sábado, 2 de janeiro de 2010

O Valor da Pessoa




Uma pessoa humana pode ter valor em razão de vários fatores. Pode valer pelo que possua de riqueza e bens materiais, ou mesmo beleza, força ou inteligência, pois assim será capaz de propiciar a satisfação da maioria de seus desejos e pode, se for generosa, fazer o bem a muita gente. Mas pode também ser motivo de desgraça e sofrimento, se sua riqueza tiver sido auferida de forma fraudulenta, corrupta ou violenta. Mesmo sem ser possuidora de riquezas materiais, ela pode auferir seu valor pelo poder que seja capaz de exercer, como mandatária política, militar, religiosa, empresarial, sindical ou de outra ordem. Tal poder de mando também lhe capacita a satisfazer muitos desejos e de fazer o bem ou o mal, pelas mesmas razões de quem seja rico.

Tais valores, contudo, são efêmeros, pois riqueza e poder são passageiros e quem já mandou muito pode acabar enforcado ou guilhotinado, muitos ricos terminaram na miséria e a força, a beleza e a inteligência fenecem com a velhice.

Outra fonte de valor é o saber. O conhecimento é capaz de exercer um grande poder, mesmo sem que seu possuidor seja rico ou detenha algum tipo de mando. Esta foi e ainda é a fonte de poder dos feiticeiros, pagés, xamãs e dos sacerdotes de todos os tipos, mesmo nas arquicivilizadas religiões católica, evangélicas, judaica, islãmica, hinduísta, budista e todas as que, ainda hoje, valem-se da credibilidade do povo em seus pretensos saberes exarados nas suas sagradas escrituras e nos pronunciamentos de seus insígnes profetas e patriarcas. Muitos estão sinceramente convencidos da verdade e do valor deste conhecimento e o usam para o bem. Outros o desdenham, mas o usam para proveito próprio, em prejuízo dos crentes. Tal tipo de poder também é exercido pelas pseudociências, como a astrologia, por exemplo. Este poder também não confere valor a quem o possua, pois sua validade não está em si mesmo, mas na credulidade que lhe é atribuída, coisa que também pode se evanescer.

O saber, contudo, pode exercer um poder legitimado na veracidade de seu conteúdo, comprovado e evidenciado pelas ciências de todos os matizes. Pode-se dizer que uma pessoa que detenha conhecimento científico ou habilidades tecnologicas e humanistas, realmente possui um valor que não pode lhe ser retirado. Da mesma forma ele pode ser usado para promover o bem ou o mal, caso em que o valor de quem assim dele faça uso fica prejudicado. Mas, de modo geral, o conhecimento é um grande fator de disseminação do bem e erradicação do mal, que, em geral, lhe devota grande repulsa.

Grande valor também possui a pessoa de ação. Aquela que faz, que lidera e executa projetos de repercussão benéfica para a população. Aquela que empreende, que não tem preguiça, que é solidária, participativa, entusiasta, congregadora de esforços, mas também operosa, incansável, articuladora, planejadora e executora. É claro que alguém pode ser isto tudo em projetos maléficos para a comunidade como um todo e destinados apenas ao lucro de sí mesma ou de grupos restritos, como acontece com o crime organizado e o tráfico de drogas. Como fica o valor dessa pessoa?

O que se pode depreender de tudo o que se comentou atá agora é que o valor da pessoa não está no que ela tem, nem no que pode, no que sabe ou no que faz. Então está em quê? Está no que ela é!

Mas ser o quê? Para entendermos isto há que reflitemos no sentido que se está dando ao "valor" da pessoa. Este valor está aquí colocado de forma deontológica, isto é, ética. Trata-se do valor em termos do quanto de bem a pessoa é capaz de mostrar que é capaz de fazer. Então o que importa que ela seja não é rica, nem poderosa, nem sábia, nem operosa. É claro que tudo isto pode colaborar, e muito, para seu valor. O verdadeiro valor, porém, está em seu caráter. É pelo caráter que se mede a capacidade de fazer o bem, de ser bom, nobre, justo, honesto, sincero, generoso, altruísta em tudo o que faça, especialmente em seu relacionamento com os outros seres, não só humanos, mas que também seja um batalhador combativo, corajoso, destemido e heróico na luta pelo prevalecimento do bem e erradicação do mal.

Então, que essa pessoa possa ser rica, poderosa, sábia e operosa, pois ela sempre o será em prol do bem, da justiça, da paz, da harmonia e do estabelecimento de um mundo em que prevaleçam sempre o amor, a alegria e a felicidade entre as pessoas, em comunhão com a natureza. Caso contrário, de nada vale a riqueza, o poder, o conhecimento ou a disposição para trabalhar. Por outro lado se alguèm possua tais qualidades de caráter mas seja pobre, humilde, ignorante e sem iniciativa, seu valor, como pessoa, será muito maior do que o de quem seja rico, poderoso, culto ou empreendedor, se não os possuir. Na verdade é o amor e, por amor, se entende querer o bem, que dá valor a qualquer pessoa. Amar o máximo possível ao maior número de seres é a verdadeira meta capaz de dar significado à vida de qualquer pessoa, pois amando se fará sempre o bem e se será sempre justo e honesto. Nisto, em suma, é que consiste a verdadeira sabedoria.

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Cultura e Ciência


Costuma-se entender por cultura (não na acepção antropológica) um cabedal de erudição linguística, literária, poética, histórica, filosófica, psicológica, sociológica, econômica, política, administrativa, empresarial, jurídica, religiosa, musical, teatral, cinematográfica, artística ou de outras áreas das ditas "humanidades". A pessoa culta, ou "intelectual" é considerada ser alguém versado, fluente, articulado e capaz de bem argumentar sobre esses temas em qualquer discussão. Todavia não lhe é exigido e nem lhe é imputado como demérito, na qualidade de intelectual, não entender de ciências como matemática, estatística, física, química, cosmologia, astronomia, geologia, meteorologia, geografia, biologia, genética, evolução, medicina, neurociências, agronomia, zootecnia, mecânica, eletrônica, engenharias e tecnologias em geral.

Para mim esta é uma terrível inversão de valores, que leva a sociedade a ter uma visão incompleta e, até mesmo, distorcida, da realidade do mundo em que se encontra inserida. Pelo menos no nível do Ensino Médio, é preciso que advogados, negociantes e todos que lidam com as humanidades tenham sólidos conhecimentos de ciências exatas e biológicas, que médicos, dentistas e quem mexa com ciências biológicas o tenham em exatas e humanidades da mesma forma que engenheiros, físicos e técnicos da área de ciências exatas transitem facilmente nas humanas e biológica (repetindo, no nível do Ensino Médio, que é simplesmente o básico para todo mundo). Sem mencionar que a fluência retórica, dialética e textual precisa ser um domínio comum a todo cidadão.

Não sendo assim, como poderá alguém emitir uma opinião embasada sobre qualquer tema candente que envolva conhecimento fora de sua área específica? Como saber se o desvio do Rio São Francisco é bom ou mal? E o uso de células tronco embrionárias? E a responsabilidade humana pelo aquecimento global? Quem não entenda o básico desses assuntos ficará à mercê das opiniões de especialistas ou oportunistas, que defendem, muitas vezes eristicamente, sua posições numa babel desconcertante de possibilidades.

O fato de não ser da sua área não é desculpa para não entender análise sintática, logarítimos, progressões geométricas, termodinâmica, eletrônica, bioquímica, genética, oriente médio, "El niño", mais valia, silogismo ou o que for. E quanto ao Inglês, não se pode admitir que alguém que possua nível superior, pelo menos, não seja capaz de ler sem problemas um texto em inglês, senão não vai conseguir fazer nenhuma busca relevante de conteúdo pela internet.

Para isto é que o ingresso nas Universidade pede uma exame geral do todos os conteúdos. Alíás, é o que bastaria, sendo inteiramente dispensável uma avaliação por área de estudo. O ingresso ao Nível Superior precisa apenas avaliar a saída do Nível Básico. Mas não pode se ater à exigência mínima de apenas 30%. Este mínimo teria que chegar, pelo menos, a 60%, sendo ideal uns 80% para capacitar alguém a fazer curso superior.

A Educação Básica, por sua vez, tanto no Nível Fundamental quanto no Médio, nas escolas públicas e privadas, precisa cumprir a sua parte e colocar na praça uma meninada com aproveitamento mínimo de 80% em todos os conteúdos, aferido de forma inteligente e honesta. Como fazer isto? Esquecendo o que cai nos vestibulares e praticando um processo de ensino-aprendizagem voltado para o que verdadeiramente seja necessário para a vida. Fazer o menino e a menina pegarem gosto pelo conhecimento de forma que eles queiram, de fato, aprender conteúdos e habilidades, para formar competências fortemente vinculadas às necessidades da vida, expurgando os conteúdos inúteis e fazendo da atividade discente uma coisa lúdica, excitante, tão prazerosa como um videogame ou tão gostosa quanto namorar.

Isto poderá ser conseguido quando a remuneração docente for, não apenas digna, mas ATRAENTE, de forma que as melhores cabeças PREFIRAM ser professores do que médicos, engenheiros ou advogados, porque GANHARÃO MAIS. Quanto? Pelo menos CINCO MIL REAIS para início de carreira, com dedicação exclusiva, chegando ao fim de carreira com uns VINTE MIL REAIS, na Educação Básica. E isto precisa começar já, neste ano de 2010, para que consigamos um progresso em TRINTA ANOS, quando todo o corpo docente hoje existente já estiver aposentado. De onde virá este dinheiro? De tudo o que não será usado para pagar suborno, propinas, superfaturamentos, desvios escusos e tudo quanto é tipo de condutas imorais. Como conseguir isto? Candidatando-se VOCÊ, a vereador e deputado e trabalhando sem esmorecer para a moralização da coisa pública, estando disposto a dar milhares de murros em ponta de faca, a sofrer perseguições e represálias e, quem sabe mesmo, ser assassinado por combater a corrupção.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

A importância do Amor




Texto extraído do Perfil do Orkut de minha amiga Mari Gomes

"Descobri muito cedo que a coisa mais importante da vida é o amor...e que tudo o que as pessoas desejam é alguém que as ame de uma maneira forte e constante. Com aquele tipo de carinho que dispensa palavras. Que não fica criticando o tempo todo, mas que é um braço estendido na hora em que a gente mais precisa. Encontrar alguém que ama assim, é uma alegria e põe a gente feliz, sorrindo pra vida. Há pessoas que têm o dom de levar a beleza por onde elas passam...parece que carregam na boca um pedaço do céu e os seus rostos têm a clareza e o frescor de uma manhã de sol. São frascos de perfume que mesmo quebrados exalam a mais encantadora fragrância: o amor.
Acho bonito quando os sábios dizem que é pela inteligência e caráter que a pessoa resplandece as qualidades que têm. Só não consigo concordar inteiramente. Não por oposição, mas por insuficiência. Porque o caráter e a inteligência podem impressionar, mas é o amor que damos a alguém que nos faz brilhantes e inesquecíveis em sua vida. Não basta ser inteligente...ter caráter não chega; é preciso amar. Porque o amor torna as pessoas indispensáveis. Se eu amo, eu preciso de você...e isso me faz melhor. Se eu amo, passo a gostar mais da sua voz do que da minha...então, calo para você falar, e ao escutar estarei amando. Por isso, se você quiser acender um sorriso, iluminar um coração ou acordar a esperança em alguém, precisa lembrar de uma coisa: as pessoas se alegram com sua inteligência, apreciam o seu caráter, mas precisam de seu amor. O amor tem o poder de transformar todas as coisas e destrancar todas as portas. Só ele faz luzir nossos talentos e resplandecer quem a gente é. Então, se você calar, cale com amor; se gritar, grite com amor; se corrigir alguém, corrija com amor; se perdoar, perdoe com amor. Se você tiver o amor enraizado em você, diz um antigo profeta, nenhuma coisa senão o amor serão os seus frutos...e todos se aproximarão. E, aos que perguntaram porque nessa ou naquela circunstância agimos assim, como será gostoso responder: É QUE O AMOR LUZIA EM MIM!"

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