segunda-feira, 14 de julho de 2014

Qual a sua relação com o ciúmes? Tem ciúmes de tudo e de todos ou apenas de namorados, ídolos, amigos, família. Enfim... E se não possuí mais, como fez pra superar? Aliás, como reage quando sentem ciúmes de você?‎

Não tenho ciúme (e não ciúmes) de nada. Não sinto em razão de minha cosmovisão e de minhas concepções, que são profundamente arraigadas, de modo que não preciso fazer esforço nenhum para não sentir. Para mim amor é algo altruísta e não possessivo. Ou seja, o ser amado pode ser compartilhado com outros que o amem sem problema. Isso não significa, em absoluto, que se ame menos. Se sentem ciúme de mim, eu acho graça, mas não gosto. Isso mostra que a pessoa que tem ciúme de mim me considera como uma propriedade sua, o que eu não admito de modo nenhum. Ninguém é dono de ninguém. Todo mundo é livre para amar e ser amado por quem quer que seja. Não se pode exigir exclusividade amorosa de ninguém. Tampouco reciprocidade. Ama-se altruisticamente e espera-se ser amado em retribuição, regozijando-se quando se é. Mas não exigindo. O que é errado é a traição, isto é, dizer que se ama exclusivamente a alguém e amar a outra pessoa também. Mas a pluralidade amorosa conhecida e consentida não é problema nenhum.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails