sábado, 28 de abril de 2012

Há alguns projetos científicos que pretendem criar vida sintética. Qual sua opinião a respeito?

Inteiramente a favor da pesquisa e completamente desejoso do seu sucesso. Acho uma maravilha conseguir produzir um ser vivo de acordo com especificações desejadas. Excelente para a agricultura. Tem problemas ético? Sim, gravíssimos e dificílimos de resolver. Nada impede que sejam resolvidos e a pesquisa encetada. Acho que o homem e as espécies inteligentes que lhe sucederem na evolução têm todo o direito de investigar e tentar fazer qualquer coisa. Até construir universos artificiais completos como o nosso. Imagine como será o progresso quando a humanidade já tiver alguns milhões de anos de existência. Hoje só temos 200 mil anos, sendo 10 mil de civilização e 500 de ciência.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Enquanto jovem, como saber qual é o caminho "certo" a se seguir?

Examinando tudo com bastante interesse e curiosidade. É bom se inteirar de todas as religiões e dos argumentos ateístas para se decidir por alguma ou nenhuma. Visite os templos delas e converse com os sacerdotes, pedindo-lhes explicações da doutrina. Diga que está considerando qual adotar. Há sites na internet sobre todas elas. Quanto às profissões, tem que ver o que lhe é mais cativante fazer. Ser negociante? fazendeiro? piloto de avião? artista de teatro? advogado? professor? de quê? médico? funcionário público? político? engenheiro? cientista? músico? escultor? escritor? jornalista?... Inteire-se dessas atividades. Não faça a escolha pelo rendimento e sim pela satisfação. O certo é o que te fará feliz. E não se esqueça de que, acima de tudo isso, o mais importante da vida é amar e ser amado. Sinta bem se a pessoa que te cativa é a que você quer e gosta mesmo. Não hesite em mudar se pressentir que algo está faltando. Mas seja sempre gentil e carinhoso e nunca magoe uma menina, mesmo que ela faça isso com você. E lembre-se: o amor não é exclusivista. É possível que você ame a mais de uma, bem como seu amor ame a mais de um. Isso é normal. A sociedade exige que se faça uma escolha. Mas você pode arrostá-la e mudar esse comportamento, ficando com mais de uma e deixando sua amada ter mais de um, se isso é que fizer você felizes. Desde que, é claro, todos tenham conhecimento e estejam de acordo com o arranjo. Mentira é inadmissível.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Quem possui maior capacidade de entendimento: Um físico ou um filósofo?

Depende da pessoa. O físico tem que ter um bom conhecimento de filosofia e o filósofo um bom conhecimento de física. E traquejo em circular por ambas. Acho mais fácil um físico vir a entender muito de filosofia, em abrangência e profundidade do que um filósofo de física. Só sei dizer que saber de uma sem saber da outra é uma deficiência grave. Sem esquecer a matemática (álgebra, geometria, análise e topologia). É um erro considerar filosofia como da área de ciências humanas. Filosofia abrange tudo. É uma meta-ciência. Outro tema importante para o filósofo conhecer é biologia. Especialmente evolução e neurociências. Senão acaba dizendo besteira.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Não sou nenhum gênio, mas gostaria de ser Físico. Entretanto, tenho medo de não ter tempo para realizar alguns dos meus desejos pessoais, como viajar pelo mundo em busca de lugares "inabitáveis". Tenho 16 anos, e não sei, o que seguir?

Você pode conciliar as duas coisas com uma condição. Que seja suficientemente inteligente para aprender tudo que é dado no curso de física sem ter que estudar muito. Quem não é muito inteligente perde muito tempo estudando para entender e compreender o que uma pessoa muito inteligente capta num instante e não precisa de tanto tempo de estudo. Isso parece ser uma crueldade, mas a minha experiência didática de mais de 40 anos de magistério me mostrou que uma grama de inteligência vale mais do que um quilo de esforço. É a realidade. Física é um dos cursos mais fascinantes que você pode fazer. Em todas as sete "Aulas da Saudade" que dei para os formandos do Bacharelado em Física eu sempre disse a razão que me levou a ser Físico. Porque eu queria entender como a natureza funciona e ensinar isso para os outros. Um físico é capaz de entender muito de matemática, computação, química, biologia, geologia, astronomia, cosmologia. Até de artes, música, literatura, filosofia e muitos assuntos com razoável extensão e profundidade. Mas a recíproca é muito rara. Por isso eu recomendo a todos os querem realmente entender de muita coisa, que estudem física. É a melhor opção. Só não podem ter interesse em ficar ricos. Esquece disso.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Até que ponto gostar da Física no Ensino Médio me garante a satisfação em fazer um Bacharelado nesta área?

Depende. A Física do Ensino Médio é uma pálida ideia da Física que um pesquisador trabalha. Para você saber que, realmente, tem pendor para ser um Físico, você tem que demonstrar uma curiosidade sem limites e um interesse superlativo por muitos assuntos que nunca são abordados nas aulas do Ensino Médio, como a Física das Partículas Elementares, a Física da Eletrônica dos semicondutores, Raios Laser, Mecânica Quântica, Teoria da Relatividade, Origem do Universo, Estrutura das Estrelas. E meter a cara para saber tudo a respeito de tudo o que acontece na natureza, sem se preocupar se cai no vestibular, se cai na prova, se vale nota e essas picuinhas sem a menor importância. Tem que ser fissurado por entender o funcionamento profundo da natureza e viver atazanando os professores para te explicar tudo muito além do que é dado em aula. Assim você será uma pessoa com disposição para enfrentar o estudo árido e sufocante da Física e da Matemática que são necessárias para compreender tudo isso, que são muito, mas muito mesmo, mais difíceis do que essa fisicazinha moleza do Ensino Médio.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Diga um ideal que você acha válido sacrificar a própria vida.

Completando a resposta dessa pergunta:

Para salvar um inocente da morte. Para promover a liberdade de um povo oprimido. Pelo prevalecimento do bem e a erradicação do mal. Pela cruzada contra a ignorância, o preconceito, a intolerância. Pela difusão do conhecimento, do saber e da sabedoria. E, principalmente, por um grande amor, Um que seja maior que o amor por si mesmo, como o amor por um filho ou por aquela mulher que é tudo na vida para você, sem o amor da qual você, simplesmente, não vive. Isto é, você deu sua vida por esse amor. Vale a pena? Vale! Sem a menor dúvida. Eu sei porque eu vivo. Uma vida sem um grande amor não é uma vida. É só a manutenção do funcionamento do organismo. Mesmo não acreditando eu Deus eu vejo que somos uma espécie que a evolução dotou da consciência de transcendentalidade da vida. Isto é, se na natureza a razão da vida é apenas viver, para nós, humanos, é muito mais do que isso. É viver de modo que a vida tenha significado. Significado para si próprio, para os outros, para o mundo, para a natureza. Significado que nos apascenta a mente, que nos confere a satisfação de sentir que fazemos diferença para o mundo. Mas, sem amar e ser amado, tudo fica cinza, vazio, silencioso, gelado. Por isso é que, sacrificar a vida por um grande amor não é sacrifício, é a doação da vida ao seu sentido pleno. Sem isso você já está morto e chorando em seu próprio velório.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Se você fosse um jovem de 17 anos, concluindo o ensino médio, que sonha graduar-se em Física (Bacharelado) em uma cidade distante da qual reside, sem o apoio dos pais, os quais têm como argumentos: a distância e a "desvalorização" do curso. O que faria?

Não me consta que o curso de Física seja um curso "desvalorizado". Físicos são muito conceituados como os cientistas mais capazes. Só não ganham muito dinheiro. Em compensação a maioria das grandes contribuições tecnológicas atualmente disponíveis para a humanidade foram descobertas por físicos, nos campos da medicina, telecomunicações, eletrônica, computação. Em todas as indústrias de ponta, como a aeroespacial, há muitos físicos trabalhando. Não no Brasil. Mas você deve fazer o bacharelado no Brasil e o doutorado no exterior. Em seu lugar eu procuraria um lugar mais barato para se viver, como São Carlos e, lá, arranjaria uma fonte de renda, como uma monitoria ou um trabalho em laboratório e me mandava para lá. Sua família tem que compreender a sua decisão, pois a segunda pior coisa da vida é passá-la toda ocupando-se com algo de que não se gosta. A primeira é passar a vida sem um amor.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

quarta-feira, 25 de abril de 2012

E no começo do mundo, a terra tinha duas vezes mais oxigênio sim, e os insetos erm gigantescos, escorpiões de um metro...e isso é verdade mesmo...se vc não sabe é porque não estudou, sua anta, estuda Química e ciências naturais...

Você não está falando do começo do mundo e sim do período carbonífero ao paleogeno, em que o índice de oxigênio foi maior do que hoje. Mas isso durou de 350 a 50 milhões de anos atrás. A vida começou a 3,5 bilhões de anos atrás e, então, não havia oxigênio atmosférico nenhum. Os grandes insetos viveram no carbonífero e no permiano. Acho bom você estudar paleontologia e tratar as pessoas com mais cortesia.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Os estudantes deveriam escolher quais matérias querem aprender ou não? Por quê?

Em parte sim. O currículo do Ensino Médio deveria ter um núcleo obrigatório e uma parte optativa, como nas universidades. Há, certamente, conhecimentos e habilidades que precisam ser do domínio de todos, independentemente da área em que forem atuar profissionalmente, porque são necessários para a vida. Não se pode desculpar um engenheiro ou um médico de não saber português, história e geografia e inglês e nem um advogado de ter as noções fundamentais de ciências e matemática. Mas pode haver um núcleo básico e complementos, de acordo com a preferência do aluno. Para que isso funcione o ideal é que o ensino não se estruture em séries e nem haja turmas. O esquema que funciona na Escola da Ponte de Portugal é excelente. O aluno não tem turma nem série. Não tem sala de aula. Todos os professores são contratados em dedicação exclusiva. A escola funciona em tempo integral, O aluno chega e sai à hora que quer. Não tem uniforme. Mas não é totalmente anárquica. Para obter o certificado de conclusão do nível é preciso que o estudante vença certo número de projetos encadeados, alguns com pré-requisitos outros não, à escolha dele, sob orientação, a ser desenvolvido em equipe de dois ou três alunos, não necessariamente no mesmo estágio. Multidisciplinares e que serão defendidos como uma micro-tese. Se não passar, tenta de novo e nem precisa ser logo a seguir. Vencidos todos os projetos necessários, cada um no seu ritmo, o certificado é dado. É uma maravilha e TODOS os alunos de lá entram para as melhores universidades. E a admissão é por sorteio. Trata-se de uma escola pública experimental. Seu idealizador, José Pacheco, já esteve várias vezes no Brasil. Sou fã desse projeto.
http://www.escoladaponte.com.pt/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Escola_da_Ponte

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Qual é a área mais promissora da Física, Nanotecnologia ou Astrofísica?

Promissora, em termos de investimentos e retorno financeiro é a nanotecnologia. Mas uma pessoa tem que trabalhar naquilo que gosta e não no que dá mais dinheiro. Não adianta ficar rico e frustrado por não estar fazendo aquilo que lhe realiza, que dá sentido à sua vida. A não ser que você não tenha o mínimo de idealismo e seja uma dessas pessoas boçais que só querem saber de ganhar dinheiro e o resto do mundo que se dane. Se você gosta da física aplicada e microscópica, mexa com isso. Mas se gosta do céu, do espaço, do Universo, das estrelas, vá ser astrônomo, astrofísico ou cosmologista. Se você for muito bom de serviço nisso, você achará emprego em uma Universidade, num
Observatório, ou num Instituto de Pesquisa. E será feliz, que é o que importa na vida.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

terça-feira, 24 de abril de 2012

Qual o seu tipo de garota preferida?

Vou responder esta questão mais uma vez, com outros acréscimos.

A mulher capaz de preencher minha vida como companheira, para mim, tem que ter várias características imprescindíveis. Certamente que precisa ser bonita, sensual e atraente, mas isso não basta. Tem que ser inteligente e muito, culta, instruída, educada, elegante, com traquejo social, alegre, independente, assertiva, senhora de si, uma mulher de personalidade forte, que se afirme, uma pessoa de iniciativa, atuante, destemida, valorosa. Mas também teria que compartilhar comigo os meus interesses, nem todos, decerto, como também poderia ter os seus próprios que eu não compartilhasse. Mas é importante que tivéssemos assunto para conversar, coisar para curtir juntos. Isso inclui música clássica e música popular de qualidade, física, matemática, ciências, astronomia, cosmologia, filosofia, psicologia, neurociências, filosofia política, informática, literatura, poesia, artes plásticas, educação. Que apreciasse a beleza do mundo: paisagens, cidades, monumentos. Que gostasse de museus, de concertos, de teatro e de cinema, mas dos bons filmes, dos clássicos, dos românticos, dos dramas, dos históricos, dos musicais, de ficção científica.
Que seja uma pessoa doce e capaz de se emocionar com uma cena tocante, de se enternecer com um filme de amor, com uma foto romântica. Isto é, tem que ser muito romântica, além de erótica e sensual. Uma mulher sem falsos pudores que considere que, numa relação amorosa, tudo é permitido, desde que consentido. Realmente ardente mas carinhosa.
Que fosse politicamente de esquerda, comunista, socialista ou anarquista, que fosse cética e, de preferência ateia ou agnóstica. Se tivesse alguma crença, que fosse de mentalidade suficientemente aberta para admitir outras crenças e o ateísmo como posições válidas e sinceras. E, principalmente, que tivesse um caráter ilibado acima de qualquer suspeita, que fosse de uma honestidade sem jaça, que tivesse um coração bondoso, generoso, que não medisse esforço nem tivesse a mínima preguiça para agir e lutar pelo bem do próximo e do mundo. Que desse de si sem pensar em si pelo bem dos outros. Que agisse para acabar com a vilania. Que me amasse livremente, mesmo que não exclusivamente, pois não tenho o menor ciúme e que curtisse a minha companhia e, principalmente, que tivéssemos aquela "química", aquele contato de pele, aquele desejo ardente completamente satisfeito com a máxima satisfação e prazer, de forma a que nos completássemos em todos os planos: mental, físico, sentimental e espiritual.
Outra coisa é que minha mulher ideal tem que ser meio maluca como eu. Isto é, uma pessoa que não se preocupa tanto com si mesma mas com o ideal de consertar o mundo. Que não seja pragmática, mas inteiramente cronópia. Que esteja a fim de fazer de tudo para deixar a sua contribuição para o bem da humanidade, para que o mundo se torne um lugar melhor, mais aprazível, mais harmônico, mais justo, mais fraterno, mais feliz, enfim. Ao lado dessa pessoa eu quero viver minha vida até que fiquemos velhinhos. E, enquanto uma chama de vida nos mantiver acesos, estaremos nos doando aos outros, lutando pelo prevalicimento do bem e pela erradicação do mal, difundindo o conhecimento, a ciência, a arte, a cultura, o saber, levantando o véu de ignorância que tolda a visão das pessoas, arejando o mundo com a brisa fresca do livre pensamento e do ceticismo, inculcando na juventude valores éticos superiores e, principalmente, espargindo muito amor, para que contagie o mundo e a felicidade se torne lugar comum.
Essa mulher existe e é por isso tudo que eu a amo de paixão e não concebo minha vida sem a sua companhia. E é por não ter essa companhia que eu não me sinto realizado nesta vida. Mas... tudo a seu tempo.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Vc faz/fará (estudar, trabalhar) o que realmente gosta?

Sim, em parte. Sou professor e adoro isso, bem como pesquisar e estudar Física Teórica e Cosmologia. O que eu não gosto é do trabalho administrativo que também exerço. Mas dou conta do recado tranquilamente. Além disso adoro estudar outras coisas, como neurociências, filosofia. Gosto muito de escrever ensaios filosóficos, poesias, crônicas, cantar, tocar piano, compor música, pintar quadros, ler, assistir bons filmes, conversar ao vivo ou pela internet e, principalmente, namorar e amar. Tudo isso me realiza. O que eu não gosto é de esportes, de ver televisão (exceto filmes e documentários), de fofocar e de trabalhos burocráticos. Também não gosto de dormir.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Qual o seu tipo de garota preferida?

Vou responder esta questão de novo, com alguns acréscimos.

A mulher capaz de preencher minha vida como companheira, para mim, tem que ter várias características imprescindíveis. Certamente que precisa ser bonita, sensual e atraente, mas isso não basta. Tem que ser inteligente e muito, culta, instruída, educada, elegante, com traquejo social, alegre, independente, assertiva, senhora de si, uma mulher de personalidade forte, que se afirme, uma pessoa de iniciativa, atuante, destemida, valorosa. Mas também teria que compartilhar comigo os meus interesses, nem todos, decerto, como também poderia ter os seus próprios que eu não compartilhasse. Mas é importante que tivéssemos assunto para conversar, coisar para curtir juntos. Isso inclui música clássica e música popular de qualidade, física, matemática, ciências, astronomia, cosmologia, filosofia, psicologia, neurociências, filosofia política, informática, literatura, poesia, artes plásticas, educação. Que apreciasse a beleza do mundo: paisagens, cidades, monumentos. Que gostasse de museus, de concertos, de teatro e de cinema, mas dos bons filmes, dos clássicos, dos românticos, dos dramas, dos históricos, dos musicais, de ficção científica. Que fosse politicamente de esquerda, comunista, socialista ou anarquista, que fosse cética e, de preferência ateia ou agnóstica. Se tivesse alguma crença, que fosse de mentalidade suficientemente aberta para admitir outras crenças e o ateísmo como posições válidas e sinceras. E, principalmente, que tivesse um caráter ilibado acima de qualquer suspeita, que fosse de uma honestidade sem jaça, que tivesse um coração bondoso, generoso, que não medisse esforço nem tivesse a mínima preguiça para agir e lutar pelo bem do próximo e do mundo. Que desse de si sem pensar em si pelo bem dos outros. Que agisse para acabar com a vilania. Que me amasse livremente, mesmo que não exclusivamente, pois não tenho o menor ciúme e que curtisse a minha companhia e, principalmente, que tivéssemos aquela "química", aquele contato de pele, aquele desejo ardente completamente satisfeito com a máxima satisfação e prazer, de forma a que nos completássemos em todos os planos: mental, físico, sentimental e espiritual.
Outra coisa é que minha mulher ideal tem que ser meio maluca como eu. Isto é, uma pessoa que não se preocupa tanto com si mesma mas com o ideal de consertar o mundo. Que não seja pragmática, mas inteiramente cronópia. Que esteja a fim de fazer de tudo para deixar a sua contribuição para o bem da humanidade, para que o mundo se torne um lugar melhor, mais aprazível, mais harmônico, mais justo, mais fraterno, mais feliz, enfim. Ao lado dessa pessoa eu quero viver minha vida até que fiquemos velhinhos. E, enquanto uma chama de vida nos mantiver acesos, estaremos nos doando aos outros, lutando pelo prevalicimento do bem e pela erradicação do mal, difundindo o conhecimento, a ciência, a arte, a cultura, o saber, levantando o véu de ignorância que tolda a visão das pessoas, arejando o mundo com a brisa fresca do livre pensamento e do ceticismo, inculcando na juventude valores éticos superiores e, principalmente, espargindo muito amor, para que contagie o mundo e a felicidade se torne lugar comum.
Essa mulher existe e é por isso tudo que eu a amo de paixão e não concebo minha vida sem a sua companhia. E é por não ter essa companhia que eu não me sinto realizado nesta vida. Mas... tudo a seu tempo.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Qual a sua ideologia?

Sou anarco-comunista e ateu cético. Mas, antes de tudo, sou um livre-pensador, disposto a mudar de modo de pensar sempre que convencido. O que não é fácil é me convencer de estar errado, pois minhas convicções são fruto de muita leitura, estudo, vivêncidas e reflexões. Não são gratuitas.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Você escuta algum tipo de música pouco conhecida atualmente? Se sim, compartilhe conosco. :3

Eu gosto de estudar a música dodecafônica, a serial e a atonal. Gosto de fazer experimentos musicais sem escalas tonais e com instrumentos inusitados, como serrote, copos com água e coisas assim. Gosto de explorar frequências que não correspondem a nenhuma nota do sistema bem temperado de Bach e Rameau. Isso é interessantíssimo e você pode fazer e sequenciadores MIDI. Algo como Stockhausen e Cage, mas sem cacofonias. Talvez na linha de Messiaen

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Boa noite Professor, queria uma luz sua sobre semântica. Qual relação dela com charadas, se é que existe, ela se aplica somente a uma palavra em determinada frase ou leva em consideração todo o contexto ? Perdoe-me se não fui claro com a pergunta. Abraç

Claro que leva em consideração todo o contexto, não só linguístico, mas ambiental, social, postural e tudo o que envolve a comunicação, como o nível cultural, o estrato social, a procedência do falante e tudo o mais. Charadas exploram a multiplicidade de significâncias de uma palavra em diversos contextos. Para solucioná-las, além de excelente raciocínio, tem que se ter vasta cultura.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Costuma ser cortês com pessoas grosseiras? Elas ficam envergonhadas?

Sou sempre cortês com qualquer pessoa, mesmo as grosseiras. Algumas se envergonham mas outra nem se tocam. Não importo. Nunca ajo em reação ao modo que me tratam. Faço o que acho que devo fazer, independentemente de como sou tratado. Sou contra a lei de Talião. Não dependo da aprovação de ninguém para agir do meu modo. E o meu modo é sempre gentil, solidário e cooperativo. Nunca penso que alguém tenha que retribuir um favor que eu faça. Favor é de graça. Também não penso em retribuir favores que me façam. Favor não tem retribuição.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

O que você acha de ensinar física quântica para alunos do pré-escolar?

Não acho que seja apropriado. Mas as noções quânticas já podem ser abordadas qualitativamente em ciências no ensino fundamental no oitavo e nono anos. E, certamente, tem-se que reservar, pelo menos, um semestre, o segundo da terceira série do ensino médio para física moderna, incluindo ondas eletromagnéticas, relatividade, quântica, física atômica, nuclear, de partículas, estado sólido e cosmologia. E na mecânica tem-se que abordar a conservação do momento angular. Lei de Gauss na eletricidade e lei de Ampere no magnetismo (sem integrais, só os casos simétricos). Isso é fundamental. Pode deixar de lado associação de resistores e capacitores, equilíbrio de barras e outros tópicos mais técnicos. O importante é compreender o funcionamento da natureza.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

O que, na sua opinião, faz o brasileiro ler pouco? Preço alto cobrado pelos livros, excesso de tempo na internet ou é culpa da cultura brasileira?

Sem dúvida uma questão de ausência de formação de hábito. Não é preciso comprar livros para ler. Há bibliotecas, pode-se pedir emprestado. A escola não incentiva porque obriga os alunos a lerem livros chatos que caem no vestibular ou em avaliações. Tem que formar o hábito da leitura por prazer, sem compromisso, de livros leves, divertidos, instigantes. Depois que o hábito tiver se formado, aí sim, se pode enveredar pela verdadeira literatura. Mas sem cobrança. Professores têm que andar com livros debaixo do braço para lá e para cá, para que os alunos vejam o que eles estão lendo e fiquem curiosos. Tem-se que conversar sobre os livros, como se conversa sobre novelas ou sobre o BBB. Quebrar essa inércia tem que ser uma iniciativa institucional das escolas, do Ministério da Educação, da mídia, das editoras. Mas elas querem é vender os livros e não que eles sejam lidos. Criem-se cooperativas para compras coletivas e leitura comunitária. Os condomínios dos prédios formem bibliotecas e salões de leitura, de livros, jornais e revistas, como têm salões de jogos de de ver TV e filmes. Se isso começar, em poucas décadas estaremos como o Uruguai, a Argentina e o Chile.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Acredita em astrologia? se sim, já parou pra pensar em COMO os astros influenciam em sua vida? que 'forças' ou 'energias' são utilizadas? se sim, qual base teve para começar/progredir nessa reflexão?

Astrologia não apenas não tem fundamento nenhum como também não faz previsão correta nenhuma. Podemos dizer que, em média, 1/12 da população de qualquer lugar nasceu em cada um dos signos. Isso significaria que cada grupo desses teria as mesmas características de personalidade e, a cada dia, estaria sujeita às mesmas ocorrências. É óbvio que isso não acontece. A influência dos astros sobre a Terra atém-se ao Sol, por sua grandeza e à Lua, por sua proximidade. E ao fato de que toda a vida existente na Terra surgiu na presença desses astros, que, assim, moldaram certos comportamentos biológicos. Os demais planetas e as estrelas são tão pequenos ou longínquos que sua influência é irrelevante. A força que o Sol e a Lua exercem sobre a Terra e provoca marés é a gravitacional. A energia que o Sol irradia sobre a Terra e é responsável por praticamente todo o suprimento de energia do planeta é eletromagnética (fótons). Mas, sobre os animais, que são heterótrofos, a radiação solar não atua diretamente. Ela atua sobre os vegetais clorofilados dos quais os animais se alimentam, ou uns dos outros. A verdadeira fonte de energia para os animais e para o homem é, simplesmente, o alimento. Mais nada.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Professor, o que acha do campo de estudo da Psicologia?

Interessantíssimo. Mas vejo um problema nessa ciência. Parece que os psicólogos não chegam a um acordo sobre seu objeto de estudo, de modo que há várias correntes de pensamento simultâneas e discordantes, o que enfraquece a ciência. Entendo que a psicologia seja uma ciência médica, antes de tudo, isto é, faz parte das neurociências. Não vejo a psicologia como uma ciência da área das humanas, como a filosofia também não o é. Há uma grande interface da psicologia com a filosofia. Estou falando de psicologia como ciência investigativa. Como prática clínica, também, para mim, deveria ser uma especialização da medicina, fundindo-se com a psiquiatria e a psicanálise. O psiquismo é, fundamentalmente, uma ocorrência fisiológica. Mesmo que a mente não seja material, ela é física, isto é, trata-se de uma ocorrência natural do organismo.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Um livro/filme/jogo pode ser proibido de forma legal (por intermédio de lei) por ser violento, ofensivo e/ou contendo mentiras?

Em minha opinião não, e nem pode. A liberdade de expressão tem que ser total. Qualquer livro pode ser publicado, mesmo que seja violento, imoral ou ofensivo a quem quer que seja. O que não se pode permitir são as ações violentas, ofensivas ou imorais, desde que, é claro, a moral vigente seja pautada por princípios éticos, como deve ser. Mas qualquer um tem o direito de expressar sua opinião a respeito do que quer que seja, mesmo que essa opinião seja intolerante ou preconceituosa. Mas não pode agir de forma intolerante e preconceituosa. Quanto a mentiras, dizê-las não é problema nenhum, desde que sejam ditas num contexto ficcional. O que não se pode é fazer afirmativas mentirosas que levem a ações prejudiciais em função disso, o que se caracteriza com calúnia. Calúnia é uma mentira ofensiva capaz de prejudicar a reputação ou a vida de uma pessoa. Não sendo esse o caso pode-se mentir à vontade. Os leitores é que têm que aprender a ter discernimento e examinar tudo o que é dito para ver se é verdade ou mentira. Isso se aplica, especialmente, às denominadas "escrituras sagradas" das religiões. Qualquer um tem a liberdade de dizer o que quiser, como Allan Kardec, por exemplo. Quem o ler é que acredite ou não. Mas a escola precisa ensinar à juventude a ser cética como uma postura metodológica de pesquisa da verdade.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Se estivesse na Idade Média iria fazer algo para tentar mudar a situação ou ficaria quieto para não ser torturado? Valeria a pena morrer?

Valeria sim. Mas o bom é que você fosse suficientemente esperto para conseguir mudar as coisas sem ser morto por isso. Francisco de Assim fez isso, por uns tempos. Duns Scotto e Willelm de Ockham também. Copérnico e o próprio Galileu, já no Renascimento. Houve muita gente que tentou iluminar e ventilar a escuridão e o ar empesteado das convicções religiosas irremovíveis. Alguns foram presos, como Roger Bacon ou mortos, como Giordano Bruno. Uma pessoa inteligente e lúcida não é capaz de ficar calada. Prefere morrer.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Prof., quiropraxia, yoga e meditação funcionam ou podem funcionar, mesmo como ''efeito placebo''?

Meditação acho que pode funcionar, mas não como o quer o budismo. Acho importante para fazer a pessoa conhecer a si mesma. Mas não acho interessante esvaziar a mente. Quanto à Yoga acho que até pode ser prejudicial à musculatura esquelética. A quiropraxia funciona para dores músculo-esqueléticas. Mas não acho que interfira na saúde global como se apregoa. De modo geral tenho muita desconfiança de todas as formas de medicina alternativa, como acupuntura e outras que tais. Para mim estão no mesmo patamar da astrologia e da homeopatia, isto é, não resolvem nada.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Como o senhor responderia: ''The freer the market, the freer the people.'' [ ] Strongly Disagree [ ] Disagree [ ] Agree [ ] Strongly Agree OBS: Retirado de http://www.politicalcompass.org/test

I agree, but not strongly. I think government must fix some problems in defense of the public interest against the corporations interests.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

domingo, 22 de abril de 2012

O senhor já leu Orgulho e preconceito? O que achou?

Li há mais de 40 anos. Tenho que ler de novo para fazer uma apreciação.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Acha certo esse "dever" de amar as pessoas só pq são da família?

Jamais se tem que amar ninguém por dever. Nunca! Nem aos pais, nem aos irmãos, nem aos filhos. Ama-se sempre de forma livre porque se quer. Não há nenhuma obrigação de amar. Nem se ama por gratidão nem por piedade. Ama-se porque se quer amar, porque se compraz nisso. Assim é o amor. Nenhum amor pode ser compulsório. Você pode se sentir no dever de amparar os seus pais, de cuidar de seus filhos. Isso você deve fazer por dever. Mas amar não. Só que, naturalmente, o amor familiar é espontâneo. Só não vai existir se alguém fizer uma grande vilania que deteriore completamente esse amor. Mas, se isso acontecer, uma pessoa de bom coração vai propor a pacificação e oferecer o perdão. Se não for aceito, paciência, fica-se sem o amor e com ele vai embora o respeito e a consideração. Uma pena, porque a família é um grade apoio na vida da pessoa.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Por que nenhum ateu ganha do William Lane Craig?

Porque não têm o preparo retórico e a "mise en scene" dele. Se eu tivesse uma boa fluência no inglês falado eu o enfrentaria. Porque argumentos ele não tem. Em debates no orkut eu derrubei um por um todos os argumentos dele. Mas uma coisa é debater por escrito, outra é perante um auditório que é todo a favor do Craig. E ele usa de recursos erísticos à vontade. Se ele falasse português eu o derrotaria facilmente. Meu problema é que leio e escrevo em inglês, mas não tenho boa fluência oral. E debate com tradutor não tem sabor nenhum. Os ateus que ele enfrentou eram tímidos. Não concordo com o uso da erística, mas não sou nem um pouco tímido e argumento muito bem. A verdade não precisa temer os ardis da mentira. E ele fala mentira à beça. Falácias atrás de falácias.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Já perdeu muitas oportunidades? Qual você gostaria de ter novamente?

A de voltar a ser amado por minha amada, sem cujo amor minha vida perdeu toda a razão de ser. Também a de não ter feito meu doutorado por ter optado pela carreira administrativa em minha universidade. Preferia ser só professor e pesquisador. Queria ter me doutorado em Filosofia da Ciência na Unicamp, pois já tinha mestrado em Cosmologia pelo CBPF. Mas eu teria que fazer um nivelamento de um ano em Filosofia e a UFV não me custearia isso. Eu já estava até aceito. Daí fui tentar Cosmologia mesmo na USP de São Carlos. Mas então o Reitor da UFV me chamou para ser Pró-reitor de Graduação e eu aceitei. Daí para frente minha carreira universitária passou a ser mais administrativa. Antes eu já fora coordenador do Curso de Física e Chefe do Departamento de Física. Depois fui acessor do Reitor e Chefe de Gabinete da Reitoria. Não gosto de atuar administrativamente, mas, como dou conta eficaz e eficientemente do recado, sou chamado. Só não aceito mexer com dinheiro. No Anglo sou vice-diretor mas me incumbo só da parte pedagógica e do apoio informático ao ensino. Não mexo com nada financeiro.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Qual o seu tipo de garota preferida?

A mulher capaz de preencher minha vida como companheira, para mim, tem que ter várias características imprescindíveis. Certamente que precisa ser bonita, sensual e atraente, mas isso não basta. Tem que ser inteligente e muito, culta, instruída, educada, elegante, com traquejo social, alegre, independente, assertiva, senhora de si, uma mulher de personalidade forte, que se afirme, uma pessoa de iniciativa, atuante, destemida, valorosa. Mas também teria que compartilhar comigo os meus interesses, nem todos, decerto, como também poderia ter os seus próprios que eu não compartilhasse. Mas é importante que tivéssemos assunto para conversar, coisar para curtir juntos. Isso inclui música clássica e música popular de qualidade, física, matemática, ciências, astronomia, cosmologia, filosofia, psicologia, neurociências, filosofia política, informática, literatura, poesia, artes plásticas, educação. Que apreciasse a beleza do mundo: paisagens, cidades, monumentos. Que gostasse de museus, de concertos, de teatro e de cinema, mas dos bons filmes, dos clássicos, dos românticos, dos dramas, dos históricos, dos musicais, de ficção científica. Que fosse politicamente de esquerda, comunista, socialista ou anarquista, que fosse cética e, de preferência ateia ou agnóstica. Se tivesse alguma crença, que fosse de mentalidade suficientemente aberta para admitir outras crenças e o ateísmo como posições válidas e sinceras. E, principalmente, que tivesse um caráter ilibado acima de qualquer suspeita, que fosse de uma honestidade sem jaça, que tivesse um coração bondoso, generoso, que não medisse esforço nem tivesse a mínima preguiça para agir e lutar pelo bem do próximo e do mundo. Que desse de si sem pensar em si pelo bem dos outros. Que agisse para acabar com a vilania. Que me amasse livremente, mesmo que não exclusivamente, pois não tenho o menor ciúme e que curtisse a minha companhia e, principalmente, que tivéssemos aquela "química", aquele contato de pele, aquele desejo ardente completamente satisfeito com a máxima satisfação e prazer, de forma a que nos completássemos em todos os planos: mental, físico, sentimental e espiritual. Essa mulher existe e é por isso tudo que eu a amo de paixão e não concebo minha vida sem a sua companhia. E é por não ter essa companhia que eu não me sinto realizado nesta vida. Mas... tudo a seu tempo.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Desculpe, lembrei do termo: QUal a sua opinião sobre uma possível PROIBIÇÃO do divórcio?

Isso é o mais completo disparate. Já disse que o casamento legal é uma besteira, mas, como existe, tem que poder ser desfeito sempre que os cônjuges quiserem ou que um deles faça qualquer agressão moral ou física ao outro de forma a inviabilizar a convivência. Não há nenhuma conveniência, econômica, social, religiosa ou o que seja, que possa obrigar alguém a viver com alguém sem estar gostando disso. Isso seria uma prisão ou uma escravidão. Para poder gozar dessa plena liberdade de romper o laço matrimonial a qualquer tempo, é preciso que todo mundo sempre seja capaz de prover-se a si mesmo. Mulher que dependa economicamente do marido é uma escrava. Não é uma pessoa humana livre. Todo mundo tem que ser livre e independente. Quem se casar por razões econômicas tem que saber que está abdicando de sua humanidade plena. Tenho uma pena imensa de pessoas assim. Para mim, não são gente, na plenitude da palavra. Porque não podem dispor de sua própria vida como quiserem, sem dar satisfação a ninguém. Isso é humilhante.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

QUal a sua opinião sobre a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos?

De pleno acordo. Acho que, a partir de 16 anos o jovem e a jovem já têm discernimento completo sobre o bem e o mal e devem arcar com as consequências de seus atos. Acho também que, como acontece, podem votar e devem poder dirigir veículos, bem como casar sem consentimento dos pais, trabalhar com carteira assinada e ter todos os direitos e responsabilidades de um adulto. Inclusive colaborar para o provimento da casa onde moram, bem como compartilhar das tarefas domésticas. Aliás, isso tem que acontecer desde que são crianças. Nessa idade já tem que estar fora do Estatuto da Criança e do Adolescente. Só confere significado e valor à vida e pode gozar de todos os direitos quem assume todas as responsabilidades. Para mim, aos 16 anos, a pessoa já é adulta.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

O Planeta Gliese é muito parecido com a Terra. Será que lá tmb tem vida inteligente? Como imagina a vida lá?

Não é muito parecido. Apenas parecido. Mesmo que fosse muito parecido, nada garante que a vida tenha surgido lá, muito menos inteligente. O surgimento da vida envolve uma quantidade imensa de coincidências, muito difícil de ocorrer em outro lugar, ainda mais a vida inteligente. Vida primitiva, procariota, até que pode acontecer em vários lugares, mas inteligente deve ser raríssima. Talvez, no máximo, em três planetas por galáxias. Vale a pena ler este livro:
Sós no Universo, de Ward & Brownlee (Campus)
Veja também esses vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=PyuwFP0g4C0
http://www.youtube.com/watch?v=VW8r-2LMv6c
http://www.youtube.com/watch?v=YMzQSOI0qhQ
http://www.youtube.com/watch?v=ktMCaekhlJA
http://www.youtube.com/watch?v=-HXiT3SsN60
http://www.youtube.com/watch?v=rnaild4bAoo

Play

Play

Play

Play

Play

Play

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Como o primeiro ser vivo surgiu?

Não há um consenso científico sobre essa questão. Todavia o fato de ainda não se saber não implica em considerar que tenha sido por uma ação extrínseca à natureza. Também é preciso entender que o surgimento da vida não é assunto abordado pela Teoria da Evolução das Espécies, que parte do fato de já haver vida. Sugiro a leitura desses artigos e suas referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vida
http://pt.wikipedia.org/wiki/Origem_da_vida

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Professor, porque a vida passou a existir? e quando parou de surgir? minha professora de biologia falou que a vida surgiu numa época em que a terra tinha duas vezes mais oxigênio que hoje e por isso a vida não surge mais.

Supõe-se que nas fumarolas submarinas ainda haja surgimento de vida a partir da matéria inanimada. Antes do surgimento da vida, pelo contrário, a Terra não tinha quase oxigênio nenhum. Foram os seres vivos que a supriram de oxigênio. Mas as condições que favoreceram a síntese de moléculas orgânicas e a organização celular são raras atualmente.
Sugiro a leitura desses dois artigos e de suas referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vida
http://pt.wikipedia.org/wiki/Origem_da_vida

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Existe algo que vc considera bom mas não gosta? O quê?

Sim, fazer exercícios físicos. Detesto mas sei que é necessário para a saúde. Faço, mas sem prazer. Esportes eu não pratico mesmo. Nem assisto. Só aprecio, nas olimpíadas, ginástica e patinação. Esportes coletivos e com bola eu tenho uma especial antipatia. Se eu fosse praticar algum, preferiria alpinismo ou equitação.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

(Artes) O que o senhor acha de Edvard Grieg e Henrik Ibsen?

Muito bons, mas não os primeiros. Grieg, para mim, está entre os 20 melhores, mas não entre os 10 melhores. Quanto a Ibsen só conheço duas peças: Peer Gynt e Casa de Bonecas, o que me faz colocá-lo entre os 10 maiores teatrólogos.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Qual período e gênero literários o senhor acha mais interessante?

Gosto mais do romance realista, especialmente na transição do romantismo para o realismo. Gosto muito da literatura Russa e Britânica. Em segundo lugar da Francesa e da Americana. Em língua portuguesa gosto de Machado e de Eça. Mas aprecio muito toda literatura de qualidade. Por exemplo Shakespeare, Camões, Cervantes.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Professor só tenho que agradecer a cada resposta que o senhor nos fornece,que nos enriquece de intelecto e cultura,nos permitir desfrutar de sua vivencia é um ato nobre,não só eu mas muitos aqui nos sentimos privilegiado,de ter esse contato com volsco.

(continuação) A inteligencia e o carater é o objetivo da verdadeira educação. - Muito Obrigado Professor : Ernesto von Ruckert ☺ Felicidades, saúde,e muita paz,para o senhor,vossos familiares e amigos !!! Passar bem ☺

Resposta:
Fico contente em ler isso e ver que meu objetivo ao ter entrado para este Formspring está sendo cumprido. Pensei em me abrir a questionamentos para passar, especialmente para a juventude, minhas concepções e minha visão sobre o mundo e a vida, em todos os aspectos que me interessam. E posso ver que isso está tendo receptividade favorável, mesmo no caso de pessoas que discordam de mim, como o Hans, a quem respondo sempre que as perguntas sejam corteses e respeitosas, sem deboche nem ironia. Inclusive porque a unanimidade é uma burrice e as contestações me levam a refletir, ou para mudar meu pensamento ou para confirmá-lo.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Professor : O senhor acha que o Amor é uma questão de Física ou Metafísica? Mais especificamente falando me refiro ao Eros ->>

Tanto uma coisa quanto outra. A origem do amor é o desejo, despertado pela admiração da beleza ou de outras característica do ser amado. Então ele evolui para um sentimento, que é uma ocorrência mental. Envolve também uma intelecção, isto é, uma compreensão do que está acontecendo e de suas razões e uma volição, isto é, um querer e uma decisão de envolvimento, de compromisso, de relacionamento, de dedicação, de cumplicidade. Esses aspectos podem ser chamados de metafísicos, enquanto o físico são as emoções e as alterações somáticas, como palpitação, sudorese, rubor, bambeira, erecção, lubrificação etc.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

-> Me parece que o verdadeiro romântico é aquele que tenta compreender o amor mas não quer sua realização, essa é a parte metafísica. Por outro lado há aqueles que vem o Amor uma espécie de força real que une as pessoas, essa é a parte física.

Não é bem assim. O romântico quer a realização do amor sim. Mas em todos os planos, não apenas o carnal. E não admite o concurso sexual sem envolvimento amoroso. Amor e sexo são conceitos diferentes. Ambos unem as pessoas. Mas pode haver amor sem sexo, sexo sem amor e amor com sexo (ou nem sexo nem amor, mas isso não interessa agora). Não condeno sexo sem amor. É uma possibilidade válida também. Só acho que não deva ser feito de uma forma mecânica, como se se estivesse masturbando dentro de outro corpo. Mesmo sem amor o sexo precisa envolver carinho, atenção e, mesmo, afeto. O amor sem sexo, dito platônico, também é válido, mas acho que ele não deve excluir a possibilidade do sexo. Apenas existe sem ele, enquanto isso não é possível. Mas o verdadeiro amor é o que se une ao sexo para uma realização total. Assim ele se torna a maior ventura que se pode experimentar na vida. Não apenas o momento do ato, mas a situação de se estar vivendo ao lado de alguém que se ama e que, quando os dois quiserem, podem se unir no ato sexual. Isso é, mesmo, maravilhoso.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Segundo o Ibrades, apenas 5% dos católicos (6,5 milhões) é realmente praticante de sua religião. (fonte: migre[PONTO]me[BARRA]8Mdnw) O que acham disso?

Que a maior parte, não só de católicos, mas de seguidores de outras religiões, não acreditam, de fato, em suas proposições e só as seguem para não afrontar a sociedade, por conveniência. Porque se declarar ateu ou se mudar de religião é desgastante e um ato social que cobra um grande preço de quem o comete. Muitos não se dispõem a sair do conforto da aprovação social.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Beijo na boca, na sua opinião, é um ato de carinho? Você daria em todos seus amigos? Amigos podem dar beijo na boca? Explique.

Não daria não. Não porque ache que seja expressão de desejo carnal homossexual, mas porque aqui no Brasil não é costume. Não acho que se deve seguir todos os costumes apenas por seguir, por ser tradição. Quando o costume for algo ruim, há que se contrariá-lo e abertamente. Mas se for indiferente ou inofensivo, acho que deve ser mantido. Não vejo necessidade de se escandalizar a sociedade à toa. Mas vejo necessidade de se escandalizar quando form algo importante a ser contestado.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails