quinta-feira, 8 de março de 2012

Não acha que seria interessante pessoas se graduarem em filosofia antes de se formar em alguma dessas outras áreas? Escrever alguma obra filosofando sobre os ideais e o cotidiano dos médicos ou engenheiros com a função de inspirar futuros engenheiros e +

+ médicos filósofos. Ou mesmo lecionarem nas aulas de filosofia do ensino médio ao invés do decoreba da filosofia clássica, as possibilidades de encaixar filosofia em cada escolha de carreira profissional. Seria ótimo a longo prazo não é?

Isso é, de fato, muito interessante, pois filósofo todo mundo tem que ser. Mas acho que não é preciso fazer o curso todo de filosofia. Considero que toda carreira universitária deva ter, em seu currículo, pelo menos Filosofia I, II, III e IV, com a carga mínima de 60 horas cada uma. Evidentemente na Filosofia IV se verá uma filosofia voltada para a profissão que se está cursando. Nas outras se deve dar um panorama dos temas filosóficos (I), da história da filosofia (II) e um treinamento para se filosofar (III). Logo nos quatro primeiros semestres do curso. Em todos os cursos. O curso de Filosofia propriamente dito ficaria voltado para a formação de filósofos profissionais e de professores de filosofia. O mais importante, contudo, não é formar "entendidos em filosofia", mas "filósofos", isto é, pessoas capazes de pensar e propor suas próprias concepções filosóficas com embasamento. Ou de dar prosseguimento a propostas já formuladas com o fito de fazer a filosofia se libertar das escolas de pensamento".

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails