sábado, 11 de janeiro de 2014

http://ask.fm/wolfedler/answer/102717114653 Consgui, esqueci de somar os quadrados até (N-1). m²n - m(m-1)(m+n)/2 + m(m-1)(2m-1)/6 (no caso de n>m).‎

Tem que partir de um somatório duplo:
Somatrio

http://ask.fm/wolfedler/answer/102714735133 O número de quadrados 1x1 de um tabuleiro NxM é NM. De quadrados 2x2 é (N-1)(M-1)... dos quadrados totais seria a soma que desenvolvi, mas não bate.‎

Ah, sim, agora entendi o que você quer. Vou ver se descubro.

Professor, qual o caminho mais fácil para se perdoar? Após ter decepcionado a pessoa que ama, quebrado a confiança. Parece impossível não se martirizar por ter feito algo que poderia ter sido evitado.‎

Não há um caminho. Nesse caso, fica-se sem se perdoar para o resto da vida.

se um veneno está vencido, é mais venenoso ou menos venenoso?‎

Menos venenoso.

O melhor governo, é o que menos governa. - Concorda com essa frase de Thoreau?‎

Sim. Para mim o governo tem que ser planejador, controlador, fiscalizador e incentivador e não administrador e nem executor, exceto em alguns casos especiais, como a defesa, a diplomacia, a justiça, a arrecadação fiscal e, para mim, a saúde e a educação. Isso até que se possa abolir totalmente qualquer governo.

Bom, vi uma aula do Elon que ele enuncia o primeiro axioma de Peano em relação ao número um..Não me lembro em que momento, porque faz tempo que vi.. :

http://www.youtube.com/watch?v=DI6BVhfBuBU‎  João Victor Apolonio Esta é uma concepção ultrapassada. Tirar o zero do conjunto dos naturais o deixa sem elemento neutro para a adição.

Em compensação em Portugal se diz "bowling" e "T-shirt"... Não dá para fugir dos anglicismos...‎

Dá. É só querer e ser diferente de todo mundo.

Existe alguma estrela maior do que VY Canis Majoris?‎

Sim, veja a lista:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_das_maiores_estrelas_conhecidas

O que você passaria na cara (se tivesse oportunidade) de gente que gosta de diminuir os outros para se sentir melhor?‎

Exporia o seu comportamento e diria que sua atitude é mesquinha e indigna de uma pessoa decente.

O que achas das profecias de Nostradamus?‎

Sacações inteiramente gratuitas e genéricas que podem coincidir com uma séria de ocorrências que se deram ou venham a dar. Não existe a menor possibilidade de se prever o futuro.

domingo, 5 de janeiro de 2014

Estava tentando achar uma fórmula para o número de quadrados em um tabuleiro NxM. Achei que será (para M>N) MN + (M-1)(N-1) ... [N - (N-1)](M-N-1) = N(NM) - (soma dos inteiros até N-1)(N+M) = N²M - (N-1)(N)(N+M)/2. Não confere os resultados certos. Onde errei?‎

O número de quadrados de um tabuleiro NxM é, simplesmente, NM.

O que acha da polêmica das biografias não autorizadas?‎

Acho que todo mundo que seja famoso tem que arcar com ser biografado independentemente de sua concordância ou não. E que sejam expostas todas as suas ocorrências da vida, mesmo as desairosas. A não ser que sejam mentiras. Mas aí ele tem a justiça para processar o mentiroso. Censura, nunca!

O zero é ou não é um número natural?

Sim, é. Trata-se do primeiro axioma de Peano.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Axiomas_de_Peano

Ainda sobre o BG‎

Outra coisa que eu não gosto é de usar termos em língua estrangeira, como "background", "handicap", "delete", "site". Uso "fundo de tela", "desempenho", "apagar", "sítio". Como se faz em Portugal.

Ainda sobre o BG‎

Outra coisa que eu não gosto é de usar termos em língua estrangeira, como "background", "handicap", "delete", "site". Uso "fundo de tela", "desempenho", "apagar", "sítio". Como se faz em Portugal.

Dicas para se dar bem no vestibular ?‎

Simples. Basta saber a matéria. Quem passa no vestibular não é quem sabe macete nenhum. É quem sabe a matéria, de fato, profunda e abrangentemente. Então, não importa qual a questão que caia, essa pessoa responderá sem problema.

BG é background(plano de fundo). O senhor acredita que a Filosofia deveria ser mais explorada na educação nas séries iniciais (fundamental) ou já no ensino médio?‎

Desde o Ensino Fundametal. Mas como uma disciplina para desenvolver habilidades e não fornecer conhecimentos. Como a Educação Física. Depois que se treinar bem o pensamento para investigar tudo, refletir sobre tudo, examinar, categorizar, entender, compreender, questionar, contestar, assumir, introjetar, repudiar, condenar, aprovar. Depois que se tiver treinado o raciocínio lógico, a dialética, a argumentação, a retórica. Depois que se souber fazer julgamentos éticos e estéticos. Depois disso, no Ensino Médio, pode se ensinar a História da Filosofia e os grandes temas filosóficos, como abordados pelas grandes escolas, e a contribuição pessoal de cada um para cada assunto.

BG é a foto de fundo.

Ah, sim... Detesto siglas e abreviaturas. Nunca uso. Escrevo tudo por extenso. Essa foto e da estrela Wolf Rayet HD 50896:
http://www.sci-news.com/astronomy/article00695.html

No seminário da Educomunicação, Direitos Humanos e Paz nas Escolas, entrevistei um professor da federal que diz o seguinte: "Hoje as escolas educam para o consumo e para a competição, porém, é necessário educar para a vida!" Walter Ude - Você concorda com a afirmação do professor?‎

Plenamente. Tem que educar para a colaboração, para o bom caráter, para ser criativo, solidário. Para aprimorar a inteligência, a sensibilidade, a vontade, o auto-controle, a crítica, a reflexão, a contestação. Por isso é que Filosofia é importantíssimo. Mas não a História da Filosofia e sim aprender a filosofar. E nas demais matérias, o importante não é saber resolver questões de vestibular e do ENEM e sim compreender o Universo, a realidade, a sociedade, a pessoa humana, a natureza. Saber agir dentro disso tudo com sabedoria. Essa concepção atual da educação é totalmente idiota. Claro que tem que saber logarítmos e análise sintática. Mas e a semântica? E um vocabulário extenso? E o traquejo dialético, lógico, argumentativo, retórico? E a cultura geral, artística, artesanal, tecnológica? Quem sai do colégio tendo aprendido a cozinhar? A cultivar? A gerir suas finanças? A fazer consertos elétricos e hidráulicos na sua casa? A dirigir carro? A falar inglês pra valer? A programar uma página da WEB? A demonstrar teoremas inéditos? A discutir todas as religiões? E entender a origem do Universo? O surgimento da vida? A criar os filhos? A fazer sexo gostoso? A respeitar o próximo?

Professor, alguns animais (os que possuem autoconsciência) podem ser considerados pessoas, não? Pessoalidade não se limita ao ser humano. Até mesmo Deus ou seres alienígenas poderiam ser pessoas.‎

Claro que são pessoas, pois possuem personalidade. Deus, caso exista, na concepção teísta, seria uma pessoa. Alienígenas, dependendo de seu nível de consciência, seriam pessoas também. Neandertais eram pessoas. Mesmo alguns animais atuais são pessoas, como chimpanzés, golfinhos, até papagaios. Até cães, gatos e cavalos, por exemplo, têm personalidade. Cada um é uma pessoa distinta. Claro que bactérias ou minhocas não são. Mas há alguns que ainda fico na dúvida se são, como ratos. Você pode dizer que um animal é uma pessoa se ele exibe características individualizadas de comportamento, típicas só dele. Como tenho dez cães, sei que são pessoas. Sei que pensam, que tomam decisões, que sofrem tristeza e alegria e muitas características mentais que revelam que possuem inteligência, vontade, sensibilidade, consciência e personalidade (temperamento, caráter).

O que o senhor acha das pessoas que ficam se metendo na vida das outras?‎

Vís, desprezíveis, abjetas, ridículas. Não tenho amizade por ninguém assim e rejeito a aproximação de qualquer um desse tipo. Tem mais: digo diretamente à pessoa que não gosto de seu modo de ser. O mesmo com relação a outros aspectos abjetos de muita gente. Quem é assim não merece, sequer, a consideração de não lhe constranger ou lhe envergonhar. Tem que ser constrangida mesmo e envergonhada perante todos.

O senhor já experimentou algum tipo de "estado alterado de consciência" induzido por substâncias químicas? Você considera que o consumo de substâncias que alteram o nosso "estado de consciência" podem de fato nos ajudar a executar determinadas tarefas, ou podem ser algum tipo de incremento na riquez‎

Nunca experimentei e nem pretendo. Mesmo que possa ajudar em algo, acho que não compensa. Como a ritalina, por exemplo. Quanto ao incremento na percepção, também não acho vantajoso. O bom é treinar a percepção alargada sem o auxílio de droga nenhuma. Nem álcool eu aprecio em quantidade que me faça sentir meio tonto. Gosto de algumas bebidas (mas não de cerveja) e as tomo para degustar o seu paladar, como vinho, whisky, brandy ou outras. Não me permito sentir zonzura por causa de álcool. Gosto de estar sempre sobre meu controle plenamente consciente.

Quando vc era criança vc teve complexo de inferioridade ou algo q dificulta-se o convivio social com outras crianças:‎

Absolutamente nenhum. Sempre fui um menino muito bem resolvido e auto-confiante. Mesmo sendo completamente diferente no comum dos outros. Eu era o "Caxias", o "CDF". Achava ótimo e nunca me importei com a opinião dos outros sobre mim. Apesar disso, sempre fui muito bemquisto e respeitado.

Na sua opinião, qual o mistério ainda a ser decifrado que mais instiga sua curiosidade? E o por quê da sua resposta?‎

Não existem mistérios. Apenas fatos cuja explicação ainda é desconhecida. Dentre eles eu coloco como os mais instigantes o modo pelo qual a matéria inanimada se transformou em matéria viva e como se deu o surgimento do conteúdo substancial que passou a se expandir com o Big Bang.

nos planetas urano e netuno , chove diamante ?‎

Alguns cientistas propõem que as condições de temperatura e pressão de Urano, Netuno, Júpiter e Saturno poderiam dar azo ao surgimento de lagos, ou até, oceanos, de diamante líquido, que poderia evaporar e se precipitar como chuva, inclusive se solidificando como granizo de diamante. Outros cientistas, contudo, contestam essa afirmativa, em razão da pequena fração de metano em suas atmosferas, de onde sairia o carbono para esse diamante, por efeito de descargas elétricas atmosféricas.

Meu sonho é ter um professor de matemática e não professora, eu não sei o por que mas eu aprendo melhor com professores, e senhor ainda da aulas?‎

Infelizmente não dou mais aulas. Até que gostaria. Mas não vejo porque preferir um professor a uma professora. Para mim, sendo competentes tanto em conteúdo quanto em didática, não faz diferença. Aliás, em nenhuma profissão.

"Ser professor é a maneira mais eficaz de mudar o mundo.". Concorda?‎

Plenamente. Por isso é que acho importantíssimo os cursos de formação de professores das universidades, isto é, as licenciaturas. Para mim uma licenciatura teria que ser uma complementação dos bacharelados, isto é, todo licenciado, primeiro, teria que ser bacharel. Isso aumentaria o curso em um ano. Isto é, quatro anos para o bacharelado e cinco anos para a licenciatura. E, para que as licenciaturas cativassem, exatamente, as melhores cabeças, o salário do professor tinha que ser bem melhor do que de um médico ou de um advogado. Todos teriam que trabalhar em dedicação exclusiva e só haver escolas públicas. O importante é que os cursos de bacharelado e licenciatura sejam bem exigentes de modo a que os professores se formam com alta competência, primeiramente em sua área. Um professor de matemática tem que saber muito mais matemática do que um engenheiro, por exemplo. Além disso com uma formação pedagógica e filosófica exemplar, para que possam saber como fazer os alunos aprenderem, adquirirem conhecimentos, desenvolverem habilidades, tornarem-se competentes e, principalmente, conscientes, argutos, reflexivos, contestadores e motores da mudança do mundo para melhor.

Prefere ser chamado de "senhor" ou de "você"?‎ ბრუნო

Prefiro "você", mas não me incomodo se me chamarem de "senhor". Não é por achar que não sou velho, mas por achar que ninguém merece ser chamado de "senhor", porque ninguém é superior a ninguém. Assim, como não chamo ninguém de "senhor", porque acho que ninguém é superior a mim, também acho que não sou superior a ninguém para ser chamado de "senhor". Isso eu aprendi com meu pai que aprendeu com o pai dele, que, apesar de ser da nobreza austríaca, era anarquista. Em nossa família todos chamam uns aos outros de "tu", já que meu avô paterno era austríaco, minha avó paterna portuguesa e minha avó materna gaúcha. Só meu avô materno, que era baiano, usava "senhor", mas ele morreu quando minha mãe tinha só oito anos, de modo que o "tu" prevaleceu.

Como aproveitar a leitura de um texto filosófico?

A melhor maneira de assimilar e tirar proveito de um trecho filosófico é, depois de o ler, escrever um artigo esmiuçando-o, comentando-o, criticando-o e comparando-o com outros. Para isso é bom pesquisar e ler o que já escreveram a respeito dele. Uma boa fonte é o livro: Dicionário das Obras Filosóficas, de Denis Huisman (Martins Fontes).

Em quais linguagens você programa, professor?

Antigamente, na década de 1970, eu programava em Fortran. Agora prefiro usar programas já prontos, como o Derive, o Maple, o Mathematica, o Access, o Excel. Dentro deles eu uso programação em Visual Basic, por exemplo. Também mexia com HTML, no início da WEB, quando o único navegador era o Netscape. Agora não sei mexer com PHP, CMS, JAVA e outros recursos. Trabalhei na elaboraçao da primeira página de UFV da internet, em 1992 ou 1993, não me lembro. Bem como na primeira página do Colégio Anglo, em 1998 ou 1999. Minha página sou eu quem faço, mas é só em HTML. Dei cursos de computação gráfica usando Corel Draw, nos anos 1990. Ainda mexo com isso. Mas não mexo com CAD e nem programas como Vegas ou 3D Studio, por exemplo.

O que tu tens a dizer a respeito de Gauss?‎

O maior matemático que já existiu. Suplanta todos os demais, sem a menor dúvida.

O que tu tens a dizer a respeito de Bertrand Russell?

Meu guru na Filosofia. Mesmo não concordando com tudo que ele defendia, admiro a maior parte. Ele e o David Hume. Para mim, um dos maiores nomes da Filosofia Ocidental de todos os tempos.

O que tu tens a dizer a respeito de Richard Feynman?

Um dos mais admiráveis físicos que houve. E um excelente professor. De uma estatura científica equivalente a um Newton e um Einstein, um Bohr e um Dirac. Bem como de uma estatura moral elevadíssima. Sou seu fã. Recomendo sua coleção "Lições de Física" em três volumes. Excelente.

Quem vive sozinho, vive triste?‎

Não necessariamente, mas, em geral, sim. Depende da personalidade da pessoa. Há quem se baste a si mesmo, de modo que não se ressente da solidão. A maior parte, contudo, sente falte de companhia, de amizade, de contato mental e, até, de contato físico. Sem amigos e sem amores a pessoa se sente desamparada e, com isso, triste. Pode ser até que se deprima. O bom é ser capaz de tolerar uma certa solidão, ou a solidão por algum tempo, sem se deprimir, mesmo que não goste. Isto é, não ser dependente de companhia, mesmo que goste. Claro que se a solidão for prolongada, é bom procurar companhia. Mas há que se aguentar alguns dias de solidão. Além do mais, momentos de solidão são benéficos. Quem vive o tempo todo acompanhado, não tem hora para pensar, refletir, ponderar, planejar, sonhar. Há que se ter um equilíbrio. Como dissera Aristóteles: "Στο κέντρο, ο αρετή".

"E é inútil ter certeza". Concorda?

A questão não é essa. Até que seria útil. A questão é que não é possível se ter. Não há como se ter plena confiança no testemunho de nossos sentidos e na interpretação das sensações pelo cérebro. Além do mais, também não há como se confiar no testemunho alheio e nem tampouco da total validade de nossos raciocínios. Portanto, o máximo que se pode ter, a respeito do que quer que seja, é uma grande convicção, fundamentada nas melhores indicações e raciocínios. Mas nunca com certeza absoluta.

Você acredita que 'o inferno é aqui'?‎

Não. Nem aqui nem em lugar nenhum. Inferno não existe. Inferno seria um lugar de padecimento pelo cometimento do mal. Se a sociedade não providenciar punição para os malfeitores, não há nada que, naturlamente, o faça. Quem cometer todo o tipo de malvadezas mas se safar incólume de qualquer punição por parte de outros ou da sociedade, institucionalmente representada, não vai ter punição alguma.

Sr. Ernesto, mudando o foco de maioria das perguntas, eu gostaria de saber: O que o senhor recomendaria para ''curar'' um coração partido?‎

Quando se tem uma desilução amorosa é porque a pessoa a quem amamos não nos ama, ou, se nos ama, não pode se dedicar a esse amor. Também acontece da desilusão se dar porque a pessoa que amamos não ama exclusivamente a nós. Neste caso, basta nos convencermos que é perfeitamente possível que se ame, com toda sinceridade e ardor, a mais de uma pessoa e aceitarmos que nosso amor também ame a outrem, rejubilando-nos porque ama também a nós. Nos outros casos, não se deve esquecer o amor não retribuído, pois amar é sempre bom, mesmo sem retribuição. O que se deve é se abrir para acolher um novo amor, mesmo sem deixar o outro. Pode ser que esse novo seja retribuído. Nunca se deve renegar nenhum amor, nem reprimir um por causa de outro. Quanto mais se amar, melhor.

http://ask.fm/wolfedler/answer/102586332445 Por que o senhor não acredita em espíritos e em "poderes mágicos" (por mais que não seja bem isso que a wicca prega)? Ps: lhe admiro muito

Porque, simplesmente, não existem e não acontecem. Ainda não tive nenhuma evidência e nenhuma comprovação da existência de tal tipo de coisas.

Boa tarde! O senhor concorda? http://ask.fm/chatiadassa/answer/103572495555‎

Claro que sim, mas com voto facultativo.

Você é filiado à algum partido? Tem interesse? Acha que pode contribuir para construção de um conteúdo programático que resolve contradições sociais? Tem preferência pelos partidos da direita ou da esquerda?‎

Sou de esquerda mas não me filio a partido nenhum. Porque, no Brasil, os partidos não têm ideologia e sim interesses. E os interesses são os pessoais dos caciques do partido. Todos eles. Além do mais sou muito rebelde e não aceito votar no que o partido decidir se eu não concordar. Gostaria de atuar na política sim, mas como candidato independente, sem partido. Já votei muito no MDB e no PT, mas, agora, estou desiludido com todos. Na última eleição para presidente votei na Marina. Vamos ver como as coisas se desenrolam até a próxima eleição para eu me decidir.

Tem gente que passa anos estudando pra ter uma carreira que gosta, um futuro brilhante.. além disso obvio que um bom dimdim, mas com tudo isso passam por diversos obstaculos, dificuldades, ai vem um cara ou uma mulher e lança um funk e ganha muito mais com facilidade, o que tu me diz sobre isso?‎

Acho que o que traz significado e realização para a vida não é o dinheiro que se ganha. Não importa que alguém ganhe muito dinheiro com o que quer que seja, desde que não seja com o crime. Não é por isso que eu vou achar que a sua ocupação seja melhor do que a minha. O que eu tenho que ver é se eu sinto mais satisfação em fazer o que faço ou outra coisa, independentemente do dinheiro que dê. Sentindo-me gratificado por estar dando uma contribuição valiosa à humanidade e à natureza eu fico felz e ser feliz é o que importa e não ser rico.

você consegue, levantar o pé direito girando ele no sentido horário enquanto com a mão direita desenha um 6 no ar?Isso parece impossivel rs‎

Não estou treinado mas consigo. Do mesmo modo que girar as mãos direita e esquerda em volta da orelha, cada uma em um sentido e depois inverter. Ou mover as mãos na frente do peito, uma para cima e para baixo, outra para frente e para trás, depois inverter. Para treinar, começe fazedo quadrados. Traga o pé para o lado direito de baixo e a mão para o lado esquerdo de cima. Então mova o pé para a esquerda e a mão para a direita, ao mesmo tempo. Depois o pé para cima e a mão para baixo. Então o pé para a direita e a mão para a esquerda. Aí o pe para baixo e a mão para cima. Então repita tudo. Vá fazendo isso muitas vezes, aumentando a velocidade. Depois de estar fazendo com tranquilidade, comece a arrendodar o movimento, até estar fazendo um círuculo com o pé e outro com a mão, mas em sentidos opostos.

Você já perdeu amizades por causa do teu ateísmo?

Até o momento, não. Inclusive tenho muitos amigos que, até, são pastores e padres. Do mesmo modo que espíritas e, mesmo judeus, umbandistas, candomblesistas e "hare Krishna". Só não conheço muçulmanos e budistas. E tem mais: discuto religião com eles, sem faltar ao respeito a suas crenças e sem perder a amizade deles. Só não sou amigo de quem usa a religião como meio de se aproveitar do povo. Estes são criminosos estelionatários e, em verdade, não são sinceros em suas crenças. Com esses eu não tenho a menor amizade e os denuncio cara a cara. Meus familiares, na maioria, não são ateus e eu tenho muito bom relacionamento com eles.

Você concorda com a obrigatoriedade do voto no Brasil ou para você o voto deveria ser facultativo?‎

Discordo. Para mim o voto não pode ser obrigatório. Tem que ser facultativo. E não pode ser proporcional. Nem haver coalizões partidárias, bem como ser possível candidaturas sem partido. Há muito o que mudar na estrutura política. Por exemplo, sou a favor do voto distrital e do regime parlamentarista. Até que se possa abolir por completo o estado e o governo.

O que achou da atitude do policial que atirou no rapaz que roubou a moto? O que pensa sobre a desmilitarização?

Concordo com ele. Fez o que teria que fazer e teve o cuidado de atirar para não matar. Sou a favor da desmilitarização não como uma atitude prévia mas sim como consequência da inexistência de crimes. Do mesmo modo que não quero que existam forças armadas, mas só depois que todas as nações desistirem de qualquer agressão ou conquista. Enquanto houver alguém querendo dominar alguém, é preciso haver defesa. Mas tenho grande confiança que o mundo evoluíra para uma condição em que as forças armadas poderão ser totalmente dispensadas. E isso vai acontecer em poucos milênios.

Professor,tu gosta de assistir futebol?‎

Não. Não acho graça nenhuma. Não pratico e nem assisto. Nunca gostei e não entendo a mínima a respeito. Não acompanho nenhuma notícia sobre futebol. Se não existisse, não me faria a menor diferença. Aliás isso vale para a maioria dos esportes, especialmente os que envolvem bola e possuem times. Ainda gosto de ver certos esportes como ginástica olímpica, patinação no gelo, alpinismo e alguns outros. Mas nenhum que seja disputado em um jogo de equipe. Nem lutas. Questão de gosto. Não tenho nada contra, mas não aprecio. Do mesmo modo que tem muita gente que não suporta assistir ópera e eu adoro.

Ernesto, se música é arte por si só, então, funk, por mais vulgar seja; por mais pobre em melodia e em poesia que seja, deve ser considerado arte?‎

Sim, porque o conceito de arte não inclui o conceito de beleza. Arte é um construto artificial que pretende levar, por sua contemplação, a uma fruição de prazer. Isso pode ser obtido pela contemplação (através de qualquer dos sentidos) da feiúra. Nem só o belo é prazeroso. Mesmo a fruição de prazer é um conceito fugidio, pois há quem se compraza no sofrimento. De modo que o prazer estético está mais ligado a uma intelecção do que a uma sensação.

Qual a diferença do conhecimento para a sabedoria?e qual beneficia mais a humanidade?

Conhecimento e sabedoria são conceitos distintos. Conhecer é ter a informação sobre de que se trata algo. O saber envolve o conhecimento aliado ao entendimento e à compreensão. O entendimento se relaciona com informação sobre as causas e modos, enquanto a compreensão com informação sobre as circunstâncias, consequências e aplicações. A sabedoria vai além do saber porque envolve valores, isto é, um julgamento sobre as qualidades daquele saber no que tange a seu bom uso, ou seja, sua aplicação para o bem. Ser sábio é saber usar os saberes (conhecimento, entendimento e compreensão) na construção da vida e do mundo mais harmônicos, fraternos, justos, aprazíveis e benéficos. Os saberes são importantíssimos para a humanidade e para a natureza, mas seu uso sem sabedoria pode ser extremamente nefasto.

Na minha concepção a arte se vale da música (e de outras atividades) para expressar-se. Por isso, música não é arte, mas sim, uma ferramenta que o artista utiliza para expressar sua arte. O que achas deste meu pensamento?

Incorreto. Música é arte sim. Ela vale por si mesma. Claro que também pode estar associada a outras artes, como a poesia, no caso de músicas cantadas. Mas existe o valor estético apenas da música em si mesma, não como ferramenta para a expressão de nenhuma outra arte. E existe muita música pura, sem a menor relação com nada além dela mesma.

eu li na seu perfil que você é epicurista, você acha possível encontrar os prazeres duradouros em meio aos prazeres passageiros? na minha opinião sim!‎

O epicurismo é um hedonismo apurado pelo eudemonismo. O hedonismo coloca o prazer como o bem supremo e o eudemonismo a felicidade. Mas a felicidade consiste na vida prazerosa. Só que nem todos os prazeres levam à felicidade. Há prazeres que podem causar dor. O epicurismo busca a curtição de prazeres elevados, cuja fruição jamais possa acarretar qualquer tipo de consequência funesta, tanto para a própria pessoa quanto para outrem. Isso não significa que prazeres passageiros não sejam válidos nesse sentido. Certamente que muitos o são. A maioria, inclusive. Um aspecto importante é unir o epicurismo ao estoicismo, isto é, à ataraxia, ou seja, a não perturbação com os dissabores, as inconveniências, os incômodos, os sofrimentos, as dores. Suportar tudo isso com serenidade e tranquilidade é um grande fator para a felicidade, pois, muitas vezes, esses incômodos estão fora de nosso controle. O segredo é não se incomodar com os incômodos: frio, calor, sede, fome, dor, cansaço, chateação, nada disso pode perturbar a serenidade. Nem injúrias, difamações, calotes, perseguições, tapeações. O que não significa que se deva ser passivo. Há que se reagir para contrariar e evitar tudo isso, mas sem se irritar nem se perturbar.

A beleza está dentro ou fora de quem a vê?

Tanto em um quanto em outro. A beleza emerge da interação entre o objeto percebido e o sujeito que o percebe. Se essa percepção provocar uma emoção estética, está presente a beleza. Mas toda percepção é uma interpretação mental de uma sensação. E uma sensação é provocada por um estímulo exterior objetivo, enquanto a interpretação depende de todas as vivências do sujeito, bem como de suas inclinações, seu temperamento e demais traços de sua personalidade. Isso significa que para que uma pessoa possa atribuir um juízo de belo a algo, tem que haver nesse algo alguma característico que provoque tal percepção. Mas, também, tem que haver uma predisposição da pessoa para considerar que o que ela está observando seja belo. Por isso é que existe, em geral, um consenso sobre a beleza ou a feiúra de algo, mas pode haver casos limítrofes, em que a apreciação seja distinta, em razão, inclusive, de fatores afetivos.

O que nos dá melhor conhecimento do mundo: a ciência ou a arte?

Certamente que é a ciência. Ela é que busca um modelamento explicativo da realidade em todos os seus aspectos. A arte não intenta explicar o mundo, nem conhecê-lo, mesmo que, acidentalmente, possa fazer isso.

Já ouviu falar de Wicca? qual sua opinião sobre esse assunto?‎

Sim. Para mim, a suposição da existência de poderes mágicos é totalmente sem fundamento. Isso não existe, bem como espíritos de qualquer tipo.

Professor, você disse que não entende de teatro... você frequenta teatros? Sou ator (amador).‎

Assisto de vez em quando e até leio peças. Mas não sei e nunca tentei representar. Por isso é que digo que não entendo de teatro. Também não sei dirigir, nem escrever uma peça, nem adaptar um romance para dramaturgia ou escrever o libreto de uma ópera. Entender de teatro, para mim, é ser capaz disso. Do mesmo modo que entender de dança é saber dançar qualquer ritmo e saber montar a coreografia de um Ballet.

O senhor ja deve ter aprontado muito na juventude neh? alguma historia loca q ossa nos contar?‎

Nada disso. Sempre fui uma pessoa muito bem comportada. Um grande "nerd", mas bem quieto, introspectivo, caseiro. Nem um pouco bagunceiro.

O que gosta mais na neurociência?

Descobrir as bases neurais da consciência.

oq posso fazer pra entender mais a quimica e a fisica ?‎

Você entenderá muito de Física e Química quando começar a estudá-las por gosto e não porque precisa ou para alguma prova ou exame. Então você vai pegar livros de divulgação científica e devorá-los por prazer, porque está muito interessado, independentemente da utilidade do conhecimento. Porque o interessante na Física e na Química não é o que é ensinado no Ensino Médio nem o que cai nos exames vestibulares e no ENEM. O interessante é a Física Quântica, a Teoria de Relatividade, a Física de Partículas e outros tópicos avançados. Recomendo, para começar, ler os livros:
Convite à Física - Yoav Ben-Dov - Zahar
Física em 12 LIções - Richard Feynman - Ediouro
Física Conceitual - Paul G. Hewitt - Bookman

Em que se baseia a "Teoria das cordas"?

inurl:wolfedler supercordas
http://wolfedler.blogspot.com.br/search?q=supercordas
http://www.ruckert.pro.br/blog/?p=2987
http://www.ruckert.pro.br/blog/?p=1942

Existe alguma coisa que você não saiba?

Muitas, muito mais do que eu sei. Não entendo de administração, economia (só entendo filosoficamente), finanças, contabilidade, direito, negócios, agricultura, botânica, esportes, dança, teatro, transportes, turismo, jornalismo, química, medicina, engenharias (só teoricamente). Entendo só de matemática, física, astronomia, cosmologia e um pouco de geologia, filosofia, religião, pedagogia, psicologia, neurociências, evolução, antropologia, sociologia, história, geografia, música, literatura, pintura, informática, desenho. É isso.

Conhece Jacque Fresco? Se sim, o que acha das ideias dele?‎

Sim, e concordo com grande parte de suas propostas do projeto Vênus. Mas ainda não as analisei em detalhes para fazer uma crítica bem fundamentada.

Ernesto, qual sua opinião sobre César Lattes e suas severas críticas a Einstein?

Discordo totalmente dele. Inclusive assisti a uma palestra dele no Rio, em 1980, acho eu, em que ele expôs um experimento que fizeram em Campinas contrariando a experiência de Michelson e Morley. Depois outros físicos a reproduziram, mas confirmaram. Aí ele teve que se retratar. Suas objeções à relatividade não têm fundamento.

Olá Ernesto, prazer ! Gostaria de saber se o senhor é vegetariano. Sou contra religiões que mantam os animais... Mas não sou vegetariano, e não consigo encontrar uma posição para mim.‎

Não sou vegetariano. Mas esse é um assunto que já ando considerando há um bom tempo e ainda não consegui concluir. Há prós e contras. Continuo pensando.

Pode algo existir em essência mas não em existência?‎

Não. O que se pode é conceber a essência de algum possível ente que não exista. Então ele não seria um ser, pois um ser é um ente que existe. Então ele não existiria, mas apenas o seu conceito. Se você entender que "existir em essência", signifique "possuir um conceito", então é possivel que algo seja conceituado e não exista, como é o caso de unicórnios, por exemplo. Ou de Deus. Mas também há entidades que nem conceituadas, isto é, existir só como uma idéia, podem haver. Como é o caso de um círculo quadrado.

Sempre tive curiosidade em saber: seus alunos sabem de seu Ask? O que pensam sobre isso?‎

Atualmente não mais leciono, estando ocupando o cargo de Vice-diretor de um colégio. Mas os alunos do colégio e ex-alunos meus da Universidade conhecem meu Ask, meu Facebook, como conheciam meu orkut e meu Formspring, bem como meu site e meus blogs. Participam e fazem perguntas. Gostam muito.

O que é um arquétipo, professor?‎

Trata-se de um modelo abstrato de algo que se considere. Como se fosse o modo ideal de que a coisa fosse. Um padrão a se basear para o estabelecimento do que quer que seja.

Há alguma influencia de Bertrand Russell no seu raciocínio para essa resposta: http://ask.fm/wolfedler/answer/102567792925 ?‎

Sim. Em seus livros "O Casamento e a Moral" e "A Conquista da Felicidade", Bertrand Russell aborda essa questão. Mas ele considera a validade apenas do casamento monogâmico, só que com a moral conjugal aberta à possibilidade dos relacionamentos extra-conjugais consentidos. Para mim não há nada que impeça, também, a plurigamia.

Professor, entre a Teorias das Cordas, Teoria M e a Gravidade Quântica em Loop, qual você considera como a maior candidata a uma Teoria de Tudo? E por que?‎

A teoria M é mais completa, portanto mais possível de ser verdadeira. Contudo eu prefiro a teoria do laço gravitacional, apesar de que, de fato, considere que nenhuma delas represente o modelo verdadeiro do comportamento da natureza. Ainda prefiro a Relatividade Geral não unificada com a Teoria da Grande Unificação das outras interações, isto é, penso que a gravidade não seja uma interação e que não se obterá nunca uma teoria unificada que a inclua.

Sendo assim, você é a favor da poligamia, professor?‎

Não sou a favor como uma prescrição e sim como uma possibilidade, quer poliândrica quer poligínica ou mista. Mas não um arranjo rígido e sim uma situação livre, em que os relacionamentos conjugais podem ser múltiplos tanto em sequência quanto simultâneos. De modo completamente franco, aberto, conhecido pela sociedade e consentido por todos os envolvidos. Todos cuidam uns dos outros em habitações coletivas. Todos se amam, todos são amigos, todos se curtem. Mas podem ser monógamos também. O que não se pode é estabelecer nenhum padrão obrigatório. Quanto às crianças, todos cuidam de todas, não importa que sejam os pais e mães biológicos. Todas são amadas e cuidadas. Isso inclui a possibilidades dos relacionamentos hetero, homo, bi e assexual, isto é cada pessoa pode ter companheiros românticos-eróticos do sexo oposto, do próprio, de ambos ou nenhum, havendo apenas amor platônico. Tal sistema familiar ampliado é muito melhor para a felicidade de todos e, inclusive, mesmo dentro da situação não anarquista de existência de dinheiro e propriedade, muito mais eficiente econômicamente, já que o produto do trabalho de todos é compartilhado por todos os membros dessa família ampliada. O ideal, inclusive, é que haja heterogeneidade cultural, para desenvolver a tolerância em relação a modos de vida diferentes. Se isso contrariar certas convicções religiosas, não é problema. Que se abandonem as religiões e dediquem a vida à prática humanística do bem, muito mais valiosa do que uma virtude associada ao ganho de qualquer recompensa ou a se evitar qualquer condenação. Não é preciso que se sejam ateus, mas é muito bom que tenham uma crença espiritual, se tiverem, dissociada de qualquer particular religião.

Professor, quando você diz que pode-se amar a mais de uma pessoa, de que amor você está falando? Você acredita na hipótese de amar, como quem ama seu cônjuge, mais de uma vez, ao mesmo tempo?‎ \

Exatamente. Todas as formas de amor não são exclusivistas. Tanto o amor Philia, quanto o Agape, o Charitas, o Pragma, o Storge e, também, o Eros. E isso é mais comum do que se pensa. É que as pessoas, como a sociedade condena o amor romântico e erótico pluralizado, em geral, sufocam aqueles que surgem em paralelo com outros, admitindo apenas um. Mas isso pode ser razão de grande infelicidade e mesmo, angústia e depressão, chegando a levar ao suicídio. A aceitação da pluralidade amorosa é um imenso fator de disseminação da felicidade entre as pessoas. Por que não aceitar que que nos ama possa, também, amar a outrem? Amor não diminui nem um pouco quando compartilhado.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails