do modo mais eficaz e eficiente, isto é, com melhor resultado e de modo mais rápido e econômico e menos trabalhoso. Para tal é que os recursos pedagógicos têm que ser desenvolvidos. E os resultados não têm que ser apenas em termos de aquisição de conhecimentos, mas, também, em desenvolvimento de habilidades, formação de competências, cultivo da personalidade, aprimoramento da cultura, estabelecimento da cidadania e tudo o que seja preciso para formar a pessoa humana completa e integrada na sociedade, a fim de que desabroche suas potencialidades, contribua para o bem comum e seja feliz.

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