segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Tens um bar em casa?

Tenho quatro prateleiras do armário da sala de jantar com várias bebidas que consumo bem pouco. Há vinhos, cervejas (especiais), licores, vermutes e destilados, inclusive cachaça boa. Bebo, mas, realmente, bem pouco. Duas ou três vezes por semana em quantidade pequena. E sem estar gelado (mesmo a cerveja).

O que pensa sobre homens que usam brincos na orelha ou nas orelhas?

Penso que, se assim gostam e querem, estão em pleno gozo de seu direito ao usarem. Não acho que isso nem os valoriza nem os desvaloriza. É como usar cabelo comprido ou curto, usar ou não barba, usar tênis ou sapato, usar ou não gravata (se não for obrigatório), pintar ou não o cabelo, e assim por diante. Isso é uma escolha pessoal legítima que não depõe nem contra nem a favor do caráter e da competência da alguém.

È legal usar estampas com coisas significativas para a pessoa, aposto que você achar legal se um dia andasse na rua e alguém estivesse usando uma camiseta com a sua estampa, ou não gostaria?

Não gostaria não. Acho feio mesmo usar roupa com estampas e escritos. Uma questão estética de preferência minha. Não aprecio. Mas aprecio cores vivas e não apenas mortiças como marrom, cinza, beje, azul marinho, verde musgo e similares. Digo "não apenas", porque gosto também.

São as sua preferências? Músicas de mais de 100 anos atrás?

Em geral, sim, mas gosto também de umas de 70 anos. Mas o que eu gosto mesmo é das de cento e cinquenta a duzentos anos atrás ou mais.

No Brasil tem muitas bandas de hardcore, punk, grind, crust, entre outras vertentes, que fazem músicas com letras extremamente inteligentes e politizadas, porém, infelizmente, são conhecidas apenas por quem acompanha a cena underground. Já teve contato com esses estilos musicais?

Não, nunca ouvi. Acontece que, em música, eu não vejo só o conteúdo da letra, mas também sua poesia, a melodia, a harmonia, o ritmo, o timbre, a estrutura frasal musical e todos os aspectos literários e músicos. Inclusive, nas apresentações, os aspectos cênicos. E o tipo que eu geralmente gosto é aquele em que os cantores cantam de smoking e sapato de verniz, tocando piano, com voz suave ou voz lírica, acompanhados de orquestras sinfônicas mesmo. Ou, no caso popular, o estilo bossa-nova. Também gosto de tango, bolero e similares. Já ouvi funk, punk, mas não grind e crust. Todavia o que ouvi, não gostei. No entanto gosto de música caipira (não sertaneja) de raiz. Aquela dos matutos mesmo. E gosto de baião, de samba da velha guarda.

O seu filho e a sua filha que cursaram a UFV eram os melhores alunos no curso superior deles?

Se não eram os melhores estavam dentre os melhores.

Você concorda que é/foi encontrado mais "gênios" na área das exatas do que nas outras ou apenas os da exata foram mais divulgados ?

Não é verdade. Aliás há mais gênios que não foram ou são de exatas do que os que sejam. Há gênios da literatura, da poesia, do teatro, da pintura, da escultura, da música, da arquitetura, do cinema, da oratória, da religião, da filosofia, da sociologia, da geologia, da psicologia, da biologia, da medicina, da engenharia, de todas as ciências e de todas as artes. Bem como gênios da política, militares, dos negócios e assim por diante. Eles não são menos geniais do que os da matemática e da física. E nem são menos divulgados.

Não gosta sucessos antigos como Bee Gees, ABBA, por exemplo?

Gosto. Mas eles não são antigos. Eu já era nascido quando eles faziam sucesso. Antigos eram os músicos de mais de cem anos atrás.

Muitos musicos usaram e usam drogas como mecanismos para se chegar longe, sem isso não seriam o que são, pois só com a droga eles chegam as suas essências, há consequencias , claro, mas tendo dominio da droga, ela se torna uma aliada!

Não sei se não conseguiriam ter inspiração sem usar drogas não. Meus compositores prediletos eram inspirados sem usar drogas, como Brahms, Beethoven, Bach, Mozat e esses assim. Do mesmo modo que outros artistas, de outras artes, filósofos e cientistas, tanto homens quanto mulheres. Alguns usaram drogas, mas poucos. E não sei se sua inspiração advinha do fato deles usarem drogas, porque a maior parte de quem usa drogas não tem talento artístico, filosófico ou científico nenhum.

O álcool pode ser usado como aliado? As pessoas fizeram dele um mal, uma droga, mas ele ajuda muito em vários momentos se souber usa-lo em beneficio próprio..

Talvez possa, do mesmo modo que maconha, cocaína, heroína e outras drogas. Tabaco eu acho que não. Mas não sei se assim o é. Costumo beber alguma bebida alcoólica, às vezes, para apreciar o seu sabor, mas sempre bebo bem pouquinho. Meio cálice de vinho, um copo só de cerveja (se for das especiais), meia dose de destilado ou de licor. Um long-drink apenas. E com um espaçamento de dias. Cerveja eu gosto de beber na temperatura ambiente, bem devagar para ficar com ela na boca sentindo o sabor. Em qualquer caso, jamais bebo para ficar tonto. Nem com alguma zonzeirinha. Detesto isso.

Acerto

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails