sábado, 19 de dezembro de 2015

As obras-primas devem ter sido geradas por acaso; a produção voluntária não vai além da mediocridade." (Carlos Drummond de Andrade) - O que acha?

Discordo. Muitas obras primas foram resultado de dedicação voluntária ao trabalho árduo e, até, tedioso. Muitos escritores, compositores, pintores, escultores se debruçavam sobre suas obras horas intermináveis, burilando, retocando, desfazendo, refazendo, recomeçando. Claro que sem a faísca de genialidade não se produziria nada de grandioso. Mas a genialidade e o talento, sem a proficiência, a dedicação, o empenho e o esforço não são suficientes para a produção de obras primas. Da mesma forma que o domínio técnico, por maior que seja, sem o talento e a genialidade não produzem nada glorioso. Isso também se aplica ao trabalho científico.

Concorda com tudo que Freud disse?

De modo nenhum. Aliás, discordo mais do que concordo. Mas concordo com vários temas. Dissertar sobre tudo é um trabalho demorado que não me disponho a encetar no momento.

Professor, você considera que a gravidade é realmente uma força e que existem os gravitons, como a maioria dos físicos defende, ou prefere a tese de que ela é uma curvatura no espaço-tempo?

Considero que a gravidade seja uma manifestação da curvatura do espaço-tempo e não uma interação. Portanto excluída da possibilidade de unificação com as demais interações.

O que pensa do MBTI?

Ainda não fiz uma análise de seus pressupostos e de seu mecanismo de atribuição de classificações a partir das respostas para poder fazer um comentário fundamentado.

Aprender cálculo é mais difícil do que a matemática do ensino médio? (considerando que já se domina a do médio)

Não. O nível de dificuldade, a partir do domínio do conhecimento prévio, é o mesmo do que aprender trigonometria, funções exponenciais e logarítmicas, polinômios, números complexos e geometria analítica. Inclusive é semelhante.

Vc teria coragem de adotar porcos para viverem com seus cachorros?

Certamente que sim. Porcos são inteligentes e amistosos tanto quanto cachorros. Meu pai, em criança, tinha um porco de estimação. E eles não são emporcalhados como se diz. Só ficam assim porque quem os trata não cuida deles como se cuida de cachorros.

Professor, você sabe qual é o seu perfil segundo os conceitos das personalidades do MBTI?

O resultado desse teste de personalidade, para mim, deu INFP-A, isto é:
MEDIADOR
Mas não sei se concordo não. Já o fiz outras vezes e deu diferente. Só não me lembro qual foi o resultado.
8% introvertido
71% intuitivo
40% sentimento
39% explorador
51% assertivo

você fala que o feminismo e o comunismo está distorcido hoje em dia, mas e o anarquismo? gostaria de saber mais sobre..

O que está distorcido são os conceitos. O mesmo se aplica ao anarquismo. Considera-se que anarquismo seja uma situação de completa desordem, desentendimento, inoperosidade, bagunça mesmo. Em verdade, anarquismo não é nada disso. É uma situação em que a sociedade se articula e funciona dentro da mais perfeita harmonia e ordem sem mando e nem obediência. Anarquia significa ausência de governo. Não significa desorganização. Tudo acontece por consenso e coordenação. É o suprassumo da civilização humana, cujo atingimento demandará muitas décadas, vários séculos ou, até, alguns milênios para ser atingido. Mas que é preciso envidar os maiores esforços no sentido de se caminhar para isso, mesmo que não se aufira, por enquanto, proveito nenhum.

a astrologia é uma grande farsa, mas o que pode comprovar que ela realmente não funciona?

Os levantamentos estatísticos. Isso é tranquilo e a derruba fragorosamente.

Ernesto, um gráfico apresentado em uma questão também é um texto?

Há quem considere que sim e há quem considere que não. Eu considero que não. Considero que texto seja apenas a linguagem comunicativa por meio de palavras. Assim a comunicação por meio de imagens e sons (ou odores, toques, sabores) que não sejam palavras, para mim, não é texto.

Qualquer pessoa pode aprender matemática?

Depende do nível de matemática considerado. Existe certa capacidade intelectual necessária para se apreender cada nível matemático. Isso se correlaciona com a capacidade para o aprendizado de outros conteúdos também. Todavia acontece de haver pessoas que conseguem aprender outros conteúdos em nível de complexidade bem elevados mas não fazem o mesmo em matemática e vice versa. Se se considerar aprender matemática como aprender matemática até o nível mais aprofundado que possa existir eu diria que não é todo mundo que seja capaz não. Mas isso não vale só para a matemática.

Mas professor, se o vácuo é ausência de matéria, então deveria ser ausência de neutrinos também certo? Então no vácuo do espaço além de conter radiação e campo, há neutrinos também (matéria)?

Em verdade o vácuo é a ausência de matéria, exceto neutrinos. Eles estão presentes no vácuo. O que não está presente são os outros léptons (elétrons, muons e taos), bem como os mésons e bárions, No vácuo podem existir fótons, neutrinos, campos estáticos (não quantizados) e gravitons. Não vão existir glúons e nem Ws e Zs porque os primeiros só se encontram dentro dos mésons, bárions e núcleos e os últimos decaem rapidamente.

1) Gauss chegou a publicar algum livro ? 2) Vale a pena comprar o "Principia" de Newton ?

http://www.oocities.org/es/matesbueno/articulos/disquisitiones.jpg
Quanto aos "Principia", depende de seu interesse. Se for para aprender mecânica clássica é melhor adquirir um livro moderno. Se for para conhecer o desenvolvimento histórico da Física, então compensa adquiri-lo.

Tá, e o que você acha disso então ? https://www.youtube.com/watch?v=731aI5SHqjA

Discordo totalmente. Claro que se pode e se deve aproveitar e gozar os prazeres da vida. Mas não priorizá-los em relação ao que seja necessário e requerido como responsabilidades e cuja não feitura decorra em prejuízo para outrem, para a sociedade e, até, para si mesmo. Como dizia minha mãe: "primeiro a obrigação depois a diversão". O procastinador é um fraco de caráter. Mesmo que seja um excelente artista.

Quanto tempo é necessário para ser realmente bom em algo?

Depende de que algo seja. Se for andar de bicicleta ou jogar xadrez. Se for aprender sânscrito, resolver o cubo de rubik ou pular corda. Não há uma resposta para essa questão, pois depende, também, da capacidade de cada pessoa.

"o homem nasce bom,a sociedade o corrompe" o que acha dessa frase atribuida a rousseau?

Discordo. O homem, por natureza, tanto é capaz de bondades quanto de maldades. A sociedade, como um grupamento de seres humanos, reflete essa condição. Ela pode fazer aflorar no homem tanto suas melhores quanto suas piores qualidades. Há quem não se corrompa por mais que seja instigado pelas injunções que a sociedade lhe apresente na vida e há os que, justamente, são os corruptores. Portanto, nem se pode dizer que o homem seja intrinsecamente bom ou mal. E nem que a sociedade seja necessariamente corruptora. Ela também pode prover incentivos à virtude.

Neutrinos são matéria? E mesmo durante a noite, há trilhões atravessando nosso corpo?

Sim. Neutrinos são matéria. São férmions. Não são mensageiros de interações. Os neutrinos do Sol atravessam a Terra com a maior facilidade e, portanto, penetram o nosso corpo mesmo à noite. E não fazem mal nenhum.

O ser humano inventou o conceito de bondade e maldade?

Todos os conceitos foram inventados pelos seres humanos. Mas eles coincidem com coisas, fatos, situações, ações, relações, propriedades ou o que seja que se dê na realidade. Portanto os conceitos de bem e mal e o que daí decorre foram abstraídos de ocorrências reais. Bem foi conceituado como concernente às situações que promovam prazer, alegria, felicidade, lucro, satisfação e outras do gênero, enquanto mal ao que provoque dor, tristeza, infelicidade, prejuízo, insatisfação e similares. Tudo isso são ocorrências reais às quais a mente reage com essas respostas. A bondade é pois a predisposição para se agir no sentido de promover o bem enquanto a maldade seria a predisposição a agir de modo a provocar algum mal. Esses conceitos, pois, foram inventados para corresponder a situações reais. Ou seja, de fato há bondade e ha maldade nas pessoas.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails