terça-feira, 24 de julho de 2012

pergunte.me

Vejam o livro que acabei de completar:

http://pt.scribd.com/doc/76733718/Pergunte-me


Em tempos de evolução tecnológica e científica, é aceitável o ser humano regredir moral e socialmente?

Aceitável nunca é, com ou sem evolução tecnológica. O que se espera é que a evolução moral e social seja sempre para uma situação mais decente, mais harmoniosa, mais justa, mais aprazível, enfim, mais feliz para a humanidade. Isso não depende de evolução tecnológica.

O que fazer quando uma pessoa se "apaixona" por outra que é comprometida?

Depende. Se essa pessoa corresponde ao amor e esse amor é algo muito grande, vale a pena realizá-lo, ou com o rompimento da primeira relação da outra pessoa ou com o aquiescimento de quem ela seja comprometida, num relacionamento múltiplo. Se não houver a correspondência, a solução é sublimar esse amor em uma amizade, mantendo-o platônico, mesmo que se ache um novo amor. O que não pode é haver um relacionamento sub-reptício.

Acredita que se pode amar duas pessoas ao mesmo tempo? (claro que em relacionamento)

Certamente que sim. Isso é comum. O fato de não ser admitido e a pessoa se ver obrigada a fazer uma escolha é fonte de grande sofrimento. Para mim isso devia ser admitido normalmente e abertamente, com o consentimento de todos os envolvidos e aprovação da sociedade.

Uma pessoa nasce homossexual/bissexual ou se transforma através do meio? Argumente, se quiser.

As quatro orientações sexuais: heterossexualidade, homossexualidade, bissexualidade e assexualidade são propensões natas. O que se pode fazer é, por pressão do ambiente social, não assumir e reprimir a sua condição. Todavia isso pode ser motivo de trauma psicológico grande. O ideal é agir de acordo com sua própria orientação nata. No entanto isso também pode ser razão de sofrimento por inaceitação social. É preciso ter uma personalidade forte para afrontar com tranquilidade o preconceito. O que ajuda é participar de grupos de conscientização e luta contra tais preconceitos.

Ter fé é essencial? Justifique.

Claro que não. Pelo contrário. Fé é um despropósito. Fé é uma crença sem embasamento e plausibilidade nenhuma. Fé não garante nada. Não é uma virtude, é uma fraqueza. O que se pode é crer em algo não comprovado se houver grandes indícios de plausibilidade. Mas o melhor é só aceitar o que se sabe, comprovadamente ou por evidências, que é verdade. Da mesma forma a esperança. O que se deve ter é confiança nos resultados dos esforços, se a eles se dedicar com muito empenho.

A criança está fazendo bagunça , vc fala pra ela ficar quieta se não : a) "o bicho vai te pegar" - b) "papai do céu castiga " ?

Nenhuma dessas opções, porque ambas são mentiras. Nenhum bicho vai pegar e não existe papai do céu. O que se tem que dizer é para ficar quieta para ser educada, ou porque papai e mamãe não gostam (não gostam da bagunça, não da criança), ou, em última instância, privá-la de algo que ela goste, como ver algum desenho animado.

O que pensa sobre 'monogamia?

Como prescrição obrigatória, um disparate. Como opção, perfeitamente aceitável. Acontece que o ser humano é capaz de amar, com sinceridade, profundidade, intensidade, honestidade, dedicação, lealdade e ardor a mais de uma pessoa ao mesmo tempo. Então isso tem que ser aceito e legitimado como algo válido e normal, admitido pela sociedade aberta e francamente, quer de modo informal, como namoros múltiplos, quer de modo formal, como relacionamentos conjugais legais e plurais (poliginia e poiandria). Se bem que não vejo necessidade nenhuma de haver legalização de relacionamentos conjugais. Essas relações plurais, quando houver, têm que ser de conhecimento e aceitação de todos os envolvidos, incluindo pais, irmãos, filhos, parentes, amigos. Sem a mínima possessividade e ciume. Outra coisa essencial é que todo relacionamento amoroso e conjugal não envolva a menor dependência econômica. Todo adulto, homem ou mulher, tem que se prover a si mesmo e não se valer de uma relação conjugal como meio de vida. Isso estraga tudo. Para mim é vergonhoso e inadmissível um caso desses. Claro que, havendo a relação, pode-se e deve-se compartilhar as responsabilidades econômicas. Mas não que isso seja uma condição de sobrevivência. As pessoas têm que ter um compromisso de dedicação, companheirismo, amizade, amor, cumplicidade, apoio, doação recíproca de prazer, curtição de interesses comuns. Mas não de exclusividade e nem perenidade. Isso é impossível.

Por que nos apaixonamos por uma pessoa mesmo sabendo que ela é errada?

Porque se apaixonar não é algo lógico nem racional. É instintivo, inconsciente. Mas se o inconsciente escolheu certa pessoa é porque ela é a pessoa certa, mesmo que a razão diga que não. O que achamos errado, muitas vezes, é exatamente o que é certo. Se nossa paixão contraria as convenções, são as convenções é que estão erradas. Afrontemo-las e seremos felizes.

O que o senhor acha de pessoas que não querem ter filhos? smile

Opção deles, mas discordo. Nem que seja um só, acho importante que a pessoa não interrompa a corrente de vida que vem desde o primeiro ser vivo há bilhões de anos até hoje e que, por meio de quem seja pai ou mãe, terá prosseguimento por bilhões da anos ainda, nas novas espécies que surgirão. Participar disso é uma das mais significativas coisas que se pode fazer e uma das razões de se existir, além de outras.

Costuma pensar sobre os problemas do mundo ou não liga muito pra isso?

Sempre penso, busco soluções, faço propostas e me empenho em consertar, no que sou mais competente. Como sou um professor, minha contribuição é difundir o máximo de conhecimento, não só da minha matéria (Física), mas de tudo o que possa contribuir. Sei que um dos maiores problemas é a ignorância. Tirando o maior número possível de pessoas da ignorância, fazendo-as refletir, criticar, contestar, agir, já estou dando uma grande colaboração. Isso é o que também faço pela internet, em artigos que publico em jornais, em palestras que pronuncio, em minhas conversas e em toda ocasião em que tenho a oportunidade de falar. Falar contra os preconceitos, denunciar a corrupção e coisas assim.

Religião é...


Religião é coisa de gente...que ainda não concluiu que, mesmo crendo em Deus, não há garantia de que nenhuma religião seja a certa. E, principalmente, que não há nenhuma garantia de que Deus exista. Mas tem gente que já meditou e refletiu e concluiu que a sua religião é a certa (ou mudou para outra) e que Deus, de fato, existe. Isso não significa burrice nem ignorância. Só uma percepção diferente, em função de suas vivências.

Porquanto o egoísmo faz parte do instinto de sobrevivência e tendo por basa a importância da personalidade, por que o mesmo é uma chaga da sociedade e o mais difícil de desenraizar-se?

O egoísmo é um resquício pré-histórico de uma necessidade de sobrevivência que não mais existe, porque a evolução social não conseguiu ser acompanhada pela biológica. Em sociedade vale mais a colaboração do que a competição. Como o instinto egoísta ainda existe, ele tem que ser coibido pela educação, o que os humanos podem fazer e contrariar esse instinto para maximizar a felicidade geral.

É mais honesto e ético alguém cometer o suicido do que viver numa solidão profunda durante longos anos?

Honesto e ético não é. A solidão pode ser até prazerosa, dependendo da personalidade da pessoa. Não é motivo para suicídio, exceto se a pessoa, pela solidão, se tornar profundamente deprimida. Como a vida é uma só e é um dom maravilhoso, penso que essa pessoa precise de ajuda para encontrar uma motivação para a vida, mesmo solitária. Ou encontrar uma companhia. Admito o suicídio, mas não acho que seja uma questão de honestidade ou de ética e sim uma questão existencial, de perda de significado para a vida.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Para ser livre basta ser independente?

Não. O principal fator da liberdade é uma disposição mental de considerar qualquer possibilidade, a priori, como válida, a ser rejeitada apenas depois de um exame. Ser livre tem dois sentidos, O primeiro é essa atitude subjetiva. O segundo é uma condição social, segundo a qual não há impedimento de se poder fazer o que se queira, desde que não cause prejuízo a ninguém.

Tratando-se de Licenciatura em Física, é possível seguir carreira científica sem ser Bacharel, mesmo possuindo mestrado ou doutorado? Quais são as possibilidades acadêmicas? Opine sobre a cronologia: Licenciatura > Bacharelado > Mestrado > Doutorado > ...

Para ser cientista tem que ter o doutorado e, mesmo, o pós-doutorado, Mas pode-se ter o doutorado sem o mestrado e pode-se fazer o mestrado só com a licenciatura ou com outro curso, como matemática ou engenharia. Para mim o bacharelado deveria preceder a licenciatura, ou seja, todo licenciado teria que ser um bacharel antes, sendo a licenciatura uma complementação. Mas sou voto vencido nas reuniões de colegiado que deliberam sobre os currículos. Recomendo a todos os alunos de física, mesmo que não pretendam lecionar no ensino médio, que façam o bacharelado e a licenciatura, porque, como cientistas, fatalmente darão aula na pós-graduação e é péssimo ser um professor sem didática, seja no nível que for. Todavia, recomendo pular o mestrado e fazer o doutorado direto, onde isso for admitido, A não ser que for ficar só com o mestrado, o que acontece muito com que faz mestrado em ensino de física.

O que mais te surpreende na humanidade?

A capacidade de crer sem o menor indício de veracidade da crença e assim se agregarem em comunidades religiosas que se digladiam entre si. A falta de disposição para fazer uso do cérebro que possui, por comodidade. A incapacidade de ver que a colaboração e a solidariedade são muito melhores que a competição e a ambição para construir uma vida digna e venturosa para todos. Em suma, a preguiça e a cobiça, lamentáveis vícios, infelizmente tão espalhados.

Quais os piores preconceitos que ainda existem?

O racial ainda existe e é abominável. Há muitos preconceitos que ainda não foram extirpados. Contra homossexuais, contra ateus, contra anarquistas, contra poliamoristas, contra anti-patriotas, contra libertários, contra comunistas, contra nerds, contra nordestinos, contra pobres, contra ignorantes, contra burros, contra feios, contra mal-vestidos e assim vai a lista. Tudo é fruto de uma presunção arrogante de que o modo que se é é superior ao modo dos outros. é preciso entender que somos todos irmãos em nossa humanidade e que precisamos ser solidários uns com os outros para acabarmos com as diferenças que provocam os preconceitos. E aquelas que não for possível acabar (como a feiúra), simplesmente aceitar como normal.

o que você acha da Bíblia dizer que é desonroso um homem ter cabelos compridos? você concorda? por que acha que ela ensina isso?

Simplesmente a Bíblia expressa o modo de pensar de quem a escreveu, na época em que foi escrita. Não se pode achar que isso seja uma prescrição universal e atemporal.Encarar a Bíblia como uma fonte de preceitos morais irremovíveis é abdicar da própria racionalidade. O mesmo se pode dizer das concepções científicas que ela exara, e, até mesmo, das teológicas. Não há garantia nenhuma de que a Bíblia diga sempre a verdade e outros livros, ditos sagrados, de outras religiões, não. De fato, nenhum deles tem garantia de dizer a verdade. Nem a ciência tem essa garantia. Mas a ciência, pelo menos, reconhece e se esforça para se aproximar cada vez mais da verdade, revisando-se constantemente.

Fale de David Hume

Um dos mais inspirados filósofos para sua época. Contestou e derrubou o dogmatismo das religiões, bem como o racionalismo iluminista e o idealismo neo-platônico. Levou a Filosofia às bases empiristas da ciência. Para mim um dos expoentes do pensamento, ao lado de Bertrand Russell e Voltaire. Não gosto de Platão, Agostinho, Aquino, Kant, Hegel, Heidegger e, nem mesmo, Nietzsche. Mas adoro Hume, que, além de tudo, era um fidalgo "bon vivant". Um dos primeiros ateus declarados. Muito melhor do que Kant.

"Ame a teu próximo como a ti mesmo e não faça aos outros o que não quer que façam contigo." você faz isso?

Certamente que sim. Não amo meu próximo como a mim mesmo. Amo como quero ser amado por toda pessoa, isto é, mais do que eu amo a mim mesmo. e não só não faço aos outros o que não quero que me façam, mas faço tudo aquilo que quero que me façam, mesmo que não me façam. Estou firmemente convencido que agindo assim e incentivando todos a agirem assim o mundo se tornará um lugar muito melhor. Não se pode fazer o bem como um comércio, isto é, só faço o bem e só quero bem a quem me faz o bem e me quer bem. Há que se fazer o bem e se querer bem mesmo a quem não nos faz bem nenhum e não nos quer bem nenhum. Essa é a maior lição que se pode tirar das religiões, mesmo que se considere, como eu, que não exista Deus nenhum. A Lei de Talião é um absurdo. Não se paga o bem com o bem e o mal com o mal. Simplesmente se paga tanto o bem quanto o mal, com o bem. Nada de escambo. Façamos tudo pelos outros, independentemente do que façam por nós. Todos agindo assim, no cômputo global, todos se beneficiarão uns dos outros. Mas não se pode condicionar a doação de si, de seu tempo, de seu trabalho, de seu conselho, de seu conhecimento, de seu amor a nenhuma reciprocidade. Doação e favor são de graça, não esperam retribuição.

Costumam dar palpite na sua vida amorosa? Como você lida com isso?

Muito. Agradeço cordialmente e digo que eu mesmo resolvo minha vida. Quando me separei foi um tal de quererem me arranjar namorada. E cada tribufú que Deus me livre. Quando encontrei a Fátima o pessoal parou, pois ela é uma bela mulher e de muita classe.

Você acha que se o Brasil desse mais oportunidades de emprego, o crime diminuiria ou o povo rouba porque quer mesmo?

Diminuiria, mas não acabaria, pois há muito criminoso que começa pela necessidade depois perde a vergonha de roubar e continua, mesmo que não precise mais. O pior não são os assaltantes a mão armada. São os banqueiros, empresários, funcionários e políticos que roubam escondido, nas negociatas, nas extorsões, nas propinas, nos subornos, nos desvios de verbas, na tapeação, em vender gato por lebre e assim por diante. Para esses, cadeia junto aos criminosos violentos para aprenderem. E todo mundo com trabalhos forçados. Nada de vida mansa no presídio. É claro que com condições decentes de vida. Mas sem conforto nenhum. E com penas bem duras. Político corrupto, inelegível para o resto da vida.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails