domingo, 13 de julho de 2014

O Russell não acreditava no livre-arbítrio por quê? Em sua época ainda não havia conhecimento do indeterminismo e incausalidade no campo da mecânica quântica?‎

Bertrand Russell nasceu em 1872 e faleceu em 1970. O Princípio da Incerteza foi formulado em 1927, quando ele já tinha 55 anos, Não só ele, como muitos outros, até Einstein, não acreditavam que a natureza pudesse, de fato, funcionar probabilisticamente. Foram criados dentro da concepção determinística que vigorou na Física até então. Vários físicos, inclusive dentre os que criaram a Física Quântica, como David Bohm fizeram propostas para conciliar as concepções determinísticas. A objeção de Russell ao livre arbítrio foi formulada em seu livro "Porque não sou Cristão", compilado de uma palestra proferida em 1927 em Battersea, distrito de Londres:
www.culturabrasil.org/zip/porquenaosoucristao_bertrand_russel.rtf
Dentro de uma noção monista fisicalista determinística, que era a de Russell, de fato, não há lugar para o livre arbítrio. A noção mecanicista da mente não mais prevalece. Todavia isso não significa que se retorne ao dualismo cartesiano. O livre arbítrio pode ser acolhido em uma concepção puramente natural de mente, desde que não determinística.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails