sexta-feira, 29 de maio de 2015

Acerto

Na equação de Schrödinger os números quânticos n e l são soluções da parte radial e l ml da parte angular? E [R(r)]2 fornece a probabilidade de encontrar o elétron a qualquer distancia r do núcleo? É isso m

Os números quânticos "n" e "l" (ele) aparecem na solução da equação de Schrödinger quando ela é resolvida para um sistema de duas cargas de sinais opostos, sujeitas a sua interação coulombiana, que é o caso do átomo de hidrogênio ou outros átomos que tenham um só elétron. Também vale para o positrônio ou para um sistema de um próton e um anti-próton. Quando se adota o sistema de coordenadas esféricas, então se pode fazer a separação de variáveis e se fica com equações separadas para cada uma delas. Separando-se também o tempo, a solução da parte estacionária é a dita "função de onda", que é uma representação do estado do sistema no espaço das coordenadas espaciais. O valor absoluto quadrado da parte radial da função de onda, realmente representa a densidade de probabilidade de, ao se buscar localizar o elétron no campo no núcleo, ele esteja a uma distância "r" do núcleo. Note que não é a probabilidade, mas a densidade de probabilidade. O número quântico "l" e o número quântico "m" aparecem na equação de autovalor para a parte correspondente às coordenadas "teta" e "fi", do sistema esférico, cujas soluções podem ser reunidas nas funções conhecidas como "harmônicos esféricos". Fisicamente esses números se relacionam ao valor do momento angular orbital do elétron e de sua componente na direção do eixo escolhido como o dos "z". O estudo pormenorizado do átomo de hidrogênio e dos sistemas equivalentes é uma das únicas soluções exatas da equação de Schrödinger (sem considerar os casos triviais de partícula livre, barreira de potencial e poço de potencial). Mesmo assim é bem trabalhoso. Outros casos têm que ser resolvidos por métodos de perturbações.

Então o observável, no caso da mecânica clássica, seria uma função algébrica (ou uma transformação linear) e na mecânica quântica uma função de probabilidade?‎

Não. Observável, em física clássica, é uma propriedade de um sistema que pode ser quantificada (não necessariamente quantizada) e expressa por uma grandeza. Essa propriedade pode ou não ser função de outras e, geralmente, elas são ligadas por relações funcionais conhecidas como "equações de estado" do sistema em tela. Da mesma forma que podem resultar de interações do sistema com outros sistemas. Mas o observável não é a função ou a equação e sim as grandezas, ou seja, as variáveis relacionadas pelas funções. Em física quântica os observáveis não são as funções de estado do sistema e sim os operadores que atuam sobre elas e fornecem os valores das grandezas.

Por que que dizem que o amor não deixa sobreviventes?‎

Discordo totalmente. Claro que o amor, mesmo quando acaba, deixa a pessoa continuar a viver e, inclusive pronta para encetar novos amores. O amor é algo maravilhoso e inebriante, mas do mesmo modo que começa pode acabar, com ou sem traumas. E mesmo que o amor não acabe, quando o relacionamento amoroso acaba, novos amores e novos relacionamentos pode vir a ocorrer sem que os amores anteriores terminem. Nada impede que se ame a mais de uma outra pessoa, até mesmo tendo os relacionamentos paralelos (desde que, é claro, conhecidos e consentidos por todos os envolvidos). Mesmo que só se tenha um relacionamento, pode se ter mais de um amor. Amor é um episódio da vida e não a própria vida. Pode perdurar por ela toda ou não. O fim de um relacionamento amoroso só é triste se o amor ainda existe. Mas é possível superar essa tristeza sem precisar abafar o amor. Pode-se amar com alegria sem ser correspondido também.

Deveriam ensinar essas matérias, com aprofundamento, no colégio: Política, Educação no trânsito, Astronomia e História?‎

Acho que política, cidadania, boa educação, quer no trânsito, quer em casa ou na escola deveriam ser assuntos abordados em uma disciplina escolar do tipo da antiga "Educação Moral e Cívica". História já é uma matéria, que precisa incluir temas atuais como a história do oriente próximo, do extremo oriente, do resto das Américas e outros tópicos. Astronomia, astrofísica, geologia e cosmologia deveriam ser tópicos abordados nas matérias Física e Geografia. Dá para se ver muito mais coisa importante no Ensino Médio e no Fundamental se se deixar de lado tópicos puramente tecnicistas e se tratar dos assuntos de forma mais sintética nas aulas, transferindo grande parte da aprendizagem para um trabalho extra-classe. Da mesma forma que transformar o ensino em horário integral (manha e tarde), com oito aulas por dia, incluindo educação física cotidiana (calistenia e não esportes) e tempo de estudo e feitura de tarefas na escola, deixando a noite inteiramente livre para o laser e a convivência familiar. A refeição na escola também seria ótimo para fazer a reeducação alimentar. Melhor ainda seria um processo de aprendizagem sem a existência de matérias, de séries, de turmas, de classes, de provas, de horários. Isso existe e é extraordinariamente muito mais eficiente e eficaz do que o sistema tradicional de ensino e aprendizagem. Procure conhecer a "Escola da Ponte", de Portugal.

"Gêneros são construções sociais" Isso é esquerda pós moderna? Quem representa isso no Brasil?‎

Não busco enquadrar conceitos em sistemas de concepções. Acho isso uma besteira. É só fazer uma análise semântica. A diferença entre gênero e sexo é que sexo é biológico e gênero é social. Uma pessoa biologicamente masculina pode ser socialmente feminina ou vice-versa. O papel social é que define o gênero. Isso é uma constatação óbvia, que não depende de se ser de esquerda ou de direita, pós-moderna, moderna ou pré-moderna. Esse entendimento semântico do termo não é uma propriedade de qualquer grupo ideológico em particular e sim da língua portuguesa.

O que você entende por observável e Hamiltoniano?‎

Em mecânica Quântica, observável é um operador que, aplicado ao estado de um sistema, produz como autovalores os possíveis valores de alguma grandeza passível de mensuração. Hamiltoniano é o operador observável cujos autovalores são as possíveis energias do sistema. Autovalor é o valor que se obtém ao se aplicar algum operador a um estado de modo que o resultado da operação seja o próprio estado multiplicado pelo autovalor. Os estados que permitem que isso ocorra são os autoestados daquele operador. Quando acontece de diferentes estados possuírem o mesmo autovalor para um dado operador, tal autovalor é dito "degenerado". Então aquele operador não permite identificar o estado em que o sistema se encontra. Para conseguir isso é preciso aplicar outro operador que tenha os mesmos autoestados mas para o qual os autoestados exibam autovalores distintos. Operadores que tenham os mesmos autoestados são os que comutam entre si, ou seja, que o resultado da ação conjunta deles seja independente da ordem em que sejam aplicados. Fisicamente aplicar um operador a um estado significa preparar um sistema e aplicar uma ação que provoque alguma alteração. Os autoestados do Hamiltoniano podem ser percebidos se se medir a energia do sistema quântico pela aplicação, por exemplo, de um campo elétrico. Já o momento angular pode ser observado pela aplicação de um campo magnético, que divide os estados degenerados do Hamiltoniano nos subestados do momento angular, o que é chamado de "estrutura fina" das raias espectrais reveladoras das energias dos estados do sistema quântico.

Qual sua opinião sobre a presidenta Dilma?‎

Não estou gostando nada da PresidentE Dilma. Acho que ela está muito tíbia. Está fazendo aqueles conchavos políticos para obter apoio parlamentar que eu considero uma imoralidade. Mentiu na campanha eleitoral e está agindo em desacordo com o que disse. Não posso acreditar que ela não soubesse nada a respeito da corrupção na Petrobrás. Nem que o Lula não sabia. O fato de também haver corrupção nos outros partidos não justifica corrupção no PT. TODOS têm que ser punidos. E não com essas puniçõeszinhas brandas que houve no Mensalão. Tem que cassar os direitos políticos de todos políticos corruptos para o resto da vida. E confiscar os bens deles e dos parentes até ressarcir todos os prejuízos. Além de colocar na cadeia comum, junto dos presos comuns, sem a menor regalia, por muitos e muitos anos, sem sursis. Assim é que vai se acabar com a corrupção no Brasil. A Dilma tinha que ser uma estadista de calibre para tomar essas atitudes, e moralizar o país. A lista de mazelas e descalabros administrativos do Brasil é quilométrica. Isso não significa que eu ache que se tivesse sido eleito o Aécio seria melhor. Não acho não. Acho é que seria pior. Com a Dilma está muito ruim. Com o Aécio estaria muitíssimo ruim. Com o PMDB, muito pior ainda. Não sei quem salva. A criminalidade corre à solta. O problema não é só dos governantes. É do próprio povo. O que falta é vergonha na cara. Todo mundo só quer se locupletar.

Supondo que você tenha um(a) namorado(a). Vocês têm certeza de que se amam. Mas também têm certeza de que odeiam os amigos um do outro. Pode dar certo?

Pode. Desde que sejam pessoas que consigam desligar os fatos e concederem um ao outro a liberdade de interagir sozinhos com os amigos. Mas, geralmente, quem tem uma mente aberta para aceitar tal tipo de coisa não é uma pessoa que odeie ninguém. A probabilidade maior é que não dê certo.

O que pensa sobre wicca?

Pode ser algo interessante no sentido de reunir mulheres para lutarem por sua igualdade, ou seja, é um movimento feminista. Mas discordo de suas concepções a respeito de uma pretensa influência sobrenatural sobre os acontecimentos e, mesmo, daquilo que elas almejam conseguir com suas práticas. Em outras palavras a wicca acredita na existência de poderes mágicos e mágica não existe.

Concordo que ninguém é dono de ninguém, mas imagine sua mulher com outro alguém, caso ele tenha mais pontos positivos do que você, convenhamos que sua mulher vai amar mais o próximo e deixará tu para ser mais feliz com o outro.‎

Se isso for verdade é o que tem que acontecer mesmo. Se minha mulher achar outra pessoa melhor do que eu e quiser me trocar por ela, tem toda a liberdade de fazê-lo. Ou então ficar com nós dois. Assim é que os relacionamentos têm que ser: totalmente livres e abertos. Não posso pretender que minha mulher fique ligada a mim por motivo nenhum a não ser por ser o que ela queira.

como você lida com pessoas religiosas que vem o questionar?‎

Depende. Claro que lido sempre com a máxima educação e cortesia. Mas respeito, nem sempre. Se a pessoa for uma religiosa de fé sincera, eu a respeito, mormente se ela pauta sua vida por sua fé e, de fato, a vive assim. Então eu, com caridade, busco mostrar que ela está equivocada. Mas não insisto muito nem fico aborrecido se ela não aceitar meus argumentos. Todavia se a pessoa for como alguns desses pastores neo-pentecostais que se valem da crença do povo para sugar-lhes dinheiro, eu a descasco com faca cega. sou incisivo e mostro como ela é uma estelionatária fraudulenta. Sem piedade. Todavia não perco a fleuma. Com calma, com argumentos cortantes, sem ofender, eu coloco todos os pingos nos ii. Não quero saber se ela vai se aborrecer comigo. Eu é que me aborreço com a atitude dela. Pois essas pessoas não possuem fé. Possuem ganância. É o caso do Edir Macedo, do Valdomiro, do Malafaia, do Romildo e do Hernandes. Mas há católicos assim também.

Você nunca se sentiu rejeitado quando por algum motivo alguém de quem você gostava (isso inclui amigos, parentes) deu mais atenção a outra pessoa que a você? Isso é ciúme?‎

Nunca. Não acho que ninguém tenha que dar mais atenção a mim do que a outros. Acho perfeitamente normal, inclusive, que alguém de quem eu goste muito goste menos de mim do que de outra pessoa. Não consigo entender essa necessidade de ser o mais querido. Claro que eu quero ser querido, especialmente por quem eu queira bem. Mas não acho que tenha que ser o mais querido e nem que o fato de eu querer bem a alguém seja motivo para que eu considere que essa pessoa também tenha que me querer bem. Não vejo que afetos e amores possuam qualquer tipo de contabilidade de troca de intensidades. Amor, afeto e amizade são sentimentos gratuitos. Não se compra, não se vende e nem se troca. Apenas se doa e pode-se desejar ganhar. Mas nunca exigir e nem se magoar por não receber. Ninguém é obrigado a gostar de ninguém, por razão nenhuma. Nem por gratidão. Pode-se ser grato a quem nos ame e nos tenha feito algum grande bem. Mas isso não implica que tenhamos que amá-lo. Ama-se ou não se ama sem razão nenhuma para isso. Qualquer amor que não seja espontâneo, que seja retribuído por alguma cobrança, não tem o menor valor. E melhor que não se manifeste, se for uma fraude.

Ernesto, você sabia que quando Einstein esteve no Brasil, em 1925, foi "apartado" por um jurista, questionando a Teoria da Relatividade ? dê uma olhadinha nesse jocoso texto e depois, se tiver tempo, comente-o: http://blogdaboitempo.com.br/2012/10/09/a-visita-de-einstein-ao-brasil/‎

Pois é... Acho que De Gaulle tinha mesmo razão ao dizer o que dizem que não disse, isto é, que o Brasil não seria um país sério. Se não o disse, deveria ter dito, pois não é mesmo. Aqui importa mais parecer do que ser. E quem é, de fato, é ridicularizado por quem parece que é mas não é. Pobre Einstein. Vale a pena, também, ler o que Feynman disse do Brasil quando aqui esteve:
http://www.uel.br/cce/fisica/pet/EnsinoRichardFeynman.pdf

Eu coloquei suportar pq, ideologicamente, também tenho a ideia de q ninguém é dono de ninguém. Contudo, na prática, não acho q suportaria outro alguém sequer tocando sexualmente na minha namorada. Não sei se sou hipócrita ou só preciso tratar essa possessividade. Você nunca sentiu ciumes desse tipo?‎

Realmente nunca senti ciúme. Não tenho esse sentimento. Talvez eu seja um extraterrestre, mas não considero que haja problema nenhum em compartilhar quem eu ame com outra pessoa. E isso não significa que eu não ame. Amo e amo muito. Só não tenho o sentimento de posse. Não é algo que eu tenha que racionalizar para não sentir. Simplesmente não sinto. Da mesma forma que considero perfeitamente normal que eu ame a mais de uma pessoa sem que ame nem um pouco menos a uma por amar outra.

"O evangelho fecha-se com a astronomia". Conhece essa frase? O que acha dela?‎

Não é bem o evangelho e sim a cosmogonia bíblica, relatada no Gênesis. O evangelho não cuida da cosmogonia. Todavia sua mensagem fundamental, de que Jesus seja o redentor, só tem sentido se se considerar que a criação tenha se dado como no Gênesis. Pois não havendo Adão e Eva, não haveria pecado original e não haveria de que Jesus redimir a humanidade.

Por qual motivo/razão/circustância você ainda acessa esse site?‎

Porque eu encontro aqui muitas perguntas instigantes que me dão a oportunidade de esclarecer os questionadores no que eu sei e, no que eu não sei, o estímulo para aprender e responder, com isso ficando sabendo também. Não só este lugar é uma fonte provocativa de conhecimento para mim, como também uma grande oportunidade para que eu cumpra o desígnio que a mim mesmo propus para minha vida, que é espancar a ignorância do mundo e levar ao máximo número de pessoas as luzes do conhecimento, da tolerância, da liberdade, da razão, da compreensão, da concórdia, combatendo não só a ignorância, mas os preconceitos, a malquerença. Enfim, uma nova forma de me dedicar à minha profissão, que é o magistério. Adoro este lugar.

A Doutrina do meio-termo é válida ?‎

Não. Depende de cada caso. Em geral a posição correta a respeito de algo é intermediária entre os extremos, mas não necessariamente no meio. E nem sempre. Às vezes o correto é um extremo mesmo. Outra coisa é que grande parte dos assuntos não possui uma gradação de significados que se distribui ao longo de uma linha unidimensional. Podem haver considerações que se posicionem em mais de uma dimensão. Ou seja, as possibilidades lógicas não apenas não são dicotômicas e nem só difusas, mas difusas ao longo de várias dimensões. A posição opinativa a respeito do que quer que seja é um vetor multidimensional com componentes continuamente variáveis, que, em alguns particularíssimos e raros casos possui apenas os valores sim ou não. Mas há casos em que seja assim.

"Nada descreve melhor o caráter dos homens do que aquilo que eles acham ridículo." (Goethe) - Concorda? Por que?

Acho que o que as pessoas consideram ridículo pode ser um indicador parcial do caráter delas. Mas não acho que seja o melhor indicador. É um, dentre muitos outros.

"George Price foi um geneticista que cometeu suicídio devido às suas descobertas da derivação do altruísmo, acreditando que não haveria bem na humanidade, sendo o altruísmo uma forma de egoísmo disfarçada." O que acha disso?‎

Discordo. Acho que existe altruísmo mesmo.

Quais são as perguntas que ainda não foram respondidas pela Filosofia ?‎

São tantas que não dá para listar. Aliás, a Filosofia não fornece respostas. Apenas faz as perguntas.

Faz sentido cursar Física com a intenção de ser um programador?

Não acho que faça. Mas é bom que um físico seja um bom programador. Só que o tipo de programação que o físico usa não é o que empresas usam. O físico não mexe com dinheiro, contabilidade e assuntos econômicos, em geral. Para ser um bom programador, contudo, é preciso que se tenha uma boa base de matemática, especialmente matemática finita ou discreta. Claro que também tem que ter conhecimentos de eletrônica, por exemplo. Mas não sob o ponto de vista de um físico e sim de um engenheiro. Aliás, para ser um bom programador o bom é ser, também, engenheiro eletrônico.

Professor,qual o seu nível de inibição latente?‎

Minha inibição latente é praticamente nula. Sou como se fosse um alucinado ou esquizofrênico. Minha mente fervilha de considerações a respeito de tudo. Mas eu consigo passear com tranquilidade sobre esse mar revolto. Sou multitarefa, mas também consigo me ligar em algo que esteja fazendo e esquecer o resto. Em suma, tenho controle sobre minha loucura. Por outro lado sou inteiramente desligado das coisas práticas da vida. Esqueço muito meus compromissos rotineiros ou então não me lembro que já os cumpri e faço de novo, como pagar a mesma conta duas vezes. Porque nunca tenho os pés no chão e vivo no mundo da lua. Não sou nada metódico e nem possuo hábitos. Sempre faço as coisas cada vez de um modo diferente. Gosto de complicar só para ter o prazer de vencer a dificuldade. O que é simples e fácil me aborrece. Mas sou uma pessoa difícil de ser catalogada ou enquadrada em qualquer classificação a respeito do que quer que seja. Meu ecletismo é total.

Ernesto, o que você entende por intuição?‎

Intuição é o raciocínio inconsciente, que a mente processa com base nos registros das memórias das vivências. Não é um raciocínio lógico, como o consciente. Mas pode ser muito mais válido do que o consciente. Após o inconsciente chegar à conclusão, ele leva o resultado à consciência já pronto, sem mostrar como se chegou a ele. Então a consciência pode examiná-lo e criticá-lo, aceitando-o ou não. O processo decisório também tem a participação do inconsciente que, em geral, é que chega à conclusão. Mas, então, apresenta à consciência os argumentos.

Ola professor, acho que ela quis dizer que VOCÊ é o melhor cosmologista que conhece :) http://ask.fm/wolfedler/answer/127118936093‎

Ah, bom! Nesse caso devo discordar. Em verdade, mesmo tendo feito mestrado em Cosmologia, não fiz doutorado e, depois que passei a atuar na área administrativa da Universidade, parei de orientar estudantes em Cosmologia e de fazer pesquisa. Portanto o que sou agora é um divulgador de Cosmologia. Claro que me mantenho atualizado sobre o tema, mas não desenvolvo trabalhos originais.

Como os cães percebem isso? Pelo cheiro?‎

Não. Eles percebem pelas atitudes das pessoas. Eles são muito hábeis em captar os gestos, os olhares, os sons, os suspiros e interpretarem isso. Eles tem uma refinada intuição, que nos humanos foi prejudicada pela racionalidade. Mas nós, humanos, também podemos treinar nossa intuição e isso deveria ser objeto de aprendizagem nas escolas. Não estou dizendo que a racionalidade seja algo ruim. Pelo contrário, é ótimo. Só que não pode sufocar a intuição. Razão e intuição têm que se completar para dar uma interpretação correta do mundo em torno de nós.

Você acredita que cães possam perceber quando o dono tem uma doença?‎

Sim, percebem e se preocupam e entristecem. Sei porque tenho, atualmente, nove cães e dois gatos e vejo bem como se comportam.

Por que as pessoas gostam tanto de fantasia? Será porque a realidade é muito chata?‎

Não acho que a realidade seja, absolutamente, chata. Pelo contrário. Acho a realidade fantástica e extremamente estimulante. Adoro mergulhar no estudo do funcionamento natural e social do mundo. Fruo um imenso prazer em contemplar como é a natureza, o universo, a sociedade, as pessoas. Aprecio observar as pessoas e ficar cogitando a respeito de suas convicções, como se fosse um Sherlock Holmes deduzindo o caráter, a personalidade e a cosmovisão das pessoas a partir do que dizem e do modo como se expressam, de seus interesses, de sua conduta. Isso é fascinante. Ser uma pessoa humana e estar mergulhado no seio da sociedade é um privilégio ímpar que busco aproveitar ao máximo. Não só para meu deleite, mas também para intervir e ajudar. Isso não impede que também aprecie fantasias e gosto mesmo de ficar em devaneio, imaginando como poderia ser o mundo e, mesmo, agindo como se ele fosse do modo que eu gostaria. Aliás isso é muito comum comigo. Como eu gostaria que todo mundo fosse bom, sincero, honesto, justo, generoso, acabo considerando que todo mundo seja assim mesmo e, muitas vezes, levo algum prejuízo por isso. Mas não me importo. Antes ser tapeado do que tapear.

Ernesto, as vezes eu fico pensando que se eu entender apenas 10% do que vc escreve, eu posso me considerar um gênio !!! kkkkkkkk

Não acho que eu seja gênio nenhum. Genialidade é algo de extrema raridade. Significa uma pessoa não de grande, mas de altíssima inteligência, bem como de extrema criatividade, que depende da certa inteligência, mas é algo distinto. O gênio é superlativo em vários aspectos, mesmo que não em todos. Pode até ser deficiente em alguns. O gênio normalmente é polímata, mas pode ser, em alguns casos, restrito a algum aspecto. Todavia, no que é genial, o é muito, mas muito mesmo, acima do normal. Para mim eu sou apenas uma pessoa bem inteligente e talentosa, com varias habilidades e bons conhecimentos em áreas variadas. Mas isso não chega a genialidade, nem de longe.

Da onde vem a noção de formação de imagem? Como se atribui, por exemplo, que ela seja virtual ou real? É apenas uma consequência dos princípios da óptica geométrica? Mas o que é uma imagem virtual?‎

Imagem é um lugar onde se interceptam raios luminosos oriundos de algum ponto do qual eles divirjam, dito objeto, modificados por algum sistema ótico, Se os raios convergem para esse ponto, realmente passando por ele, a imagem é real. Se os raios divergem desse ponto, sem que realmente passem por ele, a imagem é virtual.

Qual teoria faz mais sentido: a teoria temporal do tempo ou a visão atemporal do tempo?‎

A teoria temporal do tempo faz muito mais sentido. Ou seja, o tempo é, de fato, uma sucessão de ocorrências, isto é, de alterações no estado do Universo. Tais alterações possuem um sentido em cada local, que define a flecha do tempo, isto é, o que determina que eventos estão no passado e no futuro de dado evento. Eventos espacialmente separados, contudo, podem estar fora da região do passado ou do futuro de um dado evento, situando-se "alhures" do evento em questão. De dois eventos que estejam "alhures" um do outro não se pode dizer qual seja passado qual seja futuro do outro.

Comente: “I prefer liberty with danger than peace with slavery.” ― Jean-Jacques Rousseau‎

Antes de responder, uma observação. Rousseau era francês. Logo, se não se quer citar uma frase sua traduzida para o português, então se a cite na língua original: "Je préfère la liberté avec le danger que la paix avec l'esclavage."
Claro que o objetivo da humanidade é viver em paz com liberdade. Todavia, não podendo ter os dois, o que seria preferível? Não se tendo liberdade, há que se lutar para consegui-la, e isto tirará a paz. Se se conformar com a falta de liberdade para se viver em paz está-se renunciando ao maior galardão que um povo pode ter, que é ser livre. Mas a luta pela liberdade não pode ser uma luta para a obtenção da liberdade individual e sim da coletiva. A privação da liberdade é uma das poucas razões que podem justificar uma atitude beligerante a fim de que a liberdade seja obtida.

Seu poema Tristeza do Amor foi uma licença poética ou na prática você suportaria dividir sua mulher/seu amor com outro alguém?‎

Sem problema nenhum. Não é uma questão de suportar e sim de estar de acordo. Suportar é se isso fosse um sofrimento. Não consigo ver que sofrimento o fato de minha mulher amar também a outra pessoa me causaria. Não sou dono dela. Meu amor não tem o menor resquício de possessividade. Nunca amei assim. Nunca concebi o amor como um sentimento de posse da pessoa amada. E olhe que eu amo muito, com muita intensidade, com muita abrangência, com muita dedicação. Nunca senti o menor pingo de ciúme. Isso é o que eu entendo por amor. Já escrevi muito sobre isso. Vá em meus blogs e faça a busca por palavras chave.

Partindo do princípio que a morte é "um sono eterno no qual não se acorda", qual a expectativa de vida de um homem aos 65 anos e qual a necessidade de se estudar tanto tendo em vista o curto período de nossa estadia por aqui?‎

A expectativa de vida para mim deve ser de uns dez anos. Quanto a se estudar tanto, não há necessidade nenhuma. Eu não estudo porque preciso. Estudo porque gosto. É a minha forma de lazer. Fruo um prazer imenso em estudar. Há quem goste de jogar futebol, quem goste de ver televisão, quem goste de beber cerveja. Eu gosto de estudar. Além do prazer que me propicia, estudar me permite ajudar os outros a esclarecer suas dúvidas e, com isso, realizar o propósito a que dediquei a minha vida, que é acabar com a ignorância do mundo. Assim fazendo estou dando significado à minha vida e, quando morrer, estarei satisfeito por ter deixado o mundo melhor por ter vivido.

O Brasil está ficando cada vez mais conservador,é evidente que isso se dá ao crescimento do número de evangélicos.O que você acha?

Não tenho dados estatísticos que corroborem esse aumento do conservadorismo e muito menos que ele seja devido ao crescimento do número de evangélicos. Observo isso em certas porções da população mas, em outras, observo, pelo contrário, um aumento libertário dos costumes e uma queda das tradições. Há que se fazer um levantamento estatístico cientificamente controlado para apurar e eu não conheço nenhum. Quanto à relação de causalidade, se ficar comprovado o aumento do conservadorismo, é preciso muito cuidado na conclusão porque correlação não necessariamente significa causação. Há que fazer experimentos diagnósticos muito bem conduzidos para detectar a causação. Isso é bem difícil de se fazer em ciências sociais.

A consciência poderia ser um tipo de energia constante em velocidade? Como se dá a evolução sem uma continuação de um mesmo princípio ativo? Se a consciência é somente um cérebro ( massa ), como se dá a ininterrupta evolução se ele morre? O que de fato se torna evoluído?

A consciência não é um tipo de energia. A consciência é uma ocorrência, é um acontecimento que se dá no cérebro em razão de sua estrutura e funcionamento. A consciência requer energia para ocorrer, pois o cérebro, para funcionar, consome energia. Essa energia é fornecida pela glicose levada pelo sangue, que, por sua vez, a tira dos alimentos. A única fonte de energia para o cérebro é comida, nada mais. Mas a consciência não "É" energia. A consciência não é somente um cérebro. Um cérebro morto não possui consciência. Mesmo um cérebro vivo pode estar inconsciente, se estiver desmaiado, anestesiado ou dormindo. A consciência depende do cérebro e do fato de ele estar vivo para ocorrer. Mas ela não "É" o cérebro. Não existe ininterrupta evolução da consciência. Ela cessa com a morte do cérebro. Por outro lado, evolução da consciência significa que a pessoa, à medida que vive, vai acumulando registros de memória que lhe facultam raciocinar e tomar decisões com mais propriedade, isto é, mais "conscientes". Mas isso pode ser interrompido por lesões cerebrais ou por demências, como o "Mal de Alzheimer".

O que é matéria condensada?‎

São os líquidos e sólidos, isto é, os sistemas materiais em que as partículas constituintes (átomos, íons ou moléculas) estão praticamente em contato e ligadas entre si, mesmo que não fixadas em suas posições. Matéria não condensada são gases e plasmas, em que as partículas constituintes se encontram afastadas. Todavia há casos de gases ou plasmas em que as partículas estão em contato, devido à alta pressão, mas não ficam ligadas entre si, devido à alta temperatura. Isto não se constitui em matéria condensada, mesmo que a densidade seja grande. Como no interior do Sol.

Se a massa é um instrumento animado por energia e energia existe independentemente de existir massa, a energia permaneceria ativa nesse estado quanto no estado de vivência por massa? Evoluindo em ambos aspectos em constância?‎

Patrícia: que confusão você aprontou. Massa não é um instrumento. Massa é a propriedade dos sistemas que lhes confere a faculdade de resistir às variações de velocidade. O conteúdo dessa propriedade é uma grandeza, também chamada de massa, que pode ser medida experimentalmente, desde que se defina um padrão unitário. Então se providencia alguma interação desse padrão com o sistema cuja massa se queira saber, isolados do resto do Universo, e se medem as acelerações sofridas por cada um. A massa do sistema é a razão da aceleração do padrão para a do sistema. A massa de um sistema é uma propriedade aditiva, formada pela soma das massas de todos os componentes do sistema adicionada às energias das interações internas desses componentes, devidamente convertidas pela relação E = mc². As energias podem ou não depender das massas. As energias potenciais das interações elétricas, nucleares fortes e nucleares fracas não dependem da massa. Mas a energia potencial gravitacional e a energia cinética dependem da massa. Todas essas contribuem para a massa de um sistema. Energia só existe ativamente. Ela não é ligada e desligada. Se há energia, ela está ativa, seja cinética, seja potencial. O que você quer dizer por "estado de vivência por massa"? Energia não é algo que "evolua". Energia é algo que se transforma ou se transfere. Mas as transformações de energia não são uma "evolução", pois, em geral, são reversíveis. E mesmo quando não são, por exemplo, no caso de dissipação térmica, a passagem de uma energia da forma mecânica para a térmica não é uma "evolução". Até pelo contrário, seria uma "involução". Realmente eu não entendi a sua pergunta.

Toda matéria é energia condensada em vibrações densas, nós somos a mesma consciência experimentando a si mesma subjetivamente. Não existe o que chamamos de morte. A vida é só um sonho e nós somos a imaginação de nós mesmos. Concorda?‎

Não. Matéria não é energia condensada. Matéria é uma estrutura formada por partículas que são condensações de campos e não de energia, Energia não é uma entidade, mas um atributo de entidades. Um ser vivo é uma particular estrutura que, em funcionamento apropriado, exibe o fenômeno da vida. A vida advém da complexidade dessa estrutura e de seu funcionamento. Isso é uma condição especialíssima e frágil. Uma vez rompidas as condições que permitem a sua ocorrência, ela cessa, o que é chamado de morte, que, portanto, existe sim. Vida não é um sonho. É uma ocorrência real, havida no mundo físico, experimentada por sistemas complexos de matéria e campos. Consciência é um produto do funcionamento do organismo vivo. É um atributo da mente, que é um cérebro em funcionamento. Não existe consciência que não seja uma ocorrência de um organismo em funcionamento. Ela, como a vida, decorre da complexidade estrutural e funcional de alguns seres vivos. Mas poderá ser produzida artificialmente em artefatos, que, por enquanto, não temos competência tecnológica de desenvolver.

TRISTEZA DO AMOR‎

Por que triste me deixa o amor, aflito,
se ventura maior é amar contrito,
não pedindo sequer, com pranto ou grito,
o exclusivo favor de ser restrito.
Não me dói ser amado em parceria,
nem me aflige meu bem, à revelia,
amar alguém também, que escolheria
comigo partilhar tanta alegria.
O que traz a meu peito tanta dor
é saber não poder tão grande amor
em seu peito encontrar, acolhedor,
sentimento igual por mim, com ardor.
Se assim fora, esta vida, tão penada,
só teria alegria na jornada,
por sorver a ventura apaixonada
de encontrar todo amor de minha amada.
Ernesto von Rückert

Acha que a noção de família deveria continuar existindo?‎

Sim, Pois família é um lugar em que as pessoas encontram conforto, amparo, proteção, aconchego, consolo, ajuda, compreensão, cooperação, empenho em conduzir a vida, camaradagem, companhia, educação, solidariedade, afeto e, mesmo, sexo garantido e seguro. Enfim, paz, harmonia, fraternidade, alegria, felicidade. Onde se ama e se é amado. Tudo isso é ótimo e propicia um conforto psicológico enorme. O que é preciso é ampliar a noção de família para um agrupamento com possibilidade de ser mais amplo. Que o lar possa ser grande e abrigar mais parentes, mais irmãos, tios, tias e mais pais e mais mães. Isto é, que se admita a possibilidade de relacionamentos plurais no seio da família com toda a tranquilidade. Não como uma prescrição, mas como uma possibilidade. Do mesmo modo que as relações homoafetivas, singulares ou plurais. Isso não significa nenhuma libertinagem e nem devassidão. Nada disso.Significa um mundo em que todos os afetos e amores possam ser realizados e que nenhuma tristeza, nenhum trauma venha a surgir por necessidade de se recalcarem amores socialmente não consentidos. Inclusive amores entre membros de famílias diferentes. O mundo só será um lugar bom, aprazível, honesto, pacífico quando todos os desamores, todas as mesquinharias, todos as desafeições, todos os ódios, todas as invejas, todos os recalques e todas as coisas do tipo forem extirpadas da convivência das pessoas. Quando ninguém tenha inveja, ganância, malquerência e nada disso. Quando todo o mal for extirpado e todos se quiserem bem. Isso é, justamente, a proposta anarquista de amor e de família.

Professor, eu sou ex sobrinho do dr. Rodrigo Silva, mencionado em uma questão anterior. Eu sou ex sobrinho justamente por ele ter se separado da minha tia após ter traído ela. O que você acha de pastores(ele era um)/padres/etc que cometem erros em relação à conduta religiosa deles? Seria hipocrisia?‎

O que eu acho é que padres, pastores, rabinos, imanes, lamas, brâmanes e outros sacerdotes ou sacerdotisas devem pautar sua vida pela santidade, para exemplo dos fiéis. Mas são seres humanos e podem cometer deslizes de conduta, o que se chamaria de pecado. A traição é um grande pecado, não por se ter um relacionamento amoroso plural, mas por se enganar que não se tem. Penso que, a se apaixonar por outra mulher ou por outro homem, o sacerdote ou sacerdotisa, por coerência, precisa externar isso a sua esposa ou esposo e, então acertarem a situação, ou pela concordância ou pela discordância, caso em que se tem que fazer uma opção. O fato de se apaixonar por outrem, sem que se estabeleça nenhum relacionamento, não é um pecado, pois é algo fora do controle da vontade. Mas o relacionamento oculto é. Havendo ciência e consentimento, não há problema em se ter relacionamentos múltiplos. E isso não é falta de santidade.

O universo ser plano implica necessariamente que o mesmo possua extensão infinita? Ou é capaz de haver outra topologia onde o universo possui geometria plana com extensão finita?‎

Sim, um universo toroidal pode ser finito com curvatura nula.

Você tem como me explicar(se souber) as teorias de interpretação da história,como por exemplo a marxista de eric hobsbawm?‎

Normalmente os historiadores contam a história a partir de uma linha condutora de pensamento que expressa suas convicções ideológicas, isto é, a cosmovisão que ele admite que seja responsável pelo desenrolar dos acontecimentos históricos. Os comunistas vêm o desenrolar da história como um processo dialético conduzido pela economia. Os religiosos já vêm a história por outro prisma. Os evolucionistas biológicos por outro. Os psicanalistas por outro. Os sociólogos por outro. Os capitalistas por outro. E assim por diante. É dificílimo, quase impossível mesmo, se colocar externamente ao fluxo da história e a observar como se não fossemos também humanos inseridos dentro dela. Para mim, contudo, esse esforço tem que ser levado adiante e se procurar ver todos os lados, todas as influências, sem se deixar dominar por nenhuma ideia preconcebida. Justamente para fazer da história uma ciência e não apenas uma literatura. E, como ciência, não se pode ter preconceitos, isto é, conceitos prévios. Há que se investigar os fatos e buscar deduzir o que os levou a ocorrer, do mesmo modo que um investigador policial deslinda um crime.

Gostam de ler peças (Shakespeare, por exemplo)? Por quê?‎

Gosto sim. Gosto muito de teatro, não só de assistir as representações mas de ler os roteiros. Acho fantástico conseguir desenvolver um enredo sem o uso de narração, só com diálogos e encenações. Para mim é um trabalho criativo mais difícil do que a redação de um romance. E se o teatrólogo é genial, como Shakespeare, então a leitura se torna um imenso prazer.

Professor, uma iniciação cientifica pode ser, também, uma divulgação cientifica para população em geral? Como os livros do Carl Sagan, Stephen Hawking e Richard Dawkins?‎

Depende do curso que se estiver fazendo. Em um curso de licenciatura um trabalho de divulgação científica pode ser aceito como um trabalho de iniciação científica, como um trabalho de extensão. Mas em um curso de bacharelado já não vai ser. No caso o que se pode fazer é um trabalho de revisão sobre algum tema, bem abrangente e aprofundado, sem envolver nada inédito mas com os desenvolvimentos das demonstrações e com cotejos entre diferentes abordagens e conceituações de autores diferentes. Não se trata de um trabalho para leitura por leigos e sim para que um bacharel em física possa se inteirar de uma área de estudo a que possa enveredar em sua pós-graduação.

Professor, como ateu, o que você acha desses historiadores e arqueólogos famosos, tais como o dr. Rodrigo Silva, que buscam incansavelmente evidências científicas para tentar provar a existência e seus milagres do Cristo citado na bíblia?‎

Não conheço o trabalho de Rodrigo Silva. Todavia, como o cristianismo é uma presença importante na civilização ocidental, acho válido que se investigue a procedência ou não das alegações dos evangelhos e outras escrituras que fornecem a base doutrinária dele. Todavia essas investigações têm que ser levadas a cabo com total imparcialidade e ceticismo, senão perderão toda a sua confiabilidade. Uma coisa é se obter alguma comprovação de um milagre de Cristo por uma equipe cristã, outra é essa comprovação ser obtida por alguma equipe cética. Esta tem muito mais validade. Isso é válido para a investigação da veracidade das proposições de qualquer religião e, mesmo, de qualquer corpo de conhecimento. Se se pretende verificar que algo seja verdadeiro tem-se que partir da suposição inicial que não seja. Senão a comprovação perde a credibilidade.

Concorda com o sionismo?‎

Em parte sim, em parte não. Concordo que os judeus devam ter um país, mas não concordo que ele deva ser exclusivamente dos judeus, pois os palestinos também são de lá. Então Israel, para começar, deveria mudar de nome para um nome que neutro em relação aos dois povos. Depois o país deveria ser um país completamente misturado de judeus e palestinos, com políticos democraticamente eleitos entre os dois povos, bem como magistrados, militares e tudo o mais. Com total tolerância para a prática do judaísmo e do islamismo, de qualquer facção, bem como de qualquer outra religião ou de nenhuma. Com trânsito livre para judeus e palestinos em qualquer lugar, sem nenhuma cerca (alás isso deveria acontecer entre todos os países do mundo). Com o ensino do hebraico e do árabe em todas as escolas. Algo como acontece na Suíça, em que as partes alemã, francesa e italiana vivem em harmonia. Isso seria ótimo para todos, não só economicamente mas, principalmente, socialmente, pela paz que propiciaria. Para mim todos os esforços têm que ser no sentido da formação de um estado hibrido, com cidadania total para ambos os povos. Fanáticos e fundamentalistas de ambos os lados teriam que ser convertidos ao pacifismo. Seria preciso fundar um partido de coalizão judaico-palestina e esse partido ir crescendo até assumir o poder, quando então promoveria a união. É preciso que se laicize o estado, pois os judeus e os muçulmanos encaram a religião como algo que se imiscui em todos os aspectos da vida. É preciso que a educação seja mais ateísta, para que eles vão perdendo suas concepções teológicas do mundo e passem a considerar suas religiões apenas sob um aspecto cultural e antropológico.

O que voce acha dessa crença dos judeus(muitos deles pelo menos) de que são o povo escolhido?Aproveitando esse gancho queria perguntar também se já viu o documentário "Difamação" e o que acha dele?

Essa é uma crença ancestral deles. Um mito bem antigo. Uma lenda. Muitos, de fato, possuem essa crença que foi consubstanciada no "Torá" os primeiros livros da Bíblia Judaica, escrito por rabinos no cativeiro da Babilônia e atribuídos a Moisés. Certamente que não tem o menor fundamento, não só porque Deus não existe, como também, se existisse, não há razão nenhuma para que escolha um particular povo de um particular planeta para ser o escolhido dele em todo o Universo. Não vi esse documentário. Anotei para procurar e assistir, quando der. Obrigado pela indicação.

Eu tenho o direito de detestar literatura, poesia e outras formas de arte e por outro lado amar música clássica ? O que você acha do preconceito contra pessoas que dizem não gostar de literatura, pintura,poesia, e outras formas de arte?

Todo mundo tem o direito de amar e detestar o que queira. Ter preconceito contra quem não goste de literatura, música clássica, pintura, escultura, cinema, teatro, funk, rock, bossa nova, futebol, basquete, tênis, sorvete, pipoca, churrasco, cerveja, vinho, sexo ou o que seja é um preconceito tão ignóbil quanto qualquer preconceito, como ter preconceito contra negros, orientais, judeus, pobres, burros, ignorantes, mal-educados, roceiros, feios, gordos, estrábicos, fanhos, gagos, aleijados et coetera. Isso não significa que gosto não se discuta. Discute-se sim, da mesma forma que religião e futebol. Mas a discussão tem que ser respeitosa e civilizada, sem apelo a considerações "ad hominem" ou quaisquer outros recursos erísticos.

Quais filósofos possuíram ideias parecidos com os seus?

Prefiro dizer quais filósofos eu tenho ideias parecidas com as deles, É claro que não me identifico completamente com nenhum, pois meu pensamento é um amalgama de muitos deles, com a exclusão de alguns aspectos de cada um. Mas eu citaria Epicuro, Spinoza, Voltaire, Hume, Schopenhauer, Nietzsche e Russell. Certamente que outros também me influenciaram, mas esses são os principais.

Professor, como se torna pró-ativo?‎

Isso é uma questão de atitude. Ser proativo é se antecipar ao que se considera que seja preciso fazer e tomar a iniciativa de já o fazer, antes que se apresente o problema. Para tal é preciso que se fique ligado com o desenrolar dos acontecimentos e se analise as tendências para tomar os procedimentos que evitem os problemas ou que levem aos resultados desejados antes que a necessidade se manifeste. O jeito de se tornar assim é ir experimentando ser assim até que isso passe a ser incorporado ao modo de ser da pessoa. Tem-se que ser bem observador e bem crítico, bem como ter bom conhecimento da história dos casos em que providências não foram tomadas e algo deixou de acontecer por isso. Essa é uma característica extremamente importante para administradores e gerentes em geral. Em todas as áreas: econômica, política, médica, sanitária, comercial, industrial, agropecuária, meteorológica, social, relacional, afetiva, educativa, enfim, em tudo o que se precise atuar por meio de ações que provoquem respostas dos sistemas envolvidos no sentido de se produzir alterações na condução temporal do desenrolar dos acontecimentos, a fim de se favorecer a consecução dos objetivos ou de se evitar a ocorrência de fatos indesejados. É como andar de bicicleta ou nadar, só se aprende experimentando ser como se já fosse. Então, pelas tentativas e erros, vai se tornando pró-ativo.

Ernesto, porque só pode se dizer que uma pessoa é um físico se ela tiver feito doutorado?‎

Porque todos os organismo fomentadores e financiadores de pesquisa só aceitam registro e financiamento de projetos de pesquisa em física se o cientista possuir doutorado em física ou em área correlata. Sem doutorado não se é aceito como titular de alguma pesquisa. Além do mais é preciso ter vinculação com alguma instituição de pesquisa. Um pesquisador independente não conseguirá publicar sua pesquisa em alguma revista internacional conceituada de física. E se não publicar nessas revistas de ponta, seu trabalho nem vai ser levado em conta. Isso é uma atitude de discriminação de classe que não consigo aceitar como válida, mas é o que acontece. Pode ser que a pessoa consiga publicar em revistas de segunda categoria, mas a comunidade científica nem as lê.

O que acha das milícias curdas-sírias que estão lutando contra o Estado Islâmico?‎

Fazem muito bem. O Estado Islâmico é uma excrecência que precisa ser extirpada. A ONU deveria providenciar uma força internacional para acabar com ele.

O que acha dos livros "Os princípios da matemática" e o "Introduction to Mathematical Philosophy" do Russell? Eles são úteis pra quem quer entender sobre o que se trata a matemática mas não sabe nada sobre?‎

São excelentes. Mas são para quem já tenha bons conhecimentos de matemática. Quem não entende nada não vai entender nada.

Boa noite! Você é daqueles que arranja qualquer tempinho pra ler ou prefere esperar ter um dia inteiro para poder adiantar suas leituras?‎

Arranjo qualquer tempinho. Para tudo, não só para leitura. Começo e interrompo, depois continuo. Não espero ter um tempo grande para começar e acabar nada.

Um aluno almejando desenvolver um medicamento para curar psicoses vai ter um melhor aproveitamento cursando medicina,farmácia ou química?‎

Medicina, com especialização em psiquiatria. Então vai trabalhar em parceria com farmacêuticos.

O amor é complicado? Porquê?

Não vejo complicação nenhuma no amor. A complicação advém das pessoas associarem o amor a outras condições, como um relacionamento exclusivista com vinculação a aspectos econômicos de alguém sustentar alguém. Toda pessoa humana adulta tem que, necessariamente, prover-se a si mesma sem depender nem de pai, nem de mãe, nem de mulher e nem de marido. Então os relacionamentos amorosos se darão exclusivamente por causa do amor e do desejo. Pronto! Além do mais, as pessoas associam o amor a um sentimento de posse em relação à pessoa amada, de modo que sofrem se a pessoa amada não lhe amar em retribuição ou amar a outrem. Isso não é amor. Quem ama quer a pessoa amada livre, inclusive para amar a outrem. E não deixa de amar por causa disso. Por outro lado, ficam preocupadas com o que os outros vão dizer e não admitem a possibilidade, perfeitamente real, de se amar a mais de uma outra pessoa simultaneamente. Isso acontece e nem é raro. É preciso que se admita que isso seja inteiramente legítimo e que os envolvidos aceitem sem problema compartilhar a pessoa a quem amam com outra pessoa que também a ame. Assim a felicidade de todos será grande. Amor, quanto mais, melhor. O sofrimento, pois, que se associa ao amor não é por causa do amor e sim por causa do egoísmo. porque não se quer perder a fonte de renda, porque não se quer ser tido como corno e coisas do tipo. Se se desligar de todas essas mesquinharias, se verá que o amor, sempre, é motivo de grande alegria, mesmo quando não retribuído. E não tem complicação nenhuma. Ama-se a quem se ama e pronto. Diz-se isso e vive-se isso. Mesmo que se ame a mais de uma outra pessoa. Que se ame a todas. Mesmo que esse amor não se realize em um relacionamento amoroso. Amar sempre é bom. Quanto mais se amar e a quanto mais pessoas, melhor para o mundo. O ideal é que todos se amem uns aos outros, como Jesus recomendou. Não só o amor philia ou o agape, mas também o eros. Sem problema Claro que de uma forma consentida pelos envolvidos. De uma forma respeitosa, comprometida, carinhosa, terna, sublime, intensa, completa, com amizade. Não se trata de devassidão e nem libertinagem. Trata-se de liberdade, de altruísmo. Enfim, de virtude. Sem inveja, sem ressentimento, sem possessividade. Assim é que é o amor anarquista, em que ninguém é dono de ninguém e todo mundo é de todo mundo (se quiser, é claro).

Ernesto, a música pode ser considerada a mais bela de todas as artes? por que?

Não. Porque a consideração do que seja mais ou menos belo é subjetiva. Portanto a música pode ser a mais bela para alguém, enquanto a pintura o seja para outro ou a dança para um terceiro ou a poesia para outro ainda.

Professor, o ateísmo é, de fato, uma crença?‎

Existem duas modalidades de ateísmo: o dogmático, ou forte que é a crença convicta na inexistência de deuses e o cético ou fraco que é a descrença na existência de deuses. Eu sou um ateu cético.

No que a inteligência humana é limitada? Em quais aspectos?‎

Em inúmeros aspectos. Não temos capacidade de memorização total de tudo o que tomamos conhecimento. Não conseguimos desenvolver vários raciocínios em paralelo para os reunirmos em uma conclusão única, pelo menos conscientemente. Não fazemos previsões mentais automáticas a respeito de muitas coisas (como se fosse uma adivinhação). Não somos capazes de realizarmos tarefas mentais distintas em paralelo com total competência (exceto pessoas altamente treinadas e em assuntos específicos). O polimatismo não é algo corriqueiro entre as pessoas. E assim por diante.

Vc escreveu: "A própria carga elétrica não é, realmente, a origem do campo elétrico mas sim os locais para os quais os fluxos de campo elétrico divergem ou convergem. Ou seja, a entidade básica é o campo e não a carga." ... O que te faz ter certeza de que é o campo que gera a carga e não o contrário‎

Não se tem certeza de nada. O que se tem são convicções. Não só eu, mas ninguém. Ora, se todas as partículas elementares surgiram como quantizações do campo indiferenciado primordial, todas suas propriedades advém dos campos que as formaram. Isso inclui carga, massa, spin und so weiter. Quer dizer que quando apareceu uma quantização possuidora de carga isso significa que naquele lugar aconteceu de haver um ponto de divergência ou convergência de campo. Tal localização é chamada de carga elétrica.

Uma pessoa para crescer profissionalmente, é fundamental que ela saiba falar bem em público?

Não. Depende da profissão que tiver. Se for ser lapidador de diamantes, fazendeiro, piloto de avião, tradutor, escultor, engenheiro, bancário, capitalista, não precisa. Aliás, a maioria não precisa. Mas se for ser político, advogado, pastor, padre, professor, conferencista, vendedor, diplomata, magistrado, guia turístico, escritor e algumas outras, precisa sim.

Ernesto, você acredita que se achará a unificação entre as interações gravitacionais, eletromagnéticas, nuclear forte e fraca?

Não. Acho que a gravitação não é uma interação e sim uma manifestação da inércia em espaços com curvatura. As demais já estão unificadas.

Quanto tempo você ficará no ask?

Geralmente eu abro a internet e, enquanto estou fazendo outras coisas, visito amiúde o Ask, o Facebook, os e-mails e outros sites. Isso acontece ao longo de todo o tempo em que estou mexendo no computador. Mas também faço muita coisa que não é no computador, mas o computador está ligado e, volta e meia, o acesso. Então é difícil dizer o tempo que fico, especificamente, no Ask. Mas eu arriscaria dizer que chegam a umas 15 a 20 horas por semana. Como meu trabalho é, em grande parte, feito no computador e eu não tenho horário de serviço, acabo trabalhando umas 60 horas por semana, tanto no Colégio quanto em casa. A vantagem é que eu não faço distinção entre trabalho e lazer. Meu trabalho é meu lazer e enquanto trabalho, estou curtindo meu lazer. Para mim, o que conta é que eu dê conta do trabalho. E meu trabalho é, principalmente, inventar moda, ou seja, criar sistemas, processos, organogramas, fluxos, estruturas, calendários, horários, esquemas, procedimentos, cadastros, bancos de dados, consultas, relatórios, redigir comunicados, resoluções, ofícios, fazer a correção linguística de tudo o que o colégio exara, planejar em suma. Além de substituir professores faltantes, ocasião em que aproveito para fazer palestras pedagógicas sobre inteligência ou outros temas, como a origem do Universo. Também faço arte gráfica de propaganda, de mensagens ou do que seja. Além de dar muita assessoria de informática ao diretor, ás coordenadoras, à secretária e a professores. E atendo aos alunos em suas dúvidas sobre os mais variados assuntos. Até mesmo consultoria sentimental. Meu trabalho como Vice-Diretor, exatamente por não possuir nenhuma especificidade, é extremamente instigante e prazeroso. Permite que eu de asas à imaginação e seja muito criativo. Além de me exigir bastante inteligência e experiência, bem como tato.

"Essa é a definição de "Campo de Interação" (se bem que não está correta). " porque não está correta?‎

Porque não é o espaço circundante às cargas ou massas e sim a entidade que preenche o espaço circundante às cargas e as massas. O campo não é o espaço, mas algo que preenche o espaço. O campo é uma entidade substancial, isto é, algo que seja um conteúdo, ou seja, é uma "coisa". Espaço e tempo não são entidades substanciais, do mesmo modo que estruturas e ocorrências. Mas também não são abstrações, pois existem independentemente de mentes que os concebam.

como fui seu domingo?‎

Exaustivo. Fátima e eu passamos o dia retirando o forro do teto dos cômodos do andar de cima (exceto o escritório, que possui lage) para que, amanhã, trabalhadores procedam à troca das telhas da cobertura, já que se trata de um terraço coberto que foi fechado. Ainda tivemos que desimpedir o espaço para possibilitar o trabalho. O forro era de duratex imitando madeira e aparafusado em um engradamento com centenas de parafusos que tiveram que ser, todos, desaparafusados. Depois tivemos que retirar, também, o isolamento térmico entre o forro e as telhas de amianto, que já estavam rachadas e furadas de tão velhas. Vamos colocar telhas duplas de alumínio com um recheio de isopor, que já funciona como isolador térmico e acústico.

A "energia"/"campo" escura(o) é, de fato, algo constatado? Ou ainda é apenas uma conjectura hipotética acerca da aceleração da expansão do Universo? Vejo tanto uns falando do primeiro, quanto do segundo. A única convergência é que se trata de algo ainda pouco compreendido, idem para suas interações.‎

A dita "energia escura" é a proposta explicativa para a constatação de que a expansão cósmica está acelerada e não retardada, como seria previsto pela ação da gravidade. Observa-se que esse fato ocorre em todos os lugares do Universo. Ainda não se conhece a origem de tal fenômeno, mas se considera que seja algum tipo de campo que atue diretamente sobre o espaço-tempo. Sugiro a leitura do livro "De que é feito o Universo", de Richard Panek (Zahar) em que se expõe não só de que se trata a matéria escura e a energia escura como também a história de suas descobertas.

A inteligência humana é limitada? É possível que existam espécies mais inteligentes que a nossa?‎

Claro que é limitada, como também é claro que pode haver espécie mais inteligente do que a humana. Só que, neste local, presentemente, não se conhece nenhuma. Se os neandertais não tivessem sido extintos, pode ser que eles tivessem se tornado mais inteligentes do que nós. Como poderia ter havido outra linha evolutiva que trouxesse à existência alguma outra espécie mais inteligente do que a nossa, como provavelmente acontecerá no futuro, aqui na Terra mesmo, possivelmente evoluída a partir da nossa ou de outras. E pode ser que haja espécies mais inteligente em outros lugares do Universo.

A definição correta de campo não seria: campo X (elétrico, gravitacional e etc) é o espaço ao redor do corpo em que outros corpos experimentam uma força X (elétrica, gravitacional e etc). É estranho falar que tudo é campo. Tipo “esse pedaço de madeira é um campo”. Concordas?‎

Essa é a definição de "Campo de Interação" (se bem que não está correta). Mas existe campo que não seja de interação. Como o "Campo de Matéria", cujas quantizações são as partículas elementares, inclusive as da matéria escura. Também há o Campo de Higgs e o campo da (impropriamente) denominada "energia escura". Por outro lado, não é bem correto dizer que "esse pedaço de madeira é um campo". O que acontece é que um sistema material (um corpo, por exemplo) é um conglomerado de partículas elementares particularmente estruturadas para formar o corpo. Essas partículas é que são quantizações de campo de matéria. Mas não só dele. Dentro de um nucleon existem três quarks e glúons que os unem (que são quantizações da interação forte), bem como os campos elétricos e magnéticos dos quarks. O átomo, por sua vez, não é formado só pelo núcleo e os elétrons. Também contém os campos elétricos e magnéticos do núcleo e dos elétrons. E assim por diante. Então a matéria não é um campo único e sim um sistema de campos quantizados em partículas e não quantizados entre as partículas. Se se for adentrando na matéria com um nível cada vez maior de ampliação se poderá perceber esses campos todos que, basicamente, constituem a matéria.

Professor, os melhores condutores térmicos não deveriam apresentar os menores calores específicos? Digo isso porque nem sempre essa relação acontece.‎

Essas propriedades não são diretamente correlacionadas. A condutividade se deve à mobilidade dos elétrons entre os átomos, íons ou moléculas, bem como dos próprios átomos, íons e moléculas dentro do corpo. A capacidade térmica específica se deve aos graus de liberdade de movimento das moléculas, átomos ou íons. Acontece que a temperatura mede a densidade de energia translacional das moléculas, átomos ou íons, mas não das energias rotacionais e vibracionais internas a eles. Pelo princípio de equipartição, toda energia fornecida internamente a um sistema material é dividida igualmente entre os graus de liberdade de movimentos internos, que incluem os três graus de liberdade das translações moleculares, atômicas ou iônicas, mas também os graus de liberdade das rotações e vibrações, no caso de haver moléculas ou íons moleculares. Só que esses últimos não contribuem para a temperatura e, se existirem, será necessário haver mais energia para dado aumento da temperatura. Daí a maior capacidade térmica específica.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

O que pensa do livro O Mundo de Sofia?‎

Muito interessante para que adolescentes tenham um primeiro contato amigável com a Filosofia. Para pessoas mais maduras é preferível ler um compêndio geral de Filosofia. Como estes:
http://wolfedler.blogspot.com.br/2011/02/thnf-o-sr-sempre-indica-um-livro.html
http://wolfedler.blogspot.com.br/2013/07/gosto-muito-de-filosofia-tambem-e-estou.html

Eu tenho o direito de detestar literatura, poesia e outras formas de arte e por outro lado amar música clássica ? O que você acha do preconceito contra pessoas que dizem não gostar de literatura, pintura,poesia, e outras formas de arte?

Todo mundo tem o direito de amar e detestar o que queira. Ter preconceito contra quem não goste de literatura, música clássica, pintura, escultura, cinema, teatro, funk, rock, bossa nova, futebol, basquete, tênis, sorvete, pipoca, churrasco, cerveja, vinho, sexo ou o que seja é um preconceito tão ignóbil quanto qualquer preconceito, como ter preconceito contra negros, orientais, judeus, pobres, burros, ignorantes, mal-educados, roceiros, feios, gordos, estrábicos, fanhos, gagos, aleijados et coetera. Isso não significa que gosto não se discuta. Discute-se sim, da mesma forma que religião e futebol. Mas a discussão tem que ser respeitosa e civilizada, sem apelo a considerações "ad hominem" ou quaisquer outros recursos erísticos.

Quais filósofos possuíram ideias parecidos com os seus?‎

Prefiro dizer quais filósofos eu tenho ideias parecidas com as deles, É claro que não me identifico completamente com nenhum, pois meu pensamento é um amalgama de muitos deles, com a exclusão de alguns aspectos de cada um. Mas eu citaria Epicuro, Spinoza, Voltaire, Hume, Schopenhauer, Nietzsche e Russell. Certamente que outros também me influenciaram, mas esses são os principais.

Professor, como se torna pró-ativo?

Isso é uma questão de atitude. Ser proativo é se antecipar ao que se considera que seja preciso fazer e tomar a iniciativa de já o fazer, antes que se apresente o problema. Para tal é preciso que se fique ligado com o desenrolar dos acontecimentos e se analise as tendências para tomar os procedimentos que evitem os problemas ou que levem aos resultados desejados antes que a necessidade se manifeste. O jeito de se tornar assim é ir experimentando ser assim até que isso passe a ser incorporado ao modo de ser da pessoa. Tem-se que ser bem observador e bem crítico, bem como ter bom conhecimento da história dos casos em que providências não foram tomadas e algo deixou de acontecer por isso. Essa é uma característica extremamente importante para administradores e gerentes em geral. Em todas as áreas: econômica, política, médica, sanitária, comercial, industrial, agropecuária, meteorológica, social, relacional, afetiva, educativa, enfim, em tudo o que se precise atuar por meio de ações que provoquem respostas dos sistemas envolvidos no sentido de se produzir alterações na condução temporal do desenrolar dos acontecimentos, a fim de se favorecer a consecução dos objetivos ou de se evitar a ocorrência de fatos indesejados. É como andar de bicicleta ou nadar, só se aprende experimentando ser como se já fosse. Então, pelas tentativas e erros, vai se tornando pró-ativo.

Ernesto, porque só pode se dizer que uma pessoa é um físico se ela tiver feito doutorado?‎

Porque todos os organismo fomentadores e financiadores de pesquisa só aceitam registro e financiamento de projetos de pesquisa em física se o cientista possuir doutorado em física ou em área correlata. Sem doutorado não se é aceito como titular de alguma pesquisa. Além do mais é preciso ter vinculação com alguma instituição de pesquisa. Um pesquisador independente não conseguirá publicar sua pesquisa em alguma revista internacional conceituada de física. E se não publicar nessas revistas de ponta, seu trabalho nem vai ser levado em conta. Isso é uma atitude de discriminação de classe que não consigo aceitar como válida, mas é o que acontece. Pode ser que a pessoa consiga publicar em revistas de segunda categoria, mas a comunidade científica nem as lê.

O que acha das milícias curdas-sírias que estão lutando contra o Estado Islâmico?

Fazem muito bem. O Estado Islâmico é uma excrecência que precisa ser extirpada. A ONU deveria providenciar uma força internacional para acabar com ele.

O que acha dos livros "Os princípios da matemática" e o "Introduction to Mathematical Philosophy" do Russell? Eles são úteis pra quem quer entender sobre o que se trata a matemática mas não sabe nada sobre?

São excelentes. Mas são para quem já tenha bons conhecimentos de matemática. Quem não entende nada não vai entender nada.

Boa noite! Você é daqueles que arranja qualquer tempinho pra ler ou prefere esperar ter um dia inteiro para poder adiantar suas leituras?‎

Arranjo qualquer tempinho. Para tudo, não só para leitura. Começo e interrompo, depois continuo. Não espero ter um tempo grande para começar e acabar nada.

O que você mais ama nesse mundo ?‎

As pessoas que amo.

Um aluno almejando desenvolver um medicamento para curar psicoses vai ter um melhor aproveitamento cursando medicina,farmácia ou química?

Medicina, com especialização em psiquiatria. Então vai trabalhar em parceria com farmacêuticos.

O amor é complicado? Porquê?

Não vejo complicação nenhuma no amor. A complicação advém das pessoas associarem o amor a outras condições, como um relacionamento exclusivista com vinculação a aspectos econômicos de alguém sustentar alguém. Toda pessoa humana adulta tem que, necessariamente, prover-se a si mesma sem depender nem de pai, nem de mãe, nem de mulher e nem de marido. Então os relacionamentos amorosos se darão exclusivamente por causa do amor e do desejo. Pronto! Além do mais, as pessoas associam o amor a um sentimento de posse em relação à pessoa amada, de modo que sofrem se a pessoa amada não lhe amar em retribuição ou amar a outrem. Isso não é amor. Quem ama quer a pessoa amada livre, inclusive para amar a outrem. E não deixa de amar por causa disso. Por outro lado, ficam preocupadas com o que os outros vão dizer e não admitem a possibilidade, perfeitamente real, de se amar a mais de uma outra pessoa simultaneamente. Isso acontece e nem é raro. É preciso que se admita que isso seja inteiramente legítimo e que os envolvidos aceitem sem problema compartilhar a pessoa a quem amam com outra pessoa que também a ame. Assim a felicidade de todos será grande. Amor, quanto mais, melhor. O sofrimento, pois, que se associa ao amor não é por causa do amor e sim por causa do egoísmo. porque não se quer perder a fonte de renda, porque não se quer ser tido como corno e coisas do tipo. Se se desligar de todas essas mesquinharias, se verá que o amor, sempre, é motivo de grande alegria, mesmo quando não retribuído. E não tem complicação nenhuma. Ama-se a quem se ama e pronto. Diz-se isso e vive-se isso. Mesmo que se ame a mais de uma outra pessoa. Que se ame a todas. Mesmo que esse amor não se realize em um relacionamento amoroso. Amar sempre é bom. Quanto mais se amar e a quanto mais pessoas, melhor para o mundo. O ideal é que todos se amem uns aos outros, como Jesus recomendou. Não só o amor philia ou o agape, mas também o eros. Sem problema Claro que de uma forma consentida pelos envolvidos. De uma forma respeitosa, comprometida, carinhosa, terna, sublime, intensa, completa, com amizade. Não se trata de devassidão e nem libertinagem. Trata-se de liberdade, de altruísmo. Enfim, de virtude. Sem inveja, sem ressentimento, sem possessividade. Assim é que é o amor anarquista, em que ninguém é dono de ninguém e todo mundo é de todo mundo (se quiser, é claro).

Ernesto, a música pode ser considerada a mais bela de todas as artes? por que?

Não. Porque a consideração do que seja mais ou menos belo é subjetiva. Portanto a música pode ser a mais bela para alguém, enquanto a pintura o seja para outro ou a dança para um terceiro ou a poesia para outro ainda.

Professor, o ateísmo é, de fato, uma crença?‎

Existem duas modalidades de ateísmo: o dogmático, ou forte que é a crença convicta na inexistência de deuses e o cético ou fraco que é a descrença na existência de deuses. Eu sou um ateu cético.

No que a inteligência humana é limitada? Em quais aspectos?‎

Em inúmeros aspectos. Não temos capacidade de memorização total de tudo o que tomamos conhecimento. Não conseguimos desenvolver vários raciocínios em paralelo para os reunirmos em uma conclusão única, pelo menos conscientemente. Não fazemos previsões mentais automáticas a respeito de muitas coisas (como se fosse uma adivinhação). Não somos capazes de realizarmos tarefas mentais distintas em paralelo com total competência (exceto pessoas altamente treinadas e em assuntos específicos). O polimatismo não é algo corriqueiro entre as pessoas. E assim por diante.

Vc escreveu: "A própria carga elétrica não é, realmente, a origem do campo elétrico mas sim os locais para os quais os fluxos de campo elétrico divergem ou convergem. Ou seja, a entidade básica é o campo e não a carga." ... O que te faz ter certeza de que é o campo que gera a carga e não o contrário‎

Não se tem certeza de nada. O que se tem são convicções. Não só eu, mas ninguém. Ora, se todas as partículas elementares surgiram como quantizações do campo indiferenciado primordial, todas suas propriedades advém dos campos que as formaram. Isso inclui carga, massa, spin und so weiter. Quer dizer que quando apareceu uma quantização possuidora de carga isso significa que naquele lugar aconteceu de haver um ponto de divergência ou convergência de campo. Tal localização é chamada de carga elétrica.

Uma pessoa para crescer profissionalmente, é fundamental que ela saiba falar bem em público?

Não. Depende da profissão que tiver. Se for ser lapidador de diamantes, fazendeiro, piloto de avião, tradutor, escultor, engenheiro, bancário, capitalista, não precisa. Aliás, a maioria não precisa. Mas se for ser político, advogado, pastor, padre, professor, conferencista, vendedor, diplomata, magistrado, guia turístico, escritor e algumas outras, precisa sim.

Por quanto tempo você acha que ainda usará o ask?

Não tenho ideia. No máximo enquanto ele existir ou eu ainda estiver vivo. Mas pode ser que qualquer dia eu desista.

Ernesto, você acredita que se achará a unificação entre as interações gravitacionais, eletromagnéticas, nuclear forte e fraca?‎

Não. Acho que a gravitação não é uma interação e sim uma manifestação da inércia em espaços com curvatura. As demais já estão unificadas.

Quanto tempo você ficará no ask?

Geralmente eu abro a internet e, enquanto estou fazendo outras coisas, visito amiúde o Ask, o Facebook, os e-mails e outros sites. Isso acontece ao longo de todo o tempo em que estou mexendo no computador. Mas também faço muita coisa que não é no computador, mas o computador está ligado e, volta e meia, o acesso. Então é difícil dizer o tempo que fico, especificamente, no Ask. Mas eu arriscaria dizer que chegam a umas 15 a 20 horas por semana. Como meu trabalho é, em grande parte, feito no computador e eu não tenho horário de serviço, acabo trabalhando umas 60 horas por semana, tanto no Colégio quanto em casa. A vantagem é que eu não faço distinção entre trabalho e lazer. Meu trabalho é meu lazer e enquanto trabalho, estou curtindo meu lazer. Para mim, o que conta é que eu dê conta do trabalho. E meu trabalho é, principalmente, inventar moda, ou seja, criar sistemas, processos, organogramas, fluxos, estruturas, calendários, horários, esquemas, procedimentos, cadastros, bancos de dados, consultas, relatórios, redigir comunicados, resoluções, ofícios, fazer a correção linguística de tudo o que o colégio exara, planejar em suma. Além de substituir professores faltantes, ocasião em que aproveito para fazer palestras pedagógicas sobre inteligência ou outros temas, como a origem do Universo. Também faço arte gráfica de propaganda, de mensagens ou do que seja. Além de dar muita assessoria de informática ao diretor, ás coordenadoras, à secretária e a professores. E atendo aos alunos em suas dúvidas sobre os mais variados assuntos. Até mesmo consultoria sentimental. Meu trabalho como Vice-Diretor, exatamente por não possuir nenhuma especificidade, é extremamente instigante e prazeroso. Permite que eu de asas à imaginação e seja muito criativo. Além de me exigir bastante inteligência e experiência, bem como tato.

"Essa é a definição de "Campo de Interação" (se bem que não está correta). " porque não está correta?‎

Porque não é o espaço circundante às cargas ou massas e sim a entidade que preenche o espaço circundante às cargas e as massas. O campo não é o espaço, mas algo que preenche o espaço. O campo é uma entidade substancial, isto é, algo que seja um conteúdo, ou seja, é uma "coisa". Espaço e tempo não são entidades substanciais, do mesmo modo que estruturas e ocorrências. Mas também não são abstrações, pois existem independentemente de mentes que os concebam.

como fui seu domingo?‎

Exaustivo. Fátima e eu passamos o dia retirando o forro do teto dos cômodos do andar de cima (exceto o escritório, que possui lage) para que, amanhã, trabalhadores procedam à troca das telhas da cobertura, já que se trata de um terraço coberto que foi fechado. Ainda tivemos que desimpedir o espaço para possibilitar o trabalho. O forro era de duratex imitando madeira e aparafusado em um engradamento com centenas de parafusos que tiveram que ser, todos, desaparafusados. Depois tivemos que retirar, também, o isolamento térmico entre o forro e as telhas de amianto, que já estavam rachadas e furadas de tão velhas. Vamos colocar telhas duplas de alumínio com um recheio de isopor, que já funciona como isolador térmico e acústico.

A "energia"/"campo" escura(o) é, de fato, algo constatado? Ou ainda é apenas uma conjectura hipotética acerca da aceleração da expansão do Universo? Vejo tanto uns falando do primeiro, quanto do segundo. A única convergência é que se trata de algo ainda pouco compreendido, idem para suas interações.

A dita "energia escura" é a proposta explicativa para a constatação de que a expansão cósmica está acelerada e não retardada, como seria previsto pela ação da gravidade. Observa-se que esse fato ocorre em todos os lugares do Universo. Ainda não se conhece a origem de tal fenômeno, mas se considera que seja algum tipo de campo que atue diretamente sobre o espaço-tempo. Sugiro a leitura do livro "De que é feito o Universo", de Richard Panek (Zahar) em que se expõe não só de que se trata a matéria escura e a energia escura como também a história de suas descobertas.

A inteligência humana é limitada? É possível que existam espécies mais inteligentes que a nossa?‎

Claro que é limitada, como também é claro que pode haver espécie mais inteligente do que a humana. Só que, neste local, presentemente, não se conhece nenhuma. Se os neandertais não tivessem sido extintos, pode ser que eles tivessem se tornado mais inteligentes do que nós. Como poderia ter havido outra linha evolutiva que trouxesse à existência alguma outra espécie mais inteligente do que a nossa, como provavelmente acontecerá no futuro, aqui na Terra mesmo, possivelmente evoluída a partir da nossa ou de outras. E pode ser que haja espécies mais inteligente em outros lugares do Universo.

A definição correta de campo não seria: campo X (elétrico, gravitacional e etc) é o espaço ao redor do corpo em que outros corpos experimentam uma força X (elétrica, gravitacional e etc). É estranho falar que tudo é campo. Tipo “esse pedaço de madeira é um campo”. Concordas?‎

Essa é a definição de "Campo de Interação" (se bem que não está correta). Mas existe campo que não seja de interação. Como o "Campo de Matéria", cujas quantizações são as partículas elementares, inclusive as da matéria escura. Também há o Campo de Higgs e o campo da (impropriamente) denominada "energia escura". Por outro lado, não é bem correto dizer que "esse pedaço de madeira é um campo". O que acontece é que um sistema material (um corpo, por exemplo) é um conglomerado de partículas elementares particularmente estruturadas para formar o corpo. Essas partículas é que são quantizações de campo de matéria. Mas não só dele. Dentro de um nucleon existem três quarks e glúons que os unem (que são quantizações da interação forte), bem como os campos elétricos e magnéticos dos quarks. O átomo, por sua vez, não é formado só pelo núcleo e os elétrons. Também contém os campos elétricos e magnéticos do núcleo e dos elétrons. E assim por diante. Então a matéria não é um campo único e sim um sistema de campos quantizados em partículas e não quantizados entre as partículas. Se se for adentrando na matéria com um nível cada vez maior de ampliação se poderá perceber esses campos todos que, basicamente, constituem a matéria.

Professor, os melhores condutores térmicos não deveriam apresentar os menores calores específicos? Digo isso porque nem sempre essa relação acontece.‎

Essas propriedades não são diretamente correlacionadas. A condutividade se deve à mobilidade dos elétrons entre os átomos, íons ou moléculas, bem como dos próprios átomos, íons e moléculas dentro do corpo. A capacidade térmica específica se deve aos graus de liberdade de movimento das moléculas, átomos ou íons. Acontece que a temperatura mede a densidade de energia translacional das moléculas, átomos ou íons, mas não das energias rotacionais e vibracionais internas a eles. Pelo princípio de equipartição, toda energia fornecida internamente a um sistema material é dividida igualmente entre os graus de liberdade de movimentos internos, que incluem os três graus de liberdade das translações moleculares, atômicas ou iônicas, mas também os graus de liberdade das rotações e vibrações, no caso de haver moléculas ou íons moleculares. Só que esses últimos não contribuem para a temperatura e, se existirem, será necessário haver mais energia para dado aumento da temperatura. Daí a maior capacidade térmica específica.

O curso de licenciatura em física é bom? Gostaria muito de estudar física, mas só há licenciatura aqui na minha cidade. Tenho um fascínio pela natureza e universo.

O curso de licenciatura forma um professor de física para a educação básica. Ele não se dedica a investigar profundamente como a natureza funciona. Isso é visto no bacharelado. A licenciatura aprofunda e estende os conteúdos ensinados no nível médio. Mas só aborda os aspectos relativísticos, quânticos, estatísticos, caóticos, cosmológicos, das partículas elementares, das teorias de campo, da estrutura da matéria de modo bem superficial. Para se inteirar mais profundamente sobre o Universo em seus aspectos micro e macro é preciso fazer o bacharelado e, depois, mestrado e doutorado. Só então é que se pode, atualmente, se dizer que se é um físico. Mesmo assim eu recomendo a todo bacharel que também faça licenciatura, porque todo cientista acaba sendo, também, um professor. E todo professor tem que dominar o metiê de ensinar, seja em que nível for. Todavia, não sendo possível fazer o bacharelado, é bom que se faça a licenciatura e, por conta própria, vá complementando com conteúdos do bacharelado, hauridos em livros adotados nas instituições que o ministrem, como pode ser verificado pelos currículos publicados na internet.

http://super.abril.com.br/ciencia/7-maiores-misterios-universo-alma-existe-743169.shtml?utm_source=redesabril_jovem&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_super Isso está correto, Ernesto?No primeiro parágrafo: "Se a energia muda, a massa também muda."‎

Certamente que a massa de um sistema inclui todo o seu conteúdo energético e, caso ele se altere, como acontece com uma variação de temperatura, a massa se altera. O mesmo corpo, mais quente, tem mais massa que mais frio. Todavia alma, se existir, não seria uma forma de energia, pois energia não é uma entidade e sim uma propriedade, um atributo, de entidades. E de entidades físicas. Alma não seria uma entidade física. Portanto alma não possuiria atributos físicos, como extensão, localização, forma, duração, movimento, energia, carga, temperatura ou o que seja. Não sendo física, alma não seria um componente do Universo. Não estaria dentro do espaço e do tempo. Não consigo conceber como possa existir algo do tipo. Por outro lado, também não consigo conceber como poderia haver algo físico que se pudesse identificar com o que chamam de "alma". O que entendo é que poderia ser o fato do organismo estar vivo, isto é, "animado". Um ser vivo que tenha acabado de morrer ainda preserva toda a sua estrutura atômica, mas não está "funcionando". O fato de estar "funcionando" poderia ser considerado com um atributo, que é a "vida", que se poderia chamar de "alma". Mas essa nomeclatura é dispensével. Basta chamar de vida mesmo. E essa dita "alma" desapareceria com a morte do organismo. Não vejo plausibilidade na proposta de Hameroff - Penrose. Acho que é só uma tentativa de dar uma justificativa científica para uma crença religiosa.

O que acha do vegetarianismo?‎

Concordo plenamente, tanto que me tornei vegetariano há cerca de um ano e, a cerca de um mês, vegano. Não por razões nutricionais, mas por razões éticas. Matar um ser senciente para comer é um assassinato.

Na faculdade vi Momento de Inércia em duas matérias diferentes. Na primeira, a unidade era metro elevado a quarta potência. Na segunda, kilograma vezes metro ao quadrado. Por que essa diferença de unidades completamente distintas? Como devo interpretar o conceito de Momento de Inércia?‎

Momento de Inércia é a grandeza da Dinâmica das Rotações de Corpos Rígidos que faz o papel da massa na dinâmica das translações. Quanto se aplica um torque a um corpo rígido para alterar a sua velocidade de rotação (velocidade angular), ele se opõe a essa alteração do mesmo modo que a massa de opõe à variação da velocidade de translação quando se aplicam forças. Dimensionalmente o momento de inércia tem a dimensão de massa multiplicada por uma distância ao quadrado. Não conheço situação em que o momento de inércia seja uma distância (ou comprimento) elevado à quarta potência. Veja isto:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Momento_angular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Momento_de_in%C3%A9rcia

http://www.submarino.com.br/produto/159464/livro-fisica-quantica?DCSext.recom=Neemu_Produto_autor-relacionado-T-3&nm_origem=rec_produto_autor-relacionado-T-3&nm_ranking_rec=1 Esse é um bom livro ?Recomenda para um autodidata?‎

Sim, é um livro muito bom. Já o adotei como texto nas disciplinas "Estrutura da Matéria I" e "Estrutura da Matéria II". Essas disciplinas fazem uma ponte entre as Física Gerais e a Física Quântica já que, no Brasil, as Físicas Gerais não abordam os fenômenos quânticos. Trata-se de um livro em que a Física Quântica é abordada por um aspecto mais fenomenológico, sem o formalismo matemático próprio da Física Quântica, mesmo que trate quantitativamente dos assuntos. Sem dúvida é um ótimo livro para se poder passar a estudar Física Quântica. Todavia requer alguns pré-requisitos, como a Física Geral toda e o Cálculo Diferencial e Integral todo, até equações diferenciais.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails