domingo, 13 de julho de 2014

mas aqui entre nós, por que o sr se chama de anarcocomunista? você é igual eu: capitalista! eu também acho que o melhor seria o comunismo não marxista, mas isso não vai acontecer durante a nossa existencia. o que é melhor enquanto nós estamos vivendo? isso mesmo, o capitalismo

Uma coisa é o que eu considero que deva ser a sociedade e outra é o que ela é, por enquanto. Se digo que sou anarco-comunista não significa que viva assim, pois a sociedade ainda não me permite. Sem dinheiro eu morro de fome. Então estou enquadrado no capitalismo. Mas já me livrei de minhas propriedades, dando para os outros. Todavia, divulgo e prego o ideal anarco-comunista porque vejo que é o melhor para o mundo e que seja preciso ir conscientizando as pessoas disso para que já vão tomando atitudes anárquicas em seu dia a dia, como ir fazendo coisas de graça, comunitariamente, à revelia do governo (mas não aplicar justiça com as próprias mãos) e já vão pensando nessas possibilidades e divulgando a ideia. Então o mundo irá evoluindo e poderá dispensar o governo dentro de alguns séculos ou poucos milênios. Assim tem sido a evolução da humanidade, que passou de autocracias a democracias, de monarquias a repúblicas, de costumes rígidos a costumes liberais, de religiosidade estreita para liberdade de crença ou descrença. Isso tudo é caminho para a anarquia, que, a cada dia vai se aproximando. Mesmo aos trancos e barrancos, com idas e vindas e, muitas vezes, de forma equivocada, como pretender liberdade sem responsabilidade. Ou pretender receber sem dar. Ou ainda ser preguiçoso e ganancioso. Mas isso pode ir sendo corrigido e a chave está no processo educativo.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails