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segunda-feira, 14 de julho de 2014
Por que no ensino médio não é ensinado Física Quântica?
Porque as universidades não colocaram no que é exigido nos exames de admissão, como os vestibulares e o ENEM. O mesmo acontece com Relatividade, Física Atômica, Física Nuclear, Física da Matéria Condensada, Física Estatística, Astrofísica, Cosmologia, Momento Angular, Lei de Gauss. Ondas Eletromagnéticas e outros tópicos de enorme relevância para a compreensão do mundo. Em compensação, se ensina equilíbrio de barras, associação de resistores e capacitores, termometria e calorimetria, que não acrescentam nada à compreensão do funcionamento do mundo. Porque dão margem à elaboração de muitas questões de exame. Um disparate. O mesmo acontece na Matemática. Limites, derivadas e integrais já deveriam ser dados no Ensino Médio. Acontece que a fronteira do conhecimento está se expandindo velozmente. É preciso, pois, que assuntos do Nível Médio passem para o fundamental, da Graduação passem para o Ensino Médio e da Pós-Graduação passem para a Graduação. Para isso é que existe a Pedagogia. Para conseguir fazer aprender mais assuntos, mais facilmente e em menos tempo. Os colégios que queiram podem fazer essas mudanças, mas não fazem porque os alunos e seus pais não querem saber de estudar o que não cai nos exames de admissão. E nem que se deixe de dar o que cai. Fica-se, pois, numa situação paradoxal. A solução é só se o ENEM passar a exigir tais assuntos. Mas poucas pessoas querem saber de aumentar a dificuldade do ENEM, muito menos o governo. Assim o Brasil vai se afundando cada vez mais na ignorância e na incompetência. Tem que acabar com essa fobia de complicação, de dificuldade, de trabalho. É difícil sim, é complicado, é trabalhoso. E daí? Encara-se e enfrenta-se.
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