sexta-feira, 15 de abril de 2011

pode se congelar um corpo sem que a mente morra? pela mesma criogênia que mantém embriões vivos no nitrogênio, por décadas ? ou seculos?

Esta é uma questão para a qual ainda não se tem resposta. Nunca se descongelou uma pessoa congelada. Pessoas que ficaram em coma e depois se recuperaram, em verdade, não tiveram seu cérebro paralisado, de modo que seu funcionamento, mesmo sem consciência, pode ser o que preservou a indentidade da pessoa quando recobrou a consciência. Acho que a paralização que se dá com o congelamente, apesar de não danificar a estrutura, interrompe a dinâmica que, no meu entendimento, é essencial, junto à estrutura, para a ocorrência da mente. As próprias memórias, segundo entendo, não são armazenamentos estáticos, mas algo como a memória RAM, que exigem um circuito de "refresh" para se manter. Mas posso estar enganado. Minha imressão é de que o descongelamento não seria capaz de recuperar as memórias, e, logo, a identidade da pessoa. Se ela conseguir voltar a viver (algo de que também tenho dúvidas), possivelmente retornará à vida como um zumbí, sem personalidade nem lembranças nenhuma. Oxalá esteja enganado.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails