segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Muitas pessoas confundem a condição (possibilidade) de um evento ocorrer com a sua causa (caso exista), supondo assim, que tudo possue uma causa. Poderia diferenciar as duas coisas dando exemplos?

Esta confusão é comum e é mister distinguir. Condição para a ocorrência de um evento é uma situação do sistema que vai experimentá-lo que permite a sua ocorrência, sem a qual ela não pode se dar, enquanto a causa é outro evento cuja ocorrência determina, de modo inescapável o evento em questão, denominado, então, efeito da causa. Nenhum evento experimentado por nenhum sistema é possível sem que as condições de sua ocorrência estejam preenchidas. Condições não são eventos, mas situações, isto é, condições que a configuração e o estado do sistema possuam. Mas um evento pode se dar de forma espontânea ou fortuita, isto é, sem que tenha havido outro evento que o provoque. É o que se chama de ocorrência casual, aleatória ou ao acaso, em oposição à ocorrência causal ou determinística. Há, contudo, uma diferença entre determinismo e causalidade. O primeiro conceito se refere a que determinados eventos determinam a ocorrência de outros, enquanto o segundo se referem a que determinados eventos requerem a ocorrência de outros. Um evento pode determinar a ocorrência de outro que não requeira causa e um evento que requeira causa pode ser causado por um elenco de variáveis eventos. Note, também, que causa e efeito são sempre eventos e não entidades. Não existe uma causa do Universo mas poderia haver uma causa para o evento da passagem da inexistência do Universo para sua existência. Veja alguns exemplos:
Causa - chuva, efeito - enchente (note que a chuva nem sempre determina uma enchente e uma enchente pode ser causada por outros eventos que não a chuva, como a ruptura da barragem de uma represa). Além do mais o efeito chuva pode causar um série de eventos diferentes de enchentes, mas uma enchente é um efeito que sempre requer uma causa, seja qual for.
Evento - decaimento radioativo, condição - núcleo instável. Um núcleo estável jamais será radioativo, mas a emissão de radiação é fortuita, não requerendo causa nenhuma, podendo nem ocorrer, mesmo com o núcleo instável.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails