segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Professor, já vi em uma de suas respostas que você nos propõe a não se referir a ninguém como senhor uma vez que ninguém é superior a ninguém, mas e se referirmos a tal pessoa como senhor como um sinal de respeito?

Respeito não reside no tratamento vocal. Reside no modo de se tratar a pessoa, de se levá-la em consideração, de lhe dar importância, de lhe ter amizade, de lhe socorrer, se preciso, de lhe ter em alta conta, isso tudo. Meus pais me ensinaram a tratá-los por você, como eles tratavam os pais deles e eu e minhas irmãs jamais lher deixamos de ter o máximo respeito. Assim ensinei a meus filhos, não só a mim e à mãe deles, como a todas as pessoas. Assim é que eu acho que deve ser para se transformar o mundo em um lugar afável, ameno, pacífico, justo, harmônico, fraterno, aprazível, alegre, feliz. Que todos se considerem irmãos independentemente das funções que exerçam, sejam juízes, réus, delegados, prisioneiros, presidentes, presididos, sacerdotes, fiéis, diretores, dirigidos, chefes, serviçais, patrões, empregados, professores, alunos, comerciantes, comerciários e assim por diante. Não é o que se tem como correto, pelos costumes, mas é o que eu proponho que se mude, como proponho que se mude muita coisa e se acabem com tradições irrelevantes e prejudiciais ao igualitarismo. E, para dar o exemplo, é assim que eu procedo.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails