terça-feira, 19 de novembro de 2013

Ernesto, pretendo cursar história e lecionar. no entanto, sabemos que o professor não é muito valorizado, principalmente quando se trata da área de humanas (é o que vejo). mas indo ao ponto, o que sugere que eu faça, isto é, que cursos me aprofundar após minha graduação? qual seguimento?‎ Jordana Flores

só por curiosidade, meus pais são meio receosos e meus professores abominam essa ideia de lecionar. eu fico até amedrontada tem hora, apesar de um tanto de certeza quanto a minha escolha.
Você diz que professores abominam a ideia de lecionar? Que tipo de professor e esse? Lecionar é uma das atividades mais relevantes em uma sociedade. Mais do que a medicina, o direito, a engenharia, a política, o comércio, a agricultura. Vale muito mais ser professor do que qualquer outra coisa, em termos de benefício para a humanidade. Para também ter um bom salário, você deve fazer a licenciatura, com o que já é professora, mas também deve fazer mestrado e doutorado, para ser professora universitária e historiadora. Ou conseguir lecionar em bons colégios particulares, que pagam bem. Ou passar em um concurso para uma escola federal, mesmo do Ensino Médio. História é um assunto fascinante. Há muito o que levantar que ainda é obscuro na História do Brasil, que requer muita pesquisa historiográfica. E História é uma excelente disciplina para abrir a mente da juventude e denunciar os males que, ao longo do tempo, os detentores do poder têm perpetrado contra o povo. Mas não da forma fanática de alguns esquerdistas xiitas, mas numa abordagem serena e imparcial. O mesmo com relação às religiões. O professor de História é que pode apresentar todas as religiões sob todos seus aspectos, para que a juventude possa escolher com conhecimento a qual se filiar, ou a nenhuma. Pode abordar ética e cidadania e outros temas transversais e tirar da moçada essa fixação só no que cai no vestibular e no ENEM. Te congratulo pela ótima escolha.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails