segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Caro Von Ruckert, a associação de seus pensamentos sociais anarquistas ao sentimentalismo vêm de uma idade avançada da qual Einstein se refere como "uma idade onde ler livros pode trazer mais atrofia intelectual do que pensamento".

Esta concepção de Einstein é inteiramente equivocada. Ler é condição para se ter sobre o que aplicar o pensamento. As opiniões que expresso são fruto de análises, reflexões e conclusões que tiro sobre tudo o que leio, observo, experimento e converso. São inteiramente de minha autoria, mesmo que fundamentadas em contribuições diversas. Não vejo que minhas concepções anarquistas sejam sentimentalistas por rejeitar a violência. Isto é uma questão de ética. Produzir sofrimento é eticamente incorreto. O progresso da humanidade tem que ser feito de forma ética. A política é inferior à ética. Além do mais, meus 60 anos não configuram idade avançada para a produção intelectual, como atestam inúmeros políticos, empresários, cientistas, filósofos, literatos, músicos, artistas e intelectuais em geral, que deram expressiva contribuição à humanidade acima dessa idade.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails