quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Olá professor, como está? Estudo na Unicamp e começo, nesse semestre, a fazer minha IC (Iniciação Cientifica) área da ética. O meu tema, ainda não definido, é "Relação entre ética e discurso religioso em Spinoza". Gostaria, se não for incomodo, pedir a participação do senhor na "prévia" do trabalho.

Adoro Ética, mas detesto estudar particularmente algum filósofo. Não me interesso em saber quem foi que disse isso ou aquilo. O que quero saber é o que está sendo dito, não importa por quem seja. E então refletir sobre aquilo, inclusive reunindo opiniões de várias origens. Essa é a minha visão de fazer filosofia. Não se tornando um entendido nos filósofos, mas se tornando um filósofo. Todavia essa não é a concepção que as universidades adotam. Posso dar minha opinião sobre seu trabalho no que concerne ao meu pensamento a respeito do que está sendo dito. Mas não posso dizer se está de acordo com Spinoza ou não, pois não me debruço sobre nenhum filósofo em particular para estudar a sua contribuição. Acho isso irrelevante. O importante não é quem diz mas o que se diz. Jamais me preocupei em fazer citações. Sempre estudo tudo o que acho sobre um tema, a partir do máximo de autores que consigo coletar, assimilo tudo e, depois, comparo, raciocino, contesto e concluo, emitindo o meu parecer. Mas não sei quem disse isso ou aquilo.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails