domingo, 15 de abril de 2012

Se não havia nada antes do Big Bang, o quê explodiu?

Primeiro que o Big Bang não foi uma explosão e sim um súbito inchamento do espaço. Uma explosão é um lançamento de conteúdo que se move para um espaço vazio circundante. No Big Bang todo o espaço existente estava preenchido pelo conteúdo e, então, sem que nada se movesse, o espaço passou a inchar, aumentando a separação de suas partes.
O Big Bang não foi o surgimento do Universo. Ao se iniciar a expansão havia um conteúdo de campo primordial puro, isto é, só campo, sem matéria nem radiação. Por ação de uma interação fortuita, o espaço continente desse conteúdo passou a se expandir no evento denominado "inflação". Depois continuou a se expandir, menos célere. Atribui-se isto à dita "energia escura", cuja natureza ainda é objeto de cogitações. Mas o nome não é apropriado. O melhor seria "interação escura".
O conteúdo de campo primevo cujo espaço continente passou a expandir ou já existia ou surgiu imediatamente antes, já com o espaço expandindo. Ainda não se sabe. Pode ser, até, que seja o resultado final de uma contração de um Universo anterior. Mas isso é menos provável, face os modelos matemáticos descritivos e a constatação da aceleração da expansão. Mas esses modelos poderão vir a ser corrigidos. Minha opinião é que o conteúdo surgiu já com o espaço expandindo. Não surgiu a partir de nada previamente existente. Surgiu sem ter do que provir. Antes desse surgimento não havia conteúdo, nem espaço, nem tempo (isto é, não havia nem "antes"). Não se pode dizer que surgiu "do nada", pois assim "nada" seria algo. Surgiu "de nada". Até se se supor que esse surgimento foi por obra de um criador extrínseco ao Universo, mesmo assim, teria sido "de nada". Mas penso que não foi obra de ninguém. Não teve causa, proveniência e nem propósito, Poderia não ter ocorrido.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails