sábado, 3 de novembro de 2018

Você é membro do Mensa?

Não. De certa feita me interessei e acessei seu site do Brasil, bem como de alguns mensanos. Todavia me desapontei com e empáfia de muitos deles. Considero inteligência algo valioso, mas não mais valioso do que o caráter. E parece que as pessoas se filiam a mensa só para mostrar o quanto inteligente são e se gabar disso. Penso que esse não é o objetivo dela, mas sim congregar pessoas mais inteligentes para unir seus esforços e colocar sua inteligência a serviço do mundo. Mas isso eu posso fazer sem fazer parte dela.

Oi, Ernesto. Eu precisaria de algum conhecimento prévio para poder me entreter com as obras do Dostoievski? Uma pessoa me dissera que necessita de ao menos saber o contexto histórico e político da Rússia naquela época, você concorda com isso?

Oi, Ernesto. Eu precisaria de algum conhecimento prévio para poder me entreter com as obras do Dostoievski? Uma pessoa me dissera que necessita de ao menos saber o contexto histórico e político da Rússia naquela época, você concorda com isso?

e porque os professores do ensino médio repassam apenas "f=ma" e não explicam tudo isso? parecem que querem facilitar tudo

Esse é o grande problema. Facilitar pode levar a um aprendizado errôneo. Claro que no Ensino Médio não se estudam movimentos sob a ação de forças variáveis no tempo e no espaço (campos de forças), porque isso requer a aplicação de derivadas e integrais, que são recursos matemáticos não ensinados naquele nível (mas que poderiam ser). Só que não se pode, para simplificar, dar informações incompletas que possam levar a erros graves.

Viu isto aqui? https://www.google.com.br/amp/revistagalileu.globo.com/amp/Ciencia/noticia/2017/06/descoberta-de-ossos-muda-historia-do-homo-sapiens-como-conhecemos.html

Acho maravilhoso e fantástico como a ciência vai se corrigindo à medida que novas informações se tornam disponíveis. Isso demonstra o seu viço e seu compromisso com a verdade, bem diferente das religiões que se petrificam em suas doutrinas centenárias ou milenares, formuladas a partir das opiniões não verificadas de seus fundadores e resistem a qualquer mudança, mesmo perante novas evidências contraditórias a suas concepções.

mas por exemplo, a definição de força não é massa por aceleração? Porque isso foi um resultado que se extraiu empiricamente, assim como a velocidade. Então como poderia ser diferente?

Chamou-se de força a grandeza que mede a intensidade das interações, definida como o produto da massa do corpo que sofre a ação pela aceleração adquirida em um referencial inercial, quando essa interação for a única presente no momento. Se houver mais de uma, esse produto é denominado "Força Resultante", que não mede a intensidade de interação nenhuma, sendo, portanto, algo fictício. Empiricamente se verifica que, para interações não muito intensas, o valor dessa Força Resultante coincide com o valor da soma vetorial das forças isoladas, que seriam calculadas se as demais não atuassem (isso NÃO É a definição da força resultante, mas uma lei empírica). A definição assim adotada é de grande utilidade para os cálculos que permitem prever o movimento que se pretende produzir em um corpo, uma vez que, também, se pode calcular essa "força", por meio das informações referentes aos parâmetros envolvidos nas interações consideradas, tipo, massa, carga, pressão, separação, área de contato e outros. Todavia trata-se de uma definição e, portanto, arbitrária. Inclusive nem precisava ter sido definida. A Mecânica Analítica, por exemplo, é uma teoria muito poderosa que permite prever movimentos sem o uso do conceito de força.

Anglo Viçosa 2°C. Quais são suas opiniões sobre a ética e praxeologia do Anarcocapitalismo/Libertarianismo?

Não existe ética disso ou daquilo. A ética é universal. A ética, como a moral, se aplica às ações. Uma ação é ética se promove o bem, a felicidade, o prazer, a satisfação, o lucro, desde que, para isso, não provoque dor, sofrimento, prejuízo, tristeza. Exceto no caso de ser para promover um bem maior, como se submeter a dor de um tratamento de dentes. Não interessa em que contexto ela ocorra. Costuma-se dizer que há uma "ética médica", uma "ética econômica", uma "ética política" porque se está considerando as ações médicas, econômicas ou políticas em seu aspecto ético, que é aplicado a qualquer modalidade de ação. Já a praxeologia é o tipo e o modo das ações a serem conduzidas visando o atingimento dos objetivos pretendidos. O libertarianismo anarco-capitalista se caracteriza, especialmente, pelo modo como pretende conduzir as ações econômicas e políticas visando os objetivos pretendidos, também característicos dele. A questão é, então, se esses objetivos são bons, justos, dignos, salutares, propiciadores da prosperidade, da paz, da harmonia, da fraternidade, do prazer, da alegria e da felicidade do maior número de seres, e não apenas de alguns. Da mesma forma que os meios, isto é, as ações, para atingir os objetivos pretendidos são éticas, como indicado no início. Eu considero que não. Acho que o libertarianismo anarco-capitalista é voltado para a obtenção de vantagens para um grupo de pessoas privilegiadas e não para a totalidade da população, bem como faz uso de meios que promovem sofrimento para parte da população. Sou uma pessoa anarquista mas considero que o anarquismo tem que ser comunista para ser ético. Em verdade não vejo como um sistema econômico possa ser verdadeiramente ético se não for comunista. Mas é preciso entender que comunismo não é nada do que aconteceu na antiga União Soviética, em que o estado era o patrão de todo mundo. No comunismo não existem patrões nem empregados.

a velocidade poderia ser definda como o logaritmo da razão de distância e tempo? Você já comentou sobre isso? Mas isso não é ilógico, porque velocidade "é" a razão de deslocamento pelo tempo

Toda definição é uma convenção arbitrária. Velocidade "é" a razão do deslocamento pelo tempo porque foi definida assim. Mas poderia não ter sido. Definição é apenas um nome que se dá a algo, para não ficar precisando explicar a toda hora de que se trata, uma vez que a palavra já engloba o que venha a ser. Como essa razão aparece em muitos casos, é bom dar um nome a ela, para facilitar. Se o que aparecesse mais não fosse essa razão, mas o quadrado dessa razão, por exemplo, seria interessante que velocidade fosse definida como o quadrado dessa razão.

Estudamos o senhor nesses tempos e a conclusão foi essa! Você tira a ideia sobre Deus que as pessoas tem e com isso se torna um Deus para para elas, faz tudo de caso pensando, estudou bastante sobre, e aprendeu como convencer as pessoas de tudo que diz, o senhor se transformou em uma nova religão!

Publicado para conhecimento de sua opinião.

por que se diz que as definições são operacionais? o que é operacional?

No caso de uma grandeza, isso significa que sua definição indica o modo de se obter o seu valor.

Acabou de ser ofendido, com certeza isso o machucou profundamente, nesse momento deve estar em prantos querendo beber todas para aliviar essa dor intensa de ter sido ofendido por um de seus seguidores!

Vejo que você, absolutamente, não me conhece e não sabe como sou fleumático. É muito difícil eu me sentir ofendido ou chateado. Sou bastante estoico. Não ligo para sentir frio, calor, fome, sede, cansaço, desconforto. O problema é só se eu estiver apertado para ir ao banheiro. Não me importo com o que falem de mim, pois sou uma pessoa assertiva e totalmente segura de meu valor.

Acabou de demonstrar uma frieza ao responder sobre humor, com certeza o senhor quer implantar as trevas no mundo, queres ver o mal e a escuridão, ver as pessoas sem alegria, seu propósito é esse, abomina Deus e se coloca no lugar dele, queres tomar o lugar de Deus, isso sim!

Que frieza? Que tristeza? Humor refinado é alegre. Sou uma pessoa muito alegre. Mas não sou caricato e nem gaiato. Não abomino nenhum deus. Pelo contrário, considero que seria muito bom se existisse. Só que não existe. Isso é uma constatação. Não quero me colocar no lugar de nenhum deus. De onde você tirou essa ideia? Pugno pela construção de um mundo de pessoas virtuosas, bondosas, justas, solidárias, compassivas, generosas. O que muitas religiões também pregam. Só que tudo isso não por medo de qualquer castigo e nem objetivando qualquer recompensa. Pelo valor intrínseco do bem. Acho isso mais válido ainda.

Quais as diferenças funcionais entre comunismo e anarquismo?

Comunismo é um sistema econômico, anarquia é um sistema político. Comunismo é o sistema econômico pelo qual não existe propriedade privada, sendo os bens compartilhados pelas pessoas. Numa situação ideal, no comunismo também não existe dinheiro e a economia não se baseia em trocas e sim em doações, sem trocas. Anarquia é o sistema político no qual a sociedade não possui estado soberano e nem governo, sendo as ações coordenadas por comitês adrede constituídos para cada empreita. Anarquismo é a concepção e o movimento para tornar a sociedade anárquica. Note que anarquia, absolutamente, não significa nenhuma desordem ou bagunça. Pelo contrário, é uma situação extremamente ordeira porque a ordem não é imposta e sim assumida espontaneamente pelas pessoas. Anarco-comunismo é a situação que alia a anarquia ao comunismo. Trata-se da mais perfeita forma de se estabelecer a sociedade, em proveito de todos, no sentido de se estabelecer um mundo harmônico, fraterno, justo, próspero, aprazível e feliz para todos. Sem crimes, sem guerras, sem cobiça, sem preguiça, sem trapaças, enfim, um mundo de pessoas virtuosas e do bem.

Professor, um homem está inicialmente parado numa extremidade de uma canoa de comprimento 6 m, a qual está também parada. O homem, então, caminha até a outra extremidade da canoa. Despreze a resistência da água ao movimento da canoa. Por que o deslocamento do homem é inferior a 6 m?

Depende em relação a que esse deslocamento está sendo medido. Se for em relação à canoa, será de seis metros mesmo. Se for em relação ao rio, vai depender da resistência da água, mas será menor do que seis metros. Se a água não oferecer resistência nenhuma, será nulo. Se for o deslocamento em relação à margem do rio, vai depender da velocidade da correnteza também.

Que tipo de humor aprecias, Ernesto?

O humor sutil e refinado. Do tipo que não se percebe que é humor logo, mas só depois de refletir um pouco. Do tipo que não provoca gargalhadas, mas sorrisos ou, no máximo, o riso.

As pessoas não são confiáveis, não há ninguém que seja puramente confiável, eu me amo muito,mas odeio todas as pessoas e principalmente VOCÊ!!! Um velho que se acha "chique" e dono da razão, você não é nada! Uma nulidade acadêmica em sua área! Ou melhor, um intelectual de Google.

Publicado para conhecimento geral de sua opinião.

Um cientista que se prese só falaria sobre algo com 99% de certeza, esse achismo todo faz pessoas como o senhor ensinar coisas erradas, se erraram em 100 mil anos algo, podem ter errado em praticamente tudo e você insiste em arrumar desculpas para tantas falhas!

Não são desculpas. Isso é próprio da ciência. Ela sai em busca de explicações verdadeiras e expõe as que vai achando e vai mudando à medida que se obtém mais informações. Isso tem que ser assim mesmo e é muito superior do que o que as religiões fazem, que é apresentar explicações tidas como definitivas, que são meros palpites de seus fundadores, sem nenhuma pesquisa. Claro que a ciência pode estar errada em tudo o que diz, mas, simplesmente, é o que melhor se tem para interpretar a realidade. As falhas são inerentes ao processo e não são para serem desculpadas e sim, superadas. O fato de Newton ter se equivocado em suas concepções em nada diminui o grande valor delas, pois elas refletem o que de mais avançado se tinha disponível à sua época. Do mesmo modo que não se pode dizer que Aristóteles era burro por ter dado explicações equivocadas. Por outro lado os cientistas não fazem afirmações com 99% de certeza. Eles não têm certeza nenhuma. O que eles têm é 99% de convicção de estarem corretos. Mesmo assim podem estar errados e isso é extremamente comum. Veja a história do Einstein com relação à constante cosmológica, que foi adotada, depois rejeitada e, agora, adotada de novo.

Interpreto muito bem seus textos, tanto que já mostrei várias contradições, mas como quase ninguém faz isso aqui prefere dizer que tenho incapacidade de entender o que diz, ou como outras já disseram, que sou analfabeto funcional, discordo, diria que sou infuncional !

Todas as contradições que você mencionou que eu teria cometido, eu mostrei que, absolutamente, não são contradições.

A lâmpada foi feita para durar centenas de anos, mas fizeram dessa invenção uma forma para ganhar dinheiro fácil, fazendo-a diminuir seu tempo de vida util, acontece o mesmo com doenças, cancer, aids, todas com cura mas o tratamento é mais valioso então é o que dão as pessoas!

Essa é uma das grandes mazelas do capitalismo que não existiria num mundo comunista e anarquista.

Ernesto, se a pergunta for repetida, ignore. Caso não: quais livros sobre física de partículas você tem para indicar? Se for de divulgação científica, melhor ainda!

Divulgação:
Particle Physics - A Very Short Introduction - Frank Close
Particle Physics - Brian R. Martin
Técnicos:
Nuclear and Particle Physics, an Introduction - Brian R. Martin
Introduction to Elementary Particles - David Griffiths

Ao mesmo tempo que diz aprender com o ask chama-o de caridade , decida-se!

Você precisa aprender a interpretar os textos que lê. Eu não disse que o Ask é uma caridade. Eu disse que o ato de responder as respostas que me fazem no Ask é um ato caritativo. Isso não contradiz, em nada, o fato de que eu aprendo com o que me postam no Ask, nem que seja em razão da incitação que algumas perguntas me fazem de pesquisar o assunto.

As evidências falam por si só, enquanto o senhor viver, vai sempre quebrar a cara com a ciência falha que temos.

Nada disso. A ciência não é nada falha. Pelo contrário. Ela, e a Filosofia, são as únicas formas viáveis de se obter conhecimento justificado e validado, mesmo que provisório, como sempre será. Não há forma nenhuma de se obter algum conhecimento definitivo. Evidências não são conhecimento se não forem integradas em um modelo explicativo da realidade. Claro que a evidência é o critério final de veritação do que quer que seja. Mas só a ciência examina as evidências com todo o critério para evitar que sejam enganadoras, como muitas vezes são, em razão das próprias limitações de nossos sentidos, mesmo que auxiliados por instrumentos, que as observam. Em outras palavras, muito do que se acha que seja de algum modo é só uma aparência, que precisa ser devidamente examinada para se descobrir que é. Mesmo assim, muitas vezes a ciência não atina com a descrição correta da realidade. Muito menos uma abordagem não científica. Isso não significa que explicações vulgares não possam ser corretas e sim que a verificação de sua correção tem que ser feita por critérios científicos.

Da Vinci, Monet, Strauss, Tesla, Einstein, Agatha Christie, Conan Doyle... Onde estão os gênios, Ernesto? Por que se foram? Estaria a tecnologia nos tornando mais burros?

Ainda existem muitos gênios. Só que hoje eles não se destacam porque não dão contribuições individuais mas trabalham em conjunto. Porque a ciência se tornou demasiadamente complexa. Nas artes também existem pessoas geniais, inclusive em maior número. Talvez exatamente por serem em maior número, não se destacam. A tecnologia não está nos tornando mais burros. Quem inventa e constrói todas as novidades tecnológicas? São equipes de gênios anônimos na Microsoft, na Intel, na Sansung, no Google e em várias corporações. Nos laboratórios farmacêuticos, nas indústrias aeronáuticas e espaciais. Na NASA.

Os cientistas erraram em 100 mil anos a origem da especie humana, portanto , isso prova quanto a sua ciencia é falha e quanto deve estar errado sobre muita coisa que fala!

A grande virtude da ciência é, justamente, ter respostas sempre provisórias e estar sempre se revisando em razão das novas informações disponíveis. É assim mesmo que tem que ser. Realmente muito do que se tem como certo atualmente pode vir a se revelar errado no futuro. Como já aconteceu com a Física Aristotélica, a Newtoniana e várias outras teorias não só físicas quanto de todas as ciências. Por outro lado, as religiões, dogmáticas que são, consideram que suas assertivas são definitivamente verdadeiras. E isso sem a menor verificação. Claro que não podem ser verdade, já que cada religião faz afirmações diferentes e nenhuma delas testa suas validades.

Outra coisa que alguns curso de engenharia eletrica tem e os de física não, são álgebra linear 1 e 2

Mas têm sim. Pelo menos o bacharelado de Física da UFV em que lecionei tem e outros que conheço também têm. Além de que a disciplina "Métodos Matemáticos da Física" estende os espaços vetoriais para o corpo dos números complexos, que é o que se usa em mecânica quântica. Os "Métodos Matemáticos da Física" abordam matemática mais complexa até que o que é visto no curso de Matemática. E a Relatividade Geral aborda a geometria diferencial em detalhes que também não são abordados no curso de matemática. Sem contar o prato do dia da Física que são as equações diferenciais parciais e as funções especiais (Bessell, Legendre, Hermite, Laguerre e outras).

http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/stephen_hawking_-nao_existem_buracos_negros-.html. Eu penso que o firewall de Joseph Polchinscki está de acordo com a casca esférica que proponho para buracos negros. O que você acha desta comparação?

Ainda não estudei essa proposta do Hawking e esses artigos de divulgação não esclarecem nada. Da mesma forma que essa parede de fogo não é algo que esteja tranquilamente estabelecido que exista.

Fora que a vida de um estudante de engenharia desse nível, não se atenta somente a parte teórica, há aplucações práticas não vistas nem de longe no curso de física, emfim, o estudante de engenharia sempre sofre mais!

Opinião sua, de que discordo. No curso de Física também tem disciplinas práticas. Não estou me referindo à licenciatura, mas ao bacharelado.

Acho que você está supervalorizando o curso de física...Acha que um curso com essa grade supera uma engenharia de telecomunicações em nível de dificuldade? Jamais!!!Conheço físicos que não manjam nada de eletrônica, microcontroladores, circuitos, principalmente em disciplinas de bloco com laboratóri

Opinião sua. A minha é que as disciplinas finais do bacharelado em Física, como mecânica quântica e relatividade geral são mais difíceis do que telecomunicações e eletrônica. Do mesmo modo que Física Estatística. Eletromagnetismo é uma disciplina comum ao curso de Física e às engenharias do ramo elétrico. A ótica, no nível de disciplina final do bacharelado também é bem difícil.

Ernesto, o que você acha de Nietzsche? É um bom filosofo? Você acha que ele influenciou o nazismo? E quanto a loucura dele? Foi um resultado da sua filosofia e de seu ateísmo ( muitos religiosos dizem isso...) ?

Acho que Nietzsche foi um grande filósofo, de fato. Um filósofo literato, sem dúvida. Seus livros são repletos de metáforas, o que não gosto muito em Filosofia. E ele faz propostas descabidas, como a do "Übermensh" ou a do "Eterno Retorno". Todavia, mesmo discordando dele em muitos pontos, reconheço sua grande importância como divisor de águas da Filosofia, que levou ao existencialismo e ao niilismo (de que também discordo). Uma das grandes contribuições de Nietzsche foi a valorização dos pré-socráticos e a diminuição da importância de Platão e Aristóteles. Bem como a afirmação positiva a respeito da inexistência de Deus. Nietzsche não tinha nada de nazista. Foi sua irmã que, depois de sua morte, promoveu a aproximação de suas ideias com o nazismo. Sua loucura foi um problema orgânico que não teve nada a ver com suas concepções filosóficas e religiosas.

Quando o vejo falar de física com tanta empolgação por aqui fico super na vontade de cursar mas infelizmente não sou boa em exatas! Haha

Realmente isso é um problema para se cursar Física, pois ela depende demasiadamente da Matemática e não é uma Matemática elementar como a do Ensino Médio. Se você gosta de Física e não tem pendor para Matemática, curse Filosofia, que é muito interessante também. Quando eu era coordenador do Curso de Física da Universidade Federal de Viçosa, orientei um estudante que era muito empolgado com Teoria da Relatividade e Física Quântica, mas não conseguia ser aprovado nem em Cálculo I, nem em Física I. Sob minha orientação ele mudou para o Curso de Letras e, ao formar, recebeu a Medalha Arthur Bernardes, concedida ao estudante que tenha sido aprovado em todas as disciplinas do curso com conceito A.

O senhor disse que prefere que as pessoas paguem pelos crimes em vida, então com certeza é a favor das torturas medievais, correto?

Claro que não. Como você pode tirar essa conclusão? Eu não disse que prefiro e sim que têm que pagar em vida, pois depois de morta, a pessoa não existe mais e, portanto não há como pagar nada. Mas essa penalização é a privação da liberdade com trabalhos. E tem que ser mais rigorosa do que é no Brasil. Mas nada de tortura e nem de condições degradantes nos presídios. Sem conforto, certamente e bem vigiada para que não se tenha comunicação com o exterior. Também sem redução de pena por bom comportamento e sim aumento por mau comportamento. Outra coisa que tem que ser abolida é a prescrição do crime. Enquanto a pessoa for viva, ela tem que responder por qualquer crime.

Você realmente acha história uma disciplina necessária? Não comentei muito na época das propostas de reformas. No entanto, gostaria de saber o que pensa sobre o ensino de história estar sob ataque (?)

Claro que é. É a história que nos coloca dentro da perspectiva de sermos seres humanos. Pelo exame de tudo o que a humanidade fez, entendemos que tipo de seres somos. Podemos, então, balizar nossas ações individuais e coletivas no sentido de não mais cometermos os mesmos erros do passado que tanto sofrimento provocaram. O projeto do futuro depende do conhecimento do passado. Isso é importantíssimo.

Você sabe algo sobre psicologia? Considera que seja uma ciência útil,dado o fato de milhares(pelo mundo) de vezes os psicólogos ignorarem seus pacientes? Acha que vale a pena investir tempo nesta área?

A Psicologia, como ciência, não tem seu valor pautado por sua utilidade, como qualquer ciência. Acho um assunto interessantíssimo. Todavia considero que a psicologia tem que ser estudada como parte das neurociências, isto é, como uma ciência biológica, com o que muitos psicólogos não concordam, porque vários consideram que a mente seja associada à entidade "alma" que não é biológica. Não vejo que isso exista. Os grandes indícios são no sentido de que o psiquismo seja uma função biológica do organismo, como a respiração ou a digestão, só que extremamente complexa. Assim, a parte terapêutica da psicologia precisa se basear nessa realidade.

1-O que você acha do Absurdismo e o Niilismo? 2-Deve existir alguma razão para a existência afinal? (não precisa responder a 2,já que é totalmente subjetiva)

Não acho que estejam corretos, especialmente o niilismo, que desconsidera qualquer noção de valor e significado para o que quer que seja. Na lista de características do absurdismo, niilismo e existencialismo, mostrada no artigo abaixo, concordo com as considerações do existencialismo ateísta:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Absurdismo#Relacionamento_com_o_Existencialismo_e_com_o_Niilismo

Você acredita que um jovem que sempre se destacou na escola. Tanto em provas, como na participação em aulas e também em trabalhos e seminários individuais durante todo o ensino médio, mas depois se perdeu no mundo das drogas, pode se recuperar e voltar a ter potencial?

Claro que pode. Mas tem que ter um apoio firme de quem, de fato, se interesse por ele. Porque as drogas são poderosas e, nem sempre, a força de vontade apenas e capaz de vencê-las. Mas a dedicação de que o ame pode.

Diga-me como ele vai saber que está preparado para se expor? Sabe dizer ou ele apenas sentira isso espontaneamente

Não sei. Cada pessoa é um caso que teria que ser estudado por um psicólogo. Acho que a pessoa que se fecha só vai se expor quando concluir que é o que deve fazer. Mas pode ser que não conclua. Então, que permaneça fechada. Isso não é algo necessariamente ruim. É uma questão idiossincrática da pessoa (se não souber o que é, procure o significado de "idiossincrasia" - https://www.significados.com.br/idiossincrasia/)

Está aqui aprendendo com a gente, somos os reis da sabedoria, o senhor está errado em muitas coisas e aprendendo com nós, não venha dizer que está fazendo uma caridade ao nos responder, não banque o ''sabe tudo'', e mais, está aqui por que és carente, mesmo não assumindo que é!

Claro que aprendo muito com todo mundo com que interajo. Mas não considero que ninguém seja "rei da sabedoria", nem eu mesmo. Se estou errado em muitas coisas, me convença disso que eu mudo. Porque não acho que esteja errado em nada. Não estou bancando o "sabe tudo". Sempre afirmei que há muito mais que eu não sei do que o que eu saiba. Quanto a estar fazendo uma caridade em dar essas respostas, estou fazendo sim. Porque elas me consomem tempo e esforço que eu poderia estar aplicando em outros projetos que tenho. Só que acho que espancar a ignorância é um projeto maior. E não faço isso por motivo de carência nenhuma. O que isso me supriria alguma carência?

Ès um senhor com tendências suicidas, não acredita em Deus por traumas como já disse, não venha impor uma sabedoria maior do que tens, obviamente responde o que quer, a conta do ask é sua, mas não tente se mostrar superior por que está respondendo e não questionando!

Que isso? Não tenho tendências suicidas nenhuma. Nem me tornei ateu por trauma nenhum. De onde você concluiu isso? Depois não imponho nada. Apenas apresento minhas ideias para consideração das pessoas, que, inclusive, devem examiná-las e avaliá-las, aceitando-as ou não. E contestá-las, se for o caso, com argumentos suficientemente fortes para que eu aceite e mude meu modo de pensar. Se não concorda comigo, faça isso! Sou uma pessoa assertiva, isto é, não me considero superior nem inferior. Assumo-me como sou, sem me gabar de ser o que não sou nem negar ser o que sou.

Se a partir de hoje ninguém ensinar a história dos negros, não disser que existiram escravos o problema do racismo acabaria? Por que de onde a criança que nunca ouviu falar disso ia ver um negro como um ser inferior a ela?

Talvez até pudesse acabar. Mas não é correto. Porque seria algo baseado no escamoteamento da verdade. Isso não é certo. As pessoas devem se portar de modo justo e equânime, portanto sem racismo, porque assim é que é certo e bom se ser, mesmo sabendo que já se deram situações em que se considerou, erroneamente, que negros seriam inferiores.

Se uma carta psicografada vier com evidências, com detalhes que só o senhor e a pessoa sabiam, sem uma entrevista prévia, sem dar nome de quem morreu, viesse numero de telefone, cpf, endereço, ainda assim duvidaria? Chamaria de que? Telepatia?

Se isso for mesmo verificado, por meio de exames rigorosos de um comitê de céticos em um ambiente não controlado pelo médium, então se terá que encetar investigações científicas para se descobrir o mecanismo de controle dessa ocorrência. No caso de não se identificar um mecanismo natural, é preciso desvendar se se trata, mesmo, de um fenômeno sobrenatural e como ele se processa. Mas, primeiro, há que se detectar que isso ocorre, em condições controladas.

O que o senhor acha sobre psicanálise e o método psicanalítico? Acha importante o estudo? Considera como uma ciência (como ciência sociais, psicologia, etc)?

Psicanálise não é uma ciência e sim uma terapia. Que é baseada em concepções, na totalidade, equivocadas sobre o psiquismo, mesmo que corretas em alguns aspectos. Todavia Freud prestou um grande serviço à psicologia ao derrubar a noção de alma como sede do psiquismo, no que, depois, foi traído por Jung. Mas os pressupostos da psicanálise não são cientificamente validados nem por evidências nem por comprovações. Sequer por fortes indícios. São ilações gratuitas. Palpites de Freud.

O senhor é obra de Lucifer, veio a terra pregar o anti-cristo, estais aqui para o mal, trará o apocalipse , condenou a todos nós!

Quanta imaginação, Xurubanis. Lúcifer não existe. Nem essa história de Anti-Cristo. Eu condenei vocês sim. Condenei a deixar de serem iludidos pelas religiões. A deixarem de ignorar a ciência, a filosofia, a história e tudo o que mostra como as doutrinas religiosas, sejam quais forem, são grandes enganações. Que mal eu estou fazendo? Pelo contrário, minha proposta é extremamente benéfica para o mundo. Tanto a respeito da abolição das religiões quanto a respeito da instauração da anarquia e do comunismo. Certamente que sem revolução e sim por evolução. Com a abolição do dinheiro, da propriedade, dos estados, dos governos, das fronteiras, das leis. Tudo devido ao algo nível de civilização da humanidade. Quer algo melhor do que isso?

Coisas que o senhor acredita não tens prova, mas precisa de provas para mudar de opinião?

Acredito em várias proposições sem provas, como é normal, uma vez que nem tudo é evidente e nem comprovado, desde que tenham fortes indícios de plausibilidade. Para mudar de opinião é preciso que me mostrem que esses indícios sejam falsos e quais sejam os indícios favoráveis ao que se está pretendendo me mostrar que seja verdadeiro, mesmo que não se tenham evidências e nem comprovações. No caso da existência de uma realidade sobrenatural não física, ainda não conheço indício plausível nenhum que a confirme, mas vários que a não a confirmam.

Por qué os espíritas falam sempre em luz, tipo "muita luz no seu caminho" e estas frases sempre fazendo referência à luz?

Não só espíritas, mas cristãos também (espíritas não são cristãos, pois não reconhecem Cristo nem como Deus, nem como redentor, mas apenas como uma pessoa iluminada). Veja-se, por exemplo, a frase "Jesus é a luz da vida". Nesses casos a palavra luz não está sendo usada em seu sentido literal, que é físico, mas metaforicamente, como significando que seja o que mostra o que seja correto.

A pessoa entender o que você diz ou deixar de entender é um detalhe, eu por exemplo procuro no dicionario significado de palavras que o senhor diz e eu não conheço, agora, argumentando, filosofando, as pessoas já tem uma opinião, estudo e aprenderam diferente, aceite as diferenças, meu caro.

Aceito, se forem questão de gosto. Isso é perfeitamente aceitável. Mas não aceito se a questão é de estar certo ou errado eticamente, logicamente, ontologicamente, metafisicamente, fenomenologicamente ou epistemologicamente. Então não posso concordar e tenho que mostrar o erro. Todavia, posso estar enganado. Se isso acontecer e se me provarem em quê, imediatamente mudo meu pensamento e passo a adotar o novo modo de pensar que me foi mostrado ser o correto. Pois, é claro que eu não defendo uma posição que eu mesmo vejo ser incorreta. Tudo o que eu defendo é porque vejo que é correto, até que me provem que não seja. Quando as pessoas defendem um ponto de vista equivocado, não acho que seja deliberadamente defendido equivocadamente, ela sabendo que não está certa. Se isso acontecer a pessoa é vil e desprezível. O que eu acho é que a pessoa está equivocada por falta de conhecimento. Então é meu dever esclarecê-la. Podem dizer que é pretensão minha achar que sempre esteja certo. E é mesmo. Claro que eu acho que estou certo. Se não achasse, mudaria o meu pensamento e passaria a achar o que vi que seja certo. Quem não é assim é uma pessoa do mal.

Algumas pessoas não tem discernimento e nem maturidade intelectual para entender uma linha lógico-argumentativa, Ernesto. Estas não valorizam a razão e por vezes colocam uma teoria científica em um nível igual ao de qualquer alegação extraordinária. Isso não te deixa chateado?

Chateado não. Desapontado, sim. Aliás, é muito difícil eu me chatear, seja com o que for. Mas eu gostaria que todo mundo tivesse um nível de compreensão, conhecimento e habilidade capaz de acompanhar argumentos lógicos. Bem como vocabulário para saber o significado das palavras. Desde o lavrador e o servente de pedreiro ao Juiz do Supremo Tribunal Federal.

Disse que gosta de polemizar, o papel de uma pessoa que adora isso é contradizer os outros, nós falamos com base e fundamentos, deve notar isso em algumas pessoas aqui e isso deixa o caminho livre para polemizar e contradizer, você se alimenta disso, pois é o que prende as pessoas aqui no seu ask!

Gosto. Mas isso não significa que tenha que sempre contradizer o que os outros dizem, mas apenas quando dizem algo incorreto. Então, é claro, não posso deixar passar, porque a disseminação de falsos conhecimentos é danosa para o bem do mundo e das pessoas. Eu não me alimento disso, pelo contrário, o que eu gostaria é que todo mundo tivesse conhecimentos justificados e validados e eu não precisasse ficar contestando.

''Vi relatos'' < essa foi a forma que usou para o estudo sobre espiritismo, imagino eu, que depois de dizer isso provou que ''estuda'' assim outros assuntos, não se aprofunda para saber a essência da coisa. Não defende a ciência com base em ''evidências''? Parece não levar isso tão a sério assim!

Mas os relatos são, justamente, relatos de experiências procedidas pelas pessoas. O que eu digo é que, em ciência, não se precisa checar tudo de novo, pois pessoas já fizeram isso e relataram suas observações e conclusões. É impossível se verificar, de novo, tudo o que é dito a respeito dos vários assuntos. Assim é que o conhecimento da humanidade progride: apoiando-se no que já foi estabelecido. Isso é perfeitamente sério.

Se não souber a origem de um problema é possível resolve-lo ?

Claro, se ele for colocado de modo bem explicitado é possível solucioná-lo sem saber sua procedência. Mas tem que saber as circunstâncias, pois elas fazem parte das hipóteses a considerar.

És formado em determinadas áreas e formador de opinião em outras, como disseram hoje, isso não tira seu mérito na área em que estudou, mas o torna limitado e injusto nas que apenas tens opiniões sem estudo prévio, e quanto mais disso mostrar,mas as pessoas entenderam seu propósito, que ja sei qual é

Mas eu não emito opinião sem estudo prévio nunca. Tudo o que eu digo é fruto de leituras, estudos e, principalmente, reflexões. Não vejo que, com isso, seja limitado, pelo contrário. Limitado eu seria se só entendesse daquilo que estudei de modo formal, que é Matemática, Física, Astronomia, Astrofísica e Cosmologia. No entanto, me dediquei a muito estudo em vários outros campos, de forma autodidata, como Filosofia, Evolução, Religiões, Neurociências, Informática, Filosofia Política, Filosofia Econômica, Sociologia, Antropologia, Pedagogia, Música, Pintura, algo de engenharias e outros assuntos. Alguns, contudo, jamais estudei, como Direito, Administração, Agronomia, Medicina, Finanças e vários outros assuntos. Portanto não dou palpites sem base. Tudo o que eu digo é o que tenho plena convicção de estar certo, com segurança. Claro que sem certeza, pois isso é quase impossível de se ter, mesmo no que se aprendeu de modo formal. Não apenas eu, mas qualquer pessoa.

Me recomende Músicas Clássicas boas?

Para quem ainda não está acostumado com música clássica, é melhor começar com valsas de Strauss, balés de Tchaikowsky, concertos e sinfonias de Mozart, operetas, e o que se chama de "Música Clássica Ligeira". Depois que se acostumar é que se vai poder encarar Bach, Beethovem, Brahms, Dvorak, Shostakovich e esse pessoal mais pesado.

Está profundamente errado em julgar algo sem conhecimento de causa, queres deduzir coisas e não estuda-las, queres aprender na teoria e não na prática, isso é preguiça de ir atrás da verdade e desespero para formar uma opinião e dizer que sabe de tudo!

Mas o que eu faço é sempre estar em busca da verdade. Só que não é preciso ser na prática. Teoricamente também se pode concluir o que seja a verdade. Sou um teórico e não acho que isso seja desdouro nenhum. E não tenho nenhuma preguiça de estudar, o que sempre fiz muito na vida. Além de jamais ter me jactado de saber tudo a respeito de tudo. Todavia sei bastante a respeito de vários assuntos. E o que sei eu divulgo, pois é isso que tem que ser feito. Se estudei, sinto-me na obrigação de compartilhar o que aprendi. Por isso me tornei professor, ocupação de que me orgulho de ter exercido com competência, como mostra minha avaliação docente:
http://www.ruckert.pro.br/blog/?page_id=2379

existe então "força negativa". Considere um carro se movimentando, com um certo momentum inicial. e vamos supor que existisse uma certa "força" que parasse o carro, com um momentum final menor que o inicial. Como o tempo não pode ser negativo, quer dizer que a força tem sentido contrário da veloc?

Exatamente.

Vamos definir o senhor como ''formador de opiniões sem base ou fundamentos''

Que isso? Tudo o que eu digo é firmemente embasado. Não só em muitos estudos que faço, como em minhas reflexões e raciocínios, sempre verificados em sua validade e na veracidade das conclusões. Não digo nada de que não esteja completamente convencido de ser correto e benéfico para o mundo e para as pessoas, ou seja, para a natureza e para a sociedade. Para isso é que eu me dispus a despender meu tempo na internet. Para complementar meu trabalho docente ao longo de mais de quarenta anos para mais de cinco mil estudantes. Ensinando-os a se maravilharem com o funcionamento do mundo e concitando-os a agir para mudar o que há de errado. Na sociedade, o que há de errado é o capitalismo e o governo. Isso precisa ser abolido. Mas não pode ser de supetão, e nem por meio de nenhuma revolução. O que se precisa é promover a evolução civilizatória e libertária da humanidade. Pela educação, pela cultura, pela ciência, pela filosofia, pela arte, pela política, pela economia. Mas não uma política estatal e governamental e nem uma economia monetária ou de escambo. Uma política libertária e anárquica e uma economia de doação. Bem como evoluir os modos de encarar os relacionamentos humanos, com a promoção da paz, da concórdia, da solidariedade, da cooperação, do desprendimento, em suma, do amor generalizado entre as pessoas e os povos. Isso é que é o certo a ser pregado e não a competição, a ganância, a possessividade. Tudo isso, se fundamenta, basicamente, no desejo de tornar o mundo um lugar harmônico, fraterno, livre, próspero, justo, amigável, prazeroso e feliz para todas as pessoas e não só para alguns.

Qual sua opinião sobre engenharia genética e transgenia ?

Algo muito interessante e promissor. Acho fantástico se poder construir um ser vivo do modo que se pretender que ele seja.

o tempo "t" da equação de força e variação de momentum é em quanto tempo se deu a variação do momentum ou em quanto tempo a força foi aplicada?

Esse tempo é o mesmo, pois o momentum vai variando enquanto a força vai atuando. Cessando a atuação da força, cessa a variação do momentum.

um raciocínio verdadeiro é necessariamente lógico ou válido?

Verdadeiro ou falso não são atributos dos raciocínios e sim das proposições. Os raciocínios possuem o atributo de serem válidos (ou lógicos) ou inválidos (ou ilógicos). A validade de um raciocínio, contudo, não garante a veracidade de sua conclusão, pois esta depende da veracidade das premissas em que o raciocínio se baseia.

como voce definiria um "raciocínio"?

Trata-se de um processo mental que leva, a partir de várias informações, a uma conclusão a respeito do modo, da estrutura ou de outro aspecto do que se está investigando. Para isso o raciocínio se vale da lógica, mesmo que intuitiva.

Então você tem fé nos escritos de terceiros? Isso é totalmente anticientífico! Cadê o método científico? Você tem é que experimentar as situações! Sinceramente, estou desapontado.

Claro que tenho. E assim acontece com todos os conhecimentos científicos. Eu não preciso verificar pessoalmente as leis físicas que os cientistas descobriram. Eles fizeram a pesquisa e verificaram e eu confio. Além do mais elas são confirmadas pelos fatos. É o que acontece com a realidade sobrenatural, só que no sentido inverso, ou seja, não é confirmada pelos fatos. Não preciso eu mesmo testar. Posso me basear em testemunhos alheios. Mas tem que ser de gente cética, porque o testemunho de pessoas crédulas não é confiável. Um cético sempre tem compromisso com a verdade e se os fatos contrariarem suas convicções ele as muda. Um crédulo não muda suas convicções mesmo com o testemunho dos fatos.

E claro que vai ser cobrado, principalmente quando ensina algo errado, vai ser cobrado aqui e depois da morte também!

Aqui pode ser que seja, como cobro de quem diga bobeiras. Depois da morte, claro que não, pois, então, não mais existirei.

Não vai no centro espírita e ja julga que é mentira e alucinações, essa é sua forma de estudo? Deduzir algo e o tornar verdade absoluta?

Mas eu já vi relatos de investigadores a respeito do assunto. Além de concluir, com grande segurança, a partir de fatos e raciocínios, de que não existe nenhuma realidade espiritual. Todavia jamais disse, nunca e em nenhum lugar, que essa convicção que possuo seja uma verdade absoluta. Isso eu sempre faço questão de dizer: que não tenho certezas e sim fortes convicções. Admito que possa estar errado. Mas acho que estou certo.

Professor, estou certo ao pensar que a grandeza quantidade de movimento é a tendência de um corpo de continuar em movimento?

Não. Tendência é uma propriedade. Grandeza é um valor. São categorias diferentes. O que se pode dizer é que a quantidade de movimento é a grandeza que mede a dificuldade de se dar e se tirar o movimento de um corpo. Quanto mais quantidade de movimento houver, mais força e durante mais tempo ela tem que agir para dar ou tirar esse valor.

Eu perguntei se aceitas perguntas por voz e não respondeu, não quer diga que não quer e não ignore algo relevante!

Xurubanis. Eu respondo o que eu quiser responder e não aceito cobranças. Estou aqui, dispendendo um tempo para proveito geral. Mas não tenho obrigação de responder. Portanto tenho pleno direito de escolher se quero ou não responder. Além do mais, muitas perguntas eu nem fico sabendo, de tantas que chegam. Quanto a esta, vou responder: não respondo perguntas oralmente não. Só por escrito.

E não irá a um centro espiritualista de umbanda não, professor? Nunca? Já pensou que talvez seja o que você precisa para convencer-se da existência do mundo espiritual?

E não irá a um centro espiritualista de umbanda não, professor? Nunca? Já pensou que talvez seja o que você precisa para convencer-se da existência do mundo espiritual?

A sua falta de hipocresia quando fala de sexualidade, casamento é incrivel, tens uma mentalidade além de seu tempo!

Acho que amor e sexo têm que ser temas normais de conversas, entre homens e mulheres educados, na sala de visita das famílias, sem risadinhas. Do mesmo modo que se conversa sobre comida, sobre política, sobre saúde, sobre televisão e o que for. As escolas precisam dar educação afetiva e sexual, como também, ensinar a costurar, cozinhar, plantar, consertar tudo e assim por diante. E a sexual não pode ser como é, uma asséptica instrução sobre a biologia da reprodução. Tem que ensinar como se faz para transar gostoso também. E tem que ensinar a ética dos relacionamentos afetivos e sexuais, como, por exemplo, não se enganar a quem se ama. O que não impede que se ame a mais de um, desde que isso seja sabido e consentido. E que esse consentimento é algo perfeitamente válido. Mostrar como o ciúme é uma total prova de desamor e de egoísmo. O verdadeiro amor é totalmente altruísta, senão não é amor.

Você acredita que há solução após o fracasso dos últimos governos

Sim, claro. Mas consertar o Brasil é trabalho para muitas décadas ou, até, séculos. Porque o problema principal não está nos políticos e sim no próprio povo. Os políticos, empresários, advogados, juízes apenas espelham a falência ética do povo, que aceita fazer algo que não seja ético para levar alguma vantagem. Se a educação eliminar esse modo de considerar a vida das crianças, quando os adultos atuais estiverem mortos, tais problemas não mais existirão. Então a questão é inculcar a ética na mente das crianças e dos adolescentes para que se tornem adultos éticos. Isso é que requer muitas décadas.

Minha avó tem tinha uma calopsita que ela amava muito e que a fazia feliz. Ela adotou um gato que estava abandonado, depois de crescido o gato predou a calopsita. É moralmente errado ela sentir raiva do gato por isso?

Sentir, como pensar, seja o que for, não tem valor moral nenhum. O que pode ser moral ou imoral, ético ou não ético são as ações.

Estou sendo anti-ético em passar na matéria que ainda não domino bem? Porém, as estudarei diletantemente mesmo após concluí-las...

Se você passou porque conseguiu passar de modo legítimo, então não está cometendo nenhuma ação anti-ética. Mas se você passou por meio do uso de meios fraudulentos, sim, está cometendo uma ação anti-ética.

''Do crente ao ateu, ngm explica Deus'' oq diz sobre essa Vdd?

Digo que não é verdade e sim uma proposição falsa. Se o conceito de Deus existe, mesmo que o objeto desse conceito não exista, então, a investigação sobre a existência dele só poderia ser feita se se souber o que está se procurando. Então, necessariamente, se tem que saber de que se trata, ou seja, ter-se uma definição de seus atributos essenciais e acidentais. Isso é problemático, pois, diferentes crenças religiosas atribuem a seus deuses diferentes propriedades. Então se tem que investigar, separadamente, se existe ou não o deus dos cristãos, se existe ou não o deus dos judeus, se existe ou não o deus dos muçulmanos, se existem ou não os deuses hinduístas, se existem ou não os deuses zoroastristas e assim por diante. Da mesma forma que as "explicações", ou seja, as razões pelas quais tal entidade existiria, variam de crença para crença e requerem investigações separadas. Por outro lado, a alegação de que não há explicação e que a aceitação de sua existência há que ser por fé, é um total despropósito, pois há fés sinceras e profundas em variáveis deuses. Se a fé fosse garantia de veracidade do que se tem fé, então, teria que ser verdade que existem deuses de concepções, até, contraditórias. E como a verdade tem que ser única, por definição, então a fé não pode ser erigida como critério de veritação de nada.

Caso alguma entidade "paranormal" se "manifestasse", o que a ciência da natureza, a física poderia explicar? e o caso do "peso da alma"?http://super.abril.com.br/ciencia/o-peso-da-alma/

Ora, se manifestasse, seria preciso investigar para apurar o que tenha ocorrido. Não se pode adiantar nenhuma explicação sem examinar o fato ocorrido. A física ainda não tem explicação para tudo. Isso, contudo, não significa que não tenha explicação física e nem que se vá apelar para explicações sobrenaturais. Essa questão do "peso da alma" é uma que, certamente, vai ter uma explicação física, pois "peso" é uma grandeza física e "alma", não seria, caso existisse, uma entidade física. Portanto não há como alma ter peso, nem massa, nem volume, nem posição, nem velocidade, nem energia, nada disso. A não ser que alma fosse algo físico não material, como um campo. Se assim o fora, se teria que proceder a investigações para determinar a sua natureza. Mas não aceitar "palpites" de quem tenha redigido livros ancestrais tidos como sagrados pelas religiões. Não existe nada que seja sagrado.

Ernesto, estou com livros que ficaram guardados por muito tempo. Estão empoeirados e com cheiro de mofo. Colocar eles pra receber sol pode ajudar a restaura-los ?

É melhor você colocá-los, abertos, ao ar livre em um dia ensolarado, mas na sombra, pois o sol pode enrolar as páginas. Além disso existem produtos para acabar com o mofo.
http://pt.wikihow.com/Remover-o-Cheiro-de-Mofo-de-Livros
http://radio93.com.br/tioquebragalho/como-tirar-mofo-dos-livros/
http://minhacontracapa.com.br/2016/09/removendo-cheiro-de-mofo-dos-livros/

Se o senhor se separar e se apaixonar por um homem, começaria uma relação? Com 67 anos teria um homem para chamar de seu?

Sim, começaria. "SE" me apaixonasse por um homem (no futuro do pretérito). Todavia essa possibilidade, mesmo que eu a admita, é remotíssima, pois sinto gastura só em pensar em amar eroticamente outro homem. Todavia, se assim o fosse, nem precisaria me separar de minha mulher, se ela concordasse com o arranjo de eu ter outro cônjuge em paralelo.

Pare de procurar resposta para tudo que existe e viva a sua vida

Por quê? Uma porção significativa de eu viver a minha vida é, justamente, encetar a busca por respostas. Isso me dá muito mais satisfação do que, por exemplo, ir a baladas, ir a barzinhos, assistir televisão, praticar esportes, jogar joguinhos de computador ou celular, acessar o Whatsapp e outras ocupações. Outra porção mais significativa, ainda, de minha vida, é promover o espancamento da ignorância, a disseminação do ateísmo, do anarquismo e do comunismo. o enriquecimento cultural das pessoas, especialmente em relação à música clássica e às artes, ciências e filosofia.

quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Qual a sua opinião sobre a Supersimetria? Será possível um dia o CERN encontrar evidências? Seria mais um ponto para a teoria-M!

É uma ilação bonita que tem um apelo estético muito grande. Mas não vejo que seja algo necessário. Pode ser que a natureza não seja supersimétrica. E que a gravitação não seja uma interação. A proposta de teoria do laço gravitacional considera, inclusive, que não haja interações e nem entidades. Só relações. Mas isso também pode não ser verdade. A física quântica de campos é interessantíssima, mas não tem nem um pouco os pés no chão. Aliás, exatamente por isso é que gosto dela. Todavia essas propostas, incluindo a proposta de teoria M, só se tornarão teorias quando confirmadas por evidências fáticas empíricas. Isso ainda não acontece com elas.

Acha util a pessoa espalhar e contar a todos a sua sexualidade?

Pode ser, dependendo do que a pessoa pretenda. Mesmo que não seja útil, não tem problema, se ela quiser. Da mesma forma que não tem problema não mencionar nada a respeito, se a pessoa não quiser.

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

O senhor deve ter um casamento aberto, ter amantes , tanto mulheres como homens.

Não. De modo nenhum. O que eu acho é que o amor e os relacionamentos não podem ser exclusivistas. Mas não acho que tenham que ser necessariamente plurais. Eu sou monogâmico. Acho isso perfeitamente válido e bom. Do mesmo modo que é válido e bom ser poligínico ou poliândrico. O que há de errado na monogamia não é se ter um relacionamento único, mas se ser obrigado a só se poder ter um relacionamento único. Isso leva pessoas que amam a mais de um a sofrerem por terem que fazer uma escolha, se não quiserem viver relacionamentos sub-reptícios, o que, isso sim, não é ético.

o que é um gradiente em física?

A derivada de uma grandeza que seja função da posição espacial (também podendo ser do tempo) em relação à variação da posição, quando essa variação for máxima, o que ocorre quando a variação da posição se dá em determinada direção, descoberta ao se maximizar a derivada.

Professor, como resolver: Uma embalagem com tampa tem o formato de um prisma reto cuja base é um triângulo equilátero. Sabendo que a embalagem deve ter um volume de 2000 centímetros cúbicos, determine as dimensões da embalagem de forma a minimizar a quantidade de material empregada.

Da mesma forma. Expressando uma das dimensões, o lado da base ou a altura, em função do volume, que é fixo e da outra dimensão. Então derivar em relação a essa dimensão e igualar a derivada a zero. Isso dará o valor dessa dimensão. Depois voltar na relação entre as dimensões e o volume e achar a que foi substituída, para achar o seu valor.

para toda ação existe uma reação? pense em todos os casos possíveis, até flutuações de campo.

Ação e reação ocorrem quando as alterações no estado de algum sistema se devem a interações dele com outros ou entre partes internas dele. Mas não quando as alterações sejam fortuitas.

Eu não entendo a consciência, quais os limites do sentir? Eu posso saber quais substâncias me provocam amor, tristeza, raiva... Mas COMO eu posso fazer uma ligação entre as reações físico-químicas e os sentimentos/consciência?

Nisso é que consistem as grandes linhas de pesquisa das neurociências. Ainda não se sabe. O que não significa que se possa apelar para uma pretensa "alma" para explicar.

Volte a santa igreja catolica ernesto,morra dentro da igreja com Deus e preserve sua santa alma ao outro mundo. Fora da igreja n tem salvaçao. Vc eh de berço catolico,batizado la.

Salvação de quê? Mesmo que haja Deus, céu e inferno, o que a Igreja Católica tem de especial para que só vá para o céu se se for católico? Havendo Deus, céu e inferno, irá para o céu toda pessoa de bem, seja de que religião for ou, mesmo, de nenhuma. Como não há Deus, nem céu, nem inferno, ninguém vai para o céu e nem para o inferno, independentemente de ser do bem ou do mal. Além disso, que negócio é esse de "ir" para esses lugares depois de morto se, quando se morre, se deixa de existir. Se se estiver se referindo à pretensa alma, não sendo ela uma entidade física, não tem propriedades físicas, como extensão, localização e movimento. Portanto não pode "estar" e nem "ir' para nenhum lugar, pois "lugar" é uma localização espacial e alma não ocupa espaço. E mais: céu e inferno seriam o quê? Lugares? Onde ficariam? Dentro do Sistema Solar? Nesta galáxia? Isso é muito maluco para ser verdade.

peso é uma força de reação ao apoio, mas e no caso de um bloco no chão? o valor do peso coincide com a força gravitacional? e a força com o qual o peso "reage" é a normal? mas não seria o contrário, a normal é a reação do peso?

O valor do peso não coincide com a força gravitacional porque o chão não é um referencial inercial, mas possui uma aceleração devido à rotação da Terra. Se você chamar de ação, num par de ação e reação, a força que toma a iniciativa de provocar a existência da outra, a força normal do chão sobre o objeto, sofrida pelo objeto e exercida pelo chão é a ação, enquanto a força com que o objeto comprime o chão, sofrida pelo chão e exercida pelo objeto, é a reação. Como ambas têm o mesmo módulo, esse é o módulo do peso, quando o chão for horizontal e sem considerar o empuxo do ar (que tem que ser considerado se não for do ar, mas da água, por exemplo). Além disso, o peso é isso quando a superfície de apoio, mesmo horizontal, não esteja acelerada em relação à superfície da Terra, como não acontece dentro de um elevador ao arrancar e ao parar. Se o apoio não for horizontal e estiver acelerado em relação à superfície da Terra, além de estar dentro da água, a análise das forças se torna mais complicada. A reação à força de gravidade sofrida pelo corpo e exercida pela Terra é a força com que o corpo puxa a Terra para cima, exercida pelo corpo e sofrida pela Terra, considerada como aplicada no centro da Terra. Não é ela que causa a normal, que é a componente da força de contado perpendicular à superfície de contato. Essa força é de origem elétrica, provocada pela repulsão entre os átomos superficiais do corpo e do chão, quando chegam muito perto. Se não houver chão, a gravidade puxa o corpo até o centro da Terra. A normal surge porque há um obstáculo, o chão, que impede que o corpo continue se acelerando para baixo.

Professor, como eu faria para mostrar que de todos os triângulos isósceles com um perímetro p fixado, aquele que tem maior área é equilátero?

Expresse a área em função dos lados com a condição de que a soma seja fixa. Ou seja, expresse a área em função do perímetro e da base, por exemplo. Derive em relação a um deles, a base, no caso, igualando a derivada a zero que você verá que isso implicará que as medidas dos lados têm que ser iguais, ou seja, que a base tem que ser um terço do perímetro.

Como melhorar a capacidade de argumentação tanto escrita quanto falada?

Lendo muito, especialmente textos argumentativos, geralmente filosóficos, e prestando atenção no modo como se argumenta. Bom, também, é se valer de compêndios que ensinam a argumentar, como o do José Luiz Fiorin, do Antonio Suárez Abreu, do Chaim Perelman e Lucie Olbrechts, do Sergio Navega e outros. Por fim, fazer um treinamento escrevendo de forma argumentativa. Faça só uma redação por dia que você vai ganhando traquejo.

Você acha que devemos perdoar uma traição ?

Acho. Para começar, o bom é que as pessoas se concedam, mutuamente, a liberdade de se relacionarem paralelamente com outros também. Assim nunca haverá traição. Amar não é preciso dizer que se permite ou não, porque amor é algo totalmente fora do controle da vontade da pessoa. Mas se relacionar com quem se ama é algo que a pessoa pode consentir ou não. Que se dê, pois, o consentimento prévio, sem que isso signifique nenhum rompimento, nem do amor nem da relação que se tem. É claro que a terceira pessoa envolvida tem que estar ciente e concorde com esse arranjo. Mas ele é o melhor para a felicidade de todo mundo.

Olá, Ernesto. Qual o conselho você poderia dar a alguém que esteja, popularmente falando, de coração partido? Seguir em frente ou enfrentar as barreiras e persistir?

Se você ainda não tentou tudo o que podia, insista. Então, se tentar tudo e não adiantar, desista e siga em frente. Mas tem que insistir com tato, sem pressão.

Quais são as suas dúvidas mais profundas? Livre interpretação.

Não são dúvidas, são desconhecimentos. Ainda não sei como de fato se deram dois surgimentos básicos: o do próprio Universo e o da vida nele. Não sei porque a humanidade ainda não sabe, uma vez que a ciência ainda não descobriu. Todavia confio que descobrirá, mais cedo ou mais tarde (note que a Teoria do Big Bang, bem como a Teoria da Evolução não concernem a esses temas e sim à expansão do Universo e ao surgimento das espécies, uma a partir da outra, já existente). Esse desconhecimento, contudo, não autoriza a colocar a explicação na interveniência de alguma entidade poderosa extrínseca ao Universo, isto é, a um pretenso Deus. Outro ponto é a origem da curvatura do espaço tempo, não que seja devido ao conteúdo de massa e energia mas sim como esse conteúdo age para encurvar o espaço-tempo. Para isso, atualmente, estou estudando tudo o que já se sabe a respeito de gravitação quântica. Esse contudo, como a proposta da "Teoria M" que une a das supercordas e a das branas, ainda não é um conhecimento epistemologicamente estabelecido. Mas é um dos mais instigantes assuntos de pesquisa em Física.

Qual a frase que você mais gosta e porque

Esta, de minha autoria:
"Você tem sempre a ver com tudo aquilo de que toma conhecimento!"

Seus filhos que moram fora do país não tem medo de atentados?

Só um filho é que mora em Saint Paul, Minnesota, nos Estados Unidos, com a mulher e a filha. Lá é uma cidade boa mas é do interior, sendo muito ordeira, muito limpa, muito bonita, bem aberta. A vida é tranquila e a população não tem medo de atentados por lá.

A leitura de Marx e Durkhein, para real compreensão e abstração das ideias exige que nível de leitura e conhecimento prévio, professor?

É bom que se tenha estudado sociologia e economia em compêndios didáticos introdutórios sobre o assunto. Isso vale, também para a leitura de filósofos.

Como seria um gênio da Sociologia?

Pessoas como Comte, Marx, Durkhein, Weber, Freyre, Spencer.

Tem algo a dizer sobre Martin Luther King Jr?

Uma pessoa admirável com cujos pensamentos e ações eu comungo. Do tipo do Gandhi e do Nelson Mandela.

Ter pessoas na internet querendo saber sobre você, tirando dúvidas, é um orgulho ou conquista, como vê essa relação?

Nem um nem outro. Mas é uma satisfação, por ver que meu intento ao vir para cá está sendo realizado, ou seja, estou espancando a ignorância. Por isso é que gosto mais é de responder perguntas sobre ciências, religião e filosofia e não sobre mim mesmo. Porque assim eu esclareço muitas noções equivocadas que as pessoas possuem. Pelo menos eu as coloco para pensar, nem que seja para me contestar. Isso é muito bom.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails