quarta-feira, 24 de julho de 2013

A Universidade de Harvard separa a inteligência em três grandes campos, todos (deveriam ser) igualmente valorizados, a saber: cognitivo, psicomotor e emocional. O que acha dessa ideia? Considera-se inteligente por completo?‎

Concordo. Não acho que seja inteligente por completo. No aspecto cognitivo, acho que tenho uma boa inteligência lógico-matemática, linguística, musical e espacial. No aspecto psicomotor acho que me dou bem na sintonia fina, como trabalhos manuais de precisão, desenho, pintura. Mas sou ruim em práticas esportivas de qualquer tipo (exceto Xadrez e Dama). Nem adianta eu tentar que faço tudo errado. Bem como em dançar. No aspecto emocional acho que não tenho boa percepção do estado emocional dos outros. Também não tenho boa percepção de sinais não linguísticos, como os corporais. Mesmo os linguísticos, não entendo muito as indiretas, as ironias e os sarcasmos. Talvez porque nunca faça uso deles, tenho a tendência de entender quase tudo "ao pé da letra", pois é assim que sempre digo tudo. Quanto à memória, a minha é muito boa para tudo o que eu estudo e aprendo, mas é péssima para os fatos da vida cotidiana. Talvez porque eu viva sempre "no mundo da Lua" e "sem os pés no chão", eu não dê importância às atividades da vida cotidiana, como não ligo para o aspecto financeiro da vida. Dessas coisa práticas eu sou muito desligado. Sou eminentemente "teórico". Não ligo para eficiência, mas ligo para a perfeição, não importa o trabalho, a dificuldade, o custo e o tempo que gaste. Daí, também, não seu nem um pouco econômico. Não que eu tenha muito dinheiro, mas não consigo me preocupar com o custo das coisas.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails