quarta-feira, 3 de agosto de 2011

O ensino de religião deve ser aplicado em escolas publicas?

Sim, e deve, nas públicas e privadas, mas não precisa haver uma disciplina especial para isto. Em Filosofia pode-se estudar o problema da existência ou não de Deus e em Sociologia o fenômeno religião, antropologicamente, em História, historicamente e em Geografia, geograficamente. Sempre de modo a não fazer proselitismo de nenhuma delas, apresentando as propostas, doutrinas, estruturas, organização, liturgias, história, distribuição geográfica e demográfica e tudo o mais de todas elas, bem como suas inconsistências e defeitos, mas também suas qualidades: Catolicismo, ortodoxismo, protestantismo, pentecostalismo, espiritismo, islamismo, judaísmo, budismo, hinduísmo, siquismo, zoroastrismo, xintoísmo, umbandismo, candomblé, paganismo, egiptismo e todas as demais. Apresentando, também, as concepções gnósticas, agnósticas, ateístas, deístas, panteístas e panenteístas, além da teísta. Desta forma o aluno pode escolher conscientemente que religião prefira professar, ou nenhuma.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

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