quinta-feira, 7 de maio de 2015

Acerto

Em relação a aparência física de uma mulher(cabelos longos,cor de olhos,boca carnuda,coxa grande ou não) o que te atrai?* *sei que pelo que li de suas respostas que se atrai por mulheres virtuosas e inteligentes,mas estou falando de aparência física‎

Prefiro cabelos de comprimento médio (nivelando com os ombros). Tanto faz que sejam pretos, castanhos ou louros. Mas não aprecio muito os ruivos. Não gosto de cabelos pintados. Prefiro que as mulheres deixem que eles vão ficando grisalhos à medida que os fios brancos aparecem. Como também acho bonitos tanto os cabelos lisos, quanto os ondulados, cacheados ou crespos. O que acho feio são os cabelos alisados artificialmente de quem não os tenha naturalmente. Não gosto nem de boca muito carnuda nem de boca muito fina. "In medio virtus". Quanto à forma do corpo, também não aprecio nem que seja muito magro nem que seja gordo. O que mais aprecio são os traços harmônicos da face, nem muito agressiva nem muito angelical. Gosto de ver que a face expresse tanto inteligência e energia quando bondade. O olhar deve ser vivo e penetrante. Luminoso. Nada mortiço. A cor dos olhos pode também ser castanha, verde ou azul, se estiver combinante com os cabelos e a cor da pele. Também não tenho preferência por pele clara, morena, parda ou negra. Claro que isso tudo pode ter o seu valor inteiramente perdido se a pessoa não exibir características de personalidade que a tornem cativante. Tem que ser uma pessoa alegre, espirituosa, expressiva, gentil, desprendida, inteligente e, mesmo, ousada, com certo atrevimento, mas muito bem educada, uma pessoa ativa, diligente, de iniciativa, dona do seu nariz, insubmissa. O conjunto é que faz todo o charme. E, é claro, tem que ser sensual, sedutora. É isso.

Tem conhecimento ou desejaria ter, por outra língua?‎

Tenho conhecimento razoável de Inglês, leio francês e espanhol e um pouco de italiano e latim. Gostaria de saber alemão, russo e grego.

ernesto, a internet pode acabar algum dia?‎

Certamente que sim. E vai acabar mesmo, pois o próprio Universo vai deixar de existir como é, dentro de poucas centenas de trilhões de anos. Mesmo muito antes disso, a espécie humana será extinta em alguns milhões de anos apenas. Pode ser que as espécies inteligentes que virão, por evolução da nossa, continuem a usar a nossa internet. Mas eu acho que ela vai ser substituída por algo melhor em menos de mil anos.

Professor, não consigo realizar atividades intelectuais (ler, estudar, ver algum filme e etc) quando está muito quente. Eu me sinto mais motivado no frio. Acontece o mesmo com você?‎

O calor também não me agrada. Prefiro um pouco de frio. Mas não excessivo. Entre os 15° e os 20°.

Existe alguma diferença biológica entre a capacidade lógica do homem e da mulher?‎

Há quem diga que sim, há quem diga que não. Já li um livro de uma concepção e outro de outra. Fiquei mais convencido de que não há. A diferença é só cultural. Eis os livros:
"Diferença Essencial" - Simon Baron-Cohen - Objetiva
"Homens não são de Marte, Mulheres não são de Vênus" - Cordelia Fine - Cultrix.
Leia nessa ordem e tire suas conclusões.

Que livro você está lendo atualmente?‎

Estou terminando um que comecei há uns meses e fui deixando de lado para ler outros: "Particle Physics", de Brian Martin. Paralelamente comecei a ler "Innumeracy" de John Allen Paulos. Geralmente leio quatro livros em paralelo por mês. Mas agora estou fazendo um curso de atualização em Cosmologia pelo Observatório Nacional e estou com menos tempo.

Você recomenda o ensino de física nos cursos de matemática?‎

Claro que sim. É importantíssimo que os graduados em Matemática façam as quatro físicas gerais, bem como a Mecânica Clássica (incluindo a analítica) e os Métodos Matemáticos da Física. A Física é a principal ciência em que se aplica a Matemática e uma parte considerável da Matemática foi desenvolvida tendo em vista a solução de problemas físicos. Muitos físicos foram grandes matemáticos.

QUALQUER pessoa consegue se graduar num curso de bacharelado em matemática?

Não. A pessoa precisa ter feito até o Ensino Médio e ter sido admitido no nível superior. E, também, precisa ser uma pessoa que, ao longo da vida estudantil, teve um bom desempenho em Matemática. E mais, tem que gostar de Matemática. Em geral, uma coisa reforça a outra. Quando se gosta se aprende com mais facilidade e se sabendo mais se fica gostando mais. Isso requer uma inteligência matemática acima de um limiar mínimo. Senão a pessoa desiste da matemática por causa de suas dificuldades de entendimento. Essa inteligência pode ser cultivada e o ideal é que o seja desde a tenra infância. Se não o foi, ainda se pode remediar com dedicação e empenho. Especialmente em resolver desafios e fazer demonstrações. Matemática não é tanto fazer cálculos, mas ter raciocínio lógico. Se a pessoa conseguir tais requisitos, fará o bacharelado em Matemática sem dificuldades. Considerando, é claro, que o curso seja sério e exigente.

Qual seu tempo preferido?‎

Nublado sem chuva. A uma temperatura de 20°C. Ou ensolarado, mas a uns 17°C. Se eu estiver na praia, quero nublado também, mas a uns 23°C. Ou, até, uns 25°C.

Ernesto, o que você pensa sobre as atuais tentativas de unificação da mecânica quântica e da relatividade? A teoria M é uma boa candidata para resolver esse problema?‎

Não penso que a teoria M e nem a do laço gravitacional conseguirão unificar a relatividade geral com a mecânica quântica. Penso que elas são incompatíveis mesmo. Mas posso estar enganado. É um palpite meu. Não acho que o espaço-tempo seja quantizado. Até que me convençam do contrário. Não acho que exista uma "Teoria de Tudo" nem que a gravitação seja uma interação.

http://ask.fm/wolfedler/answer/126308250653 Podes fazer uma lista dos livros de Biologia?‎

Biologia - Campbell & Reece - Artmed
Biologia Molecular da Célula - Alberts, Johnson, ... - Artmed
Análise Evolutiva - Freeman & Herron - Artmed
Neurociências - Bear, Connors & Paradiso - Artmed
Neurociência Cognitiva - Gazzaniga, Ivry & Mangun - Artmed

como os cientistas sabem o que há no núcleo do sol?‎

Isso pode ser inferido a partir de várias medidas. Para começar, da densidade. Depois, da temperatura exterior, da pressão interior, do fluxo energético que dele emana. Então se pode fazer um cotejo com as várias propostas teóricas de explicação dos valores obtidos. Antigamente se pensava que a energia do Sol seria proveniente de sua gradativa contração. Mas a teoria não conferiu com os dados. O modelo de fusão nuclear do hidrogênio é o que se adequou aos dados. Recomendo os seguintes livros:
Structure and Evolution of the Stars - Martin Schwarzschild - Dover
Stellar Physics - Hong-Yee Chiu - Blaisdell
Astrophysics for Physicists - Arnab Rai Choudhuri - Cambridge U.P.
An Introduction to Modern Astrophysics - Dale A. Ostlie & Bradley W. Carroll - Pearson

O autor deve preocupar-se em criar um produto com apelo vendável ou focar unicamente na qualidade da obra?‎

Depende se sua intenção seja ganhar dinheiro ou difundir a arte, a ciência e a cultura. Eu escrevo de graça e disponibilizo na internet. Mas tenho minha fonte de renda. Acho válido escrever como fonte de renda. Mas acho que, a partir de um ponto em que os rendimentos se tornem muito grandes, toda pessoa deva aplicar o excesso em benefício do mundo, gerando modo de renda para outras pessoas ou outros benefícios em termos de educação, saúde, cultura. Ou, ainda, aplicando no combate às formas de opressão, por exemplo.

Mas não seria possível mover a Terra pra trás (com o avanço da tecnologia) de modo com que ela não seja afetada pela explosão do Sol?‎

Teoricamente sim, seria possível levar a órbita da Terra para uma distância maior do Sol. Mas isso consumiria uma quantidade imensa de energia, não disponível no mundo todo, mesmo que de origem nuclear. Além do mais, mesmo que a Terra fique fora do alcance do efeito mecânico da explosão, isto é, que não venha a se fragmentar em caquinhos, o efeito térmico ainda faria com que ela fosse inteiramente calcinada, acabando com toda a água e matando toda a vida. Se isso ainda fosse evitado, a radiação gama proveniente do núcleo exposto do Sol mataria qualquer vida. Além do mais, depois da explosão, o Sol se transformaria em uma anã branca, que emitiria muito menos energia do que o Sol atual, fazendo o seu entorno se tornar muito mais frio. Como a Terra teria sido levada a uma distância maior do Sol, viraria um planeta congelado, mesmo sem água.

O que você acha do "quebra-cabeças" Sudoku?‎

Muito bom para desenvolver a inteligência.

Vejo que existem universidades e cursos com conceito de duas estrelas no MEC, outras com cinco. Isso referente a uma avaliação de qualidade. Quais são as variáveis que fazem uma universidade e um curso serem bons ou ruins? Quais fatorem contam?‎

É uma avaliação de qualidade sim. Mas não sei, exatamente, quais os critérios. Isso pode ser pesquisado na internet, acho que no próprio site do MEC, ou da CAPES, ou do INEP. Leva em conta os resultados dos alunos no ENADE, as publicações dos pesquisadores, o número de mestres e doutores, A fração de professores em dedicação exclusiva e outros itens.

o que você acha do livro de economia do mankiw?‎

Tenho um exemplar que comprei para fazer consultas quando preciso saber algo sobre Economia. Acho muito bom. Mas nunca o estudei completamente. Há um mais resumido que acho melhor para se ter uma ideia geral de Economia. Chamas-se "Economia", de Rosa Fontes, da editora Atlas.

Você apoia aulas de artes nas escolas depois do 5º ano ? Poderia justificar o seu ponto de vista ?‎

As artes são um dos maiores patrimônios da humanidade. Seu conhecimento é tão importante quanto o conhecimento das ciências. Toda pessoa precisa saber quais são os grandes artistas de todas elas e quais são as grandes obras que foram produzidas. E tem que saber, também, produzi-las. Tanto poesia quanto música, teatro, dança, desenho, pintura, escultura, arquitetura, cinema. Faz parte do cabedal de conhecimentos ao lado da geografia, história, português, inglês, filosofia, sociologia, psicologia, biologia, química, física, matemática. Como também é preciso saber ofícios, como costurar, cozinhar, consertar instalações elétricas, hidráulicas, motores, veículos, fazer móveis, tudo isso. Ter conhecimentos de economia, administração, enfermagem, nutrição. Isso é que é uma educação integral para o nível básico que todos precisam conhecer e que tem que ser dada em horário integral por todas as escolas no mundo. Senão a pessoa não entende o mundo em que se insere e nem está preparada para viver na sociedade que os homens construíram nele.

Qual sua opinião sobre a maconha? Já usou?‎

Nunca usei. Não acho que seja bom usar. Não recomendo. Mas não concordo com sua proibição de uso. O mesmo digo do tabaco e das outras drogas psicotrópicas. Não é bom usá-las mas não se deve proibir o seu uso. Cada um decida como que se suicidar. Eu me suicido com Coca-cola.

O nome buraco "negro" é mesmo inapropriado ?‎

Não acho que seja inapropriado, pois a radiação de Hawking que pode ser emitida deles não o é de seu interior e sim de sua superfície, onde a aniquilação de um par de partícula com sua antipartícula, que produz a emissão de dois fótons, se dá de modo que um é enviado para dentro e outro para fora do horizonte de eventos quando lá são produzidos. Do interior dele jamais é emitido qualquer coisa, nem matéria nem radiação.

conheço gente que supostamente ama ciencias mas acha matemática um saco..... o que dizer dessas pessoas em‎

Há ciências, como a Biologia, por exemplo, que requerem um conhecimento elementar de Matemática. Mesmo a Química não exige tanto. Mas a Física não deslancha sem que se conheça MUITA Matemática. Não há a menor possibilidade de se entender profundamente de Física sem, também, entender Matemática a fundo. E para se entender assim de Matemática só há um modo. Gostar muito de Matemática. Mesmo que se goste muito de Física, não se avança nada sem se gostar, também, muito de Matemática.

Quando se busca entender, expandir os conhecimentos sobre o Universo (que é um de meus amores, por exemplo), o curso de Física - bacharelado é uma boa escolha? Levando em consideração não ter habilidade forte em Matemática, mas gostar muito de Física...‎

Certamente é o curso adequado para se ter uma ampla compreensão do Universo. Mas será preciso fazer umas matérias adicionais, que até podem contar para a carga exigida do curso, como astronomia, astrofísica. Depois é preciso fazer pós-graduação em Cosmologia ou Astrofísica. Recomendo, também, estudar Biologia mais a fundo do que no Ensino Médio, especialmente Evolução e Biologia Molecular. Mas pode fazer isso por conta própria, só comprando o livro que seja adotado no Bacharelado em Biologia. Posso, se quiser, dar uma lista. Quanto à dificuldade em Matemática, ela tem que ser superada, mas isso é perfeitamente possível com uma boa orientação. Comece pegando um livro de "Pré-Cálculo" e vai estudando. Recomendo, também, um livro geral sobre Matemática, para tomar gosto (porque se não gostar não aprende) como "O que é Matemática" de Couranty & Robbins.

Você acredita que no futuro, todos nós poderemos controlar objetos usando a força do pensamento?As tecnologias estão avançadas, eu acredito que isso possa sim acontecer algum dia.

Não diretamente. Mas já há dispositivos que analisam as ondas cerebrais e, com isso, controlam o movimento de um cursor na tela de um computador. O que o Nicolélis está fazendo é, exatamente, isso. Ou seja, implantar dispositivos que promovam o controle mental sobre artefatos robóticos que substituam braços e pernas, para que elas funcionem controladas pelo cérebro. Mas é preciso uma interface que captures sinais físicos produzidos pelo cérebro, como diferenças de potencial elétrico, os amplifiquem e sejam levados a controles de mecanismos acionados por motores que façam a produção do movimento. Não é uma ação direta de ondas mentais sobre objetos físicos. Isso não é possível porque as ondas mentais são de intensidade muito débil e porque a pressão de radiação requerida para empurrar algum objeto sem aplicação de força por parte de outro é imensamente grande.

O Torque(momento de força) é a variação de algo? Assim como o impulso é a variação do momento linear?

Sim, o torque total aplicado a um sistema se iguala à taxa temporal de variação do momento angular do sistema. Mas o torque não "é" a taxa de variação do momento angular, do mesmo que o impulso não "é" a variação da quantidade de movimento. Seus valores é que são iguais em uma interação. O momento linear e o momento angular são atributos dos sistemas, enquanto força, trabalho, impulso, torque e calor são atributos não se sistemas, mas de interações.

O que faz o átomo ser estável, ou seja, os elétrons não caírem no núcleo devido a atração eletroestática e nem os prótons do núcleo se repelirem, uma vez que os mesmos possuem a mesma carga? (Pode usar a linguagem mais técnica o possível na resposta).‎

Os elétrons não caem no núcleo por perderem energia emitindo radiação porque eles não são partículas aceleradas em órbita em torno do núcleo. Eles são um campo quantizado que, sob ação do campo elétrico do núcleo, se distribui em torno dele. A quantização da energia, do momento angular orbital, das componentes espaciais do momento angular orbital e do momento angular intrínseco (spin) determinam uma configuração da distribuição espacial da densidade de campo de matéria e de carga do elétron que o estabilizam em uma configuração fundamental, da qual eles podem mudar se forem excitados pelo fornecimento de alguma energia e, depois, decaírem para a configuração fundamental com a emissão de fótons. Só nesse caso é que eles irradiam, no átomo. Quanto ao núcleo, a estabilidade é propiciada pela presença da interação nuclear forte, que é atrativa. Trata-se da mesma interação que une os quarks para formar o próton e o nêutron, mediada pelos glúons e ocasionada pela "carga de cor", que também consegue atuar além do núcleon, atraindo os quarks de seus vizinhos. A força nuclear forte é mais intensa do que a elétrica de repulsão, mas tem curto alcance, só atingindo os núcleons vizinhos. Quando um núcleo possui relativamente muitos prótons, ele fica instável e se fissiona ou emite partículas alfa. Também pode emitir elétrons nucleares, mas isso é devido à interação fraca, que também age entre os quarks e é repulsiva, tendo, inclusive, a capacidade de fazer surgir elétrons a partir do campo de matéria, usando a energia de ligação dos glúons. A interação nuclear fraca é semelhante à eletromagnética mas é mediada pelos bósons W e Z.

Qual a sua opinião sobre o sudário de Turim?‎

Penso que seja uma obra de arte medieval, feita para se assemelhar ao que seria um pano que tivesse revestido o cadáver de Cristo.

O mundo pode acabar com fogo ou agua?‎

O Mundo, isto é, o planeta Terra, só vai acabar, isto é, vaporizar, quando o Sol explodir, dentro de uns cinco ou seis bilhões de anos. Antes disso vai ficar completamente seco pela evaporação dos oceanos devido ao aumento da temperatura do Sol, dentro de uns quatro bilhões de anos. Então toda a vida fenecerá. Muito antes, porém, a espécie humana será extinta, o que talvez aconteça em apenas uns dez ou quinze milhões de anos. Mas outras continuarão, inclusive as trans-humanas que surgirão.

Já que você não acredita em Deus ... Te incomodaria Testemunhas de Jeova vim compartilhar a palavra de Deus com vc? Qual seria sua reação ?‎

Eles vêm em minha casa. Eu os recebo e debato com eles, buscando convencê-los da inexistência de Deus. Acabo invertendo a situação, colocando-os como ouvintes de minha pregação ateísta. Eles agradecem por eu os ter recebido e vão embora.

Maldito porque você disse ser viciado, e vício pela própria definição é uma coisa extremamente ruim. Imagino que você me queira dizer que tem apenas hábito, e isso não é difícil de largar, afinal não é vício. Então se toma por prazer, logo a incoerência torna-se hipocrisia .‎

Hipocrisia seria se eu mentisse a respeito. É incoerência porque eu acho que não deveria tomar e tomo.

Ernesto, você gosta de acampar, pescar...curtir a natureza? Gosta de sentir o ar puro da montanha?

Gosto de passear. Mas não de acampar nem de pescar. Quanto á natureza, já moro dentro dela aqui em casa mesmo. Meu jardim é cheio de árvores e de passarinhos. Tenho um lago de peixes. Além dos nove cachorros e dois gatos. Meu bairro é um morro e eu moro no topo. Venta muito. Tem muitos terrenos sem casas e cheios de árvores. Quase não tem prédios.

terça-feira, 5 de maio de 2015

Na minha família houve casos de pessoas verem luzes,flores,pessoas que faleceram..mais so ela enxergava,mais os outros não ... No meu caso já aconteceu de eu sentir a presença e ouvir meu vo materno ,que já faleceu.....‎

Isso é uma alucinação. Isto é, uma imagem provocada internamente por seu próprio cérebro. Como se você estivesse sonhando, mas acordada.

Já procurou ajuda profissional para esse vício maldito de coca cola?‎

Maldito por quê? Para mim é equivalente a tomar café. Maldito é cigarro, cocaína, heroína.

Qual seria a explicação a pessoas que enxergam coisas relacionadas a paranormalidade? Enxergam almas,espiritos,assombraçoes.... De também sua opinião sobre igrejas espiritas ...‎

Alucinações ou fraudes. Equívocos ou má intenção.

Por que você faz coisas que sabe que é incoerente e que vai contra seus ideais?‎

Porque ainda não venci meu vício de beber coca-cola.

http://ask.fm/wolfedler/answer/126272973853 "deus dos católicos extremamente malvado" você acha que a maldade do deus católico é diferente do protestante?‎

Não. O conceito é o mesmo. Da mesma forma que o dos judeus e muçulmanos. Os hinduístas têm os maus e os bons.

Está sem sono, Ernesto? O que fazes por aí?‎

Sextas e sábados acabo dormindo tarde, pois posso acordar tarde no dia seguinte. Então fico vendo coisas na internet e respondendo estas perguntas do Ask. Nos dias de semana acordo às 05:30, de modo que preciso dormir lá pelas 11:30.

E se um dia você fosse católico ?‎

Já fui. Deixei de ser por estudar muito minha religião. Além de física, biologia, história, neurociências, cosmologia, filosofia e coisas assim. Isso eu já estudava desde rapaz. Quando eu era católico eu era pra valer. Queria ser santo. Claro que eu escolhia Deus e não o Diabo. Só depois é que vi que o Deus que os católicos concebem é extremamente malvado.

Entre Deus E o diabo qual vc escolhe?'‎

Se existissem esses camaradas eu não escolheria nenhum dos dois, pois ambos são muito malvados.

Apesar de não gostar de futebol, o que você pensa sobre o esporte e sua relação com as pessoas no país?‎

Acho maléfico, do modo como é, ou seja, competitivo. Para mim esporte teria que ser apenas recreativo. Não para assistir e sim para praticar. E sem disputa. Sem vencedor e nem derrotado. Só para exercitar o corpo e para confraternizar. Em vez de estádios deveriam existir imensos parques para práticas de exercícios físicos e esses esportes sem competição. As pessoas iriam praticar e não assistir. Isso é que seria bom.

Vamos pra igreja?

Fazer o quê? Igreja é algo totalmente injustificado. Mesmo que exista Deus, que significado há em se ir a algum lugar específico para orar. Se ele lê nossos pensamentos é só pensar o que se quer dizer a ele. E se existe alguma alma imortal que pode ir para o céu ou para o inferno, o que vai fazer diferença é a conduta e as ações que se fizer na vida, disseminando o bem e combatendo o mal. Templos são um enorme desperdício de dinheiro. Mais proveito haveria se tivessem sido construídos hospitais, escolas, bibliotecas, museus, teatros e obras do tipo.

Qual a necessidade de tomar 3 latas de coca cola por dia?‎

Nenhuma. Só por gosto.

Ainda há muito a se descobrir da biologia e da física ou já temos um conhecimento muito avançado?‎

Há muitíssimo mais para se descobrir do que o que já se sabe. Não somos nem um pouco avançados em nenhuma ciência. Não conseguimos projetar e construir nenhum ser vivo de acordo com nossos desejos. Nem conseguimos compreender e controlar o funcionamento do Universo para criar estrelas, por exemplo.

Desculpe a pergunta, mas quanto o senhor consome de Coca-Cola por semana/mês? E quanto ao café?‎

Tomo umas três latas de coca-cola zero por dia e uns quatro cafés e cinco cafezinhos.

prof, sou destro mas queria ser canhoto. Se eu treinar as habilidades com a mão esquerda, alcançarei meu objetivo ?‎

Só parcialmente. A característica destra ou sinistra do cérebro é de nascença e permanente.

O que é singularidade? aquela que tem associação com criação do universo etc etc etc‎

Singularidade é uma situação em que algum sistema se encontre de modo que algo que o caracterize se torne infinito. Como a densidade, a temperatura, a pressão ou outros aspectos. Diz-se que no caroço de um buraco negro ou no surgimento do Universo haveria uma singularidade. Ela é prevista pela Relatividade Geral nesses casos. Todavia os pressupostos de validade de Relatividade Geral não se apresentam nesses casos. Portanto ela não se aplica a eles. Seria preciso haver uma teoria da relatividade geral quântica para fazer o modelo correto do que acontece. Mas essa teoria ainda não foi encontrada. O que se considera é que essas singularidades, de fato, fisicamente não existem. Mesmo que a densidade do caroço do buraco negro e do Universo em seu surgimento sejam altíssimas, não seriam infinitas. Já vi, não me lembro onde, um artigo que calculava um limite físico de 10^84g/cm³ para a densidade de qualquer conteúdo do Universo.

Tenho 24 anos e sou completamente apaixonado por uma mulher que tem 46.Ela vai se separar do marido,pois não deu certo com ele.A maior parte das pessoas diz que ela é velha pra mim, mas não aceito isso,eu a amo muito. O que o senhor acha disso tudo?‎

Se vocês se amam, vá em frente e seja feliz. Não se importe com o que os outros pensem. Se, depois, não der certo, partam para outra. Sem deixarem de ter um carinho mútuo nem de curtirem a lembrança da felicidade que viveram. Um amor, mesmo que não perdure como um relacionamento, é para a vida toda. Só se um dos envolvidos realmente fizer uma grandíssima treta. Amor é algo tão bom que não pode ser desprezado sempre que apareça. Em qualquer circunstância, vale a pena. Mesmo que ela não se separasse do seu marido.

Você falou anteriormente que uma pessoa burra esforçada, mesmo com bem mais dificuldade, aprenderia qualquer coisa. Agora falou isso: "Há talentos variados para diferentes afazeres. Como também pode haver alguém que não tenha talento para nada. Isso é natural e incontornável." Como assim?‎

A pessoa pode sempre aumentar sua inteligência. Mas existe inteligência para vários aspectos. Nem sempre a pessoa consegue aumentar todos os aspectos. Normamalmente o que ela vai conseguir aumentar são os aspectos em que ela já tem uma tendência mais positiva. Às vezes, em outros, ela não consegue aprimorar. É comum haver quem seja mais inteligente no aspecto linguístico e menos no aspecto matemático. Ou vice-versa. Também há quem o seja equilibrado em todos os aspectos. Com exercícios adequados a pessoa pode conseguir um acréscimo até de um terço ou mais em seu nível de inteligência. Mas isso, em geral, vai ser desigual nos diversos aspectos. Há casos em que a pessoa possui a potencialidade para desenvolver sua inteligência em algum aspecto mas não o fez. Então ele pode vir a desabrochar, se for identificado. Para isso existem testes psicológicos.

Como seria evitar o sofrimento com o tato, caro Ernesto?‎

O tato a que me refiro não é o sentido corporal de pressão e sim o modo de reagir psicologicamente a uma questão que envolva algum conflito para que ele seja minimizado. Ou seja, não exacerbando a razão do sofrimento mas, pelo contrário, buscando consolações e maneiras o mais positivas possíveis de se encarar a questão. Buscando ver que pode haver algum lado bom mesmo nas vicissitudes. Conversando polidamente e de modo caridoso para que a pessoa possa ser reanimada em seu desalento.

O que um senhor de terceira idade faz em uma rede social habitada por crianças e adolescentes mal amadas e antissociais?

Não vejo que esta rede seja de pessoas mal amadas e antissociais não. De que você infere essa conclusão? Pelo contrário, o que vejo é que quem está aqui está se socializando pela internet e, também, amando. O que faço aqui? Ora, fui convidado, exatamente por esse tipo de pessoas, a vir para cá, para ajudar a esclarecer suas indagações, espancar suas incertezas, minorar sua falta de conhecimento. Também aproveito para expandir, e muito, meu trabalho docente, do qual fiz a razão que dá significado à minha vida. Ou seja, levo o esclarecimento onde há as trevas da ignorância. Especialmente me bato pela difusão do ateísmo e do anarquismo. Além de divulgar a ciência, a arte, a filosofia. Dou conselhos sobre o que sou solicitado e considero que possua um pouco de sabedoria para atender.

Professor Ernesto, qual é o "mal do século" na sua opinião? Para mim, é a preguiça que as pessoas tem de pensar... !‎

Realmente esse é um grande mal. Mas não acho que seja o pior. Para mim o pior é a apatia pelo que acontece de ruim e a omissão a respeito. É dizer "não tenho nada a ver como isso", ou "lavo as minhas mãos". Cada pessoa tem sempre a ver com tudo aquilo de que toma conhecimento. Não pode se omitir. Tem que agir para consertar. Mesmo que isso a prejudique.

Esse seu comentário sobre direita foi bem clichêzão e cheio de juízo de valor. É sua opinião, ok. Porém seus comentários de economia/politica destoam muito dos outros (matemática, física, educação). Talvez falte leitura nessa área. Abração‎

Não foi clichê, mas revela meu juízo de valor sim. Tenho um grande desprezo pela direita política porque sou profundamente igualitário. Minha cosmovisão é completamente oposta à cosmovisão direitista. Isso não impede que eu possa concordar pontualmente com alguma proposta da direita, do mesmo modo que minha concepção esquerdista não impede que eu discorde pontualmente de alguma proposta da esquerda. Por exemplo eu sou anti-estatizante, exceto em relação à educação e à saúde. Sou meritocrata. Sou um comunista não socialista e não marxista. Sou um anarco-comunista. Tudo isso de modo geral. Não gosto de rótulos porque se considera que se eu me declarar assim ou assado eu tenho que me adequar a tudo o que se diz que seja característico daquela posição. E eu não me enquadro. Por isso é que, inclusive, não entro para a política. Porque no Brasil não tem político sem partido e eu sou extremamente independente. Acho que muita gente de esquerda considera Marx como uma espécie de Jesus ou Maomé, de quem não se pode discordar. E eu sou, antes de tudo, um livre pensador. Por isso sou malhado por direitistas e esquerdistas. Principalmente porque entre os direitistas eu elogio a esquerda e condeno a direita e entre os esquerdistas eu elogio a direita e condeno a esquerda, nos aspectos em que acho que uma e outra têm de bom e de ruim. Não me falta leitura em filosofia política não e nem em filosofia econômica. A questão é que tenho minhas próprias ideias que não quero saber se se enquadram nas ideias de ninguém. Aliás, isso acontece a respeito de tudo comigo.

Se os animais são seres irracionais como alguns pássaros possuem, a habilidade para falar e até decorar músicas? para isto, se deve ficar repetindo, ou seja, lembrando das palavras, pensando‎

Os animais não são seres irracionais. A racionalidade é uma questão de grau. E também varia com o aspecto. Alguns são mais ou menos inteligentes neste ou naquele aspecto. A espécie humana, dentre as atuais existentes, se destaca por sua alta inteligência. Mas outras também a têm e já houve espécies tão ou quase tão inteligentes quanto a nossa, já extintas, como a neandertal.

O que a competição produz: https://www.youtube.com/watch?v=Moy3pRysP6Y‎

Acho muito bom que as pessoas se entusiasmem em participar de olimpíadas. O que não acho bom é que elas sejam competitivas. Deveriam ser apenas demonstrativas. Um espetáculo, sem vencedores e nem perdedores.

a vida é uma droga né ernesto !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!‎

De modo nenhum. A vida é uma maravilha. Trata-se de um privilégio preciosíssimo. O fato de existirmos e, ainda por cima, sermos da espécie humana é uma raridade incomensurável. É preciso que reconheçamos tal ventura e façamos bom uso dela. Mesmo que sejamos pobres e mal amados, estarmos vivos é melhor. Talvez se estivermos sendo torturados seria preferível não estarmos vivos. Mas isso não é tão comum assim.

Ser de extrema direita é uma constatação de um grave defeito de caráter? Por quê?‎

Porque não se trata apenas de uma concepção política e econômica. Trata-se de uma cosmovisão. Uma visão de que as desigualdades entre as pessoas humanas seja algo bom e desejável. De que há quem deva mandar e quem deva obedecer, quem sirva e quem seja servido, Que as diferenças naturais impliquem aceitavelmente em diferenças sociais, econômicas, de direitos e de deveres. Que o capital deva ser possuído apenas por uma pequena parcela da população e que a grande massa deva só vender o seu trabalho mental ou muscular pelo preço que os detentores do capital quiserem. Isso é uma concepção reveladora de um caráter mesquinho e malsão.

É possível ganhar dinheiro dando aulas no começo do curso de física? Não é preciso licenciatura?‎

Se já se estiver fazendo o curso e não houver licenciado pretendendo a vaga, o estudante pode lecionar para a Educação Básica, com autorização da Superintendência de Ensino. E pode lecionar para cursos livres, como os de pré-vestibular e pré-Enem. Desde que seja bom de serviço.

A energia do universo é infinita?‎

Pode ser, se ele for infinito, como se pensa que seja. Mas pode ser nula, como também se pensa que possa ser. Richard Panek defende essa proposição. Do mesmo modo que a carga elétrica total do Universo é nula, o momento linear total também e o momento angular total também.

pq vc é sério?

Trata-se do meu temperamento. É uma característica idiossincrática. Mas eu sou alegre. Só não sou brincalhão. Sempre fui assim. Quem sabe não é por causa do meu nome? (procure por "ernst" em um dicionário de alemão)

ernesto, Inteligência realmente se aprende ou é mentira? qual sua Opinião?‎

Não se aprende, se aprimora. É preciso haver um patamar inicial a ser desenvolvido. Esse desenvolvimento pode ser, até, bem razoável, digamos de 30% a 50%. Não mais do que isso. E nem consegue fazer milagre. Mesmo assim é muito bom se dedicar aos exercícios neuróbicos que provocam esse aprimoramento. Procure por isso na internet. Recomendo o site do C. P. Simões.

Imagine alguém próximo de você te dizendo que você é a luz da vida dela. Como reagiria?‎

Ficaria imensamente feliz, pois isso é uma imensa demonstração de admiração e apreço. Também tomado por grande responsabilidade, não só para não desapontar a pessoa, como também para não passar para ela a ideia de que essa iluminação também se consubstanciasse em algum tipo de retribuição amorosa, por exemplo. Uma coisa é ser uma espécie de guru, outra é ser um amado e um amante. Mas há quem confunda as situações. Então, a não retribuição amorosa pode levar a pessoa a um sofrimento que precisa ser evitado com muito tato.

Professor, existe lado de fora do Universo Observável. Tal universo é como se fosse uma bolha no universo infinito?‎

Sim. Universo Observável é só a parte do Universo que se pode observar daqui, hoje. Para cada lugar e cada momento do Universo há um Universo Observável diferente. Mesmo que o Universo não seja infinito, ele não tem uma fronteira. Mas o Universo Observável tem. E há mais Universo além do observável, quer o Universo seja finito ou infinito. O curioso é que pode ser que, sendo finito o Universo, o Universo Observável pode ser maior do que o Universo. Nesse caso a luz da fronteira do Universo Observável daria mais de uma volta no Universo até nos atingir.

Ter um diploma universitário é um requisito para ser bem sucedido ?‎

De modo nenhum. Mas, o que significa ser "bem sucedido"? Para mim significa levar uma vida feliz. E isso não depende, absolutamente, de se ter diploma superior. Há quem ache que ser "bem sucedido" signifique ter bons rendimentos. Mesmo assim um diploma superior não é condição necessária. Pode-se muito bem ter ótimos rendimentos como negociante, fazendeiro, vendedor, artista, artesão, e muitas ocupações técnicas que não exigem nível superior. Sem ser empregado de patrão nenhum. Mas, como empregado, também há muitas ocupações de bom salário que não exigem nível superior. Claro que um curso superior pode ser uma porta de acesso a melhores ocupações em termos de renda, seja própria, seja salário. Mas isso também depende da competência da pessoa e não só do diploma. Advogados medíocres auferem menos rendimentos do que padeiros de grande valor.

Você é contra a proibição de qualquer droga, mas desaconselha o uso de qualquer uma também, certo?‎

Exatamente! Do mesmo modo que desaconselho o suicídio mas acho que seja um direito de todo mundo suicidar, se quiser.

Olá, sou um grande fã seu. O que VC acha da concepção de Descartes, no seu livro Discurso do Método, a respeito da possibilidade de se provar a existência de Deus através do conceito que 'naturalmente' temos sobre eternidade e alma?‎

Não procede. Não temos nenhum conceito "natural" sobre alma e sua eternidade. Isso é colocado na cabeça das pessoas pelas outras pessoas. Se alguém for criado, desde que nasça, sem que ninguém diga nada a ele sobre alma e sobre eternidade ele não achará que isso existe.

Professor segundo a bíblia, o hossexualismo é uma abominação a deus mais não foi o homem que escreveu a bíblia?

Sim, as pessoas que escreveram o trecho da Bíblia em que isso é dito consideravam que todos deveriam achar que o homossexualismo (ou a homessexualidade) fosse uma abominação e que devessem pensar que isso seria a ideia de Deus. Assim é que foi escrito tudo o que a Bíblia diz. Certamente, mesmo que Deus existisse, não seria possível saber qual a sua opinião a respeito do que quer que seja. Então, todos os livros religiosos, de qualquer religião, dizem o que as pessoas que os escreveram consideravam que devesse ser a opinião de Deus. Como há opiniões divergentes sobre vários assuntos, é claro que não se pode dizer que eles apresentam a opinião de Deus. A menos que se possa identificar qual deles assim o seria. Mas, que critério usar para fazer a seleção? A fé, certamente, não vale, pois em relação a todas as ditas "escrituras sagradas", há pessoas que têm fé verdadeira. Como a verdade tem que ser única, não se pode usar a fé como critério de verdade, pois então haveria verdades conflitantes.

Utilizo um livro de exercícios para vestibulares militares, mas relacionado aos fundamentos básicos da matemática. Nos primeiros capítulos, vi vários erros de revisão; como sinais trocados nos expoentes das propriedades de potenciação. Isso é normal nos livros de matemática brasileiros?‎

Depende da editora. Há as mais e as menos rigorosas. Os livros mais bem escritos e revisados serão mais caros. Mas compensa, inclusive pela qualidade gráfica. Eu recomendo livros da Pearson, da Artmed, da Bookman, da Edgard Blücher, da Martins Fontes. Não estou inteirado da qualidade de livros do Ensino Médio em geral. Penso que a Saraiva, a Moderna, a Scipione e a Atual sejam boas editoras. Sugiro você estudar matemática pelos livros denominados de "Pré-Cálculo", para nível superior mesmo. Veja isto:
https://www.google.com.br/search?q=Pr%C3%A9-c%C3%A1lculo&espv=2&biw=1600&bih=775&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=WpwvVePVLYWkgwSSoICYAQ&ved=0CDAQsAQ
(não clique, copie e cole na barra do navegador)

Eu entendo que não é qualquer um que consegue se tornar um Michelangelo ou um Picasso, mas... Qualquer pessoa consegue aprender a pintar "relativamente bem"?‎

Também não. Há talentos variados para diferentes afazeres. Como também pode haver alguém que não tenha talento para nada. Isso é natural e incontornável. O que se pode é treinar pessoas a realizar tarefas mesmo sem talento. Mas não sairão bem feitas. Assim é a realidade do mundo. A sociedade precisa é de minimizar a crueldade da natureza possibilitando que todos, mesmo os sem talento, possam viver dignamente e, digo mais, até confortavelmente. Há um mínimo que é preciso ser garantido para todos. No caso dos preguiçosos, uma vez eliminada as causas endócrinas ou neurológicas, que requerem tratamento terapêutico, se for senvergonhice mesmo, é preciso que a sociedade coloque medidas punitivas e coibitivas, como a restrição à fruição de algumas benesses, para que eles se emendem, uma vez que a preguiça é inadmissível em uma sociedade bem estruturada.

Eu também acho a meritocracia importante mas as vezes pode ser desigual,até porque muitos não nascem com uma inteligencia avançada para chegar longe enquanto outros nascem super inteligentes e acabam ganhando bem mais que aqueles,neste caso não é questão de querer e sim de nascer assim,o q acha ?‎

Acho que a sociedade tem que dar a todos as mesmas oportunidades e os mesmos direitos. O aproveitamento delas vai depender de fatores pessoais. Dentre eles a inteligência, a dedicação, o esforço, a determinação, o trabalho. Quem não tiver essas condições e as usar para aproveitar as oportunidades não as conquistará. Grande parte da inteligência é inata. Alguém pode ser preguiçoso por questões endócrinas. Essas diferenças são naturais, mas podem ser diminuídas, dedicando-se a isso. Todavia a sociedade não pode igualar todos em um mesmo nível de competência se, de fato, as pessoas não os atingem. Então, na seleção para exercer as tarefas mais exigentes e que, em decorrência, são mais bem remuneradas, há que se aplicar o critério do mérito, que engloba tudo, desde a inteligência à diligência. Isso é para o bem da própria sociedade. Quem gostaria de ser tratado por um médico incompetente? Todavia, a sociedade precisa prover toda pessoa de um meio de vida razoável e decente e não pode admitir diferenças muito pronunciadas de renda (enquanto houver dinheiro no mundo). Mas não pode igualar a todos. A igualdade é fundamental, mas de oportunidades e de direitos.

Vai postar um livro com suas poesias antes de morrer

Já estão postadas na internet para quem quiser ler, de graça.

O que acha de mudar de cidade e começar a morar sozinha por causa de Faculdade? É muito difícil se sustentar sozinha?

Acho bom, mas é muito difícil viver sem o apoio da família por perto. Realmente difícil. No entanto é uma boa escola de vida. Minha enteada mudou-se para São Paulo para fazer mestrado na USP e consegui trabalho por lá. Mas foi um sufoco. Meus filhos estudaram aqui em Viçosa mesmo e só saíram daqui já formados e empregados em bons empregos. Outra enteada fez mestrado aqui mesmo e depois foi aprovada em concurso e mudou-se para trabalhar. Mas já com o sustento garantido. A terceira casou e foi acompanhar o marido que foi trabalhar na Bahia. Então também conseguiu trabalho como veterinária que é. De qualquer modo é bom se cercar de alguém de confiança para o caso de alguma dificuldade, como uma doença. Mas vale a pena. Se amadurece muito. Ajuda muito ter um namorado. Mas não é por isso que se tem que arranjar um.

"Como fui um religioso convicto, sei que muitos que o são, são-o com sinceridade e não os recrimino nem os desdenho. Apenas lamento seu equívoco e busco esclarecê-los." Gostei. Porque nem todos os ateus possuem esse respeito e esse teu pensamento.‎

Obrigado pela apreciação. Realmente conheço e possuo amigos que são religiosos e são pessoas de bem, honestas, sinceras, valorosas, dignas. Jamais iria execrar sua crença, mesmo considerando que seja equivocada. E quando afirmo minha descrença em Deus, sempre o faço de forma educada e não ofensiva aos que creem. O que não posso admitir são aqueles que se locupletam da crença do povo, como muitos pastores neo-pentecostais. Também não gosto do fausto da Igreja Católica, com seus palácios episcopais e todo o luxo que cerca seus mandatários. Claro que eu admiro a beleza das grandes catedrais e dos templos das demais religiões. Eles têm que ser preservados como patrimônio cultural da humanidade. Mas eu acho que foi um sacrifício do povo mal aplicado. Quanto sofrimento por causa dos impostos extorsivos que foram aplicados para se ter o dinheiro de suas construções... Mesmo no caso de dinheiro doado, essas doações poderiam ter destino mais proveitoso do que a construção de templos religiosos. Refiro-me a escolas, hospitais, bibliotecas, teatros, museus, parques e obras do tipo.

http://ask.fm/MiriadeGC/answer/125874461023 Eu concordo. Tu concordas? ~ Bom dia!‎

Pode ser que algumas pessoas não mudem mas apenas se revistam de uma máscara e uma capa para representar uma nova pessoa que, de fato, por baixo, elas não sejam. Então essa mudança é uma representação que, em situações críticas, foge do controle e a pessoa se revela como, de fato, é. Todavia há casos de mudanças reais, sejam súbitas, sejam progressivas. Eu mesmo sou um exemplo disso. Na adolescência e na juventude eu fui uma pessoa extremamente mística e completamente crente na existência de Deus, em uma alma imortal, no céu e do inferno, na divindade de Jesus e tudo o que a Igreja Católica pregava. Inclusive no plano político e material. Eu era um conservador, um "ultramontano", um católico da linha tradicional, das missas em latim. Eu assistia missa e comungava todo dia, bem como rezava o rosário meditado todo dia. Eu queria ser santo de verdade. Fui congregado mariano e militante da TFP (Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade). No entanto, no intervalo de cinco anos, dos 19 aos 24 anos, eu me transformei em um ateu convicto e em um anarco-comunista. Mas não por revolta contra a TFP e sim por estudo e reflexão gradativas. Mas eu mantive minha postura ética, meus ideais de virtude, de querer consertar o mundo. Só que, agora, com outra visão e outro fim em vista. Como fui um religioso convicto, sei que muitos que o são, são-o com sinceridade e não os recrimino nem os desdenho. Apenas lamento seu equívoco e busco esclarecê-los.

Professor, porque você não da algumas aulas de física no período de férias? Sobre qualquer assunto, cosmologia por exemplo. Tipo um minicurso. Tenho certeza que muitos alunos de graduação se interessariam. Hoje em dia falta professores motivadores como você. Continua..‎

Ja tive uma aula com você no anglo que era pra substituir um professor que faltou. Era pra ser uma aula tediante sobre notação cientifica e acabou sendo uma das melhores aulas que ja tive, mostrou varias aplicações, falou até do codigo binário, funcionamento de toca disco(se não me engano). Uma aula extremamente motivadora e encantadora pra quem aprecia fisica. Parabens!
Em verdade tenho vontade mesmo de dar uns cursos extras de cosmologia ou outros assuntos. Gosto muito de lecionar e dar palestras. Mesmo ao longo do ano letivo. Já dei alguns, como de computação algébrica pelo programa Derive e de uso da calculadora HP-48. Também já dei cursos de Corel Draw e Excel avançados. Gostaria de dar de relatividade e física quântica para não físicos. Como de cosmologia e astrofísica. Gostaria de ser um tipo como o Neil deGrasse Tyson, ou o Marcelo Gleiser. Ou mesmo o Carl Sagan. Com uma diversidade maior de assuntos.

"Esse é o problema das pessoas que são sinceras: acham que todo mundo também é." Você é sincero(a)? Achas que isto pode ser considerado uma qualidade ou um defeito? Por quê?‎

Eu realmente considero que todo mundo seja sincero até prova em contrário. Eu confio nas outras pessoas e acho que isso seja uma qualidade e não um defeito. Prefiro ser enganado do que enganar, prefiro levar prejuízo do que causar prejuízo. Porque se o mundo fosse todo assim, seria muito melhor para todos, pois ninguém precisaria ficar sobressaltado e desconfiando de ninguém. Então eu ajo como eu gostaria que o mundo fosse porque assim eu estou colaborando para que ele se torne desse jeito. Mesmo que isso me prejudique.

Por que você não se enquadra na política de direita?‎

Porque a direita considera que as desigualdades são justas e, até, desejáveis. Porque a direita é competitiva e não colaborativa. Porque a direita não é solidária. Porque a direita é gananciosa e não desprendida. Porque a direita quer vencer derrotando os outros. Porque a direita quer manter a dicotomia entre o capital e o trabalho. Ela não quer que os trabalhadores sejam capitalistas e nem que os capitalistas sejam trabalhadores. Note que, mesmo não sendo de direita, não sou estatizante, não preconizo nenhum governo ditatorial, mesmo em nome do povo. Sou totalmente democrático, enquanto houver governo no mundo. A direita é conservadora e tradicionalista e eu sou progressista e vanguardista. A direita é nacionalista e eu sou globalista. A direita prega uma moralidade rígida e eu sou liberal. A direita é convencional e eu não. A direita é religiosa e eu sou científico. A direita prega a sobrevivência dos mais fortes e eu o auxílio mútuo. A direita é belicosa e eu sou pacifista. A direita é mais moralista e eu sou mais ético. Todavia também discordo de alguns pontos defendidos pela esquerda. Por exemplo sou a favor da meritocracia, sou contra a estatização (exceto da educação e da saúde), sou contra qualquer restrição às liberdades.

É preciso conhecer o ódio para conhecer o amor? É preciso conhecer o mal para saber o que é o bem (ou vice-versa)?‎

De modo nenhum. Pode-se perfeitamente só conhecer o amor e o bem sem conhecer o ódio e o mal. E isso é mais comum do que se pensa. Geralmente as crianças só vão conhecer o mal e o ódio quando já são mais crescidas. Uma pessoa pode passar a vida toda sem nunca ter sido odiada por ninguém e, até, sem ter visto alguém odiar a alguém. Claro que isso é raro. Nem por isso, contudo, a pessoa não vai saber o que seja o amor. Da mesma forma que não se precisa experimentar a maldade para saber o que seja bondade.

O que pensa sobre os livros de auto-ajuda?‎

Depende. A maioria é pura bobeira. Alguns, contudo, são bem fundamentados. Como saber? Só lendo. Quando eles não são bons eles só contam casos e passam conselhos mas não descrevem as pesquisas que levaram à conclusão que proclamam. E nem têm referência aos artigos de revistas científicas conceituadas em que as pesquisas foram publicadas originalmente.

http://ask.fm/wolfedler/answer/126134503453 quando voce diz "fazer sexo uns com os outros" esta sugerindo incesto? Tu fala muito em liberdade, mas quero ver se tu ia continuar com essa postura se chegando em casa do trabalho, encontrasse sua mulher transando com 2 "garotao" na sua propria cama‎

Uma vez que isso seja colocado como algo aceito no consenso das pessoas que mantenham um relacionamento, não vejo o menor problema, mesmo sendo com minha mulher. Não acho que eu seja proprietário dela e usuário exclusivo do seu corpo e de sua mente, bem como de tudo que ela possua. Seu corpo e sua mente são dela. Ela faz o uso que quiser deles. E eu não vou deixar de respeitá-la e nem de amá-la porque ela escolha ter outros relacionamentos amorosos ou sexuais. É o mesmo que ter vários amigos. Não vejo diferença. Não acho que exista nenhuma posse nos relacionamentos gâmicos, nem nos românticos nem nos puramente sexuais. De todas as partes envolvidas.

Sou muito fã da história de Hitler, acho incrível! claro isso não quer dizer que concorde com as atitudes dele, mas não posso deixar de expressar a admiração que tenho pela sua história. E o senhor, o que acha sobre Hitler?

Não tenho admiração nenhuma. Acho um facínora ignóbil. Uma vergonha para a espécie humana. Melhor seria se não tivesse nascido. A haver inferno ele está no nível mais profundo.

Você concorda com o preconceito?‎

Em absoluto! De modo nenhum! Nenhum preconceito. Para mim eles são abomináveis. Quem os possui é uma pessoa abjeta.

Inspirador, não? https://www.youtube.com/watch?v=q5eErFC81Q8‎

Sem a menor dúvida. Somos todos poeira de estrelas. Mas, para mim, o fato mais admirável do Universo é a capacidade do acaso de promover o surgimento de tudo o que existe da forma como existe, ao longo da evolução cósmica e biológica.

O que faz o senhor não gostar de uma pessoa? o que acha do ódio?‎

Nunca experimentei sentir ódio por ninguém. Posso não gostar de alguém se a pessoa for cruel, injusta, desonesta, mentirosa, trapaceira, vulgar, sonsa, fingida, soberba, pernóstica, malvada, maldosa, convencida, sebosa, e coisas do tipo. Mas não teria ódio dela por isso. Se alguém me aprontar uma maldade vou ficar com raiva uns tempos, mas não vou sentir ódio. Não me vejo capaz disso. Nem consigo conceber que alguém seja capaz de odiar.

Você concorda com o conceito de liberdade= razão+vontade (segundo o catecismo da igreja católica) e de que não há liberdade sem razão e também não há liberdade sem vontade?

Certamente que concordo. A liberdade só existe se se souber que se pode ser livre, se se souber o que a tolhe, se se refletir sobre a condição em que se está. Sem isso não há consciência de que se esteja livre ou não. E, daí, não se tem a liberdade como algo pessoal, mas apenas físico. Por outro lado, uma razão sem vontade também não caracteriza a liberdade como qualidade da pessoa. É preciso querer ser livre para que se seja verdadeiramente livre. Na escala crescente de desejar, querer, decidir e agir. Agir no sentido de alcançar a liberdade. Se ela não existe a priori, há que se conquistá-la e, para tal, há que se ter vontade. Mas a liberdade não é concedida por outrem, nem sequer por Deus. Ela é tomada, quando se não a tem.

Você tem interesse pela filosofia da matemática e pela filosofia da física? Qual o seu nível de conhecimento nessas áreas?‎

Tanto por uma quanto pela outra. Tenho noções básicas de ambas. Mas não um conhecimento aprofundado e detalhado. Todavia estou sempre lendo a respeito.

Mal conhecemos nossos mares... Não acha muito... adiantado dizer que não existe nada fora do universo não? Eu sei o conceito de universo. Mas... Qual a possibilidade de a ver algo fora dele?‎

Não é uma questão de ainda não se saber e sim uma questão de definição. Por definição o Universo é o conjunto de tudo o que existe. Portanto, qualquer coisa que existe faz parte do Universo. Logo não existe nada fora do Universo. Nem espaço vazio. O Universo não tem paredes. Ou ele é infinito ou, se não for, será fechado sobre si mesmo em três dimensões do mesmo modo que uma superfície esférica ou oval é fechada e finita, mas não tem fronteiras em suas duas dimensões. Ou seja, se se mover sobre ela para qualquer lado, jamais se achará uma barreira que impeça de se mover além. Só não se pode é sair das duas dimensões, para fora ou para dentro. Agora é só considerar isso acontecendo em três dimensões.

O que acha do movimento "O Sul é o meu país"?‎

Já falei várias vezes que acho bom que o Brasil se fragmente em vários países. Não só o Brasil mas todos os países grandes. Mesmo alguns pequenos que possuam regiões com características próprias distintas do resto, como a Catalunha, o País Basco, o País de Gales, a Escócia, a Irlanda do Norte, vários estados de Rússia, várias províncias da China, muitos grupos de estados dos Estados Unidos e assim por diante.

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Você é uma pessoa transparente em relação aos seus sentimentos? Acha isso bom?‎

Sim e acho isso muito bom. Todo mundo teria que ser inteiramente franco sobre seus afetos. Diz que gosta de quem gosta e diz que não gosta de quem não gosta. Se está triste não finge que não está e se está alegre, extravasa a alegria. Assim é que o mundo teria que ser. E todo mundo também teria que aprender a não se melindrar quando alguém lhe diz que não gosta dele. Se não gosta, não gosta. Ninguém tem obrigação de gostar de quem quer que seja, por razão nenhuma. Nem de fingir que gosta se não gosta. Sou a favor da franqueza educada em toda e qualquer situação. Isso é que é assertividade, que eu considero uma virtude de grande valor. Nunca fingir ser o que não é nem não ser o que é. Seja o que for. Fingir é uma grandíssima falha de caráter.

Comente: "A felicidade nasce da infelicidade, a infelicidade está escondida no seio da felicidade." Lao Tzu‎

Nada disso. Pelo contrário. A infelicidade traz é mais infelicidade enquanto a felicidade gera mais felicidade.

Por que as universidades públicas tem muito dinheiro para sua manutenção e as escolas públicas não?‎

Porque as escolas públicas são mantidas pelos estados e municípios e as universidades pelo governo federal. Os estados e municípios não dão prioridade à educação porque, se fossem dar, não sobraria dinheiro para as obras públicas, já que sua receita costuma ser insuficiente para as despesas. A solução é, por um lado, aumentar os impostos e, por outro lado, combater com extremo rigor a sonegação. Estou dizendo extremo mesmo. Penas duríssimas. Décadas de prisão. Confisco de bens. Perda de cidadania. Tudo isso. Aumentar os impostos é algo bom, se, de fato, os impostos forem usados para o bem comum. Aliás, os impostos são um excelente meio de distribuição de renda indireta. Com altos impostos se poderia abolir o sistema privado tanto de educação quanto de saúde, o que seria ótimo. Quem tem alta renda paga proporcionalmente mais impostos para que os benefícios sejam aplicados a todos, independentemente da renda. Isso é cumpri a máxima de Karl Marx: "De cada um segundo a sua capacidade, a cada um segundo a sua necessidade". Isso é a essência do comunismo e o ideal a ser buscado para a sociedade.

Por que geralmente as universidades publicas são melhores que as particulares e as escolas particulares são melhores que as públicas?‎

Porque as Universidades públicas pagam bem a seus professores, contratam-nos em dedicação exclusiva e exigem alto desempenho deles em ensino, pesquisa e extensão. E porque elas também têm muito dinheiro para sua manutenção. As escolas públicas de nível fundamental e médio, pelo contrário, vivem na miséria e seus professores são mal pagos e não têm dedicação exclusiva. Exceto as militares e os colégios de aplicação das universidades públicas. No nível fundamental e médio, as particulares é que pagam melhor aos professores e têm mais dinheiro para sua manutenção, pelo que cobram dos alunos. Daí sua melhor qualidade. Outro fator é que, ao contrário do MEC, que controla as universidades federais, as secretarias de ensino estaduais e municipais não são muito exigentes em termos de qualidade do ensino. Elas se preocupam mais em não ter muita reprovação, mesmo que os aprovados não saibam quase nada. Isso está começando a surgir nas universidades públicas e é preciso que os professores façam uma resistência muito grande para não afrouxar a exigência, mesmo com alta reprovação. Senão será um descalabro e o Brasil vai para o brejo.

As vezes acho que é ilógico tanto ser teísta quanto ser ateísta. Para mim sao dois extremos. São meio que dois grupo de pessoas bosejando suas "certeza" quando as mesmas são inalcançáveis. Essa questão tem o ceticismo dentro dela como resposta. É uma questão cetica.‎

Quem tem essas certezas são os gnósticos. Por outro lado os agnósticos consideram que não seja nunca possível se saber se Deus existe ou não. Não sou nem um nem outro. Sou um ateu cético, isto é, uma pessoa que considera que seja possível se provar se existe ou não Deus, mas que isso ainda não foi obtido. Enquanto isso, duvido, mas escolho considerar que não exista, pois acho que os indícios são nesse sentido. Mas não tenho certeza, como os ateus dogmáticos.

Que profissão você acha ótima, mas que não conseguiria seguir?‎

Gostaria muito de ser um explorador de regiões inóspitas e selvagens. Como um repórter da National Geografic Magasine. Que fosse no Himalaia, nas florestas mais impenetráveis da África e da América do Sul. Na Antártida. Nos lugares mais inacessíveis do mundo. Mas não tenho saúde para isso.

Professor, fiquei curioso quando você disse que o Deísmo é falso, por que acha isso? Eu acho o Deísmo uma postura filosófica mais lógica que o Ateísmo, pela complexidade do Universo, dos organismos e da natureza.‎

É falso porque considera que exista alguma entidade extrínseca ao Universo que o tenha produzido por um ato voluntário, sem ter nada a partir do qual o fazer. A questão não é não ter algo de que o Universo teria provido. Isso não existiu seja qual for a concepção que se tenha a respeito de seu surgimento. A questão é que, se houvesse um Deus que fez o Universo, havia algo antes do Universo e como o Universo é o conjunto de tudo o que existe, isso seria Universo, o que é uma contradição. Portanto não é possível que tenha havido algo que agiu para que o Universo tenha surgido a partir de nada. Ele surgiu a partir de nada sem causa nenhuma. Não há outra opção aceitável. Supor esse criador é um absurdo. Considerar que, além de criador, tal entidade também seria um provedor é um absurdo maior ainda. Mas a rejeição do absurdo maior não significa o aceite do absurdo menor.

Olá. Gostaria de saber o que você acha do curso de Comunicação Social/ Jornalismo? acha que ainda é uma profissão difícil de ser valorizada? e que falta vagas nessa área?‎

Esta é uma área da qual não tenho informações. Acho que jornalismo é muito interessante. Eu mesmo gostaria de ser repórter fotográfico da National Geografic Magasine. Mas eu não acho que seja preciso ter diploma de jornalista para ser jornalista. Como não é preciso ter diploma de físico para ser físico nem de matemático para ser matemático. Isso é bobeira. Só no caso de profissões com responsabilidade civil, como medicina é que o diploma tem que ser requerido. Mas até poderia não ser, se houvesse um exame muito rigoroso para aferir o conhecimento de quem o tenha obtido autodidaticamente. Mesmo para o magistério. Conheço muitos engenheiros que são professores de física e de matemática do Ensino Médio muito melhores do que licenciados. Inclusive em didática. Não gosto de reserva de mercado. O que tem que valer é a capacidade, o talento, o conhecimento, a dedicação, a diligência e não um diploma formal.

Professor, para atingir uma proposta anarquista, devemos abdicar ou expandir o conceito de "família"?

Expandir, certamente. Família é algo muito bom para que a pessoa tenha um apoio na vida. Mas não precisa ser só pai, mãe e filhos. Podem ser mais de um pai e mais de uma mãe e os filhos de todos eles. E pode ser algo dinâmico ao longo do tempo. Podem coabitar um só lar ou mais de um. É bom que a família (digo a nuclear, que trabalha junto para o sustento comum) possa incluir, também, tios e primos, avós e netos. Sem individualismos. Uma coletividade labutando para levar a vida, para fruir o prazer da companhia recíproca, para se apoiarem nas vicissitudes, para se amarem, para fazer sexo uns com os outros (não com as crianças, certamente). Isso não é libertinagem nem prevaricação. É amor sincero, respeitoso, dedicado. Mas não necessariamente exclusivista. Essa família ampliada é muito mais benéfica para a felicidade global do que a família exclusivamente monogâmica que se considera como a única aceitável atualmente.

Mas professor, a psicologia envolve uma complexidade enorme, tal como a medicina. Não acha que seria mais cabível que médicos e psicólogos trabalhassem juntos em sintonia?‎

Psicologia é complexa sim. Mas é uma ciência biológica a respeito do comportamento humano e o ser humano é o seu corpo, do qual a mente faz parte como uma ocorrência do cérebro. Não dá para entender de psicologia sem entender de anatomia e fisiologia do corpo todo, especialmente do sistema nervoso e endócrino. Não existe mente sem corpo. A mente é uma função do corpo, como a digestão e a circulação. Os fenômenos psíquicos são biológicos. Psicólogos têm que ser biocientistas.

Você já foi cristão certo? Até que ponto de sua vida? Já participou de outras religiões?

Fui católico desde que passei a entender do que se tratava, isto é, desde uns cinco anos de idade até que concluí que nenhum fé tem o menor cabimento, o que ocorreu entre meus 19 e 24 anos. Nunca foi adepto de nenhuma outra religião ou crença religiosa. No tempo em que fui católico eu era fiel e piedoso, muito compenetrado em meu empenho em ser santo.

"A natureza pode até ser bela, mas o que ela tem de beleza tem também de crueldade." Concorda?‎

Sim. Há beleza e há feiura, há bondade e há maldade na natureza. Ela, absolutamente, não é perfeita. Todavia somos parte dela e precisamos nos harmonizar com ela para não só sobrevivermos, mas levarmos a vida de modo aprazível. Precisamos conhecê-la cada vez mais para podermos agir sobre ela e evitarmos suas crueldades, bem como fazê-la benigna para nós.

Você também acha um absurdo o preço de faculdade de medicina?Para fazer medicina, ou tem que se matar de estudar ou tem que ser rico? É verdade que vestibular de medicina é muito difícil?

Nas universidades públicas, como são de graça e o ensino é bem melhor, a procura é muito alta, o que exige um alto desempenho nas avaliações de ingresso. Não há como evitar isso. Se quiser entrar, tem que ser bom em conhecimentos mesmo. Geralmente isso se dá com quem, em toda a vida escolar, foi sempre um dos melhores alunos da turma. É possível recuperar no último ano, estudando feito um desgraçado. Mas, nem sempre resolve. A alternativa são as particulares, em que o ingresso é mais fácil e, inclusive, o próprio curso é menos exigente. Mas, em compensação, cobram muito caro. Isso é o resultado da lei da oferta e da procura. Os donos aproveitam a grande demanda para cobrar mais. Para mim o ideal é que todo o sistema educacional fosse governamental. Mas acho que deveria cobrar. Só que um valor razoável. E com um nível de qualidade alto. Então todo mundo poderia estudar sem muita despesa. Por outro lado, também acho que o exercício da medicina teria que ser apenas governamental. Isto é, o Ministério da Saúde ser uma espécie de exército em que os médicos seriam os oficiais e os hospitais os quartéis. Então os médicos teriam um salário bom, mas não exagerado. Como de um militar. E seriam designados para servir onde fosse preciso. Para a população a medicina seria inteiramente de graça, não importa o procedimento. Os planos privados de saúde seriam fechados. Todo mundo, seja rico ou seja pobre, só teria o serviço médico público para se valer. E os médicos não ganhariam por consulta ou por cirurgia e sim o seu salário para fazer o que fosse preciso. Isso, de certa forma, contraria meus princípios anarquistas e anti-estatizantes. Mas eu acho que educação e saúde, até que o mundo se torne anárquico, têm que ser atividades oferecidas exclusivamente pelos governos.

Qual o papel da religião na filosofia?‎

Teoricamente, nenhum. A Filosofia não depende em nada da Religião. Historicamente, contudo, a Religião teve uma grande influência na Filosofia, pois grandes filósofos o foram porque buscavam uma confirmação racional para sua fé religiosa. Foi o caso de Tomás de Aquino. Alguns, como Duns Scoto e William of Ockham, viram que essa confirmação não existe. Enquanto isso, fizeram muita filosofia. Outros se debruçaram sobre a Filosofia, justamente, para contestar as religiões.

Acerto

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails