sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Como ter bastante senso crítico? 25/02/2016

Assimilando tudo, analisando tudo, refletindo sobre tudo, não tendo preconceito nenhum, não se amoldando a normas, não aceitando padrões, não receando críticas, enfrentando ataques, sendo ousado, não sendo convencional, buscando sempre a verdade, mesmo que ela seja prejudicial a seus interesses, não receando autoridade nenhuma, sendo completamente franco, sendo completamente livre, não temendo ser preso e ser morto. Bom... acho que é assim. Por outro lado, sempre se atualizando com muitas informações sobre tudo, para poder ter uma bagagem vasta de conhecimentos que permita cotejar qualquer coisa como o que já se disse a respeito e, assim, poder avaliar melhor.

já leu o livro Sociedade sem Escola, do Ivan Ilich? O que acha da proposta dele? 25/02/2016

Não. Vou procurar.

Você é contra ou a favor da regulamentação da venda de maconha? 25/02/2016

A favor.

Podemos descobrir ondas, tipo, as gravitacionais e eletromagnéticas na força fraca e forte? 25/02/2016

Acontece que o alcance das interações forte e fraca é muito pequeno, da ordem de 10^-15 m para a forte e 10^-16 m para a fraca. Nessa escala é impossível detectar o aspecto ondulatório do campo forte e do fraco. O que se observa são apenas suas quantizações, os glúons e os bósons W e Z.

Glúons existem? 25/02/2016

Sim. Isso já é comprovado experimentalmente.

Professor, como que os buracos negros podem emitir radiação quando engolem matéria? Por exemplo, os quasares vão atraindo matéria e liberam luz. Tem a ver com a aceleração dos íons do plasma? 25/02/2016

Os buracos negros não emitem radiação. Quando um buraco negro está sugando a matéria de sua vizinhança, essa matéria vai caindo em espiral e no processo, aquece-se a ponto de se ionizar e, estando acelerada, emite radiação. Mas essa radiação, emitida pelo "disco de acreção", é gerada fora do buraco negro. Depois que ela entra dentro do horizonte de eventos não há mais saída de radiação. A chamada "radiação de Hawking" é emitida na fronteira do horizonte de eventos, quando se dá a formação de um par de partícula e antipartícula e uma delas é sugada pelo buraco enquanto a outra é ejetada para fora. Isso também pode se dar com os dois fótons produzidos pela aniquilação do par matéria e antimatéria, se isso ocorrer bem ao lado do horizonte de eventos. A intensidade do campo gravitacional próximo ao buraco negro (mas ainda fora dele), propicia a formação mais abundante de pares de partícula e anti-partícula a partir do campo do vácuo.

Não crítico seu direito de convencer quem desejar de suas posições, mas afirmar que a Umbanda (que pratica um proselitismo não ativo) ou o hinduísmo (que é uma religião étnica) tem esse direito é desconhecer suas dinâmicas mais particulares. 25/02/2016

Obrigado pelo esclarecimento. Todavia fazer proselitismo religioso não é nenhuma falta de ética, em absoluto. É perfeitamente legítimo.

É possível ser um comunista (Marxista) e anarquista ao mesmo tempo? 25/02/2016

Não. O marxismo é uma concepção que considera que o atingimento do comunismo se fará por meio do socialismo. O anarquismo considera que o atingimento do comunismo ou se fará diretamente ou através de uma evolução não revolucionária. Os marxistas só são comunistas como um ideal a ser atingido ao fim de um período transitório socialista e socialista autocrático, com regime de partido único e governo ditatorial policialesco. O marxismo é um meio muito inadequado de se atingir o comunismo. Ineficiente e ineficaz. É pior do que o capitalismo. Comunismo é algo muito diferente de marxismo. É uma economia distributivista do capital em que não se acaba com a burguesia e sim com o proletariados, transformando todo proletário em burguês pela pulverização do capital de modo que todos deixem de ser empregados e trabalhem como sócios de seus empreendimentos. No comunismo não há trabalhador assalariado e não há patrão individualizado ou corporativo. Nem o governo (se houver) é dono de nada. Tudo é de todos, diretamente.

Me dedicar totalmente ao meu curso de graduação, ou seja, participar de todas as atividades possíveis ou trabalhar e estudar? 25/02/2016

O ideal seria se dedicar integralmente ao curso. Mas nem sempre isso é possível, pois, como aconteceu comigo, se precisa de dinheiro para viver e é trabalhando que obtém (já que roubar é crime).

É possível a anarquia ser instalada sem necessidade do socialismo? 25/02/2016

Claro. O socialismo atrapalha a anarquia. O que a anarquia pode e deve ser é comunista. Socialista, jamais.

Olha, para falar a verdade, estou perdendo meu tempo aqui. Seu ask não me acrescenta em nada! Seu nível cultural é mínimo! Enfim, desativando... 25/02/2016

Eu é que lamento o tempo que perdi respondendo suas questões.

Ernesto, vc se enganou sobre algo importante: algumas das religiões que vc citou não praticam esse tipo de proselitismo direto, como o seu. O que pensa disso? 25/02/2016

Se não praticam é porque não querem, pois têm todo o direito de praticarem, como eu tenho todo o direito de tentar convencer os outros de que o ateísmo é que é correto. E em assim o fazendo estou fazendo um grande bem para a humanidade.

Professor, se para um fóton sua energia é definida por E = hf = w + mv^2/2, ela também pode ser encontrada por hf = mc^2? Quando corpuscular e/ou em uma colisão com um elétron, o ''m'' da Ec de um fóton é nulo e não representa nada? Então, m = f.h/c^2 não é válido, pois ''c'' é constante, certo? 25/02/2016

A energia do fóton não possui o termo de massa. É só E = hf.

Filosofia e Ciência são incompatíveis nos dias de hoje. É por esse motivo que ignorantes como Stephen Hawkin e Neil deGrasse Tyson a ignora completamente. Também é por isso que a Ciência hoje não merece tanta credibilidade, com raras exceções em algumas áreas. 25/02/2016

Exato. São incompatíveis. Mas a ciência, de longe, merece muito mais credibilidade e respeito. Religião se fundamenta em mitos ancestrais completamente fictícios. Não há como confiar. Pelo contrário, a ciência merece, hoje, muito mais credibilidade do que no passado, pois suas assertivas são calcadas em verificações fáticas apuradas com o máximo critério e em deduções teóricas contestadas pela comunidade de modo a só sobreviverem as que vencem todos os embates. Hawking e Yyson não são nem um pouco ignorantes. Muito pelo contrário. Todavia discordo de algumas opiniões deles, como a de que a filosofia não tem valor.

Dizer que o Olavo é apenas um astrólogo supersticioso é tão absurdo quanto dizer que Monteiro Lobato foi apenas um simpatizante do nazismo. Esse Perce é a caricatura do brasileiro: ama ou odeia. Povo passional e ignorante, que não sabe discernir porra nenhuma! 24/02/2016

O Olavo não é "apenas" um astrólogo supersticioso, mas ele acredita em astrologia e é supersticioso, o que depõe tremendamente contra uma pessoa que se diga filósofa. A não ser que ele venha a público renegar a astrologia como uma grande baboseira que é. Filósofo que preste, necessariamente tem que ser cético e livre pensador. E não acreditar em pseudociências.

Bacharelado em Física é mais difícil que bacharelado em Matemática? 24/02/2016

Acho que são mais ou menos equivalentes. Talvez o de Física seja um tanto mais puxado. Mas, fazendo o bacharelado em Física se aprende quase tanta matemática do que fazendo o bacharelado em matemática. E se pode cursar matérias do bacharelado de matemática de forma avulsa, sem contar para as exigências de diplomação.

Um estudante de licenciatura em física estuda muita coisa além do que é ensinado no Ensino Médio? E muito menos do que é ensinado no bacharelado? 24/02/2016

Bem mais do que o Ensino Médio e um tanto menos do que no bacharelado. O bom é fazer o bacharelado e a licenciatura também.

O que acha da grade deste curso de licenciatura em física? http://i.imgur.com/W8S8d0x.png É boa? 24/02/2016

Me pareceu um curso fraco. Gosto é de Cálculo I, II, III e IV; Física Geral e Experimental I, II, II e IV, Álgebra Linear, Geometria Analítica, Cálculo Numérico, Mecânica Clássica I e II, Eletromagnetismo I e II, Termodinâmica, Física Estatística, Física Quântica I e II, Métodos Matemáticos da Física I e II, Física Nuclear, Física da Matéria Condensada, Mecânica do Contínuo, Transferência de Calor e Massa, Relatividade, Física de Partículas Elementares, Didática Geral, Didática Especial, Prática de Ensino de Física, Psicologia Geral, Psicologia da Aprendizagem, Estrutura e Funcionamento do Ensino. Esses títulos desse programa dão a impressão de que são matérias facilitadas, para que os alunos não tenham grande dificuldade em passar. Só que depois se tornam professores medíocres e, se forem prosseguir na pós-graduação, pesquisadores medíocres.

Então você quer converter as pessoas a pensarem como você? É o famoso "Idi por todo mundo e pregai" 24/02/2016

Exatamente. Como todo bom missionário que prega o seu evangelho, seja ele cristão, muçulmano, hinduísta, budista, espírita, umbandista, candomblesista, zoroastrista ou qualquer religião que seja, eu também prego meu evangelho ateísta e anarquista. Com uma diferença: eu concito a que as pessoas se tornem ateias e anarquistas por meio de argumentos fundamentados e não em razão dos dizeres de nenhuma pretensa "Escritura Sagrada", nem em nome de nenhum Guru que seria o detentor da verdade não explicada. Não tenho gurus e nem escrituras. Tenho a razão e os bons sentimentos. Estou plenamente convencido que minhas propostas são as melhores para o bem da humanidade, por isso as prego. Mas estou aberto a mudar de ideia, tão logo seja convencido de estar enganado. Só que isso não é fácil.

Programa Primeira Classe 24/02/2016

Ouçam hoje, pela Rádio Universitária da UFV, em www.rtv.ufv.br. das 20 às 22 horas, o programa Primeira Classe, produzido e apresentado por mim.
Na programação, sinfonias de Shostakovich e Prokofiev.

Quando vejo adolescentes desinformados comparando você a Olavo de Carvalho, me pergunto qual é o ponto de comparação. Um astrólogo, supersticioso, religioso, limitado e confuso... Do outro lado, você, com sua clareza e sua lucidez perceptíveis. Qual seria o ponto de comparação? O contraste? 24/02/2016

A questão é que Olavo, tendo muitos livros publicados e certa projeção na imprensa, passa a impressão de ser uma autoridade em Filosofia. De minha parte jamais tive tal pretensão. Apenas busco esclarecer a juventude sobre os pontos controversos e ignorados por eles, sem me colocar como dono da verdade. Todavia busco a verdade com grande empenho e, quando vejo alguém, como o Olavo, atropelar a verdade sem cerimônia, não posso me furtar ao dever de contestá-lo. De outra parte, há muitos seguidores do Olavo que considerem que ele seja um porta-voz da ortodoxia católica e, portanto, lídimo intérprete da doutrina e das escrituras católicas, consideradas por quem o seja, verdades supremas e incontestes. Então não admitem que, com uma mente livre-pensadora, discorde da Biblia, das palavras atribuídas a Jesus Cristo, dos ditos "Padres da Igreja" ou de Aristóteles, o grego pagão canonizado como um desses "Padres da Igreja". Esses seguidores têm uma grande aversão pela ciência, pois ela deita por terra grande parte das "verdades absolutas" que eles supõem que seja o que a Bíblia diga. E como sou muito mais confiante na ciência do que na Bílbia, eles têm uma grande aversão por mim. Mas eu vou levando a discussão com serenidade e baseada somente em argumentos. Espero conseguir convertê-los ao livre pensamento e a abandonarem qualquer ortodoxia, seja católica, seja judaica, sejam muçulmana, seja evangélica, seja budista, seja hinduísta. Isso não pode se admitir.

Professor.Atualmente,qual é o peso da carga tributária no empreendimento dos grandes empresários ? Idem nos orçamentos familiares? 24/02/2016

Não sei.

Qual é a tua marca de roupa favorita? 24/02/2016

Não gosto de roupa de marca. Prefiro mandar fazer.

Você acha que Hitler fugiu da Alemanha no final da segunda guerra mundial? 24/02/2016

Não. Acho que morreu em seu bunker mesmo, ou pela destruição do bunker ou por ter se suicidado.

Um filósofo não pode ter nenhuma crença e nem mesmo ser ateu? Um filósofo é aquele que caminha no incerto e idolatra a dúvida? 24/02/2016

Pode. O que ele não pode é fechar questão em suas crenças. Tem que ser um livre pensador. Tem que ter a mente aberta para aceitar outras concepções e mudar a própria, sempre que convencido. Eu, por exemplo, sou ateu. Mas posso deixar de ser se ficar convencido de que existe Deus. Da mesma forma em relação a tudo o mais em que tenho minhas convicções. Algumas, contudo, seriam muito difíceis de se alterar, como minha crença no valor superior da verdade e da bondade em relação à mentira e à maldade.

Ernesto, estou em cálculo 2 mas já adiantei bastante mesmo o assunto e tenho uma vontade grande de aprender equações diferenciais ordinárias e parciais, você sabe me dizer alguns pré requisitos importantes antes de eu começar a estudar? 24/02/2016

Só derivação e integração.

Quanto mais distante um planeta em relação ao Sol, menos intensa é a radiação que chega no Planeta? Como explicar isso? Mesmo considerando a fórmula I= P/ 4πr², eu não consigo entender. A quantidade de fótons diminui? 24/02/2016

A quantidade de fótons emitidas pelo Sol é a mesma. Mas eles vão se espalhando pelo espaço. A uma distância maior esse mesmo número tem que cobrir uma área esférica em torno do Sol muito maior. Então ficam menos fótons por área em cada lugar, daí a redução de intensidade luminosa.

Quantas turbulências enfrentou pra chegar ao seu destino? 24/02/2016

Cheguei até onde estou (não acho que isso seja nenhum "destino" e sim uma sucessão de acasos e coincidências) sem enfrentar quase nenhuma turbulência. Minha vida estudantil foi tranquila. Não era muito estudioso (pelo menos dos assuntos pedidos na escola, mas estudava muito outros assuntos) e, mesmo assim, sempre fui o primeiro aluno da turma. Então fui convidado a concorrer para professor da EPCAR já no primeiro ano da faculdade (não fiz cursinho) e passei. Depois fui convidado para ser professor da UFSJ, da UFJF e, por fim, da UFV. Isso no tempo em que se entrava por convite, se fazia um estágio probatório e depois o concurso. Passei em todos. Enquanto isso também lecionei na EAFB. Já ná UFV saí para fazer mestrado em cosmologia no CBPF. Depois fui eleito Chefe do Departamento de Física e Coordenador do Curso de Física. Então fui convidado para ser Pró-Reitor de Graduação e depois Assessor do Reitor e Chefe de Gabinete do Reitor. Então me aposentei e fui convidado a ser o Vice-Diretor do Colégio Anglo, onde estou até agora. Em suma, nunca tive dificuldades a enfrentar.

Gosta de Sherlock Holmes? 24/02/2016

Muito. Já li a coleção toda três vezes. A primeira nos anos 60, depois nos anos 70 e depois nos anos 80 do século passado.

Já leu algo da obra do recém falecido Umberto Eco? 24/02/2016

Sim: Em que creem os que não creem. E já assisti o filme "O Nome da Rosa".

Referente às questões dos espelhos- nesse caso seria infinito-1? e se eu considerasse ao invés de 0°, 360°? ficaria 0 o numero de imagens? 24/02/2016

Sim: infinito menos um, que é infinito mesmo. Se o ângulo fosse 360° o número de imagens, pela fórmula, daria zero. Mas essa seria uma solução descartada.

Essa linguagem técnica para falar sobre relacionamentos, por exemplo, é uma piada! Só não inventaram um robô para responder aqui no Ask porque já existe você, seu sistemático! Se você fosse um poeta mesmo, com certeza seria um parnasiano. 24/02/2016

Veja algumas poesias de minha autoria em:
http://www.ruckert.pro.br/blog/?cat=18
Tem de outros autores também, mas quando assim o for, é mencionado.

Desenhista? Mostra algum desenho seu, professor? 24/02/2016

Pois é, você é tudo isso, mas o Olavo não é Filósofo por não ligar a mínima para ficção científica, quer dizer... "Física Moderna". Vá catar coquinho! Outra coisa: seu português é muito americanizado (leia-se português mal traduzido do inglês). Leia escritores de língua latina, pelo amor de Deus! 24/02/2016

Oliver. Dizer que meu português é americanizado é mera opinião sua. Meu português é a norma culta vigente no Brasil. Descontando uns erros aqui e acolá, considero que redijo bem, levando em conta que esses textos daqui do Ask não passam por nenhuma revisão de minha parte. Todavia considerar que "Física Moderna" seja Ficção Científica beira ao completo "non sense". Física Moderna é algo solidamente estabelecido, inclusive em aplicações tecnológicas. Não fosse pela Física Moderna nada de eletrônica existiria no mundo. Sem contar os aparelhos de física médica baseados em física nuclear e, até, em antimatéria, como o escaneador "PET". Além do sistema de geoposicionamento GPS, que, inclusive, se baseia na Relatividade Geral e não na Especial. Acho que o Olavo de Carvalho faria muito bem em ligar bastante para a Física Moderna, porque as implicações filosóficas dela são imensas, a começar pelo indeterminismo e pela incausalidade. Passando pela lógica difusa, pela lógica polidimensinal, pela polialética e outras concepções que derrubam as noções aristotélicas de lógica. E deveria se interessar, também, pelas neurociências, que estão, a cada dia, desvendando os fundamentos biofísicos e bioquímicos da consciência para derrubar de vez essa noção equivocada de "alma espiritual".

Ernesto: Astronauta, matemático, cosmologista, jardineiro, programador, historiador, poeta, leiteiro, pintor, fazendeiro, arquiteto, ensaísta, sapateiro, compositor, corretor de imóveis, tenor, presidente da república... 23/02/2016

Você quase acertou. Não sou astronauta, nem leiteiro, nem fazendeiro, nem arquiteto, nem corretor de imóveis, nem tenor (sou barítono), nem sapateiro, nem presidente da república. Por outro lado você deixou de dizer que sou astrônomo, astrofísico, físico, desenhista, programador, filósofo, pai, avô, marido, administrador educacional, professor, conselheiro (não só por dar conselhos mas por ser e ter sido membro de vários conselhos universitários), radialista, blogueiro e outras atividades que me escaparam no momento.

A discussão entre idealismo e materialismo filosóficos é uma discussão metafísica? 23/02/2016

Sim. Exatamente. É uma discussão metafísica. E eu fico do lado do materialismo, atualmente denominado de fisicalismo. Não vejo precedência nenhuma das ideias sobre a realidade física. Pelo contrário, é a realidade física que engendra as ideias por meio da anatomia e fisiologia do cérebro e seus anexos.

Professor, conseguiu a resposta para a questão que eu fiz? Era sobre a questão do universo ser plano sendo que ele está se expandindo aceleradamente. 23/02/2016

Ainda não. Mas ainda não tive tempo de estudar. Vai demorar.

Boa noite. Duvida: Sabendo que seu filho(a) viria a nascer com microcefalia, Tendo a opção legal, optaria pelo aborto ou seguiria com a gravidez ? 23/02/2016

Se eu fosse mulher, seguiria com a gravidez e criaria o meu filho com a deficiência mesmo.

Tu poderias provar pela formula de associação de espelhos planos(N=360/α -1) que quando eu associo dois espelhos planos um de frente para outro paralelamente formam-se infinitas imagens? 23/02/2016

É só considerar o alfa como zero (espelhos paralelos). Dividir um número por zero é uma operação indefinida mas, para efeitos de cálculo, considera-se que o valor seja infinito.

Existe algum jeito de lidar com uma pessoa que é uma fundamentalista religiosa? Sabe, tentar pelo menos elucidar de que o que ela acredita não precisa ser levado literalmente. 23/02/2016

É difícil, mas se a pessoa for uma pessoa por quem você devote grande estima e deseja o bem dela, vale a pena o esforço de demovê-la do fundamentalismo. Para tal é preciso ir conversando com muita calma e educação, sem ofender, mas levantando suspeitas sobre a validade de suas crenças e comentando razões que mostrem a invalidade delas. Em paralelo é preciso que fique patente o seu afeto e interesse pelo bem dela em outros assuntos neutros.

Como que a energia potencial gravitacional é transformada em térmica no processo de formação das estrelas? 23/02/2016

Á medida que as partículas (átomos, moléculas, íons) da nebulosa em contração vão se aproximando, a gravidade as acelera e aumenta suas velocidades. Com os choques que elas sofrem umas com as outras, essas velocidades adquirem direções caóticas. Isso, justamente é que significa um aumento de temperatura. Quando a contração começa a ficar bem forte, as temperaturas atingem milhões de kelvins.

Livros de ficção científica aumentam a inteligencia, como algumas pessoas dizem? 23/02/2016

Sim, mas toda leitura o faz. Mesmo romances sentimentais. Mas, especialmente, os melhores para isso são os de suspense ou os policiais.

Você não acha que se aumentasse o preço do cigarro iria aumentar o contrabando? 23/02/2016

Sim. Mesmo assim recomendo. Porque o contrabando seria bem caro também e o preço levaria muita gente a deixar de fumar. E o contrabando, sendo ilegal, pode ser combatido dentro da lei. Para mim a melhor maneira de se acabar com o consumo do tabaco e se fecharem as lavouras e as fábricas é uma taxação tão exorbitante que inviabilize o negócio.

Olá Ernesto, gostaria de pedir sua ajudinha com a divulgação do meu livro, é um romance, bem simples, na verdade, caso você possa fazer alguma coisa para me ajudar ficarei grata, aqui está o link do meu livro: https://www.wattpad.com/221758655-um-sentimento-infinito-cap%C3%ADtulo-1 23/02/2016

Já divulguei. Também vou ler, logo que der.

Passei em matemática na federal que sempre quis. Mas apesar de querer muito cursar, tem bastante matemática do E.M. que eu ainda tenho bastante dúvida... O que devo fazer? Tento cursar a faculdade mesmo assim, aprendendo na "marra" o que precisar, ou estudo por mais um ano e tento entrar novamente? 23/02/2016

Tenta fazer o curso enquanto, paralelamente, vai pondo em dia a matemática do ensino médio. Pegue um livro do tipo dos de "Pré-?Cálculo".

O que acha de livros de ficção científica? 23/02/2016

Gosto muito e leio bastante. Só não gosto quando envolve guerra e matanças.

Uma pergunta de leigo, por que a força da gravidade não puxa a lua pra cima de terra? 23/02/2016

Mas é justamente isso que ela está constantemente fazendo. Se não o fizesse, a Lua se afastaria tangencialmente à sua órbita, deixado a Terra para sempre. O movimento orbital é o compromisso entre a gravidade, que quer que a Lua caia na Terra e a inércia, que quer que a Lua se afaste definitivamente da Terra.

Ao dizer que Olavo de Carvalho fala mal, você escreveu "mau". Você escreve mal? 23/02/2016

Obrigado pela correção.

O Olavo é muito mais inteligente! Ele escreve melhor; argumenta melhor; tem mais cultura; domina mais línguas; tem/teve admiradores como Miguel Reale, Jorge Amado, Herberto Sales... Você se acha o tal por dominar Física... Grande coisa! https://www.facebook.com/carvalho.olavo/posts/599465280205550 23/02/2016

Meu caro. Eu não me acho que seja o tal coisa nenhuma. O fato do Olavo de Carvalho ser, porventura, mais culto e muito bom argumentador não o exime, de modo nenhum, de falar asnices. Quem o admira tem todo o direito de o fazê-lo, mas, para mim, equivoca-se completamente. Suas concepções são inteiramente discordantes da realidade. Quanto a entender de Física, para mim, ao lado da Matemática e da Biologia, tratam-se de requisitos indispensáveis para qualquer um que se diga filósofo. E o Olavo de Carvalho é uma completa negação nesses assuntos. Quanto a escrever melhor, duvido. Pelo menos falar, ele fala bem mau.

Divulgando: 23/02/2016

https://www.wattpad.com/221758655-um-sentimento-infinito-cap%C3%ADtulo-1

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Vale a pena entrar em um curso que você nunca se interessou, mas na universidade federal que sempre quis? Para depois tentar transferência interna, ou tentar o vestibular novamente no próximo ano? Pelo menos já estaria morando na cidade dai, etc, e sem ficar mais um ano sem "fazer nada"... Vale? 23/02/2016

Acho que, se o curso não é do seu interesse, não vale não. É preferível se mudar para a cidade e, nela, fazer um cursinho pré-vestibular, estudando muito. Demais mesmo. E, então, ser aprovado para o curso que se deseja.

Professor, você acha mesmo que se não tivesse estudado tudo o que já estou, estaria com a mesma inteligência que possui? Inteligência não é nenhum fator genético, o próprio Pierluigi diz isso. E diz além: filhos de pais inteligentes são inteligentes, até os adotados. Porém, tem o Savant, Asperger... 23/02/2016

O que o PierLuigi diz é que inteligência não é "SÓ" um fator genético e que pode ser aprimorada por um treinamento. Mas é um fator genético também e, inclusive, ele é preponderante. Claro que, se a pessoa já possui esse fator, e faz bom uso de sua inteligência, especialmente dedicando-se ao estudo e ao enfrentamento de desafios cognitivos, então ela se desenvolverá muito mais. Mas, mesmo sem isso, a pessoa que tem uma inteligência de nascença, ainda a manterá pela vida. Note que inteligência não significa conhecimentos.

Professor, qual a temperatura de um buraco negro com 4 vezes a massa do sol? 23/02/2016

Leve na fórmula que está no artigo:
https://en.wikipedia.org/wiki/Hawking_radiation
Faça as contas e ache.

O que voce acha do Neil DeGrasse Tyson? 23/02/2016

Aprecio muito o trabalho dele de divulgação científica. Acho que ele tem muito jeito para explicar o que explica de forma a ser entendida facilmente. Também gosto, em geral, de suas convicções. Só discordo dele achar que filosofia seja algo sem importância.

Os humanos são falhos, logo ao programar uma máquina ele irá transpor essa falha? 23/02/2016

Ser falho significa que se é capaz de cometer erros e não que sempre se cometam erros. Mesmo sendo falhos, os humanos podem fazer algo que não tenha erro nenhum. Portanto podem programar o funcionamento de uma máquina sem erro.

Professor, qual seria a lógica do poder em uma sociedade anárquica? Poderíamos dizer que não haveria o que conhecemos como "poder"? Por exemplo, quando se tomaria uma desição coletivamente. 23/02/2016

Em uma sociedade ácrata ou anarquista, não há poder, na concepção costumeira do termo. As decisões são tomadas por deliberação coletiva direta dos envolvidos no processo em questão. Se houver muita gente envolvida, pode-se proceder a um processo indireto de eleição de representantes e o colegiado dos representantes deliberar pela assembléia geral de todos os envolvidos. Mas isso tudo é feito de forma anárquica, isto é, sem regulamentação. O que ficar resolvido é acatado por todos, mesmo os que discordarem que, então, passam a defender o resultado obtido, como se fosse o que a própria pessoa quisesse. Essa é a grande virtude tanto anárquica quanto democrática. A minoria acatar a decisão da maioria e defendê-la como se fosse sua própria opinião, mesmo discordando. Para tal é preciso que a lisura e a honestidade sejam inteiramente sem jaça em tudo o que se fizer. Não é possível haver anarquia se restar o mínimo resquício de desonestidade. Anarquia é uma situação eminentemente ética, em que a palavra vale, uma vez que não há leis.

Explique-me a máxima:" Quanto menor o buraco negro, maior sua temperatura." 23/02/2016

Isso não é uma máxima. É uma conclusão teórica. A dedução pode ser achada no artigo:
https://en.wikipedia.org/wiki/Hawking_radiation

como o odor se propaga? 23/02/2016

Por dispersão de suas moléculas através do ar ou de algum outro fluido, como a água.

Se uma pessoa deseja cursar bacharelado em física, mas não tem condições para mudar de cidade para isso, vale a pena cursar licenciatura em física? E depois, quando tiver condições, mudar de cidade para cursar as disciplinas restantes e obter o bacharelado? 23/02/2016

Certamente que sim!

Professor, se a quantidade de energia escura está crescendo exponencialmente em função do tempo e a sua densidade reduzindo, por que concebe-se constante cosmológica? Isso implica em um universo curvado negativamente, certo? O argumento da energia líquida total = 0 realmente é válido para a origem? 23/02/2016

A chamada "constante cosmológica", em verdade não é uma constante. Esse nome é só por tradição. Trata-se da grandeza que descreve a intensidade de um tipo de campo, que pode ser função do espaço e do tempo, que descreve a forma como o espaço tempo se expande. Sendo ele uma função do local e do momento, não implica que o Universo, globalmente seja negativamente curvo. Quanto à ser a energia total do Universo nula. esta é uma proposição ainda não confirmada, sequer teoricamente. Mas é uma proposta muito interessante, sem dúvida, uma vez que todas as demais propriedades do conteúdo do universo possuem um total nulo. Todavia não me consta que a quantidade de energia escura esteja crescendo exponencialmente.

Aí o porquê de você não gostar do Olavo: https://uploaddeimagens.com.br/images/000/573/626/original/olavo.png?1456199510 ... Tenha coragem, Ernesto! 23/02/2016

Oliver, você é muito bobo. Não é preciso ser muito para estar à altura do Olavo de Carvalho ou, até, bem acima dele. Ele é um presunçoso que entende de várias coisas e ignora completamente outras, especialmente as científicas. Além do mais é uma pessoa de linguajar desbocado, o que depõe demais contra a sua credibilidade. Ele precisa ter mais compostura. Mas isso não é relevante para a veracidade ou não do que ele diz. Só que ele diz besteira demais. Não há como levá-lo a sério.

Professor, se a lei de Hubble diz que quanto mais distante as galáxias estão, mais elas se afastam mais rapidamente, a expansão deveria estar desacelerando. Entretanto, foi observado que a expansão está acelerando. Como explicar isso? 23/02/2016

A suposição de que a expansão cósmica está desacelerando é tirada das soluções das equações de Einstein da Relatividade Geral sem a inclusão do termo cosmológico. Esse termo foi incluído por Einstein para compensar a expansão, que ele supunha não acontecer. Quando ficou sabendo que acontecia, arrependeu-se de ter acrescentado o termo cosmológico. Todavia esse termo, tanto pode ser colocado para evitar a expansão quanto, dependendo do seu valor, para provocar uma expansão acelerada. A questão é saber a origem fenomenológica de tal termo matemático na equação. Isso é algo que os cosmologistas ainda não sabem e estão pesquisando.

De acordo com o efeito doppler os objetos tem cores diferentes de acordo com seu movimento relativo em relaçao a um referencial.Isso e realmente verdade?Eu vejo coisas em movimento todos os dias e nao percebo diferença na cor 22/02/2016

É verdade, mas para que você perceba alguma mudança na cor de algum objeto ele tem que estar se aproximando ou se afastando de você a muitos milhares de quilômetros por hora.




Leve na fórmula que ele deduziu e considere as frequências, por exemplo, do vermelho e do verde (consulte os valores na internet) e calcule, daí, o valor do beta, que é a razão entre a velocidade da fonte e a velocidade da luz. Sabendo a velocidade da luz, ache a velocidade da fonte.

Assim como o professor Pier, acredito que você seja superdotado (levando em conta também as suposições que você já tratou aqui no ask sobre os seus testes de QI realizados). Nunca teve vontade de fazer o teste e ingressar na MENSA? 22/02/2016

Sim. Mas andei assuntando quem são os participantes da Mensa Brasil e me decepcionei com o caráter vaidoso deles. Acho que o fato de ser dotado de uma inteligência mais elevada deve ser usado para o bem do mundo sem jamais se gabar disso, pois, em sua maior parte, tal inteligência não resulta de nenhum esforço pessoal mas é um dom gratuito com o qual se é agraciado por acaso. Vi muitos mensanos depreciarem pessoas menos inteligentes. Para mim inteligência é algo valioso, sem dúvida, mas muito mais valioso do que a inteligência é o caráter. Mas... ainda vou pensar no assunto. Quem sabe eu não boto pra quebrar aqueles que sejam convencidos e lhes mostro como estão errados em se gabar de serem inteligentes.

Ernesto, estudo violão erudito há 7 anos, de acordo com o conhecimento que você tem na área da música, é possível ter uma estabilidade financeira fazendo uma graduação nessa área? 22/02/2016

O conhecimento que tenho de música se refere à música em si mesma e não ao trabalho profissional do músico. Então não posso responder a sua pergunta. Você tem que ver isso com seus professores.

Em uma resposta sua sobre drogas você diz que poderiam ser legalizadas mas acompanhadas por forte campanhas de desincentivo ao uso. Sendo assim porque não fazer estas campanhas antes de legalizar ? Assim como as do cigarro que reduziram drasticamente seu uso. 22/02/2016

Claro que essas campanhas, inclusive a antitabagista precisam ser feitas logo, independentemente da legalização ou proibição das drogas (inclusive o tabaco). Mas é preciso fazer uma campanha forte mesmo, bem impactante. Todavia é preciso, também, distinguir os efeitos de cada droga e não colocá-las todas em um mesmo grupo. Há drogas altamente nocivas e outras que não, inclusive muito menos nocivas que o tabaco, que é legal. No caso do tabaco, uma medida boa seria aumentar muito o preço, digamos 1000%, de modo que só rico mesmo é que, por azar, poderia comprar e se suicidar lentamente.

O Estado, hoje, é importante? Se sim, quando se tornará desnecessário? 22/02/2016

Sim, do modo como a sociedade é organizada e as pessoas se comportam, o estado se faz necessário para garantir um ordenamento social. O estado se fará desnecessário quando o nível de civilização da humanidade for suficientemente alto para que as pessoas sejam ordeiras espontaneamente, sem requerer nenhuma coação. E que todo mundo possua um caráter suficientemente elevado para que ninguém tenha o menor desejo de cometer nenhum crime, nenhuma desonestidade, ao mesmo tempo que todos seja solidários e colaboradores uns com os outros. Isso demanda um tempo muito extenso de processo educativo.

Por que você acha que, possivelmente, Olavo de Carvalho é mais inteligente que você? 22/02/2016

Claro que "possivelmente" ele pode ser ou mais ou menos inteligente do que eu. Isso não significa que eu ache que ele seja nem mais nem menos inteligente do que eu. Mas possivelmente é óbvio que ele possa ser, já que se considera uma mera possibilidade.

saudades é um sentimento benéfico ?? 22/02/2016

Sim. A saudade (no singular) é um sentimento que nos leva a recordar os entes, os lugares, os fatos, as situações já passadas que nos propiciaram momentos de felicidade. Essa recordação, ao mesmo tempo que nos entristece pela razão de que aquelas situações já não se apresentam mais, nos traz um conforto de saber que passamos por bons momentos na vida, que fomos amados, que tivemos momentos felizes. Isso pode ser um grande lenitivo para uma vida que já se apresente descolorida, à medida que a velhice avança.

Professor, se e o Big Rip é uma tendência assintótica, isso quer dizer então que o espaço entre os átomos já está se expandindo certo? Mas e depois? Restará apenas campo? O que eu não entendo é como as partículas elementares serão fragmentadas se elas são elementares... 22/02/2016

Sim. Desde o início do Universo o espaço se expande, inclusive dentro dos átomos, afastando as partículas entre si e aumentando o tamanho delas. Uma quantização é uma concentração, uma densificação do campo da matéria com valores específicos de certas propriedades que fazem essa concentração se tornar uma partícula com individualidade. Quando o espaço se esgarçar tanto que a densidade das propriedades que caracterizam as partículas se tornar pequena, a quantização desaparecerá e as partículas voltarão ao estado de campo puro, cada vez mais rarefeito.

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=599971766821568&id=275181425967272 Einstein disse mesmo isso? 22/02/2016

Pode ser que ele tenha dito, pois, sob o aspecto cinemático, é perfeitamente legítimo se colocar um referencial na Terra, supondo-a fixa, e considerar o Universo inteiro girando em torno dela. A questão fica decidida, todavia, quando se levam em conta os aspectos dinâmicos, pois não haveria energia disponível para produzir tal proeza, além do fato de que, certamente, galáxias longínquas acabaria tendo que girar com velocidades tangenciais maiores do que a da luz, o que é uma impossibilidade. É claro que Einstein sabia que a Terra gira em torno do seu eixo e que orbita em torno do Sol, que, por sua vez, orbita em torno do centro da galáxia. Há tantos experimentos e observações que confirmam isso que é ridículo supor que assim não o seja. Quem defende a ideia da Terra fixa, sem rotação e sem translação, atualmente, é um completo ignorante, o que se pode admitir em pessoas simplórias, mas não em quem se diz Filósofo, como o Olavo de Carvalho. Isso me leva a considerá-lo não apenas ignorante, mas burro mesmo, o que, aparentemente ele não é.

Para aprender matemática do zero é preciso começar pelo livro da primeira série? Mas esse livro não é destinado ao público infantil? Ou também é adequado para um adulto sem nenhum conhecimento de matemática começar a aprender do zero? O que você recomenda para isso? 22/02/2016

Existem livros dos cursos de alfabetização de adultos que ensinam a matemática desde o início para adultos, mas eu não os conheço.

A gravidade pode ser mais forte que o eletromagnetismo em certas ocasiões? Por exemplo, se um corpo material cair em um buraco negro, a gravidade seria tão forte que cessaria a interação existente entre os átomos e entre os núcleos atômicos e os elétrons, a ponto de restar partículas elementares? 22/02/2016

Em uma situação em que as cargas se cancelem e as massas estejam muito compactadas, a força gravitacional será maior do que a força elétrica. Por exemplo, em uma estrela de nêutrons, em que os elétrons tenham sido embutidos nos prótons, formando nêutrons, a gravidade só é contida pela repulsão devida ao gás de Fermi degenerado de nêutrons, que é um fenômeno quântico que impede que mais de um férmion (no caso os nêutrons) ocupem o mesmo estado quântico no sistema de nêutrons ligados, provocando a formação de uma estrutura cristalina de nêutrons compactados como se toda a estrela fosse o núcleo de um único átomo. Todavia, se a massa do caroço remanescente da estrela for superior ao limite de Oppenheimer-Volkoff, então a pressão gravitacional vencerá essa repulsão quântica e embutirá os nêutrons uns nos outros, formando uma única hiper partícula que será o caroço de um buraco negro.

Ops eu escrevi errado eu perguntei se Matéria é Energia, quando eu queria perguntar se Massa é Energia. Pequeno grande erro. 21/02/2016

Nesse caso há, de fato, equivalência entre as grandezas, mas elas são usadas em circunstâncias diferentes. O que acontece é que a massa de um sistema, que é a grandeza que mede a sua quantidade de inércia, bem como a sua capacidade de exercer e sofrer interação gravitacional, é constituída não só da massa de cada partícula de que ele seja composto, como também de todas as energias internas que ele possua, tanto cinéticas quanto potenciais. Essas energias são convertidas em valor de massa pela equação E = mc². A questão é o que é a massa de uma partícula realmente elementar, isto é, que não seja um sistema composto de outras coisas, como um elétron (mas não um próton). Nesse caso a massa é definida pelo comportamento inercial da partícula, isto é, pela aceleração sofrida sob a ação de alguma interação, medida em um referencial inercial. Essa massa inercial é rigorosamente proporcional à "carga" gravitacional da dita partícula, de modo que pode-se usar para o valor da "carga" gravitacional a própria massa inercial.

Voce acha que pra se ter dinheiro e um ótimo padrão de vida hoje, é essencial cursar uma faculdade? 21/02/2016

De modo nenhum. Muita gente tem, inclusive, um padrão de renda mais elevado sem ter nível superior. É o caso de muitos empresários, comerciantes, industriais, fazendeiros, atletas, artistas ou pessoas que atuam em uma série de outras atividades, como investidores da bolsa de valores, proprietários de imóveis alugados. Tudo isso não depende de ter curso superior e pode ser alcançado por meio de esforço e inteligência.

Acho que voce e o Zanin acreditam demais na fisica de particulas... kkkk 21/02/2016

Física de partículas não é algo em que se acreditar ou deixar de acreditar. É um ramo de estudo da física que aborda, justamente, a estrutura e o comportamento das partículas constituintes da realidade física, bem como sua relação com os campos. Não se "acredita" em física de partículas, do mesmo modo que não se "acredita" em matemática ou em português. Conhece-se física de partículas ou não se conhece, como se entende de matemática ou de português.

Matéria é energia? 21/02/2016

Não. Matéria é um dos tipos de entidades constituintes do Universo, ao lado dos campos, da radiação, do espaço, do tempo, das estruturas e das ocorrências. Energia é uma das propriedades que os constituintes do Universo possuem, ao lado de extensão, localização, translação, rotação, vibração, massa, carga elétrica e várias outras. Matéria e energia, portanto, pertencem a categorias diferentes da realidade, não podendo ser comparadas. Matéria é um tipo de entidade, energia é uma propriedade de entidades. Energia é um atributo, uma qualidade e não uma coisa. Matéria é uma coisa. O que acontece é que existe uma correspondência entre os atributos massa (e não matéria) e energia de uma entidade física, podendo haver conversão de uma na outra em certas circunstâncias, como em uma reação nuclear.

A diferença entre o Materialismo e o Fisicalismo é que a primeira acredita que tudo é matéria e que ela existe independentemente de nossa consciência, enquanto o Fisicalismo comporta a existência de campos e radiação. Mas e o naturalismo? Ele é sinônimo de Materialismo ou Fisicalismo ou ambos? 21/02/2016

Materialismo é a concepção antiga do que hoje se chama fisicalismo. É que antes se considerava que toda a realidade física se resumia à matéria, não considerando os campos e a radiação, bem como o espaço, o tempo, as estruturas e as ocorrências como entidades pertencentes à realidade física. Naturalismo é exatamente a mesma coisa que fisicalismo.

Você se sente como se fosse uma espécie de cronista do diário Ask.fm? Onde toda a opinião que você expõe atinge pessoas que você nem imaginaria, tem repercussão negativa/positiva, influência pensamentos, forma opinião e conduta. Você sente uma certa responsabilidade por essa microescala de pessoas? 21/02/2016

Claro que sinto essa responsabilidade e é isso mesmo que eu quis ao resolver responder essas questões, antes no Formspring e agora, aqui. Considero isso uma espécie de missão. A de esclarecer e eliminar a ignorância das pessoas. Para tal dispendo meu tempo sem remuneração, mas com um grande retorno em termos do bem que faço para o mundo. Gosto mais ainda quando o assunto é polêmico e levanta opiniões que se chocam. Porque isso é que é bom para levar as pessoas a refletirem e tomar o seu partido. De minha parte, busco os melhores argumentos para convencer todo mundo do meu ponto de vista. Mas acho ótimo quando alguém discorda e isso dá margem a uma boa discussão.

Cursar bacharelado de matemática em uma universidade federal ao mesmo tempo que um bacharelado de física em uma particular a distância, ou o contrário? Ou esperar terminar um, pra cursar o outro também em uma federal (mas levando bem mais tempo para ter as duas graduações)? O que é melhor? 21/02/2016

Cursar os dois numa boa universidade presencial, mesmo que leve mais tempo. Mas os cursos de Física e Matemática têm muitas disciplinas em comum, que só precisarão ser cursadas uma vez para ambos os cursos.

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Se preto não é cor nenhuma, transparente é o quê? 21/02/2016

Enquanto o preto é a ausência de cores por ser a ausência de luz e a cor é uma propriedade de luz e o branco é a luz que contém todas as cores, o transparente é qualquer cor, pois ele permite a passagem da luz que trouxer a cor do que estiver por trás dele. Como na matemática, o preto é uma solução impossível, isto é, não existe nenhum número que seja solução, o branco é a solução total, isto é, o conjunto de todos os números e o transparente é a solução indeterminada, isto é, qualquer valor serve, inclusive todos ou nenhum. Mas pode ser algum ou alguns.

https://ask.fm/wolfedler/answers/134626571805 ... Esse é o nível intelectual dos professores universitários! Vou mandar isso pro Olavo. Leia novamente o que o Olavo disse e o que você escreveu. Você é muito burro! PUTA QUE PARIU! 21/02/2016

Sua apreciação sobre minha opinião é inteiramente desfocada. Ao invés de se basear no que outros dizem, você deveria pensar por si mesmo e concluir como Olavo de Carvalho foi parcial em sua resposta.

Cursar bacharelado em matemática é MUITO mais difícil que cursar um bacharelado em estatística? As disciplinas são mais complicadas? 21/02/2016

São sim. Estatística é um ramo da matemática. Mas é um ramo restrito. A matemática é muito mais abrangente do que a estatística. Em verdade não se justifica a existência de um curso de estatística. Tal curso deveria ser uma especialização da matemática. Um estatístico que não tenha a formação completa de um matemático é um estatístico deficiente.

Ás vezes, para fazer a coisa certa, para ser justo, é necessário não ser bom. Mas Deus é infinitamente justo e infinitamente bom. Como isso é possível? 21/02/2016

Simples: Deus, simplesmente, não existe! Todavia a verdadeira justiça jamais comete alguma maldade. Tudo que seja verdadeiramente justo é bom. Não há como uma ação ser justa sem que seja boa. Se uma ação pretensamente justa cometer uma maldade, então, ela, verdadeiramente, não é justa, mesmo que seja legal. A lei, contudo, nem sempre é justa.

Será que num futuro bem distante, alguma raça, humana ou não, conseguirá transcender o Universo? 21/02/2016

Não. Não há como. O Universo é o conjunto de tudo o que existe, existiu e existirá. Nada lhe é transcendente, nunca foi e nunca será. Por isso não é possível que tenha havido um Deus criador do Universo. Se houve um criador é porque o Universo foi criado. Se foi criado é porque não existia. Se não existia não existia nada, pois tudo está no Universo. Então não existia Deus. Então Deus não poderia ter criado o Universo. Por outro lado, se havia Deus, havia algo. E se havia algo, havia Universo, constituído apenas de Deus. Então Deus não poderia ter criado o Universo, pois era parte dele mesmo. O máximo que Deus poderia ter feito é transformado o Universo de um conjunto de um só elemento, isto é, Deus, em um conjunto de vários elementos, que é tudo o que existe, além de Deus. E se Deus sempre existiu, então o Universo também. Mas Deus não é transcendente ao Universo. É parte dele. Isso é o que consideram os hinduístas, para o qual o Universo é uma emanação de Brahmam. Isso se chama panenteísmo. É a única alternativa plausível para o ateísmo. Nele Deus não é transcendente, é imanente. Mas o ateísmo é muito mais razoável.

Pode haver tempo sem espaço ou vice-versa ? 21/02/2016

Espaço sem tempo pode haver, pois se o conteúdo do Universo não sofrer modificação nenhuma (nem expansão), o estado do Universo estacionará e provocará a cessação do transcurso do tempo. Todavia não é possível haver tempo sem espaço, pois o tempo advém das alterações do estado do Universo e esse estado tem que ser o estado de algo e se houver algo, necessariamente surgirá um espaço para que esse algo ocupe, pois o espaço é gerado por seu conteúdo.

Professor 3 perguntas: 1- A descoberta das ondas gravitacionais é uma evidencia indireta do graviton? 2-Qual relação (se existir) entre o bosson de Higgs e a relatividade geral? 3-que interação fundamental cria o campo de Higgs? abraço! 21/02/2016

1. Não. Pode haver onda gravitacional e não haver gráviton. Nem tudo tem que ser quantizado. Pode ser que a gravitação, assim como o espaço e o tempo não sejam quantizados. Então não há graviton. Ainda não há nenhuma indicação de que grávitons, de fato, existam. E a sua previsão não é dentro de uma teoria assentada, como a Relatividade Geral, que previu as ondas gravitacionais. 
2. Não há relação entre o bóson de Higgs e a Relatividade Geral.
3. A interação experimentada pelo bóson de Higgs e as demais partículas é a "interação de Higgs", própria dele mesmo e independente de todas as demais.

Acreditas que é possível atingir a paz mundial? 21/02/2016

Sim, claro. É uma questão de civilização. É preciso mudar a mentalidade das pessoas. Isso demandará várias gerações, isto é, alguns séculos, ou, até, milênios. Mas é possível se fazer um esforço por meio do processo educativo. Educar para a cooperação e não a competição. Isso é ESSENCIAL. Tem que acabar com o desejo de vencer, de derrotar, de conquistar o que o outro tem. Tem que desenvolver o desejo de unir, de ajudar, de compartilhar, de ser solidário. Se as pessoas, desde crianças, forem criadas assim, ao crescer vão ser adultos assim. Não todos, mas se a educação insistir nisso por séculos a fio, vai mudar.

gosta de artesanato? 21/02/2016

Gosto muito. Mas sou muito crítico. Gosto do que seja bem feito. Ou melhor, muito bem feito.

Na sua opinião, a nanotecnologia é uma boa área para uma especialização? No ponto de vista financeiro, claro. 21/02/2016

Infelizmente não tenho informações nenhuma sobre o retorno financeiro de qualquer atividade profissional, porque isso é um assunto que não me desperta o menor interesse em saber. Mesmo o meu próprio salário eu não me preocupo em saber quanto é.

Professor , se a energia cinética é uma escalar(tensor de ordem zero) então ela deveria ser invariante sobre transformações de coordenas , mas por exemplo quando uso uma transformode um sistema x e t para x' = x -vt e t' =t , temos (1/m)m(dx/dxt)² é diferente de (1/2)m(dx'/dt')² como conciliar iss 21/02/2016

A energia não é um escalar em relatividade. Ela é a componente temporal do quadrivetor momentum-energia. A transformação de Lorentz é uma transformação para o quadrivetor momentum-energia e não para a energia e o momentum (quantidade de movimento) separadamente.

Aula transcrita do professor Olavo criticando a “democracia integral”. Está de acordo com ele? http://shorttext.com/7400275f 21/02/2016

De forma nenhuma. Isso é que dá não entender de matemática, mesmo discutindo política. Uma democracia, além se ser um regime de três poderes, também é um regime em que os que preenchem esses poderes são escolhidos pelo povo em um processo eletivo (isso é uma parte essencial da democracia que ele não mencionou). Nesse processo eletivo é que se busca estabelecer um equilíbrio proporcional das forças, por meio dos partidos representativos dos vários interesses em jogo: trabalhadores, empresários, ruralistas, profissionais liberais e tudo o mais. O ideal é que esses partidos dividam o poder nas mesmas frações em que essas diversas categorias existam na sociedade. Então o 1 para 1 que ele diz é a razão dos representantes para seus representados em todas as categorias. Isso é o ideal e as categorias devem se empenhar para que consigam eleger representantes que perfaçam tal proporcionalidade. A matemática é a seguinte: se existe um deputado para cada 400 mil habitantes, e existem 1.200 juízes, então os juízes deveriam ser representados por 3 deputados. Democracia integral seria, pois, uma situação em que se conseguisse obter essa representatividade proporcional mais aproximada possível. Isso não é nenhum "fundamentalismo" e não vejo que mereça ser objeto de crítica nenhuma, pelo contrário, é algo que deve ser buscado, tanto pela legislação quanto pelo trabalho dos partidos políticos.

Pessoas poliglotas podem ser consideradas inteligentes? 21/02/2016

Sim, porque o aprendizado de vários idiomas requer bastante inteligência.

Qual é o conceito de alma na neurociência e na psicanálise? 21/02/2016

A neurociência não leva em consideração o conceito de alma e sim o de mente. Alma seria uma entidade de natureza não biológica e mente é uma ocorrência que se dá com a estrutura biológica do cérebro e seus anexos. A psicanálise tem uma corrente, a original de Freud, que não considera a existência de alma e tem outra corrente, inaugurada por Jung, que considera a existência de alma. Para mim a psicanálise, tanto a Freudiana quanto a Junguiana, é uma pseudociência.

É possivel acreditar em alma e não acreditar em deus? 21/02/2016

É. Isso acontece com os budistas, por exemplo.

O Brasil algum dia pode ser um país desenvolvido na sua opinião? 21/02/2016

Sim, mas vai demorar alguns séculos. Talvez, antes de chegar lá, os países já tenham sido dissolvidos e o mundo se tornado uma única unidade política.

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

o senhor acredita em alma? 21/02/2016

Se você já leu meus escritos pode concluir que não. Nem em alma nem em espíritos de qualquer natureza, inclusive, Deus. Procure o que tenho dito em meu blog:
www.wolfedler.blogspot.com

Como explicar a diferença entre comunismo e socialismo para um leigo? 21/02/2016

Já disse isso inúmeras vezes. Vou repetir. No capitalismo existem pessoas que possuem capital e são patrões e empregam pessoas que alugam o seu trabalho por um salário. No socialismo todo o capital está nas mãos de um único patrão, o governo, do qual todos são trabalhadores empregados assalariados. No comunismo o capital é distribuído por todas as pessoas e ninguém é patrão de ninguém, nem o governo. Todos são sócios e ninguém é empregado assalariado. A proposta original comunista, de Marx era se atingir o comunismo por meio de uma fase intermediária de socialismo, em que o governo seria exercido por meio de uma ditadura, dita "do proletariado", composta por representantes dos proletários. Mas isso não aconteceu e os membros do governo se converteram em uma classe de burocratas do partido dito "comunista" (porque, pretensamente, pretendia atingir o comunismo), que se tornaram tão opressores sobre o proletariado quanto os burgueses e aristocratas detentores do capital de antanho. Entrementes, o socialismo passou a ser chamado, equivocadamente, de comunismo e, até hoje, grande parte das pessoas quando menciona a palavra comunismo imagina um regime ditatorial e estatizante da economia, quando o verdadeiro comunismo não é nada disso, muito pelo contrário, é anti-estatal e totalmente democrático, inclusive, aspirando pela superação da democracia pala anarquia.

O que você acha das pessoas que praticam o mal, vivem uma vida ótima, morrem e nunca serão punidas pelo que fizeram? 21/02/2016

Que deram uma baita sorte. Mas, infelizmente, é assim mesmo. Do mesmo modo que há pessoas boníssimas que só levam prejuízos e, até são condenadas inocentemente. Isso todo é uma das provas da inexistência de Deus. A não ser que Deus seja, realmente, um malvado muito safado. Por isso é que eu acho que a sociedade tem que se munir de formas de impedir que essas pessoas pratiquem o mal e puni-las, quando o fizerem. Mas a nossa, com todas as suas leis, não é capaz dessa proeza. Isso só vai acontecer quando a civilização da humanidade permitir que se estabeleça uma sociedade completamente acrata (e, de preferência, como lambuja, comunista).

Professor, vc consegue ver coisas boas até nas coisas mais terríveis? 21/02/2016

Não. Tem coisas terríveis que não têm nada de bom mesmo. Mas, em geral, as pessoas que defendem coisas terríveis ainda guardam um resquício de bondade que pode ser resgatado. Isso eu sempre procuro fazer.

Se você conhecesse alguma igreja/grupo religioso/etc (hare Krishna, por exemplo) que você gostasse da companhia de lá, do ambiente, das músicas, etc... Você frequentaria, mesmo que você não acreditasse em todo aquele "ritual" religioso deles? 21/02/2016

Seria difícil, porque eu sou uma pessoa muito polemizadora e, então, eu iria contestar as crenças deles que eu discordasse e o ambiente não ficaria agradável. Realmente eu não engulo e não fico calado quando presencio uma pessoa dizendo besteira. Mesmo sendo muito educado, eu sou muito franco. Jamais agrido pessoalmente a pessoa dizendo que ela seja burra ou ignorante. Mas mostro com todos os pingos nos ii, como ela está equivocada em suas convicções. E isso, numa platéia em que todos, menos eu, são partidários das convicções que eu estou combatendo, não é uma situação nada agradável.

Alguém que tenha um pouco de dificuldade em física e matemática (graças a um ensino ruim na adolescência, falta de incentivo, etc), mesmo que tenha essa mesma dificuldade durante o bacharelado de física, pode vir a se tornar um ótimo físico? 21/02/2016

Pode, mas vai ter que vencer essa deficiência e isso é um trabalho bem árduo, que consumirá um grande tempo adicional de estudo. Física depende muito de matemática mesmo e não há como escapar. E não é essa matematicazinha elementar do Ensino Médio. Só que toda a matemática de nível superior depende da compreensão de toda a matemática do Ensino Médio que, por sua vez, depende de toda a matemática do Ensino Fundamental. Essa é uma característica da matemática que causa grandes atapalhações nos alunos. Ela é uma matéria completamente sequencial e cumulativa. Não tem como ser de outra forma.

Se a homossexualidade, fosse de fato, algo que pudesse escolher (sabemos que não é), só por isso deveria ser proibida? 21/02/2016

Não. Mas é possível que se tenha o comportamento homossexual por escolha sim, mesmo tendo a orientação pessoal heterossexual. Do mesmo modo que todas as demais formas de comportamento sexual. Quando se trata de uma orientação nata, diz-se que a pessoa é heterossexual, homossexual, bissexual, assexual ou polissexual. Se a pessoa tem o comportamento sexual não correspondente a sua orientação nata, então diz-se que ela é heterossexualista, homossexualista, bissexualista, assexualista ou polissexualista. Por exemplo, os padres católicos, mesmo sendo heterossexuais, fazem votos de castidade e se tornam assexualistas (quando cumprem os votos). Da mesma forma que uma pessoa homossexual pode levar a vida de forma heterossexualista por não conseguir enfrentar a família e a sociedade. Então há o comportamento nato e o comportamento por escolha. Ambos são válidos, se a escolha é livre. Se uma pessoa naturalmente heterossexual quiser ter um comportamento homossexualista, ela tem todo esse direito e isso não é nada que deva ser proibido. A liberdade de comportamento sexual tem que ser total na sociedade, sem que se faça o menor reparo a respeito. E isso tem que ser de forma franca e aberta, de conhecimento público e sem que ninguém faça a menor objeção a respeito. Assim é que se tem uma sociedade civilizada. Isso inclui, inclusive o comportamento polissexual, isto é, da pessoa que mantenha relacionamentos estabelecidos, conhecidos e consentidos por todos os envolvidos e pela sociedade com mais de um parceiro amoroso e sexual, seja de que sexo for.

Olavo acabou de postar no face deles frases como: "Expulsar comunistas da sociedade" e "Atirar na cara deles seja em público ou não" Oq acha disso? 21/02/2016

O Professor Carvalho parece que está acometido de demência mental. Uma pessoa só pode ser privada do convívio social, isto é, ser presa, se cometer um crime, ou seja, uma ação nociva a alguma outra pessoa, à sociedade, ou mesmo, à natureza. Comunistas e Socialistas (que, em geral são confundidos) não fazem nada disso. O que eles querem é que a sociedade se organize do modo como eles acham que seja o mais benéfico para todos. Da mesma forma que os nazistas e fascistas, bem como os democratas, capitalistas, anarquistas e outras concepções políticas ou econômicas. Enquanto eles defenderem seus ideais e praticarem ações para alcançá-los que não sejam criminosas, eles todos têm o pleno direito de defender seus pontos de vista e de agir para que sejam estabelecidos de fato. Atirar na cara de comunistas, socialistas, nazistas, fascistas, capitalistas, anarquistas, bem como católicos, protestantes, espíritas, muçulmanos, hinduístas, budistas ou de qualquer outra concepção ideológica, se a pessoa não comete crime nenhum por defendê-la, isto sim, é um crime. E mesmo que alguém aja criminosamente, não se tem o direito de matá-lo, exceto em legítima defesa, no momento em que se enseja um ataque da outra pessoa sobre nós. Nem preventivamente se pode matar um suposto assassino nosso.

Devemos ser bons por que é bom ser bom? 20/02/2016

Sim, porque a bondade é um valor intrínseco. E porque assim o é? De onde a ética tira que o bem é bom e o mal é mau? Do fato que que o bem promove alegria, felicidade, satisfação, prosperidade, enquanto o mal promove tristeza, infelicidade, insatisfação, prejuízo. É os seres sencientes, como o ser humano, se comprazem com a alegria, felicidade, satisfação e se ressentem da tristeza, infelicidade, insatisfação. Então, ser bom e fazer o bem é o que difunde esses valores positivos para serem aproveitados pelo maior número de seres. Pode ser que algum ato promova o bem de alguém em detrimento do bem de muitos. Então não é eticamente correto.

A energia potencial nuclear é transformada em energia cinética na fusão nuclear? Mas e a energia radiante vem da massa das partículas envolvidas certo? 20/02/2016

Tanto a energia cinética das partículas ejetadas quanto a energia radiante produzida provêm, em sua maior parte, da energia que se obtém pela redução da massa dos produtos em relação aos reagentes. Parte delas também se deve à energia potencial nuclear, mas isso é muito menos.

https://www.youtube.com/watch?v=tibxfm11RRY Qual é a sinfonia que toca nesse vídeo? 20/02/2016

No minuto 2 do vídeo eu mostro os CD's que estão tocando. Mas não sei precisar qual delas. Me parece que é o primeiro movimento da sinfonia nº 2 em ré menor de Prokofiev, com a Royal Scottish Orchestra regida por Neeme Järvi:


Quando algo cai dentro do buraco negro, a massa do buraco negro aumenta na mesma proporção? 20/02/2016

Sim. A massa do que ele absorve é adicionada a sua massa.

Comente: uma pessoa, cujo sobrenome é "Guerra", por exemplo, poderá desenvolver mais facilmente um espírito irascível, em detrimento daquela cujo sobrenome, ou designador rígido, é "Da Paz".

Não. O nome ou sobrenome são completamente convencionais. Não têm o menor significado em relação à personalidade da pessoa. Pelo fato de se chamar "Guerra" ninguém é mais ou menos belicoso do mesmo modo que, pelo fato de se chamar "da Paz", ninguém é mais ou menos pacífico. Uma pessoa negra pode se chamar "branca" e assim por diante.

Você diz que "Ernest" significa "sério", e que sua personalidade corresponde ao significado de seu nome. Devemos, então, indagar se todos os nomes próprios, enquanto Designadores Rígidos, edificam dos traços de personalidade — em todos os mundos possíveis? Tenha uma tarde excelente. 19/02/2016

De modo nenhum. No meu caso é uma coincidência. O nome que uma pessoa tem é uma escolha arbitrária de seus pais que não tem nada a ver com a personalidade que a pessoa vai possuir na vida, que é devida à sua carga genética e às suas interações com o mundo enquanto vai crescendo.

Ernesto, engenharia aeroespacial ou física? Como fazer a escolha correta? 20/02/2016

Depende de sua cosmovisão. Para mim, Física sem a menor dúvida. Porque o que me move é saber como o mundo funciona e não que utilidade isso possa ter. Já um engenheiro se foca mais nas aplicações, no que o conhecimento tem de utilidade.

Professor, se as ondas gravitacionais eram apenas hipotéticas, por que a Teoria da Relatividade era, antes, chamada de teoria? Não era para ser hipótese da relatividade? 20/02/2016

Não. Porque as ondas gravitacionais não consistem no fulcro da teoria da relatividade. O fundamental é que ela propõe que o espaço e o tempo são unidos em uma única entidade e que essa entidade tem uma geometria intrínseca que possui curvatura e essa curvatura (do espaço-tempo e não do espaço) é que determina o efeito da gravidade. Isso foi confirmado observacionalmente poucos anos após a proposta da teoria. As ondas gravitacionais são um corolário.

Na sua concepção, o que havia antes do big bang? 19/02/2016

Havia um campo indiferenciado que, para mim, surgiu imediatamente antes do Big Bang, que foi a súbita expansão do espaço que continha esse conteúdo. Antes que esse conteúdo surgisse, não havia nada. Nem espaço vazio sem conteúdo. O surgimento desse conteúdo, cujo espaço continente passou a expandir, dando azo ao surgimento do tempo, se deu sem nenhum motivo, nenhuma razão, nenhuma projeto, nenhuma causa, nenhum propósito e nada de que pudesse ser proveniente. Isso não contraria nenhuma lei da natureza existente, pois essas leis se aplicam ao que existe e como nada existia, nem leis havia. O surgimento do Universo foi, pois, um evento único e inteiramente fortuito, completamente desprovido de necessidade. Poderia não ter havido e se continuaria a não se ter nada: nem conteúdo, nem espaço (nem vazio) e nem tempo. A propósito, atualmente, esse conteúdo consiste de matéria, radiação e campo. Mas ao surgir era só campo.

http://vinnyjaniski.blogspot.com.br/2016/02/a-ciencia-e-religiao-podem-se-misturar.html Pode dar sua opinião sobre minha postagem no meu blog? 19/02/2016

Você está correto. É isso mesmo!

Professor, tenho 19 anos e preciso arranjar algum jeito de ganhar dinheiro, pois quero muito visitar Dublin e Veneza (isso de início), e comprar uma Harley Davidson Iron 883. Alguma dica? :( 19/02/2016

Não sou a pessoa indicada para recomendar formas de ganhar dinheiro, pois é o tipo de trabalho que não sei fazer.

A densidade de energia diminui com o tempo? E isso significa aumento na entropia do universo? 19/02/2016

Sim. Tanto uma quanto a outra.

De qual teoria você é adepto sobre o universo? Supercordas? Multiverso? Alguma outra? 19/02/2016

Considero que a Teoria do Big Bang, dentro da Relatividade Geral, é a que, por enquanto, melhor se adequa às observações disponíveis. Tanto as propostas de teorias de multiversos quanto de supercordas não possuem embasamento observacional que as confirme. Do mesmo modo que a do "laço gravitacional" ou a do "Universo rebotante".

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails