domingo, 26 de junho de 2011

Quanto dos recursos ou ferramentas oferecidos pela Matemática, você conhece? É possível que alguém domine toda a matemática difundida atualmente?

Impossível uma só pessoa dominar todos os recursos matemáticos disponíveis. Como professor que fui de Métodos Matemáticos da Física posso dizer que tenho um bom domínio, apesar de estar enferrujado por falta de uso, em variáveis complexas, séries de fourier, transformadas integrais (laplace, fourier), cálculo vetorial e tensorial, equações diferenciais parciais, funções especiais, cálculo de variações, equações integrais, operadores lineares complexos, probabilidades e estatística, teoria de grupos, distribuições e funções de green, formas diferenciais e geometrias não euclideanas, além da matemática elementar do ensino médio, do cálculo integral e diferencial, da geometria analítica e da álgebra linear. Tenho, inclusive, minhas notas de aulas sobre esses temas, em transparências para retroprojetor. Em física eu lecionava principalmente teoria da relatividade e física quântica, mas já lecionei também a mecânica clássica, o eletromagnetismo, a ótica, a termodinâmica e a física estatística para o bacharelado de física, sem contar todas as físicas gerais para o ciclo básico das ciências exatas (física, química, matemática e engenharias), tanto na UFV, quanto na UFJF e na UFSJ. Dei 25 anos de aulas no nível superior e 12 anos no nível médio, 4 dos quais concomitantes (33 anos de magistério). Nos últimos 10 anos, estou atuando apenas na parte administrativa, o que também fiz durante 10 anos enquanto dava aulas na UFV. Comecei a lecionar com 18 anos e estou agora com 61, perfazendo 43 anos de serviço.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails