sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Professor, como se usa corretamente "este" e "esse", "isto" e "isso" dentro de um texto?‎ Marcelo Augusto

No gênero masculino, esse se refere ao que já passou, ao que está mais longe ou ao que está perto da segunda pessoa, com quem se fala. Este se refere ao que vém a seguir, no futuro, ao que está mais perto ou ao que está perto da primeira pessoa, a que fala. Aquele se refere ao que está no passado do passado, ao que está bem longe ou ao que está perto da terceira pessoa, a de quem se fala. O mesmo vale para essa, esta, aquela e para isso, isto ou aquilo, que correspondem aos gêneros feminino e neutro, respectivamente.

concorda? http://ask.fm/AmandaFaria176/answer/102535507706‎    

Sim, completamente. Acho que, independentemente de se crer em Deus, a adoção de uma religião particular é extremamente contra indicada. Acho que todas elas deveriam ser abolidas e o relacionamento com Deus, para quem acha que ele exista, seria direto, por meio de uma comunicação mental, já que, se houver Deus, ele seria capaz de ler o pensamento das pessoas. Os templos de todas elas seriam transformados em museus, bibliotecas, centros de estudo, espaços comunitários, de modo que se pudesse preservar a riquesa arquitetônica e artística deles, como testemunho da inteligência e criatividade da humanidade. Os sacerdotes e outros funcionários religiosos seriam deslocados para serviços educacionais, sociais, médicos ou outros similares, de prestação de serviço à sociedade. Os colégios, hospitais, asilos e outras instituições religiosas passariam a ser administradas por fundações adrede estabelecidas. Isso seria ótimo para a humanidade. Então não haveria nenhum faccionalismo religiososo e todos se irmanariam como membros da humanidade, isto é "terráqueos", sem distinção de religião, nacionalidade, etnia e nada mais.

Caro Ernesto A possibilidade de haver vida extraterrestre inteligente e com recursos tecnológicos que possam captar um sinal nosso é bem pequena. Acha que um dia entraremos em contato com alguém ou “algo” parecido conosco no universo? Ou as impossibilidades físicas (distância etc) são maiores?‎ Perce Polegatto

Não digo que seja impossível, mas acho muito difícil, de modo que penso que essa comunicação nunca vai ser efetivada, exatamente pela raridade dos possíveis seres inteligentes e pelas enormes distâncias envolvidas.

Você costuma combater seus problemas pela raiz? Ou tenta resolve-los em sua superfície?‎ Braian Robert Oliveira Batista

Depende. Sempre que possível, pela raiz. Se não der, superficialmente, até o máximo de profundidade que for possível.

Meu professor de Filosofia da Educação disse que o novo modelo cubano foge do socialismo, e cuba está virando aos poucos uma sociedade capitalista. Gostaria de saber sua opinião sobre.‎ Rodolf O)))

Não tenho informações maiores sobre o que está acontecendo em Cuba. Mas, se assim o for, deve ser algo como o que aconteceu na China: liberalização econômica com manutenção da política fechada de partido único e poder ditatorial. Não é uma democratização.

Meio cheio ou meio vazio?‎ Helysa.

Meio cheio, certamente. Valorizo o que existe, mesmo que não seja tudo o que possa existir. Se já contribui, está valendo. Mesmo que tenha em mente um ideal a ser alcançado, tudo o que já for parte dele é valioso. Por exemplo, tudo o que contribui para o estabelecimento da anarquia é um grande bem para a humanidade, mesmo sabendo que só se alcançará a anarquia plena dentro de várias centenas de anos. Tudo o que contribui para acabar com a ignorância, os preconceitos, as inimizades, as intolerâncias, as rivalidades, as competições, a pobreza, a doença, o egoísmo, a cobiça, a preguiça e todas essas pragas que assolam a humanidade é uma parcela muito valiosa para o ideal de se ter um mundo justo, fraterno, harmônico, próspero, aprazível e feliz para a humanidade.

Na sua opinião todos devem ter alguma "utilidade" no meio social? Acredita que cada um tem um valor para sociedade?‎ Wesley Rodrigues

É bom que tenham, pois a sociedade existe, justamente, para que uns aos outros se apoiem e facilitem a vida. Quem não contribui para o bem comum de todos não é digno de receber a contribuição dos outros para o bem dele. A não ser que seja um deficiente. Uma vez que contribua, seja como for, é claro que tem valor.

É verdade que o ateu só é ateu até o avião começar a cair?‎ Husky Siberiano

Claro que não. Saber que vai morrer não muda a concepção sobre a existência ou não de Deus. Ateus sabem que a morte é o fim de tudo e não acham que isso seja problema nenhum. Morreu: acabou.

O que diria sobre "Adoção de crianças por parte de casais hétero sexuais" ?

Excelente! Inclusive por casais homossexuais. Tem muita criança abandonada ou órfã precisando de ter um lar.

O que pensa sobre as religiões africanas? Acha injusto o fato das religiões mais tradicionais "demoniza-la"?‎ Braian Robert Oliveira Batista

Não acho que nenhuma religião seja pior do que nenhuma outra. Só não concordo se fizerem sacrifícios de animais (muito menos de pessoas humanas). No mais, todas são enganações.

Ele sabe que fazemos sexo, mas não deixa ela dormi comigo em casa, porque ele fala que isso seria falta de respeito, e a família, vizinhos.. ficariam de comentários. Tenho que focar em outras coisas, pois ficar esquentando com esse namoro esta atrasando meus planos, devo seguir frete sozinho ?‎ Bruno Castro

O que eu acho é que não se pode, em absoluto, pautar a vida pelo que os outros vão dizer. Os outros que se danem. Comentem o que quiserem. Namorado dormir na casa da namorada ou vice-versa não é nenhuma falta de respeito. Quem acha que seja é retrógrado e preconceituoso. Uma pessoa que não se deve levar as opiniões em consideração. Acho que vocês têm é que enfrentar a oposição.

Álcool causa dependência física e grande parte da população bebe apenas socialmente. Se é inexoravelmente, como se explica isso?‎ Kalil Fagundes

Alcool não causa, necessariamente, dependência física. Depende da pré-disposição do organismo e do volume que se ingere. Organismo que não possuem essa pré-disposição e pessoas que ingerem pouco álcool não ficam dependentes.

Você acredita que alguém pode ser totalmente independente?‎ Léa Veronice

Se a pessoa pretender continuar a viver em sociedade, jamais conseguirá ser totalmente independente. Mas poderá ser, se se tornar um Robson Crusoé e se isolar do mundo em algum lugar selvagem e inóspito. Todavia, não recomendo. É muitíssimo duro. Imagine deixar alguém pelado numa selva sem recurso absolutamente nenhum, tendo que se virar como um homem das cavernas. E isso tem que ser rápido, pois em poucas horas ele já sentirá fome. E pode sentir frio já na primeira noite. A sociedade surgiu para que uns aos outros se socorram em suas necessidades. Numa sociedade as pessoas são interdependentes. Isso é bom, pois é muito difícil cada um, por si, se suprir de todas as suas necessidades. Então tem que se valer dos outros, bem como colaborar com os outros.

É verdade que só se vicia em drogas quem quer? O vicio é psicológico?‎ madu

Não. O vício é fisiológico e não depende de se querer ou não. Se começar a usar uma droga que cause dependência se ficará viciado inexoravelmente. O melhor é nem experimentar. Absolutamente não vale a pena.

Namoro a 1 ano e 6 meses, e meu sogro não deixa minha namorada dormi em casa, tenho 23 e ela 19, seria alguma insegurança por parte dele ? Estou a desistir do namoro por conta disso, se ver só 2 vezes por semana durante todo esse tempo não está dando para ficarmos mais íntimos ! Queria sua opinião,‎ Bruno Castro

Acho o seu sogro uma pessoa completamente anacrônica ao pretender que sua namorada não tenha relações sexuais com você ou outra pessoa que seja. Converse com ela e exponham a ele que vocês querem fazer sexo e que isso é uma coisa boa. Mesmo que vocês depois não continuem a namorar, o sexo é um fator de grande importância na união do casal. Absolutamente não compromete a honra nem do homem nem da mulher. Esse preconceito ou tabu já está superado na sociedade. Ninguém considera que um homem que não seja virgem seja uma pessoa perdida na vida, bem como uma mulher. É preciso abrir o jogo francamente.

Ouvi dizer que há dois tipos de ateus, os que "acreditam que Deus não existe" e os que "não acreditam que Deus existe". Embora seja sutil na frase, a diferença entre os dois casos me parece grande. Qual tipo o senhor é, professor?‎ Funyarinpa Von Ghostri

Sou dos que não acreditam que existam deuses. Esse é o ateísmo cético. Não tenho a crença na inexistência de Deus, mas a descrença em sua existência. Isto quer dizer que posso admitir a sua existência, caso me provem, mas não a aceito por falta de provas, evidências e, mesmo, indícios. A crença na inexistência de Deus constitui o ateísmo dogmático ou forte. Não vejo razões para se ter essa postura

Se o senhor não acredita nos Deuses Astronautas, como podemos explicar as dificeis construções antigas? Sejam as que precisaram de muita "força", ou de muito conhecimento matemático/físico/geográfico, enfim.‎ André Moura

Todas foram realizadas pelos homens mesmo. Mesmo difíceis e trabalhosas, não são impossíveis, desde que se disponha de milhares de trabalhadores e dezenas de anos, ou, até, centenas, em alguns casos. Além do mais os conhecimentos necessários já eram disponíveis de forma empírica.

Para nós os Deuses gregos são mitologia e para eles nosso Deus também é mito?‎ Laura Makboula

Todos os deuses são verdadeiros para seus crentes e os dos outros são mitológicos. Conclusão: não há como saber quem está com a razão. Logo, o mais provável é que todos eles sejam mitológicos, isto é, nenhum seja verdadeiro.

Vamos supor que você seja um(a) cantor(a) famoso(a), quais são as suas exigências para o seu camarim?‎ Norma Jeane

Nenhuma. Isso é uma frescura muito grande. Desde que ele seja confortável está tudo bem.

Oque é inteligência e oque é ser inteligente? São duas coisas confusas para mim.‎ Filipe Ronzani

Inteligência é a capacidade mental de resolver problemas de qualquer tipo, sejam existenciais, práticos ou acadêmicos e teóricos. Ser inteligente é possuir essa capacidade. Ela costuma ser focada em algum aspecto, como o lógico-matemático, o linguístico, o cinestésico, o social, o musical e vários outros. Mas também há quem seja inteligente em muitos aspectos. A inteligência é parcialmente inata, parcialmente adquirida e pode ser aprimorada por meio de exercícios neuróbicos apropriados.

O que estuda física quântica?

O comportamento dos sistemas microscópicos, como átomos, moléculas, prótons, elétrons, suas interações, suas ocorrências, seus estados e como isso implica em alterações nos sistemas macroscópicos. Em verdade, todos os fenômenos são quânticos, mas a descrição clássica é uma excelente aproximação para o caso macroscópico.

Eu ouvi um cientista dizer que a ciência só conhece 5% do universo, isso é verdade? Então você não acha que é muito pouco conhecimento para tentar falar de certos assuntos, como a idade do universo, e do mundo por exemplo?‎ Husky Siberiano

Não sei de onde se tirou esse número, mas, de fato, há muito mais por se saber do que o que se sabe. Mas, dentro do que se sabe, a idade da Terra e do Universo estão incluídos com razoável segurança.

Camarada E. Von Rückert, dentre todas as invenções do homem, o sr não acha que ''Deus'' é a mais permanente?‎ Radioactive

Por enquanto, sim.

Mas como esses resíduos não alteraram a aparência física do lago?‎ Gabriel Fernandes

Porque alterariam? Poluição radioativa não é química. Os resíduos são metálicos e se depositam no fundo. Não se dissolvem na água do lago. Não alteram a sua composição química. Não mudam a sua cor. Radioatividade é invisível. O que pode haver é um fenômeno de fosforecência ou fluorescência, como uma luminosidade de mostradores de relógios.

Camarada E. Von Rückert, na sua opinião, qual é o melhor método de se chegar ao comunismo: Via eleitoral ou via revolucionária?‎ Radioactive

Sou totalmente contra revoluções. O grande erro de Marx foi conceber a ditadura do proletariado socialista como uma via para o comunismo. O comunismo tem que ser atingido pela via democrática e como um processo evolutivo. O problema grave das revoluções é que os vencedores têm que ter um grande poder para conter os vencidos. E isso mina o caráter essencial do comunismo que é a participação de todos para o bem comum. Sem que ninguém seja empregado de ninguém, nem do governo.

I ae velhinho, queria saber quais os tipos de Falacias existentes? parabens pelo teu dia. ;) porque o pessoal mesmo de religioes diferentes ou ate sem religioes aderem os feriados catolicos kkkk?‎ HiggorNogueira

Porque eles são oficializados pelo governo.

Sem a interferência da igreja católica a mitologia nórdica, por exemplo, poderia ser tão presente como uma religião (como era antes) tal como outras religiões atuais?‎ Não sou Headbanger

Certamente que sim. Bem como o paganismo greco-romano. O cristianismo poderia ter sido tolerado no Império sem ter se tornado a religião oficial. Esse negócio de religião oficial é que é o grande problema. Religião não pode ser oficial. Esse é o grande problema dos países muçulmanos atualmente.

Platão dizia que o amor era uma doença mental? E o que o senhor acha disso?‎ Larissa pietra

Um completo despautério da parte dele. Claro que não é doença nenhuma. Pelo contrário. É o cúmulo da sanidade, tanto orgânica quanto psíquica. Amar é um dos mais elevados propósitos da existência.

Vc acha que um pais tão grande como o brasil possa viver em anarquismo?

A anarquia não é uma situação restrita a nenhum país. Quando ela for estabelecida, não haverão países. Não é possível haver anarquia localizada em um país. Tem que ser no mundo todo. Por isso e por outros motivos é que só será atingida ao fim de um longo processo evolutivo da humanidade, da ordem de vários séculos, ou, até, milênios

Olá, você acredita que estamos perto (me refiro à NASA, especificamente) de uma missão espacial com sucesso interplanetária ou ainda estamos longe disso? Me refiro principalmente, uma missão em que seja obtido dados relevantes para futuras pesquisas.‎ Raphael Vasconcelos

Acho que haverá missões científicas a Marte dentro de poucas décadas, o que acho que seja perto, mesmo que demore uns 50 anos.

Como é possível na Rússia existir um imenso lago radioativo?‎ Gabriel Fernandes

Porque as autoridades e cientistas de mais de 50 anos atrás não conheciam bem o assunto e usaram o lago Karachay como depósito de resíduos radioativos de usinas nucleares e de enriquecimento de urânio para bombas atômicas.

Como a inquisição agia? Ela fazia sérios julgamentos antes de qualquer atitude?‎ Não sou Headbanger

Sim, fazia julgamentos, inclusive com defesa. A questão é que os juízes não admitiam que a Bíblia pudesse estar equivocada, além de acatarem só uma interpretação das questões obscuras, a que fosse a oficial da Igreja Católica.

O que você pensa sobre a teoria da evolução e da criação?‎ Vi

Que a evolução seja a explicação correta para o surgimento das espécies vivas, a partir de outras predecessoras. E que não aconteceu criação de coisa nenhuma. Tudo surgiu por acaso, espontaneamente.

Como você acha que poderia ser a "teoria do tudo"? Sei que é uma suposição, mas queria saber o que você pensa sobre isso‎ Pietro Teruya Domingues

Não acho que isso seja algo atingível. Para mim é um esforço desperdiçado. Penso que não se conseguirá unificar a gravitação com as outras interações. E, também, não acho que a teoria das supercordas resultará confirmada. Palpite meu.

Certa vez li que Juan Crisóstomo foi um bispo que arrecadou dinheiro de cristãos para a derrubada de templos pagãos e que ele é um bispo muito respeito dentro da igreja. Isso sendo verdade, a igreja não financiou mas mesmo assim achou correta a conduta?‎ Não sou Headbanger

Esse é um caso isolado. Mas é deplorável. Uma tremenda demonstração de intolerância. As religiões precisam se tolerar mutuamente. Todo mundo tem que ter a liberdade de seguir a religião que quiser ou nenhuma. O mesmo aconteceu com Cirilo, Patriarca de Alexandria, que mandou matar Hipátia. Ambos santos e ambos perversos.

É fisicamente possível descobrir o cheiro do sol?‎ Kalil Fagundes

Não, porque suas moléculas não vêm até a Terra e nem é possível chegar tão perto dele que se possa respirar a sua atmosfera. Ou coletá-la para ser trazida para cá e cheirada.

O que acha de Voltaire?‎ Eduardo Träsel

Admirável. Também o aprecio muito. Pena que ele não chegou a concluir que Deus não existe. Excelente escritor e contestador. Só não aprecio a sua vaidade e o seu relacionamento com a nobreza.

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Professor, quais os fatores positivos e negativos do nacionalismo?‎ Mad King

Não gosto de nacionalismo e nem de patriotismo. Sou mundialista. Acho que devemos ser considerados apenas como "Terranos", isto é, habitantes da Terra. Isso não significa que as culturas regionais devam ser abolidas, mas que se tem que buscar a globalização total, com a abolição das fronteiras, do protecionismo, das rivalidades, das incompreensões culturais. Todo mundo tem que aceitar as diferenças como normais. De preferência acabar com as religiões, mesmo que não se acabe com a crença em Deus.

De acordo com a filosofa Maria Lucia aranha, política significa: aquilo que se refere ao poder. Bom, se o anarquismo extingue o poder, este seria uma política?‎ João Victor Apolonio


http://ask.fm/wolfedler/answer/102483692061

O que pensa de David Hume?‎ Barbara Torrieri

Par mim é um dos filósofos mais sensatos e ponderados que existiram. Sou seu fã, ao lado de Bertrand Russell.

ACERTO

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Quais táticas usa para uma negociação? (de qualquer coisa) Caso puder, cite um exemplo!‎ Braian Robert Oliveira Batista

Não sou tático nem estrategista nem negociador. Em qualquer contenda eu, simplesmente, uso a verdade, mesmo que isso me leve à derrota. Não me importo de perder e nem faço questão de vencer.

Constantino oficializou o cristianismo. Depois dele, outros imperadores fizeram uma caçada à cultura pagã, destruindo templos, proibindo cultos sob pena de morte... Isso foi financiado pela igreja?‎ Não sou Headbanger

Não. Foi financiado pelos próprios governos, logicamente extorquindo do povo. Os governos cristãos, como os muçulmanos, usavam a religião para manter o povo obediente a seus desígnios, por medo do inferno. Como nem sempre isso funcionava, se acrescentava o medo de ser morto por impiedade. Essa é uma das grandes razões para se deplorar a existência de religiões, quaisquer que sejam.

porque nao se usa energia nuclear para propulsores termos nucleares em foguetes ou naves espaciais‎ Waldo Damha Junior

Porque ainda não se desenvolveu uma forma de isolar o calor gerado pela liberação dessa energia, que faz a temperatura do reator chegar a dezenas de milhões de kelvins, enquanto um reator químico atinge apenas alguns milhares de kelvins.

Ernesto, Anarquismo é política?‎ Marcelo Augusto

Vamos começar diferenciando anarquismo de anarquia. Anarquismo é a concepção de que a sociedade possa funcionar sem governo e sem estado. Anarquia é essa concepção em funcionamento. Anarquismo é uma ideia, anarquia é uma ocorrência. Que não pode, jamais, ser confundida com bagunça, como alguns o fazem. Anarquia é o suprassumo da ordem, pois é uma ordem assumida sem coação. Se anarquia é ou não política, depende do que se define como política. Se for o modo como se faz a sociedade funcionar, para proveito de todos, anarquia é política sim. Se for o modo como se usa o poder para governar a sociedade, anarquia não é política. No meu entendimento, política é a primeira concepção. Governo e poder são aspectos da política, não necessários, do mesmo modo que finanças são um aspecto da economia, não necessário. Assim como pode haver uma economia complexa sem a existência do dinheiro e da propriedade, pode haver uma política sofisticada sem poder, sem governo e sem estado.

atomo, nao e a menor particula, agora e boson de higgsm mais existe algo minimo ainda, capaz de criar movimentos geneticos e termicos como vida e minerais, apesar que nos somos combinacoes de minerais, de onde vem o nosso movimento e as dos animais e vegetais‎ Waldo Damha Junior

Átomos são feitos de prótons, nêutrons e elétrons, Nêutrons e prótons são feitos de quarks. Quarks podem ser feitos de préons e préons podem ser feitos de supercordas, que são feitas de campos. Mas os bósons de Higgs não são constituintes dos átomos e sim do espaço, inclusive interno aos átomos. Apesar de sermos feitos dos mesmos átomos que constituem os mineraís, não somos minerais, devido à complexidade da estrutura de nossas moléculas. A capacidade de prover a si mesmo de energia e movimento é o que caracteriza a vida (autopoiese) e isso é função da complexidade molecular de suas estruturas, bem como dessas mesmas estruturas. Não só espacialmente falando, mas, principalmente, dinamicamente falando, isto é, do modo como essas estruturas (organelas, células, tecidos, órgãos) funcionam no tempo. Esse salto da matéria inanimada para a animada é um dos mais profundos e significativos temas de pesquisa da ciência, ainda não completamente elucidado. A "abiogênese" e a geração de vida a partir da matéria inanimada e requer condições singularíssimas. Mas não é impossível e nem requer uma interveniência extra-natural. E nem contraria a descoberta de Pasteur de que a vida provém da vida, pois essa descoberta se refere às condições ambientais atuais da Terra.

quando e que a fisica quantica dara solucao para os teletranportes de materias e seres vivos‎ Waldo Damha Junior

Penso que o teletransporte não será viável nunca. Se o for, é algo tão complexo que ainda passarão milhares de anos de progresso tecnológico e científico para se conseguir teletransportar uma pessoa.

O Sr. acredita que, num futuro próximo, todos os homens viverão na igualdade e na paz?‎ Victor Vaz

Não. Mas acredito que viverão. Só que num futuro longínquo, dentro de várias centenas ou milhares de anos. Ainda há muito o que se fazer para chegar lá. É dificílimo, mas não impossível. Mas é preciso que cada vez mais, pessoas desistam de seus interesses na vida e se dediquem aos interesses maiores da humanidade como um todo e da própria natureza.

a pressao atmosferica cria os movimentos termicos e eletricos nos sistemas de vida, porque gravidade nao passa de acumulo de massa de ar em torno do planeta preso por forcas geotermicas e eletricas do sistema atmosferico‎ Waldo Damha Junior

Nada disso. A gravidade não tem nada a ver com a pressão atmosférica e nem com fenômenos térmicos, elétricos e magnéticos. A gravidade seria uma das quatro interações fundamentais da natureza, todas independentes entre si: a nuclear forte, a nuclear fraca, a eletromagnética e a gravitacional. Todavia, a Relatividade Geral não considera que a gravidade seja uma interação, mas apenas a manifestação da inércia em espaço-tempos com curvatura. A atmosfera é que deve sua existência à gravidade, pois é ela que mantém o envólucro gasoso dos planetas aderido a eles. Planetas de pouca massa não conseguem conter o ar em torno de si, como Mercúrio e a Lua. Certamente que a pressão atmosférica é necessária para a vida, não só para impedir que a pressão interna dos corpos os arrebentem como para manter a água líquida, pois, não havendo pressão ela se vaporizaria totalmente. Mas essa pressão é causada pela gravidade e não o contrário. O papel da interação elétrica na pressão é manter a estrutura dos átomos e moléculas e fornecer a força de repulsão que altera a velocidade dos átomos e moléculas que colidem.

O ser humano já nasce com aptidões para exatas ou humanas?‎ Marcos Farias

Posso dizer que, por minha experiência de vida no magistério, sim. Não só entre humanas e exatas, mas para negócios ou para ocupações intelectuais, bem como para coisas práticas ou teóricas, para trabalho coletivo ou individualizado, para mandar ou ser mandado e uma série de outras características que o farão se realizar com tal ou qual trabalho na vida. Por isso é importantíssimo que a escola propicie instrumentos de detecção dessas vocações e inclinações, de modo que o adolescente encontre o seu lugar no mundo, em que se sinta bem colocado e realizado, vivendo significativamente. Isso não significa que quem tenha mais aptidão para algo do que outra coisa, não possa e não deva, também, dominar conhecimentos e habilidades para que tenha menos aptidão. Isso, até, é importante. Ou seja, que, a par de sua atividade principal, a que dedicará sua vida, também seja capaz de fazer outras atividades para que seja menos apto.

Professor, considerando-se, por hipótese, que o universo seja infinito no tempo e espaço, seria possível "nascermos de novo" ?‎ Geraldo André de Oliveira

Não. Independentemente do Universo ser finito ou infinito cada pessoa é única. Seu "eu" é o produto do seu organismo, formado por sua carga genética oriunda de seus pais e de todos os seus ancestrais. Qualquer outra pessoa jamais terá a mesma carga, exceto gêmeos univitelinos e clones. Mas, mesmo esses, ao longo da vida, por terem histórias diferentes e contatos diferentes com o mundo, formarão uma personalidade individualizada que jamais será reproduzida. Cada um de nós, ao morrer, desaparecemos completamente e jamais seremos reproduzidos. Mesmo havendo outro lugar em que tenha ocorrido uma evolução como a que se deu aqui na Terra, onde teria surgido uma espécie tal qual a nossa (o que é imensamente mais improvável do que a vida ter surgido por acaso, como surgiu), a probabilidade de nascer outra pessoa lá, exatamente como um de nós, é mais improvável ainda. Mesmo que nasça, ela não será a mesma que nós. Poderá ser igual e, até, idêntica, mas não a mesma.

Ernesto, você conhece o professor Vans Barbosinha? que te deu aula em Viçosa - MG?

Não. Eu não estudei em Viçosa. Estudei em Barbacena. Vim para cá em 1976 para lecionar no recém fundado curso de licenciatura em Física e nas engenharias da UFV. Vou me inteirar de quem seja. Depois é que fui fazer mestrado em Cosmologia no CBPF, no Rio.

Você acredita que "o que tiver de ser, será, independente de nossas ações, que nossa vida está traçada, etc"? Ou prefere acreditar que podemos de fato mudar o rumo das coisas?‎ Funyarinpa Von Ghostri

Não existe nada disso de o que tiver que ser será. A vida de cada um é fruto das injunções, coincidências e acasos que se apresentam, aliados a suas próprias decisões a respeito. Cada um é capaz de modificar o rumo de sua vida sim, mas não é capaz de antever os encontros e desencontros, os acasos, as coincidências e as oportunidades que vão se apresentar. Por isso o futuro é totalmente imprevisível. Destino, contudo, não existe.

Pode simplificar o que é inércia?‎ jrc

É a propriedade que os corpos possuem de não alterar sua velocidade sem interagir com outros (ou se as interações se cancelarem). Assim, o que estiver parado, continua parado e o que estiver se movendo, continua com a mesma velocidade, em linha reta, até que alguma interação mude isso. Mas isso não vale em todos os referenciais. A "Lei da Inércia", permite verificar se um referencial seja inercial, pela constatação desse fato. Uma vez identificado o referencial inercial, em relação a ele pode-se aplicar a segunda lei de Newton, ou equação fundamental da dinâmica, ΣF = ma, em que F e a são vetores e m é a massa. Para sistemas de massa variável, se tem ΣF = dp/dt, em que p é o momento linear e d/dt é a derivada em relação ao tempo. p = mv, de modo que dp/dt = mdv/dt + vdm/dt, sendo dv/dt = a, a aceleração

Se uma pessoa comum vestida com trajes astronáuticos se soltar no espaço o que acontecerá com ela?

Se ela se soltou é porque foi levada até lá, por uma espaçonave, dentro da qual ela estava em órbita, junto com ela. Ao sair dela e se soltar, ficará em órbita também. Se ela não der um impulso para se afastar da nave, continuará ao lado dela. Se der o impulso, irá se afastando sempre, pois, sem o atrito atmosférico, pela inércia, sua velocidade de afastamento nunca diminuirá. Enquanto houver ar em seu traje para ela respirar, ela continuará viva, até morrer asfixiada, antes de morrer de sede e fome.

Tolstoi, com sua tão criticada política da não violência, e que mais tarde inspirou Gandhi, estava interpretando fielmente Jesus ou os cristãos é que não levavam as palavras de Jesus a sério?‎ Edson Macedo

Não faço críticas à política de não violência de Tosltoi e Gandhi. Acho que ele tinha uma interpretação pessoal da mensagem de Jesus, que não é totalmente coincidente com as atitudes deste, mas em grande parte, é. A cristandade, de fato, desde Saulo de Tarso, que começou a se desviar da proposta original, atribuída a Jesus Cristo. Com a oficialização do cristianismo no Império Romano, por Constantino, então é que o cristianismo degringolou em religião opressora, assim permanecendo toda a Idade Média e Moderna. É o que atestam as cruzadas e a inquisição. Harum al Rashid mais civilizado do que Carlos Magno. Saladino era mais civilizado do que Ricardo Coração de Leão.

O problema é que as pessoas tentam adquirir o mesmo ''modo de ser'' americano, sendo egocêntricas, devotas apenas ao dinheiro, a mesma estética e até mesmo os mesmos preconceitos, principalmente o racial e social. O sr não acha que isso faz mal a qualquer sociedade estrangeira?‎ Radioactiv

Certamente que sim. Tanto quanto a xenofobia. "Στο κέντρο, ο αρετή", como dissera Aristóteles. Há que se aproveitar o que de bom tem a cultura norte-americana sem abdicar dos valores nacionais e humanos em geral, de validade consagrada. Mas rejeitar o que de ruim possa haver no comportamento brasileiro, como a indolência e a condescendência.

Sua descendência é Alemã ?‎ Sophia Cerqueira

Minha "ascendência" (meus avós) é austríaca, portuguesa, baiana e gaúcha. Mas eu nasci no Rio de Janeiro e fui criando em Minas Gerais. Sou uma salada. Minha "descendência" (meus filhos) são brasileiros

Então considerando o mundo atual, a anarquia pode ser vista como uma utopia?‎ Agnes.

Atualmente, sim. Mas não devemos nos restringir ao que se pode obter já. Temos que lutar pela melhoria do mundo, mesmo que seja para daqui a milhares de anos. E podemos abreviar a vinda da anarquia, que é como um paraíso terrestre, por meio de várias medidas, a começar pela difusão da ideia. Outras, mais positivas, podem ser o estabelecimento de serviços cooperativos e comunais, realizados por uns em favor dos outros, sem envolvimento de dinheiro e nem de trocas. Bem como a realização de obras de interesse coletivo pela própria coletividade, sem participação governamental. Trabalhar o máximo possível de graça. Começar a estabelecer moradias comunitárias, em vez de residências particulares. Com creches, refeitórios, lavanderias, bibliotecas, hortas, centros de lazer e tudo isso compartilhados e feitos pelas pessoas e não pelos governos. Deixar o governo de lado ao máximo, de modo que ele deixe de existir por falta de necessidade. Promulgar leis que façam os trabalhadores serem sócios das empresas, para acabar com o trabalho assalariado. Empresários tomarem essa iniciativa, mesmo sem determinação legal. O ideal é não haver nenhum trabalhador que seja empregado mas sim sócio. Com essas iniciativas vai se formando uma consciência anarquista no mundo. A abolição dos entraves aduaneiros também é uma ótima medida anarquista. Como o são os softwares livres. No anarquismo tudo é de graça e ninguém ganha nada para trabalhar. Mas não há preguiça e nem cobiça. Um grande empecilho para a anarquia são as religiões. É preciso acabar com elas, mesmo que não se acabe com a crença em Deus. Mas as religiões criam desavenças entre elas e prejudicam a abolição das fronteiras nacionais e culturais.

Quais são os privilégios da desordem? Que sentido há na anarquia? Sou um mero leigo nesse assunto, mas sempre que leio a palavra anarquia me vem essa duvida. O senhor poderia me explica?‎ Patife

Anarquia, absolutamente, não é desordem. Pelo contrário. É uma situação muito mais ordeira do que a sociedade árquica. Porque se trata de uma ordem não imposta, mas assumida pessoalmente por cada um como o melhor para a coletividade. Na anarquia todos fazem o que é preciso sem serem mandados, por convencimento e aceitação livre. A falta de governo e de leis não acontece porque se quer bagunça, mas porque não há a menor necessidade, uma vez que ninguém faz nada errado. Não há crimes, logo não precisa haver polícia. Não há nações nem fronteiras, logo não precisa haver exércitos nem guerra. Não há propriedade, dinheiro e nem pobres, logo não precisa haver roubo. Roubar o quê de quem, se tudo é de todos e nada é de ninguém? Nem os maridos e nem as mulheres são privados. Tudo é coletivo. Isso é que é anarquia, que significa ausência de governo e não bagunça. Mas isso só pode acontecer ao fim de uma evolução política, cultural e pessoal das pessoas, por obra da educação, num prazo de várias centenas de anos.

Caro E. Von Rückert, o sr não acha que o Brasil é praticamente uma espécie de ''Colônia Estadunidense''? Aqui é mais difundida a cultura norte-americana do que a brasileira.‎ Radioactive

Não é bem assim. Isso é uma simplificação maniqueísta. A cultura norte-americana é, das estrangeiras, na atualidade, a que mais tem influência na vida brasileira, especialmente nas grandes cidades. Mas, no interior, sua influência é bem menor. E mesmo nas grandes cidades, a influência nativa é maior do que qualquer influência estrangeira. A francesa já foi maior, até meados do século XX. Infelizmente não temos uma identidade cultural forte para resistir a essa influência, como acontece na Alemanha ou na França. Mas, mesmo lá, a influência norte-americana já é grande. Isso se deve ao poderio econômico, especialmente da indústria de entretenimento, que leva os filmes e as músicas norte-americanas a todo o mundo, especialmente as séries de televisão. Bem como o poder comercial dos seus produtos, tipo a Coca-Cola, os tênis de marca, as grifes de roupas (especialmente jeans), os programas de computador, os próprios computadores e assim por diante. Isso é inevitável e se nós é que fossemos um país com o poderio econômico deles, nossa cultura é que predominaria no mundo. O interessante é que esse domínio acontece por uma série de injunções, inclusive a vitória deles na segunda guerra. Mesmo países com cultura própria bem sólida, como o Japão e, agora, a China, estão se rendendo ao "American way of life". Por enquanto a resistência se encontra nos países islâmicos. Todavia não acho bom a manutenção de um espírito xenófobo. O que é importante é que façamos a nossa parte para sermos tão influentes quanto eles. Bem como as demais nações do mundo. Não é o caso de rejeitá-los e sim de imitá-los em sua ousadia e poderio. Não em sua cultura. Mas que também deve ser apreciada, sem submissão.

As cores existem ou não? https://www.facebook.com/frau.schultz/posts/571440872905828 . http://hypescience.com/a-cor-nao-existe-o-que-voce-ve-e-luz/‎ Roceiro Filósofo

O artigo está correto. Mas isso não significa que cor não existe. O que não existe é cor como uma propriedade objetiva das superfícies ou dos corpos translúcidos. Ela é o resultado de uma percepção mental, que envolve uma sensação fisiológica ocorrida nos olhos a partir de um estímulo físico provocado pela luz em função de sua frequência, dentro de uma faixa limitada capaz de estimular os cones e bastonetes da retina. Mas a cor também pode ser produzida apenas mentalmente, sem ser originária de uma sensação real. Isso acontece não só nos sonhos, mas mesmo em estado de vigília, em função das experiências já vividas pela pessoa.

Professor, no tocante ao universo, não seria impossível sua inexistência, portanto, ele sempre teria existido?‎ Geraldo André de Oliveira

Não. Sua inexistência seria perfeitamente possível. Não há razão nenhuma para haver algo ao invés de nada. Logo não há nenhuma obrigatoriedade de que ele tenha sempre existido. Mas também não há obrigatoriedade de que não tenha sempre existido. O fato de que ele tenha surgido em um dado momento é uma constatação advinda das observações cosmológicas e não uma necessidade. Em função de novas informações observacionais pode-se concluir que tenha sempre existido e há propostas nesse sentido na comunidade científica.

Pra onde vai um pensamento quando ele é esquecido?

Um pensamento é um processo. Ao terminar ele deixa de existir. O que fica registrado são as memórias. Os registros de memórias consistem em ligações sinápticas entre neurônios. Mas uma memória pode estar registrada em vários lugares do cérebro, dependendo do seu conteúdo. Por exemplo se você memoriza um episódio em que haja imagens visuais, táteis, olfativas, auditivas, cinestésicas e outras, a memória desse episódio estará distribuída por várias partes do cérebro. Da mesma forma a memorização de um conhecimento. A perda de algum registro de memória consiste no desfazimento das conexões sinápticas que o registram. Logo, não vai para lugar nenhum. Desaparece totalmente. Leia isto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mem%C3%B3ria

Você será humilde o suficiente para admitir a possibilidade de existência de Deus e pedir perdão a ele?‎ Alex Corrêa

Eu não sou nem orgulhoso nem humilde. Sou assertivo, isto é, assumo-me como sou, sem jactar-me nem diminuir-me. Aceito tudo o que seja me mostrado como verdadeiro, sem problema. Se me for mostrado que Deus existe, claro que eu mudarei meu ponto de vista e passarei a admitir sua existência como um conhecimento verdadeiro. Mas não pediria perdão, pois minha concepção de que não exista não é uma concepção orgulhosa e sim uma aceitação sincera da verdade que apreendo a respeito. Não há razão para eu me desculpar a respeito. Apenas mudar minha concepção.

O que é um buraco negro? Explique de forma mais simples.‎ Husky Siberiano

Trata-se de um objeto tão compacto e denso que o campo gravitacional criado por ele seja tão intenso que impeça tudo de sair de lá, inclusive a luz. Para tal, seu conteúdo de massa e energia teria que estar localizado em um volume menor do que o dito "Raio de Schwarzchild". Você pode calculá-lo, sem a teoria da relatividade, simplesmente igualando a energia cinética de algo que seja ejetado de lá com a velocidade da luz com o negativo da energia potencial gravitacional, isto é mc²/2 = GMm/r. Isto dá o valor r = 2GM/c². Se o Sol fosse um Buraco Negro ele teria que ter toda a sua massa, de dois oitilhões de toneladas, concentrada em um volume de raio menor do que 2,98 km.

Entretanto,levando em consideração a realidade da educação brasileira hoje,vc é a favor ou contra as cotas socioeconômicas ?É preciso considerar q um aluno de uma escola pública dificilmente vai competir com um aluno q tem aulas de redação para o Enem,simulados,entre outros‎ Lukas Sousa

Mesmo assim sou contra qualquer tipo de quota. Sou totalmente a favor da meritocracia. Você se submeteria a uma cirurgia cerebral feita por um médico que fez todo o seu curso passando apenas com os 60% mínimos de aprovação? Sou inteiramente contra a discriminação social em termos de oportunidades menores de aprendizado para pobres (e não para negros, pois isso acontece com pobres negros e com brancos e não acontece com negros ricos, além de ser difícil determinar a partir de que tom de pele alguém seja negro ou não). Mas não posso admitir que alguém menos capaz ocupe o lugar de alguém mais capaz porque seja pobre. A solução está em duas frentes: Primeira, capacitar todo mundo, tanto rico quanto pobre; segunda, acabar com todos os pobres, não os matando, é claro, mas enriquecendo-os também. Nenhuma injustiça pode ser consertada com outra injustiça. Isso é uma convicção profundamente introjetada em mim. Os fins JAMAIS justificam os meios. Ponto final.

Eternizaria algum compositor brasileiro?‎ Fran ☆

Heitor Villa-Lobos e Antônio Carlos Jobim.

Qual lei você gostaria que existisse aqui no Brasil?‎ Larissa

Esta, proposta por Capistrano de Abreu, célebre historiador cearense:
Art 1º - Todo brasileiro é obrigado a ter vergonha na cara.
Art. 2º - Revogam-se as disposições em contrário.

Mas o sr acredita que seria possível algum dia a Urss ter feito a transição do Socialismo para o Comunismo?‎ Radioactive

Teoricamente sim, como o pretendiam Marx e Lênin. Mas, para tal, seria preciso que não houvesse a menor corrupção nos quadros do Partido Comunista. Do modo como tudo se encaminhou, contudo, especialmente com Stálin, essa pretensão foi por água abaixo.

entao se nos formos por essa questao, seria correto dizer que podemos nos comunicar com um buraco negro?? comunicar no sentido de receber informações do mesmo, nao achei outra palavra‎ Ryuuki Ando

Depende. Essa radiação não é emitida de dentro do buraco negro, mas sim da superfície de seu horizonte. A única informação sobre ele que ela poderia mandar é a sua massa, se se medir o total de energia emitida até ele desaparecer.

Caro E. Von Rückert, na sua opinião, qual foi o pior erro cometido pelos soviéticos, que acabou levando a queda do mundo socialista? Se não fosse a crise dos anos 80, o sr acha que hoje em dia ainda existiria a URSS? boa noite.‎ Radioactive

O grande erro dos soviéticos foi a sua ditadura e a corrupção de sua burocracia partidária. Por isso é que o socialismo estatal e a ditadura do proletariado não são os melhores caminhos para o comunismo. A União Soviética jamais foi comunista. O que se chamou, então, de comunismo, foi esse socialismo estatal e ditatorial que, realmente, não presta. No verdadeiro comunismo as pessoas não são empregadas do estado, o único patrão. Todos os trabalhadores são os donos das empresas em que trabalham. E, enquanto houver governo, ele será democrático e não ditatorial.

acabei de ver em um programa,que o projeto LHC quase foi descontinuado por causa do medo da criação de um buraco negro. o físico explicou que se fosse criado um buraco negro, esse evaporaria, sendo impossivel a destruição do mundo. mas se buracos negros nao emitem energia, como ele se desintegraria?‎ Ryuuki Ando

De fato, o que acontece é o seguinte: O campo gravitacional muito intenso de um buraco negro é capaz de provocar o surgimento de pares de partícula e anti-partícula. Como antes não se tinha nada, o par é formado com cada uma tendo momentos lineares opostos e energias simétricas (uma positiva e uma negativa). Se elas forem formadas no horizonte de eventos e a positiva for ejetada para fora a negativa cairá dentro do buraco negro e diminuirá a sua massa. Isso é muito pouco, mas se o buraco negro for muito pequeno, e isso for acontecendo, ele acabará sua massa toda e desaparecerá. Pode-se calcular que os que seriam produzidos no LHC, com massas de alguns prótons, evaporaria completamente em frações de segundos. Isso também acontece com buracos negros provindos de estrelas colapsantes, mas sua massa é tão grande que, mesmo com essa perda, ele levaria trilhões de anos ou mais para desaparecer.

professor, a matéria escura e composta de átomos, quarks e etc que não interagem com a luz, ou de um tipo desconhecido ou diferente da convencional??‎ Ryuuki Ando

Cogita-se que a matéria escura seja constituída de partícular exóticas, que não formam átomos, como áxions, wimps e machos:
http://pt.wikipedia.org/wiki/MACHO
http://pt.wikipedia.org/wiki/WIMP
http://en.wikipedia.org/wiki/Axion

o senhor é a favor ou contra o sistema de cotas para negros nas universidades?‎ alexandre

Totalmente contra sistemas de cotas por qualquer que seja a razão. Isso não é democrático nem justo. Nem constitucional, mas isso é, até, menos importante. O que se tem que fazer é dar a todos, condições de conquistarem seu lugar por seu mérito acadêmico, aferido universalmente na população de pretendentes. Todavia acho que as universidades públicas deveriam cobrar de quem tem condições de pagar, para ajudar a custear quem não tem. Isso é democrático. O grande problema está na excessiva frouxidão da Educação Básica e da falta de apoio educacional aos menos capazes, para que suplantem suas dificuldades desde o começo da vida escolar. Isso vai acontecer com escola em horário integral e professores bem pagos com dedicação exclusiva a cada escola. E com o fim das escolas particulares, de modo que não haja outra opção senão a pública. Aí elas vão se tornar boas escolas, pois os ricos terão que estudar só nelas.

Se o amor em teoria é instinto pra procriação, pq existem homossexuais? (não só com humanos, mas há relatos de animais homossexuais também pelo que li)‎ Funyarinpa Von Ghostri

O amor não "é" o instinto de procriação. Ele tem origem no instinto de procriação, mas, nos animais superiores se ampliou para um sentimento de afeição, de "querer bem". Além do mais, mesmo o instinto de procriação se manifesta de modo diferente, individualmente. Assim a atração sexual por pessoa do mesmo sexo, inclusive entre outros animais não humanos, é biológica, mesmo que não leve à procriação. Inclusive há casos de total falta de atração sexual, o que não se constitui uma patologia mas uma variante de comportamento, como ser canhoto, por exemplo.

Boa noite, senhor Ernesto! Como costuma tratar a ignorância alheia? Se um amigo seu fala algo completamente equivocado, faz questão de corrigi-lo ou finge que não ouviu?‎ tia andri

Sempre corrijo, com toda a educação, cortesia e, diria até, caridade. Não posso deixar passar. Isso vale até para meus pais (que já morreram) e demais familiares. Vale também para meu patrão e todos os superiores que já tive em meus trabalhos. Não obedeço ordens absurdas, por exemplo. Por isso é que foi bom eu não ter feito o serviço militar. Senão eu seria preso todo dia, até ser expulso por minhas concepções anarquistas e antimilitaristas extremadas. Não que eu goste de desordem e bagunça. Pelo contrário. O que eu quero é que a ordem e a disciplina sejam introjetadas e assumidas voluntariamente e não impostas à força. Fui educado assim e eduquei meus filhos assim. Nunca fui mandado por meu pai e por minha mãe e nunca mandei em meus filhos. Mas sempre fiz o que meus pais queriam e meus filhos o que eu queria. Por convencimento. É claro que tudo o que meus pais queriam de mim e eu de meus filhos sempre foi completamente razoável e nunca um capricho. E sobre outras concepções, como as religiosas, não desrespeito nenhuma crença, mas se o assunto vier à baila, eu apresento meus argumentos contra qualquer uma religião.

Qual a sua opinião sobre esse tipo de artigo? http://homemdebem.org/mulheres-sao-seres-puramente-sexuais/‎ @isaoa

Esse cara é de uma boçalidade descomunal. Não consigo entender que possa haver gente assim. Macho Alpha é uma total anomalia social, mesmo que possa ter algum fundamento biológico. Mas, apesar de não termos sofrido sensível evolução biológica nos últimos 200 mil anos, sofremos uma estrondosa evolução social. O homem não é mais um troglodita. Isso requer a consideração de igualdade entre gêneros (isto é, entre os papéis sociais dos sexos). Dizer que mulher seja apenas "carne" para ser degustada e não uma "pessoa", é uma concepção reveladora de uma mentalidade doentia. Da mesma forma que considerar a homossexualidade, a bissexualidade ou a a assexualidade como patologias. Isso já foi repudiado cientificamente há tempos. Tanto homens quanto mulheres têm as mesmas capacidades racionais, além dos mesmos instintos, emoções e desejos. Ou seja, a sexualidade masculina e feminina exibem um mesmo grau de importância vital, psíquica e social. E nenhuma mulher raciocina menos logicamente do que qualquer homem. É preciso que o sistema educacional não mais permita que pessoas com essas concepções retrógradas possam aparecer na sociedade. Uma lástima.

Então me responde , como que o ser o humano foi feito ? ( não me diga que foi do macaco porque isso é impossivel de acreditar )

Pois, mesmo você não acreditando, somos macacos mesmo. Descendemos de primatas que nos precederam (não dos macacos atuais) e temos ancestrais comuns com os macacos atuais, com todos os mamíferos, com todos os vertebrados, com todos os animais e com todos os seres vivos. É só indo cada vez mais para o passado que acharemos um avô lêmure, um cinodonte, um tetrápode, uma planária, um protozoário e uma bactéria.

Com um forte abraço, lhe ofereço : http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=6PGpn6Iw50g#t=29‎ Luisa

Obrigado. Adoro Chopin e adoro Rubinstein. Especialmente suas interpretações das Baladas e dos Scherzos. Gosto de comparar com outras, por exemplo do Ashkenazy ou do Arrau, da Argerich, do Magaloff e de nosso Nelson Freire, que já veio várias vezes a Viçosa, onde mora uma irmã de criação sua. Sem falar da imortal Guiomar Novaes. Mas não gosto muito do Lang Lang e do Pogorelich. Questão de gosto. O Ashkenazy é muito martelado. Gosto mais do "legato" do Rubinstein. Já o Pogorelich é lento demais. Gosto do Freire, mas ele é menos suave. Todavia meus compositores de piano preferidos são Schumann e Debussy.

Esquerda ou Direta politica? Em qual tu acha que se encaixa?‎ taines corines

Sou de esquerda porque considero que as diferenças sociais são injustas. Mas não sou socialista estatista. Sou um anarco-comunista. Até que tal situação possa ser estabelecida prefiro uma Social-Democracia com uma economia capitalista totalmente pulverizada, isto é, com a distribuição do capital pelos trabalhadores. No entanto, alguns setores, como defesa, diplomacia, fisco, educação e saúde, por exemplo, entendo que devam ser públicos, até que se possa abolir o estado, o dinheiro e a propriedade. Mas isso ainda demora muito e não pode ser conquistado por nenhuma revolução e sim por uma evolução.

Boa Noite .Existem mundos paralelos ?‎ 1Bo

Pode ser, mas eu acho que não. É só uma conjectura não comprovada.

Quem foi o autor do pior genocídio: Hitler ou Stalin?‎ Pimenta, Felipe

Considerando todas as mortes, inclusive por fome, consegui identificar a seguinte lista:
1. Mao Tsé-Tung - 70 milhões
1. Hitler - 40 milhões (dos quais 6 milhões de judeus, o resto as vítimas da guerra)
2. Stálin - 25 milhões
3. Saddam Hussein - 2 milhões
4. Pol Pot - 2 milhões
5. Bagosora - 800 mil
6. Suharto - 750 mil
7. Idi Amin - 500 mil
8. Mussolini - 440 mil
9. Milosevic - 230 mil
10. Franco - 200 mil
11. Gengis Kã - ??
12. Cortéz - ??
Há discrepâncias entre os dados mencionados em diversas fontes, mas não tenho tempo para fazer uma pesquisa exaustiva.

A doutrina espírita diz que os ateus são pessoas que em uma encarnação anterior foram religiosos frustrados com sua religião,dai serem tão obcecados por algo que "não existe".Isso explica serem tão obcecados por Deus,Jesus etc e não por fadinhas...‎ Amanda Novaes

Esse é um ponto de vista completamente carente de fundamento, pois não existem encarnações anteriores nem posteriores. Além do mais, se existissem, de onde os espíritas tiraram essa informação. Se isso é mesmo verdade, porque não é algo patente para todo mundo verificar sem problema. Isto é, se existem espíritos e eles podem se comunicar com pessoas vivas, porque isso não é um fato corriqueiro, acessível a qualquer um.

Porque vcs ateus falam mais Deus que os crentes?‎ Amanda Novaes

Porque os crentes consideram que a existência de Deus seja um dado básico da realidade e, portanto, não precisam falar dele, como, por exemplo, a existência do ar. Já os ateus, como têm uma visão diferente da realidade, em relação à maior parte da população, precisam ficar explicitando a sua concepção e justificando porque são diferentes da maioria. Se a maioria fosse ateia, também quase não se falaria de Deus. Aí os crentes é que, sendo minoria, teriam que ficar justificando porque teriam uma concepção diferente da maioria.

Você diz algo , que seja uma lenda apenas por não ter vivenciado ou por simplesmente nao acreditar ?

Nada disso. Uma lenda é algo que não aconteceu. É uma história inventada que pretende se passar por verdadeira. Existem muitos fatos históricos que não são lendas mas que nenhum de nós vivenciou, pois nem tínhamos nascido. Mas há fortes evidências e comprovações de que seja verdade. De modo que se pode aceitar com um conhecimento e não uma crença. Outros, contudo, carecem de comprovação, de modo que sua aceitação só pode ser dada em forma de crença. Se os indícios forem grandes, mesmo sem prova, é válido crer. Mas se forem fracos ou, pior ainda, contrários, então a crença não se justifica. Este é o caso do Dilúvio.

oque fazer pra esquecer uma amiga-falsa?‎ Belieber da pista;)

O que se pode fazer para esquecer qualquer pessoa que se queira é pensar o mínimo possível nela. Quanto mais se esforçar para esquecer, mas a lembrança ficará reforçada. O esquecimento é um processo espontâneo do cérebro que não há como ser comandado. À medida que o tempo passa e a lembrança não seja evocada, vai ficando menos nítida. Mas nunca desaparece.

o que voce acha sobre aquela tal anunciamento da nasa "dia 13 fará um anuncio que revolucionará tudo" ?‎ Joao Kalixto

Vamos esperar para ver. É hoje. Mas não acredito em nada espetacular.

Para ‎@VictorCor. Essa sequência, basicamente, são os números triangulares, os que são formados pela soma de todos os naturais até n, mais 1 em cada termo. A fórmula fechada seria: 1 + [n (n - 1)]/ 2. Recursivamente: F(n) = n - 1 + F(n-1), F(1) = 1‎ Álvaro Tavares

1, 2 , 4, 7, 11, 16... não são números triangulares. Estes são 1, 3, 6, 10, 15, 21..., cuja fórmula é n(n+1)/2, ou N(i) = N(i-1) + i.

Professor, desculpa por sair do tópico das perguntas sérias mas, você prefere chá com limão ou leite? :)‎ Daniel

Com leite. Aliás, tomo muito. Ou puro, sem os dois. Gosto mais do Earl Grey.

o que acha desse caso? http://napimentaria.com.br/carta-a-fran-a-menina-massacrada-por-um-video-de-celular/‎ x

Concordo plenamente com o teor da carta. Cada um tem o direito de fazer sexo do modo que quiser, desde que nada seja forçado ou constrangido. Não há nada que seja "certo" ou que seja "errado" no comportamento sexual privado. Mas divulgar cenas privadas é errado. Mais: é criminoso. Denota um mal caráter extremo. Uma perversidade, que qualquer prática sexual não contém, ressalvado que tudo tem que ser consentido. Outra coisa: as pessoas que repudiam a vítima dessa devassa também não são éticas. Elas estão condenando a vítima e não o criminoso. Se ele estivesse roubando, aplicando extorsão, suborno ou corrompendo alguém, estaria prevaricando. Mas sexo não é prevaricação, seja feito como for, desde que não se esteja forçando nem traindo ninguém. As pessoas tinham é que confortar essa vítima e dar-lhe o apoio necessário para que ela não sofresse nenhuma agressão. E condenar o criminoso ou criminosa que fez a divulgação. Fica parecendo o que acontece em alguns países islâmicos em que a estuprada é condenada à lapidação e o estuprador e absolvido. Isso é imoralidade.

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

O senhor pode me dizer o que é discalculia? E se é possível uma pessoa ter?‎ aninha

http://pt.wikipedia.org/wiki/Discalculia

Na sequência definida por "N(i) = D(i,1) + N(i-1) + i - 1", o que acontece quando i=1, já que eu preciso do N(i-1) que nesse caso é o N(0)?‎ ბრუნო

Faltou a definição adicional de que N(0)=0 e que i>=0.

Mas o sr não acha que em um povo pouco civilizado e inculto, a tirania é o único método para o desenvolvimento e progresso? O Brasil por exemplo, se desenvolveu muito mais durante os anos da Ditadura, do que durante as democracias.‎ Radioactive

De forma nenhuma! Claro que não. Ditaduras e regimes tirânicos são abomináveis, mesmo que o ditador seja esclarecido e bem intencionado. Porque elas permitem a proliferação de injustiças, de opressões por parte dos funcionários e militares. Não dão ao povo o direito de protestar, de exigir justiça. São terríveis. A cultura e a civilização têm que ser alcançadas democraticamente, mesmo que demore mais. Os fins jamais justificam os meios. Além disso não é verdade que o Brasil se desenvolveu mais durante a ditadura militar. Na do Getúlio o progresso foi maior. E sob Juscelino, maior ainda. Os governos posteriores, cada qual, promoveram outras conquistas, inclusive o do Collor. Também houve progresso econômico no regime militar, mas se não fosse ele, se o Brasil continuasse democrático, haveria também, sem as perversidades da ditadura.

O que diferencia crianças de adultos? fiz essa pergunta ao meu pai, e ele falou atitudes. concorda? também queria perguntar ao senhor. Qual a base de um bom relacionamento? o senhor ja namoro quantas vezes. E porque esses namoro acabaram?por enquanto é só‎ HiggorNogueira

O que diferencia, além da estatura, é o nível de desenvolvimento das conexões cerebrais e o volume de experiência armazenado na memória. A própria capacidade de raciocínio abstrato, o controle emocional e várias outras funções psíquicas vão se desenvolvendo aos poucos, só estando tudo pronto lá pelos 23 anos, quando se pode dizer que se atingiu a maturidade, orgânica e psíquica. Daí para frente vai havendo um declínio, com um certo platô até lá pelos 40 anos, mas sempre descendo e cada vez com mais declividade. O importante para um bom relacionamento com as crianças, os adolescentes e os jovens é saber, para cada idade, o que se pode esperar deles, em função da sua maturação neurológica e agir de acordo, não tendo expectativas impossíveis para eles e nem aquém do que sejam capazes. É preciso levá-los a sério e atribuir-lhes responsabilidades. Nunca, especialmente com crianças, considerar que o que eles dão valor seja bobeira de criança, porque não é. Faz parte do processo de crescimento, por exemplo, brincar. E brincadeira, para a criança, é uma coisa séria. O que não significa que não seja alegre. Recomendo o livro "O Cérebro em Transformação" de Suzana Herculano-Houzel (Objetiva).

Você acredita na possibilidade de que nosso dna pode ter sido modificado por seres extraterrestre milhares de anos atrás ?‎ Wilian

Não. Acho que somos produto da evolução natural dos primatas terrestres.

Caro E. Von Rückert, o sr enxerga Josef Stálin como um grande tirano ou um grande líder?‎ Radioactive

Um grande tirano. Um déspota. Nada justifica sua conduta. Tão facínora quanto Hitler, Mao Tse-Tung, e outros do tipo.

tem como o senhor explicar por que é impossível acontecer um dilúvio na terra?‎ alexandre

Porque não há água nos oceanos suficiente para tal. A água total de Terra é constante. A que cai das chuvas vem do oceano e volta para ele. Para elevar o nível dos oceanos até cobrir a mais alta montanha da Terra se gastaria quase o triplo da água existente nos oceanos. Supondo S a superfície da Terra e H a altura da montanha mais alta, o volume necessário de água seria SH (desprezando os termos quadráticos e cúbicos da expressão). Se os oceanos ocupam 3/4 da superfície e têm uma profundidade média de H/2, o volume de água deles é (3/8)SH, o que significa que o aumento corresponderia a 8/3 da água de todos os oceanos. Além disso, para fazer isso em 40 dias, seria preciso chover 8000 mm/h, quando a chuva mais forte que já se viu não passou de 20 mm/h.

O que acha do preconceito que existe com pessoas que curtem rock e andam na rua vestido de preto?‎ Douglas Berna

Não me consta que existe esse preconceito. Se houver, por parte de alguém, trata-se de uma pessoa completamente ignorante, que acha que as pessoas não podem ser diferentes do comum das outras. Há gente assim. Mas isso, realmente, é ignorância da grossa. Cada qual tem todo o direito de ter um modo de ser próprio, que pode ser totalmente individualizado ou compartilhado com algum grupo. O que não pode é o modo de ser ser prejudicial ou maléfico aos outros. Se não atrapalhar nada, não tem o menor problema. Mesmo que não atrapalhe, há alguns casos que podem ser vetados, apesar de que eu não vejo problema, como andar nu na rua. Já praticar o coito em público, ou mesmo defecar e urinar, como os cachorros fazem, não acho que seja conveniente para os humanos.

O senhor acredita em viajar no tempo, mas apenas para o passado ou para o futuro também?

sso não é uma questão de acreditar, como a maioria das questões, e sim de se saber. Pelo que se sabe, viagens ao futuro a ritmos mais céleres do que o que sempre estamos indo (uma hora por hora) é possível e eu até já exemplifiquei numericamente respostas atrás. Para o passado é que não se consegue ir.

Não teria como deixar a definição mais "enxuta"? Exemplo: F(n-1)+ F(n-2) caso N>1 é a definição formal para a sequência de Fibonacci. Seria possível fazer uma definição tão simples para aquela outra sequência? Quantas leis de formação uma sequência pode vir a ter? Pode ser que não tenha nenhuma?‎ Victor

Talvez se consiga. É o caso de tentar. Claro que se pode ter mais de uma expressão que dê o mesmo resultado. Umas mais simples outras mais complexas. Não existe limite de número de modos de se apresentar uma expressão dessas. Há casos em que a lei de formação não consegue ser expressa por uma equação, mas apenas por uma expressão verbal.

Como definir formalmente a sequência: 1, 2 , 4, 7, 11, 16..?Eu já entendi que o próximo número da sequência é o anterior mais o número da ordem do próprio anterior, mas não consigo ver uma maneira fácil de definir formalmente a sequência. Existe alguma dica para definir com facilidade as sequências?‎ Victor

N(i) = D(i,1) + N(i-1) + i - 1, onde N(i) é o iésimo termo, D(i,j) é o "delta de Kronecker" que vale 1, para i = j e vale 0, para i <> j. i é o número de ordem do termo. Esse tipo de expressão é obtida por tentativa, após inspeção da sequência. Não há um método geral de obtenção. Tem que ter treino para isso, além de intuição. Não existe dica para se achar, com facilidade, essas expressões gerais. O recurso é achar com dificuldade mesmo.

Olá Ernesto! Não sei se já lhe perguntaram, mas tenho uma curiosidade. Quando os ateus morrem vocês são enterrados em caixão, com orações e tal ou não? Creio eu que vocês não pagam dizímo então como é feito tudo isso? Agradeço se me responder e tirar essa dúvida, obrigada!‎ Andressa

Sepultamento ou cremação não são ocorrências religiosas. São civis. Os cemitérios são públicos, para que sejam enterradas pessoas de qualquer religião ou de nenhuma. Os velórios são feitos em lugares públicos e não religiosos. As pessoas de cada religião é que encomendam serviços religiosos das funerárias. Mas elas atendem tanto a cristãos quanto a judeus, muçulmanos, budistas, hinduístas ou ateus. No caso de ateus, simplesmente acontece o velório como uma ocasião para os amigos consolarem os familiares e expressarem os seus sentimentos de pesar. Não há necessidade de haver nenhuma liturgia religiosa, e da presença de nenhum símbolo religioso de nenhuma religião. Como também não se precisa fazer nenhuma oração religiosa. O que se pode é haver discurso, mas de conteúdo totalmente laico.

Existe varios relatos q realmente existiu a ''Arca de Noé'' como vc explicaria?‎ Lucas Gomes

Ter existido uma arca não significa que ela tenha sido construída pelo personagem bíblico Noé, em atendimento a instruções divinas e nem que tenha sido usada para abrigar um casal de cada espécie animal da Terra para que não perecessem em um dilúvio que tenha submergido todos os continentes. Essas duas últimas coisas são impossibilidades totais. E, para mim, a primeira também (as instruções divinas).

O senhor concorda que a ditdura foi a grande culpada pela decadência do ensino público atual ?‎ Mandy Bunny Z™

Sim e não. A ditadura fez um bom serviço estendendo a educação a toda a população com a abolição do "Admissão ao Ginásio" e transformando os cursos primário e ginasial no Ensino Fundamental continuado, da primeira à oitava série (hoje nono ano). Mas, com isso, teve que abrir muitas vagas (e tinha mesmo), o que acarretou aumento de despesa. Para contornar, achatou o salário dos professores, restringindo os aumentos. Então o magistério deixou de ser uma opção atrativa para as melhores cabeças, ficando relegado, fora exceções, para quem não tinha condições para fazer outros cursos mais bem remunerados. Com professores menos capazes, o nível de exigência caiu, fazendo com que os anos finais do Ensino Fundamental (antigo ginasial) ficasse muito mais frouxos, especialmente nas escolas públicas. Então o Ensino Médio também afrouxou, porque a maior parte dos que vinham do fundamental não conseguiam acompanhar o nível exigido e as reprovações se avolumaram. Para evitá-las, optou-se pelo afrouxamento das exigências. Isso é que foi devastador. Que todo mundo possa fazer o Ensino Médio é algo de clareza cristalina. Que este tenha que ser facilitado para que todos consigam é um despropósito. O que se tem é que dar condições para que todos o façam de forma difícil mesmo. Facilitar é um suicídio nacional da competência do país. Retornar às condições anteriores de qualidade, sem elitizar o ensino é o grande desafio, que, para mim, vai levar uns duzentos anos para se conseguir. Para começar seria preciso pagar muito bem aos professores, de modo que as melhores cabeças PREFERISSEM ser professores do que médicos ou advogados, PORQUE GANHA MAIS. Ou seja um professor primário, com dedicação exclusiva, teria que ganhar, como piso salarial, pelo menos cinco mil reais. E todos teriam que fazer mestrado e doutorado e ir melhorando de salário até o fim da carreira de professor universitário titular, ganhando uns trinta mil reais ou mais. Mas o concurso para entrar teria que ser duro. Precisaria criar uma nova carreira, a que os anteriores poderiam entrar por concurso e colocar a anterior em extinção, até que todos se aposentem, se não forem promovidos para a nova. A velha continuaria com o salário velho. Isso só para começar a conversa. Há muito mais a se fazer, contudo. Sugiro a leitura dos artigos do Ioschpe e do Cláudio de Moura Castro.

Por incrivel que pareca , sou física também , mas isso não me influenciou em nada em minha religião . Já que sua ciência explica tudo !. Como me explica o fato do mar ter se abrido , como diz na bíblia ?

Não se explica, porque, simplesmente, não se abriu. É só uma lenda.

Faço o 7 ano mas tipo óque fazer pra tirar nota boa em matemática.como fazer pra r uma boa nota em matemática.como se estuda ?‎ Belieber da pista;)

Matemática é complicado porque depende do conhecimento de todos os anos anteriores. Mesmo assim, a primeira providência, sem a qual não se consegue nada, nada mesmo, é aprender a GOSTAR de matemática. Só quem gosta é que vai ter o interesse de se debruçar horas em cima do estudo para entender profundamente de fato e conseguir solucionar os exercícios e problemas. Na aula, preste a máxima atenção e encha o professor de perguntas até ter entendido tudo. Não se incomode em pagar mico e nem com a opinião dos colegas. Se o professor não quiser atender suas dúvidas, reclame com a coordenação ou orientação. Não adianta pegar aula particular para treinar a resolver problemas. Tem é que APRENDER a teoria de modo que consiga fazer os problemas por sua própria conta. Quanto a gostar de matemática, tem alguns livros que ajudam:
Alex no País dos Números - Alex Bellos - Companhia das Letras
Incríveis Passatempos Matemáticos - Ian Stewart - Zahar
Almanaque das Curiosidades Matemáticas - Ian Stewart - Zahar.

Tenho 20 anos; ainda não entrei na faculdade, e pelo que estudei esse ano, só posso tentar de verdade ano que vem; enfrento problema de organizar horários, e eu tenho tempo. Sinto muita dificuldade em me organizar, falta de foco. Teria algum conselho? :x‎ Pimenta, Felipe

Só um. Decisão e força de vontade. Não há outro modo de vencer a procrastinação. Tem que resolver o que precisa fazer e ir fazendo com preguiça mesmo, insistindo, evitando os desvios, indo em frente. Aí vai se acostumando a fazer o que é difícil, o que cansa, o que complica, o que é chato e vai fazendo assim mesmo: chato, difícil, trabalhoso, cansativo. É o único jeito. Se não conseguir, desiste de fazer faculdade e se dedique a algo que não dê trabalho. O problema não é de se organizar e sim de não agir. Pode agir sem se organizar que funciona.

Você se diz ateu certo ? Podes saber o gosto de uma maça sem prova-lá ? Ou ao menos saber qual é sua situação física em seu interior ? Nunca podemos dizer algo que não provemos , sentimos ou olhamos com nossos olhos .Não estou dizendo que deves acreditar só estou te fazendo um convite a reflexão .

Mas eu já provei a sensação de crer em Deus. Durante minha infância e adolescência eu fui um católico fiel. Queria ser santo mesmo. Ia à missa e comungava todo dia. Só que eu estudava muito: religião, filosofia, cosmologia, física, biologia, evolução, neurologia, história, política. Meus estudos me levaram a concluir que a fé que eu tinha era totalmente despropositada. Por isso me tornei ateu. Se Deus existisse seria muito bom. É uma pena que não exista. Mas não existe.

o que fazer quando és péssimo em produções de textos?‎ Elaine

Ler muito. Muito mesmo. Umas duas horas por dia, anos a fio. Nos sábados, domingos e feriados, leia mais. Veja menos televisão, durma menos, entre menos na internet, namore menos e leia mais. E escrever. Uma redação por dia. Meia hora escrevendo. Mas não é dessas curtinhas de só 25 linhas não. Escreva, pelo menos, umas 100 linhas. Aí você mesmo corrige a sua redação ou pede a um professor para corrigir, prestando atenção no que errou para não errar mais. Se você insistir nisso, aprenderá a escrever em um ano.

Caro E. Von Rückert, você sente orgulho ou vergonha de ser brasileiro?‎ Radioactive

Sinto mais vergonha do que orgulho. Mas não quero abandonar o Brasil. Quero lutar para melhorar isto aqui. Tenho colaborado no aspecto educacional, tendo dado mais de 20 mil aulas de física e matemática para mais de 4 mil alunos. E, em minhas aulas, eu sempre abordo os problemas sociais, políticos, éticos, filosóficos e correlatos. Não é só conhecimento e habilidades. Também educo o caráter e a personalidade. Procuro corrigir esse modo brasileiro de "dar um jeitinho", "quebrar o galho" e todo esse tipo de comportamento indolente e licencioso que abomino. Essa fobia pela dificuldade, pelo trabalho, pela complicação, que minam o poder inventivo e desenvolvimentista. Porque o que dá certo e funciona é o que é complicado, é o que dá trabalho, é o que cansa, é o que é difícil. Temo muito por nosso futuro quando essa geração de preguiçosos e medíocres se tornar a comandante da nação. Não teremos capacidade para nada e nos tornaremos reféns dos povos mais inteligentes, mais esforçados, mais cultos, mais desenvolvidos. Porque não tivemos pertinácia e obstinação para vencer as dificuldades. Por isso é que, em minhas aulas, não facilito, pelo contrário, complico e exijo, para que os alunos aprendam a enfrentar o que é difícil. Professor que afrouxa a exigência está colaborando com a bancarrota do país. Mas eu dou condições para os alunos enfrentarem as dificuldades. Só que quem for preguiçoso não passa mesmo. Outra coisa é que eu faço treinamento para ficar mais inteligente. É uma calistenia mental. Todo professor tem que aprimorar a inteligência dos alunos. E é complicando e puxando para "fundir a cuca" que se faz isso. É com um treinamento atlético.

Quando surgiu seu interesse por matemática e física?‎ MeyMabb

Desde criança eu sempre gostei de matemática, que chamava de "boatemática". Gostava especialmente de geometria e de desenhar. Quanto à física, gostava muito de ciências. Meu pai me dava livros infantis de divulgação científica, da coleção "Enciclopédia Juvenil" da Distribuidora Record, que eram excelentes e eu adorava estudar, mesmo sem corresponder aos assuntos escolares. Livros sobre eletrônica, física atômica, astronomia, evolução, química e vários outros assuntos. Na escola, apesar de minhas melhores notas serem em Geografia e História, que quase só tirava 100%, o que eu gostava mais era de Matemática e Física, mesmo tirando menos (uns 90%). Assim eu sempre fui um deslumbrado pelo conhecimento e pelo desenvolvimento de muitas habilidades, quase sempre não relacionadas com o que se pedia na escola. Mas na escola eu me saia muito bem, mesmo estudando pouco, só pelo que aprendia durante as aulas. Em verdade, não me esforçava muito. De modo que não tenho mérito nenhum em ter sido um bom aluno, academicamente falando. Geralmente eu passava as aulas desenhando histórias em quadrinhos em meu caderno, porque o que o professor estava ensinando eu já tinha aprendido. Geralmente em algumas aulas eu pegava o livro e ia adiantando lá para frente. Depois eu podia ler outras coisas, desenhar ou escrever histórias, pois já sabia o que estava sendo dado. Os professores não reclamavam, pois eu ficava quieto e sempre respondia certo o que me perguntavam.

Então o chamado ''Universo paralelo'' é como se fosse uma ''continuidade'' do nosso? Ou é algo diferente, ainda? Inclusive, professor, o que você acha da Interpretação dos Muitos Mundos?‎ Interestelar

Universo paralelo não seria uma continuidade do nosso. Seria outro universo disjunto, isto é, totalmente incomunicável. Cada um deles seria uma realidade separada, inteiramente contida em si mesma e sem lado de fora. Só existe espaço dentro de cada Universo. Não há um espaço em que vários Universos estejam. Cada qual é completo em si mesmo, com seu tempo e seu espaço distintos. Muitos mundos seria uma situação em que, à medida que os eventos fossem evoluindo neste Universo, seriam formadas continuidades distintas, conforme as possibilidades de ocorrências, de modo que para cada conjunto de possibilidades haveria uma evolução paralela que seria um outro mundo ao longo do tempo, mas no mesmo lugar. Essa multiplicidade de mundos não é a mesma coisa que Universos paralelos, pois estes não estariam no mesmo espaço e os múltiplos mundos sim. Mas em um fluxo diferente de tempo. Isso é possível se entendermos o Universo não como o conjunto dos lugares mas como o conjunto dos eventos. Diferentes conjuntos de eventos, mesmo que tendo ocorrido nos mesmo lugares, são outros mundos. Claro que outro conjunto de eventos em outros lugares seria um outro Universo.

Já estou lendo as respostas, thanks. Outra questão: se o nosso Universo está num buraco negro, quer dizer que esse buraco negro está num outro Universo, certo? Então esse Universo surgiu de um outro buraco negro que surgiu de outro e assim por diante ou foi do Big Bang? Pode me indicar livros sobre?‎ Interestelar

Não é isso. Sermos o interior de um buraco negro pode significar duas coisas. Ou que esse buraco negro seja a totalidade do Universo, no caso dele ser finito, e não haver mais nada além disso ou esse buraco negro não ser todo o Universo e haver um resto de Universo fora dele (até maior ainda, se for finito e, certamente, maior ainda, se for infinito). O que significa é que esta porção de Universo em que estamos não tem como se comunicar com o resto do Universo, se houver. Mas o resto pode mandar conteúdo material e radiante para dentro. Note que os cálculos mostraram que o Buraco Negro em que estamos é maior do que o Universo Observável, por enquanto. De modo que não temos acesso ao limite interior desse buraco negro. Mas pode haver mais Universo, além dele. Só que não é outro Universo. É esse mesmo. Não há outro Universo.

O sr. Acha que o capitalismo está permanentemente consolidado, ou é só uma fase assim como foi o feudalismo? Acha que algum dia surgirá uma utopia que disputará com o capitalismo ou até mesmo substituí-lo?‎ Radioactive

Não acho que o capitalismo está consolidado coisa nenhuma. A humanidade tem 200 mil anos e ainda vai existir por vários milhões de anos. Muita coisa vai mudar. Mas, para mim, o capitalismo não resiste nem mais uns cinco mil anos. Vai acabar antes disso e a humanidade se tornará anarco-comunista. Vejo que essa é a tendência e, se se fizer um esforço, isso pode acontecer em mil ou dois mil anos só.

Sobre o espiritismo, já ouviu a frase "Não é preciso ver pra crer e sim crer pra ver"?‎ Jéssica Kirsch ✡

Essa é uma frase inteiramente sem sentido. Se algo existe ele se manifesta à percepção (não necessariamente à visão) creia-se ou não. E se algo não existe, não se manifestará, mesmo que se creia. A crença não faz diferença para a realidade de nada. O que pode acontecer é que, crendo, a pessoa tenha a ilusão de perceber algo que não existe como se existisse.

Caro E.Von Rückert você acha que será possível algum dia ocorrer a transição do Socialismo para o Comunismo?‎ Radioactive

Não. Para mim o caminho para o comunismo não é o socialismo e sim uma pulverização total do capitalismo de modo a transformar toda pessoa em capitalista e acabar completamente com o trabalho assalariado. Paralelamente vai se fazendo o máximo de empreendimentos comunitaristas e cooperativos, sem envolvimento de dinheiro. Também vai se compartilhando as propriedades entre grupos cada vez maiores de pessoas. Até que o dinheiro e a propriedade deixem de existir por falta de necessidade, sem precisar decretar a sua abolição. Do mesmo modo, se todo mundo for fazendo o que geralmente os governos fazem em mutirões comunitários, os governos poderão deixar de existir por falta de necessidade. Chegará um dia em que ninguém vai querer ser político. Então a política vai acabar, os governos vão acabar, a propriedade vai acabar, o dinheiro vai acabar, a família mononuclear vai acabar, as fronteiras vão acabar, os estados vão acabar. Espontaneamente. E numa sociedade super avançada e sofisticada cultural e tecnologicamente. Sem pobreza, sem ignorância, sem doença. O socialismo requer um governo forte para planejar e controlar a economia. Isso é péssimo.

O senhor acredita que há pessoas realmente pessoas que que possui "dons" ( ler mentes, ver auras,ver pessoas mortas) ? Se não, por que eles tem gente que diz ter esses dons ?‎ Julia Testoni

Claro que não. Isso, ou é um vergonhoso embuste, isto é, uma tapeação sem piedade, ou é algo que a pessoa tem a impressão de ver, como se fosse uma alucinação, e acredita que seja uma leitura de mentes ou outros casos do tipo. Videntes que cobram consulta, são estelionatárias. É um crime tapear o povo crédulo.

O que você pensa sobre Chico Xavier?‎ Sérgio

  Sérgio https://www.google.com.br/search?q=inurl%3Awolfedler.blogspot.com+Chico+Xavier&oq=inurl%3Awolfedler.blogspot.com+Chico+Xavier&aqs=chrome..69i57j69i58.58428j0j4&sourceid=chrome&espv=210&es_sm=122&ie=UTF-8

Tenho um professor de filosofia muito parecido com o senhor, o sonho dele é ter todo o conhecimento do mundo(ele sabe e afirma que isso é impossível) gostaria de saber se esse também é o seu sonho ?‎ Victória Miotto

Quando eu acreditava em Deus e que tinha uma alma imortal eu ficava doido para morrer para poder ir para o céu e ter papos infindáveis com Deus para aprender tudo sobre todas as coisas. Agora sei que isso não vai acontecer e que é impossível saber de tudo. Mesmo assim sempre tenho uma curiosidade infindável e quero saber o máximo sobre tudo. Não busco utilidade nenhuma nesse conhecimento. É pelo simples prazer de saber, que, para mim, é um dos maiores da vida, depois de amar e de pensar. Mais do que comer ou dormir.

Mestre, o senhor acredita em que muita gente chama de "destino" ?‎ Sawyer

Claro que não. Isso já disse várias vezes. Simplesmente não existe.
http://spring.me/wolfedler/q/417111657852979448
http://wolfedler.blogspot.com.br/2012/08/o-destino-de-cada-um-esta-de-acordo-com.html
http://wolfedler.blogspot.com.br/2011/03/porque-acreditamos-tanto-em-destino.html

Lindo, não acha? http://www.youtube.com/watch?v=5g2sY1pUZdc‎ Guilherme Sousa

Sem dúvida. Tenho dois long-plays dele, bem como de outros da época, como Sylvio Caldas, Orlando Silva, Osny Silva, Nelson Gonçalves, Jorge Goulart, Cauby Peixoto, Francisco Alves. Bem como das divas, Dalva de Oliveira, Emilinha Borba, Ângela Maria, Marlene, Carmen Miranda, Ademilde Fonseca, Hebe Camargo, Araci de Almeida e tantos outros e outras daqueles bons tempos da Música Popular Brasileira. Eu mesmo gosto de cantar essas músicas e até que canto bem.

Professor, o senhor pode dá dicas de como estudar melhor pro PAS?‎ Rafaela Sales

Não há como estudar melhor para isto ou aquilo. Há como se estudar para "aprender" e, como isso, passar em qualquer exame. Para se aprender, antes de tudo é preciso estar querendo saber aquilo, não como uma obrigação, mas porque quer saber mesmo, porque gosta de saber. Senão não aprende. Não adianta. Por obrigação não se aprende nada. Melhor desistir. Ou se quer porque quer saber mesmo ou não se aprende. Uma vez querendo, há que se mergulhar no assunto de cabeça, revirar tudo de cabeça para baixo e, então, escrever uma apostila para que os outros aprendam com o que você está ensinando. É ensinando que se aprende. Mas não é da noite para o dia. É ao longo dos anos. De repente, querer aprender tudo o que não aprendeu em sete anos em um ano só, é quase impossível. Mas vale tentar, se se dedicar integralmente e esquecer do resto da vida. Horário integral mesmo, sem refresco, sem baladas, sem namoro, sem sábados, sem domingos, sem televisão, sem internet. O segredo é preparar aula do que está estudando. Montar esquema para explicar para os outros. Descobrir estratégias de argumentação para convencer. É assim que se aprende.

Além de música erudita, que tipo de música você ouve? O que é de popular que você ouve?‎ Kirk Lazarus

Ouço o que chamam de "Música Popular Brasileira", que inclui a Bossa Nova, a Jovem Guarda, a Tropicália e outros movimentos mais recentes de música de qualidade. Ouço samba da velha guarda, tango, jazz, blues, "Easy Music", do tipo Frank Sinatra e similares, bem como música internacional equivalente (francesa, italiana, espanhola, mexicana), boleros, "New Age" (Ênia, Vangelis e similares). Não gosto de Axé, Funk, Sertanejo Universitário (mas aprecio a caipira de raiz), Forró (mas gosto de algum Baião). Quanto ao Rock, depende. Gosto de Beatles e não gosto de Rolling Stones. Gosto de Elvis Presley. Gosto de algumas bandas de Heavy Metal também.

Vai fazer o ENEM?

Não, mas ando pensando em fazer, para checar meu nível de conhecimento. Talvez faça o ano que vem. Acho que todos os professores deveriam fazê-lo todo ano. É importante que professores, de qualquer matéria, estejam sempre atualizados com os conhecimentos do nível médio de todas as outras. Isso, para mim, é essencial para que possam, de fato, serem professores interdisciplinares. Claro que, em nível superior, cada um entende da sua. Mas em nível médio todo mundo tem que entender de tudo, qualquer que seja a área, já que é um conhecimento elementar. Nem é básico, pois básico é o conhecimento dos anos iniciais das graduações, especializado é o dos anos finais e avançado da pós-graduação. A educação básica (fundamental e médio), em todas as suas áreas, tem que ser de domínio geral para quem quer que tenha curso superior.

O que o senhor acha sobre ufologia? Acha que vale a pena se especializar nisso?‎ Yulia Kuznetsov ♡

De forma nenhuma. Mesmo que seja uma pesquisa séria, há tanta gente esotérica envolvida com isso que só de se estar no meio do assunto já se pode pensar que não se seja sério. Se você gosta mesmo, vá em frente. Mas munido de muito ceticismo e só apresentando respostas muito bem alicerçadas e não baseadas em meras suposições e palpites. E, principalmente, muita coragem para desmascarar os embusteiros. Isso é importante porque essa é uma área em que a falcatrua campeia solta.

Mestre, qual sua opinião sobre o livro "Eram os Deuses Astronautas ?" ?‎ Sawyer

Totalmente equivocado em suas propostas de explicação dos fatos arqueológicos por meio da intervenção de extraterrestres. Tudo fantasia sem nenhuma base.

Professor Ernesto, a quem cabe necessariamente o ônus da prova?‎ Q.

A quem proponha algo que não seja evidente. Tudo o que não for evidente tem que ser provado. Ou então a quem proponha uma alternativa a algo que esteja provado, mesmo não sendo evidente.

Sou estudante de história e apaixonado pela disciplina.Hoje tive minha primeira experiência em sala e ela foi HORROROSA.Fazia tempo que não sentia tão decepcionado.Havia 2 alunos prestando atenção em mim numa sala de 40. Na hora, quis até chorar.É normal isso pra quem inicia?Qual conselho vc me dá?‎ Kirk Lazarus

Sim. É normal. A moçada hoje está super desligada de aula. Só há uma solução. Fazer de sua aula um Show. Um espetáculo cenográfico muito bem planejado e ensaiado. Motivar a turma com o que eles consideram relevante, já que não se ligam na história em si mesma. Então tem que chegar nela por outras vias. Quem sabe pela música popular, pelas danças, pelos costumes da vida privada, por algum filme histórico da época abordada, por uma ligação com algo relevante da atualidade. Não sei, tem que dar tratos à bola. E, principalmente, não dar aula expositiva. Jamais. Fazer os próprios alunos descobrirem por si mesmo o que se pretende. Levá-los a escrever uma novela em grupo e representar. Tocar a música da época. Não sei. Invente. Agite. Meta a mão na massa com eles. Transforme-os em historiadores. Em contestadores. Mande-os descobrir todas as vilanias da época. As falcatruas. Critique. Diga coisas erradas e peça para eles contestarem. Faça debates com equipes a favor e contra algum fato. Assim você agita e faz a turma se interessar.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Caro E. Von Rückert, se o Brasil é um país laico, então porque existem tantos feriados religiosos? Por que o nosso ''símbolo'' é a estátua do Cristo Redentor no RJ? Até nas notas de dinheiro tem ''Deus seja louvado''. Não seria uma falsa Laicidade?‎ Radioactive

Sim. Não acho que deveria haver feriado religioso nenhum, nem crucifixos nos plenários legislativos, nas salas de juri, nos gabinetes dos executivos públicos e nem a frase "Deus Seja Louvado" nas cédulas. Quanto à estátua do Cristo Redentor, não acho que deva ser derrubada, pois já se tornou um símbolo do Rio e se trata de uma obra de arte. Do mesmo modo que as catedrais, as mesquitas, os pagodes, as estátuas de Buddha e outros que representam a cultura do seu povo.

Professor, hoje li uma matéria onde físicos encontraram evidências que a nossa realidade pode ser apenas uma simulação virtual, o que acha sobre isso?‎ Jackie

Para mim é uma concepção totalmente fantasiosa e sem fundamento nenhum. É que eles concebem que seria possível e já passam a considerar que, de fato, o seja. Isso também acontece com outras conjecturas, como a dos Universos Múltiplos, dos "túneis de minhoca", das supercordas e outras.

Professor, por favor faça um breve resumo sobre a maçonaria. Estou em uma discussão com pessoas que ainda acreditam que se trata de uma ordem ruim ou até mesmo uma religião. Vindo de mim não vão se convencer do que realmente se trata.‎ Bruno Crispim

Não gosto nada da Maçonaria, mas não tenho conhecimentos grandes sobre ela. Sei que não é uma religião e nem é "do mal", nas não gosto de que seja hermética e esotérica, isto é, cultiva conhecimentos reservados apenas aos "iniciados". Para mim todo conhecimento tem que ser divulgado para que todos tirem proveito. Além disso, ele promove uma ajuda mútua apenas entre seus seguidores. Acho que a solidariedade e o auxílio mútuo têm que ser estendidos a todo mundo. Outra coisa que não gosto é o seu caráter ritualístico, com toda uma liturgia, isso sim, parecido como uma religião. Jamais me filiaria à Maçonaria. Além de que minhas concepções anarquistas não apreciam o tipo de hierarquia que existe lá. Outro aspecto que discordo dela é sua concepção teísta do Universo e sua não aceitação do ateísmo.

Uma vez você me disse que químicos eram mais pé no chão. Mas sempre que descobriam que as coisas não eram como pensavam, buscavam descobrir mais sobre o mundo de acordo com as novas concepções, deixando todo o anterior para trás. Já os físicos, não param até descobrirem o que quer ou morrer. Você n‎ André Rodrigues

De fato, em geral os químicos vêem o lado prático e utilitário de suas descobertas. Já os físicos não. Eles buscam compreender o funcionamento do Universo sem se importar que utilidade tenha isso. Em geral eles propõem um modelo e esgotam as possibilidades de testá-lo, não desistindo enquanto algum fato empírico mostre que ele seja inviável. É o que está acontecendo com a Teoria das Supercordas. Ainda não foi comprovada, mas não se mostrou que seja inviável também. Químicos já teriam desistido dela. Meu espírito é mais de físico do que de químico. Não me importo com a utilidade do conhecimento. Acho que ele deve ser perseguido como um bem em si mesmo. Apesar de achar que a teoria das cordas não corresponda à realidade, penso que deva ser investigada até que se mostre, de fato, inviável, ou que se mostre correta.

Se a mente é gerada pelo substrato material (cérebro) e se reduz a ele, pode o ser humano um dia criar uma inteligência artificial pensante? Seremos nós capazes, então, de produzir um cérebro artificial?‎ Carlos Matos

Certamente que sim. É só uma questão de se desenvolver a tecnologia necessária. Mas isso ainda está muito longe de ser conseguido. Não é uma questão de algumas décadas e sim de séculos de progresso tecnológico. A complexidade é extrema. Centenas de vezes mais complicado do que o mais complicado sistema que já se construiu até hoje. Essa mente artificial não apenas poderá raciocinar, como também sentir emoções, ter sentimentos e intuições. E pode, até, ser mais desenvolvida do que a mente humana, sendo capaz de proezas que não conseguimos, como sintonizar ondas de rádio e FM diretamente, ter visão em outros comprimentos de onda, perceber campos elétricos e magnéticos e se orientar por eles, tendo uma espécia de "bússola" interna. O interessante também será desenvolver um processo de transferência de registros de memória de um cérebro biológico para esse. Nada disso é impossível. Apenas dificílimo.

Segundo minha professora de física, ela diz que a física é só questão de interpretação e que a parte de cálculos é só uma minoria.É usando a interpretação que eu me dou mal nas provas e nunca entendo o assunto, achas que a teoria dela esta certa?E o que eu posso fazer para melhorar nessa disciplina?‎ Çabryna

De fato, o essencial é compreender o que está acontecendo para, então, saber que fórmula usar, pois cada uma se aplica a um tipo de situação. Infelizmente muitos livros e muitos professores não se dedicam suficientemente a promover o aprendizado conceitual de Física. Para tal recomendo o livro: "Física Conceitual" de Paul Hewitt (Bookman). Você deve sempre perguntar à professora, para cada fórmula, em que situações ela se aplica e não se aplica, bem como indagar como proceder para identificar que tipo de fenômeno está acontecendo. Esse livro pode ser baixado, de graça, pela internet:
http://www.degracaemaisgostoso.org/download-fisica-conceitual-paul-g-hewitt.html

Professor, o que o senhor acha sobre Hercólubus? Tem alguma informação para compartilhar?‎ Firmino Area De Souza

Tanto Hercóbulus, quanto Nibirus e o Planeta X são ilações sem fundamento nenhum. Não existem, simplesmente. O pessoal com veleidades esotéricas gosta de considerar esse tipo de coisa, bem como Atlântida, deuses astronautas e uma série de conjecturas completamente gratuitas. Não existe nada disso. Da mesma forma que previsões do Calendário Maia, profecias de Nostradamus e similares. Se houvesse esses planetas (alguns dizem sóis) eles já teriam sido observados, inclusive, por astrônomos amadores e isso seria de conhecimento generalizado, sem possibilidade de se ocultar.

Você acha que o Amor é uma questão de Física ou Metafísica? Me parece que o verdadeiro romântico é aquele que tenta compreender o amor mas não quer sua realização, essa é a parte metafísica. Por outro lado há aqueles que vem o Amor uma espécie de força real que une as pessoas,essa é a parte física.‎ Marlon Di Gregori

Eu diria que é uma misto de Biologia e Psicologia. Ou seja, tem um componente orgânico na atração física e um componente mental, no amor mesmo. Pode haver atração sem amor e amor sem atração. O bom é haver as duas coisas. Qualquer um que reflita suficientemente sobre o significado da vida pode concluir que o amor é algo essencial à vida. Logo não se pode deixar de ser um(a) grande amante, não só de sua(seu) namorada(o) ou esposa(marido), mas de toda a humanidade, da vida, da natureza. Amor é um sentir, um pensar, um desejar, um querer e um agir, isto é, uma emoção, um sentimento, um apetite, uma volição e uma ação. Mas também é uma intelecção, refletida, consentida, explicitada e assumida. Esse complexo de fatos psíquicos caracteriza o amor em todos os planos, piedade, compaixão, solidariedade, afeição, amizade, amor platônico, erotismo. Amor filial, maternal, paternal, fraternal, conjugal, idealista. A intensidade e a sequência em que eles aparecem pode variar. O amor sempre emociona, enternece, e envolve um desejo de zelo, cuidado e proteção da coisa amada, bem como um desejo de reciprocidade. Mas o amor só se realiza quando é expresso em vontade e essa vontade em ação. Não basta sentir e desejar para amar, é preciso querer e provar. O amor envolve dedicação e renúncia, paciência e perseverança, trabalho e recompensa, alegria e tristeza, euforia e depressão. É algo envolvente e inebriante. O amor não é possessivo, ciumento, exclusivista, castrador, sufocante. Pelo contrário, o amor é libertário e altruísta. Não me refiro apenas ao amor erótico mas a todas as modalidades, inclusive as formas idealistas de amor à verdade, à justiça, à sabedoria, à humanidade, à natureza. O amor não pode ser cerceado em sua intensidade e abrangência. Ele não possui limites. Quanto mais se ama a mais coisas e pessoas, mais capacidade se tem de amar. E quanto mais se ama, mais se realiza e maior é a felicidade, mesmo que nem sempre seja correspondido. E certamente, é algo de que se possa contemplar em sua estética e fruir o máximo prazer que é amar o amor.
Veja isto:
http://www.ruckert.pro.br/blog/?p=4465
http://www.ruckert.pro.br/blog/?p=4440
http://www.ruckert.pro.br/blog/?p=4064
http://www.ruckert.pro.br/blog/?p=3851
http://www.ruckert.pro.br/blog/?page_id=1933
http://www.ruckert.pro.br/blog/?p=248
http://www.ruckert.pro.br/blog/index.php?s=amor+sexo

Se o clone e as pessoas próximas não tiverem memória sobre ele(clone), pois não terá havido uma vida(em memórias), ainda é antiético? Se sim, é por apenas ter um corpo Biótico?‎ Nagem Tannus

Acontece que um clone é feito a partir de um óvulo no qual se substitui o núcleo gamético por um somático e aquele óvulo terá que passar por toda uma gestação, dando origem a um ser com o contéudo genético daquele que doou o núcleo. Mas é outro indivíduo, que adquirirá outras memórias, em função da vida que experimentará. Não há como fazer o clone crescer sem memória. Assim, quando ele estiver adulto e se for transferir a memóprias dele. Como a personalidade está nos registros de memória, apagá-los e o mesmo que matar e pessoa. Se se fizesse um transplante de cérebro, em verdade o que se faria é um transplante de corpo, pois a pessoa é a do cérebro e não a do corpo.ória daquele que doou o núcleo do zigoto de que ele foi formado, será preciso apagar as memórias pr

Acha certo os psicopatas irem para a prisao? Ja que sao doentes deviam ser tratados, e nao punidos, certo?‎ Skyler

Sim, mas tratados com privação da liberdade, para proteger a sociedade. Ou seja, seriam presos, porque cometeram crimes, mas em uma prisão clínica. O sistema prisional tem três finalidades: proteger a sociedade, tirando o criminoso do convívio social, castigar o criminoso, para inibir os outros a cometerem crimes e recuperar o criminoso para a volta ao convívio social. No caso de psicopatas não haveria motivo para castigo. No entanto é preciso proteger a sociedade e recuperá-lo, por meio do tratamento.

Professor... Na sua opinião, qual foi o físico mais influente da história?‎ Marlon Di Gregori

Para mim foi Isaac Newton, pois foi quem derrubou, definitivamente, a concepção de que o mundo celestial fosse distinto do mundo terrestre, ou seja, que considerou que o Universo todo fosse uma entidade puramente natural. Essa mudança de concepção foi fundamental para o desenvolvimento de todas as ciências e da filosofia. Ouso dizer que foi o que possibilitou a Charles Darwin e seus colegas a formular a Teoria da Evolução e a Freud a considerar a mente como uma ocorrência orgânica, sem nenhuma menção à alma (no que foi vergonhosamente traído por Jung). Mesmo tendo se equivocado em algumas concepções, como a do espaço e tempo absolutos, foi quem elevou a Física ao estatuto de ciência fundamental, à qual se reduzem a Química, a Biologia, a Psicologia, a Sociologia e todas as demais.

Você se considera uma pessoa fria?‎ Jéssica Kirsch ✡

De modo nenhum. Nem sequer racional. Sou muito emotivo e intuitivo, além de dotado de grande sensibilidade. O fato de ser capaz de encaminhar um pensamento de modo racional e lógico não significa que pauto minhas decisões pela racionalidade, apesar de levá-la em consideração. Penso que os aspectos emocionais e intuitivos são tão importantes quanto dos lógicos e racionais nas decisões. E no tratamento com as pessoas, absolutamente não sou frio e impassível. Sou uma pessoa afável e carinhosa com todos. Mas não sou exuberante nem melodramático ou efusivo. Sou contido, gentil, cortês, bem educado, mas comedido. Em suma, temperado.

DESAFIO | O barbeiro é um homem da cidade que faz a barba de todos aqueles, e somente dos homens da cidade que não barbeiam a si mesmos. Tudo isso parece perfeitamente lógico, até que se coloca a questão paradoxal: Quem barbeia o barbeiro?‎ Numinoso

Esse paradoxo tem que ser colocado de outra forma: O Sultão obrigou o barbeiro, sob pena de morte, a fazer a barba de todo mundo que não pode fazer a barba a si mesmo e o proibiu, também sob pena de morte, a fazer a barba de quem possa fazê-la a si mesmo. A questão é: deve o barbeiro ser ou não condenado à morte, já que podendo fazer a barba a si mesmo, não poderia fazê-la e não podendo fazê-la, teria que fazê-la. Isso é um paradoxo insolúvel.

O que é o arco-íris? Como ele se forma?‎ aninha

Trata-se de um meteoro (ocorrência atmosférica) produzido pela refração e reflexão interna total da luz do Sol nas gotas de uma chuva ou de uma nuvem. Devido à diferença do índice de refração da água da gota para cada cor constituinte da luz branca, ao entrar na gota, se refletir por dentro e sair de volta, as diferentes cores se propagam com ângulos diferentes em relação à direção dos raios incidentes. Então, para um dado observador, o conjunto de raios de uma mesma cor fazem um arco em torno da luz que ilumina as gotas, como cores diferentes saem em ângulos diferentes, esses arcos ficam deslocados, um ao lado do outro, apresentando a configuração conhecida como "arco-íris".

Porque a dialética não foi a principal corrente filosófica, ao longo da história?‎ yasmin bernardes

Dialética não é uma corrente filosófica. E, apenas, uma forma de se desenvolver argumentações explicativas para uma série de fatos naturais e sociais. De fato, muitos podem ser explicados dialéticamente, mas nem todos. Não é possível estabelecer a dialética como uma forma universal de evolução natural e social. Numa outra concepção, dialética é, meramente, a arte de se argumentar em uma discussão.

O que diferencia a depressão de questões como tristeza e angústia?‎ Kirk Lazarus

Depressão é uma doença. Tristeza e angústia, como alegria, euforia, preocupação, ansiedade, tensão, são estados emocionais. A diferença é que esses estados são provocados por circunstâncias externas ou internas (lembranças) e desaparecem quando as razões se desfazem. A depressão, ao contrário, se manifesta como esses estados, especialmente angústia e tristeza que permanecem sem que as razões para eles se apresentem. Ela pode ser desencadeada por tais estados, mas evolui para uma situação patológica irreversível pela cessação dos agentes causadores. Requer uma terapia, até medicamentosa, para ser curada.

Não acha que é totalmente fora dos padrões de ética e moral, criar um clone só para dar continuidade a suas memórias? Ele tem a mesma constituição genética sua, mas é outra alma que o habita. Para mim seria como matar um ser humano da forma mais egoísta que possa existir.

Concordo plenamente. Não acho nada ético. Mas acho que será tecnicamente possível no futuro.

Já sofreu de depressão alguma vez na vida?‎ Kirk Lazarus

Não, mas de ansiedade, tensão, tristeza e angústia sim, muitas vezes.

Você não acredita que a tecnologia está tendo um uso negativo diante os jovens? Por exemplo, os adolescentes viciados em jogos?‎ Douglas Berna

Sim. A tecnologia, qualquer que seja, é boa em si, mesmo a bomba atômica. O que pode não ser bom é o uso que se dá a ela. Os jogos de computadores são bons instrumentos para o aprimoramento da inteligência, mas quando se vicia neles, torna-se algo ruim. O erro não está nos jogos e nem na tecnologia, mas no uso inadequado que está se fazendo dela. A questão é que o processo educativo formal não cuida de promover a educação do caráter e da personalidade, como seria obrigação de o fazer, desde a tenra infância e ao longo de toda a vida acadêmica. Isso teria que ser obrigatório e objeto de avaliação consequente, isto é, com possibilidade de reprovação do aluno por falta de ética ou de bons modos.

O seu humano pode criar uma "Vida após a morte?"‎ Douglas Berna

Atualmente, ainda não, mas poderá, no futuro, desenvolver algum modo de transferir o conteúdo todo da memória de uma pessoa para um clone dela ou para algum dispositivo biônico que passará a viver com o "eu" da pessoa que lhe transferiu a memória.

Professor, Qual a diferença entre nacionalismo e patriotismo?‎ Mad King

O nacionalismo tem uma característica econômica, isto é, valoriza os produtos nacionais em relação aos estrangeiros, protegendo a economia nacional da concorrência estrangeira mas, ao evitar a competitividade, acaba deixando os produtos nacionais com qualidade inferior. Já o patriotismo tem um caráter mais cívico e cultural, isto é, valoriza a cultura nacional e a afeição pelo próprio país, com certa rejeição aos valores estrangeiros e, até, certa xenofobia

Por que o céu é azul?‎ Bianca Belchior

Porque as moléculas do ar atmosférico espalham a luz e isso se dá, em razão do tamanho das moléculas, com as ondas de luz de tamanho correspondente à cor azul, enquanto o resto passa direto. Assim o azul é difundido para os lados. No por do Sol, ele é visto mais avermelhado porque sua luz tem que atravessar, rasante, uma espessura maior de atmosfera, causando mais retirada de azul, o que faz a sobra ficar mais avermelhada. As nuvens são brancas porque o tamanho, muito maior de suas gotículas, espalha as ondas de todas as cores e a mistura delas todas é o branco. As nuvens de tempestade são cinzas porque cada gota contém uma partícula de pó em seu interior.

Presenteá-lo com um livro deve ser muito difícil, devido a isso e a outros adventos, o senhor possui muitas cópias de algum livro ou de vários?‎ Numinoso

Não. Uma só de cada um. Mas, às vezes ganho, ou mesmo compro, sem saber, um livro que já tinha. Então doo o outro para uma biblioteca ou para uma pessoa amiga. Ou troco, na livraria.

Gosto tanto do senhor ! Adoro ler suas respostas. Responde ai pra miim : Oque o senhor tem a falar sobre a tecnologia ?‎ Sra. Katy ♪

Adoro tecnologia e acho um grande benefício para a humanidade. Só acho que é preciso um grande esforço social e econômico para que possa ser disponibilizada equitativamente pela população, bem como um esforço educativo para dela se fazer uso proveitoso e não prejudicial.

domingo, 29 de dezembro de 2013

http://bit.ly/15nKL7v Poderia me explicar o por quê da luz do Sol nesse eclipse se transformou nessas " ondas " ?‎ Dennis Siqueira

Isso é a "Coroa Solar", a região mais externa da atmosfera solar, normalmente não visível por causa do brilho muito maior do próprio Sol. Estende-se por alguns milhões de quilômetros acima da fotosfera, que é a mais externa camada opaca do Sol. A coroa é extremamente quente (cerca de dois milhões de kelvins) e ionizada, sendo a origem do "vento solar" que atinge os planetas.

Já quis montar uma biblioteca? Quais livros não poderiam faltar nela? Caso já tenha uma, diga os livros que quer comprar.‎ Dieniffer.

Não só quis como já montei ao longo de mais de meio século, sempre adquirindo, além de ter herdado. Hoje conto com mais de seis mil livros, dez mil revistas, quatro mil discos, mil vídeos, mais de 500 partituras, além de gravuras, mapas, e outros documentos, como apostilas, folhetos, teses etc. Isso me ocupa dois grandes cômodos de minha casa em que as estantes, do chão ao teto, com uns 18 metros de largura, são preenchidas com duas filas de livros, uma por trás da outra. A lista de compras já chega a uns 300, que vou comprando com um orçamento (incluindo livros, revistas e discos) de mais de mil reais por mês. Meu intento é montar uma ONG e disponibilizá-la ao povo, de graça, mas sem empréstimo, só com leitura local. Acredito que já gastei uns 3/5 de milhão de reais com ela.

O que me faz melhor em eu estudar filosofia?‎ GERALDO CÉLIO DA COSTA

O estudo de Filosofia tal qual é feito atualmente no Ensino Médio não contribui muito para isso, pois só se estuda a História da Filosofia e não se ensina a filosofar. Mas se você se dedicar à prática filosófica você verá que isso lhe tornará uma pessoa muito melhor. Porque você aprenderá a analisar a realidade, a examiná-la em profundidade e abrangência, a buscar as razões, os modos, as consequências, as propriedades, tudo a respeito de tudo. A questionar o que se está estabelecido, a contestar, se for o caso. A argumentar, a descobrir as falácias, e desnudar o cerne de tudo. Saberá comparar cada tema com outros correlatos mas de diferentes concepções. Tornará uma pessoa de mente aberta e livre de todo dogmatismo e preconceito. Saberá aceitar as diferenças, identificar o que seja válido ou inválido, inclusive nos raciocínios. E será treinado em descobrir a verdade e o que há de enganoso em toda proposição. Aprenderá a identificar a beleza e a pautar a vida pela prática do bem. Filosofar é uma atividade extremamente gratificante e prazerosa. A Filosofia é a mestra da vida e, muito mais do que qualquer religião, o conduzirá pela via da virtude e da sabedoria a encarar a própria vida e sua relação com o mundo e as outras pessoas de uma forma madura, consistente, significativa, proveitosa. Assim você será levado a conquistar a paz de espírito e a felicidade que é a culminância de uma vida plena e grandiosa. Você se tornará uma pessoa cuja existência será valiosa para o mundo. Você fará diferença e sua luz iluminará o caminho dos outros. Sem apelar para nenhuma entidade superior e sem o uso de nenhuma prática esotérica e nenhuma encenação litúrgica. Simplesmente por suas palavras verdadeiras e serenas, por sua atitude, por seu exemplo, por sua vida.

O senhor já chegou a ler algum livro do escritor Érico Veríssimo? Se a resposta for afirmativa, poderia dar a sua opinião sobre ele? Obrigada. (Sou grande fã desse escritor)‎ Olivier

Sim, já li "Olhai os Lírios do Campo" e "Incidente em Antares". Excelente escritor. Gostei muito.

Certamente se a evolução não foi guiada por um Deus, nós teriamos evoluído com a mente focada na sobrevivência, e não na razão. Como vc explica isso?‎ Tokoo -♔

A evolução não é focada na razão. Ela acontece em duas etapas. A primeira é totalmente aleatória, que são as mutações. A segunda, a seleção natural, faz com que, ao longo do tempo, e um tempo bem longo, as variações que melhor contribuem para o sucesso adaptativo, que consiste na sobrevivência até a geração de prole, sejam favorecidas e passem a se tornar majoritárias na coletividade, até que as menos bem adaptadas desapareçam. Se a modificação for de grande monta, após muitas gerações, vai se caracterizar uma nova espécie. No caso da evolução humana, foi, justamente, o aprimoramento da racionalidade, que favoreceu o sucesso reprodutivo, pois os humanos, com o seu pensamento, urdiram defesas contra os predadores e meios de obter mais alimentos e transar mais. Há outros fatores, que não têm nada a ver com racionalidade, que também foram importantes no processo evolutivo, como um sistema imunológico mais eficaz contra os parasitas patogênicos internos. Nossa mente, mesmo com a racionalidade, é focada na sobrevivência. Em verdade só se filosofa depois que se enche a barriga. E toda a nossa racionalidade tem por meta principal encher a barriga e fazer sexo. O resto existe em função disso, mesmo que possa não parecer e que, excepcionalmente, possa haver quem se compraza em passar fome ou se abster de sexo. Deus não tem nada a ver com isso. A evolução não é guiada por nada. Não tem o menor objetivo.

Se a física e o acaso guiam a natureza, o natural seria que vc não tivesse controle dos próprios pensamentos. Então por que você continua se questionando sobre o Universo?‎ Tokoo -♔

De modo nenhum. Para começar o acaso não guia nada. Se algo acontece por acaso, não é guiado, é fortuito. E o fato das ocorrências mentais serem naturais não exclui a possibilidade do libre arbítrio nem das escolhas, das contestações, exatamente porque a natureza não é determinística. Essa característica intrínseca dos eventos naturais, o não determinismo e a não necessidade de causalidade é que permitem toda a margem de manobra mental, a existência do desejo e da vontade. Se o mundo fosse como o concebia Laplace, ninguém teria nenhuma liberdade. Ainda bem que não é assim.

Professor, eu to em um caso sério de ciúmes do meu namorado (a gente namora a distância) eu chego a chorar quando ele vê vídeo de meninas americanas cantando, por exemplo, não suporto nenhuma menina perto dele e por isso proibi ele de falar com qualquer menina.. oq eu faço? to ficando louca :(‎ .

Você precisa se convencer que, por mais que você ame seu namorado, você não é dona dele. Ele é um ser humano inteiramente livre. Amor não pode ser uma obrigação. Ele deve te amar porque é o que ele quer. Isso não o impede de apreciar outras meninas e, até, gostar de alguma também. Amor não é exclusivista. Isso é o que você tem que entender e assimilar. Seu ciúme não é prova de amor por ele e sim prova de seu egoísmo em querer que ele ame só a você. Pense muito nisso e ame de forma plena e liberta de todo sentimento de posse e controle sobre a pessoa amada. Esse é que é o verdadeiro amor. Do mesmo modo que você também pode apreciar outros rapazes e até gostar de mais de um.

Ernesto eu já te sigo há um bom tempo e adoro tuas respostas. Será que podes me recomendar algumas obras de Fiódor Dostoiévski? Vou frequentemente à livraria e fico em duvida do que comprar... Se puder me ajudar, obrigada.‎ Bela

De Dostoiévski eu recomendo, nesta ordem: Crime e Castigo, Os Irmãos Karamázov e O Idiota. Também gosto muito do conto "Noites Brancas".

Ernesto eu já te sigo há um bom tempo e adoro tuas respostas. Será que podes me recomendar algumas obras de Fiódor Dostoiévski? Vou frequentemente à livraria e fico em duvida do que comprar... Se puder me ajudar, obrigada.‎ Bela

De Dostoiévski eu recomendo, nesta ordem: Crime e Castigo, Os Irmãos Karamázov e O Idiota. Também gosto muito do conto "Noites Brancas".

Será que ainda irá demorar muito para a profissão de Cientista seja regulamentada no Brasil? Eu não entendo muito bem como isso funciona, só é permitido fazer pesquisas se estiver vinculado à uma instituição/Universidade?‎ Mayara Góes

Claro que não. Qualquer um pode fazer pesquisa, mesmo particularmente. E não precisa ter diploma de nada. E eu acho que é bom que continue assim. Sou contra a regulamentação de profissão de cientista. Acho um absurdo se exigir formação específica para investigar, descobrir ou inventar qualquer coisa. É claro que quem tem a formação e está ligado a uma instituição tem muito mais condições de levar adiante uma pesquisa. Mas não pode ser uma exigência. Aliás sou contra reserva de mercado para quase tudo, exceto para profissões que envolvam responsabilidade civil, como médico. Até advogar eu acho que se poderia sem diploma nem exame de ordem. Lecionar então, nem se fala. Sei de muita gente que não é licenciado em magistério e que é professor muito melhor do que os licenciados. O que importa é o conhecimento e a competência e não o diploma. Acho um absurdo se ter que dar um lugar de professor a um licenciado medíocre e negá-lo a um engenheiro, médico, advogado ou outra pessoa brilhante, inclusive didaticamente, só porque não tem o diploma. Isso é um desserviço à educação. Quem não tem competência não pode se estabelecer. O mérito tem que prevalecer sobre a legalidade.

Ernesto, a lei Maria da Penha não ajudou. http://g1.globo.com/brasil/noticia/2013/09/lei-maria-da-penha-nao-reduziu-morte-de-mulheres-por-violencia-diz-ipea.html‎ Q.

Pois é, tá vendo? Não precisa de lei específica para isso. É só aplicar a lei geral. Mas nem a geral nem a específica adiantam. Elas são frouxas e a polícia também, nesse caso. A cultura machista ainda impera. Só com muita educação isso vai mudar e demora. Demora muito.

O mundo, o Sistema Solar e nós insetos espaciais haha! todos nós vamos virar poeiras cósmicas hahaha Lixos espaciais sabe porque? Um corpo celeste e uma estrela 10x Maior que Júpiter está em nosso "Sistema Solar" e o nosso querido (Governo) esconde de "Nós" para não causar pânico na população haha.‎ felipinho

Você acha que uma estrela 10 vezes maior do que Júpiter que estivesse dentro do Sistema Solar não seria vista como o objeto mais brilhante do céu, depois do Sol? Cadê ela? Isso seria tão notável que não se poderia esconder. E depois, algo tão grande seria detectado muito antes de chegar ao sistema solar em todo o mundo, por todos os astrônomos, inclusive amadores. Isso não conseguiria ficar abafado. Esse negócio de Nibiru, Planeta X ou Hercobulos é puro embuste.

Olá Ernesto, o que você acha da trilogia 50 tons de cinza? Já leu? gostou?‎ Eu Conto Depois

Não li. Pelos comentários a respeito, não sei se é o tipo de literatura que apreciarei. Não porque tenha prevenção contra enredos eróticos, mas porque tenho prevenção contra romances de baixa qualidade literária. Ainda prefiro clássicos, como Dostoievsky, Victor Hugo, Charles Dickens, Tolstoi, Eça de Queirós, Machado de Assis. Mas gostei de Tolkien, como gosto de Asimov e Clarke. Gosto de LeGuin, Lessing, Buck. Mas não apreciei muito Dan Brown, Jô Soares. Quero ler o George Martin.