domingo, 12 de abril de 2009

Boa Páscoa!





Como no Natal, alguns perguntam: se você não possui religião, porque deseja boa páscoa a alguém? Não ser cristão, muçulmano, judeu ou budista não significa não ver ponto positivo nenhum no cristianismo, no islã, no judaísmo ou no budismo. E o valor que sempre se encontra nessas grandes religiões é a sua pregação pela fraternidade, pela paz (apesar de grande parte de seus seguidores usarem suas doutrinas como pretexto para fomentar a guerra), pela bondade, pela solidariedade, pela amizade e todos os valores que descendem do amor, em oposição à prepotência, a competição, a avareza, o egoísmo e a ganância. Essas são, na verdade, virtudes humanas, abraçadas por todos os que vêem o seu valor superior para a condução de uma vida plena, feliz e harmoniosa para toda a humanidade, mesmo que sejam ateus ou agnósticos. Assim, vejo essas datas (Natal e Páscoa), que são comemoradas pela maior parte da população, como uma excelente ocasião para reavivar esse espírito, mormente o de tolerância em relação a todas as crenças, especialmente quanto ao ateísmo e agnosticismo, visto por muitas pessoas como uma posição “do mal”, quando, na verdade, a maioria dos ateus e agnósticos são mais virtuosos e bondosos que muitos propalados fiéis que, na vida prática, comportam-se como hipócritas, falsos, aproveitadores, oportunistas e paladinos do vício e dos mais inconfessáveis comportamentos e atitudes. Além dessas virtudes outras há que serem fomentadas: aquelas ligadas à verdade, à justiça, à honestidade, à retidão. E mais: as ligadas à coragem, à fortaleza e à disposição para a luta pelo bem e o combate ao mal. Todas elas podem ser exemplarmente contempladas na pessoa do Cristo, que mesmo em sua simples humanidade, foi uma das maiores figuras históricas jamais surgidas.

2 comentários:

Tais Luso de Carvalho disse...

Olá, Ernesto:

Gostei muito de seu texto; ser ateu ou agnóstico não é sinônimo de arrogante, egoísta, avarento, prepotente... É apenas uma questão de fé: acredita-se ou não.
O ser humano independe de crenças para ser digno e fazer o bem; ser solidário e humano. Quanto horror não se praticou em nome de Deus? Ou em nome da fé?

Acredito nas possíveis virtudes do ser humano; não no que ele possa vir a acreditar ou imaginar.

Já se tornou hábito desejar Feliz Natal ou Páscoa, para muitos é algo automático a retribuição. É um ato de cortesia.
Abraço
Tais

Fernando Rodrigues Felix disse...

Caro Ernesto já disse uma vez e torno a repetir que lhe admiro por sua postura. O fato de você não crer em Deus não implica que você seja um pregador às avessas. Muitos ateus do Orkut desfraldam a bandeira do ateísmo atancando como cães hidrófobos todas as formas de crenças.
Você vive para o conhecimento e como você disse para amar o maior número de pessoas possíveis. Essas coisas são dignas de inveja e de emulação.
Você é uma exceção à regra pois a maioria dos ateus que tenho conhecido vive paraatacar à fé, essa é a razão de suas existências de modo que se revelam pessoas inseguras assim como os fanáticos religiosos que pregam nas esquinas.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails