segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Quais são as tuas lojas favoritas?

Livrarias, bancas de revistas. Lojas de discos, vídeos, partituras, gravuras. Galerias de quadros e de arte. Lojas de computadores, de equipamento fotográfico, de som, de vídeo e de instrumentos musicais. Lojas de ferramentas. Não ligo para roupas, sapatos, moda em geral. Nem para decoração e utensílios domésticos. Muito menos para automóveis ou motocicletas.

Te admiro muito, sou aluna de Geografia na Federal de Goias, qual conselho me daria? Tenho um demasiado medo de não ser uma boa profissional. Boa noite :)‎

Se você é fissurada em Geografia e é daquelas que "mete a cara" pra valer para estudar e aprender o máximo que puder de Geografia, sem a menor preguiça, então você será uma boa profissional. É fácil saber que não vai ser um bom profissional. É a pessoa que fica buscando o mínimo necessário para estudar só o que vai cair na prova. O bom profissional quer saber o máximo possível, não interessa se vai cair ou não na prova. Ele quer é saber e saber muito. Quem tem medo de trabalho, que só pensa no descanço, que não enfrenta dificuldades, que acha tudo difícil, esse será um mau profissional, com certeza. O conselho é esse: Não tenha receio nem preguiça. Estude e aprenda o mais que puder e não só o que é exigido. Busque muitos livros diferentes para ter visões alternativas. É bom confundir a cuca. E principalmente: vibre e frua o máximo prazer em aprender. Quem estuda por obrigação não vai ser bom em nada. Tem que estudar por gosto. Se não gosta, vá fazer outra coisa, pois não dá para o assunto.

Por que as ondas de rádio tem menos frequência e atravessam paredes de concreto, enquanto ondas de luz visível com mais frequência que as de rádio não atravessam? Perguntei pra minha professora de Física e ela não soube me responder, to ficando louco com essa duvida rs‎

Depende. A luz visível atravessa meios tranparentes e não atravessa opacos. Mas a opacidade ou transparência é uma propriedade dos meios que varia com a frequência da radiação que pretende atravessá-lo. Uma parede é opaca para a luz visível e transparente para as ondas de rádio. O que determina isso? A estrutura das ligações químicas. São elas que possuem níveis de energia capazes de absorver ou não a energia da onda incidente e permitir a sua propagação, ou então, absorvê-las. Meios opacos para uma dada frequência são aqueles para os quais a energia dos fótons dessa frequência se encaixa no valor capaz de ser absorvido, enquanto os fótons das outras frequências passam direto. Raios X atravessam quase tudo. Mas sempre há alguma absorção, de modo que um meio transparente, se muito espesso, não fica mais. A água é transparente, mas você não vê o fundo do oceano.

O Que é a Realidade Realmente ?

Campo. Tudo é campo. É a entidade fundamental do Universo. Matéria e radiação são quantizações de campos. O espaço é o continente do campo. Sua curvatura é feita pela presença do campo. O tempo advém das alterações no estado do campo. As estruturas são estruturas de quantizações de campos e de campo não quantizado. As ocorrências são as que se dão com os campos. Antes do Big Bang, quando surgiu, o Universo era só campo, sem quantizações. No Big Rip, o Universo voltará a ser só campo. Todos os atributos de tudo o que há, como energia, carga, spin, momentum e o resto, são atributos de campo, quantizado ou não.

Professor o que o senhor acha,de uma pessoa que bota a sua amiga em primeiro lugar sempre faz de tudo pra ela,e ela nao pode fazer nada pra ti sempre com desculpas,e quando arruma um namorado te larga de mao,e fica te chingando e se aparecendo na frente dele,Oq o senhor acha de uma epssoa assim?‎

Que não merece a sua amizade. Larga dela e viva a sua própria vida. Arranje o seu namorado. Mas não seja mesquinha e a fique azucrinando. Esquece. Faça outras amizades e deixe de servi-la.

pois por isso mesmo,você não pode supor que uma coisa não existe,sem ao menos experimenta-la, então experimente ter um encontro com Deus, confesso que você não se arrependerá,ele te fará um novo homem,fará de você uma pessoa feliz,até nos dias difíceis,tenha um encontro com Deus.Assim, terminará...‎

Se você me disser como é que eu posso ter esse encontro eu, realmente, gostaria de ter. No tempo em que eu era católico, sempre tentei, em pensamento, me comunicar com Deus, mas nunca recebi nenhuma resposta. Até que concluí que era porque não existia Deus nenhum.

Ah sim, Por 'evolução direcionada' quero dizer as tendências por se selecionar certo tipo de características devido a pressões ambientais. Por exemplo, sabe-se que a evolução humana foi direcionada no sentido de gerar cérebros maiores etc.‎

Se você concebe "evolução direcionada", como isso, é exatamente o que aconteceu com a evolução pela "seleção natural" ao longo de toda a vida na Terra. No meu entendimento, "direcionada", significa "planejada" e isso a evolução nunca foi. O surgimento de cérebros maiores foi fortuíto, mas ficou porque se revelou mais eficaz para a sobrevivência. Não acho que isso deva ser chamado de "direção". Todavia, a espécie humana, pela medicina, suprimiu a "seleção natural" das condições evolutivas dela. De modo que, daqui para frente, a evolução de nossa especie acontecerá por outros critérios, artificialmente implementados.

Para o senhor, como irá acabar o mundo?‎

Há, pelo menos, quatro noções de "Fim do Mundo". A primeira é a extinção da espécie humana, com a permanência de outros seres vivos no planeta, inclusive os trans-humanos que vierem a surgir. Este será um evento que se dará, possivelmente, dentro de uns dez milhões de anos, de uma forma lenta, ou seja, o número de espécimes de nossa espécie ira, aos poucos, diminuindo, até não ficar mais nenhum. A civilização será continuada pelos trans-humanos que tiverem surgido. A ocorrência de alguma catástrofe ecológica ou bélica, de formidáveis proporções, provavelmente não extinguirá a espécie. Desde que fique uma sobra, até menor do que 1%, isto possibilitará o ressurgimento de toda a civilização, em apenas uns dez mil anos. O segundo é a extinção de toda a vida na Terra. Isso acontecerá dentro de uns três ou quatro bilhões de anos, quando a transformação do Sol em uma estrela Gigante Vermelha elevará tanto a temperatura da Terra que toda a água, inclusive dos oceanos, evaporará, impedindo qualquer tipo de vida. Isso pode aconteder antes, se houver a colisão da Terra com algum asteróide bem grande, que também poderá acabar com toda a vida. Outra possibilidade de extinção de toda a vida é a da explosão de uma super-nova nas cercanias do Sol, o que inundará a Terra de raios gama, que matarão toda e qualquer forma de vida existente. A terceira é a da aniquilação do próprio planeta. Isso acontecerá quando o Sol explodir como uma "nova", dentro de uns cinco ou seis bilhões de anos e, então, o calor da explosão evaporará o planeta todo, transformando-o em gás. Mas pode ocorrer antes se, por acaso, acontecer uma colisão da Terra com outro planeta de porte equivalente, o que a desintegrará, transformando-a em fragmentos. A quarta é a extinção do próprio Universo como um todo, ou, pelo menos, da matéria existente nele. Isso vai acontecer no Big-Rip, dentro de centenas de trilhões de anos, quando a expansão cósmica se tornar tão extraordinária que romperá as estruturas quantizadas dos quarks e leptons, passando tudo a ser, apenas, campo puro.

O senhor acredita em amor verdadeiro?

Claro que sim. Não é uma questão de acreditar e sim de constatar sua existência. E isso existe. O importante no verdadeiro amor é a dedicação, o tanto de bem que se quer, o compartilhamento, o desejo, a fruição mútua do prazer da companhia, dos pensamentos, do corpo. Mas, jamais, nenhuma exigência de retribuição, de exclusividade, de juntidade. Nenhuma possessividade, nenhum controle, nenhuma fiscalização. O verdadeiro amor é completamente altruísta e libertário. Não tem um pingo de ciúme.

O que acha sobre as pessoas viverem pra sempre graças a tecnologia?

Uma possibilidade, mas ainda remota. Só que o "para sempre" seria apenas enquanto as condições do Universo permitirem. Ou da Terra, se não se conseguir sair dela.

Eu sou católica, e de um tempo pra cá, acabei lendo umas coisas, principalmente seu ask, eu acabei perdendo minha fé, não sei porque, parece que você está certo mesmo..

Fico contente em ver que meu trabalho de convencimento das pessoas a respeito da impropriedade da existência de deus esteja dando frutos. Esteja certa de que a concepção ateísta é muito mais gratificante e confortadora do que qualquer outra. Inclusive porque coloca toda a responsabilidade pelo bem do mundo em nossas costas. Convido-a a visitar meus blogs: www.ruckert.pro.br/blog e wolfedler.blogspot.com e, pela caixa de busca, procurar postagens sobre ateísmo. Recomendo, também, a leitura dos livros:
O Espírito do Ateísmo - Andrè Conte-Sponville - Martins Fontes
Religião para Ateus - Alain de Botton - Intrínseca

boa tarde, professor! o que o senhor pensa sobre o Deísmo?‎

Discordo. Mesmo que considere que, a haver algum Deus, a possibilidade é que seja da concepção deísta, não acolho a idéia de que haja deus nenhum. Nem provedor e nem criador.

o que voce acha do Chico Xavier?‎

Um embuste. Aprecio, inclusive, o que ele escreveu. Mas é de sua própria lavra. Não existe psicografia. Espiritismo é uma enganação.

O planeta terra, exterminara os seres humanos para se auto curar, isso é verdade ?

Não. Essa afirmação dá a impressão de que o planeta seja capaz de resolver fazer algo, e não é. Pode até acontecer da humanidade se extinguir em função das alterações ambientais que ela mesmo promover. Mas isto não aconteceria como uma reação da Terra, mas como algo fortuito. O ecossistema global da Terra vai se adaptando espontaneamente à medida que mudanças ocorrem. Nada, contudo, acontece por nenhuma decisão do sistema.

O senhor sabe se existe algo como uma 'meta-evolução', ou seja, uma evolução direcionada a selecionar populações pela capacidade que elas tem de evoluir?‎

Não. A evolução não é dirigida a nenhum fim. Ela ocorre de modo não teleológico, isto é, as alterações ocorrem por acaso e são mantidas se resultarem em melhor adaptação do organismo ao ambiente, com o que possibilitam que a sobrevivência de quem as possuam seja aumentada e tal característica seja transmitido geneticamente. Não há, contudo, direção prévia nenhuma a ser tomada.

Oi, professor, te sigo e adoro as tuas respostas. Gostaria de saber qual a sua opinião sobre exorcismos, se eles realmente 'existem', se são doenças, comportamentos, ou qualquer outra explicação.

Exorcismo é meramente uma encenação. As pessoas ditas como "possuídas pelo demônio", ou estão encenando ou estão em alguma crise mental de esquizofrenia ou algo do tipo. Pode ser que a encenação do exorcista, se elas acreditam, as faça melhorar da crise. Nada de demônio.

Boa tarde, professor! Que tal deixarmos um pouco a religião de lado e falarmos sobre política? O senhor é a favor ou contra a obrigatoriedade do voto?‎

Inteiramente contra. Para mim, a cidadania e a democracia só se expressam legitimamente com o voto facultativo. Voto obrigatório é uma forma de manipulação eleitoral. O que se precisa é esclarecer politicamente a população para votar com consciência e liberdade. Isso vai acontecer com a disseminação da educação, pelo menos no nível médio, a todos os adultos.

Professor o que o senhor acha sobre o espiritismo?‎

Totalmente equivocado. Espíritos não se reencarnam e nem se comunicam com pessoas simplesmente porque não existem.

Qual foi o maior período em que o senhor deixou de cortar a barba?‎

Já fiquei um ano com barba, mas a aparava. Isso aconteceu várias vezes ao longo de minha vida, digamos, umas sete. Então voltava a usar barba raspada e, depois, grande de novo. Gosto de variar, inclusive o comprimento do cabelo.

Porque Existe Universo ?‎

Não há razão nenhuma para que exista algo ao invés de nada.

Jesus existiu? Acreditar que Jesus existiu exige fé, e o senhor respondeu na pergunta abaixo sobre pessoas que "conviveram" com Jesus, o que parece mostrar que o senhor acredita na existência de Jesus Histórico, acreditar nisso exige fé, pois não há provas cabais e irrefutaveis de que tenha existido‎

Não se trata de fé e sim de suposição. Suponho que tenha existido uma pessoa que foi o Jesus. Uma pessoa apenas, não um Deus encarnado. Mas há controvérsias sobre a sua existência, de modo que a suposição não é garantida. Não "creio" que Jesus tenha existido, mas "suponho" que sim.

A paixão mais traz felicidades ou dor?‎

Certamente que felicidade. O que pode trazer dor em uma paixão não é a paixão, mas outros sentimentos que costumam estar associados, como o desejo de posse e controle da outra pessoa e o ciúme. Uma pessoa equilibrada e altruísta, mesmo apaixonada, não terá esses sentimentos e, logo, não se perturbará e nem se magoará com nada que a pessoa por quem esteja apaixonada faça. Porque a considera uma pessoa completamente livre, inclusive para ter outros amores. Nem por isso deixará sua paixão.

Não estou aqui pra ofender, mas pelo que eu vi nessa pagina, deu para perceber que o senhor acredita mais na teoria cientifica do que na religiosa. Eu so queria fazer umas perguntinhas. A bíblia foi construída por pessoas que conviviam com Jesus, então será que este livro e tudo mentira ?

Apenas os evangelhos de Mateus e João foram escritos por pessoas que conviveram com Jesus. Marcos e Lucas não conviveram (há controvérsias sobre Marcos), tampouco Paulo. Sem contar com todo o Velho Testamento. Claro que nem tudo que está na Bíblia é mentira, mas muita coisa é. A Bíblia não foi escrita com o compromisso de ser um livro de história e nem um tratado científico, mas sim como um livro para edificação dos fiéis judaicos e, depois, cristãos. Para tal seus autores se valem de narrativas ficcionais, apresentadas como verídicas. Isso é normal nas várias ditas "Escrituras Sagradas" das outras religiões, inclusive o Corão. Para quem seja judeu ou cristão, o importante é extrair dela a mensagem moral para pautar a vida. Mas, é claro, o mesmo tipo de princípios éticos pode ser obtido de considerações puramente filosóficas ou das escrituras de outras religiões. Como do Tao Te Ching ou do Bhagavad Gita.

já que o desafio ta aceito ... se você tem uma laranja , e você diz que ela ta doce , mas eu digo ao contrário , o que você faria para provar que ela ta doce ?‎

Mediria o seu teor de açúcar e o compararia com uma listagem de apreciação da doçura de vários teores de açúcar de uma amostragem significativa. Ou, mais facilmente, reuniria um grupo maior de pessoas e pediria que fizessem a sua apreciação da doçura da laranja, considerando verdadeira a apreciação majoritária.

qual a sua opinião sobre a Cannabis Sativa, conhecida como " maconha " ?

Não acho que compense fazer uso dela. Os malefícios são maiores do que os benefícios. Da mesma forma as Solanáceas Nicotianas.

E na sua visão, o que Deus fez nesse mundo para nós seres humanos ? O que Deus significa na sua vida? Será que tudo isso foram milênios e milênios de mentiras por favor, qual a sua teoria sobre a criação do ser humano !! Aguardo suas respostas !!!‎

Nada. Em minha opinião Deus não existe. Sim, foram milênios de mentiras porque a humanidade, como até hoje, de forma geral, não consegue aceitar que tudo é obra do acaso e busca um responsável. O ser humano não foi criado. Ele evoluiu a partir de outras espécies precedentes.

Olha eu não sei se é só eu que penso assim, mais a maioria das pessoas como você, que estuda bastante por exemplo, é físico, historiador, geografo em fim, quase todos são ateus, parece que as pessoas mais inteligentes são ateus, e as pessoas que acreditam, não estudam nada sobre sua religião.‎

Não precisa ser especialmente inteligente e instruído para se convencer da inexistência de Deus. Basta se aprofundar no estudo de sua religião e das outras, de história, um pouco de cosmologia, um pouco de biologia e evolução e um pouco de neurociência para chegar a essa conclusão.

qual sua opinião sobre as aulas de ensino religioso nas escolas brasileiras? eu sou totalmente contra!!‎

E eu sou totalmente a favor. Acho muito importante que seja passado para os jovens um conhecimento de TODAS as religiões (ou, pelo menos, as mais importantes, como catolicismo, protestantismo, ortodoxismo, espiritismo, judaísmo, islamismo, hinduísmo, budismo, xintoísmo, siquismo, jainismo, zoroastrismo, paganismo, umbandismo, candomblé, kemetismo e outras), bem como as concepções agnósticas e ateístas. Seriam apresentadas suas crenças, suas doutrinas, suas práticas litúrgicas, suas concepções cosmológicas e sociais. Assim a juventude poderia escolher qual delas gostaria de seguir, ou nenhuma. De preferência essas aulas teriam que ser dadas por agnósticos, que não tenderiam para nenhuma delas. O que não se pode é usar as aulas de religião para fazer proselitismo de nenhuma delas e nem do ateísmo. As aulas têm que ser inteiramente neutras sobre elas.

Você acha correto de alguns cristãos achar que o ser humano nunca conseguiu e nunca vai conseguir pisar em outros planetas? porque eles dizem que deus não mistura as coisas (as raças)‎

Nunca ouvi dizer tal coisa, mas, se é fato, não tem o menor sentido. Claro que o ser humano vai poder e conseguir pisar em outros planetas. Quanto a haver outros seres inteligentes lá, acho muito pouco provável. Mas pode haver e acontecer um intercâmbio interplanetário. Ou uma guerra. Deus, se existir, não interfere no que o homem seja capaz de fazer. As pessoas precisam parar de colocar suas opiniões na boca de Deus.

Como você acha que o mundo seria hoje se religiões nunca tivessem existido?‎

Muito melhor. Porque, então, o comportamento ético seria baseado completamente em princípios humanistas. A própria caridade humanística é muito mais válida do que a caridade religiosa, pois não se prende a recompensa nenhuma. A filosofia e não a religião seria a mestra da vida. Isso teria evitado milhões de mortes por guerras religiosas. Além do mais a ciência teria progredido muito mais, pois as religiões atravancaram muito o seu desenvolvimento. A filosofia é capaz de levar os homens a um ideal de confraternização mundial, de tolerância, de esforço em prol do bem e de combate ao mal. Por isso é que preconizo a obrigatoriedade do ensino de filosofia desde o nível fundamental. Mas não apenas da história da filosofia e sim da filosofia como mestra da vida, como guia de comportamento. É preciso levar os jovens a filosofar, a serem reflexivos e críticos e, mesmo, rebeldes contra toda vilania. Mas uma rebeldia construtiva e não só destrutiva. Sem religiões todos poderiam se irmanar, ao redor do mundo, em projetos para construir um mundo harmônico, pacífico, ordeiro, próspero, culto, justo, aprazível e feliz para todas as pessoas. Meu sonho é ver todas elas acabarem, mesmo que as pessoas ainda acreditem em Deus, mas que não se filiem a nenhuma religião. Tudo de bom que as religiões podem fazer, e fazem, pode ser feito sem elas e o que fazem de ruim, só sem elas. Então, para que servem?

Suponhamos que o senhor seja o dono de um bar e receba a visita de menores pedindo bebidas alcóolicas e cigarro. O que faria? Não daria, pois é crime. Daria, por simples interesse econômico. Ou daria por uma questão ética, já que eles, como todos cidadãos, possuem direitos iguais que lhe são negados‎

Não daria. Não por ser crime, mas por ser ruim para eles. Isso é que seria ser ético, pois eu estaria me preocupando com o bem deles.

domingo, 18 de agosto de 2013

Musica que escuta todo dia ?‎

Ouço sempre música clássica. Todo o tempo que posso, tanto em casa quanto no trabalho. Mas também gosto de jazz, blues, bossa-nova, samba, tango, easy-music, new age e toda música realmente bonita, melodiosa, poética. Também gosto de rock, dependendo do caso.

O que pensa a respeito da panspermia, sr. Rückert?

Totalmente improvável. As condições da Terra primitiva eram suficientemente favoráveis para ocasionar o surgimento da vida aqui mesmo. Além do mais, supor que a vida tenha surgido em outro lugar e vagado pelo espaço até cair na Terra apenas transfere a questão da origem da vida e não a responde.

Professor, para você, o que é Deus Imanente e Deus Transcendente? e o que acha dessas teorias?

A concepção imanente é a de que Deus faça parte do Universo, enquanto a transcendente é a de que Deus seja extrínseco e superior ao Universo. Pela primeira o Universo seria ou o próprio Deus ou uma emanação dele. Pela segunda o Universo seria uma criação dele, não fazendo parte dele. Considero que ambas estão equivocadas, simplesmente porque não existe Deus nenhum, nem imanente, nem transcendente.

Boa tarde prof°. No § 2° desse texto(http://www.ruckert.pro.br/blog/?p=4166), o senhor afirma que, por Deus não ser uma evidência sensorial direta, para considerar que exista, requer uma demonstração. Não conseguindo demonstrar, deve-se admitir que Ele não existe, e não o contrário. Por que? Obg :)‎

Essa questão é a do "ônus da prova". Há dois critérios para verificação da veracidade de qualquer assertiva: a evidência e a prova. Evidência é uma constatação direta, pelos sentidos, com ou sem o auxílio de instrumentos (microscópios, telescópios, microfones etc.). Se há evidências que confirmem alguma proposição, sua veritação está confirmada. Se não houver evidência, há que se requerer provas, que são argumentos lógicos com base em evidências indiretas que permitam concluir pela veracidade da proposição. Se não houver evidência e nem se conseguir provar, há que se considerar que a proposição não tenha nenhuma garantia de ser verdadeira, podendo ser aceita como tal apenas por opinião ou crença. No caso da existência de Deus, podemos considerar duas proposições: "Deus existe" e "Deus não existe". Nenhuma das duas é evidente e nenhuma das duas, até o momento, logrou ser comprovada logicamente. Portanto ambas não podem ser garantidas. Nesse caso há que se estabelecer uma delas como a "hipótese nula", isto é, a que se considera válida na falta de provas. Seja o que for que se considere a possibilidade de existência ou não, não havendo evidências nem provas conclusivas, a hipótese nula é a da não existência. Isso vale para unicórnios, sacis-pererês, bruxas, duendes, gênios de lâmpadas, elfos, gnomos, anjos, demônios e deuses de qualquer espécie. Senão seria preciso admitir a existência de tudo isso, se não se conseguisse provar que não existe. E não se consegue provar que unicórnios não existem, por exemplo. O caso do Deus das religiões abrahãmicas é o mesmo. Não se tendo evidências e nem provas de que exista nem de que não exista, a hipótese a se considerar válida é a de que não exista, até que se possa provar que exista.

então,com todo o respeito vc diz que ñ existe um ser superior então me prove que ñ existe.......espero ter sua resposta!!‎

Isso não pode ser provado, do mesmo modo que não pode ser provado que exista. Então há que se basear em plausibilidades. E a de que exista é bem menor do que a de que não exista. Veja estes argumentos:
http://www.ruckert.pro.br/blog/?p=4166
http://www.ruckert.pro.br/blog/?page_id=3821

Voce acha que PLANETA TERRA, pode acabar a qualquer momento?‎

Claro que não. Acabar o planeta é um evento extremamente catastrófico. Isso só pode acontecer se houver a colisão com outro planeta, que despedace a Terra toda em fragmentos, ou pela explosão do Sol, que a vaporize completamente. O que pode acontecer seria a extinção de toda a vida em sua superfície. Para isso acontecer seria preciso que o Sol se aquecesse a ponto de evaporar toda a água ou que alguma estrela vizinha sofresse uma explosão de super-nova que enviasse um fluxo intenso de raios gama que matasse todo ser vivente da Terra. Uma hipótese mais plausível seria a da extinção de espécie humana, com a permanência de outros seres vivos. Mas isso também não é fácil. Mesmo que haja uma nova guerra mundial ou uma epidemia catastrófica, é bem provável que não morram todos e sobrem alguns, que começariam a civilização de novo e em alguns milênios a Terra estaria, novamente, tão povoada de humanos do que agora.

Ernesto, o senhor acha que Spinoza mesmo sendo racionalista poderia ter acreditado e feito em sua concepção racionalista, ter acreditado em algum Deus?‎

O racionalismo de Spinoza o fez conceber a divindade como algo imanente ao próprio Universo, isto é, o Universo seria uma emanação da divindade, que não seria uma pessoa, como a concebem as religiões teístas. Talvez pela força da cultura enraizadamente religiosa de então, ele não conseguiu romper completamente com a concepção de um deus e abraçar, definitivamente, o ateísmo.

A religião é o ópio do povo. O que diz sobre isso?‎

De fato. As crenças religiosas promovem uma anestesia da pessoa em relação à opressão que elas sofrem por parte dos detentores do poder, impedindo uma revolta pela aceitação do sofrimento como uma condição para merecer o gozo na vida eterna. Esse engodo é extremamente útil para a classe dominante, que, assim, pode proceder a seus desígnios de exploração do povo sem que ele reclame. Daí a necessidade de uma visão crítica das religiões, mesmo que se as adote, mas que isso seja feito de uma forma lúcida e racional, por uma opção consciente e não apenas porque é o que todo mundo em torno faz. Por isso é que acho que se deva ter aulas de religião no Ensino Médio, em que todas elas sejam apresentadas, com suas crenças, suas concepções, suas doutrinas e suas práticas, de modo que todos conheçam a todas e possam escolher com discernimento. Inclusive com a apresentação das opções agnósticas e ateístas.

Reger a vida de acordo com astrologia, é coerente?‎

Claro que não. É a mais completa burrice. Astrologia não significa nada. Só diz besteira. Não tem fundamento nenhum e nem sequer faz previsões corretas. Acreditar nisso é sinal de muita ignorância.

http://ask.fm/wolfedler/answer/52497131293 se isso realmente for a morte, não parece algo horrível?‎

De modo nenhum. É algo completamente tranquilo, como um sono. Ao se morrer não se existe mais. Não se tem sensação nenhuma, pensamento nenhum. Não se sente nada, nem dor nem prazer. Não é bom nem é ruim, porque para algo ser bom ou ruim tem que ser objeto de uma apreciação. E não há mais ninguém para fazê-la, depois que se morre. O "eu" desaparece. Não acho que isso seja nada horrível.

Acredita que haja vida em outro planeta?

O que eu acho é que existe a possibilidade de haver vida em outros planetas. No caso de vida procariota, até abundante no Universo. Vida eucariota e metazoária já seria rara. Inteligente, raríssima. Mesmo assim, possivelmente em uns três lugares em cada galáxia. E existem centenas de bilhões de galáxias. Mas não há garantia nenhuma dessa existência. Pode ser que este planeta seja o único a exibir vida em todo o Universo. Por enquanto não há nenhuma indicação de vida em lugar nenhum fora da Terra. Veja o livro "Sós no Universo", de Peter Ward e Donald Browniee (Campus)

O Sr disse na resposta abaixo:"surgiram a partir de nada", mas há LÓGICA em se afirmar isso? O nada não pode gerar nada. Do nada, do nem mesmo o "nada", não se pode gerar a existência do que quer que seja. Não se pode gerar coisa alguma. O nada ñ pode gerar coisa alguma.E ñ existia nem mesmo o nada.‎

Não precisa haver lógica. Lógica é um construto humano. A natureza não é lógica. É claro que nada não pode gerar nada. Mas o Universo não foi gerado. Ele surgiu sem ser gerado. Mesmo quem considere que o Universo tenha sido criado por um Deus, ele o criou a partir de nada. Se houvesse algo a partir do que fazer o Universo, isso já seria o Universo.

http://literatortura.com/2013/07/heterossexualidade-e-natural-ao-ser-humano/ Na sua opinião, a heterossexualidade é ou não natural ao ser humano? Nossa sexualidade é moldada pelo ambiente?‎

Sim, é natural. Do mesmo modo que a homossexualidade, a bissexualidade e a assexualidade. A orientação sexual humana, em parte é inata, em parte é influenciada pelo ambiente. Além disso pode haver, também, uma opção não correspondente a orientação, em que a pessoa opte, voluntariamente, em geral por gosto, por alguma dessas alternativas, se não tiver uma aversão ou pelo mesmo sexo ou pelo sexo oposto. O ambiente não molda, mas pode influenciar.

Por que existe vida, se no final todos morrem?

Não há razão nenhuma. A vida surgiu por acaso e poderia não ter surgido. E surgiu incluindo a morte como parte dela. É como aconteceu. Não há explicação porque aconteceu assim.

o que pensa destes pseudos-ateus espalhados por ai? aqueles que falam que não acreditam, mas ficam andando com cruzes de ponta cabeça penduradas no pescoço...‎

Ridículos. Quem não acredita em Deus mas é uma pessoa de bem não zomba de quem acredita. Negar a Deus mas acreditar em Satã, também é uma atitude totalmente incoerente.

Você acredita em trans-humanos? e parabéns pelas respostas adoro achar pessoas como você pela internet, que sempre dispõe de conteúdo interessante para qualquer pessoa.‎

Acredito que seja possível que venham a existir, não que, necessariamente, existirão.

Voce tem paciencia com pessoas arrogantes e mal educadas ?‎

Procuro ter, para não me igualar a elas, mas, às vezes, perco. Realmente são o tipo de pessoa por quem não nutro nenhum respeito e consideração. Isso vale, também, para pessoas egoístas, convencidas, folgadas, pernósticas, sarcásticas, soberbas, prepotentes, desonestas, preguiçosas, negligentes, incompetentes, corruptas e malvadas de modo geral. Gente desse tipo, para mim, é desprezível. E, pela lei da vida, os desprezíveis serão desprezados. Entretanto não desprezo ninguém por sua ignorância, burrice ou feiura.

Poderia me esclarecer o que é o espaço-tempo? Ainda tenho dúvidas a respeito.‎

Espaço-tempo é a entidade conjunta que engloba o espaço e o tempo. Em verdade, todas as ocorrências do Universo se dão em um lugar e em um momento, de modo que o palco em que se dão não é apenas espacial, mas inclui o tempo. Em relatividade esse conceito é de importância fundamental porque o intervalo de espaço-tempo, definido por s = √(c²t² - l²), onde t é o intervalo de tempo e l a distância, é que é a grandeza invariante para qualquer referencial. Todo evento pode ser especificado no espaço-tempo por um conjunto de quatro coordenadas que especificam o lugar e o momento do acontecimento.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails