sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Qual o nível de matemática pré requisitado e aprendido no curso de ciências econômicas??? 21/12/2015

A Matemática do Ensino Médio, os dois primeiros períodos do Curso de Cálculo (derivação e integração de funções de uma só variável) e Álgebra Linear apenas. Acho que não é preciso saber derivação e integração de funções de várias variáveis, nem sucessões e séries, nem equações diferenciais. Mas em um nível de mestrado e doutorado já é preciso. Também é preciso aprender Cálculo Numérico para elaborar programas computacionais. De qualquer modo, economia não é muito exigente em termos matemáticos. Talvez só um pouco mais do que Química. Física e Engenharia (dependendo de qual) é que exigem conhecimento mais profundo e abrangente de Matemática.

Minhas ideologias políticas e religiosas são um pouco diferente das suas. Sou anarcocapitalista e agnóstico. 21/12/2015

Não consigo admitir o anarcocapitalismo. Quanto ao agnosticismo, ele significa que não se considera possível saber se Deus existe ou não existe. De modo que o agnóstico pode considerar que existe ou que não, sem ter convicção nem de uma nem de outra possibilidade. O ateu já considera que Deus não existe. Mas ele pode ser um ateu agnóstico, um ateu gnóstico ou um ateu cético, que é o meu caso.

Que empregos são melhores para introvertidos? 21/12/2015

Não pense em empregos. Pense em ocupações. Uma pessoa introvertida pode dar um bom cientista pesquisador, um bom compositor, um bom poeta, um bom pintor, um bom escritor, um bom juiz, um bom matemático, um bom contador, um bom engenheiro ou qualquer outra atividade que se possa desenvolver solitariamente, mesmo que demande alguma interação interpessoal, mas não como algo constante na atividade.

Professor, como poderia resolver essa questão? - "De quantas formas duas pessoas podem sentar, tendo a sua disposição dez cadeiras, de modo que entre elas haja, pelo menos, duas cadeiras livres." Alternativas: a) 63 b) 56 c) 48 d) 72 e) 52 21/12/2015

A resposta são 56 possibilidades. Não precisa usar fórmula nenhuma. Faça um desenho e vá testando as possibilidades.

Obrigado pela resposta, Ernesto. Você acha que ler algumas páginas em voz alta de um livro também ajuda na expressão verbal? 21/12/2015

Claro que ajuda. Mas você tem que ler como se estivesse fazendo um discurso. Em voz alta mesmo. Treinando a dicção, a entonação, a empostação, a gesticulação. Sem a menor vergonha de pagar mico.

Muito triste ver uma notícias dessas... http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/12/incendio-atinge-museu-da-lingua-portuguesa-em-sp-dizem-bombeiros.html 21/12/2015

De fato. Uma grande e lamentável perda de documentos e registros. Completamente irrecuperável.

As pessoas também reclamam ou brigam com você por causa do feriados religioso?Vc é ateu, não pode se sentir ou se divertir nesses dias. Parece até uma criança rs 21/12/2015

Encaro os feriados religiosos como uma oportunidade para confraternizar com a família e amigos. Não vejo problema em que se esteja comemorando algo a respeito de que eu não confiro significado. Como o nascimento de Jesus. Mas é bom a reunião que se faz, a troca de presentes, o reencontro de parentes afastados. Colocar o papo em dia. Isso tudo vale e, se não houvesse a festa religiosa, seria o caso de inventar uma data para isso. O fato de ser ateu não me tolhe, em absoluto, a alegria da comemoração. Sei que Jesus não é Deus nenhum e pode, até, nem ter existido como pessoa humana mesmo. Todavia a cristandade considera que existiu, que era Deus e que seu nascimento é algo a ser comemorado, mesmo que numa data completamente arbitrária. Ora, se todo mundo está alegre e festejando, eu entro no clima também.

O sr. descobriu a desejada fonte da juventude? 21/12/2015

Isso não existe. Mas, se se leva a vida de uma forma participante e ativa, mental e fisicamente, o patamar da idade adulta vai se prolongando pelos anos da terceira idade. No meu caso as atividades físicas são deixadas meio de lado, mas as mentais continuam no mesmo ritmo ou, talvez, até maiores.

Aproveitando a bagagem da última pergunta que lhe fiz. Será que vamos chegar em algum momento da humanidade que não usaremos as palavras 'ateu e ateísmo'? 21/12/2015

Assim espero. Seria a situação em que a existência de deuses jamais seria levada em consideração por ninguém, de modo que, todos sendo ateus, isso nem precisaria ser mencionado. Da mesma forma que não se pergunta, hoje, pelo menos entre nós, a uma pessoa, se ele é livre ou escrava, pois todos são livres. Do mesmo modo que não seria nunca preciso considerar que alguém fosse analfabeto. Então não se indagaria de ninguém qual a religião, pois ninguém a possuiria.

Não seria melhor todos os alunos optarem o que quer estudar? 21/12/2015

Em parte. Acho que existe um núcleo básico comum de conhecimentos que é necessário para todos, não importa o que virão a ser no futuro, e que a escola tem que fornecer e exigir. Todavia, grande parte do que é atualmente dado como conhecimento necessário, poderia ser optativo e, inclusive, haver um leque bem amplo de opções disponibilizadas pelas escolas. As escolas economizariam tempo no que for obrigatório e disponibilizariam tempo para o que for optativo. Dentre estes conhecimentos eu cito todas as artes (música, pintura, dança, escultura, teatro, canto, cinema, poesia), bem como, por exemplo, culinária, corte e costura, marcenaria, mecânica, eletrotécnica, horticultura, artesanato, informática, enfermagem e muito mais, que poderia ser dado nas escolas. E, mesmo, os temas das disciplinas comuns que seriam retirados da parte obrigatória mas que alguém quisesse aprender dentro das opções. E outras disciplinas puramente acadêmicas mas que não se estuda, como cosmologia, geologia, oceanografia, meteorologia, astrofísica, astronomia, cartografia, tipografia, luteria e muito mais. Isso poderia ser feito por um acordo entre escolas de modo que umas dariam algumas dessas matérias e outras outras, o aluno fazendo cursos em mais de uma escola.

Sobre física quântica: https://www.youtube.com/watch?v=8BOi3Ze7UdA&sns=fb 21/12/2015

Bom vídeo. Todavia penso que não esclareceu bem ao público leigo em que consiste a Física Quântica. Leia este artigo:
http://www.ruckert.pro.br/blog/?page_id=1865

Acrescentei um link MUITO interessante na pergunta que tinha mandado sobre a maconha. Responda a última. 21/12/2015

Não estou conseguindo acessar o migre.me

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

O que significa pra você ser pobre e ser da elite? 21/12/2015

Ser pobre significa não dispor de recursos financeiros suficientes para manter um padrão de vida confortável e, assim, sofrer privações no atendimento, até mesmo, das necessidades elementares. Ser da elite significa pertencer ao grupo de pessoas que, de alguma forma, influencia as atividades e o comportamento do resto da população. Isso pode ser porque se trata de seus patrões ou líderes em qualquer aspecto. Não necessariamente uma pessoa da elite tem que ser rica e nem uma pessoa rica vai ser necessariamente da elite. Todavia é difícil que uma pessoa pobre seja da elite.

Professor, você se considera um ateu ativista e se sim, o que seria ser ativista em relação ao ateismo? 21/12/2015

Sim, sou ativista. Ateu ativista é aquele que não apenas não acredita na existência de deuses (e, em muitos casos, como eu, de espíritos), mas também busca convencer a todos dessa não existência, por meio de um trabalho de proselitismo ateísta ou de pretender converter as pessoas ao ateísmo. Note que isso não significa desrespeitar as crenças alheias, mas mostrar, por meio de argumentos convincentes, expostos de modo cortês e educado, de que ela não possuem fundamento. Isso é o que venho fazendo ao longo de meu trabalho educativo. No caso de aulas, eu não abordo diretamente a questão, mas, sempre que, por alguma injunção, aparece uma ligação com a consideração de existência ou não de deuses, eu mostro que não há razão para supô-las. Na internet, desde que comecei a usá-la, há uns 20 anos, sempre tenho divulgado minhas convicções ateístas e procurado convencer a todos de sua propriedade.

Ghiraldelli foi preconceituoso? https://www.facebook.com/ghiraldelli.filosofia/posts/947858618584315 21/12/2015

Não foi o Ghiraldelli que escreveu o texto. Ele só abonou. Mas eu concordo que cultura não seja entretenimento (não que entretenimento seja algo ruim) e deploro a sujeira que o povo deixou lá. Isso mostra que não tem cultura, que não tem educação. Era só levar sacolinhas para catar, cada um, o seu lixo e depositar nos coletores ou levar para descartar em casa. Isso vale para qualquer evento e para a praia, também. Questão de cosmovisão. Aliás é o que a escola tem que mudar para as futuras gerações de brasileiros. Incutir a responsabilidade individual pela conservação do ambiente e outras. Mas isso não é fácil. Em meu colégio, na Sala dos Professores, vários usam o banheiro e não dão descarga nem tampam o vaso. Se fossem peões de obra até eu desculparia... De qualquer modo, gostei da iniciativa da prefeitura carioca em instalar esse museu. Vai dar uma colaboração positiva para o espancamento da ignorância popular, especialmente a científica, que é, justamente, um de meus objetivos de vida.

Professor, poderia me explicar a real diferença entre o centro de massa e de gravidade? Por que há casos em que o centro de massa não pode ser equivalente ao de gravidade? Como isso acontece? Pensei que o centro de massa agiria como se todas as forças estivessem nele aplicadas, inclusive o peso. 21/12/2015

Centro de massa é o centro de distribuição da massa de um sistema. É o ponto cuja posição é a média ponderada, tendo por peso estatístico a densidade, da posição das massas de todos os elementos de volume do sistema. Não tem nada a ver com forças. Já o centro de gravidade é o ponto de aplicação da resultante das forças de gravidade atuantes sobre todos os elementos de massa do sistema. Se o sistema estiver sujeito a um campo gravitacional uniforme, isto é, cuja intensidade seja idêntica em módulo e orientação em todos os pontos do sistema, então o centro de gravidade coincidirá com o centro de massa. Mas se o sistema estiver imerso em um campo gravitacional não uniforme, quer em intensidade quer em orientação, então o centro de gravidade não coincidirá com o centro de massa. O campo gravitacional de uma massa esférica, como um planeta, não é uniforme, pois sua intensidade tem uma direção radial em relação ao centro do planeta, portanto não sendo paralela em diferentes pontos e sua intensidade é inversamente proporcional ao quadrado da distância ao centro do planeta. Um corpo suficiente extenso, como uma grande montanha, de quilômetros de altura, poderá apresentar uma diferença significativa, de vários centímetros, entre as posições dos centros de massa e de gravidade. Corpos de tamanhos menores (menos de 100 metros de extensão) não apresentarão, em relação ao planeta Terra, diferença significativa entra as posições dos centros de massa e gravidade, que poderão ser confundidos.

Você já foi ou sonha em ir a Viena(Cidade dos Músicos)? 21/12/2015

Ainda não, mas gostaria de ir. Só que antes quero conhecer Paris

É verdade que escrever em manuscrito melhora a expressão verbal? 21/12/2015

Não sei, mas penso que possa mesmo, porque obriga o cérebro a associar a articulação das palavras para formar frases com a coordenação motora de as escrever. Quanto mais o cérebro associa funções para dada tarefa, mais ele desenvolve a inteligência. A expressão verbal é uma associação entre a composição mental das frases e sua expressão sonora pela fala. Tem-se pois duas associações, entre o dizer e o escrever e entre o dizer e o falar. Não posso garantir que o aperfeiçoamento da primeira implica no aperfeiçoamento da segunda, mas penso que sim.

Legendar vídeos aumenta a inteligência? 21/12/2015

Penso que sim. É um bom trabalho que puxa bastante o cérebro.

Professor, como você responderia à pergunta recorrentemente feita: "de onde viemos"? 21/12/2015

Se você está se referindo à nossa espécie, ela evoluiu de outras precedentes na ordem primata. Se você se refere à vida em si, ela surgiu da matéria inanimada por um processo meramente aleatório. Se você está se referindo ao próprio Universo ele deve ter surgido a partir de nada em um evento inteiramente fortuito, sem projeto e sem propósito. Ou então sempre existiu.

Professor, além de você, há mais algum cientista ou erudito, que sustenta o livre-arbítrio com base nos fundamentos parecidos ou iguais aos seus? 21/12/2015





Professor, já leu A Origem das Espécies, de Darwin, o que achou? Aprendeu algo lendo? 21/12/2015

Tenho o livro mas ainda não o li. O que estudei de evolução foi em outros livros, mais recentes, como os do Zimmer, Ridley e Freeman & Herron. Minha edição é uma republicação da primeira edição de 1859, pela Collector's Library. Parece que a sexta edição, de 1872 é considerada a versão definitiva de Darwin. Aqui em Viçosa tem uma equipe de professores fazendo um apanhado de todas as edições, inclusive em outros idiomas, para fazer uma versão definitiva em português, já que as existentes não são fidedignas. Leia este artigo do meu amigo Felipe Costa, o líder dessa equipe de tradutores:
http://observatoriodaimprensa.com.br/armazem-literario/_ed802_lendo_darwin_em_portugues/

Se aproximar de pessoas pra ganhar favores ou ''subir na vida'' é aceitável? 21/12/2015

De modo nenhum. Trata-se de uma atitude vil, desprezível, odiosa, mesquinha, indigna, completamente inaceitável.

Por que você não gosta do "Super-homem" do Nietzsche, mesmo sendo um exemplo quase perfeito dele ? 21/12/2015

De modo nenhum. O "übermensch" é uma pessoa desprovida de compaixão, sentimento que Nietzsche considera uma fraqueza. As virtudes ditas "cristãs" (mas não apenas) da caridade, solidariedade, compaixão, cooperação, misericórdia, são desprezadas nesse conceito. Não posso aprová-lo.

Por que os empregos mais simples pagam tão mal aqui no Brasil? 21/12/2015

Trata-se de uma herança histórica do colonialismo português e do período escravagista, em que esses trabalhos eram executados por escravos. Com o fim da escrevidão, a elite não se dispôs a pagar bem por eles e os escravos libertos acabaram aceitando os baixos salários para conseguirem um meio de vida. Nos Estados Unidos a diferença é que a mentalidade protestante tem uma noção mais igualitária da sociedade do que a católica. Os católicos vêem uma aprovação divina para a existência das elites e estas se consideram no direito de se servir da plebe para seu enriquecimento como algo moralmente justificado.

https://ask.fm/wolfedler/answers/133357950237 ... Claro que não. É apenas um discurso político, cheio de eufemismos e tudo o mais. Se um dia o Reino Unido entrar numa guerra grave, você verá...

Pois eu acho que mulheres são tão competentes para fazer a guerra quanto homens.

Ernesto, a massa populacional é leiga em "ciência" você acha que é culpa dos próprios cientistas que por muitas não optam em escrever algo com uma linguagem "popular" e sim muita das vezes rebuscada e "chato"? 20/12/2015

Não. A culpa é dos professores. Esses é que têm que colocar o conhecimento científico ao alcance da juventude de forma inteligível. Para isso é que eu defendo que todo licenciado em ciências (que vai ser o professor), tenha que ser, antes, bacharel. Para que possa compreender o que a ciência está desenvolvendo de mais atual e traduzir isso para o nível de Educação Básica. O cientista não tem esse compromisso. Claro que é muito bom que cientistas façam isso e divulguem a ciência para o público leigo. Mas existem, também, os divulgadores científicos, que não são cientistas, mas entendem tanto de ciência quanto de comunicação, para fazer esse trabalho. Por outro lado, seria preciso, também, que os meios de comunicação: revistas, jornais, rádio, televisão, dedicassem mais espaço e tempo para a ciência, numa fração equivalente a que dedicam a política, economia, esportes, crimes, variedades, música popular, previsão do tempo, medicina e outros assuntos. Da mesma forma que acho que uma fração equivalente deveria ser dedicada às artes mais sofisticadas, como música clássica, pintura, teatro, literatura, poesia. Bem como filosofia. Porque a cultura do povo é muito determinada por aquilo que lhe é disponibilizado na mídia. É difícil achar pessoas que se interessem idiossincraticamente por Cosmologia e Música Clássica, por exemplo e que corram atrás de informações sobre esses assuntos que não são muito encontradiços na imprensa cotidiana. A escola precisaria tomar essa iniciativa e disponibilizar, como algo incluso na programação exigida, tais tipos de conhecimentos.

Lembra deste vídeo? https://ask.fm/wolfedler/answers/133269540893 (4:45 minutos) ... Pois é, veja: http://glo.bo/1muLD6k ... Às vezes o Olavo é profético. 20/12/2015

Acho que a notícia vai é contra o que o Olavo acha. Mas eu concordo plenamente que todos os postos das forças armadas não podem discernir entre os sexos. E que todos eles devam ser preenchido metade por homens, metade por mulheres. Como toda e qualquer ocupação na sociedade.

Os homens, assim como as mulheres, devem depilar as axilas? 20/12/2015

Acho que nem as mulheres precisam.

Modéstias à parte, eu sou uma pessoa competente. Sei que poderia mudar de país se quisesse, já tive a oportunidade. Mas eu escolhi ficar no Brasil e usar meu talento para o bem deste país. Porém todo mundo tenta me desmotivar. Diz que estou sendo burro . Que tem meios melhores de ajudar. O que acha? 20/12/2015

Congratulo-me com você. Você não é burro, pelo contrário. É uma pessoa consciente de que, o fato de ser brasileiro envolve a responsabilidade de lutar pelo bem do povo brasileiro. E se se tem mais condições para isso, então é que a responsabilidade aumenta mais ainda. Quem tenta te desmotivar são pessoas mesquinhas que só pensam no bem de si mesmas. Essas são inteiramente dispensáveis. Você é um dos imprescindíveis como disse Bertolt Brecht.

Professor, um especialista disse folha de são paulo que é um gasto burro pagar a universidade para rico, qual sua visão sobre isso? http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/12/1715176-governo-pagar-universidade-para-rico-e-um-gasto-burro-diz-especialista.shtml 20/12/2015

Concordo com ele.

Despeje aqui uma dose de poesia: 20/12/2015

Você apoia a pré-candidatura de Ciro Gomes para presidente do Brasil em 2018? 20/12/2015

Não. Apoiaria a do Cristóvam Buarque.

Existe inércia absoluta ou tudo está em constante movimento? 20/12/2015

Inércia não significa não estar em movimento. Significa que não se está sujeito a interações que alterem o movimento. O que a primeira lei de Newton, afinal, afirma é um critério para se identificar referenciais inerciais. Se se constata que uma partícula esteja sujeita a interações que lhe apliquem, em conjunto, uma força resultante nula e, nesse referencial, a partícula mantém uma velocidade vetorial constante, então esse referencial será inercial. Note que isso não diz que ele seja um referencial absoluto, o que não existe. Não se pode dizer que tudo esteja em constante movimento e nem que não esteja, uma vez que movimento é um conceito relativo ao referencial.

"O maior inimigo do conhecimento não é ignorância, mas a ilusão do conhecimento" (Stephen Hawking) Concorda? 20/12/2015

Concordo. A ignorância consciente não é um defeito. Ela pode ser sanada. A presunção de conhecer o que não se conhece é um defeito. Uma desonestidade.

https://ask.fm/wolfedler/answers/133312817181 ... Uma outra visão sobre o caso Fabíola: https://www.facebook.com/Loiraopressora/videos/557472881072761/ ... Veja os comentários das próprias mulheres. Concordo. Se for pra trair, não namore um monogâmico. Fabíola é uma mau-caráter mesmo! 20/12/2015

Sim, ela é uma pessoa de mau caráter. O que eu digo é que esse tipo de questão não existiria se a monogamia não fosse uma concepção padronizada na sociedade. Isto é, se todo mundo considerasse que seria normal e sem o menor problema ter relacionamentos amorosos plurais, já que amar a mais de uma outra pessoa é algo que não se pode controlar, uma vez que não depende da vontade pessoal. Mas relacionar-se amorosamente é algo que se pode permitir ou evitar, por um ato de vontade. Só que isso pode levar à infelicidade. Se a sociedade admitisse que, uma vez que se ame, se possa estabelecer relação amorosa, com mais de uma outra pessoa, tais tipos de problemas, referentes a traições, não existiriam. É preciso que a educação, tanto familiar quanto escolar, mostrem que a consideração de que a pessoa amada seja uma propriedade de quem ama é inteiramente nefasta. Ninguém é dono de ninguém. Todo mundo tem que ter a liberdade de amar a quem quiser. Não só amar, mas estabelecer uma relação amorosa. E ninguém tem que obstar nada contra. Especialmente quem for uma das pessoas a quem a outra ame. Ciúme é um vício tão ignóbil quanto a inveja, a avareza, a gula, a soberba, a luxúria, a ira, a preguiça, a rapinagem, a crueldade.

Dentre o pandeísmo, panteísmo, panendeísmo, panenteísmo e o deísmo, o mais plausível é o pandeísmo certo? 20/12/2015

Além dessas ainda existem o teísmo e o ateísmo. A mais plausível é o ateísmo, sem a menor dúvida. Todavia dentre as demais, o pandeísmo é mais admissível mesmo. A menos admissível de todas é o teísmo. O hinduísmo é uma religião panenteísta. O judaísmo, o cristianismo e o islamismo são religiões teístas. O budismo é uma religião ateísta. Todavia o budismo admite a existência de espíritos que se encarnam em corpos de seres vivos.

Se eu fosse você, sairia do Brasil e moraria na Áustria. 20/12/2015

Não. Eu quero é ficar aqui para ajudar a consertar este país.

http://goo.gl/xkV9bI Isso se chama estrutura familiar, caráter e personalidade! Para o esquerdismo atual, tudo que é contra os bons valores e costumes tem que ser incentivado! 20/12/2015

A menina está inteiramente certa ao não atender aos apelos para ser mais sensual na idade que tem. Mas isso não é contrário a nenhuma concepção genuinamente esquerdista. A esquerda genuína não é hostil aos valores éticos. Não é niilista. O anarquismo também não é contra a família. O que ele é, é contra a concepção patriarcal de família e a favor de uma concepção aberta de família, que aceite as relações homoafetivas como perfeitamente normais no seio da família, bem como os relacionamentos plurívocos do mesmo modo. Dentro de uma concepção de família como um núcleo social de pessoas que se querem bem, isto é, se amem mesmo, que se apoiam em todos os aspectos da vida, que batalham juntas para conquistar o que for de melhor possível para o grupo. Valores equivocados e retrógrados têm que ser defenestrados mesmo. Mas não a noção de valor em si. O que é preciso é afirmar os valores positivos, inclusivos, tolerantes, generosos, pacíficos e não valores mesquinhos, intolerantes, implicantes, excludentes, negativos, egoístas, ciumentos, possessivos, gananciosos, invejosos, desonestos, cruéis, preconceituosos. Bem como libertinos, devassos, promíscuos. A esquerda genuína é uma concepção do bem, de tudo o que seja nobre, elevado, altruísta, virtuoso.

o que acha da Alquimia, Ernesto? 20/12/2015

A mais completa baboseira. Sem o menor fundamento.

Nunca é tarde para aprender uma nova habilidade: 24 anos de idade, passou dois anos aprendendo a tocar violino. Este vídeo é uma prova que o trabalho árduo compensa. https://www.facebook.com/thisisinsider/videos/1497430753897651/?theater 20/12/2015

É isso mesmo. Com empenho e dedicação se consegue quase tudo. Claro que tem que ter uma base de inteligência. Mas só a inteligência não basta. É preciso, também, o esforço. Do mesmo modo que o esforço, sem inteligência, não resolve.

O que acha do lutador José Aldo? 20/12/2015

Não conheço.

Tendo em vista que a reprodução sexuada é uma forma de autopreservação das espécies, é coerente afirmar que o propósito da vida é viver para sempre? 20/12/2015

Sim, mas não o indivíduo e nem a espécie, mas a vida em si mesma, que passa de indivíduo a indivíduo, de espécie a espécie. A reprodução sexuada não existe para preservar cada espécie, mas sim para possibilitar a variabilidade genética que permite, exatamente, a evolução entre as espécies. O que o gene egoísta faz é preservar a vida, entre os indivíduos e entre as espécies. O que a vida quer, sem consciência, é claro, é, simplesmente, viver.

Ernesto, você ler com barulho? 20/12/2015

Sem nenhum problema.

Poderia me explicar o que é Spin? 19/12/2015

Spin é o momento angular intrínseco de uma partícula. Classicamente ele corresponde ao momento angular de um corpo girando em torno de seu próprio centro de massa. Momento angular é calculado pela soma dos produtos das massas elementares constituintes do corpo, pela distância ao ponto de giro e pela componente da velocidade em relação a esse ponto, perpendicular à distância a ele. No caso de partículas quânticas não se pode visualizar esse giro como sendo um giro mecânico. Mesmo assim o spin possui as mesmas propriedade do spin de um objeto macroscópico. O interessante é que tanto o módulo do momento angular, quer orbital, quer de spin, quanto o valor de sua componente (pois se trata de um vetor) em qualquer direção escolhida, são grandezas quantizadas, isto é, possuem apenas valores que sejam múltiplos de uma quantidade formada por números inteiros.

"Números imaginários" possuem existência objetiva? 19/12/2015

Nenhum número possui existência objetiva. Todos os números são abstrações. Todavia os números naturais, inteiros, racionais e reais, correspondem a contagens e medidas diretas de entidades da natureza. Da mesma forma que outras entidades matemáticas mais complexas, como vetores, matrizes e tensores. Já os números imaginários não. Todavia eles se prestam a representar conceitos abstratos que se aplicam na Física e Engenharia, por exemplo, para modelar comportamentos da realidade natural que, por meio de manipulações, como relações, funções e operações, permitem obter resultados que correspondam a grandezas passíveis de mensuração. E o permitem fazê-lo de modo mais ágil. Com os números imaginários é possível a construção de conjuntos de números de amplitude maior, como os complexos e os quatérnios. Por sua vez, estes podem ser usados como componentes de vetores, matrizes e tensores, bem como formas diferenciais e outras entidades de grande utilidade, especialmente em eletromagnetismo, ótica, física quântica e relatividade.

pode me indicar livros para quem realmente quer estudar matemática à fundo, mas que sirva de introdução? 19/12/2015

O Que é Matemática - Richard Courant & Herbert Robbins - Ciência Moderna

Comentário sobre a Cura atribuída a Madre Teresa que livrou paciente terminal de hidrocefalia: http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2015/12/cura-atribuida-madre-teresa-livrou-paciente-de-sp-de-hidrocefalia.html 19/12/2015



Você prefere livros ou filmes ? 19/12/2015

Gosto muito de cinema, mas prefiro livros.

Professor, digamos que eu tenha uma lata de Coca-cola num compartimento do freezer. Se eu colocar mais latas, demorará mais para gelar? Ou seja, quanto mais itens, mais demorará? 19/12/2015

Sim, pois a taxa de retirada de calor que o motor da geladeira é capaz de fazer não aumenta, mas a quantidade de calor a se tirar para reduzir a temperatura de mais latas aumenta. Então leva mais tempo.

Doente, não? https://www.facebook.com/anarcomiguxosIV/photos/a.175062966164045.1073741828.175057666164575/206282883042053/?type=3&theater 19/12/2015

Essa mulher é louca. Suas idéias são o máximo requinte de intolerância, de capitalismo selvagem, de direita intransigente. Enfim, um demônio.

Sobre o caso Fabíola. 18/12/2015

Muito se tem falado do caso da Fabíola que foi flagrada por seu marido traindo-o com seu amigo. O espetáculo de destempero do marido foi filmado e colocado nas redes sociais. Há três questões no episódio: a traição, a reação do marido e a divulgação do vídeo (incluindo a própria filmagem). Sem dúvida, traição é algo eticamente errado. Não porque um dos parceiros de um relacionamento conjugal ou amoroso cometa outro relacionamento com uma terceira pessoa, mas porque o faz sem a ciência e o consentimento do primeiro parceiro ou parceira. Tal tipo de ocorrência seria liminarmente eliminado de qualquer relacionamento se, em todos eles, ficasse já tacitamente estabelecido que qualquer dos parceiros seja livre para manter outros relacionamentos que quiser, com ou sem comunicação. Isso, absolutamente, não significa nenhuma diminuição do amor, do afeto, da amizade, do desejo e nem do respeito pelo parceiro primário, uma vez que faz parte do trato relacional essa permissão. E não prejudica, em nada, a estabilidade, a harmonia e a felicidade do par. Tal possibilidade, inclusive, poderia ser estendida a uma relação plurívoca estabelecida e com estabilidade. Mas, não sendo assim o trato, ocorre uma traição e o erro da traição é, justamente, a mentira. A solução é dupla. Ou o parceiro traído aceita a outra relação e tudo fica bem assim mesmo, ou o relacionamento é rompido. O episódio, contudo, redundou em uma cena de selvageria por parte do marido que, absolutamente não se justifica entre pessoas civilizadas. Tudo poderia ter sido resolvido pela escolha de uma das duas opções que citei acima. Finalmente há o caso do filmagem e sua divulgação. A filmagem parece que foi premeditada. O marido chamou alguém para filmar. Da mesma forma que a divulgação nas redes sociais. Isso já é outra atitude eticamente errada. Nenhum erro justifica outro. Vingança é tão criminosa quanto o crime que a suscitou. Principalmente quem se julga a vítima injustiçada de alguma ação, não pode revidar com outra injustiça, porque, então, fica sem razão. O caso é lamentável e, em última instância, decorre das concepções retrógradas da sociedade, no que diz respeito à consideração de que os relacionamentos amorosos envolvem alguma "propriedade" de um sobre o outro. Nada mais contrário ao sentido verdadeiro do amor que é inteiramente libertário. Ou seja, quem ama quer o amado livre, inclusive para amar a outrem.

Quais graduações unem conhecimentos das ciências exatas e biológicas? 18/12/2015

Física Médica, Biofísica e Bioquímica, por exemplo.

Ernesto, o nosso universo é resultado de uma grande imperfeição? 18/12/2015

Não. Supor isso seria supor que existiria alguma perfeição que, tornando-se imperfeita, originou o Universo. Não é isso. O Universo não proveio de nada. E ele possui tanto perfeições quanto imperfeições, nem sendo inteiramente perfeito nem inteiramente imperfeito. Tudo o que ele é não resultou de nada que fosse projetado e planejado. Surgiu tudo por acaso, do jeito que apareceu.

Professor, onde estão os seres 2, 3 e 4 desta foto? Uma vez que, hoje em dia só existe o macaco e o ser humano, então onde estão os outros 03 tipos de indivídios, porque estão extintos e os macacos não? https://www.google.com.br/search?q=evolu%C3%A7%C3%A3o+humana&biw=1422&bih=999&source=lnms&tbm=isc 18/12/2015

O que acontece é que, na evolução, surgem ramificações e os ramos podem continuar a existir paralelamente ou serem extintos. No caso humano, alguns ramos ancestrais foram extintos, outros continuaram como as demais espécies primatas que atualmente existem. "Macaco" é uma denominação popular para os animais pertencentes à ordem dos primatas, o que inclui, também, o homem, que é um dos macacos. Os macacos 2, 3 e 4 da foto são de espécies extintas. O número de espécies de macacos é muito grande, de modo que não se pode dizer, "o macaco e o homem". Há que se mencionar todas as espécies de macacos, das quais a humana é apenas uma.

Ernesto, muito obrigado, você me ajuda muito. :) Boa noite! 18/12/2015

Fico contente em ler isso.

Mas ele falou que viemos das quantizaçoes. isso é verdade? o que é quantizaçao? 18/12/2015

Sim. Somos feitos de moléculas, que são feitas de átomos, que são feitos de elétrons, prótons e nêutrons, que são feitos de quarks, que são quantizações do campo do vácuo primordial do Universo. Quantização é uma concentração de campo com valores individualizados de certas propriedades, como carga, massa, spin e outras que passam a identificar uma entidade individualizada do campo.

Esta resposta do Silvio Zanin merece ser publicada: 18/12/2015

Você acredita em vida extraterrestre inteligente?
Isso não é uma questão de se acreditar e sim de se verificar. Até agora, não encontramos nenhum ser ou nenhum tipo de vida extraplanetária. Todavia, pode ser que exista. O universo é vasto, contém bilhões de galáxias, que podem conter trilhões de planetas que possam abrigar vida. Pode ser que haja vida microbiana em alguns anos luz de distância, nos sistemas planetários mais próximos, ou até, aqui no nosso sistema solar, em alguma lua de Júpiter ou até em Marte. Quanto a vida inteligente, é mais raro de se encontrar, pois as condições que permitem com que a vida se desenvolva são extremas, um estudo detalhado sobre o histórico do nosso planeta, de como a vida se desenvolveu e sobreviveu a todos os perigos naturais existentes, demonstram que um tipo de vida inteligente sobreviver ou evoluir é realmente algo extraordinário. O projeto SETI que busca por supostos sinais extraterrestres ainda não encontrou nenhum tipo de radiação que poderia ser emitido pelos sistemas tecnológicos de uma civilização avançada, o que acaba condenando a questão da existência de seres extraplanetários inteligentes nas distâncias próximas. Quanto a questão da ufologia, eu acho um completo disparate. Eles tentam evidenciar que ETs visitam o nosso planeta, mas usam evidências falsas, por mais que suas argumentações pareçam ser logicamente bem estruturadas, como fazem alguns ufólogos que são eloquentes. Entretanto, são falaciosos, utilizam a falácia da causa falsa ( aquilo é por causa disso) e também a falácia do apelo a ignorância ( não sabemos explicar o que é X, logo Y é verdadeiro). Para mim, não se diferem muito das religiões ou das pseudociências como a astrologia, em que a crença predomina nas afirmações, sendo, portanto, mais importantes que dados empíricos. Contudo, meu palpite seria que devido a as probabilidades da existência de ETs sejam altas, eles devem existir sim, mas não garanto.

Esta resposta do Silvio Zanin merece ser publicada: 18/12/2015

Se você se refere a alma ou ao espírito, não vamos a lugar nenhum pois eles não existem. Se você se refere ao corpo material, isso depende, algumas pessoas irão ser enterradas, outras cremadas, outros corpos serão perdidos e nunca serão encontrados (como em casos de afogamentos por exemplo), alguns corpos antes de serem enterrados ou sepultados serão velados. De qualquer jeito, o que não se pode evitar, é a decomposição. A medida que o tempo irá passar, nosso corpo irá se decompor. Entretanto, os átomos não podem simplesmente parar de existir ''do nada''. Eles continuarão pela Terra, até o nosso planeta ser desintegrado (seja pela fase de gigante vermelha do Sol, seja por outros fenômenos cósmicos). De qualquer jeito, até os próprios prótons, nêutrons e elétrons de que somos feitos serão esgarçados pela expansão do universo que como se consta, está acelerando. Nem os neutrinos terão chance. O universo ficará cada vez mais rarefeito e qualquer tipo de vida não terá chance alguma para se desenvolver. Sobre a questão de onde viemos, a resposta é muito detalhada, o que eu posso dizer aqui, resumidamente, é que há um tempo muito remoto (cerca de 13,8 bilhões de anos), o universo surgiu. Surgiu se expandindo e logo depois, as quantizações fermiônicas e bosônicas começaram formando as partículas de matéria (como elétrons e prótons) e as partículas mediadoras das forças entre os férmions (como fóton, glúon etc). A medida que o universo foi se expandindo, ele também foi se arrefecendo, possibilitando a formação de estruturas mais complexas como átomos, moléculas, estrelas, planetas, galáxias, pessoas etc. Pelo processo evolutivo aqui na Terra começando desde a primeira molécula auto-replicante até gorilas e chimpanzés, estamos aqui. Somos parentes evolutivos de todos os animais (embora sejamos parentes mais ''próximos'' de alguns). Somos feitos de poeira estelar e somos essencialmente derivados das quantizações de campo. Nem os mais exímios poetas medievais poderiam descrever algo tão fantástico quanto a nossa origem natural.

leia a ultima resposta do link https://ask.fm/SilvioZanin. o garoto está correto? ainda continuo acreditando em vida pós a morte 18/12/2015

Está corretíssimo. A resposta dele até parece que fui eu quem deu.

como resolver questões de raciocínio logico? é necessário só pratica ou também é necessário estudar? 18/12/2015

Claro que é necessário estudar também. Há bons livros de lógica, como o "Indrodução à Lógica", do Irving Copi (Mestre Jou), o "Lógica", do Stan Baronett (Bookman), o "Aprendendo Lógica", do Vicente Keller e Cleverson Bastos (Vozes). Também é bom aprender dialética (arte de argumentar). Recomendo "A Arte de Argumentar", de Bernard Meyer (Martins Fontes), Pensamento Crítico e Argumentação Sólida, de Sérgio Navega (Intelliwise).

Tbm sou anarquista sou contra a polícia e os governantes 18/12/2015

Sim, muito bem. Mas é preciso entender que tal situação não pode ser estabelecida por imposição, sem que a sociedade evolua a ponto de prescindir, espontaneamente, dessas instituições. A anarquia não pode ser imposta. Tem que ser atingida por evolução. Senão não funciona. Daí a luta pela anarquia ter que ser uma luta de convencimento por meio da educação, tanto formal quanto não formal. As pessoas têm que assumir suas responsabilidades sociais sem que precisem ser coagidas por nada. Há que se extirpar inteiramente a preguiça e a cobiça. A anarquia só funciona em um mundo de pessoas exemplarmente virtuosas.

Vc é anti-marxista? Se sim, porque? 18/12/2015

Sou um comunista anti-marxista sim. Porque discordo totalmente da proposta de Marx para se chegar ao comunismo através do socialismo de estado totalitário, ou seja, da "Ditadura do Proletariado". Não admito nenhum regime político autocrático, não interessa a que fim se proponha, mesmo que seja bom. E, para mim, comunismo não é a posse dos meios de produção e serviços, bem como da produção e dos serviços nas mãos do estado, em nome do povo e sim nas mãos diretas do próprio povo, sem estado nenhum como intermediário. Além do mais o marxismo se equivoca em considerar a economia como o único motor da história e em supor que o desenvolvimento, não só histórico mas científico e filosófico também, se faça pela dialética dicotômica de tese, antítese e síntese. Isso acontece em alguns casos, mas, em geral, o espectro de possibilidades é muito mais amplo do que tese e antítese. E, nem sempre, surge uma síntese, mas uma das possibilidades acaba sendo a vencedora. O problema é que Marx raciocinou com base na realidade européia do século XIX e os marxistas querem que suas idéias sejam tidas como universais no tempo e no espaço.

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Números existem? 18/12/2015

Certamente que sim. A questão é saber a que categoria de realidades pertencem os números. Há várias. Os números são uma realidade abstrata, isto é, concepções mentais. Mas não são puramente subjetivos, pois adquirem uma objetividade pelo fato de serem compartilhados entre mentes, com o mesmo significado. Então eles adquirem uma realidade externa às mentes, já que qualquer mente que os tenha apreendido pode se fazer entender, ao referi-los, por outra mente que também tenha o mesmo conceito.

Como fazer o dia ser produtivo? 18/12/2015

Não sendo nem um pouco preguiçoso. Aproveitando bem o tempo. Começando a fazer tudo o que puder, mesmo que não seja possível acabar. Interrompa e continue depois. Também não se dispersando à medida que for fazendo as coisas. A cada vez que estiver fazendo algo, esqueça do resto do mundo. Todavia reserve algum tempo para um repouso mental e físico. Não precisa ser muito tempo, mas alguns minutos de quando em quando.

Professor, se o campo do vácuo está em toda a parte do universo (inclusive no lugar onde estou), se esse campo produzisse um par de pósitron-elétron que rapidamente se aniquilasse, a radiação emitida não seria prejudicial devido a baixa intensidade? 18/12/2015

Mas isso está acontecendo a todo momento. Nosso corpo é continuamente atravessado por radiação que advém desses aniquilamentos, produzidos em qualquer parte do Universo. É prejudicial sim e estamos sempre sendo prejudicados. Grande parte dos casos de câncer se devem a mutações aleatórias provocadas pela radiação ionizante que atravessa nossos corpos.

Dizem que mulheres têm uma intuição aguçada: é verdade, pois ficaram muito tempo sem raciocionar. Mulher serve para limpar a casa, a cueca do marido; fazer comida; cuidar das crianças. Também serve para mostrar algo óbvio ao homem, já que tem uma visão curta; nós temos pensamentos profundos. 18/12/2015

Você é mesmo um grandíssimo idiota. Como pode alguém ser tão tacanho e desprovido de entendimento?

Pergunta retirada do Yahoo: Por que tudo na vida das pessoas envolve namoro, amor e sexo? 18/12/2015

Isso não é verdade. Há muitos outros temas que ocupam a vida das pessoas. Em verdade outros assuntos, inclusive, tomam mais tempo do que namoro, amor e sexo. A sobrevivência exige que se tenha uma fonte de alimentos, abrigo e outros requisitos que, em geral, demandam dinheiro para serem obtidos. E a obtenção do dinheiro, em geral, exige que se trabalhe. Assim, grande parte do tempo da vida é dedicada ao trabalho, no qual, em geral, não se pensa em namoro, amor e sexo. A manutenção da vida também envolve muitos afazeres domésticos, que gastam um bom tempo. E existe, por outro lado, muitas atividades de lazer que não cogitam de namoro, amor e sexo, como a prática de esportes, a audição de música, a assistência de filmes, a leitura de livros. Sem contar o tempo da vida que se passa dormindo.

Grato. Não vejo a hora de chegar as férias de janeiro para poder ler com calma... Paralelamente ao estudo do PSSC, o que você recomendaria aos autodidatas em Física-Matemática? 17/12/2015

O Projeto Harvard também é um ótimo livro de física em nível médio para quem queira saber física mesmo e não treinar para o ENEM e os vestibulares:
http://acrux.astro.ufsc.br/~lacerda/projetos/Projeto%20Harvard/
Em nível superior eu recomendo a coleção "Curso de Física de Berkeley", em cinco volumes, dos quais os dois primeiros foram traduzidos para o português pela Edgard Blücher e os três últimos existem em espanhol pela Reverté.
Outro excelente livro é a coleção "The Feynman Lectures on Physics", agora traduzida para o português como "Lições de Física de Feynman", em três volumes, também de nível superior.
O livro "Física" de Alonso & Finn, também é excelente, mas menos fenomenológico. Atualmente há uma edição em volume único, de Portugal:
http://www.fnac.pt/Fisica-Edward-J-Finn/a546776
No nível médio ainda há o livro "Física Conceitual", de Paul Hewitt, da Bookman e o "Física" do Jay Orear, da LTC (esgotado).
Outro bom é o "Projeto de Ensino de Física", da USP:
http://acrux.astro.ufsc.br/~lacerda/projetos/PEF/

Professor, como explicar o que é Ontologia e Metafísica para um leigo? 17/12/2015

Metafísica é a parte da Filosofia que se ocupa com abstrações e as relações entre elas. Isto é, entidades que não existem no mundo natural, mas apenas como concepções mentais. Suas propriedades e como se relacionam entre si e com as entidades naturais. Além dessas a Metafísica também inclui hipotéticas entidades não naturais e não abstratas, como espíritos e deuses, caso existam. E, justamente, discute a existência ou não delas. Mas não só de entidades cuida a Metafísica. Cuida também de categorizar toda a realidade, tanto objetiva quanto abstrata. Este é um ponto crucial da Metafísica. A Ontologia é a parte da Metafísica que cuida, especialmente, das entidades, da definição de suas essências, da verificação de sua existência. Quando se diz que algo seja "ontológico" está se referindo ao que aquilo venha a ser em si mesmo, independentemente das circunstâncias. Também se pode dizer que algo seja "lógico", "epistemológico", "metafísico", "fenomenológico", "empírico". Lógico é quando se refere ao que se pode concluir por raciocínio. Epistemológico é quando se refere que o assunto é um conhecimento validado. Metafísico é quando o assunto só pode ser discutido por argumentos pensados e não por verificação experimental ou observacional. Fenomenológico é quando o tema pode ser verificado por experimentação ou observação, isto é, é "científico". Empírico é isso também.

A complexidade dos livros que uma pessoa costuma ler vai aumentando conforme for mantendo o hábito de leitura? Hoje eu só leio ficção e romances, mas não consigo dar conta de uma obra de Kant, por exemplo. Então, se eu manter o hábito de leitura até daqui um tempo, vou poder pegar livros complexos? 17/12/2015

É o que, normalmente, acontece. Mas, se você já lê ficção e romances, já pode passar a ler livros de divulgação científica e filosófica, que são um passo para chegar a ler os próprios livros científicos e filosóficos.

Cultivar a verdade, ou melhor a busca pela real dimensão e entendimento dos mais diversos assuntos, gera clareza mental. Considero a busca pela verdade, e pelo aprendizado do que é verdade, capaz de abrir a mente e gerar uma certa felicidade. Esse exemplo, é uma virtude "intelectual"? 17/12/2015

Sim, a busca da verdade, a sua sustentação, a sua proclamação e a sua defesa são altas virtudes. As virtudes se agrupam em três classes. As relacionadas com a verdade, como a sinceridade, a justiça, a honestidade e similares; as relacionadas com o amor, como a bondade, a gentileza, a compaixão, a solidariedade e similares e as relacionadas com a bravura, como a bravura mesmo, a coragem e similares. A prática de todas elas é motivo de grande satisfação e felicidade.

https://ask.fm/wolfedler/answers/133256656157 Você sabe que há estudos que dizem que mulheres são mais agressivas do que os homens em relacionamentos, não é? Caso não saiba, parabéns, você foi manipulado pela grande mídia, em sua maioria, vitimis... feminista! http://migre.me/sq75r 17/12/2015

Muito interessante. Eu mesmo já havia observado que é assim mesmo. E isso, para mim, é mais uma justificativa para que as relações entre homens e mulheres sejam completamente simétricas. Tal situação vai minimizar, e muito, qualquer tendência agressiva entre os membros de uma sociedade gâmica. Acho que uma sociedade em que homens e mulheres desempenhem papéis sociais idênticos não da azo a esse tipo de vontade de dominação doméstica por parte de ninguém. Inclusive nos casos de casais homossexuais e de relacionamentos poligâmicos.

Julgo me um bom leitor, mas sinto que ainda não sei expressar meus pensamentos em palavras. Me engajar em debates por meio de forums de ciência/filosofia ajuda? 17/12/2015

Sim, ajuda bem.

O segredo é fazer o que se quer? 17/12/2015

Mais ou menos. Não é bem assim. Deve-se buscar pensar, sentir e agir de acordo com suas próprias convicções. Todavia há limites no que se possa fazer, porque não se pode fazer nada que seja prejudicial ou maléfico aos outros, à sociedade, à natureza e, inclusiva, a si mesmo. Pode-se, por exemplo, não gostar de pessoas de outra raça, diferente de sua própria. Mas não se pode fazer nada contra essas outras pessoas. Ou de outra religião, de outro partido político, de outro time de futebol, de outra orientação sexual, ou mesmo de outro sexo. Há, também, alguns comportamentos que não podem ser praticados, como copular em público, por uma questão de respeito aos outros. Mas se pode ter duas namoradas ou dois namorados em público. Há que se ter um sentimento do que seja uma contestação a costumes inaceitáveis e o que seja uma verdadeira afronta. Às vezes é preciso afrontar a moral careta, como beijar o namorado ou namorada do mesmo sexo em público, justamente para mostrar que a inadmissibilidade dos relacionamentos homossexuais é uma perversidade. Mas a cópula em público já é uma afronta muito exagerada e, inclusive, de mau gosto.

Professor, você conseguiu verificar a questão de que se os neutrinos podem surgir a partir do campo do vácuo? 17/12/2015

Ainda não achei nenhuma informação a respeito.

O Olavo de Carvalho fez um vídeo refutando a teoria da relatividade. O que você diria para ele, Ernesto? 17/12/2015

Para estudar o assunto e não ficar dizendo besteira sem saber o que está falando.

Uma coisa que eu nunca entendi sobre o indeterminismo de decaimentos radioativos: os segundos precisos é que são incertos? Se tem a meia vida, mas com pouca precisão, de minutos, talvez? Não entendo exatamente como se dá o indeterminismo e a relação com a meia-vida acurada em dias, minutos, anos.. 17/12/2015

O indeterminismo reside no fato de que o decaimento individual de uma partícula em especial é completamente imprevisível. Ela pode decair, desde que foi formada, ao fim de um tempo completamente aleatório. O que se sabe é uma contagem do número de partículas de uma amostra que decaem ao fim de algum tempo. A curva apresentada é a de um decaimento exponencial. Então se pode calcular o tempo ao fim do qual metade da amostra decaiu. Isso é chamado de "meia vida". Mas, para cada partícula, não há nada que determine ao fim de que tempo ela decairá. Isso não tem nada a ver com a precisão com que se faça a medida do tempo.

http://migre.me/sr0Zh .. Mulher é menos competente! Os homens são os maiores escritores, matemáticos, físicos, líderes espirituais, biólogos, compositores, arquitetos, escultores, inventores, filósofos, pintores etc. Mesmo sendo maioiria nas universidades, quem ganha Medalha Fields ainda são homens. 17/12/2015

Nada disso. O que acontece é que o patriarcalismo impediu as mulheres, por séculos a fio, a assumirem os mesmos papéis sociais dos homens. Então, naturalmente, os homens se destacaram nas ciências, nas artes e nos empreendimentos. Mas as mulheres têm, na média, exatamente as mesmas capacidades dos homens. Pouco a pouco elas estão assumindo o seu papel social igual ao dos homens e, dentro de alguns séculos, não haverá diferença nenhuma. Os países muçulmanos vão demorar mais a aceitar a igualdade feminina, mas também cederão. Espero que, até lá, as religiões, inclusive, também já estejam extintas, para felicidade geral da humanidade.

Professor, por que na estática do ponto material a rotação é irrelevante, isto é, não se considera a possibilidade de ocorrer rotação, mas já na estática do corpo extenso essa possibilidade é relevante? 17/12/2015

Porque um ponto não tem extensão e rotação é um movimento em que linhas que liguem pontos distintos de um corpo não mantêm uma direção fixa no espaço à medida que o corpo se move. Portanto, para haver rotação, o corpo não pode ser reduzido a um único ponto, caso em que não se poderia traçar linhas sobre ele para ver se mantêm ou não a mesma direção. Por isso é que, mesmo quanto um corpo seja extenso, todas as linhas traçadas entre seus pontos se moverem mantendo a mesma direção, o seu movimento pode ser estudado como se fosse o movimento de um ponto material, isto é, puramente translacional.

Refute: Premissa 1 - Números são apenas abstrações mentais. Premissa 2 - Real é aquilo que se pode medir. Premissa 3 - Medições e observações não são coisas. Conclusão - O fisicalismo é falso e o Universo é mental. 17/12/2015

Nada disso. A conclusão não segue das premissas, em absoluto. Para se dizer que o fisicalismo seja falso teria que se mostrar que a mente não pode advir da anatomia e fisiologia do cérebro (e anexos). O fato de números e uma série de outros conceitos serem abstratos apenas significa que são construtos mentais, mas não significa que, assim o sendo, não sejam produto da anatomia e fisiologia do cérebro. Dizer que real é aquilo que se pode medir é verdade mas não é verdade que real é "somente" aquilo que se possa pedir. A veracidade ou falsidade de uma assertiva é uma propriedade real, mas não é mensurável, ou seja, não há "grau" de veracidade. O fato de que medidas e observações não sejam coisas não tem nada a ver com o assunto que se pretende demonstrar.

Professor; aguentar esse "saco" todo, faz parte, ou devo ignorar? sabe, devo pensar diferente e agir como os outros? 17/12/2015

De que você está falando? Sempre considero que não se deve agir, pensar e sentir como os outros só para não ser diferente. Que se seja como se é mesmo, sempre, não importa o que os outros pensem, digam e façam. Sempre fui diferente e nunca liguei a mínima para a opinião dos outros. É só ter uma personalidade muito forte e muita confiança no próprio taco, bem como grande convicção e embasamento para defender todos os pontos de vista. Para isso se tem que defender as ideias sobre as quais se refletiu muito para aderir. Isso não significa que não se possa mudar, mas que só se mude se os argumentos para a mudança sejam muito convincentes.

É possível alguém que começou o hábito de leitura com 19 anos, um dia se tornar um intelectual? 17/12/2015

Claro que é. Já falei sobre isso há algumas respostas.

Você gosta de Isaac Asimov e Bertrand Russell? 17/12/2015

Sim, gosto muito. Já li quase todos os livros deles.

Como você vai se virar agora que o whatsapp vai ser bloqueado por 48 horas ? Vai mandar cartas para se comunicar com os amiguinhos ? 17/12/2015

Quase não uso o Whatsapp.

http://migre.me/sqmwq Gestar é uma condição biológica da mulher, estou falando de condições sociais. Nenhum patrão capitalista deixaria de contratar uma mulher que faz a mesma coisa por um preço menor; muito pelo contrário: nem teria mulher desempregada (se todas elas também fossem competentes). 17/12/2015

Então. Gestar, parir e aleitar são as únicas diferenças admissíveis entre homens e mulheres, porque são naturais. As demais são sociais e não há razão nenhuma para que existam. O grande erro do capitalismo é, justamente, ver o lucro como primeira prioridade e não o bem do mundo. Daí o patrão contratar mulheres competentes que ganhem menos. O movimento feminista então se justifica para, justamente, impedir que se pague menos a mulheres que façam o mesmo serviço que homens com a mesma competência. Isso tem que ser ilegal.

A soma de todas as forças é realmente igual a 0? 17/12/2015

Se você está se referindo a todas as forças que atuam no universo inteiro, a resultante delas é necessariamente zero mesmo. Porque elas serão todas forças internas ao sistema e a resultante das forças internas a qualquer sistema é sempre nula, porque elas aparecem aos pares ação e reação, que possuem o mesmo valor, mesma direção e sentidos opostos.

Você já recebeu uma carta escrita a mão ? Eu nunca recebi... :,( 17/12/2015

Sim, muitas. E já escrevi muitas também. Mas nenhuma nos últimos vinte anos.

O que acha do Tinder? 17/12/2015

Não conheço.

Ernesto, conhece o livro ''Historia do Brasil'' do boris fausto? sabe se é bom como dizem? 17/12/2015

Sim. Tenho um exemplar. É bom mesmo.

Professor, o que o senhor acha sobre professores do Ensino Médio ensinarem aos seus alunos que fósseis são restos de animais e plantas petrificados formados "na época do dilúvio"? 17/12/2015

Se existe algum professor que ensine isso ele tem que ser demitido por incompetência, já que não conhecem o conteúdo da disciplina que estão lecionando.

Na graduação de física, aprende-se física moderna (como Relatividade Especial, Geral e mecânica quântica)? 17/12/2015

Certamente que sim. Há uma disciplina intermediária, em sequência às físicas gerais, que costuma ser chamada de "Estrutura da Matéria", ou "Física Moderna", que aborda esses temas sob um ponto de vista mais fenomenológico e semi-quantitativo. Esta é dada tanto na Licenciatura quanto no Bacharelado. Depois, no bacharelado, são vistas disciplinas específicas de Física Quântica, Física Atômica, Física do Estado Sólido, Física Nuclear, Física de Partículas Elementares, Física Estatística. Relatividade Geral e outras, algumas optativas, que desenvolvem o tema de uma perspectiva mais teórica e matematizada.

Nas reações de fusão nuclear nas estrelas, a energia cinética dos núcleons é transformada em radiação eletromagnética? 17/12/2015

Não. A radiação surge das próprias reações entre as partículas. A parte da massa das partículas reagentes que se torna energia cinética das partículas produto das reações é a que faz aumentar a temperatura do sistema, pois temperatura nada mais é do que a densidade de energia cinética caótica de translação das partículas.

Professor, queria uma opinião sua sobre relacionamentos. Eu tenho determinado posicionamento sobre relacionamentos, eu não gosto e também não quero. Mas eu estou querendo abrir novas possibilidades pra mim e conhecer mundos novos, será que é antiético e imoral, eu usar uma garota pra isso? 17/12/2015

Não se a garota com a qual você quer experimentar sua forma de relacionamento amoroso esteja inteiramente ciente disso e concorde em participar do experimento. Claro que estou supondo que esse experimento não envolva nenhuma maldade para com quem você se relacione ou nada que seja feito sem conhecimento e consentimento da pessoa envolvida. Sendo assim, tudo é lícito e permitido.

"Ser católico é um grande defeito". Ernesto von Rückert 17/12/2015

Do modo como Olavo de Carvalho é, sim, é um grande defeito. Porque ele é um fundamentalista católico. Tão absurdamente ignóbil quanto um fundamentalista islâmico, judaico, protestante, hinduísta, siquista ou de que religião seja. Até admito que alguém possua alguma crença religiosa. Mas considerar que só a sua seja verdadeira e todas as restantes completamente erradas, para mim, é uma postura totalmente insustentável. É fanatismo e todo fanatismo é execrável. Mesmo o fanatismo ateísta.

http://migre.me/sqaJ8 ... "Feminismo é coisa de mulher trouxa - Olavo de Carvalho". Discordo do Olavo quando ele defende que mulher não tem que passar pelas mesmas coisas que os homens. Defendo o contrário, para que todas se ferrem da mesma forma que nós. No entanto, ele diz coisas interessantes. 16/12/2015

Da mesma forma que, então, é preciso que os homens se ferrem da mesma forma que as mulheres, ganhando os mesmos salários que elas, tendo que dar conta sozinhos dos trabalhos domésticos todos, gestando, parindo e aleitando, tendo menstruações e tudo o mais. Não é muito mais sensato que tudo seja igualmente compartilhado por homens e mulheres? Assim as responsabilidades ditas masculinas, pelo provimento do lar, pela defesa da pátria, pelos serviços braçais, seriam divididas com as mulheres, do mesmo modo que as responsabilidades ditas femininas, como os cuidados domésticos e com as crianças seriam divididas com os homens. Às vezes Olavo de Carvalho pode, até, dizer algo certo, mas, em geral, diz muita besteira mesmo. Os grandes defeitos dele são o machismo, o conservadorismo, o direitismo, o capitalismo e o catolicismo.

Ernesto, acabei descobrindo(Sobre o meu Cert. de Conclusão do Ensino Médio), que me adiantaram um ano no ensino fundamental(falta a sexta série). Tudo por é culpa da minha família(que nunca se importou verdadeiramente com meus estudos) e da minha escola(por não ter feito nada mesmo sabendo do erro). 16/12/2015

Talvez você tenha que abrir um processo contra a escola e pedir ao juiz uma liminar para que lhe seja dado o histórico, já que é urgente.

E agora, o que faço? Preciso muito desse certificado. É o meu futuro. 16/12/2015

Reclame na Superintendência de Ensino.

Poderia o universo ter existido geometricamente plano porém finito? Ou se o universo é plano ou aberto tem que ser necessariamente infinito? 16/12/2015

Se ele for geometricamente plano tem que ser infinito. Uma região plana não infinita possui uma fronteira, uma borda, além da qual, mesmo que a dimensão se estenda, a região não existe. Isso não pode acontecer com o Universo. Qualquer direção tem que ser estendida indefinidamente ou se fechar sobre si mesma, de modo que, indo-se sempre para frente, volta-se ao ponto de partida. Este é o caso dos universos finitos, que são fechados. Os universos abertos são infinitos, mesmo que não sejam planos.

Professor, será que mais pra frente haverá mais vagas de empregos para as pessoas(como eu) que se interessa por Ciência, especialmente na área de biologia? 16/12/2015

Como a população está aumentando e como temos deficiência de cientistas e professores, certamente que o crescimento de vagas para essas atividades será maior do que o crescimento da população, até que a demanda seja atendida, quando o crescimento ficará igual ao da população, até que a população pare de crescer, quando as vagas só se darão para reposição das aposentadorias e mortes.

Não posso te chamar de senhor? ainda estou em dúvida, por isso os dois tratamentos :p 16/12/2015

Pode, mas eu prefiro que não. Porque aprendi com meu pai, que aprendeu com o pai dele, que ninguém é merecedor de ter o tratamento de senhor. Todos são humanamente iguais, seja o faxineiro, seja a rainha da Inglaterra ou o Papa. Para mim, todos são "você". Esse é o maior respeito que posso ter com qualquer um: considerá-lo exatamente no mesmo nível do que eu.

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Um menor de 17, 16 anos que comete crimes tem consciência do que está fazendo? 16/12/2015

A não ser que seja uma pessoa mentalmente incapaz, claro que tem plena consciência de estar cometendo um crime. Isso já se dá, inclusive, com idade menor ainda. Talvez entre 11 e 12 anos.

É possível viver completamente sozinho? 16/12/2015

Claro que é. Tipo um Robson Crusoé. Há quem aguente uma vida assim. A maioria, contudo, sente falta da presença de outros. O ser humano é gregário por natureza. Mas também é capaz de viver em contradição com sua própria natureza.

Você parece que vive fora da realidade! Pare de achar que homens e mulheres são iguais. Que ridículo isso. Um exemplo banal de quanto você está errado: https://www.facebook.com/874255652643082/photos/a.874265739308740.1073741828.874255652643082/899060853495895/?type=3 16/12/2015

Mas é isso mesmo. Mulheres também têm que fazer trabalhos braçais como homens. Isso não é nada ridículo, a não ser que você seja uma pessoa bitolada em relação aos parâmetros sociais vigentes. É claro que eu vivo fora da realidade, pois o meu objetivo é, justamente, mudá-la, pois a considero completamente errada. Isso é que eu quero que as pessoas se tornem. Agentes de mudança do mundo, para que ele deixe de ser como é e se torne um mundo bom, justo, aprazível, harmônico, fraterno, equânime, livre, honesto, generoso e feliz para todos. Porque você também não passa a ser um agente de transformação do mundo, ao invés de continuar defendendo tanta iniquidade?

O que acha da Psicologia humanista, do Carl Rogers? 16/12/2015

Gostei da abordagem dele. Vou me aprofundar na questão à medida que for tendo tempo.

Observando as pessoas, percebi que em Viçosa elas olham com um certo "nojo" para os desconhecidos, certo que não vale generalizar. Concordo com você, é necessário manter as virtudes. As virtudes melhoram as capacidades mentais? Vejo pessoas virtuosas aproveitando muito mais o intelecto, e a vida. 16/12/2015

Nunca reparei isso nas pessoas de Viçosa. As virtudes, por si só, não melhoram as capacidades mentais. Exceto as virtudes voltadas especialmente para isso. Todavia é preciso se praticar virtudes para que o mundo fique um lugar bom de se viver. Toda a maldade existente na sociedade e todo o prejuízo que pessoas causam a outras se deve, apenas, porque não são virtuosas. A prática da virtude, realmente, aumenta a qualidade de vida, a alegria, a felicidade. Mesmo que não aumente a inteligência ou a cultura. Mas cultivar a inteligência e aprimorar a cultura também são virtudes, mesmo que não sejam virtudes ligadas aos relacionamentos entre as pessoas. Para mim um dos objetivos mais altos do processo educativo tem que ser o cultivo da prática de virtude na juventude. Mas não uma prática policialesca, calcada em punições e ameaças de danação eterna. Uma prática desejada e levada a termo com alegria e grande prazer. Com toda a liberdade e assumida voluntariamente. Sem abdicar de gostos e prazeres que não façam mal nenhum aos outros. Por exemplo, antigamente era considerado pecado fazer sexo sem ser casado. Ora, se sexo é gostoso e se as pessoas querem fazer com liberdade, sem nenhum constrangimento, por que não fazer? Quem seria prejudicado? Roubar já é diferente, pois causa prejuízo ao roubado, mesmo que ele seja ladrão e se esteja roubando o que ele roubou. A não ser que se esteja recuperando o roubo para devolver ao legítimo dono (que pode ser a própria pessoa).

O que acha do trabalho do CVV? 16/12/2015

Não conheço.

Pq o ambiente universitario é repleto de competições desnecessárias de ego, super ego? Tudo bem que a competição seja uma condição natural em um ambiente que as pessoas querem se destacar, mas e qnd isso agride a paz interior? Professor, nesses seus anos de experiência houve uma piora nisso? 16/12/2015

Infelizmente essa guerra de vaidades existe e tem piorado. Atitudes desprendidas e altruístas são raras. Uma pena, pois o ambiente universitário teria que ser o exemplo para a sociedade e só se construirá um mundo bom para todos quando a vaidade for extinta, bem como a ganância, a cobiça, a inveja e esse tipo de vícios. Quando uma atitude verdadeiramente filosófica e ética permear toda a academia, uma vez que todo professor e cientista, antes de tudo é um filósofo e, como filósofo, tem que saber que, muito mais importante do que o lucro e o sucesso, é a virtude. Por ela é que daremos significado a nossas vidas e deixaremos este mundo melhor pelo fato de termos vivido.

Estás vendo aquela lua que brilha lá no céu? Se não fosse por ela, os animais terrestres nunca teriam existido, somente os marinhos, porque a água tem essa propriedade de estabilizar a temperatura. NÃO É SÓ UMA LUA. 16/12/2015

De fato é a presença dessa Lua tão grande que nos configura como um sistema planetário duplo que permitiu a tectônica de placas e o consequente vulcanismo que fez surgir os continentes e a porção emersa da Terra.

Por que comemorar aniversários, Ernesto? 16/12/2015

Para se lembrar de que se existe e isso é uma preciosidade ímpar. Para comemorar como é bom se estar vivo, como sua vida é boa para si e para o mundo, como é bom ter amigos e amigas, amar e ser amado.

Na sua concepção, existe um limite de idade para tornar-se intelectual? 16/12/2015

Claro que não. A qualquer momento da vida uma pessoa pode resolver se tornar uma intelectual e tomar atitudes para alcançar esse intento. O mais importante é muita leitura (muita mesmo). Mas, também é preciso discutir e escrever, para desenvolver a capacidade argumentativa. É bom proferir palestras, para o que se requer um trabalho de preparação muito grande. Também é preciso ouvir músicas, apreciar telas e esculturas, assistir filmes, bem como conversar muito com quem já o seja.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails