terça-feira, 10 de julho de 2018

Concorda? https://www.youtube.com/watch?v=Qj6mQSdBSGI

Concordo. Acho que se pode entender qualquer coisa se se empenhar. Se não entende é porque não se empenhou. Ou porque é burro mesmo. Os pedagogos não gostam de dizer que existem pessoas burras. Dizem que alguns apenas custam mais a entender. Para mim, se custa muito, é burro. E meus mais de quarenta anos de magistério, lecionando para mais de cinco mil alunos, me mostraram que burros existem mesmo. Todavia, há assuntos que mesmo os inteligentes custam para entender. Por exemplo, Teoria Quântica de Campos. Para entender tem que fazer graduação, mestrado e doutorado em Física. E, mesmo assim, não é fácil. Mais difícil ainda é a (proposta de) Teoria das Supercordas. Filosofia também tem autores difíceis. Além do Kant, eu cito o Hegel e o Heidegger. Nietzsche é fácil. Platão e Aristóteles também. Tomás de Aquino, mesmo que eu não concorde muito com ele, é muito didático. Da gosto ler a "Summa contra gentiles". De fato, é preciso ter culhões e ficar indignado se se diz que não se é capaz de entender algo. Nunca aconteceu comigo de eu não dar conta de entender algo. Às vezes eu preciso buscar os pré-requisitos e os pré-requisitos dos pré-requisitos. Mas eu chego lá. Como professor eu sempre fui exigente e não facilitava para os alunos. Eles tinham que ter culhões e dar conta do que fosse difícil assim mesmo, sem refresco. E nenhum aluno que eu reprovei achou que não mereceu ou que foi por minha culpa a reprovação. Porque eu explico muito bem e de vários modos, para não deixar dúvida. E respondo todas as perguntas com toda a boa vontade e paciência.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails