sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Nem sempre, no socialismo, o povo é empregado do governo. Você define apenas Socialismo de Estado, mas existem outras formas..

O que existe é a Social-Democracia. Mas ela não é propriamente um socialismo e sim um sistema híbrido de socialismo e capitalismo. O socialismo "tout court" é sempre estatal.

Você é altruísta? Assim, não tem um pingo de egoísmo em nada.‎

Sou altruísta sim. Pode ser que ainda tenho algum resquício de egoísmo involuntário. Sempre que o detecto, procuro suprimi-lo.

lê mangá ou gibi ?‎

Não gosto de mangá, mas leio, já há uns sessenta anos, as revistinhas do Walt Disney, "O Pato Donald" e "Mickey". Também li e tenho todas as do "Asterix e Obelix". Não gosto dos Super-Heróis.

O que pensa a respeito dos "trotes" que fazem aos calouros em universidades públicas?

Se forem apenas uma brincadeira inofensiva, acho válidos, mesmo que não aprecie. Quando se trata de comportamentos cruéis e danosos, configura-se em um ato criminoso.

Apatia é uma condição (estado) ou é um traço da personalidade? É mutável? Abraços!

Apatia é uma condição transitória, como angústia, euforia, ansiedade, tristeza, alegria. Se ela se tornar permanente passará a ser uma patologia a ser tratada.

E se os humano fossem extintos? Em milhares os macacos, cachorros e gatos evoluiriam simultâneamente tendo a mesma inteligência que temos? Seria fantástico ver tantas diversidades. quão diferente seriam, se comunicando entre si. Tem livro que aborda o asunto desse ponto?‎

Mesmo que os humanos não sejam extintos, outras espécies podem evoluir a atingir o nível de inteligência dos humanos, em poucos milhões de anos. como já aconteceu com os neandertais, há alguns milhares de anos. Se eles não tivessem sido extintos, atualmente teríamos duas espécies inteligentes no planeta. Acho isso, realmente, muito interessante. Não conheço livro que aborde esse tema.

Caso tentem e "consigam" implantar o anarcocomunismo no Brasil através de uma revolução (ao invés de uma evolução)... O que acha que irá dar errado?‎

Vai dar errado porque não há como se "implantar" o anarco comunismo, já que ele, não possuindo estado e nem governo, não teria como conter os derrotados na revolução que o teria instituído. Um mundo sem polícia, sem justiça formal, sem forças armadas não consegue ser "imposto". Isso só se consegue se tais fatos forem atingidos espontaneamente, ou seja, o desaparecimento da polícia se dará porque se passarão décadas e séculos sem que aconteça nenhum crime. Então ela se torna desnecessária. O mesmo acontecerá com a justiça formal, com os bancos, com as forças armadas, com as aduanas e uma série de atividades que só existem como atestado da falta de civilização da humanidade.

Todo número dividido por 0 é indeterminado, certo? Mas um número com numerador 0 é 0, mas se tem denominador 0 se torna indeterminado, mas qual a lógica nisso se o numerador dele é 0?‎

0/0 não é número nenhum. A operação não tem resultado. Não tem significado matemático. Não é uma possibilidade lógica.

Qual o problema da literatura nordestina ? Ou melhor, o que te faz nao apreciá-la?‎

Questão de gosto. De estilo e de temática. Como preferir algum pintor ou compositor. Prefiro Machado de Assis e Érico Veríssimo.

“A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar”. Eduardo Galeano - Concorda?‎

Não. Acho que a utopia será alcançada. Ela faz caminhar sim, mas permite que se chegue ao destino. Mesmo que a muito custo e, certamente, não ao cabo de uma única vida.

Olá, admiro muito voce. Gostaria de perguntar se o senhor acredita nessa coisa de amou uma pessoa de verdade nao vai amar mais outra.‎

Não necessariamente. Pode-se amar a uma pessoa só, mas pode-se amar, também, a mais de uma. Não apenas sequencialmente, mas também, simultaneamente. Isso é normal. E quando se começa um amor, isso não significa que se deixa de amar a quem se amava. O fato da sociedade exigir a exclusividade amorosa só entre dois é fonte de muito sofrimento para que se vê obrigado a fazer uma escolha, quando gostaria de viver mais de um amor ao mesmo tempo. É preciso que essa mentalidade mude e os amores paralelos sejam aceitos de forma franca e aberta, com conhecimento de todos os envolvidos e plena aceitação social. Não se trata de libertinagem e nem de depravação. Estou falando de amor sincero, profundo, completo, dedicado, constante, comprometido e fiel. Note que fidelidade não é o mesmo que exclusividade. Ser fiel é não enganar que se ama com exclusividade e não se amar. Mas se a não exclusividade for conhecida e consentida, não é infidelidade.

Professor, consegui entrar nas áreas que mais gosto: em odontologia, fisioterapia e nutrição em Universidades federais, mas ainda irei cursar o 3* ano do ensino médio agora em 2015 e estou em dúvida se concluo o ensino médio ou se ingresso logo na universidade. O que acha que faço?‎

Acho que seja importante completar o Ensino Médio para ter uma formação geral completa. E mesmo para completar a formação nas áreas específicas do curso que for fazer. A falta dos conhecimentos da terceira série será prejudicial para levar a graduação avante.

https://www.youtube.com/watch?v=EEEMWKFqX0g esse modelo é correto? porque?‎

Em parte sim. Nunca se disse que o movimento dos planetas em relação ao centro da galáxia fosse ao longo de um plano. As órbitas são elípticas só no referencial do Sol. O erro é que o plano do sistema solar (eclítica) não é perpendicular ao plano da galáxia, mas faz um ângulo de 60º. Outra coisa errada que foi dita é que os movimentos dos astros são parte da vida. Não são. Tratam-se de movimentos puramente físicos, que não depende de processo vital nenhum.

Na anarquia todo mundo pode fazer o que bem quiser?‎

Só não pode fazer o mal a ninguém. Isso a sociedade não pode permitir. Mas isso não é algo que se imponha e sim que se alcance por evolução. Ninguém vai nunca fazer mal a ninguém porque ninguém vai querer fazer.

Professor, o que acha do hino a internacional comunista? https://www.youtube.com/watch?v=LOHLCmivnBo‎

Muito bonito mesmo. Só não concordo que uma Terra sem amos seja conquistada por nenhuma revolução. A Terra não pode ter amos mesmo, mas quem o for tem que se tornar trabalhador e todos virarem burgueses por meio de uma evolução através de leis.

Professor Ernesto, de onde veio e como foi composta a água presente no planeta terra? É possível fabricar água em laboratório?

A água da Terra já fazia parte do material expulso pelo Sol, do qual os planetas se formaram. Quando a crosta se formou, ela foi expelida pelos vulcôes e se condensou na atmosfera, promovendo chuvas torrenciais que, ao longo de centenas de milhões de anos, encheu os oceanos. Um parte foi fornecida pelos cometas que se chocaram com a Terra. Mas a água dos cometas também veio do Sol.

Em quais faculdades/Universidades o senhor se formou?‎

Licenciei-me em Matemática pela Faculdade de Filosofia de Barbacena, em 1971. Completei as disciplinas do Bacharelado em Matemática na Universidade Federal de Viçosa, em 1978 e mestrei-me em Física (Cosmologia) pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, no Rio, em 1982.

Porque o vírus é considerado acelular?Porque sua estrutura não é considerada uma célula?‎

Porque uma célula tem estruturas que o vírus não possui. O vírus é só uma molécula de DNA envolta por uma capa de proteína. Não tem organelas, como as células.

Se uma pessoa ingerir doses ínfimas de veneno todos os dias ela adoece com o tempo? Ou o organismo não "acumula" o veneno no corpo?‎

Depende de qual seja o veneno. Alguns se acumulam, como metais pesados, outros são eliminados pela urina.

" Arrume um trabalho que gosta, assim nunca terá que trabalhar." O que acha dessa frase ?‎

Isso mesmo. Trabalhar naquilo que se gosta é curtir o maior prazer. Não concebo quem trabalha no que não gosta porque dá mais dinheiro.

Ernesto, preciso de seus conselhos. Estou entre Relações Internacionais UFMG, Eng ambiental UFMG ou Odonto UFJF. Eu me interessei demais pelos 2 primeiros cursos, sinto que escolhendo um, estarei "perdendo" o outro. Já odonto minha família faz pressão pra que eu escolha mesmo eu não me interessando.‎

Se eu fosse você eu faria Engenharia Ambiental, pois eu acho muito mais fascinante. E a pessoa tem que trabalhar naquilo de lhe dá um grande prazer. A vida é sua e não da sua família. Se você escolher uma profissão que não lhe agrada, mudar é muito mais difícil do que mudar de cônjuge, se escolheu o errado. A profissão é algo que a pessoa vai conviver mais tempo do que a família. Tem que ser aquilo que empolga. Não interessa o quanto se ganha com ela, mas o quanto se é feliz com ela.

Como foi a primeira experiência do senhor com o computador/internet?‎

Computador eu comecei a mexer em 1974, quando comecei a trabalhar na UFJF e programava em Fortran para o IBM 1130 que havia lá. Antes da internet eu passei a usar a BitNet, na UFV, ainda no mainframe, um IBM 360. Meu mestrado,de 1979 a 1982 foi totalmente teórico e não usou computador. Microcomputador eu passei a usar só em 1983, já no Departamento de Física da UFV. Em 1984 comprei o meu primeiro microcomputador, um IBM PC 286, de tela âmbar. Daí para cá fui fazendo elevações graduais de patamar e hoje uso um notebook HP Pavillion dv4-2090br, que já precisa ser substituído. Entrei para a internet antes da web, quando só havia e-mail e telnet. Isso deve ter sido lá para 1986. Lá para 1993, passei a usar a WEB em linha discada.

"Se no Universo todos os corpos se atraem, o que impede eles de se chocarem? xy A inércia e o movimento de que estão possuídos." A constante cosmológica de Einstein inexiste?‎

Existe, mas é outra questão. A constante cosmológica intervém na expansão do espaço em si mesmo e não no movimento dos corpos dentro dele. Uma colisão não se dá porque o espaço incha ou encolhe mas sim porque os corpos se movem dentro dele.

As ondas gravitacionais podem ser detectadas diretamente?‎

Se, de fato, existirem (o que ainda não é garantido) elas poderiam ser detectadas pelas deformações que produziriam em um sólido perfeitamente simétrico, uma vez que, sendo ondas, produziriam oscilações na intensidade do campo gravitacional, perceptíveis por sensores bem sensíveis. Existem dispositivos contruídos para perceber essas oscilações, mas ainda não as detectaram.
https://www.google.com.br/search?q=detector+de+ondas+gravitacionais&espv=2&biw=1600&bih=733&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=k2y-VO3CB_X7sATCnIHQDw&ved=0CAcQ_AUoAg
(NÃO CLIQUE, COPIE E COLE NA BARRA DE ENDEREÇOS DO NAVEGADOR)

Trabalharia em algo que você gostasse, mas não traria nenhum benefício para a sociedade?‎

Sim, desde que não fosse a única coisa que fizesse. O que entendo por "trabalho" não é apenas a atividade que me propicia rendimentos, mas toda atividade a que me dedico e consuma meu tempo e esforço não apenas como um lazer. Mas o trabalho também pode ser prazeroso, mesmo que dele se aufira rendimento. Acho, contudo, que é preciso que se dedique a fazer o bem para o mundo, inclusive se isso não for prazeroso. Só que não se precisa fazer, exclusivamente, algo benéfico para o mundo. Pode-se, também, dedicar tempo para o puro deleite pessoal, desvinculado do bem do mundo.

Se eu tiver no espaço longe de qualquer campo gravitacional, meu corpo seria atraído pelo meu próprio corpo? Por exemplo minhas mãos seriam atraídas pelo meu corpo?

Claro que sim. Mas elas já o são. Só que essa atração é tão débil que não se percebe, já que a força muscular é imensamente maior, sem contar com a gravidade da Terra (que é menor que a força muscular).

O que acha do pensamento ético (perverso) ateísta e niilista de Nietzsche que defendeu a crueldade e a vontade de poder como virtudes? Olha o que Russel disse: https://www.youtube.com/watch?v=wT5zb1KrbW8‎

Concordo com Russell e discordo de Nitzsche. Seu "übermensch" é patético. Um ser totalmente desprovido de compaixão. Nada nobre, como ele pretendia que fosse. Mas isso não é uma característica do ateísmo e sim do niilismo. O ateísmo não precisa ser niilista, se bem que o niilismo seja ateísta. Crueldade e vontade de poder não são virtudes de modo nenhum. Além disso, o chamado "eterno retorno" é outra concepção equivocada de Nietzsche.

a órbita de plutao é eliptica. mas nao entendo como ele nao é jogado pra longe do sol. quando sua orbita é mais afastada, a força de atração nao é menor? e se é menor, o que o impede de ser jogado pra longe?‎

A dinâmica do movimento planetário conjuga interação e movimento. No ponto mais afastado a força gravitacional de interação é menor, mas a velocidade é menor também. Então a força é capaz de alterar a velocidade de modo a reverter o seu afastamento e convertê-lo em aproximação. Ao se resolver a equação diferencial que relaciona interação e movimento, a solução aparece na forma de uma órbita que pode ser elíptica, parabólica ou hiperbólica segundo a energia mecânica seja negativa, nula ou positiva, respectivamente. Uma órbita circular é um caso particular de órbita elíptica.

O bem jamais vencerá o Mal porque onde há luz há Sombras. Você concorda?‎

De modo nenhum. Pode haver luz sem sombras, como acontece na Antártida. Basta que a luz venha de todos os lados. Todavia a analogia não se aplica. O mal pode, perfeitamente, ser totalmente extinto. Não há nada que impeça. Claro que não é fácil.

Autarquia é pré-requisito à Anarquia?

Autarquia é a situação em que algum grupo governa-se a si mesmo, sem depender de nada fora dele. Na anarquia não há governo, nem autárquico, nem exárquico. Todavia existe a gestão de empreendimentos, que será autárquica.

É mais fácil ser bom e virtuoso ou ser tolo e malvado?

Ser bom e virtuoso é mais difícil, sem a menor dúvida. Mas é o que se tem que ser, em função do bem geral.

Anarquismo é sistema político?‎

Anarquia ou acracia é um sistema político. Anarquismo é o movimento que pretende estabelecer a anarquia. Anarquia pode se dar em uma economia capitalista ou comunista.

Sem dinheiro todos seriam ricos ou todos seriam pobres ?‎

Nem ricos nem pobres pois, então, essa categorização não se aplicaria. Todos seriam igualmente prósperos.

Existem sistemas que são tanto políticos como econômicos?‎

O socialismo é um sistema político-econômico. Comunismo e capitalismo são sistemas econômicos. Democracia, autocracia e acracia (anarquia) são sistemas políticos.

O Sr. diz que não se interessa por Direito, aliás, diz que não deveria nem existir, sua resposta está relacionada ao Direito Penal, certo? Ou o Sr. acha que nenhum tipo de Direito importante? O mundo sem o Direito Civil por exemplo, seria um caos independente das pessoas serem honestas ou não, crimi‎

Claro que não. O direito civil regula contratos e propriedades. Não é preciso direito para isso. Basta que todo mundo seja honrado. Enquanto não é, bastaria algum tipo de registro de acordos. E o não cumprimento seria objeto de sanção automática, sem necessidade de juiz nenhum. Acho esse negócio de justiça formal uma complicação totalmente desnecessária. Mas as sanções tem que ser bem severas mesmo. Mas não a pena de morte. Numa sociedade ideal, que confio que a nossa o será em alguns séculos ou poucos milênios, nada disso seria necessário. Nem contratos, nem certidões, nem identidades, nem carteiras de motoristas (as pessoas teriam sua autocrítica e só dirigiriam se soubessem). Só registros para efeitos estatísticos e históricos. Nem sobrenome seria necessário. Não importa de quem se é filho em um mundo no qual não existe propriedade e nem herança.

Todo homem é um estuprador em potencial?‎

Claro que não. Um estuprador é um demente. Não é uma pessoa mentalmente sã.

O que acha da duração dos cursos acadêmicos no Brasil? Em Cambridge, uma das melhores universidades do mundo, o curso de Psicologia dura 3 anos. Aqui dura 5. Isso se extende aos outros cursos também. Tenho a impressão de que o tempo é mal aproveitado, além da formação ser inferior. E você?‎

Sem dúvida. Nossos cursos são muito frouxos, pouco exigentes e feitos sem muita dedicação. Parece que o Ministério da Educação só quer saber de número de diplomados e não de sua qualidade. É perfeitamente possível se aprender muito mais do que se aprende em menos tempo se se der um curso bem puxado e exigente. Quem não der conta, não deu. Azar! Isso vale também para a Educação Básica. Se ela for bem mais exigente desde o começo, as crianças e os jovens vão se acostumar a serem muito exigidos e vão dar conta. Aqui corre tudo na corda bamba. Esse negócio de dar trabalho de avaliação para valer nota é o cúmulo da tapeação. Trabalho tem que ser dado para o aprendizado e não para valer nota. Nota tem que ser só de prova. E prova bem puxada.

professor!!! eu tenho uma CURIOSIDADE ENORME: DEUS EXISTE OU NÃO? RESPONDA SE PUDER, VOU FICAR MUITO AGRADECIDO!!!! ABRAÇÕEEES‎

Não. Isso é o que os maiores indícios indicam. Como não há prova e nem evidência de que exista ou não exista, há que se basear nos indícios. E eles são contrários à sua existência. Vejamos:
Quase tudo admite uma explicação que prescinde de Deus. Logo, o que ainda não admite, um dia admitirá.
Se Deus tem o poder de fazer o Universo, então ele é muito incompetente, já que há tantas falhas nessa pretensa "criação". Daí se conclui que o surgimento de tudo o que existe não foi obra de criador nenhum e sim uma decorrência do acaso, que jamais teve a menor preocupação de ser perfeito, como teria que ser uma obra de Deus.
Se Deus é infinitamente bom, como pode o mal existir? Se o mal existe é porque Deus não existe. Ou é malvado.
Como é que Deus não atende as preces da maioria das pessoas e só de umas, nem sempre as melhores? É porque não atende é nada. Quando parece que atende é porque houve coincidência do assunto ter sido resolvido pelo acaso.
Isso tudo e mais ainda são fortes indícios da inexistência de Deus.

Você comemorou a morte do Brasileiro executado na indonésia como muitos que estão comemorando e falando que no Brasil também deveria ser assim ?‎

Não. Sou completamente contra a pena de morte. Ainda mais para o crime de tráfico de drogas. Mas também não aprovo nem para crimes hediondos. Mas acho que as penas, em geral, no Brasil são muito brandas.

por que motivo não se interessa por Direito?

Acho que nem deveria existir. Nem a justiça formal. Bastava que o mundo fosse civilizado e que ninguém fosse desonesto nem criminoso. Então não precisaria haver advogado, juiz, fórum, polícia, prisão. Nada disso. Penso que a humanidade evoluirá para isso em alguns milênios. Por enquanto, infelizmente, tem que haver, pois há desonestos e criminosos. Mas eu não tenho interesse em me envolver com isso. Se eu fosse advogado não ganharia dinheiro nenhum, pois só trabalharia de graça na defesas dos pobres contra os ricos que os prejudicassem. Jamais defenderia alguém que não estivesse com a razão.

prof. a física das engenharias é tão dificil quanto a do bacharelado em fisica?‎

Não. Nas engenharias há, em comum com o curso de física, apenas os quatro primeiros semestres. Somente engenharia eletrônica e nuclear abordam tópicos mais avançados de física moderna. As demais se restringem a aplicações da física clássica, que não precisam do conhecimento de fenômenos quânticos e nem de relatividade.

Psicologia é curso de burguês?‎

Qualquer curso é curso de burguês se um burguês o fizer. E é curso de elite se alguém da elite o fizer. Como também é curso proletário se algum proletário o fizer. Não há nenhum curso que seja exclusivamente de alguma classe social. Mesmo que seja uma questão de escolha e não de determinação ou impedimento. Psicologia tem duas vertentes. A científica e a terapêutica. A primeira consiste no estudo dos fatos psíquicos e a segunda em promover tratamentos para as afecções psíquicas. Fatos psíquicos ocorrem com todos os seres humanos, independentemente de sua classe social. Portanto a psicologia científica não concerne a e nem é exercida só por burgueses. E a psicologia terapêutica também, uma vez que todos podem sofrer afecções psíquicas que requeiram psicoterapias. E elas também são propiciadas pelo sistema público de saúde.

Achei muito legal saber que tantos de vocês se interessam por tantas coisas diferentes (Astrologia, guerras, distúrbios...) ^-^ Existe algum tópico que vocês querem aprender sobre? (Ex.: eu no momento estou aprendendo alemão)‎

Há muita coisa que quero aprender: alemão, russo, grego, composição e orquestração, escultura em mármore, história dos povos bárbaros, engenharia genética, criação de fontes digitais, tocar violino, representação teatral, dança. Também quero me aprofundar em assuntos que já tenho algum conhecimento, como computação algébrica, francês, espanhol, italiano, desenho (especialmente bico de pena), pintura, canto lírico, piano, . Por enquanto. Alguns assuntos não tenho nenhum interesse, como negócios, direito, contabilidade, finanças, administração, publicidade, agricultura, pecuária, medicina, farmácia, engenharias (exceto eletrônica e de computação), química et coetera.

Se uma pessoa não tiver dinheiro para comprar um programa de computador original nem tiver condições para estar sempre alugando e não existir uma versão genérica gratuita dele, é válido que possa piratear?‎

Claro que não. Se fosse assim seria válido roubar, se não tivesse dinheiro para comprar roupa ou comida, por exemplo. Se não consegue ter como usar o programa, fica sem usar. Mas pode usar o programa em uma instituição pública, do mesmo modo que pode estudar em bibliotecas públicas sem ter que comprar o livro.

Você acha que bandido bom é bandido morto ou acha que se deve ter mais Investimentos na educação e no assistencialismo para que não tenham o por quê virar bandido?‎

Bandido não tem que ser morto. Tem que ser recuperado. Bem como desincentivado à bandidagem por uma sociedade educada, próspera e justa.

O anarco-comunismo me lembra muito as tribos indígenas, em que todos trabalham para a própria sociedade.‎

Sim, de fato. Só que na situação de uma sociedade sofisticada e não primitiva. E com abrangência mundial e não tribal.

o que você pensa sobre as feministas que acobertam a misandria, e dizem que é só uma reação de revolta contra a opressão?‎

Discordo completamente. Isso não é feminismo. Isso é femismo. O verdadeiro feminismo é totalmente igualitário e não tem nenhuma aversão aos homens. O que não aceita é que homens tenham privilégios em relação a mulheres. E nem mulheres em relação a homens.

Por que o nome do movimento é Feminismo, sendo que em teoria quer a igualdade entre generos? Poderia ser chamado de masculinismo sem nenhum problema?‎

Sim. Masculinismo e feminismo são o mesmo. Machismo e Femismo é que são diferentes. O nome feminismo foi adotado porque era considerado normal que homens tivessem direitos que mulheres não teriam. Então o movimento para que mulheres também tivessem os mesmos direitos, historicamente, ficou sendo chamado de feminismo. Todavia, a conquista de mesmos direitos tem que ser acompanhada da acatação de mesmos deveres, como a providência do lar para as mulheres e os serviços domésticos para os homens. Ainda hoje, a lei contempla diferença nos direitos, por exemplo, ao conceder aposentadoria para as mulheres com cinco anos a menos de contribuição, o que é inconstitucional, até.

principios e leis sao sinonimos? a constante da velocidade da luz, por exemplo, é um principio, uma lei ou os dois?‎

Não. Leis são enunciados que descrevem o comportamento da natureza que são verificados diretamente por experimentos ou observações. Princípios são enunciados que se prestam a que as leis possam ser deles deduzidas por raciocínio lógico. Por exemplo, as leis da reflexão e da refração da luz, que são experimentais, podem ser deduzidas logicamente a partir ou do Princípio de Huygens ou do Princípio do Tempo Mínimo. No caso da invariância da velocidade da luz com respeito aos referenciais, tanto é uma lei, pois pode ser verificada experimentalmente, quanto é um princípio, do qual se pode deduzir várias outras leis, como as transformações de Lorentz.

Gosto da sua visão coletivista, mas acho que deverias valorizar o individuo tbm. Competição é algo saudável, o ser humano tem a vontade de se diferenciar dos outros e competir é uma forma de se diferenciar.‎

Discordo completamente. Competição não é nada saudável se for para derrotar outros. Competição só se admite para a superação das próprias deficiências, ou seja, competir consigo mesmo. Não é preciso competir e derrotar ninguém para se diferenciar. É só se afirmar, ressaltando o que se tem de bom. Abolir a competição não significa desvalorizar o indivíduo. Isso é uma concepção equivocada. Cada pessoa pode, deve e tem que ser valorizada por suas características únicas sem, com isso, menosprezar a nenhuma outra. Mudar o modo de pensar a esse respeito é uma das condições para o estabelecimento da anarquia e algo que tem que ser desenvolvido por meio da educação formal.

O que o senhor acha sobre o feminismo?

Considero a única posição aceitável a respeito do assunto. Vejo que não ser feminista é algo inteiramente anti-ético. Mas é preciso não confundir o feminismo com o femismo. Este advoga privilégios para o gênero feminino e restrições aos direitos masculinos, não apenas no que refiram a restrições femininas. O feminismo, pelo contrário, advoga a perfeita igualdade de direitos e de deveres para os dois gêneros.

Existe algo que você acredite piamente mas que aos olhos das demais pessoas seja difícil de acreditar? Se sim, o que seria?

Na anarquia. Muitas pessoas acham que seja impossível. Eu acho perfeitamente possível e confio plenamente que a atingiremos ao fim de um processo evolutivo gradual, que levará, certamente, vários séculos.

Explique, por favor: "Nada é de ninguém e tudo é de todo mundo" e "Todos são patrões e ninguém é empregado".‎

Quer dizer que não há propriedade privada. Os bens são comuns a todas as pessoas. Isto é, não há casas particulares, veículos particulares, cônjuges particulares, utensílios particulares, livros particulares, roupas particulares e assim por diante. Tudo é comunitário e disponibilizado para todos, de graça. Então nada é de ninguém e tudo é de todo mundo. Quanto a não haver empregados, é simples. Os trabalhadores são sócios dos empreendimentos em que trabalham. Então eles não recebem salários, mas participação nos lucros. Isso enquanto ainda houver dinheiro. Com a abolição do dinheiro, todos trabalham de graça e todos têm tudo de graça.

O mundo sem competições fica sem graça.‎

Claro que não. Aliás, o que não vejo graça nenhuma e em competições. Para mim, vencer derrotando alguém é o cúmulo da ignomínia. O mundo tem que cultivar é a solidariedade e a cooperação. Todos se ajudando mutuamente para que todos superem suas limitações e todos sejam vitoriosos em relação a suas falhas. Isso é que tem graça.

Há algum problema eu ser de esquerda e não ser feminista? Porque o feminismo é uma ideia Marxista, certo?

Errado. Feminismo não é patrimônio marxista. Feministas podem ser marxistas, comunistas não marxistas, anarquistas, capitalistas, democratas, autocratas ou que concepção política e econômica queiram ser. Feminismo é uma concepção social que envolve aspectos políticos e econômicos, mas não é estritamente político e nem econômico. Esquerda e direita também são concepções sociais que envolvem aspectos políticos e econômicos, mas não apenas. O que caracteriza a esquerda é a defesa da igualdade enquanto a direita defende as desigualdades. Assim o feminismo é parte da concepção esquerdista mesmo. Mas pode ser que alguém seja a favor de igualdades políticas e econômicas mas não igualdade de gênero, que é o que defende o feminismo. O que acontece é que muitas pessoas confundem o feminismo com o femismo. Este é a defesa de privilégios femininos e o repúdio a direitos masculinos. O feminismo advoga nenhum privilégio para nenhum gênero e a igualdade de direitos e deveres para os dois gêneros.

Afinal, o que é a gravidade? Uma deformação do espaço-tempo (proposta pela relatividade geral) ou uma força (cuja partícula mediadora seria o hipotético gráviton)?‎

As duas propostas estão em aberto mas, por enquanto, a Relatividade Geral é que está mais garantida. Não se pode dizer afinal o que seja porque essa questão ainda não chegou ao final.

Você é o chamado "grammar nazi" (se preocupa muito com o seu português e o dos outros)? Se sim, qual é o maior "pecado" que alguém pode cometer à gramática? Se não, o que pensa sobre quem se preocupa demais com isso?‎

Eu me preocupo com o meu português. O dos outros não. Cada um fale e escreva como queira. Eu me esforço por falar e escrever corretamente. Acho bom isso. Mas acho ruim ficar pondo defeito no linguajar dos outros. Penso que, vendo como eu falo e escrevo, as pessoas possam querer imitar e se inteirar do modo correto de falar e escrever.

Por que o comunismo é tão odiado?

Porque as pessoas o confundem com o socialismo de estado, que é um sistema tanto econômico quanto político que restringe a liberdade do povo. O comunismo, pelo contrário, é totalmente libertário. Há também quem considere que comunismo seja o que existiu na União Soviética em que, também, se estabeleceu o ateísmo oficialmente. A União Soviética nunca foi comunista. O comunismo não é oficialmente ateu. Aliás nem cogita desse assunto, pois é um sistema apenas econômico e não político.

Quais são os pré-requisitos para ler O Capital, de Marx, e A Riqueza das Nações, de Smith?‎

Uma boa cultura geral. Um bom vocabulário. Certa maturidade e conhecimento da vida. Perspicácia para captar o funcionamento da sociedade.

Como controlar o ciúme?‎

Filosofando a respeito até concluir quão idiota ele é e quão idiota é quem o possui. Ciúme não é prova de amor coisa nenhuma. É prova de egoísmo, de sentimento de posse. De quem não considera a pessoa amada como uma pessoa na acepção plena da palavra, isto é, totalmente livre para amar em retribuição ou não e para amar a quem queira.

Só agora me dei conta de que nunca perguntei isto aqui, então lá vai, para quem gosta de HQS, quais suas prediletas?‎

O Pato Donald e Mickey Mouse. Aprendi a ler aos quatro anos para ler essas revistas que meu pai comprava para mim. Desde então as venho comprando. Tenho todas que já comprei.

Qual a diferença entre exato e preciso?‎

Exato é o resultado de uma medida que coincida com o valor real da grandeza. Preciso é quando várias medidas da mesma grandeza levam a resultados com pouca variação. Como não se sabe, a priori, o valor exato de uma grandeza, não se pode buscar a exatidão. Todavia quando uma série de medidas da mesma grandeza for precisa, pode-se tomar o valor médio delas como sendo o valor real.

Comente a frase atribuída a Dostoievsky: " Se Deus não existisse, tudo seria permitido."‎

Discordo. Ser ou não permitido é uma questão moral. E a moral tem que ser baseada na ética. E a ética é um construto humano. As religiões se apossaram da moral como obra delas, invocando a divindade como sua origem. Nada disso. A moral surgiu da necessidade das sociedades regularem o comportamento das pessoas para sua preservação. A ética já surgiu de uma reflexão filosófica sobre a moral. Tudo isso, em verdade, não tem nada a ver com divindades. Se Deus não existe, como é o fato, nem por isso a moral e a ética deixam de existir. Logo há o que seja proibido e o que seja permitido sim. Para que a sociedade possa se manter em harmonia. Independentemente de qualquer castigo em alguma pretensa vida eterna.

A reflexão me levou ao ateísmo, ainda que talvez preferisse a existência de um Deus onipotente e benevolente. Também percebi que a desigualdade é natural e inevitável, em vários níveis: habilidades, inteligência, estética, finanças. Acho os ideais comunistas bonitos, mas impraticáveis. O que pensa?

Acho os ideais comunistas bonitos e praticáveis sim. Eles não exigem que haja igualdade de inteligência, habilidades, estética. Cada pessoa é uma pessoa diferente. O que o comunismo exige é a igualdade de direitos, deveres e oportunidades. Quanto à igualdade financeira, o comunismo que preconizo, em que também, além da abolição da propriedade se dá a abolição do dinheiro, ela será automática, pois nada é de ninguém e tudo é de todo mundo. Também gostaria que existisse um Deus bom, justo e poderoso. Mas, infelizmente, não há.

O que você sabe fazer melhor?‎

Ensinar Física.

Qual a definição de gênio?

Uma pessoa que, além de uma inteligência excepcional (QI acima de 160) tem, também, uma criatividade excepcional e exercita essa criatividade na produção de obras de inestimável valor artístico, científico, filosófico, político ou outro que seja.

Você se considera um Gênio?‎

Claro que não. Gênio é uma raridade raríssima na humanidade. Talvez não tenham havido mais de cem em toda a história.

o que acha do anarcocapitalismo?

Péssimo. Se a evolução da sociedade no sentido da anarquia se dirigir para essa modalidade isso será extremamente maléfico para a humanidade. Porque no anarco capitalismo não há governo, o que é bom, mas existem patrões e empregados. E, não havendo o que defenda os empregados, os patrões poderão exercer uma exploração muito maior do que a que existe no capitalismo árquico. É preciso que a evolução da humanidade se faça de uma forma política e econômica convergente tanto para a anarquia quanto para o comunismo. Mas, note, comunismo não é socialismo. No socialismo todos são empregados de um único patrão, o governo. No comunismo ninguém é empregado de ninguém. Todos são patrões. O comunismo se alcança com a superação do capitalismo no sentido de transformar todos os empregados em patrões de modo que essa dicotomia desapareça. A posse dos meios de produção então será compartilhada por todos. O marxismo é uma forma equivocada de comunismo que pretende acabar com os patrões e com a burguesia. Não é o caso de se acabar com a burguesia e sim transformar todo o proletariado em burguesia. Bem como a elite. Assim não há mais classes sociais.

Achas que os humanos alguma vez viverão noutro planeta?

Pode ser que sim, mas não acho muito provável não. Ainda não se achou nenhum planeta garantidamente habitável nas imediações do Sol neste braço da Via Láctea que já foi pesquisado (até uns 500 anos luz). A galáxia, contudo, tem mais de 100 mil anos-luz de diâmetro. Todavia, mesmo nesse entorno até uns 1000 anos-luz, é quase impossível se viajar.

http://ask.fm/wolfedler/answer/123083003677 Quanto você tirava de nota em Educação Física? Se é que existia na sua época. kkkkk

Educação física existia sim, mas era só ginástica e não esportes. E a nota era só por participação e não por desempenho. Eu fazia ginástica mesmo. Todo mundo fazia. Mas era só duas vezes por semana. Esporte também havia, mas à parte. Só para quem quisesse. Nunca fiz. Não vejo razão para o kkkkkk. Senão eu também teria que rir de quem não gostasse de matemática, que eu adorava tanto que chamava de boatemática.

Twain dizia: "Seja excêntrico se queres tentar ser virtuoso". Outro alguém completava: "Tenho medo de sociedades com poucos excêntricos, pois são as com menos talento e genialidade". Concorda? Por que?‎

Certamente que sim. É a excentricidade, o espantoso, o insólito, o estranho, o que não seja usual que provoca uma reação de observação, atenção e exame, possibilitando a disseminação de sua mensagem. É a loucura que Erasmo elogia. Os excêntricos, normalmente, são as pessoas mais talentosas e inventivas, além de também serem as mais observadoras, refletivas, questionadoras e contestadoras. O mundo não progrediria sem eles. Como professor sempre concitei os alunos a serem excêntricos, a não serem "Maria vai com as outras". A terem uma personalidade própria e singular. A não se curvarem nem às convenções tradicionais nem à ditadura da juventude. Cada um tem que ser ele próprio, único em sua personalidade individual. Com ter suas próprias idéias e não ficar só reproduzindo o que outros dizem.

Por que a música é a arte mais popular mundialmente? Qual a causa dela ter se tornado tão mais disseminada que as outras artes?

Porque a música é mais facilmente difundida e, portanto, absorvida pelo público. As demais artes demandam uma forma de divulgação mais complexa, o que dificulta sua disseminação entre as massas.

Como você se sentiria se visse um abatedouro onde quem mata é um porco e quem morre é o ser humano (estaria pendurado os humanos de cabeça para baixo com as carnes todas cortadas e a parte intima dos machos rancada fora num lixo enquanto o porco amolava a faca)?‎

Da mesma forma que eu me sentiria em um abatedouro em que humanos matem porcos, bois ou frangos. Completamente horrorizado.

O que você pensa sobre pessoas que dedicam suas vidas de formas completamente voltadas para sí mesmas? Como Nikola Tesla, que era completamente antisocial e estudava 12 horas por dia.‎

Se ele não fazia mal à sociedade e nem a ninguém, pelo contrário, desenvolvia invenções de grande aplicação para o mundo, ele podia ser como quisesse. Mesmo que não fizesse nada de bom, mas não fizesse nada de mal, qualquer pessoa tem o direito de se comportar do modo que preferir.

Professor, o que você acha de bandas de rock que divulgam o ceticismo e o ateísmo? Como a banda Rush.‎

É um direito legítimo delas, como o é o direito de divulgar qualquer religião ou ideologia política.

Qual é o certo a se fazer quando um cachorro morre? Jogar no mato?

Não. Deve ser enterrado. Aqui e Viçosa o Curso de Veterinária da UFV tem um lugar especial para isso. Não havendo pode ser em outro lugar.

O que acha da execução do brasileiro que estava transportando cocaína?‎

Sou totalmente contra a pena de morte. Mas considero que não se poderia fazer outra coisa, de acordo com a legislação da Indonésia. Atender a um pedido do governo brasileiro só para ele não seria justo para com os outros condenados que foram executados hoje e nem com todos os que já o foram. Só se se abolisse a pena de morte lá.

Ernesto, o que acha do adiamento do ENEM para adventistas do sétimo dia?‎

Não acho que se justifica. Se eles querem entrar para Universidades, que se adaptem ao calendário do ENEM. Isso não pode ficar dependendo de cada tipo de gente. Já pensou se houvesse sete religiões diferentes e cada uma delas não pudesse fazer prova em um dos dias da semana?

Professor, porque a Física Moderna é tão menosprezada no Ensino Médio?Eu acho isso um absurdo uma vez que ela apresenta conceitos importantíssimos para a nossa compreensão da realidade(O conceito de espaço-tempo e a relatividade do tempo, por exemplo).O que você acha?‎

Porque não é exigida nos vestibulares e no ENEM. E porque grande parte dos professores de Física não tem formação em Física. A vida toda me bati para que se ensinasse Física Moderna no nível médio, mas isso só aconteceu na EPCAR, em que o segundo semestre da terceira série era só de Física Moderna. Então se estudava relatividade, física quântica, física atômica, física nuclear, física estatística e física do estado sólido. Isso teria que acontecer em toda escola de nível médio. Independentemente de cair ou não no vestibular e no ENEM. Mas os próprios pais dos alunos não querem que se perca tempo estudando o que não cai. Não é só física moderna. Conservação do momento angular e a lei de Gauss do eletromagnetismo, bem como ondas eletromagnética e corrente alternada não é visto. Em compensação se vêem assuntos desimportantes, como associação de resistores e capacitores, equilíbrio de barras, imagens em lentes e espelhos. Tudo isso é mais técnico e não fornece nenhuma compreensão do funcionamento da natureza, que é o objetivo da Física.

John Lennon foi um gênio?‎

Não. Foi um músico extremamente talentoso. Mas não um gênio. Gênio foi Beethoven. Gênio é algo muitíssimo raro.

olha o que eu estava falando. Os motivos para destruição da família: https://www.youtube.com/watch?v=nKuPHWHqWDA ... Esse velhinho é mais culto que você. Você, infelizmente, parece que só lê livro esquerdista. Uma aula pra você, seu marxista! Assista inteiro. E refute, se conseguir.‎

Para começar, absolutamente não sou marxista. Sou um anarco-comunista. Quanto ao Olavo de Carvalho, nem vou me dar ao trabalho de ouvi-lo, pois se trata de uma pessoa absolutamente não recomendável em razão de suas posturas retrógradas, conservadoras, católicas, antolhadas, mesquinhas, ignorantes. Vá lá, vou ouvi-lo para comentar. De cara, percebo que o que ele defende é a família patriarcal por razões econômicas, isto é, para preservar o patrimônio. Isso é um despautério. Em uma sociedade ideal, o patrimônio não é privado, é coletivo. E o patriarcalismo defende valores inteiramente absurdos, como a prevalência do pai sobre a mãe nas decisões. Esse tipo de família tem que ser extinto mesmo. Uma família aberta é aquela que admite relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo e entre mais de duas pessoas. Isso não tem nada a ver com depravação e nem libertinagem. Trata-se de uma concepção totalmente vantajosa para a felicidade de todos, inclusive para a criação das crianças em um ambiente de amor. Família é algo muito importante. Mas a importância não é econômica. Economia tem que ser comunitária. Família é importante como um grupo de apoio mútuo, de compartilhamento de interesses, de atividades, de prazeres. Família é um refúgio da pessoa. E o conjunto das pessoas com quem se pode contar. Isso não implica que tenha que ser uma família formada por um pai, uma mãe e os filhos. Podem ser só pais ou só mães ou mais de um pai ou mais de uma mãe. Outro equívoco é quando ele considera que os revolucionários não são idealistas, mas apenas os trouxas dos inocentes úteis. Nada disso. É claro que havia revolucionários aproveitadores e, com a tomada do poder pelos bolchevistas na Rússia, muitos passaram a usufruir de benesses do poder. Mas os pais do movimento eram idealistas sim. Não concordo nem um pouco com a forma revolucionária de tomada do poder e instauração de uma ditadura socialista. Socialismo não é bom, como o comunismo. Mas nunca se teve comunismo em lugar nenhum. Comunismo não é acabar com a burguesia e sim transformar o proletariado em burguesia. Bem como a elite. Outra coisa. Ele dá a entender que os revolucionários ao defenderem o feminismo e aceitarem a homossexualidade estão fazendo algo errado. Claro que não. Mesmo que eu não aceite a revolução, não há como ser justo, honesto e bondoso sem ser feminista e sem aceitar a homossexualidade como normal.

Como você pode atestar que nossas escolhas conscientes são provenientes do indeterminismo quântico?‎

Não posso. Mas isso é o que se depreende. Se se constata que há a capacidade de escolha, isso significa que o determinismo não prevalece. Ora, como se sabe que a natureza, em seu nível mais profundo, não é determinística, e como tudo se reduz, em última análise, ao comportamento elementar das partículas subatômicas, conclui-se que todo o arcabouço que sobre ela é erigido, até o psiquismo, tem sua indeterminação advinda da indeterminação quântica.

http://ask.fm/wolfedler/answer/123023825181 se subtarirmos essa semi-reta que vai do ponto 0 ao ponto ∞ de uma reta infinita com inicio em -∞ até ∞, sobraria uma semi reta, correto? entao pode-se afirmar que existem infinitos "maiores" do que outros?‎

Essa diferença não é uma semi-reta porque não tem uma origem. Os infinitos da reta, da semi-reta e de qualquer segmento são iguais. Entretanto há infinitos maiores e menores. Leia isto:
http://www.ruckert.pro.br/blog/?page_id=114

O que acha desses que dizem que a Igreja Católica ter sido cruel é pura invenção? Li num debate que isso é só uma tentativa de desmerecer a imagem da Igreja e que nem se tratou de nenhum "período negro", citando a fonte de leitura ainda. Eu pessoalmente achei essa afirmação um absurdo sem cabimento.

Claro que a Igreja Católica foi cruel e muito. Nas cruzadas e na inquisição. Depois que ela foi oficializada por Constantino, passou de perseguida a perseguidora. Os hereges eram queimados vivos. Ela não concedia nenhuma liberdade de crença na Idade Média. Não é invenção nenhuma. Tudo está fartamente documentado. Os protestantes também perseguiram seus opositores.

http://ask.fm/wolfedler/answer/123024082205 Bem, professor, eu acho as charges do Hebdo um pouco gratuitas. Existem bons sites que fazem sátiras válidas (SMBC, Malvados, Um Sábado Qualquer), mas as do Hebdo pareciam ser só bola de canhão mesmo. (Longe de mim justificar qualquer coisa)‎

Eu não conheço essas charges. O que eu digo é que charges políticas, econômicas, ideológicas e religiosas são para serem feitas mesmo. Inclusive sobre valores ditos "sagrados", como a própria família. Tudo pode ser criticado no que tiver de criticável. E tudo que não for razoável é criticável. Especialmente a presunção que muitos possuem de se considerarem donos da verdade. Isso vale, mesmo, para o ateísmo e o anarquismo, que defendo. Mas também vale para o catolicismo, para o protestantismo, para o espiritismo, para o judaísmo, para o islamismo, para o budismo, para o hinduísmo, para o comunismo, para o socialismo, para o capitalismo, para as ditaduras, para a democracia, para as monarquias, para as repúblicas, para a monogamia, para a poligamia, para os homossexuais, para os heterossexuais, para os brancos, para os negros, para os asiáticos, para os indígenas, para os pobres, para os ricos, para os burros, para os inteligentes, para os ignorantes, para os eruditos. Qualquer dessas concepções e todas as outras, a respeito do que sejam, são passíveis de zombaria naquilo que tenham de grotesco.

então Charlie Hebdo não devia zombar das religiões?‎

Acho que não só ele, mas jornais humorísticos do mundo inteiro têm que satirizar tudo o que se vê de criticável não só em todas as religiões, mas em todas as ideologias políticas e em tudo o mais. Note que ele não zomba da religião ou da ideologia, mas de aspectos realmente criticáveis que elas apresentam, e todas os possuem. Isso é bom e as pessoas não devem se sentir ofendidas, a não ser que compactuem com esses aspectos negativos de suas convicções. De qualquer modo a sátira é boa para que as pessoas pensem se não estão aderindo a convicções equivocadas. Isso é válido para o islã, para a cristandade, para o ateísmo, para o socialismo, para o capitalismo, para o anarquismo, para as ditaduras, para a democracia, para tudo.

Por que os seres humanos evoluíram mais do que os outros animais? Por que fomos os únicos seres vivos a alcançar esse patamar de inteligência?‎

O quanto um ser evoluiu seria medido pelo número de espécies que se transformaram uma na outra, desde o primeiro ser vivo até o que se considera. Não sei se a espécie humana é mais evoluída do que outras, nesse sentido. O que ela possui são características mentais mais desenvolvidas. Mas não só ela. Os neandertais também as possuíam, em grau equivalente. Além deles, muitas outras espécies ainda poderão surgir com o mesmo nível de desenvolvimento que a nossa e, até, superior, não só as que evoluirão a partir da nossa, mas as que podem vir a evoluir a partir de outras. O fato de, no momento, neste planeta, sermos a única com tais características bem desenvolvidas é uma coincidência. Não há uma razão específica para ser assim.

Ingerir permanganato de potássio ocasiona a morte?‎

Porque suas crenças lhe são muito caras e zombar delas significa zombar da própria pessoa, por as acolher. Não se deve fazer isso. O que se deve é mostrar, de modo educado, como suas crenças são improcedentes.

http://www.ruckert.pro.br/blog/?p=3945 Em "Totalidade do Tempo" você falou que uma semi-reta é infinita. O que sempre entendi é que a reta é um conjunto de pontos colineares que prolongam-se infinitamente no espaço, enquanto que a semi-reta representa apenas um trecho de pontos. Não é isso?‎

Não. Um trecho de pontos é um segmento, que é um conjunto de pontos entre dois dados pontos. Um segmento tem extensão finita. Uma semi-reta é um conjunto de pontos de uma reta que tem apenas um extremo definido em um ponto, mas não o outro. Sua extensão é infinita, só que não se prolonga nos dois sentidos e sim em um só.

O que é indeterminismo e por quê o universo possui esse padrão de ocorrência?‎

Indeterminismo é o fato de que, quando um evento seja causa de outro, esse primeiro, nas mesmas circunstâncias, pode provocar diferentes efeitos e não sempre o mesmo. Isso é uma propriedade que faz parte intrínseca do comportamento quântico da natureza, em que as causas não determinam os efeitos, mas podem produzir vários, com variáveis probabilidades. Bem como contempla a possibilidade de um evento ser fortuito, isto é, não ser efeito de causa nenhuma. Essa é uma das principais diferenças entre o comportamento quântico e o comportamento clássico. Em nível macroscópico, esse indeterminismo não é percebido, pois um evento macroscópico é resultante de um número muito grande de eventos microscópicos, de modo que a soma das probabilidades leva a uma concentração em um pico único de probabilidade para o evento global.

Concorda com essa lista? http://anepigone.blogspot.com.br/2011/01/average-iq-by-occupation-estimated-from.html‎

Esse QI que ela apresenta não é um quociente de inteligência e sim um quociente de remuneração (incoming quotient). Isso é uma realidade dos Estados Unidos. O valor de 100 foi atribuído ao salário médio dessas profissões.

"se deus é onipresente, ele está no mal. se deus esta no mal, entao ele É mal" professor, por favor comente essa afirmação‎

Presença significa a situação de se estar em algum lugar em dado momento. Como mal não é lugar e nem momento, não se pode estar no mal. Mal é um aspecto das ações que possuam a qualidade de serem más, isto é, de provocarem dor, sofrimento, tristeza, prejuízo, infelicidade. Se esse aspecto existe e se tudo o que existe, existe com a permissão de Deus, então Deus permite o mal. E se ele tem o poder de permitir ou não o que quiser, e permite o mal, ele é mau, sem a menor dúvida. Ou seja, se Deus existir, ele, de modo nenhum, pode ser bom.

É possível acreditar que a mente fruto do organismo e não ser determinista ( Acreditar que nossa herança genética vai determinar nossas aptidões e comportamento ) ? Vendo por esse ponto não seria cruel a maneira que a natureza orgânica se impõe sobre nós , determinado nossa vida ?‎

Reducionismo não significa determinismo. Mesmo a mente sendo um produto do funcionamento físico do organismo, esse funcionamento não é determinístico. Aliás e esse indeterminismo intrínseco da natureza, em nível subatômico, que possibilita as escolhas, isto é, a faculdade da vontade, dentro da mente. Nossa vida não é determinada. A sucessão de eventos da vida de uma pessoa se liga à teia de eventos entrecruzados do passado de um dado momento que influenciam o que vai ocorrer. Influenciar não significa determinar. A pessoa tem, sempre, a capacidade de decidir o que fazer. Além dos eventos causados por outros eventos, há os fortuitos e as coincidências, que são extremamente relevantes. É claro que a escolha da pessoa é limitada e condicionada pelas circunstâncias. Mas há uma margem de manobra disponível. Todavia não é possível se prever o futuro, pois essa teia de eventos intercruzados é de complexidade extrema e sem nenhuma possibilidade de previsão.

Você consegue descrever essa compreensão reducionista da biologia que você tem? Não peço que me explique o que é o reducionismo, mas como isso afeta sua maneira de estudar e "sentir" a biologia.‎

Quem vê a biologia de modo não reducionista considera que a vida seja um fenômeno à parte do comportamento do mundo inanimado. Do ponto de vista reducionista não é. É o mesmo comportamento, ditado pelas interações entre as partículas elementares, só que em um nível de complexidade extremamente mais elevado. E a complexidade não muda a natureza dos fenômenos. Isso também acontece com a concepção dualista da mente consciente. Além de ter o aspecto biológico, os dualistas consideram a interveniência de um componente não biológico, que seria a alma. Já os monistas fisicalistas consideram que a mente seja o resultado da anatomia e fisiologia do sistema nervoso. É, novamente, um caso de reducionismo. Para o reducionismo a química é um capítulo da física, a biologia é um capítulo da química, a psicologia é um capítulo da biologia, a sociologia é um capítulo da psicologia, a economia é um capítulo da sociologia e assim por diante. Essa visão permite ver que, afinal de contas, tudo, inclusive o amor e os negócios, são produto das interações entre quarks, glúons, elétrons, fótons e as demais partículas elementares. E é mesmo. Só que em níveis de complexidade cada vez mais elevados.

Ainda sobre o estudo da Bíblia.‎

Quando se vai estudar a Bíblia, esse estudo só vai ser honesto, se não se partir de nenhum pressuposto, nem que ela seja correta e nem incorreta. Todavia o que vejo, entre os judeus e cristãos, é que eles consideram, a priori, que o que a Bíblia diga seja verdade. Então, é claro, que vão tirar conclusões bem diferentes do que quem a estuda não considerando assim. Todavia, não se pode afirmar que o que a Bíblia diga seja verdade, a não ser examinando o que ela diz em comparação com outros relatos e com os conhecimentos científicos e históricos disponíveis. Uma análise imparcial da Bíblia vai mostrar um série de contradições que não permitem se confiar nela. Trata-se de uma obra de ficção.

Mas a biologia reduz-se primeiro somente à química, e esta à física? O enovelamento proteico não é um fenômeno biológico que pode ser reduzido diretamente pelo conceito físico da entropia?‎

Não é somente à química. Pode também ser diretamente à física ou intermediariamente, através da química.

A partir de quais premissas podemos afirmar que o Universo é "infinito"?‎

A partir dos valores já conhecidos com maior precisão da densidade de massa e energia do Universo (incluindo a matéria e a energia escuras), da taxa de expansão do espaço (constante de Hubble) e do parâmetro de aceleração/desaceleração da expansão. Esses três valores, levados na equação da dinâmica do Espaço-tempo, permitem concluir se o espaço seja finito ou infinito. Isso está ligado ao fato de sua geometria ser plana, positivamente curva ou negativamente curva. Se for positivamente curva, o Universo é finito. Caso contrário é infinito. E os dados observacionais apontam para o fato dele ser plano.

E sua compreensão do que você estuda de biologia é apurada como do que estuda em física? Guarda os termos e relações com facilidade? Saberia dar aulas sobre o que já estudou?‎

Sim, basta que eu faça uma preparação. Já física, como já é minha segunda natureza, nem preciso preparar mais. Aliás, se me fechassem em uma sala, com cama, comida, roupa e banheiro, eu escreveria um livro de física geral em nível superior para cursos de ciências exatas, em quatro volumes, como o do Halliday, sem fazer nenhuma consulta, exceto valores de constantes. Uma coisa interessante é que pessoas que tenham formação em física e conhecimentos de química, possuem um tipo de compreensão reducionista da biologia que muitos biólogos, inclusive o Ernst Mayr, não têm. E, para mim, não resta dúvida que a biología se reduz à química, como a química se reduz à física.

Conhece o "Argumento Ornitológico para a Existência de Deus" de Jose Luis Borges? O que tem a dizer?

Conheço o de Anselmo de Cantuária e o de Gödel. Vou ver esse do Borges. Os anteriores eu já os refutei em meu blog. O de Anselmo foi bem refutado por Kant. Veja isto:
http://www.ruckert.pro.br/blog/?p=2337
http://www.ruckert.pro.br/blog/?p=3945

Quais livros de biologia molecular você estudou? Você entende, por exemplo, de receptores acoplados à proteína G, receptores tirosina-cinase, AMP cíclico, fosforilação e sobre o papel do cálcio como um mensageiro intracelular?‎

Biologia, de Campbel, Reece e outros; Fundamentos de Biologia Celular, de Alberts, Bray e outros; Biologia Molecular da Célula, de Alberts, Johnso e outros. Não os estudei sistematicamente, de cabo a rabo, mas estou sempre os consultando para me inteirar.
Em nível médio, cheguei a estudar completamente o livro do BSCS (Biological Sdiendes Curriculum Study) e, dos atuais, não completamente, os da Sônia Lopes e do Amabis e Martho. Também consulto muito o livro de Bioquímica do Campbell e Farrell. Já vi esses assuntos que você mencionou.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Se o universo for infinito, como ele pode es expandir?

Expandir não significa aumentar o volume, pois ele sempre continua infinito. Expandir significa ir aumentando a separação entre seus pontos, isto é, entre os lugares. Mesmo que nada saia do lugar, tudo fica mais longe, cada coisa de outra, porque os lugares se afastam pelo inchamento do próprio espaço.

Eu tenho pena de pessoas assim, meu Amigo estude a var a igreja e veja como é bom adorar um Deus cheio de maravilhas, pegue o caderno e durante um mes anote o que acontece de bom em sua vida, ai vc vai ver como é bom adorar a um Deus de Maravilhas, que tudo faz pelos seus filhos.‎

Poi eu tenho pena é de pessoas que são enganadas pela crença em deuses inexistentes. Elas poderiam dedicar muito mais proveitosamente suas vidas a fazer o bem do que perder seu tempo com coisas que não existem.

A melhor forma de se obter um vocabulário mais rico é lendo?‎

Sim, mas parando para descobrir o significado de toda nova palavra que aparecer.

O que existe para além do limite do Universo?‎

O Universo não tem limite. Ou ele é infinito, como se considera que seja ou, se for finito, não é limitado. Como uma superfície bidimensional esférica, só que tridimensional. Mesmo sendo finito, o Universo contém tudo o que existe, inclusive todo o espaço. Não existe espaço, nem vazio, fora do Universo. E, certamente, conteúdo nenhum. Aliás, também não existe espaço vazio dentro do Universo. Todo espaço existente é preenchido por algum conteúdo. Quanto não possui matéria, o espaço chama-se vácuo. Mas vácuo não é vazio. Vácuo contém campo e radiação.

Você entende textos superiores de neurociências sem uma base de biologia celular e molecular a nível de graduação?‎

Eu também estudei, por conta própria, biologia celular e molecular. Mas é possível entender neurociências sem essa base. Tenho bons livros de referência sobre esses assuntos. Livros dos cursos de biologia e de medicina, que sempre consulto, como os do Gazzaniga, Bear, Lent, Kandel. Mas o que eu já li mais e ainda leio são os livros de divulgação do António Damásio, do Steven Pinker, do Daniel Dennett, do Eric Kandel, do casal Churchland, da Suzana Herculano-Houzel, do Oliver Sackes, do Joseph LeDoux, do John Searle, do Steven Rose, do John Horgan, do Thomas Nagel e outros.

Professor, porque gosta de andar alinhado,terno,roupa social,mas não penteia o cabelo?

Para ser chocante. Gosto de provocar espanto. Mas eu também uso roupa menos social. Só não uso camiseta com escrito e tênis. Todavia não é sempre que deixo o cabelo despenteado. Ora eu penteio, ora não. Não gosto de ser sempre do mesmo modo.

Qual a sua opinião a respeito dos evangélicos que usam calça comprida na praia?‎

Se eles não acham que se deva usar calção de banho, maiô ou bikini na praia, então que não vão à praia, ora bolas. Ir a praia com roupa de sair à rua é uma completa idiotice.

Legal mas você parou para pensar e refletir na biblia? Não, né? Meu amigo veja bem Deus criou o homem para evangelizar. E na biblia tem ''Se me negar diante de Deus te negarei diante do pai''. Já pensou você passa dessa para melhor, e ficar a eternidade no inferno? Meu caro estude a bablia.‎

Foi, exatamente, por estudar a Bíblia bem como outras religiões, além de Filosofia, Física, Biologia, História, especialmente, evolução, neurociências, cosmologia e vários outros assuntos, em abrangência e profundidade que deixei de considerar que deus exista. Não tenho o menor temor de ir para o inferno, pois inferno não existe e, ao morrer, eu simplesmente desparecerei completamente.

Pedir ajuda é um ato covarde?‎

Não. Se não se está sendo capaz de fazer o que seja preciso, há que se pedir ajuda mesmo. Pedir ajuda só por preguiça não é um ato covarde, mas é um ato vergonhoso.

Consegue ficar um dia inteiro sem ouvir musica?

Claro que consigo. Até vários. Mas não gosto.Música não é uma necessidade, como ar, água, alimento. É supérfluo. Como toda arte. E como muita ciência, como a Cosmologia, que estudei. Mas é, justamente, para o supérfluo que o ser humano produz excedentes. É para o que não é necessário que nos comprazemos. Assim a música é parte integrante de minha vida. Mas a falta dela não é capaz de me matar.

Professor, o que você acha dos ateus que não se assumem?‎

Uns borra-botas. Não consigo imaginar uma pessoa que tenha convicções a respeito do que quer que seja e que não as exponha publicamente, considerando que estamos em uma nação livre, em que se pode ter a convicção que se quiser. Se a pessoa se esconde por medo de represálias sociais, penso que seja uma pessoa covarde. Ainda mais que o ateísmo é uma concepção inteiramente justa, honesta, digna, verdadeira, benemérita e valorosa.

https://www.youtube.com/watch?v=KbNGklNz8Yk O que acha da Sinfonia No. 7 de Beethoven, mov. 2 Allegretto? Pessoalmente, adoro!‎

Dentre as sinfonias de Beethoven, para mim, a ordem de preferência é: 9ª, 3ª, 7ª, 6ª, 5ª. As demais são menos relevantes, mesmo sendo ótimas. Interessante é que, da nona, prefiro os três primeiros movimentos do que o quarto. Todavia considero as sinfonias de Brahms superiores às de Beethoven. E estas superiores a quaisquer outras.

A matemática e a física tem utilidade para o artista?‎

Claro que sim. Se o artista for um músico, isso é evidente, pois a música é toda matematizada. Se for um artista plástico, tem que entender de geometria, de perspectiva, de composição de cores etc. Se for um poeta tem que saber metrificar (mesmo que escreva poesia livre). Além do mais, todo artista é uma pessoa que participa da vida comunitária e, nela, a matemática tem um grande papel. Matemática é essencial para todo mundo.

Levando em conta que bem e mal andam juntos e ambos nunca vão deixar de existir, considera correto afirmar que a paz é inalcançável ?‎

Não. A paz é alcançável sim. O mal pode ser contido, mesmo que continue a existir. Tudo é uma questão de civilização, de educação. É possível elevar os níveis de compreensão e tolerância a patamares bem altos de modo a evitar qualquer conflito. Pessoas educadas resolvem suas diferenças de modo educado. Crimes, violência, guerra podem sim, deixar de existir no mundo. E isso é o que se percebe, ao longo dos milênios, que está sendo a evolução social da humanidade. Dentro de poucos milênios a paz será estabelecida no mundo.

Comumente as pessoas olham para uma imagem relacionada as ciências exatas, como um quadro cheio de fórmulas físicas/matemáticas e aquilo gera um espanto. Parece uma coisa inalcançável, algo que nunca entenderão. Por que? Maus professores com uma péssima didática e métodos falhos?‎

Porque foram intimidadas na educação básica por professores incompetentes, que não despertaram a curiosidade pela matemática e pelas ciências naturais. Os cursos de licenciatura, também, não despertam no futuro professor aquele deslumbramento contagiante pela ciência que ensinam. Matemática e Física são uma maravilha e isso é que tem que ser cultivado pelos estudantes: o gosto por compreender o mundo. E a compreensão do mundo envolve matemática e física. Todavia, há os que têm um pendor nato para as ciências exatas. Esses fruem o prazer de estudar matemática e física apesar dos maus professores. O importante é levar esse deleite pelo conhecimento a todos os alunos. Não apenas pelas ciências exatas, mas pelo conhecimento de tudo. Isso é que tenho feito ao longo de minha vida de 47 anos como professor.

Professor Ernesto, é possível aumentar o QI de 100 para 150. Se sim, como fazer? Obrigado.‎

Esse tanto é quase impossível. Mas aumentar uns 15 ou 20 pontos é possível. O segredo é a neuróbica. Procure por isso na internet. Veja, também, o site: http://www.cpsimoes.net/

Existe algum limite para quanta informação o ser humano pode armazenar em seu cérebro?

Sim, existe. Mas é bem acima do quanto se consegue armazenar ao longo da vida, mesmo que se viva 120 anos e se tenha uma vida bem intensa.

Se o senhor pudesse viver durante uns 5 séculos, gostaria de estar formado em várias disciplinas?

Muitas. Por exemplo: Filosofia, Pedagogia, Letras, Artes Plásticas, Música, Astronomia, Biologia, Neurociências, História, Engenharia Espacial, Engenharia da Computação. É o que me lembro agora.

O que acha do socialismo?‎

Não concordo. O socialismo é como se fosse um comunismo, só que, ao invés da posse dos meios de produção ser compartilhada pelos trabalhadores, ela é tomada pelo estado, do qual os trabalhadores se tornam empregados. E, geralmente, para manter essa situação, o estado passa a ser gerido por um governo autocrático, isto é, ditatorial. Isso é péssimo. No verdadeiro comunismo, o estado, se existir, é só um articulador de esforços e um balizador de diretrizes. A economia é conduzida pelos trabalhadores, que se tornam seus próprios patrões, isto é, donos dos empreendimentos em que trabalham. Comunismo é a melhor forma de se conduzir a economia, mas o socialismo é pior do que o capitalismo, que, sendo bem distribuído por toda a população, não é ruim. Ruim é o capitalismo concentrado em poucas mãos, que exploram os trabalhadores assalariados. Mas o socialismo sempre é ruim, pois há um só patrão do qual a população toda é empregada. Essa dicotomia entre patrão e empregado é péssima. Numa sociedade ideal, não deve haver empregado nenhum. Todos têm que ser patrões.

Você disse ter se tornado ateu por volta dos vinte anos de idade. A minha pergunta é se, desde então, por algum momento sentiu estar se reaproximando de alguma religião, em outras palavras, sentiu estar voltando atrás em relação ao ateísmo. Se mantém firme ao ateísmo desde que concluiu pela sua vera‎

Depois que me defini como ateu não mais considerei voltar a seguir alguma crença religiosa, seja qual for. A cada dia, inclusive, me vejo mais convencido do acerto de minha opção.

Ernesto, qual á dica o senhor daria para quem não tem a minima ideia do que quer cursar na faculdade? Obrigada desde já!

Curse Filosofia. É o curso mais abrangente e mais aprofundado no entendimento do Universo, da vida, da humanidade, da sociedade. É fantástico. Além de se tornar uma filósofa que vai contribuir para o entendimento do mundo, poderá, também, ser uma professora de filosofia e, com isso, abrir a mente da juventude, dando uma imensa colaboração para consertar o mundo.

www.facebook.com/logicasfeminina/photos/a.189588711167984.38978.189586561168199/627913470668837 Homens são superiores! Você foi alienado pelo movimento comunista/feminista, que tem como um dos objetivos destruir a família. Família = pai, mãe e filhos. O resto (gays) são pares com filhos bastardos

Essa concepção é de uma idiotice superlativa. Homens não são, absolutamente, superiores a mulheres. Nem inferiores. Há características dos dois sexos que se complementam. Sem as mulheres a humanidade se extinguiria, pois elas é que gestam e parem. Tudo o que homens podem fazer, mulheres o conseguem e vice versa, exceto gestar, parir e aleitar. O comunismo e o feminismo querem destruir essa concepção patriarcal de família mesmo é isso é que tem que ser feito, pois essa concepção é nefasta. Homossexuais são pessoas tão legítimas quanto qualquer outra, seja assexuada, heterossexuada ou bissexuada. Famílias podem ser, perfeitamente, constituídas de quantos pais e quantas mães se quiser e não apenas de um pai e uma mãe. Isso não fere, em nada, o caráter humano de um grupamento que se une para se apoiar na condução da vida e criar os filhos de todos. Qualquer modelo de família é tão bom quanto qualquer outro, em termos de afeto e apoio interno. De compartilhamento de responsabilidades, de interesses, de prazeres. Alienadas são as pessoas machistas e patriarcalistas, bem como as femistas e matriarcalistas.

Dá pra aprender tudo o que se ensina em um curso de Psicologia em uma universidade sozinho?

A parte teórica, certamente que sim, como em vários outros cursos. Claro que fica mais difícil, pois não há professor a quem se reportar para esclarecer dúvidas. A parte prática, que é o treinamento para o exercício da profissão, é impossível de ser adquirida sem o acompanhamento de professores. Isso é válido para outros cursos. Em minha opinião, todos os cursos superiores deveriam facultar a obtenção de créditos nas disciplinas teóricas apenas à aprovação em exames, sem a exigência de frequência. O aluno pegaria o roteiro do que precisa ser estudado e o faria sozinho. Se passar no exame, que tem que ser bem rigoroso, já teria a aprovação na disciplina.

O que o senhor acha dos preços dos livros aqui no Brasil ? Esse valor é realmente necessário ?‎

Não tenho condições para responder, pois não conheço a contabilidade das editoras para saber quanto são os custos. O que eu sei é que a remuneração do autor é baixa.

Por que Deus não escolheu uma mulher rodada para ser mãe de Jesus? Rodada = Mulher promíscua.‎

Essa história de que Jesus tenha sido concebido pelo Espírito Santo e nasceu de uma virgem, sendo, pois, filho biológico de Deus (e não apenas genericamente, como todo mundo seria) não é verdadeira. Mesmo que Jesus tenha existido, ele foi um homem normal e não nasceu de virgem nenhuma.

As religiões merecem respeito?‎

Para mim, as pessoas que seguem alguma religião com sinceridade e pautam sua vida por elas, merecem grande respeito sim. São pessoas autênticas. Quem segue alguma religião por conveniência, não merece respeito nenhum. Mas as religiões, em si mesmas, para mim, são engodos. São institucionalizações de crenças ancestrais e mitológicas, engendradas por pessoas que pretenderam limitar a abertura da mente da humanidade, para que não examinassem, não cotejassem, não questionassem, não contestassem nada do que achavam que deveria ser aceito. Para que, assim, fossem dóceis a seus comandos. Isso, para mim, é um absurdo e não merece o mínimo respeito.

Professor, atualmente, quão desenvolvida está a fisíca quântica?‎

Trata-se da área mais desenvolvida da física atual, especialmente em seus desdobramentos na física da matéria condensada e na física de partículas elementares e teoria quântica de campos. Ao lado da cosmologia são as áreas de ponta da física contemporânea. Outras áreas também contempladas com muitas pesquisas são os fenômenos caóticos e os sistemas dinâmicos.

Deixar de tomar banho prejudica a saúde? Li algo que a ausência de banho gera sintomas similares a depressão, mas não sei se é verídico. De que forma isso afetaria o organismo?‎

De vez em quando não seria prejudicial. Mas como um comportamento regular, sim, pois a sujeira, umedecida pelo suor, se torna um caldo de cultura para bactérias que, então, penetrariam pelos poros e atingiriam a corrente sanguínea. Além, é claro, de deixar a pessoa com um odor desagradável, bem como esteticamente prejudicada pela sujeira.

Sobre oq diz respeito a palavra "Quântica", relacionada a Física Quântica? O que seria algo "Quântico"?‎

Quântica vem de "quantum", do latim, que significa "quantidade". A razão é porque a física quântica surgiu da constatação, feita por Max Planck, em 1900, de que as energias acessíveis a uma cavidade em equilíbrio com suas paredes, que, através de um furo na parede, emite a dita "radiação de cavidade" ou "radiação de corpo negro", se distribuem em um espectro de valores discreta e não continuamente distribuídos. Isto é, os valores da energia são função de números naturais e não de números reais. Isso também se verificou que acontece com a energia emitida e absorvida por átomos e moléculas, bem como no caso do efeito fotoelétrico, o que levou Einstein a descobrir a existência dos "fótons" da radiação eletromagnética. Algo é quantizado quando, além de ser quantificado, o é por meio de valores discretos e não contínuos. Como a população de um país. Não há fração de pessoa a ser contada. Ser discreto, em matemática, se refere a conjuntos cujos elementos são enumeráveis, isto é, podem ser associados aos números naturais (inteiros não negativos).

http://ask.fm/VinnyJaniski/answer/122841720104 oque acha da minha resposta,Ernesto?Concorda?‎

Só um senão. Há sentimento amoroso sim, entre pessoas do mesmo sexo. Sincero e profundo. Tão intenso quanto entre pessoas de sexos opostos. Mesmo que não haja atração sexual ou que, havendo, o sexo, não se concretize. Aliás, o amor platônico entre pessoas do mesmo sexo é, até, mais encontradiço do que entre pessoas de sexos opostos. Neste caso, geralmente, o amor se realiza no plano físico também.

Na sua opinião a legalização de drogas (considere também as mais pesadas) é o primeiro passo para o fim do tráfico armado? A educação social relacionada à esse tema deve ser incentivada pelo Estado?‎

Considero que sim. Sou totalmente contra o uso de drogas psicoativas. Mas também sou totalmente contra a proibição de seu uso. Acho que todas devem ser legalizadas. Ao mesmo tempo é preciso fazer um trabalho educativo nas escolas a respeito do mal que elas provocam. Muito abrangente, profundo, extenso, intenso e prolongado. Por séculos a fio. Com o ensino da Matemática.

Olá. O que acha dos estudiosos Richard Dawkins, Carl Sagan, Dan Dannett e esses outros novos nomes do ateísmo? Comente o que acha sobre o design inteligente e a teoria da evolução. Obrigada, tenha um ótimo dia

Acho esse pessoal todo excelente. Mesmo que discorde deles em alguns pontos, o trabalho que eles têm feito é de suma importância e tem permitido que o ateísmo seja levado em consideração, nem que seja para ser refutado. Já não se considera que ateus sejam pessoas "do mal". O Design Inteligente é improcedente. Trata-se de uma tentativa de dar caráter científico às crenças criacionistas. Não há embasamento para seus pressupostos.

Acha que toda a leitura é importante, ou desde a pré-adolescência as crianças deveria ser ensinadas a deixar de lado livros de ficção/romance/drama, etc, e começar a ler livros mais "importantes"?

A leitura é muito importante para o enriquecimento do vocabulário e para o aprimoramento do raciocínio. Romances e literatura ficcional são importantes, e muito. Não são só os livros científicos e filosóficos.

Mas isso não pode ocorrer agora, seria um grande choque para jovens e crianças ou qualquer pessoa ver uma mulher sem camiseta na rua. O que você faria para liberar este direito para as mulheres sem que a maioria das pessoas pensem ser algo dantesco ?

É só ir começando aos poucos, primeiramente nas praias e piscinas. Claro que haveria protestos e, até, prisões. Mas, se muitas mulheres insistissem, por anos a fio, isso ia começar a ser considerado normal, como o é entre os índios e na polinésia rural. Veja o caso do bikini. Há cem anos seria inadmissível. Ou os shortinhos que as meninas usam em todos os lugares, bem como as blusas top. Há uns cinquenta anos, mulher não podia entrar em Igrejas sem véu nem com calça comprida.Os costumes mudam com o tempo. E essa mudança tem sido no sentido de uma liberalização cada vez maior, o que é excelente. Todavia há situações que não devem ocorrer em público, por razões, até, estéticas, como defecar ou copular. Cachorros o fazem, mas humanos fazerem não fica bem.

Dormir pouco afeta nossas noções cognitivas?‎

Sim, bastante. Cada um tem que dormir o que o seu organismo exige. Isso varia. Para testar durma sem despertador e levante quando o sono acabar. Esse é o seu tempo necessário de sono. Mas não faça isso depois de um dia exaustivo, o que aumenta a necessidade de sono. Em meu caso isso represente umas sete horas. Mas eu durmo, geralmente, seis. Ou seja, estou me prejudicando.

Do mesmo jeito que o universo surgiu "do nada" ele pode acabar "do nada" ?‎

Já disse milhares de vezes que o Universo não surgiu "do nada". Ele surgiu "de nada", o que é completamente diferente. Surgir do nada significaria que havia algo, "o nada", do qual o Universo teria surgido. Surgir de nada significa que surgiu sem ter do que provir, como é o caso que se deu. Claro que isso implica que também pode deixar de existir, não ficando nada. Mas essa situação, de não haver nada, não significa que existiria "o nada", pois nada não é algo. Aliás, como o surgimento é uma flutuação fortuita, é possível que, a qualquer momento, de repente, tudo desapareça.

por que Deus nao "mora" na terra ?

Primeiro porque não existe. Segundo porque, se existisse, seria uma entidade espiritual. Sendo assim, não teria atributos físicos, como massa, carga elétrica, extensão, duração, movimento, energia e nem localização. Por isso Deus não poderia "estar" em lugar nenhum. Deus estaria fora do espaço e do tempo, isto é, não pertenceria ao Universo. Aliás só assim é que ele poderia ter criado o Universo, se o fez. Isso, contudo, é uma contradição. Se o Universo é o conjunto de tudo o que existe, nada pode existir fora dele. Então não poderia haver algo que o criasse, pois, então, isso não faria parte dele.

Ernesto, sobre esta pergunta: http://ask.fm/wolfedler/answer/122848196637; é possível também um homem trans gerar e parir, assim como uma mulher trans pode aleitar, possivelmente.‎

Um transsexual, geralmente, o é apenas no aspecto psicológico e não no biológico. Se for um hermafrodita, pode ter órgãos sexuais tanto masculinos quanto femininos. Para gestar e parir tem que ter ovários e útero. Transsexuais, normalmente, sendo biologicamente masculinos, não os possuem. Da mesma forma que uma pessoa transsexual biologicamente feminina não vai possuir bolsas escrotais para produzir espermatozoides. Quanto às glândulas mamárias, os homens as possuem, só que não são acionadas. Mas pode ser que o sejam, por meio de hormônios.

A fé é racional sabia?

Não é não! Absolutamente não! Fé é uma crença em assertivas não evidentes e nem comprovadas. Ainda mais: sem indícios de plausibilidade. Completamente gratuita. Se fosse racional não seria fé, seria conhecimento epistêmico.

O que acha? http://ask.fm/MariaBolena/answer/125251520169‎

Acho que essa moça generalizou indevidamente. O fato de ter sido estuprada, expulsa, agredida e assediada por homens não significa que todos sejam estupradores, expulsadores, agressores e assediadores. O que ela tem que odiar são as atitudes desses homens e não o gênero masculino de modo geral.

Errar faz parte do processo de aprendizado?

Certamente que sim. Mas não necessariamente. Pode-se aprender sem nunca errar e isso não é inválido.

Eu me converti a religião quando tinha apenas 16 anos e já sabia o que queria‎

Seja qual for a sua religião eu recomendo que a examine de um ponto de vista cético para confirmar a sua adesão a ela ou abandoná-la. Faça isso com relação às outras religiões também. Seja bem crítica. Assim, se você concluir que sua religião é que está certa, isso será algo bem estabelecido. Caso contrário, abandone-a e opte por outra, ou nenhuma. Em todos os casos, inclusive o de nenhuma, faça a mesma coisa.

Ernesto, às vezes um pensamento me incomoda: porque vou estudar com afinco tanto sobre proteínas de membrana, células apresentadoras de antígeno, se no final das contas o que vou fazer é seguir um guideline para tratar uma infecção? Refiro-me ao estudo médico, e isso é, claro, só um exemplo.‎

Isso é válido para qualquer atividade: Medicina, Engenharia e outras. Você não vai ser um técnico. Vai ser um cientista. Tem que saber a razão de tudo. Primeiro, só para saber mesmo, e não ficar fazendo papel de bobo de seguir o que os outros dizem que tem que fazer sem saber porque. Segundo porque, se se apresentar uma situação que não se enquadre no que esteja já codificado, você vai poder descobrir a solução por conta própria. E contribuir para a ampliação dos conhecimentos médicos.

(http://ask.fm/wolfedler/answer/122953069341) Geralmente as pessoas associam anarquismo com algo mais conservador e clássico, enquanto a anarquia é associada a algo mais aberto a novos ideiais – por isso alguns acham que anarquia é uma bagunça enquanto anarquismo não é. Teu ponto de vista é o mesmo?‎

Não. Já respondi a isso há pouco. Anarquia não é bagunça. Anarquismo não é uma situação e sim uma filosofia política. Anarquia e uma sociedade sem governo. Isso só pode acontecer se a sociedade for extremamente ordeira, de modo que a ordem se estabeleça sem que seja preciso nenhuma imposição, isto é, que seja espontânea. Anarquia é o suprassumo da ordem.

Professor, você já sentiu desejos homossexuais? E o que acha dos pais reprimirem a filha por ela querer transar com varios homens e varias mulheres para ter experiência quandio se casar?‎

Nunca senti. Mas não vejo problema em sentir e nem em experimentar, sem sentir, se quiser. Acho bom que rapazes e moças tenham experiência sexual antes de encetarem um relacionamento estável.

Qual a diferença entre anarquismo e anarquia?

Anarquismo é a concepção e o movimento que pretende estabelecer a anarquia na sociedade. Anarquia é a situação em que a sociedade se organize sem governo e sem estados (mas com povos, países e nações). Anarquia é uma situação política que pode existir em uma situação econômica tanto capitalista quanto comunista. Mas não socialista, pois esta requer um estado e um governo.

Já li algumas explicações suas e de outras fontes sobre entropia, mas ainda não conseguir entender o que é. Pode explicar com algum exemplo?

Entropia é uma medida da probabilidade do estado macroscópico de um sistema. Tal probabilidade é a razão do número de estados microscópicos possíveis que correspondam ao dado estado macroscópico pelo número total de estados microscópicos possíveis que correspondam a todas as possibilidades. O logaritmo dessa razão, multiplicado pela constante de Boltzmann, é a entropia. Pode-se provar que a variação da entropia de um sistema é dada pela integral do inverso da temperatura absoluta em relação ao calor adquirido ou cedido pelo sistema.

A perspectiva global e multicultural que estamos adentrando valoriza muito o direito à diferença. O sr. acha que isso pode, de alguma maneira, prejudicar o direito à igualdade?

Não. O direito à diferença tem que ser acatado. Isso não prejudica em nada o direito à igualdade, pois a igualdade é a igualdade de oportunidades e de estatuto social. Não é a igualdade de modos de ser e nem de capacidades.

"Faça o bem sem olhar a quem!" Concorda?

Claro. E nem sem se mostrar a ninguém.

O que é mais importante: Direito à diferença ou direito à igualdade?‎

Tanto um quanto outro são igualmente importantes. A igualdade de que se diz é a igualdade de oportunidades. E as diferenças legítimas, oriundas das peculiaridades de cada um, têm que ser admitidas. Não se pode pretender que todos sejam iguais, mas é preciso que se ofereça a igualdade de oportunidades para todos. Da mesma forma que é preciso minimizar as desigualdades de nível social.

Por que o universo tem 14 bilhões de anos? O que eu quero dizer é que porquê ele tem essa idade, e não foi criado/surgiu antes ou depois?

Ora, porque esse é o valor de sua idade medido por vários métodos. Se estivéssemos em um momento do passado ou do futuro sua idade seria outra. A questão não é porque ele surgiu quando surgiu e sim o fato de estarmos neste momento.

obrigado por me responder professor. então é asim, o tempo é necessário para que algo aconteça e o tempo foi criado pelo big bang mas para que o big bang ocorre-se era necessário tempo para que tal acontece-se mas antes do big bang não existia tempo pois foi criado pelo mesmo, poderiame explicar?‎

Tanto o tempo quanto a expansão do conteúdo do Universo surgiram concomitantemente. O próprio conteúdo do Universo já surgiu se expandindo. O tempo não é uma entidade apriorística. Ele advém das alterações do estado do Universo. Se nada muda, o tempo não decorre. A expansão é uma mudança no estado. Se ela cessar, quando todo o Universo tiver atingido a entropia máxima e o nível mínimo de energia de todos os sistemas, não haverá possibilidade para nada mudar e, então, o tempo cessará de passar.

O que você acha,sobre pessoas que tem uma grande curiosidade sobre Hitler?

Acho que desperdiçam seu tempo com um personagem completamente idiota e não merecedor de nenhuma atenção. A história do mundo que foi influenciada por ele deve ser estudada, mas se dedicar a conhecer a pessoa dele é besteira. Isso vale para todos os déspotas, todos os conquistadores. Valiosos são os pacificadores, os que promoveram o progresso, as liberdades, o conhecimento. Esses sim, são de valor.

A história absolverá Fidel‎

De modo nenhum. Fidel foi um facínora. Socialismo é um grande equívoco. Ditadura é uma barbaridade. O bom é o comunismo, não o socialismo. E a democracia, enquanto não se tem anarquia.

Você nega que o capitalismo melhorou a qualidade de vida das pessoas?

Claro que não. Mas não promoveu o enriquecimento generalizado e distribuído. Promoveu o enriquecimento de uns, mas não de todos. Não é igualitário, em termos de oportunidades. É como a gravidade: uma vez que se junta algum dinheiro, sempre se consegue juntar mais. Isso provoca muita desigualdade. A prosperidade é uma ótima coisa. Mas tem que vir acompanhada da igualdade. O problema não é do capitalismo em si mesmo, mas do modo como é levado a cabo. O capitalismo teria que ser completamente pulverizado, com todo mundo sendo capitalista e ninguém sendo empregado assalariado. Os trabalhadores seriam os próprios patrões, Isto é, todo trabalhador seria patrão e todo patrão seria trabalhador.

Há pessoas que não gostam de certos países, talvez por algum motivo ideologico ou pelo governo do país.‎

Há governos que eu não gosto, mas isso não implica em não gostar do país. Não gosto de governo da Coréia do Norte, de Cuba, da Arábia Saudita, do Irã, dos Estados Unidos, da Argentina, do Brasil, da Bolívia, da Venezuela e outros. No entanto gosto do povo desses países e de suas culturas.

Qual é o formato do universo?‎

Não tem, uma vez que é infinito. Se fosse finito, seria algo como uma hiperesfera ou um hiperelipsoide de três eixos. Uma hiperesfera é uma superfície tridimensional esférica imersa em um espaço quadridimensional euclideano imaginário (não me refiro a espaço-tempo).

Quis dizer no sentido de serem poucos,então por que se importar se gastam horrores com conforto e futilidades. O mundo não para,a vida continua,não atrapalha ninguém a viver.porque os ricos são minoria mesmo..‎

Atrapalha sim. Porque fica visível esse contraste. Isso não é eticamente aceitável. A existência de pessoas muito ricas é uma excrecência social tão nefasta quanto a existência de pessoas pobres. Um mundo justo não pode conter isso. Pode haver diferenças de níveis, mas não tão grandes. Isso é uma imoralidade.

E se for parar pra pensar pouquíssimas pessoas são ricas,são menos de 1% da sociedade.Por que você se importa com isso diante de tanta insignificância?

Porque não é o aspecto quantitativo que importa. Mesmo sendo poucos, os ricos têm uma grande influência sobre a sociedade. Então eles têm que ser as pessoas mais virtuosas, para que sirvam de exemplo.

Mas você não acha que um pobre,por seu esforço,dedicação,honestidade. Pode ficar rico? Nada impede.

Claro que pode. Mas sempre que alguém ultrapassar um nível de riqueza, aquele com o qual consegue ter uma vida confortável e passar a gozar de luxo mesmo, sendo uma pessoa digna e decente, tem que passar a usar a renda supérflua que obtiver para aplicar em empreendimentos que visem acabar com a pobreza do mundo, por exemplo, dando trabalho a quem não tenha.

Poderia me citar pensadores que apoiam o mesmo tipo de anarquismo que você apoia?‎

Minhas concepções resultam da contribuição de vários pensadores e de minhas próprias reflexões. Elas se aproximam mais das de Kropotkin e Tolstoi. Mas não completamente. Minha síntese e própria.

Você coleciona alguma coisa?‎

Muitas: Livros, discos (LPs e Cds), revistas, jornais, vídeos, selos, moedas, calculadoras, celulares, câmaras, gravuras, partituras, mapas e um monte de outras coisas. Minha casa é um museu.

Como lidar com parentes inconvenientes que buscam satisfação ridicularizando os outros?‎

Denunciando e explicitando suas manobras de modo que sejam ridicularizados. Não se pode ter piedade de gente assim. A amizade deles não vale a pena. Não importa que sejam parentes. São pessoas do mal e têm que ser combatidas e vencidas.

O que acha de preconceito (olhares furiosos) por parte de um pobre que não tem nada,em cima de um rico?‎

Perfeitamente explicável. A desigualdade social é uma chaga. Quem está por baixo, certamente, não vai achar que isso seja justo. A principal diferença entre esquerda e direita é justamente a de que esta considera as desigualdades justas e, até, desejáveis, enquanto aquela as considera injustas. Para mim os ricos precisam abdicar de sua riqueza e usá-la para empreendimentos que visem acabar com a pobreza. Até que todo mundo não seja nem pobre nem rico.

Mesmo que nunca tenha apostado,se você ganhasse na loteria honestamente,o que você faria?‎

Fundaria uma ONG ou uma fundação para disponibilizar minha biblioteca ao povo, para aumentá-la bastante e para promover um trabalho educativo de difusão da anarquia e do ateísmo. Um centro de estudos para desenvolver o livre pensamento, o ceticismo, o hábito de pensar. Um lugar em que se estudaria e se desenvolveria filosofia, ciência, arte, educação. Um farol para esclarecer as mentes e acabar com as trevas da ignorância, do obscurantismo, dos preconceitos. Se desse, montaria, também, uma editora e fundaria uma escola modelo, nos moldes anarquistas.

Professor, esse projeto está arrecadando dinheiro para uma espécie de moto perpétuo. Eu considero uma canalhice, uma ação de má-fé sem tamanho, já que até onde eu sei isso é impossível. Todavia, como professor de física, o que o sr. acha? http://catarse.me/pt/ignis‎

Isso tudo é um acúmulo de baboseiras. Não precisa nem analisar o projeto. Não funciona por princípio. Realmente é um golpe. Um crime de estelionato. Vou divulgar para ninguém cair nesse conto do vigário.

Muito obrigado! Prezado, Ernesto! Fico grato pela sua resposta, e irei atrás de conhecimentos plausíveis. Todavia, tenho que admitir, por onde começar?‎

Comece estudando as religiões. Todas elas. Vai ver como há formas tão diferentes de conceber o assunto. E todas elas abraçadas por milhões de pessoas que consideram que suas crenças é que sejam verdadeiras. Isso é bom para relativizar as concepções a que se foi acostumado a considerar verdadeiras.

Schopenhauer dizia que o verdadeiro pensador entendia as coisas pelo "livro do mundo", por conta própria. Isso seria refletir por sí só, assim como observar e investigar diretamente na realidade, sem pilhas de livros de outros humanos. Até que ponto isso é válido em um mundo extremamente complexo?‎

Acho que é preciso tanto estudar em livros quanto estudar o mundo. E, principalmente, pensar. Pensar bastante. Tem que dedicar um bom tempo do dia a pensar. O bom é pensar escrevendo o que se está pensando. Isso ajuda a organizar o pensamento. Pensar é que distingue a espécie humana das outras. Portanto, pensar é a mais elevada atividade humana. Pense nisso e tire suas horas de pensar ao longo do dia. Tem gente que acha estranho ficar pensando e, até, fica assustada quando se depara com uma pessoa pensando. Acha que não seja bom pensar. Pelo contrário. É a segunda melhor coisa que se tem para fazer na vida.

Conheço casos, de pessoas q sempre teve uma religião e a partir dos estudos passaram a ser ateus, porque isso acontece?‎

Porque é a conclusão a que, normalmente, se chega a partir de profundos e amplos estudos de religiões, filosofia, história, física, biologia, evolução, neurociências, cosmologia. Mas tem que estudar mesmo. Pelo menos uns cinco anos. Com muita dedicação e afinco. Sem esmorecer. Com a mente aberta.

Mas ele entende demais de bíblia, cosmologia, física quântica e todos os sistemas. Ele é bastante instruído em questão de estudos. Mas achei bastante relevante o que ele me explicou. Mas ele disse que é questão de crença daqueles que creem que quando morrermos ''tudo acaba''.‎

Nada disso. Pelo contrário. Não é crença. É descrença. Achar que se tenha alguma alma que sobreviva à morte do organismo é que é uma crença. Entender da Bíblia não tem a menor relevância. A Bíblia é um livro de ficção. Não há nenhuma garantia de que diga a verdade. Estudar física, cosmologia, neurociências, história, filosofia e, mesmo, religiões, é que leva a concluir pela improcedência da consideração da existência de deuses e de espíritos. Vá fundo e estude. Estude muito mesmo. Uns cinco anos de dedicação. Depois me diga a conclusão a que chegou. Mas não estude superficialmente. Vá fundo no estudo. Não considere o que os outros dizem. Nem eu. Tire suas próprias conclusões.

você sempre foi ateu, ou os estudos te fizeram ser?‎

Sempre não tem jeito, pois eu nem existia antes de nascer. Mesmo depois de ter nascido eu só fiquei ateu até lá pelos sete anos, quando passei a considerar que Deus existisse, em função dos ensinamentos familiares. Isso durou até que, em torno dos meus 19 anos, em razão de meus estudos de religião, filosofia, biologia, história, física, cosmologia e minhas reflexões, passei a considerar que Deus poderia não existir. Isso durou uns cinco anos e, então, lá pelos meus 24 anos passei a me considerar ateu.

Prezado! Ernesto, tenho conversado hoje com um espiritista com seus 68 anos! Contudo, ele mexe com espiritismo há quase 50. Ele diz que irracional pensarmos que não há reencarnações, Plano Espiritual. O que acha a respeito?‎

Discordo totalmente. A possível existência de espíritos é uma concepção gratuita e sem a menor base nem empírica nem racional. Não conheço nenhuma evidência e nenhuma comprovação que tal tipo de coisa exista. Quem souber, que me diga para que eu proceda à verificação.

Você se dizendo um libertário e querendo ditar a forma de que os outros se tornem um é meio contraditório.‎

Não. Porque eu não digo que as pessoas tenham que ser assim ou assado. Eu digo o que eu acho que seja correto que se seja. Acho que ser feminista é o correto. Mas não acho que as pessoas tenham que ser feministas. Elas podem ser de modo incorreto. Como quiserem. Então eu discordarei delas. Mas, como o disse Voltaire: " Não concordo com nada do que dizes, mas defendo até a morte o direito de dizeres".

http://www.washingtontimes.com/news/2015/jan/11/egyptian-student-21-sentenced-to-3-years-in-jail-f/?utm_source=RSS_Feed&utm_medium=RSS Que coisa ridícula! País medieval esse!‎

Realmente. A liberdade de crença tem que ser um item primordial na constituição de todas as nações. E ela inclui a liberdade de descrença. Não consigo admitir que se impeça alguém de crer no que quer que queira crer. Do mesmo modo que descrer. Não é possível se obrigar alguém a ser adepto de alguma religião. Mesmo que seja qualquer uma. Todo mundo tem que ter a liberdade de não ter religião nenhuma. E de não possuir crença religiosa nenhuma. Ou de possuir alguma crença sem ser filiado a nenhuma religião. Isso é fundamental. Não consigo conceber que se possa pensar diferente disso. Do mesmo modo que se tem que ter a liberdade de ter a convicção político-ideológica que se queira. Ou econômica. Não se pode impedir ninguém de ser democrata. Ou de ser a favor de ditaduras. Ou de ser comunista. Ou de ser fascista. Ou nazista. Ou socialista. Ou monarquista. Ou republicano.

Ernesto, e se um Demônio, totalmente bem intencionado, criasse uma campanha em favor da revogação da isenção de impostos pelas Igrejas do Brasil, com o objetivo de arrecadar verbas mais dignas para educação, saúde e/ou segurança da nossa população? Qual seria sua reação?

Apoiaria inteiramente. Não acho que Igrejas devam ser isentas de Imposto de Renda. Nem Igrejas nem templos ou entidades de qualquer religião. A não ser que sejam instituições que não façam nenhum tipo de arrecadação. Mesmo!

Nem todas as mulheres são adeptas desse feminismo nojento que tu defendes! Você, que vive no mundo da lua, veja a diferença (na realidade) de uma mulher femista ops... feminista moderna e uma não femin.: www.facebook.com/logicasfeminina/photos/a.189588711167984.38978.189586561168199/626798167447034/‎

Claro que nem toda mulher é feminista. Existem as que não são a favor de igualdade entre os gêneros porque defendem privilégios para os homens e as que defendem privilégios para as mulheres (as femistas). O que não vejo é que o feminismo que defendo, isto é, a igualdade completa entre os gêneros, seja "nojento". Para mim, nojento é, exatamente, não defender essa igualdade. Mulher tem que ser livre e independente sim, como também os homens. Não há nada que se possa dizer que homem ou mulher tenha que ser e sim que "pessoas" tenham que ser. Sobre a garota da esquerda no link mencionado, o que eu não concordo é com a sua falta de educação e maus modos, inclusive no linguajar. Bem como com sua concepção vingativa em relação aos homens. Isso não é feminismo, é femismo. Para mim uma mulher normal, do mesmo modo que um homem, têm que ser feministas sim.

O universo teve uma causa inicial?

Não é possível que tenha tido, uma vez que, não havendo universo, não há o que possa causar o surgimento dele. Se houvera algo a causar o seu surgimento, isso já era universo que, então, não estava surgindo. Ou o universo sempre existiu ou surgiu em dado momento, sem causa e sem ter do que provir.

Bom dia, O professor qual a característica do chumbo para ser um bom imissor, tão bom que é usado em reactores nucleares?

O chumbo não é um bom emissor e sim um bom absorvedor. Ele é usado como segurança, para impedir que radiação indesejável saia da região em que pode ficar. A característica é sua alta densidade, pois é o elemento estável de mais alta massa atômica. Poderia ser ouro ou platina, mas são muito caros. Por outro lado, o 207Pb, que representa 22,1% do Chumbo, possui um buraco em seu espectro nuclear quântico, no nível 3p1/2, que lhe permite absorver um nêutron e se tornar 208Pb. Também pode absorver partículas alfa, beta e gama, neste caso (gama) se tiver mais de três centímetros de espessura. Todavia o melhor absorvedor de nêutrons é o Cádmio, que é usado nas barras de controle dos reatores para impedir a reação em cadeia.

Como é fazer a diferença e ser, digamos, um espelho para aquelas pessoas que admiram você mesmo sem conhecer pessoalmente?‎

Isso dá a grande satisfação de sentir que nossa vida está tendo um propósito, que é fazer com que o mundo se torne melhor pelo fato de várias pessoas estarem dando ouvido ao que dizemos. Esse é o significado que dei à minha vida. Minha vocação de educador está sendo cumprida além da sala de aula, através da internet. Fico contente de estar levantando o véu da ignorância, da incompreensão, dos preconceitos e divulgando concepções libertárias e esclarecidas a respeito de como é o Universo, a vida e como deve ser a sociedade e o comportamento das pessoas dentro dela.

Uma decisão lógica, baseada no que não te causaria danos, é correta mesmo que magoe outras pessoas?

A lógica nunca pode ser o critério mais importante de uma decisão, mesmo que tenha que ser levada em consideração. As decisões humanas precisam ser tomadas levando em conta tanto a razão quanto a emoção, tanto a lógica quanto a ética. E mais, a caridade, isto é, o amor, a consideração, a gratidão, o respeito. Isso tudo tem que pesar. Às vezes é preciso magoar alguém, se não magoar for ferir a ética em relação a outros quesitos. De qualquer modo, o que se chama de "lógica", seria a ponderação das vantagens, especialmente de cunho econômico. Para mim, tais considerações, mesmo que devam ser consideradas, não podem suplantar as considerações éticas e afetivas.

http://ask.fm/wolfedler/answer/122808313117 professor, você acha que alguém faz o mal pensando em fazer o mal? As pessoas se arrependem muito depois, e muitas vezes se culpam sem motivo. Isso seria desumano e absolutamente incorreto.‎

Se a pessoa faz o mal sem ter essa intenção, sua consciência não o acusa de malvado. Então o meu gás não abreviaria sua vida. Não estou falando do mal objetivamente. Tal gás provocaria a redução da vida de quem intencionalmente fizesse um mal, sabendo que o estaria fazendo e querendo fazê-lo assim mesmo. Isso não tem perdão, mesmo que a pessoa se arrependa. Aliás, isso é um ponto em que discordo da doutrina católica; quem pecou tem que ser castigado, mesmo que tenha se arrependido. Essa consideração católica, de que o arrependimento perdoa, é um grande incentivo para o pecado. E o pecado, para mim, é ruim, não porque seja uma desobediência a Deus, uma vez que não há Deus. Mas porque é um mal, ou seja, não é ético. E ética não tem nada a ver com Deus.

Professor, você disse que a vira era pra ser de uns 10 mil anos. Já imaginou aqueles 'conquistadores', bárbaros e outros facínoras vivos até hoje?‎

Pessoas que têm um tipo de vida dedicada a atrocidades acabam sendo mortas. Mas as pessoas que levam uma vida proveitosa poderiam tirar muita satisfação em viver milhares de anos. Seria interessante que a maldade provocasse alguma doença que viesse a matar a pessoa. Assim a evolução da humanidade se faria com a aumento da fração de pessoas boas. Se eu fosse ou bioquímico, gostaria de descobrir um gás que, solto na atmosfera, não só prolongasse a vida dos bons, mas abreviasse a vida dos maus. E isso não seria um julgamento meu nem de ninguém. Seria da própria consciência de cada um.

Já li algo, talvez escrito pelo Pierluigi Piazzi, que ler via computadores, tablets e similares gera uma menor retenção do conteúdo. Assim como a ausência da escrita no estudo tb contribui para um aprendizado menos eficiente. Sabe algo sobre? Isso não torna tal forma de estudo pior?‎

Também não gosto de ler na tela. Prefiro imprimir para ler. Mas isso não significa que o conteúdo não possa vir pelo computador. É só a forma de ler. Quanto a escrever, é necessário mesmo. Para quem já esteja mais avançado, pode escrever no computador. Mas na educação básica, até o ensino médio, tem que escrever com a mão. Isso cria conexões neurais que aumentam a inteligência. Quando professor do curso de física, minhas avaliações eram fazer os alunos escreverem capítulos de apostilas sobre os assuntos. E eu fazia "ensaio de prova". Elas eram sempre com consulta (exceto aos colegas). Podia levar "cola". Aliás, eu até estimulava que fizessem isso. A preparação da "cola" é um excelente método de estudo. Só que eu exigia argumentação original para justificar tudo o que se dissesse. E passava problemas jamais resolvidos em nenhum livro. Era para o aluno escrever um artigo como se fosse ser publicado para explicar como se resolvia o problema. E eu descontava erros de português.

Como você acha que devemos lidar com professores que não gostamos ou não temos afinidade?

Deixando-os de lado e aprendendo sozinho. Isso, inclusive, pode ser feito com todos, inclusive com aqueles de que gostamos. De fato, acho que os professores são úteis para nos dizer o que seja preciso estudar e para tirar dúvidas. Mas o aprendizado mesmo, a gente tem que fazer é por conta própria. Nunca se contentando apenas com as referências indicadas, mas sempre indo mais a fundo e mais abrangentemente do que se exige. E sempre entupindo os professores de perguntas, para não deixar nada não entendido. Isso mesmo. Tem que ser aquele aluno crica e enjoado, que coloca o professor contra a parede e o obriga a estar bem afiado com aquilo que ensina. Especialmente os enjoados.

Mestre, li os livros do prof pier e reflito: será que vale a pena fazer pedagogia no Brasil?‎

Qualquer atividade é válida se for aquilo que você gosta de fazer. Não importa o quanto remunere. O que importa é o quanto satisfaça em termos de realização pessoal, de significância para a vida. Quem for entusiasmado pela educação deve cursar pedagogia mesmo. E dar a sua contribuição para essa ciência, como um pedagogo inovador, um criador de metodologias, um estudioso do processo de aprendizagem. Acho que isso é fantástico.

Voce não acha injusto que em um dia de calor o homen pode andar sem camisa e a mulher não ?‎

Acho. Para mim os direitos têm que ser iguais. Se homem pode se expor sem camisa as mulheres também têm que poder. Não estou brincando. Acho mesmo. Seriamente. Ou então deveria ser imoral homem se expor sem ocultar os seios, como as mulheres. Não consigo admitir nenhuma distinção entre os gêneros. Como, por exemplo, o fato da mulher se aposentar com cinco anos de trabalho menos do que homens. Ou de que homens não sejam responsáveis pelos serviços domésticos e, quando o fazem, estão apenas "ajudando". Como mulheres não terem obrigação pelo provimento do lar e poderem não ter rendimentos sem que isso se configure em "vagabundagem", como se considera para homens que não trabalhem ou tenham alguma fonte de renda legítima. Em suma, sou um igualitário convicto e radical. Só existem três coisas que diferenciam homens de mulheres, isto é, que só mulheres conseguem fazer: gestar, parir e aleitar. O resto não tem nenhuma diferença. Todo e qualquer trabalho pode, deve e tem que ser feito, metade por homens, metade por mulheres. Todo e qualquer. Sem exceção.

De onde você acha que vieram os planetas e todo o resto?‎

 Os planetas vieram do Sol. O resto, depende. A matéria ordinária, a matéria escura, a radiação, a energia escura e tudo o que constitui o Universo proveio do campo primordial indiferenciado que surgiu com o surgimento do Universo, juntamente com o espaço que os contém e o tempo em que evolvem, sem ter do que provir. Logo no começo esse campo se quantizou nas partículas e antipartículas que, depois, formaram os átomos, as estrelas, as galáxias, os planetas e o que eles contêm.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Dados todos os problemas sociais e econômicos que se encontram no nosso país, você já viveu ou pensou em viver fora do Brasil? O que você acha da prática da imigração, como um todo, no âmbito global? Leve em consideração a movimentação da cultura, a miscigenação, enfim, a globalização.‎

Pelo contrário. Eu faço questão é de morar aqui mesmo, para ajudar a consertar isso tudo. É o que venho fazendo há décadas em meu trabalho educativo. E em minha vida pessoal, agindo sempre como eu acho que as coisas devam ser e não como elas são. Isso me dá muito prejuízo, mas não consinto em agir de outro modo.

Ernesto, ontem eu mandei um post radical dos homens, agora um de mulheres, bem mais curto. Veja: https://www.facebook.com/GinaIndelicada/posts/926644440711805 ... De onde essas pessoas tiram essas ideias ABSURDAS? Dá até vontade de parar de ler no caminho. É muita alienação!‎

Assim é que eu acho que toda mulher tem que ser: independente, segura de si, altiva, inteligente, liberada, não acomodada, não subserviente. Claro que sem ser grosseira, ignorante, estúpida. Como todo homem também. Igualdade total é o que preconizo. De direitos, privilégios, deveres e responsabilidades. Para ambos os lados.

Tema Livre: Quais são suas dicas para tornar uma pessoa mais bonita por dentro?

A beleza interior provém da bondade. Mas uma bondade sincera e não uma bondade arquitetada para se ficar bela por dentro. Tem que ser uma bondade desinteressada. A bondade inclui, também, a justiça, a honestidade, a solidariedade e todas as virtudes. Outro fator que colabora para a beleza interior, em segundo lugar, é a inteligência, a vivacidade, a espirituosidade. Todavia, tudo isso só funciona se for genuíno. Jamais se for uma encenação.

Professor, se não for incômodo, gostaria que eu o senhor visse esse vídeo de 6 minutos e comentasse sobre ele: https://www.youtube.com/watch?v=g0NrZ3qaxFY‎

O ajuste fino das constantes para que exista tudo como existe é um fato. Todavia a explicação de que isso seja um projeto inteligente não procede. Nem que seja necessário e nem que existam vários universos. A explicação pode ser mesmo que seja coincidência. Se não fosse assim, não haveria átomos, nem estrelas, nem vida. Mesmo que a probabilidade seja remotíssima, não é zero. Portanto pode ocorrer e é o que ocorreu.

Muito se fala nas qualidades dos países nórdicos, mas quais seus defeitos?‎

Certa falta de calor humano, de espontaneidade. Isso não está correlacionado com falta de disciplina, falta de diligência ou falta de organização. Pode-se ser perfeitamente organizado, diligente e disciplinado e, mesmo assim, se ter muito calor humano e espontaneidade.

Ernesto,agora apouco estava em um'' debate'' com um colega,e ele defendeu o seguinte,''que pessoas com experiências sexuais podiam afirmar que uma pessoa já tinha tido relações ou não só pelo modo de andar,falar e vestir,lógico que fui contra á isso. obs: discussão irrelevante.‎

Não vejo que o modo de andar, falar ou vestir possa identificar que alguém já tenha ou não tido relações sexuais. Apenas pode mostrar que a pessoa seja aberta e liberal ou reprimida. Mas uma pessoa pode ser aberta e liberal sem ter tido relações sexuais. E pode ser reprimida e as ter tido.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

A partir de que fase da vida a criança deverá ser estimulada aos estudos para que no futuro tenha um bom desempenho acadêmico? Qual o nível ideal de estimulação?‎

Muito antes de ser estimulada a estudar a criança, desde que nasce, tem que ser estimulada a perceber o mundo, a fazer correlações. É no primeiro e no segundo anos de vida que se define a inteligência da pessoa. Pais têm que propiciar estímulos sensoriais diversos (sem exagero). Quanto aos estudos, logo no terceiro ano de vida a criança já tem que ser acostumada com livros, jogos educativos, desafios cognitivos, exercícios neuróbicos e tudo isso. É possível se aprender a ler já com quatro anos. Mas não se pode forçar. Todavia não se pode considerar que seja muito cedo. Pode ser que a criança seja superdotada e isso tem que ser identificado e cultivado, pois é algo muito bom.

Olá. Você recomenda alguma ferramenta para alguém que queira aprimorar a velocidade de raciocínio e resolução de problemas? Digo, um aplicativo, exercício ou algo do tipo

Além dos exercícios neuróbicos (procure por isso na internet), o treinamento na solução de problemas, começando por mais fáceis, até os bem difíceis. É como aprender a nadar, a andar de bicicleta, tocar piano ou a praticar algum esporte. Tem que exercitar sempre. Há muitos sites sobre isso. Vários são citados neste: http://www.cpsimoes.net/

O que seria "ar condicionado"?‎

O ar que tenha sido colocado com temperatura, pressão, composição (especialmente teor de gás carbônico) e umidade estabelecidas de acordo com condições prévias, em algum ambiente.

Você acha que filosofar é conveniente ao artista? Hegel pensava que era inútil ao artista usar a razão, pois estaria fazendo o contrário do propósito da arte. Falava que ao pensar como um filósofo estaria desvirtuando a arte. Você concorda com isso?‎

Discordo totalmente. Acho que é excelente que todo artista seja filósofo. Não só os artistas, mas os cientistas, os políticos, os negociantes, os fazendeiros, os trabalhadores, enfim, todo mundo. Quanto mais se filosofar melhor. E quanto mais se entender de filosofia, melhor se filosofa. Cultivar a razão não atrapalha em nada a intuição e a criatividade artística. Isso é um grande preconceito de Hegel.

Professor, explique por que devemos ser altruístas.‎

Porque o altruísmo é que propicia a maximização do bem e da felicidade para o maior número de seres do mundo. Em decorrência, para nós mesmos. Viver em um mundo mais feliz é muito melhor. O egoísmo não leva ao aumento global da felicidade. E um munto infeliz é pior.

Você acredita que a falta de presença feminina nas áreas científicas (STEM) se dá puramente por aspectos sociais (estereótipos criados ao longo do tempo), puramente por aspectos biológicos (algum tipo de diferença fundamental entre os cérebros masculino e feminino) ou um pouco de cada?‎

Não há diferença cerebral entre homens e mulheres no que diga respeito à capacidade de fazer ciência ou a qualquer aspecto cognitivo. A discrepância em número de cientistas femininos e masculinos é de origem cultural apenas.

Ernesto, curso medicina, e fico às vezes preocupado que eu me torne um médico "biologicista", sobretudo porque há uma grande pressão para a "humanização" no curso. Essas habilidades "humanas" podem ser desenvolvidas ao longo da formação? É bobeira eu me preocupar?‎

Não há incompatibilidade em ser biologicista e ser humanista. O bom é que ambos os aspectos sejam desenvolvidos. Tem que se preocupar sim. Especialmente se sua escola for mais focada em um aspecto do que no outro. Se for assim, você tem que remar contra a maré, para fazer valer, também, o aspecto que sua escola relega menos importância.

Acerto

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails