quinta-feira, 12 de abril de 2018

Não gosto de ir à escola. As matérias não me agradam e os alunos são difíceis de conviver com. Há algum problema? Trabalhar me parece cansativo e não acho que necessito de bens materiais. Estando em casa, ao menos estudo o que gosto.

Há. Mesmo que você não goste do que é dado na escola, tem que aprender e concluir os estudos formais, pois é uma exigência social e legal. Claro que você pode (e deve) estudar as outras coisas que aprecia por conta própria. Quanto aos colegas, não é preciso apreciar a companhia deles mas é preciso aprender a tolerá-la, pois é inevitável e parte da sabedoria consiste em enfrentar o que não se pode mudar. E os bens materiais são necessários sim. Sem comida você morre. Se há quem a forneça a você, ótimo, mas isso pode não ser para sempre. Claro que você pode se tornar mendigo, mas não é bem agradável. Então eu recomendo que você respire fundo e vá à escola, mesmo não gostando. Se você for bem aplicado, dá para ser aprovado só prestando uma atenção bem participativa nas aulas (isto é, perguntando tudo o que não tenha entendido), de modo a usar o resto do tempo para aprender outros assuntos. Assim é que eu fazia. Era um ótimo aluno, só tirava notas excelentes, mas não estudava quase nada das matérias da escola. Só estudava outros assuntos. E olhe que eu sempre "adorei" estudar. Mas as matérias da escola eu aprendia tudo só na aula mesmo. Inclusive as tarefas passadas eu já as fazia na própria aula, porque, quando o professor começava a aula eu ia estudando pelo livro muito mais rapidamente e já sabia tudo na terça parte do tempo que ele levava para ensinar. Então eu ficava desenhando histórias em quadrinhos, escrevendo poesia, lendo outros livros e, quando ele passava o dever, eu já fazia na hora. Em casa eu podia estudar e ler um monte de outros assuntos interessantíssimos na biblioteca do meu pai e nos livros que ele comprava para mim, de divulgação científica. Ou ficava desenhando, tocando piano, brincando de química, ou de engenheiro mecânico. Ou montando miniaturas da Revell. Em suma, me divertia à beça. Também gostava de ver documentários na televisão, que, à época, não era em cores.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails