segunda-feira, 17 de março de 2014

o que acha da teologia da libertação ?‎

Prefiro a libertação sem teologia. Não acho que a mensagem de Jesus tenha sido política e nem econômica como ela preconiza. Acho que foi só religiosa. Isto se Jesus existiu mesmo. De qualquer modo, falo sobre a mensagem que é atribuída a Jesus. Mesmo concordando com várias propostas deles, não acho que o seu fundamento esteja nas palavras de Jesus mas nas palavras de Marx. Concordo com Marx em muita coisa e discordo de muitas outras. Para começar, abomino a "ditadura do proletariado". E também não adoto a interpretação dialética radical da história que ele considera. Quanto a Jesus (real ou fictício) concordo e discordo em parte. Claro que não acho que ele seja Deus nenhum. Mas gosto dos preceitos éticos dele. Em suma de um e de outro há, para mim, coisas boas e coisas ruins. Só que em assuntos totalmente distintos.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails