domingo, 25 de dezembro de 2011

Tenho lido alguns artigos sobre o que teoricamente teria existido antes do big bang. Bom, a minha pergunta a você é isso, o que existia antes do big bang? Obs: Não sou criacionista

Há várias hipóteses. A que considero mais aceitável é a de que não havia nada, conteúdo nenhum, nem campo, nem matéria, nem radiação, nem espaço (mesmo vazio), nem tempo. Absolutamente nada. Mas não "o nada" que não é coisa alguma. Apenas nada. Ausência total de qualquer coisa, inclusive de leis físicas, de Deus ou qualquer espírito. Nada, nada, nada. Então, sem razão, motivo, propósito e de que provir, surgiu tudo. Isso não é proibido por nenhuma razão ontológica nem fenomenológica. Porque não há necessidade de causa para eventos e nem de conservação de propriedade nenhuma, como massa ou energia, pois não havia momento anterior a que se reportar. Isto é, não havia "antes" do Big Bang. Ao surgir, surgiu o conteúdo já em expansão, e, com isso, o espaço que ocupa e o tempo em que evolve. O conteúdo primevo era apenas campo. Depois é que ele se quantizou em matéria, antimatéria e radiação.
As outras alternativas são a de que o conteúdo tenha sempre existido de forma imperturbável, e, portanto, sem decurso de tempo e, de repente, começou a se expandir. Ou então que o Big Bang teria sido um ponto de inflexão singular de uma contração de um Universo precedente. Essas duas hipóteses consideram que tudo sempre existiu e nunca surgiu. Contudo, não há como corroborá-las, bem como a do surgimento sem ter do que provir (mas, note bem, não "do nada"). Todavia, acho mais plausível o surgimento incausado, improcedente e despropositado, pois é a hipótese que não requer verificação. As demais, para serem admitidas, têm que ser comprovadas e essa não. Se não se tem conhecimento do que teria ocorrido, então surgiu sem motivo, propósito nem procedência. Note que a ideia de que o Universo tenha sido "criado" por um ato voluntário de uma entidade extrínseca a ele, também considera que essa "criação" tenha se dado sem ter do que provir. Apenas coloca uma causa para ela, o que não é necessário. E levanta a problemática de se explicar como apareceu essa entidade criadora. Se ela sempre existiu, por que não o próprio Universo?

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails