domingo, 19 de maio de 2013

Como estimular e granjear altruísmo? Eu sinto amor pelas pessoas, porém ao mesmo tempo sinto desprezo, simplesmente por atitudes das mesmas. E acabo sendo egoísta com todos e em tudo na minha vida. Sinto que isso me faz mal.

Essa é sua tendência nata, mas pode ser mudada. Existem várias pessoas dentro de você que lutam para, em cada caso, serem as que dominam suas decisões. Para simplificar há o seu eu emocional e o seu eu racional. Ambos são importantes para a condução da vida. Mas se o eu emocional e instintivo estiver dominando algum aspecto que te faça infeliz, deve ser controlado. Isso acontece com racismo e com o egoísmo, por exemplo. Há pessoas naturalmente altruístas e outras naturalmente egoístas. Mas a vida em sociedade é mais benéfica, até para a própria pessoa, se ela não for egoísta. Vencer o egoísmo é uma questão de treino e auto-sugestão, isto é, uma educação autodidata para deixar se sê-lo. Como? Sempre que uma atitude egoísta estiver para ser tomada, conte até dez, respire fundo e deixe de tomá-la. Isso vai lhe condicionando a não ser mais egoísta, até que passará a ser uma atitude habitual.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails