segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Programa Primeira Classe

Em meu programa Primeira Classe, às 20 horas na rádio FM da UFV, apresentarei peças para voz (coro) e orquestra de Brahms. Sintonize em www.rtv.ufv.br ou, em Viçosa, em 100,7 MHz.

Se o Universo for infinito então é impossível ocorrer um Big Crunch, pois isso demoraria um tempo infinito para acontecer. Correto?

Sim. Um Big Crunch só pode acontecer se o Universo for finito.

Como vai seu coração?

Aquele muscular vai indo razoavelmente bem. Não sinto mais canseiras e nem dores no peito. Mas ainda sinto um certo aperto ao fazer um esforço um pouco maior ou se fico tenso, ansioso ou angustiado.

"A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende."(Arthur Schopenhauer) - O que pensa?

Não acho que seja sempre assim não. Nem sempre a música pretende exprimir qualquer filosofia e, nos casos em que exprime, acho que a razão compreende sim. Como em certos poemas sinfônicos, por exemplo "Os Prelúdios", "Assim Falou Zarathustra", na "Sinfonia Fantástica", nas "Kindertotenlieder", na "Schicksalslied", nas sinfonias números 5 e 6 de Tcahikovsky.

O qu é uvaia????

https://pt.wikipedia.org/wiki/Uvaia

O que você pensa sobre o amor virtual(de rede social, duas pessoas que nunca se viram)? Ele é possível?

Perfeitamente possível. E pode ser tão intenso, profundo e completo, mesmo sendo platônico, do que um amor vivenciado presencialmente. Certamente que nutre o desejo do conhecimento pessoal e que isso pode ser desapontador. Por isso é muito importante que se seja totalmente sincero em todos os aspectos. Isso não garante que a outra pessoa seja sincera, mas quem for inteligente pode proceder a uma detecção da sinceridade do outro, num sutil trabalho de detetive. Em hipótese nenhuma se pode fazer uso de estratagemas de conquista e sedução que envolvam algum logro ou forma de ludibriar o outro. Aliás isso vale para qualquer relacionamento amoroso, mesmo não virtual. Não é que a sinceridade e a honestidade sejam a melhor tática. Podem até serem piores. Mas são a única forma ética de se conduzir um romance ou tudo na vida.

Bom dia professor, O senhor acredita que em algum dia o Teletransporte será realidade?

Sinceramente: Não!

O que tem no seu pomar?

Jabuticaba, laranja campista, romã, marmelo, limão galego, caqui, goiaba, uvaia, uva, morango, coco, acerola, pitaia, café, maracujá, mexerica, ameixa e outras que não estou me lembrando.

Ernesto... você acha que o ateísmo é desculpa para um homem trair e não demonstrar tanto afeto pela pessoa que diz amar, a ponto de não querer se casar pelo menos no civil?

De modo nenhum. Não há nenhuma desculpa para a traição quer do homem quer da mulher. O ateísmo não abole a ética e traição é a maior falta de ética. O que eu não acho correto é a exigência de exclusividade gâmica nos relacionamentos amorosos. Mas essa falta de exclusividade monogâmica não é nenhuma traição, pois é uma atitude conhecida e consentida pelos envolvidos nas relações amorosas plurívocas. Quanto ao fato de considerar que o matrimônio formal seja algo desnecessário, não tem nada a ver com ateísmo e sim com anarquismo, que é uma condição em que as pessoas prescindem de contratos formais para tudo na vida. Se duas ou mais pessoas de um mesmo ou de mais de um sexo resolvem se unir para formar uma família, ter filhos e criá-los, isso é um compromisso a ser honrado pela decência que todo mundo tem que ter. Não há necessidade de nenhuma formalização legal. Inclusive porque os relacionamentos gâmicos não implicam em nenhuma dependência econômica de ninguém por parte de ninguém. Todo ser humano adulto tem a obrigação de prover seu próprio sustento e não depender de outro para isso. Da mesma forma que herança é algo inteiramente descabido. Portanto, as pessoas que se unirem para formar uma família são economicamente independentes mas vão unir seus esforços para o bem comum do grupo familiar, não só economicamente mas, principalmente, pelo apoio mútuo em todos os aspectos da vida, pelo convívio, pelo amor recíproco de todos, pelo prazer da companhia, pela fruição do prazer sexual e tudo o mais. Essa é que é a verdadeira noção de família, que pode ser monogâmica ou poligâmica, hetero, homo ou bissexual, podendo, inclusive, incluir membros assexuais. E isso não tem nada a ver com ateísmo. As pessoas que se unem para formar uma família, nesse conceito estendido considerado, podem ter, cada uma, a crença religiosa que quiserem, ou nenhuma.

A partir do momento em que existe alguma coisa (seja lá o que for), o tempo passa? Ou seja, só existe tempo se existir "matéria"?

Não. Pode haver tempo sem matéria. Mas tem que haver algo cujo estado se altere. Esse algo pode ser apenas campo e, em consequência, espaço para o conter. Não precisa haver matéria e nem radiação. Mas se não houver campo, não há conteúdo nenhum, porque matéria e radiação são quantizações de campo. Logo, sem campo não há o que possa se alterar e, logo, não há tempo (e nem espaço). Mas pode haver campo e espaço sem haver tempo, desde que esse campo seja imperturbável. Essa deve ser a condição assintótica do Universo no Big Rip. Mesmo havendo matéria, se ela não sofrer mais nenhuma alteração, o tempo pode não passar. Mas havendo radiação tem que haver passagem de tempo, pois a radiação não existe estacionária.

Pessoas machistas são mais felizes?

Isso é uma questão de levantamento estatístico de que não tenho conhecimento.

— Para você, a arte deve incomodar ou tranquilizar? (Livre interpretação)

A arte deve provocar comoção. Tanto para incomodar quanto para tranquilizar. Ou nenhum desses efeitos. Pode ser estimulante, inebriante, instigante, confundente, assustante, rejubilante, entristecedora, enfim, o que for. Só tem que provocar espanto e, daí, admiração ou repúdio.

Ernesto, não aguento mais a pressão da faculdade/trabalho. Como você fazia na época da faculdade para aturar o martírio do dia a dia?

Minha fleuma e meu estoicismo nunca me fizeram considerar que o excesso de incumbências fosse um martírio.

— Você acha que existem sonhos impossíveis? Você tem algum?

Sim. Eu sempre sonhei em ter uma alma que sobrevivesse à minha vida biológica e pudesse conter a minha consciência que teria uma duração indefinida. Também sonhei que pudesse haver um Deus com quem eu teria conversas eternas para que ele me explicasse tintim por tintim como funciona o Universo. E que ele implantasse o bem e a justiça em todos os planetas do Universo em que houvesse seres conscientes. Meu maior desapontamento é, justamente, saber que isso tudo é uma mera ilusão.

Você é do tipo de pessoa que defende um amigo ou um parente mesmo essa pessoa estando errada?

De forma nenhuma. Não defendo nenhum erro, até se for do meu pai.

Na sua opinião, o que é arte?

Arte é o fazer humano ou de outra espécie inteligente, não comprometido com a utilidade do que se faz. Mesmo que se faça algo útil, o aspecto artístico que ele possa apresentar é aquele que não interfere na utilidade do artefato plástico, sonoro, cinemático, léxico ou de que ordem for. O aspecto artístico de uma obra é, pois, aquele que vale apenas pelo prazer que sua apreciação desperta. O que não significa que seja necessariamente belo. Além do mais a arte não tem compromisso com nenhuma mensagem de outro cunho que possa transmitir (e a arte é especialmente propícia para isso). Uma obra pode ter elevado valor artístico é péssimo valor ético, por exemplo, ou vice versa. O valor artístico de uma obra está ligado à emoção despertada em quem a contempla, mas não apenas. Há um aspecto racional também envolvido. Nem sempre o resultado estético de uma obra se relaciona com a intenção de seu autor. Pode até haver obra de arte produzida sem a menor intenção de o ser. Arte é algo que, sendo percebido pelos sentidos, leva a mente a fruir um prazer contemplativo advindo da emoção que possa provocar. Note que essa emoção não é de ordem simplesmente sensorial, mas pode advir de uma intelecção calcada nas relações lógicas que a obra apresenta. Como acontecia muito com partituras musicais renascentistas e barrocas que eram feitas não para serem executadas e ouvidas, mas para serem analisadas musicalmente pela própria partitura e, assim, provocar a comoção estética em quem entenda de música. Da mesma forma que demostrações de teoremas matemáticos podem ser elaboradas de formas alternativas para provocar uma emoção proveniente da beleza lógica dos argumentos utilizados.

Professor, é possível provar que deus existe usando a filosofia ?

Até agora não vi prova filosófica nenhuma da existência de Deus que não fosse falaciosa. Não acho que seja possível se obter nenhuma prova filosófica da existência de Deus. Científica sim, poderia, se se observassem as ocorrências que se dizem que caracterizam Deus. Mas elas não são observadas.

O que o fez voltar a utilizar o Ask? Pensei que ficaria mais tempo afastado, o que felizmente não ocorreu

É que me dá vontade de responder uma ou outra que julgo mais interessante. Mas sem compromisso.

Seu relacionamento é monogâmico ou aberto?

Monogâmico.

O que tu farias se tu fosses casado(a) e descobrisses o amor da tua vida fora do casamento?

Viveria os dois relacionamentos paralelos com o conhecimento e consentimento de ambas. Se não concordassem, teria que abdicar de um dos relacionamentos. Isso não significa que deixaria de amar a ambas, só que uma delas apenas platonicamente. Qual delas seria a do relacionamento ao vivo iria depender de muitos fatores, especialmente da intensidade do sentimento. Outros fatores, contudo, também iriam intervir na decisão, como a existência de filhos, por exemplo.

Você não gosta de judeus?

Não gosto nem desgosto. Da mesma forma que não gosto nem desgosto de russos, alemães, chineses, japoneses, americanos, protestantes, muçulmanos, espíritas ou seja o que for. Depende da pessoa. O que eu posso gostar ou desgostar é do judaísmo, do islamismo, da cultura russa, da cultura americana e assim por diante.

Vamos a seguinte situação: Você está encantado(a) por uma pessoa mui bela, charmosa e inteligente. O que seria crucial para que você perdesse o encanto por esta pessoa?

Se essa pessoa mostrasse não possuir um bom coração. A bondade é muito mais valiosa, muito mais cativante, muito mais atrativa do que a beleza, o charme ou a inteligência. Outro aspecto que, também, me deixaria completamente desencantado com a pessoa seria se ela mostrasse não ser honesta, não ser justa, não ser sincera, ser uma pessoa interesseira, dissimulada, golpista ou coisa que o valha. Antes de tudo tem que estar o caráter. Mas é claro que a beleza, o charme e a inteligência também são características extremamente determinantes para que se se sinta cativado por alguém. Só que não bastam. É preciso que tudo esteja reunido: beleza, charme, educação, inteligência, cultura, bondade, retidão, honestidade, justiça. E, como não, sensualidade, graciosidade, meiguice. Não é pouco o que me satisfaz.

Você se considera feminista?

Total e radicalmente feminista. Mas, do mesmo modo, completamente contrário ao femismo, que repudio com toda veemência. Considero que homens e mulheres, exceto nos aspectos estritamente ginecológicos, TÊM que ter exatamente os mesmos direitos, as mesmas oportunidades, os mesmos deveres, as mesmas responsabilidades. Considero que todas as atividades humanas, de todos os setores e em todos os níveis, TÊM que ser exercidas metade por mulheres, metade por homens. Não acho que possa existir NENHUMA atividade que seja vedada quer a homens quer a mulheres. Pode sim, haver algum homem ou alguma mulher que não seja capaz, individualmente, de exercer tal ou qual atividade. Também acho que, se homens são obrigados a prestar serviço militar, mulheres também TÊM que o ser. Não acho que possa haver redução de tempo de trabalho para aposentadoria para uma pessoa pelo fato dela ser mulher. Não acho que uma jornada dupla de trabalho (onde se inclui o trabalho doméstico) seja uma justificativa para isso, pois o trabalho doméstico TEM que ser, também, uma obrigação dos homens, que o compartilharão com as mulheres, meio a meio. Acho que o fato das mulheres exercerem atividades consideradas masculinas e vice versa é um fator extremamente positivo de enriquecimento pessoal e extremamente benéfico para a sociedade como um todo. Repudio qualquer diferenciação com relação a qualquer consideração do que homens ou mulheres possam fazer. Tudo que qualquer homem puder fazer socialmente e pessoalmente, qualquer mulher também TEM que poder do mesmo modo que tudo que qualquer mulher puder fazer socialmente e pessoalmente, qualquer homem TEM que poder fazer. E isso tem que ser encarado pela sociedade com a mais completa tranquilidade sem o menor resquício de preconceito.

O que acha daqueles religiosos que cometem atrocidades? Você acha que eles poderiam ter interpretado de forma errada seus livro sagrados ou há algo nos livros para estimular a violência?

Há algo nos livros para estimular a violência sim, porque esses livros ditos "Sagrados" são incoerentes e passíveis de várias interpretações, segundo a concepção do leitor. Quer os livros do judaísmo quanto os do cristianismo e do islamismo tanto possuem trechos de louvor à paz, ao amor e à concórdia quanto texto de incitação ao enfrentamento belicoso dos que não sejam partidários de sua considerada fé verdadeira. A verdadeira paz não será encontrada no mundo enquanto as religiões não forem consideradas como um fenômeno puramente antropológico e sociológico e percebidas da mesma forma como percebemos a religiosidade dos aborígenes australianos, dos indígenas sul-americanos ou dos selvícolas africanos. De fato, elas, fundamentalmente, todas são isso mesmo. Então é preciso que a humanidade se irmane em outro tipo de consideração. Mesmo que considere a existência de algum Deus, que essa consideração não seja faccionária e que admita que a humanidade toda possa reverenciar e louvar esse Deus, cada um a seu modo, sem que isso signifique para uns em relação aos outros, nenhum tipo de blasfêmia. Claro que o ideal é se libertar totalmente dessa noção, mas mesmo não o fazendo é possível se encontrar uma forma de conciliação calcada nas convergências que todas essas crenças possuem em relação a certos pontos de justiça, de solidariedade, de compaixão, de amor, de honestidade. Só que não restritas à comunidade interna de cada uma, mas à totalidade da humanidade.

O movimento feminista chegou ao ponto de ultrapassar os fundamentalistas religiosos em fanatismo e alienação,porque sera que se chegou a esse ponto ? tudo vira fanatismo no final ?

Muitas pessoas ultrapassaram os limites do feminismo e se tornaram femistas, o que é um desastre. Em vez de pugnarem por direitos e deveres iguais para homens e mulheres passaram a lutar pela inversão da situação machista para uma situação femista, que é um machismo às avessas. Isso é tão ruim quanto o machismo e tem que ser rechaçado com vigor, do mesmo modo que o machismo. Mas não são todas as pessoas que extrapolaram para o femismo. Há os verdadeiros e as verdadeiras feministas, que querem a igualdade total dos gêneros em termos de direitos e responsabilidades. Nem tudo vira fanatismo.

em relação a pergunta do diáfano,quais são esses indicios?

http://www.escribacafe.com/solipsismo-a-esquizofrenia-filosofica/

em comparação com a radiação cósmica nosso planeta é protegido por essas bandas ou anéis Van allem

O que protege parcialmente a Terra de raios cósmicos é o seu campo magnético. Os cinturões de Van Allen são regiões que contém partículas ionizadas aprisionadas pelo campo magnético.

quando uma pessoa morre ela pode ficar vagando onde morava?

Claro que não. A pessoa que morre deixa de existir. Portanto não tem extensão nem localização. Então não pode vagar por lugar nenhum. A não ser que você chame o corpo que era da pessoa de pessoa e ele ir sendo levado para lá e para cá por alguém.

Você acha que o Uber deve continuar a existir?

Acho. E acho que, inclusive, os taxistas devem aderir a ele.

Você concorda que aluguel é dinheiro jogado fora?

Não. Se você não possui uma casa e não arranja um lugar para morar de graça é normal que você pague um aluguel para morar. Da mesma forma que quem tenha alguma casa além da que mora é preferível que alugue para que alguém more do que a deixe vazia. Se a sociedade não fosse capitalista, então não haveria propriedade de imóveis, mas, como há, não vejo que quem possua mais de um imóvel deva ceder os demais para que as pessoas morem de graça. E também acho muito difícil que, nesta sociedade capitalista, todos possuam imóveis para morar. Portanto o dinheiro que se gasta para alugar uma casa é tão válido ser gasto quanto gastar dinheiro para comprar comida para comer, já que não se consegue, normalmente, obter comida de graça.

Ernesto, o que você acha do curso de engenharia mecânica?

Qualquer curso é excelente se for o curso daquilo que a pessoa gosta de fazer. A qualidade vai depender da instituição em que se faça. Mas não existe um curso, seja do que for, que seja melhor do que outro. Para cada pessoa um é o melhor.

Qual a engenharia que está mais próxima da matemática?

Engenharia é Física Aplicada e Física usa Matemática como ferramenta, logo, Engenharia também faz uso de Matemática. Cada modalidade de Engenharia faz mais uso desta ou daquela parte da Matemática. Para mim, as que mais usam Matemática são a Engenharia Elétrica e a Engenharia Nuclear.

Por que tu não escreves o português culto usando os pronomes "tu" e "vós" - com suas devidas flexões, obviamente?

Porque, então, ficaria pedante demais.

Quais conhecimentos de matemática alguém precisa ter para começar a estudar física?

Depende do nível que se pretenda. A Física do Ensino Médio requer a Matemática do Ensino Médio (que requer a Matemática do Ensino Fundamental). A Física do Ciclo Básico da Universidade requer a Matemática do Ciclo Básico da Universidade (Cálculo I e II, Álgebra Linear e Geometria Analítica - que, por sua vez, requerem a Matemática no Ensino Médio). A Física do Ciclo Profissionalizante da Universidade já requer mais Matemática, geralmente dada na disciplina "Métodos Matemáticos da Física". No Mestrado e no Doutorado existem os Métodos Matemáticos adequados às necessidades de cada um.

Durante sua expansão, o Universo, hipoteticamente, poderia vir a se tornar estático?

Não. As leis que descrevem o comportamento global do Universo, já suficientemente testadas e verificadas como válidas, não admitem soluções estáticas. O Universo é necessariamente dinâmico. Ou ele está se expandindo ou se contraindo.

Comente esta asserção: O mundo objetivo continua sendo uma hipótese, apesar de natural. (Erwin Schrödinger)

Discordo totalmente. Os indícios da existência do mundo objetivo e, portanto, de refutação do solipsismo, são suficientemente grandes para aceitar sua existência real.

Hoje é o dia da igualdade das mulheres! Qual é a grande figura feminina da história para ti?

Hipatia de Alexandria

Há realmente um hemisfério dominante do cérebro em cada pessoa?


http://neuroinformacao.blogspot.com.br/2011/08/qual-o-meu-hemisferio-dominante.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9rebro_humano
http://www.cerebromente.org.br/n01/arquitet/hemisferios.htm
http://www.iansi.org/cl_neuro_hemisferios.asp

Professor Ernesto, o universo não observável também possuie três dimensões, ou não necessariamente? É possível a existência de outros universos, assim como o nosso, dentro desse universo infinito? Em havendo, é possível uma colisão entre eles?

O Universo não observável é uma continuação do observável exatamente com as mesmas características. Inclusive, para cada lugar do Universo em que se esteja, a porção observável é diferente. Certamente que nós estaremos no Universo Não Observável da maior parte do Universo. Não são outros universos. São porções deste mesmo Universo. O Universo é único.

Em sua opinião, o que certamente impediria uma sociedade anarco-capitalista em prosperar?

Acho que ela prosperaria. Mas não seria justa. Por isso é abominável. A desigualdade seria muito grande.

Que tipo de mudanças você acha que o sistema de educação brasileiro ainda precisa passar pra ser considerado muito bom?

Horário integral. Seleção rigorosíssima de professores com excelentes salários (não só bons), Exigência elevada de desempenho acadêmico para aprovação. Sistema individualizado de progressão acadêmica, com a abolição de séries, turmas, aulas e provas. Abolição da Educação Particular em todos os níveis. Em suma, adotar um esquema do tipo existente na "Escola da Ponte" de Portugal.

Professor, mesmo sem provas concretas, seria humanamente possível irmos para "outra realidade" através de um buraco de minhoca (atalho através do espaço e do tempo), como mostrado no filme "Interestelar"?

Acontece que esses túneis, se existirem, são provenientes de um estiramento e compressão do espaço tempo que, permitindo a passagem de algo através deles, transformam esse conteúdo em uma massa disforme de partículas elementares completamente desestruturadas, não permitindo que o que saia do outro lado possua qualquer estrutura organizada. Todavia não há evidência nenhuma que tal tipo de túnel exista na realidade.

Ernesto,qual a vantagem de se estar vivo, sem ter dinheiro para fazer nada?

Para viver a vida são necessários certos bens que podem ser obtidos de vários modos: pegando-se diretamente na natureza, fazendo (o que inclui plantando para colher), ganhando, trocando, comprando ou roubando. O dinheiro só é necessário para um deles. Excluindo o roubando, que não é honesto, existem quatro meios legítimos e práticos de se obter bens requeridos para se viver. Ora, viver é um privilégio incomensurável. Uma raridade cósmica fantástica. Não seria a falta de dinheiro que impediria alguém de fruir a vida e todas as suas benesses. Ela pode pegar alimentos diretamente na natureza, pode pegar um monte de coisas com as quais fazer utensílios e trocar por outras coisas, pode fazer suas próprias roupas. Além do mais, se ela estiver inserida em alguma comunidade que possua uma civilização na qual exista dinheiro, ela pode obtê-lo a partir de seu trabalho. Não me refiro a ter um emprego, mas a trocar trabalho por comida ou por dinheiro e, com isso, conseguir sobreviver e, mesmo, gozar a vida, até com prazer. Existir é muito melhor do que não existir, portanto, estar vivo, por si só, é uma grande vantagem, tenha-se ou não dinheiro. Ademais há muita coisa interessante para se curtir no mundo que não requer dinheiro nenhum.

Professor, utopias podem ser realizadas! Sua ideologia anarco-comunista, quando a explico pra alguém... Depreciam argumentando que é impossível, que não passa de uma utopia. É uma utopia, mas utopias acontecem sim! Por que as pessoas acham esse argumento válido? Como podemos replicar?

Certamente que é uma utopia em termos atuais da humanidade. Mas, pensando em um futuro um pouco mais remoto, de alguns séculos ou poucos milênios, é uma situação perfeitamente alcançável, se se fizer um esforço consciente nesse sentido. O movimento anarquista já foi grande no século XIX mas falhou por uma razão fundamental. Eles queria atingir a anarquia por meios revolucionários e isso não é possível pelo próprio conceito de anarquia. Tem que ser por evolução. E essa evolução é possível se várias pessoas se dispuserem a divulgar esse ideal e a tomarem medidas concretas, mesmo pequenas, nesse sentido, como trabalhar parte do tempo de graça para benefício coletivo. A compartilhar muita coisa comunitariamente e assim por diante. Com dedicação e compromisso e, principalmente, com muita persistência, pois não se verá resultado no tempo de vida da pessoa mas apenas ao longo de várias gerações. As pessoas que se dedicarem a isso têm que estar cônscias que não vão tirar proveito, mas só as gerações futuras. E, mesmo assim, trabalhar para tal.

Vc já conseguiu doutrinar muitas pessoas para o anarco -comunismo ?

Muitas não, mas algumas sim. Acho que algumas dezenas ou poucas centenas. Não é fácil, porque o anarco-comunismo tem uma componente altruísta muito grade e é difícil as pessoas se tornarem desprendidas e generosas e, ao mesmo tempo, dedicadas e diligentes. Quase sempre as pessoas querem um retorno pelo que fazem.

Qual a diferença entre emprego e sub emprego?

Emprego é a ocupação assalariada que provê uma renda capaz de satisfazer as necessidades de sobrevivência e superá-las com certa margem de conforto que permita à pessoa o gozo de uma vida aprazível, certamente sem luxo. Sub emprego é o emprego cujo salário não é capaz disso.

Professor, acha sentido dizer que o sentido da vida é dar sentido a ela?

De certa forma, sim. A vida não tem um sentido próprio que seja dado por algo externo a ela. O sentido da vida é apenas, simplesmente, viver. Como a evolução nos proveu de uma mente consciente, buscamos um sentido para a vida que nós mesmos temos que encontrar. Mas não basta ficar procurando esse sentido. É preciso encontrá-lo e se dedicar a ele. Isto é, viver a vida para que ele seja realizado. Claro que isso pode mudar ao longo da vida. O que não se pode, sob pena de se sentir vivendo uma vida inteiramente sem sentido, é não buscá-lo, não achá-lo e, achando-o, não viver em função dele.

Ernesto, o campo gravitacional de um corpo é infinito?

Em extensão espacial, sim. Mas, em intensidade ele vai sendo cada vez menor, à medida que se afasta do corpo. Em decorrência a quantidade de campo (o seu fluxo), que é a integral da intensidade sobre uma superfície fechada que envolva o corpo, é um valor finito e invariável, mesmo que a superfície seja tomada a grandes distâncias do corpo. Esse valor do fluxo total do campo é proporcional à massa e ao conteúdo energético que o gera.

Tu tens que ser aquilo que o amanhã precisa?

De modo nenhum. Para começar ninguém tem que ser coisa nenhuma. Cada um deve ser aquilo que supre suas aspirações interiores e lhe faz sentir realizado na vida. Não interessa se isso seja o que o hoje ou o amanhã precise. Claro que será necessária uma colaboração de cada um no sentido de prover o mundo de suas necessidades para o bem de todos. Mas, uma vez isso feito, a pessoa pode e deve se realizar pessoalmente naquilo que quiser.

A favor ou contra pena de morte ?

Contra. Por três razões. A primeira é que ela não permite a correção de error jurídicos. A segunda é que a punição que ela aplica não provoca nenhum impacto psicológico, uma vez que, morta, a pessoa não sente mais nada. E terceiro que ela não é capaz de promover a reeducação da pessoa para retornar ao convívio social normal. O único resultado positivo dela é impedir que a pessoa possa cometer outro crime. É claro que estou considerando que a punição por vingança é algo inteiramente sem cabimento, em qualquer circunstância.

Ernesto, por que os satélites gravitam no mesmo sentido da rotação da Terra?

Porque é o modo de colocá-los em órbita com o menor dispêndio de combustível, uma vez que parte da velocidade orbital já é fornecida pela velocidade de rotação da Terra.

Testes de personalidade são pseudocientíficos?

Depende do Teste. Há os que são planejados cientificamente e os que não. É preciso consultar uma pessoa da área para indicar os sérios.

Alguém com duas graduações, Matemática e Física, consegue fazer pós em Engenharia Aeroespacial? E quem é formado apenas em Matemática, e tem Mestrado em Física (aliás, tem como?)... Consegue realizar o doutorado nessa área? Ou necessariamente precisa ter graduação na área, para fazer pós nela?

Em geral é sempre possível se fazer mestrado ou douturado em alguma área de ciências exatas tendo a graduação em outra, também de exatas. Mas, normalmente, é preciso se fazer um nivelamento cursando as disciplinas essenciais da área da pós-graduação que ficaram sem ser feitas na graduação. Eu mesmo fiz graduação em Matemática e mestrado em Física tendo cursado quatro disciplinas do Bacharelado em Física como nivelamento.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails