quinta-feira, 17 de julho de 2014

O que o vai fazer com sua biblioteca quando morrer? Vai deixá-la de herança para sua família ou a tornará pública?

Mesmo antes de morrer vou criar uma ong ou uma fundação e deixar toda a biblioteca disponível para o povo. Incluindo livros, revistas, discos, vídeos, mapas, partituras, gravuras e outros itens. Mas tenho que arranjar um parceiro ou parceira que doe o imóvel (que não iria valer tanto quanto a biblioteca). Quero que seja um centro de difusão de conhecimento, da filosofia, da cultura, da ciência, das artes, da sabedoria e de divulgação da anarquia e do ateísmo, mas com abertura para todas as concepções. Que seja gerido de modo anárquico também, sem diretoria, sem estatutos e sem envolvimento nenhum de dinheiro. Promoveria palestras e cursos, todos gratuitos (inclusive da parte dos palestrantes). Meus filhos não querem nada de herança, não porque não tenham interesse, mas porque acham que esse projeto é melhor para o mundo. Por enquanto estou catalogando tudo. Não doo para nenhuma instituição existente, porque quando meu tio avô morreu os herdeiros dele doaram a biblioteca do meu bisavô, que era diplomata português, para a Biblioteca Municipal de Barbacena e eles descartaram os livros por serem velhos. Havia edições encadernadas em couro de obras de grandes escritores portugueses, editadas no século XIX, de preciosidade ímpar. Mais de mil volumes jogados no lixo. Se eu tivesse sabido levava minha lixeira lá para eles jogarem nela. Não confio em burocratas do serviço público e não vou doar para nenhuma instituição privada. Um problema é que eu teria que ter acesso a ela a qualquer horário, até morrer, pois é justamente na madrugada que eu mais faço consultas a meus livros. E, geralmente preciso de vários, não podendo prever qual seria o necessário. Como não tenho vários exemplares de cada livro, essa biblioteca não faria empréstimos, mas permitiria apenas a leitura no local. Dos quase seis mil livros que tenho, um terço é de literatura, um terço é de física e matemática e um terço de outras ciências e artes.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails