sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Eu acho que se eu chegar na universidade dominando a matéria do ensino médio,e já tendo uma boa compreensão de matemática e física superior,como cálculo diferencial e integral,física quântica,relatividade,etc,eu terei muito sucesso,pois sairei na frente de muita gente.Estou certo?Abraços professor.‎

Claro que sim. Mas esses conhecimentos matemáticos requerem uma base muito grande de trigonometria, funções, logaritmos, polinômios e números complexos, que você só acaba de ver na terceira série do Ensino Médio. Daí a dificuldade de estudar Cálculo Diferencial e Integral ao longo do Ensino Médio. Inclusive porque o Cálculo Integral depende do Diferencial. Quanto à relatividade, física quântica, física atômica e física nuclear, elas também dependem de se ter estudado a física clássica toda, até o fim do eletromagnetismo, isto é, ondas eletromagnéticas. Quando eu lecionava na EPCAR, onde isso era visto no Ensino Médio, o conteúdo atual do Ensino Médio era dado em dois anos e meio, de modo que o segundo semestre da terceira série era todo dedicado a esses tópicos. Mas hoje, as escolas nem chegam a ver ondas eletromagnéticas, porque ficam perdendo tempo com tecnicismos sem importância, como equilíbrio de barras, imagens em espelhos e lentes, associação de resistores e capacitores. Isso é bobagem, pois não traz nenhum entendimento do funcionamento da natureza. É só para se ter assunto para se fazer questão nos vestibulares. Espero que, como a adoção do ENEM de modo generalizado, esses assuntos deixem de ser abordados e se veja o que é importante, como a conservação do momento angular, as leis de Gauss e de Ampere do Eletromagnetismo e essa física moderna toda.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails