segunda-feira, 31 de março de 2014

Mas a competitividade nos garante vários benefícios. É por conta dela que a tecnologia está se desenvolvendo rapidamente. É ela que faz os preços baixarem. A competitividade parece ser algo natural, e não culpa de um sistema econômico ou político. Veja bem os atletas, procuram sempre ser os melhores‎

A competitividade não é melhor que a colaboração não. Pela colaboração o progresso seria maior ainda, pois uns ajudariam aos outros, em vez de querer vencê-los. Em verdade é a existência de competição que não me faz apreciar esporte nenhum. Exercícios físicos eu acho ótimo, mas essa de competir para vencer eu acho péssimo. Claro que a competição precede os sistemas políticos e econômicos, mas, qualquer um que a tenha como base, para mim, é ruim. O ser humano tanto tem um espírito competitivo como tem um espírito colaborativo. Resta ao processo educativo privilegiar o segundo e reduzir o primeiro, para beneficio geral. A competição só é benéfica para o vencedor. E na competição há menos vencedores do que vencidos. Portanto a competição leva à acumulação de benesses para poucos e sua redução geral na sociedade. A colaboração, por outro lado, distribui benesses para todos, maximizando a felicidade geral.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails