Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 14 de julho de 2014
O que você pensa sobre a física lecionada nas escolas?
Péssima. O que se ensina e o modo como se ensina são totalmente inadequados. Para começar, parece que os autores não sabem o que seja Física. Física é a ciência fundamental da natureza. Seu objetivo é entender e compreender como o mundo funciona. Não é saber como se calculam aplicações práticas. Isso é engenharia. Claro que se pode e se deve dar exemplos de aplicação. Mas não como o foco da aprendizagem. Esta tem que ser, essencialmente, conceitual. Evidentemente haverá fórmulas e gráficos, pois a Física faz um modelamento matemático da realidade. O importante, contudo, e saber o que acontece em todos os fenômenos. Livros bons nesse sentido são o "Física Conceitual", de Hewitt, "Física", do Jay Orear e, especialmente "Física" do PSSC. Este último é excelente. Mas requer aulas semanais de laboratório em que todos os alunos trabalhem, no máximo em duplas e o acompanhamento de uma bateria de vídeos complementares. E mais: tem que abordar vários temas deixados de lado atualmente, como momento angular, escoamento, leis de Gauss e Ampere, indutância, ondas eletromagnéticas, fotometria, relatividade, física quântica, física atômica, física nuclear, física da matéria condensada, física estatística, astrofísica, cosmologia, Por outro lado poderia deixar de lado equilíbrio de barras, termometria, calorimetria, espelhos e lentes, associação de resistores e capacitores e outros assuntos técnicos. E o método teria que ser o método da "redescoberta", em que o aluno é transformado em cientista e descobre por si mesmo (orientado pelo professor) as leis da natureza. As aulas práticas têm que preceder as aulas teóricas. E as aulas teóricas não são exposições e sim debates, com todo mundo participando. Claro que, para ser assim, há que se esquecer o que cai nos vestibulares e no ENEM. A avaliação seria por defesa de trabalhos, como se fossem mini-teses. Então, já viu... não vai acontecer nunca. Isto é, ninguém vai gostar de Física e nem saber Física mesmo. Já venho lutado por isso há mais de 40 anos em vão. Mas não desisto. Minha especialidade é dar murro em ponta de faca.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário