segunda-feira, 8 de junho de 2015

Vender seu trabalho é sempre o mesmo que escravizar-se. Porém, desejar não ser mais empregado e tornar-se patrão é escravizar a um outro, tornar-se opressor. Qualquer tipo de contratação de um indivíduo por outro é maligna, é opressão, é escravidão. O que acha dessa citação ?‎ WENDERSON RODRIGUES Concordo em termos. Pode não ser se o empregado aquiesce em o ser por alguma conveniência e não por uma necessidade, de modo que sua permanência como tal seja livre e passível de ser interrompida sem prejuízo para ele. O ideal, contudo, é que toda relação de trabalho entre pessoas seja uma relação de sociedade, de compartilhamento, de cooperação. Ou seja, todo empreendimento econômico seja uma associação, uma cooperativa de trabalho, sem que ninguém seja o patrão e ninguém seja empregado. Como num capitalismo totalmente pulverizado em que todos sejam capitalistas, o que é, justamente, um comunismo monetário. O comunismo é, justamente, a situação em que nenhum trabalhador seja empregado de ninguém, nem seja assalariado, mas sim sócio do empreendimento em que trabalhe e todos os sócios sejam trabalhadores, sem que haja nenhum grupo que acumule uma fração majoritária do capital. Num sistema assim, se for disseminado por toda a sociedade, o capital pode deixar de ser monetário, sendo feito apenas de bens e do próprio trabalho. Daí poder-se, até, dispensar a moeda. Tal sistema comunista pode existir com ou sem governo. 20 dias atrás3 pessoas curtiram isso Por que quase sempre que se fala de alta inteligência e genialidade há uma associação com Einstein? Por que entre tantos gênios é ele que comumente é relacionado a isso?‎

Concordo em termos. Pode não ser se o empregado aquiesce em o ser por alguma conveniência e não por uma necessidade, de modo que sua permanência como tal seja livre e passível de ser interrompida sem prejuízo para ele. O ideal, contudo, é que toda relação de trabalho entre pessoas seja uma relação de sociedade, de compartilhamento, de cooperação. Ou seja, todo empreendimento econômico seja uma associação, uma cooperativa de trabalho, sem que ninguém seja o patrão e ninguém seja empregado. Como num capitalismo totalmente pulverizado em que todos sejam capitalistas, o que é, justamente, um comunismo monetário. O comunismo é, justamente, a situação em que nenhum trabalhador seja empregado de ninguém, nem seja assalariado, mas sim sócio do empreendimento em que trabalhe e todos os sócios sejam trabalhadores, sem que haja nenhum grupo que acumule uma fração majoritária do capital. Num sistema assim, se for disseminado por toda a sociedade, o capital pode deixar de ser monetário, sendo feito apenas de bens e do próprio trabalho. Daí poder-se, até, dispensar a moeda. Tal sistema comunista pode existir com ou sem governo.

Qual sua posição em relação ao conhecimento livresco?‎

É fundamental como coadjuvante do conhecimento vivencial pois, nem sempre se pode experimentar, testar ou vivenciar diretamente tudo o que se quer saber. Então é importante se valer dos relatos de quem, direta ou indiretamente, passou pessoalmente pela experiência do que se está estudando. Qualquer assunto foi, pelo menos uma vez, objeto de estudo direto por parte de alguém que relatou isso. Depois outros compilaram o relato em outras obras e assim por diante. Mas sempre se tem que verificar se os relatos mostram o modo de se fazer a verificação direta do que está sendo dito, de modo a se poder verificar e confirmar, ou não. Com isso o conhecimento livresco fica sendo muito válido. Todavia não se pode ater somente a ele. é preciso que se tenha, a respeito do assunto que se dedica a estudar, também, uma vivência pessoal, uma verificação direta dos fatos, das relações, da estrutura das coisas, mesmo que não de tudo. Certamente é impossível se ter o conhecimento direto e experimental de tudo. Então há que se valer do que dizem os livros e, atualmente, os site da internet.

Qual o propósito da música?‎

Se você pensar em propósito como utilidade prática, nenhuma arte a tem. A música e as demais artes são inúteis. Mas se se considerar que levar prazer seja um propósito válido, este o é o das artes, em especial da música.

O VALOR DO AMOR‎

Não quero nem mirra nem ouro.
Desdenho do incenso o olor.
Não prezo u'a coroa de louro.
Só quero da vida o amor.
Não vale a riqueza e a fama,
tampouco o saber e o poder.
É tudo jogado na lama,
se não se tem um bem-querer.
Vitórias repletas de glória
ou prêmios por bem merecer,
se evolam sem deixar memória,
não tendo a quem oferecer.
Mas tendo na vida o amor
que paz leve a seu coração:
sucesso perde o seu valor,
riqueza não tem precisão.
Ernesto von Rückert

que escritores mais te agradam na literatura contemporânea?‎

Tolkien, Doris Lessing, Ursula Le Guin. Que me lembre de momento. Depois completo a lista.

Uma empresa cooperativa é uma empresa capitalista? Há liberdade para cooperativas em uma sociedade em que o estado NÃO governe para o capital?‎

Como atualmente estruturada, uma cooperativa é capitalista. Nela existem patrões e empregados. Existe lucro e salário. Mas é possível haver uma cooperativa comunista, em que todos sejam sócios e não haja empregado assalariado nenhum. Ou então uma cooperativa socialista, em que todos sejam empregados do governo. Aliás, as empresas socialistas são desse tipo, quer o governo socialista seja democrático ou autocrático. Cooperativismo não é um sistema econômico e nem um sistema político. É um sistema administrativo ou gerencial.

quais são seus artistas plásticos preferidos?‎

Canova, Bellini, Bouguereau, Monet, Gaudí, Van Gogh, Renoir, Dali, Goya. São muitos, minha lista é bem grande.

http://sociedaderacionalista.org/2013/01/05/existe-lei-de-causa-e-efeito/ Leia este texto, muito bom.‎

Sim. Excelente. Acrescento os seguintes comentários:
Todo efeito tem uma causa sim, pois, simplesmente, por definição, efeito é um evento que possua uma causa. Todavia nem todo evento é um efeito. Há eventos que não possuem causa, isto é, não são efeitos.
O que o princípio de causalidade afirma é que todo evento seja um efeito. Isso é falso.
De fato, tal princípio, e isto é o que Hume quis dizer, advém de uma raciocínio indutivo. Ele poderia até ser considerado científico e não metafísico, como o são muitas leis físicas completamente empíricas. Todavia, nenhum raciocínio indutivo é garantido. Um só contra-exemplo o derruba. E há miríades de eventos cuja causa não é detectada. Muitos dizem que ele é desconhecida. Dizer isso supõe admitir que todo evento seja efeito, "a priori", e isso não se pode fazer, pois tal lei seria uma lei "a posteriori". Então, eventos cuja causa não seja identificada devem ser considerados incausados, derrubando, pois, a lei.
Realmente há uma diferença entre indeterminismo e incausalidade. Esta considera eventos que não possuem causa enquanto indeterminismo considera que algum evento possa ser causa de outros eventos distintos, não sendo possível, em certos casos, saber o efeito que uma causa produziria. A mecânica quântica tanto é indeterminista quanto admite a incausalidade.

A excitação do fósforo e emissão em uma televisão de tubos de raios catódicos é um processo determinístico como a emissão de luz por uma ampola de laser?‎

A excitação é determinada pela colisão do elétron do feixe com o átomo da tela. Mas a emissão da luz pelo átomo excitado não é determinada e sim fortuita. Todavia, como cada pixel da tela tem um imenso número de átomos e ele são excitados por um feixe que, mesmo colimado, tem muitos elétrons, estatisticamente é fatal que uma boa parte dos átomos excitados emitirá luz.Cada pixel da tela deve ter cerca de 10^11 átomos de fósforo. Cada pixel é atingido por cerca de 10^7 elétrons em cada passada do feixe por ele.

Por que se envelhece menos no espaço? Um astronauta vive mais tempo por lá?‎

Essa é uma questão relativística. Em relação a si mesmo, um astronauta vive o mesmo tempo que viveria se estivesse em terra. Em relação a quem tenha ficado na Terra é que o astronauta vive mais tempo, pois o tempo que passa para ele, quando observado da Terra, passa mais lentamente. Leis isto:
http://pt.scribd.com/doc/252163421/Paradoxo-dos-Gemeos

http://ask.fm/wolfedler/answer/127151079709 Se o conhecimento são as respostas, e a filosofia não fornece respostas, logo, a filosofia não fornece conhecimento?‎

Não é bem assim. Conhecimentos não são só as respostas. Saber formular as perguntas é uma forma de conhecimento. A filosofia busca como investigar a realidade e, assim o fazendo, desenvolve um tipo de conhecimento, que as ciências usam para achar as respostas. E a filosofia critica a ciência para ver se achou mesmo uma resposta ou não. Uma conclusão importante da filosofia é que não se pode saber se as respostas obtidas pela ciência sejam definitivas ou provisórias. O conhecimento filosófico não é do tipo do conhecimento científico e nem do vulgar. O conhecimento a que você se refere é o científico. Em verdade, a filosofia é mais uma aquisição de habilidades do que de conhecimentos. Especialmente a habilidade de pensar.

A social-democracia atualmente não planifica a economia. Os países escandinavos são capitalistas, com a diferença de que lá o Estado é mais regulador e taxador. Mas economia planificada é um fracasso. Destruiu a Rússia.‎

Concordo. Por isso não sou socialista. Mas sou comunista. Comunista e anarquista. Mas, por enquanto, sou social-democrata. Há uma imensa diferença entre socialismo e comunismo. No socialismo todos são empregados e o estado é o único patrão, mesmo que o governo seja democrático. No comunismo todos são patrões e não há empregados.

Você ainda faz algo que fazia quando era criança? Tipo, eu leio quadrinhos e coleciono bonecos e sou ridicularizado por isso, contudo, não ligo.‎

Também leio quadrinhos, coleciono um monte de coisas (selos, calculadoras, celulares, revistas, discos). Gosto de desenhar à toa, adoro sorvete, yogurte, toddy e coca-cola. Tomo vinho em vez de cerveja, chá em vez de café. Não como carne. Mas não sou ridicularizado por nada disso.

"Se o mundo fosse perfeito, pais não abandonariam seus filhos e portanto gays não poderiam formar família ou sequer existiriam." Concorda?‎

De modo nenhum. Homssexualidade não é imperfeição nenhuma. É uma orientação natural de algumas pessoas. Ou uma opção de outras. Gays não são gays porque foram abandonados pelos pais. O que acontece é que alguns pais (desnaturados) abandonam seus filhos quando vêm que eles são gays. Num mundo perfeito gays poderiam formar famílias sim, sendo pais de filhos adotados ou mesmo de filhos próprios, pois os gays e lésbicas podem procriar.

Pode existir socialismo sem ditadura?‎

Claro que sim. Mas, mesmo sendo democrático, um governo socialista tem que ter uma ingerência total na economia, que precisa ser completamente planificada, sem margem para a atuação livre do mercado, característica do capitalismo. Atualmente existem nações semi-socialistas democráticas, no que se chama "social-democracia".

Professor, sempre percebo que você se refere aos humanos com uma expectativa de vida ainda na casa dos milênios. Mas a água não podemos acabar em até mesmo 1 século? Tudo esse alarde da mídia é falso?‎

O que pode acabar é uma disponibilidade de água potável para atender à atual população da humanidade, de modo que pode haver uma grande mortandade. Mas não a extinção da espécie. Ainda haverá água potável suficiente para manter alguma fração dos seres humanos viva. Mas esse problema da falta de água é menos catastrófico do que se apregoa. À medida que a água for escasseando, as pessoas aprenderão a bem usá-la e a obtê-la por outros meios.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails