sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Se algum dia fosse possivel sua consciência voltar a existir de novo em outro corpo, acha que seria ateu de novo ou poderia ser que você fosse um religioso que nega tudo que afirma agora? o meio te influência? a mentalidade vem do meio em que nascemos?

Se minha consciência migrasse para algum outro suporte, biológico, eletrônico, mecânico ou o que for, certamente carrearia minhas memórias, minha personalidade, minhas convicções e tudo o que faz de mim ser "eu". Portanto, também, o meu ateísmo. Uma das razões por que eu não posso aceitar a metempsicose, admitida pelo hinduísmo, budismo e espiritismo é, justamente, que nenhuma pessoa nasce com memória do que teria sido quando sua alma era suportada por outro organismo. Todos começam do zero novamente, desde que, quando o embrião se torna feto, o sistema nervoso começa a ter e registrar sensações, iniciando a vida psíquica. Logo não tem alma nenhuma que seja detentora da consciência, da memória, da sensibilidade, da vontade, do temperamento, da personalidade e tudo o mais que constitui o psiquismo. Isso tudo é uma propriedade orgânica do indivíduo, isto é, biológica (anatomo-fisiológica). Isso não significa que não exista mente e que ela seja material. A mente existe e não é material. Mas é natural, física, biológica e não sobrenatural. Nada de alma que sobrevive ao corpo. A mente é corpórea, mas é uma ocorrência advinda da estrutura e do funcionamento do organismo, especialmente do cérebro, mas não só. Acaba com a morte do organismo. Não há sobrevivência da consciência.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails