terça-feira, 29 de janeiro de 2019

O que achou do Senado ter rejeitado o afastamento do Aécio? Já esperava este resultado?

Esperava. Mas achei lamentável. Isso mostra que nossos políticos, na maioria, são uns escroques mesmo. Tão péssimos ou piores do que os traficantes. O tipo de gente que eu faço questão de não respeitar e nem dar bom dia. O povo tem que não reeleger essa turma quase toda com "RARÍSSIMAS" exceções. Sejam de que partido forem. Ideologia política eles não têm mesmo. Portanto nem interessa saber se são de esquerda ou de direita. Todos são farinha do mesmo saco. Precisavam estar presos em penitenciárias de segurança máxima com uniformes zebrados, uma bola de ferro presa no tornozelo e quebrando pedras em pedreiras, sem direito a visitas de ninguém e com a perda de todos os direitos políticos por toda a vida, bem como o confisco dos bens deles e dos familiares até cobrir o rombo que deram à nação.

Peço um conselho, nesse semestre tenho aula com dois professores que são ineficazes em suas abordagens. Sinto-me enojado em suas aulas, visto a pobre didática adotada. Tenho receio em tratar dessa questão com eles, pois não sei como lidarão com uma crítica acerca dessa questão. Assim, como proceder?

Sabia da UNIPOSRIO para Física, que é o exigido pela UFV em seu mestrado e doutorado em Física. Também é muito difícil, mas acho que tem que ser assim mesmo. Senão os cientistas não serão suficientemente competentes. O Brasil tem experimentado um gravíssimo declínio de excelência e competência científica de seus bacharelados, mestrados e doutorados. Isso é péssimo, pois, enquanto isso, outros países como a Índia, a Rússia, a China, o Japão, os escandinavos, os do leste europeu e, até o Irã e o Paquistão estão formando cientistas muito mais competentes do que os brasileiros. Sem contar os argentinos e chilenos. Tudo é consequência da redução do nível de exigência do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Está "UMA VERGONHA".

Os evangélicos fundamentalistas são nocivos para o Brasil?

Não só para o Brasil mas para o mundo todo. Qualquer fundamentalismo é nocivo, seja cristão, seja islâmico, seja judaico, seja hinduísta, seja ateísta, seja comunista, seja socialista, seja marxista, seja anarquista, seja capitalista, seja liberal, seja feminista, seja o que for.

Que mau hábito gostarias de deixar, mas não consegues?

Meu sedentarismo arraigado em uma vida toda sem nunca ter feito nenhuma atividade física e praticado nenhum esporte. Sequer assistindo. Para mim é como se isso não existisse no mundo.

Professor, você disse que recursos audiovisuais não devem ser exclusivos em aulas, mas, como estudante universitário, observo que a maioria dos professores valem-se apenas deles para lecionação, é evidente a ineficácia. Na sua opinião, por que o fazem mesmo sabendo de sua ineficácia?

Por preguiça, por incompetência, por comodidade, para evitar questionamentos, para andar mais depressa. Menos por ser mais didático (o que não é, se for só isso) ou por ser mais lógico. Muitos professores atuais não são verdadeiros professores e sim, apenas, entendidos do assunto que lecionam. Mas não dominam a "ARTE" de ensinar. Porque não são licenciados, como deveriam ser. Por outro lado, mesmo os licenciados costumam ter as suas disciplinas pedagógicas muito mal dadas por pedagogos incompetentes e desmotivados. Não por verdadeiros mestres entusiasmados e maravilhados com o processo educativo. Especialmente porque parece que a pedagogia ficou restrita à Educação Básica, não havendo quase ninguém que se dedique à pedagogia da Educação Superior e muito menos da Educação de Pós-graduação. Uma lástima. O pior é que, em muitos casos, nem verdadeiros cientistas esses professores são.

Professor, de aulas expositivas, acha que a explicação de um raciocínio seria melhor compreendida se fosse feita por um conjunto de imagens no powerpoint ou por um desenho esquematizado na lousa?

Por um desenho na lousa. Porque o desenho vai sendo construído enquanto o professor vai explicando e pode seguir no ritmo que a turma estabelecer em função de suas perguntas. Além de poder ser apagado e corrigido na hora, se aparecer alguma falha.

Física aplicada seria uma área de pós graduação ou é uma uma área que pode ser seguida apenas cursando física? (espero que entenda)

Tanto existe graduação quanto pós-graduação em Física Aplicada, dependendo da instituição.
https://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/fisica/
https://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/engenharia-fisica-2/
https://guiadoestudante.abril.com.br/pos-graduacao/ufv-inscreve-para-pos-graduacao-em-fisica-aplicada/

Sentir pena de alguém é um sentimento legítimo? É certo? É natural de alguém bom? E por que o alvo deste sentimento, pelo menos em minha vivência, não gosta? Digo sei que é, ou pode ser, uma relação de superioridade e inferioridade. Mas o sentimento por si só é bom? Mesmo que não possa ser expresso

Claro que é algo bom. É uma virtude, denominada compaixão. Consiste em estabelecer uma empatia com uma pessoa que esteja passando por algum sofrimento, passando a sentir, também, aquele sofrimento, de modo mental e, assim, colocando-se no lugar da outra, sem estar passando realmente pelo mesmo problema, poder ajudá-la na solução de seu problema, para o alívio de sua dor. Não significa, absolutamente, uma relação de superioridade ou de desdém para quem esteja sofrendo. E quem esteja sofrendo, deve acolher a ajuda de quem sente pena de seu sofrimento com humildade e gratidão, pois é para o seu bem que a pena é dirigida.

Qual a diferença de física aplicada e física computacional?

Física aplicada são as aplicações práticas dos princípios físicos no desenvolvimento de dispositivos e no controle de fenômenos. Em suma, é toda a Engenharia. Física computacional é o encaminhamento de pesquisas em Física Teórica ou Experimental com o uso de computadores, bem como a pesquisa de soluções físicas para o projeto de novos recursos técnicos para o desenvolvimento de sistemas computacionais visando qualquer aplicação.

Várias imagens que podem ser encontradas na internet, ilustram o buraco de minhoca como um túnel que liga pontos distintos em um espaço curvo. Poderia ser de outra forma?

Aquilo é só uma representação. Em verdade as pontes de Einstein-Rosen, se existirem, ligam lugares separados do espaço-tempo quadridimensional, que não é passível de representação pictórica. Em verdades as representações são, inclusive, bidimensionais. Para compreender melhor, sugiro a leitura de meu artigo "Buracos Negros", encontrado em:
https://pt.scribd.com/document/221824251/Buracos-Negros
Vá direto para o capítulo 10, na página 50.

O que devo fazer com a saudades?

Seja a saudade de uma coisa, um fato ou pessoa só, sejam as saudades de várias coisas, fatos ou pessoas, o que se tem que fazer é curti-la ou curti-las, confortando-se com as lembranças doces e felizes, cultivando as recordações pelas fotos, vídeos, objetos, roupas ou o que mais seja. Buscar o esquecimento é que é ruim. O bom e se lembrar, mesmo que isso entristeça. Mas a tristeza também pode ser algo bom de se sentir.

Vejo tantos deficientes físicos talentosos em outros países como o Thomas Quasthoff e o Itzhak Perlman e aqui no Brasil só se pensa, no máximo, em paraolimpíadas para deficientes físicos. O que poderia ser feito para melhorar este quadro?

É preciso que as escolas, tanto pública quanto privadas, possuam formas de acolher, despertar e incentivar talentos de pessoas com deficiência, bem como superdotadas, além das especiais por subdotação. Mas isso teria que ser uma obrigatoriedade legal incontornável, sem a qual a escola não teria autorização para funcionar. O mesmo teria que valer para a educação em tempo integral. Ou seja, o projeto dos CIEPS teria que ser a norma para toda escola do Brasil, seja pública, seja privada. Não é preciso que a arquitetura delas seja copiada dos CIEPS e sim a estrutura funcional. Claro que tem que existir condições físicas satisfatórias para tal. Basta, de fato, destinar um quarto de toda arrecadação tributária de todos os tipos e em todos os níveis para a educação. Sem tergiversar.

Buracos de minhoca só seriam possíveis em um universo fechado?

Não, de modo nenhum. Essa concepção não faz referência nenhuma à curvatura do Universo como um todo. Ela só carece de realidade.

Concorda com o ateísmo satanista?

Há duas vertentes. A que considera que Satã seja um arquétipo e não uma entidade e a que considera que Satã seja uma entidade. A segunda é totalmente inconsistente com o ateísmo, uma vez que este também rejeita a existência de qualquer entidade objetiva substancial não física (mas aceita a existência de entidades formais, não substancias, como instituições, nações etc). A primeira não é incompatível com o ateísmo, mas eu a rejeito por incorporar concepções religiosas, como escrituras sagradas, rituais, liturgias, prescrições e outras do tipo. Ateísmo é, apenas, a negação de existência de uma realidade sobrenatural. Nada mais.

Vc acha que é uma maluquice uma pessoa gostar de outra que conheceu no ask? Ou acha normal? Acha que pode dar certo se for reciproco?

Claro que pode. Não é maluquice nenhuma. Eu mesmo conheci minha segunda mulher pela internet. É muito válido se conhecer, se amar, se apaixonar pela internet e depois se encontrar. Pode haver decepção se alguém não foi sincero. Mas é um risco a se correr.

Qual é o teu talento inútil?

Todos os meus talentos são úteis. Mesmo que eu não ganhe dinheiro com vários deles, eles me propiciam satisfação e felicidade em deles fazer uso, o que é muito mais importante. Como cantar ópera, desenhar, pintar, escrever poesia, escrever ensaios, consertar coisas, programar computador, fazer discursos, deduzir teoremas, resolver problemas de física e matemática, resolver enigmas. O talento que me propiciou renda é o de lecionar e o de administrar escolas. Veja isto:
http://www.ruckert.pro.br/blog/?page_id=2379

Pessoas carentes são mais ciumentas?

Não conheço um levantamento estatístico dessa correlação, mas, a sentimento, acho que devam ser sim. O ciúme advém de uma falta de segurança e confiança em si mesmo, bem como da falta de uma personalidade forte e independente que baste a si mesma. Claro que uma pessoa segura e de forte personalidade gosta, e muito, de amar e ser amada. Mas não condiciona sua felicidade a isso. Além do mais, se a pessoa tem grande auto-estima, não se importa de que quem a ame possa, também, amar a outrem. O que vale é que se é amado e não que se seja amado exclusivamente. Exigir isso é sinal de insegurança, de possessividade, de egoísmo, de crueldade mesmo. E, geralmente, pessoas carentes o são justamente por não terem grande auto-estima e acabam sendo pessoas cruéis, possessivas e, em decorrência, ciumentas. Ciúme é um defeito de caráter. Como a inveja, a cobiça, a soberba, a crueldade, a ganância, a malícia, a gula, a luxúria, a preguiça, a maledicência, a ira e os demais pecados capitais e não capitais. Uma pessoa virtuosa, seguramente, não sente ciúme e, se ele aparecer, sufoca-o, como sufoca os demais desejos malévolos em nome da virtude. A virtude é caridosa, magnânima, justa, honesta, solícita, desprendida, modesta, assertiva, generosa, sincera, corajosa, diligente, bondosa, prestativa, nobre, brava. Não é tíbia, submissa, passiva, envergonhada. É brilhante e altaneira, como o velador (Marcos, 4:21). É como o Buda, o iluminado, que ilumina. O que não tem nada a ver com a existência de deuses ou de alguma realidade sobrenatural.

Professor, qual a diferença entre esoterismo, ocultismo e misticismo? Se quiser pode expor mais conceitos similares

Exoterismo e ocultismo é o mesmo pois a palavra esotérico etimologicamente significa o que seja conhecido apenas por iniciados de modo secreto. É o antônimo de exoterismo, isto é, o que não possua nenhuma proibição de ser conhecido por qualquer um. Para mim todo tipo de conhecimento tem que ser exotérico. Misticismo, por outro lado, significa um comportamento, que também envolve um conhecimento, relacionado a fenômenos de ordem sobrenatural ou espiritual no sentido de uma realidade não física que porventura possa existir. Uma realidade de deuses, anjos, demônios, almas e elementais. Normalmente o misticismo também é esotérico, mas pode ser exotérico. E o esoterismo pode não se referir a nada que seja místico, como, por exemplo, a alquimia. Maçons e Rosacruzes são esotéricos, pois detêm conhecimentos que não são passados para qualquer um que não faça parte do seu grupo de iniciados.

Qual seria a solução para acabar com tantos incêndios que estão dizimando as matas brasileiras?

Uso de aviões e helicópteros em grande número para jogar muita água por cima. Criar várias brigadas aéreas de combate a incêndios florestais nas regiões em que ocorrem. Instalação de muitas torres de observação de fumaça para detectar todo início de fogo, mais fácil de combater. Alugar satélites de observação para monitoramento contínuo dos focos de modo a mandar logo as brigadas para lá. Se for criminoso, prisão inafiançável do responsável, com trabalhos forçados e longo tempo de reclusão (alguns lustros). Fazer campanhas nas escolas para as crianças admoestarem os pais para que não joguem restos de cigarros acesos fora (e nem fumem). Campanha violenta de combate ao fumo, com a elevação do preço do maço para uns cem reais cada um e corte total de todo financiamento e qualquer incentivo a todas as etapas do ciclo tabagista, desde a agricultura ao comércio, passando pela indústria. Combate rigorosíssimo ao contrabando de cigarros, charutos e fumo de cachimbo. Proibição da importação até a extinção total do negócio tabagista. Como também do negócio de carne (mas isso é outra história).

Por que o materialismo de Feuerbach é o correto, e o não o de Marx?

Porque o de Marx se fundamenta na Economia e o de Feuerbach na Psicologia. Marx se fixa na ação e Feuerbach nos pensamento e nos sentimentos. Ações são decorrentes de pensamentos e sentimentos e não ao contrário.

Professor, sou aluno de Letras e tenho muito interesse em linguística. Descobri a pouco que inúmeros métodos estatísticos são utilizados na área. Sempre tive interesse em exatas, e resolvi cursar estatística após me formar. Porém, não possuo base alguma em matemática do E.M. O que devo estudar?

Funções, logaritmos, exponenciais, análise combinatória, algebrismo, equações e sistemas de equações, derivadas e integrais. Também vai precisar de matrizes e determinantes. Não precisa estudar geometria e trigonometria. Claro que também tem que ter bom traquejo na aritmética do ensino fundamental e ser bom em fazer contas com frações, bem como potências e radicais.

Professor, falou que queria debater com o Olavo, mas se ele te xingasse ou debochasse, iria te afetar de alguma forma?

Não, sou inteiramente fleumático e não me sinto ofendido e nem aborrecido com isso. E nem ofendo, faço uso de sarcasmo, ironia ou deboche ao discutir. Todavia desconcerto algum interlocutor que assim o aja, colocando-o em situação ridícula com toda a finesse e sem o uso de indiretas. Sou muito assertivo, franco, sem humildade, com modéstia mas sem arrogância, soberba, prepotência ou pernosticismo. Um "gentleman" britânico.

Mas a privatização que está sendo feita pelo governo Temer é justamente para entregar para o capital estrangeiro. O povo não verá nada de seu petróleo nem terá benesses alguma de sua exploração.

Isso é uma questão conjuntural que precisa ser corrigida. Todavia, estruturalmente, o estado, enquanto existir, não pode, não deve e não tem que cuidar de atividade econômica nenhuma. Educação e saúde não podem ser consideradas atividades econômicas, do mesmo modo que segurança, diplomacia, defesa e o atendimento de demandas públicas viárias, de comunicações, de energia ou outras em casos especiais que seriam economicamente deficitários, como em aldeias do interior. Todavia o governo, enquanto existir, pode regulamentar a exigência desse tipo de atendimento deficitário nas concessões à iniciativa privada para o provimento desses tipos de demanda.

Tua filosofia te faz descartas a microeconomia?

Não. Mas sim a sua monetarização. Economia não é sinônimo de finanças. A microeconomia pode e deve ser uma economia de doações. Não de escambo. Não é preciso haver reciprocidade nem nenhuma equivalência em termos de qualquer valoração dos bens, seja monetária ou seja a que for. Todavia é preciso planejamento e gestão, para que os bens sejam produzidos e distribuídos de modo a suprir as necessidades da população. Essa é uma forma de economia inteiramente diferente e novel, que precisa ser desenvolvida para que o estado (situação e não estado politico) de anarquia comunista possa ser estabelecido no mundo. Aliás estou querendo achar uma palavra melhor para "comunismo", uma vez que seu verdadeiro sentido se desgastou em razão de seu uso inapropriado nos lugares em que se implantou o capitalismo de estado que foi erroneamente chamado de "comunismo". Daí quando digo que sou comunista as pessoas pensam que defendo o tipo de regime nefasto que vigorou na União Soviética e nos lugares em que ele foi copiado.

Professor, barriga de aluguel é algo moralmente errado?

A questão não é se é ou não moralmente certo ou errado e sim se é eticamente certo ou errado. O aspecto moral vai variar com a religião, a classe social, o país, a época histórica e outros fatores. Mas não varia subjetivamente com a pessoa, individualmente. Ou seja, a moral é relativa nas não subjetiva. A questão ética é uma só em todos os lugares, tempos, estratos sociais e o que mais possa ser. A ética é filosófica e se baseia em critérios metaéticos, especialmente três:

Você vê algum erro no sistema de Feuerbach?

Não. Concordo com ele. Seu materialismo é que é correto e não o de Marx.

Se uma pessoa em completo desespero que várias vezes tentou se matar aparece -se na sua frente, você recomendaria que ela morrese ou a incentivaria a viver? Lembre-se: a pessoa está em completo desespero.

Eu procuraria levantar sua moral e tirá-la do desespero, confortando-a e ajudando-a, mostrando-lhe como a vida é preciosa e ímpar e como se tem que aproveitá-la. Mostrando que as razões de seu desespero podem desvanecer se vistas por outros ângulos e se comparadas com as razões de outras pessoas que não se desesperam. Mesmo considerando que o suicídio seja um direito da pessoa, se eu presenciasse seu ato suicida, eu buscaria impedi-lo.

Concordo mto com vc, + discordo absolutamente em outras. Privatizar petrobrás,entregando-a interesses do capital especulativo vai totalmente contra a visão anarquista de mundo, por + paradoxal que possa parecer.o anarquismo ainda ñ é um fato e coisas assim devem ser vistas com um pé na realidade.

Mas a privatização não significa que se tenha que entregar as empresas públicas ao capital estrangeiro. Ela pode ser feita com a exigência da participação majoritária do capital nacional, só que não estatal. De preferência bem diversificado, sem nenhuma concentração, tanto de empresas nacionais quanto de estrangeiras. Com uma boa fração do capital pulverizado pelo povo. E com um controle severo e eficaz das agências reguladoras, realmente com poder. Sempre, pelo valor de mercado e não por valores minorados. Quanto ao pé na realidade, isso é o que é preciso que seja tirado mesmo. O que é preciso é transformar a realidade em outra e não se amoldar a ela.

Já que hoje é dia dos professores eu vou fazer algumas perguntas sobre ,pra você é na escola que se aprende a ter "educação " como dar bom dia/boa tarde/boa noite ,pedir desculpas quando erra ou na escola só se deve aprender matérias como matemática/portugues/ciências etc e o resto aprende em casa ?

A educação, em termos de boas maneiras, começa em casa, muito antes da criança entrar para a escola. Mas a escola tem que reforçar e complementar esse aprendizado, inclusive, se for o caso, corrigindo maus modos aprendidos em casa e levando as crianças a educarem seus pais. O mais importante trabalho da escola é o aprimoramento do caráter e a formação da personalidade. Depois é que vem a aquisição de conhecimentos e habilidades, bem com o aprimoramento da inteligência e da sensibilidade. Veja estes dois artigos que escrevi há tempos:

Por que uma pose constante dos intelectuais e musicos de antigamente ao tirar foto era colocar a mão por dentro da "jaqueta ou camisa"?

Talvez para imitar Napoleão, que fazia isso porque tinha úlcera e seu estômago doía. Também para ter um lugar para por a mão, quando de pé, já que no bolso não ficava bem e em posição de sentido ficava muito militar. Uma delas poderia segurar um bastão, uma espada, um orbe, um livro, o encosto ou braço de uma cadeira, um instrumento musical. E a outra?

Você concorda com essa proibição? https://www.megacurioso.com.br/religiao/99078-santa-censuridade-batman-juiz-proibe-criacao-de-estatuas-pop-religiosas.htm

Não. Acho válido, inclusive com respeito a qualquer religião, qualquer ideologia, qualquer personalidade pública, qualquer concepção. Tudo tem que ser aberto à crítica e zombaria, sem nenhum problema. E quem for objeto da chacota tem que encarar com fleuma. Pode-se gozar o Temer, o Lula, o Moro, o Gilmar Mendes, o Bolsonaro, o Trump, o Papa, Maomé, Buda, Jesus, Lutero, Allan Kardec, Edir Macedo, a Rainha da Inglaterra, Einstein, Platão, Nossa Senhora, o diabo, um gago, um aleijado, um cego, um ricaço, uma socialite, um ateu, um comunista, um capitalista, o Romário, seja quem for. Não importa. Nada e ninguém é passível de se ver livre de gozação. Publicações como o Pasquim e o Charlie Hebdo são excelentes veículos para a conscientização do povo. Bem como a seção "Sensacionalista" da Veja.

Se a ciência já tem um bom entendimento do cérebro humano e o funcionamento da inteligência, por que até hoje não criaram um fármaco que aumente o intelecto?

Porque a ciência não tem um bom entendimento do cérebro humano. Todavia esses fármacos existem, mas têm efeitos colaterais danosos, como NORADRENALINA, RITALINA, FLUOXETINA, ANFETAMINA, DONAZEPIL, METILFENIDATO, VASOPRESSINA e outros.

Como saber a verdade sobre o aquecimento global e efeitos da acao humana no clima? Como separar propaganda de realidade ?

Lendo artigos em revisas especializadas em meteorologia e climatologia e não na imprensa ordinária. Mergulhando fundo no estudo do assunto em livros técnicos mesmo. Se não der para acompanhar, pegue vários livros de divulgação, especialmente que defendam posições antagônicas, para que possa tirar sua própria conclusão.

Recomendas usar mais de um livro diferente ao mesmo tempo para estudar um mesmo assunto?

Recomendo fortemente. Acho importantíssimo. Especialmente se tiverem opiniões divergentes. Porque aí é que o estudante vai ter que pensar para concluir o que é que está certo.O bom é não ter garantias e nem segurança. A dúvida é que espicaça a mente a inquirir. Certezas não existem, apenas fortes convicções, sempre abertas a serem revistas.

Sorte, ou somente uma questão de estatística, todavia, se você ganhasse um milhão na loteria, o que você faria com esse dinheiro? Você é do tipo que acredita no elo entre sorte e estatística?

Criaria uma fundação para promover a difusão da ciência, da cultura, das artes, da filosofia, especialmente para se dedicar a estudos ateísticos, anarquistas e comunistas. Seria uma biblioteca com videoteca, discoteca, musicoteca (de partituras), mapoteca, pinacoteca, com cursos diversos, debates. Não sei se um milhão seria suficiente. Não há elo entre sorte e estatística porque sorte não existe, mas estatística existe. Ou seja, quanto mais você joga, mais probabilidade tem de ganhar. Mas pode nunca ganhar e alguém que só jogou o mínimo uma vez só pode ganhar. Isso não é sorte. É o acaso.

Gostado do Richard Wagner?

Como músico sim, muito. Como pessoa, não. Acho que ele, não só é vaidoso, o que, para mim é um grave defeito de caráter, além de ser prepotente e convencido. Poderia ser assertivo, pois tem qualidades a mostrar, mas sem basófia. Mas é um gênio musical, sem a menor dúvida. Para a música, isso é o que interessa. Suas músicas são de extrema beleza e primorosa concepção. Uma delícia de serem ouvidas.

Sobre suas atividades artísticas, você ainda compõe ou pinta? Quanto tempo levou para fazer sua primeira composição desde o início dos seus estudos em música? Qual tipo de pinturas aprecia e gosta de fazer? Um abraço!

Estudei três anos de piano, dos nove aos doze anos. Aí parei por falta de tempo porque estudava demais no ginásio. E também tinha múltiplos interesses de estudo, não contemplados pela escola, como Filosofia, Neurociências, Cosmologia, Astronomia, Eletrônica, Linguística e outros. Como gostava de marcenaria, por exemplo. Também fazia experimentos químicos e físicos. E consertava tudo quanto é aparelho. Isso eu sempre quis saber e fazer, desde meus tempos do ginásio. Mas sempre continuei a tocar no piano de casa, pelo meu método especial que era treinando cada linha da pauta e decorando. Assim o fazia para músicas não facilitadas, pois não gosto das facilitadas. O que eu compus, fi-lo lá pelos 17 a 19 anos. Mas são bagatelas infantis. Sempre gostei muito, também, de cantar, especialmente canto lírico. Mas gosto de samba, tango, jazz, bossa-nova e, até, fado, bem como boleros e "easy music". Gosto da interpretação do tipo do Nat King Cole ou do Charles Aznavour, sem contar, é claro, o Pavarotti, o Di Stefano, o Lanza. Desenhar e pintar eu o faço desde criança, sem nenhum estudo, por intuição. Não gosto de me fixar em um tipo especial de pintura e nem em no estilo de alguma escola. Gosto de ser eclético e variado, experimentando de tudo. Não gosto de pintura abstrata nem cubista. Gosto do impressionismo mas, também, do academicismo. E gosto do surrealismo.

https://oglobo.globo.com/brasil/stf-converte-prisao-domiciliar-de-eike-em-recolhimento-noturno-21932052 A lei realmente é igual para todos? A Segunda Turma do STF é simplesmente nojenta. Dias Toffoli, Lewandowski e Gilmar Mendes são desprezíveis.

Tinha que fazer uma outra distribuição dessas turmas. Ou, melhor ainda, fazer o impedimento desses três. São parciais, vendidos, corruptos. A forma de preenchimento das vagas do Supremo Tribunal Federal é totalmente errada. Tinha que ser por progressão funcional de carreira, com concurso muito difícil. Então, os que lograrem ser aprovados, disputariam uma eleição nacional, junto com a de presidente. Mas sem campanha e sem filiação partidária. Aliás nenhum ministro do judiciário poderia ser filiado a nenhum partido político. Nem todos os juízes, de qualquer nível. E tinham que ter a idade mínima de 35 anos, como para senador e presidente.

Professor, trabalho com cromatografia e gosto muito da área em que atuo, acontece que sempre que leio livros relacionados ao assunto eu não consigo memorizar os conceitos e me perco facilmente na leitura, mas nos momentos práticos os conceitos surgem na cabeça. Tem alguma dica para fixar melhor?

Se eles surgem quando você precisa deles para as práticas isto significa que você os assimilou. Apenas não sabe como expressá-los em texto. Experimente escrever uma apostila para ensinar cromatografia.

Chopin é conhecido como o "poeta do piano". Ao escutar suas composições, você sente alguma poesia nelas?

Sim, mas não só dele e nem só em música para piano. Poesia significa que a obra de arte produz um prazer estético especialmente emotivo, mesmo que também seja racional (e o prazer estético pode ser só racional, sem o aspecto emotivo). Poema é uma obra literária em verso, que pode ou não ser poética. Por outro lado, uma obra em prosa pode ser poética. Como uma música (mesmo sem palavras), uma pintura, uma escultura, uma dança, um filme, uma edificação. Outro compositor para piano que acho muito poético é Glinka. E Schumann, bem como Brahms. Em geral os compositores do romantismo são poéticos. O que não costuma acontecer com os barrocos e os modernistas, com exceções de algumas obras. Quanto aos do classicismo vienense, o mais poético e Mozart. Mas há poesia em algumas obras de Beethoven também, se bem que ele seja, em geral, mais dramático do que poético. Tchaikovsky também tem várias obras bem poéticas.

Professor, há perigo em estudar duas (ou mais) matérias simultaneamente, como literatura e teoria musical, por exemplo? Não há alguma possibilidade de o indivíduo acabar esquecendo devido ao excesso de informações?

Claro que não. Quando se está no colégio e na faculdade se cursam várias disciplinas em paralelo e se aprende todas elas. Duas é pouco. Não há excesso de informações. Pessoalmente gosto muito de fazer isso, estudando um assunto de Física e outro de Filosofia. Ou História e Biologia. Ou Pintura e Astronomia. E assim por diante. Acho até muito bom.

Professor, já que o mundo não está pronto para o anarco comunismo, atualmente, você poderia se dizer um "social democrata" temporário"?

Sim, mas não do PSDB, que não é nada disso. Algo como o que existe nos países escandinavos. Todavia menos estatizante. Mas com educação e saúde totalmente governamental (TOTALMENTE MESMO!). O bom seria algo como a Comunidade Européia em nível mundial. Com a ONU acabando com todos os regimes não democráticos (inclusive os fingidos de democráticos).

Concordo que a escola deva ser um ambiente inspirador tanto para alunos quanto para professores, infelizmente isso não é verdade para a maioria das escolas do nosso país, os alunos são obrigados a irem a escola e os professores obrigados a dar aula. O problema é cultural, como mudar essa situação?

Seria preciso que o salário de um professor primário, sempre com dedicação exclusiva, fosse de uns onze mil reais, com seleção muito rigorosa. Então as melhores cabeças iam preferir ser professores do que médicos, engenheiros ou advogados. Como isso não acontece, por enquanto, para que se consiga chegar lá, a pressão tem que ser feita pelos professores mal remunerados mesmo, bem como pelos pais dos alunos. Isso vai mudar, mas leva séculos. Todavia não se pode esmorecer. Mas há que se tomar várias medidas, como toda escola ser de horário integral. Não haver escola particular (mas que as públicas fossem geridas com competência e sem corporativismo, demitindo sem dó os incompetentes e negligentes).

Nos seus programas "Primeira Classe" costuma fazer um "apanhado" sobre cada compositor, obras apresentadas, características da peça, bibliografia e outras curiosidades. Já pensou em deixar isto registrado no seu blog, para que seja utilizado como fonte de pesquisa e deleite dos apreciadores?

Muito do que eu digo tiro da minha cabeça, pelo que já sei, sem que esteja escrito. Por outro lado, também pego textos em inglês, francês, espanhol ou italiano (infelizmente, por incrível que pareça, não sei alemão) e vou traduzindo à medida que vou lendo. Não se se conseguirei achar tempo para por no papel isso tudo.

Você concorda com Bakunin sobre a contradição em se defender a liberdade e a justiça junto com a defesa da existência de Deus?

Concordo. Porque quem considera que exista algum Deus, também considera que essa entidade estabeleça o que seja permitido, proibido e prescrito, tirando toda a liberdade de ação das pessoas que, não atendendo seus ditames, seria excluída da bem-aventurança eterna. Só que tais preceitos, em verdade, não são estabelecidos por deus nenhum e sim por quem se arvora em seu porta-voz e, em conluio com os poderosos, dita tais normas para que, por medo, o povo lhes seja submisso e não perturbe seus planos de dominação e controle das massas. Mesmo sendo um comunista não marxista, concordo com Marx em sua afirmação de que "A religião é o ópio do povo". Qualquer que seja ela. Todavia respeito quem seja religioso convicto e sincero e envido todo o meu esforço para, de forma educada e caridosa, demovê-lo de suas convicções equivocadas. O que é um direito que me assiste do mesmo modo que assiste a quem se proponha a fazer proselitismo de sua religião, por convencimento e não por pressão. Por isso abomino a imposição do ateísmo que os regimes totalitários ditos (impropriamente) comunistas fazem ao povo.

Em sua análise, qual seria a justificativa de haver sentimentos de possessividade em relações afetivas? Isso se constrói socialmente ou parte de um inatismo inerente à essência humana?

A possessividade é ligada à questão de que, como a criança humana tem um tempo grande de dependência parental, a evolução fez a mulher exigir do pai uma dedicação exclusiva a ela, para prover a prole e o homem exigir exclusividade da mulher, para não ter que cuidar de filhos de outros. Todavia, com a civilização, especialmente muito recentemente com o controle da natalidade, o sexo ficou dissociado da procriação. Além do fato de que os papeis sociais femininos e masculinos se tornaram indistintos. Então essa exigência não mais procede, inclusive porque se pode conceber uma estrutura familiar ampla em que vários pais e várias mães podem cuidar de vários filhos, em rodízio, como num falanstério, não sendo preciso haver a estrutura familiar monogâmica. Só que a evolução biológica é lenta e os instintos do homem civilizado ainda são pré-históricos. Felizmente, contudo, a civilização veio, justamente, para superar os instintos e o ser humano é capaz de se comportar pessoal e socialmente de modo divergente de seus instintos. Isso é que fez a civilização. E um passo adiante será, justamente, a modificação do conceito de família e de gamia para uma configuração plural, tanto em termos de relacionamentos conjugais quanto em termos de paternidade e maternidade sociais. Isso não quer dizer, em absoluto, a liberação da traição, pois esta é inadmissível, não por ser um relacionamento múltiplo, mas por ser assim de modo oculto e não consentido por todos os envolvidos. Poligamia, tanto poliândria, quanto poligínica ou mista, bem como o poliamor são perfeitamente legítimos e éticos, desde que com ciência e consentimento. Só é imoral porque a moral a respeito é totalmente ultrapassada, patriarcal e possessiva. Tem que ser mudada, pois não fere, em absoluto, nenhum princípio ético, uma vez que todos estejam de acordo e felizes. Mas, para tal, é preciso que os relacionamentos gâmicos não envolvam, em absoluto, nenhuma dependência econômica. Claro que os componentes de uma família pluralista podem e devem contribuir em conjunto para o provimento do grupo todo, com compartilhamento de encargos de todos os tipos. Mas não que ninguém seja capaz de se prover por si mesmo, se deixar de fazer parte do grupo gâmico.

Shows de música só vão pessoas esclarecidas e educadas. Já nos bailes funks, o público é composto por homens metidos a malandrões, bandidos e mulheres safadas. E o povo brasileiro curte bem mais o funk. Vergonhoso demais, na sua opinião?

Eu não diria vergonhoso e sim lamentável. Extremamente lamentável. Isso decorre do fato do processo educativo, especialmente na escola pública, não ser de tempo integral e não envolver atividades artísticas, musicais, culturais, esportivas (e não desportivas), domésticas (aprender a cozinhar, costurar, consertar) a par das acadêmicas.

Professor, o que acha de quatro horas de aulas pelo powerpoint, na qual apenas apresentam-se conceitos sem atividades ou discussões relacionadas e com tanto conteúdo que nenhum aluno consegue acompanhar, obrigando-os a estudar quase tudo por conta?

Péssima didática. Os recursos áudio-visuais são bons como uma complementação do processo e não devem ser nem ausentes e nem exclusivos. O processo ensino-aprendizagem também tem que envolver exposições, estudo dirigido, tarefas para casa (especialmente leitura prévia do conteúdo da próxima aula, mas também questionários, exercícios e problemas, que, nas ciências exatas, têm que envolver induções e deduções inéditas; bem como feitura de mapas mentais e conceituais, traçado manual de mapas geográficos e históricos, elaboração de resumos etc) e, principalmente, discussões com a turma em um processo extremamente dinâmico e participativo. Além da execução de experimentos práticos pelos próprios alunos, nas disciplinas científicas e feitura de levantamentos, inclusive de campo e pesquisas bibliográficas em disciplinas humanísticas. No caso de idiomas é preciso que os alunos produzam textos literários, ensaios, façam discursos, escrevam e declamem poesias. A escola tem que ser um ensaio da vida. O professor tem que ser inquirido, questionado, contestado e se lograr capaz de enfrentar tudo isso com galhardia e competência, mostrando seu domínio seguro e superlativo do conteúdo abordado e sua mestria técnica em transmiti-lo. Senão não é professor, mas, meramente, um instrutor.

Você se sente bastante incomodado, ressentido ou internamente conflituoso quando as pessoas agem de forma que você não concorda?

Não. É muito difícil eu me incomodar com o que quer que seja, bem como me ressentir com alguém, seja o que a pessoa faça. Isso não significa que eu aceite e concorde com qualquer coisa que outros façam. Quando não concordo, eu digo e digo a razão. Eu admoesto a pessoa, sem ofender. Sou uma pessoa assertiva. Não sou nem humilde nem soberbo. Nem prepotente nem submisso. Direto e franco, seja com quem for. Porque, para mim, ninguém é superior nem inferior a ninguém. Só exercem funções diferentes. Sempre tento convencer quem eu considero errado do que considero que seja certo. Mas não me aborreço se a pessoa não concordar comigo. Exceto se a pessoa estiver prejudicando alguém com sua concepção. Então eu impeço.

Você costuma “saber” quando uma ação está correta ou errada, sem necessidade de explicar ou justificar?

Sim. Para isso tenho uma grande percepção intuitiva. Aliás, em relação a tudo, mesmo sendo eu alguém muito racional e lógico, sou muito mais ainda emocional e intuitivo.

Qual é a melhor coisa da escola?

A oportunidade de conhecer o mundo e as pessoas em todos os seus aspectos: físico, biológico, psicológico, social, político, econômico, cultural. Adoro conhecimento. Bem como de desenvolver habilidades para transformar o mundo, aprimorar minha inteligência e sensibilidade e formar meu caráter. Sempre adorei a escola e era o melhor aluno da turma. E sempre fui uma pessoa extremamente estimada e respeitada pelos colegas, com os quais sempre fui muito amigo, mesmo sendo inteiramente diferente do comum de todos.

Você tende a ser sensível ao conflito ou à intrusão sobre suas crenças/limites morais?

Não. Sou uma pessoa totalmente aberta a críticas e as encaro como uma ótima ocasião para examinar minhas convicções para reforçá-las ou mudá-las.

Você tem uma forte sensação de querer uma justiça adequada quando “erros” são cometidos?

Não só tenho essa sensação como tomo providências para tal, mesmo que seja prejudicado.

Você é opinativo e com bastante frequência discorda fortemente das coisas que as pessoas fazem/dizem?

Muito. Não quero saber que consequência trará, mas não deixo passar nenhuma besteira que outros digam. Mesmo se fosse o meu pai.

Me dê uma motivação pra mim pegar um livro de álgebra linear e química e meter a cara pra valer

A única motivação válida é você ser fascinado com esse tipo de conhecimento. Se não for, não estude. Vá fazer outra coisa na vida. Mas você só saberá se é ou não, se começar a estudar. Mas não prossiga se não estiver encantado com o assunto. Estude outra coisa. Ou não estude nada. Não é preciso. Exceto se o que você quiser ser na vida requeira esse estudo. Então estude mesmo sem gostar, para alcançar seu objetivo. Mas não coloque seu objetivo naquilo que lhe propiciará bons rendimentos. Coloque seu objetivo naquilo que lhe propiciará satisfação em fazer. Não precisa ter curso superior. Pode ser comerciante, artista, corretor, político, agricultor ou outra atividade que não requeira curso superior mas que lhe fascine.

“É difícil para o aluno escolher um bom professor, mas é ainda mais difícil para um professor pegar um bom aluno”. Vc concorda com essa frase? O que ela diz é uma verdade?

Realmente, na atualidade, é difícil achar um bom aluno ou aluna. Para mim o bom aluno ou aluna é quem tem uma grande vontade de saber, de adquirir conhecimento, de desenvolver habilidades, de aprimorar a inteligência e a sensibilidade, de angariar vasta cultura. Tudo isso sem se preocupar se vai cair na prova, em vestibular ou no ENEM. Quer saber muito além do que é passado na escola. Esse ou essa é, para mim, o bom aluno ou a boa aluna. Alguém que discute com o professor, que o questiona, que o contesta, que lhe procura fora da aula, que apresenta desafios ao professor. Adoro alunas e alunos assim. Também tem que ser uma pessoa de forte personalidade, para arrostar a implicância dos colegas a sua sede de saber. E, principalmente, ser detentor ou detentora de um excelente caráter. Uma pessoa que, além de inteligente e estudiosa, é prestativa, solidária, colaborativa, prestimosa, participativa, responsável, generosa, simpática, consciente, comprometida com o bem do mundo, desprendida, valorosa, nobre, combativa. Achar isso tudo na mesma pessoa é difícil, mas não impossível. Já encontrei, entre os mais de cinco milhares que já tive, vários assim. Se todos fossem assim, isso transformaria o mundo. É missão do professor envidar todo o seu esforço para fazer com que seus alunos e alunas sejam assim.

O que aconteceria se eu juntasse um monte de rocha e montasse um planeta do tamanho do Sol? A pressão no núcleo seria suficiente para provocar a fusão dos átomos das rochas? OBS: 1. Pode-se entender por juntar e nao tem uma enorme densidade e 2. pode-se entender juntar por ter uma enorme densidade.

Sim, a pressão que o peso das camadas externas, devido à gravidade, faria sobre as internas seria suficiente para elevar a temperatura até o ponto de começar a fusão nuclear. A densidade seria imensa mesmo porque essa pressão compactaria tudo e inclusive levaria essas rochas ao estado de plasma. E com o calor gerado pela fusão, toda a massa das rochas se aqueceria, também, ao ponto de virar plasma. Só que a temperatura do núcleo seria de dezenas de milhões de Kelvins e a da superfície apenas alguns milhares de Kelvins. Na prática estrelas são formadas por aglutinação de gás e não de fragmentos de rocha ou de poeira, porque isso não existe em quantidade disponível suficiente no espaço sideral.

É direito do usuário de drogas utilizar o espaço público (cracolândia) para exercer seu poder e grau de intervenção no usufruto de seus espaços ou é dever da Prefeitura extinguir um espaço explicitamente utilizado para tráfico e consumo de drogas ilícitas?

Se a droga é ilícita, é direito e dever do estado, em todos os seus níveis, coibir sua distribuição e consumo. Se for lícito seu consumo, então não há necessidade de nenhum espaço especial para seu uso, como acontece com o tabaco e o álcool. O que poderia haver é algum espaço em que o uso fosse vedado, como também acontece com o tabaco e o álcool.

https://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/fotona-de-nu-artistico-reune-115-pessoas-no-museu-da-republica-de-brasilia.ghtml Recentemente foi registrado um nu coletivo no centro da capital federal pelo fotógrafo Kazuo Okubo. Qual a sua opinião sobre o assunto?

Acho que foi algo muito bom para quebrar o tabu que a nudez goza em nossa sociedade. O texto apresentado está muito correto. Eu mesmo participaria das fotos. Acho importante acostumar as pessoas, especialmente as crianças, com a nudez para, justamente, lhe tirar a característica pornográfica que é costumeiro associar a ela. pais, mães e irmãos devem se ver nus normalmente em casa.

A Academia mata os gênios? Ou ela apenas os adestra conforme um método?

Depende. Os que, realmente, têm uma forte personalidade e não se preocupam com o sucesso e a glória e sim com o bem do mundo, advindo de sua genialidade, não se dobram às convenções acadêmicas e prosseguem em seu afã de promover o conhecimento e o progresso, arrostando todos os impedimentos. Mas os mais fracos, realmente, podem ser sufocados pela inércia, pela inveja, pela mesquinharia, pelo despeito de quem não seja genial.

O que há de errado com camisas estampadas?

Nada. Só que não faz o meu gosto. E gosto é gosto. Todavia há casos específicos em que os dizeres ou as figuras são ofensivas, chulas, inconvenientes, feiosas ou com alguma outra característica que não a recomende como algo legal para se vestir. Mesmo quando não são nada disso e, mesmo, quando são belas e magníficas, com dizeres fantásticos, eu não aprecio, simplesmente porque são cartazes ambulantes.

Prof, o que você acha das universidades obrigar os alunos a assistirem aula ? pra mim, é uma perca de tempo. Consigo render muito mais sem assistir as aulas. Claro que é bom ter um tutor para ajudar nas dúvidas... mas ser obrigado a estar na sala, pra mim, não é algo proveitoso.

Concordo plenamente. Aliás nem deveria haver aula nenhuma. Os orientadores reunir-se-iam com os estudantes para elaborar a programação e os professores ficariam à disposição, em tempo integral, para esclarecimentos. E os alunos estudariam sozinhos e, quando se sentisse preparados, pediriam uma prova, que seria montada pelo computador na hora, individualizada para cada aluno, com base em um banco superabundante de questões. A nota já seria apresentada na hora e consignada no histórico, podendo ser reposta por uma nova prova quantas vezes fosse desejado pelo aluno. Também não haveria série e o aluno concluiria o curso depois que fosse aprovado em todos os tópicos necessários. Tendo direito, também, a estudar qualquer outro tópico que quisesse, de qualquer área, desde que cumprisse os pré-requisitos.

Professor, você tem alguma dica pra quem está começando a estudar através de livro diáticos? Comprei a coleção de Química do Feltre, mas como sou acotumado com vídeo-aulas, acho bem difícil assimilar o conteúdo sem um professor explicando. Tens alguma dica para me ajudar?

Insista. Faça esquemas. Faça resumo. Escreve uma apostila para ensinar o que está aprendendo aos outros. E não se valha de um livro só. Consulte vários, especialmente se tiverem abordagens diferentes e, até mesmo, opiniões conflitantes. Isso é que é bom, pois lhe obrigará a refletir e a decidir por qual optar. Também converse com outras pessoas e exponha suas dúvidas para discutir. Aprender assim é muito melhor do que por vídeo-aulas, já que, nestas, sua participação é passiva e, como eu disse, é ativa.

Como começou na rádio? Alguma dica pra quem quer começar?

O programa Primeira Classe foi ao ar, pela primeira vez, em outubro de 1997, concretizando um projeto que eu nutria há anos e que só ocorreu um ano depois de minha aposentadoria na UFV, onde lecionei para o Curso de Física durante vinte anos e ocupei vários cargos administrativos. Com a inauguração da Rádio Universitária FM, procurei o João Vicente e tive uma excelente acolhida da ideia. O Colégio Anglo de Viçosa, em que passei a ocupar o cargo de Vice-Diretor, na pessoa de seu diretor, Prof. Adil, prontamente aquiesceu em propiciar o apoio cultural, mantido até agora. O programa foi concebido como é até hoje, com duas horas de duração, uma vez por semana, quando são apresentadas músicas eruditas, acompanhadas de comentários, no modelo do programa “Quem tem medo de Música Clássica”, apresentado durante anos pelo saudoso Artur da Távola. Cada programa se estrutura em torno de um tema, que pode ser um compositor, um estilo, uma época, uma forma musical, um país ou outro aspecto da música erudita, que chamo de música clássica em razão da popularidade do nome, bem como para não afastar o ouvinte menos acostumado com tal tipo de música. A intenção é, justamente, difundir a música clássica para o povo que quase só ouve música popular, de modo que venha a apreciar sua riqueza e extraordinária beleza. As fontes de que me valho são minha própria discoteca, de mais de cinco mil discos, fitas e vídeos, bem como música baixadas, sempre de forma legal, pela internet. Os comentários são baseados nos vários livros que possuo a respeito e nas contracapas dos discos de vinil, bem como nos folhetos que acompanham os discos e vídeos digitais de música, além do que capturo pela internet, especialmente por meio da Wikipedia e do site “Allmusic”, que, em inglês, são uma excelente fonte de informações. Tenho recebido, ao longo de todo esse tempo, o apoio, o incentivo e os elogios de muitos ouvintes, que me sintonizam tanto pelo ar quanto pela internet, nesse caso, até do exterior. com sugestões de músicas, uma vez que divulgo a programação pelos sites de relacionamento, como o Facebook e o Ask e, antes, pelo Orkut e o Formspring. A rádio é sintonizada nos 110,7 MHz, em Viçosa, Minas, bem como pelo site fratevi.org.br. Quem quiser ouvir alguma música em especial, contate-me pelo e-mail ernestovon@yahoo.com.br. A existência desse programa numa rádio educativa, como a Universitária, cumpre um aspecto importante de sua missão que, além de difundir tecnologias e conhecimentos úteis em geral, também tem que formar a bagagem cultural da população, a fim de que fique inteirada do rico legado da humanidade em todas as artes, das quais a música clássica é um relevante membro. Quem, além da Música Clássica, se interessar por arte em geral, cultura, ciência, filosofia, educação, visite meu site www.ruckert.pro.br.

Uma criança exposta a pornografia e até mesmo ao nú, tem altas chances de desenvolver problemas psicológicos graves na vida adulta. Mas, segundo os esquerdistas, o importante é "problematizar" a questão e ser contra a sociedade conservadora e patriarcal.

Pornografia, certamente, é algo nocivo para criança, mas não a nudez, desde que encarada de forma totalmente natural e não erótica. É bom que crianças se acostumem a ver seus irmãos e pais nus, para deixar de considerar o corpo como algo indecente. Claro que se tem que ensinar a elas que a exposição pública do corpo não é algo bom. Quanto a ser contra a sociedade conservadora e patriarcal é isso mesmo que se tem que ser, pois essa sociedade é altamente nefasta e cruel. Isso é um aspecto muito bom do esquerdismo. Só que há outros, que são considerados como considerações esquerdistas, que são péssimos e que, de fato, são distorções do verdadeiro esquerdismo, Como o estatismo, por exemplo. Ou o totalitarismo. Ou, ainda, a rejeição de meritocracia. Esquerdismo é uma concepção de que as desigualdades de direito e de oportunidades são inadmissíveis. De direitos e oportunidades, pois as desigualdades naturais de capacidades físicas e mentais não são passíveis de rejeição justamente por serem naturais.

Professor, relendo uma antiga resposta sua, me ocorre uma dúvida. O estudo da lógica ternária, da finitamente valorada e da infinitamente valorada deve ser precedido pelo estudo bivalente? Todas essas lógicas são assuntos de Matemática?

O estudo da lógica dicotômica deve ser feito antes das demais, que são extensões e modificações da primeira. Mas isso pode ser feito de modo puramente verbal e não simbólico, isto é, sem matemática. Se bem que a abordagem simbólica matemática é muito mais conveniente, especialmente se for para ser usada em programação. Só quem for se dedicar especialmente aos temas de lógica policotômica, difusa, modal ou outra é que, normalmente, vai estudar o assunto. Num curso comum de matemática só se estuda a lógica dicotômica.

Professor, o senhor sabe um artigo bom sobre hidrodinâmica ou hidroestatica? Ou onde encontrar?

Um artigo é muito pouco extenso para abranger todo esse assunto. Tem que se valer de um livro completo, como os de Fox, McDonald & Pritchard; Potter & Wiggert; Munson, Okiishi & Young; Çengel & Cimbala e outros.
Todavia, veja isto:
https://en.wikipedia.org/wiki/Fluid_dynamics (não deixe de examinar os artigos citados em "See also" - você poderá montar um verdadeiro tratado sobre o assunto, com milhares de páginas - a Wikipédia faz isso para você)
https://en.wikipedia.org/wiki/Hydrostatics

É uma contradição ser comunista marxista e cristão?

Sim. O comunismo cristão não é marxista e o marxismo considera qualquer religião como o "ópio do povo". O comunismo cristão é comunitarista e, de certa forma, anarquista. Todavia a Idade Média desvirtuou o cristianismo, colocando-o a serviço dos poderosos, o que começou com Constantino, que prestou um imenso desserviço à doutrina cristão ao oficializá-lo no Império Romando. Bastava que não perseguisse cristãos e concedesse liberdade religiosa generalizada. O cristianismo medieval tornou-se, então, autocrático, despótico, absolutista, intransigente. Na época das cruzadas ele era pior do que o Islã, em termos de fundamentalismo. Saladino era mais civilizado do que Ricardo Coração de Leão. E a inquisição foi a mais trágica e deplorável página da história da cristandade. Ser de esquerda é, de fato, uma postura condizente com a pregação de Jesus, mas é preciso entender que o marxismo-leninismo é uma traição aos ideais esquerdistas, pois é ditatorial. Todavia o melhor, em termos de ética social, é ser anarco-comunista, ou pelo menos, socialista democrático e, de preferência, ateu ou agnóstico, porque as crenças religiosas não são libertárias, pelo contrário, escravizam.

Como me tornar um intelectual? Por onde devo começar? História, Geografia, Filosofia, Literatura?

Comece por Literatura, depois Filosofia, depois História, depois Sociologia, depois Geografia. Mas não se esqueça das artes, especialmente música, pintura, escultura, arquitetura. E, finalmente, um verdadeiro intelectual também tem que ter boas noções de ciências, em especial física e biologia. Note que isso dispende vários anos. Em geral os intelectuais são pessoas que, desde a infância, têm o pendor de se comprazer com esses assuntos e dedicar várias horas por dia a isso. O importante, contudo, é que tal atividade não o transforme em uma pessoa casmurra e, muito menos, pernóstica ou soberba. Mais do que a ilustração e a sapiência, vale a sabedoria e esta se calca, principalmente, no bom caráter e nas virtudes, na gentileza, na prestimosidade, na solidariedade, na justiça, na compaixão, na bravura em defesa do bem e no combate à injustiça, à opressão, à corrupção. Em suma, o que mais vale é ser bom e fazer o bem. Em assim o sendo, claro que vale também ser culto, se essa cultura for colocada a serviço do bem do mundo e não do sucesso pessoal, que pode ser alcançado, é claro, desde que sem transigir com os princípios éticos e que não seja o objetivo maior da vida. Busque-se o bem e a felicidade e o sucesso serão concedidos de lambuja.

É necessário ler obras literárias que influenciaram os filósofos para compreende-Los? Obras como Illidia e Odisseia ou Divina Comédia?

Necessário, não é. Mas essas obras têm tanta importância que, realmente, compensa lê-las, mesmo que seja em uma versão em prosa ou reduzida. Como o "Don Quijote", "Fausto", "Hamlet", "Macbeth", "Crime e Castigo", "Os Miseráveis" e várias outras. Como também a Bíblia, especialmente o Eclesiastes, o Eclesiástico, o Livro da Sabedoria, os Evangelhos, as Epístolas, bem como alguns trechos do Corão. Recomendo, também, o Bhagavad Gita.

Me diga, é verdade que a dor é bonita?

A dor e a tristeza, mesmo sendo algo de ruim, em termos de se sentir, podem ter (mas nem sempre, em verdade em alguns casos apenas), um componente estético de beleza, não em si mesmas, mas ao serem representadas em obras de arte, sejam plásticas, sejam musicais, sejam literárias. Todavia, fazer da dor um arte provida de beleza é uma proeza que requer exímio talento para não descambar quer para o pieguismo, quer para o tétrico, quer, mesmo, para o deboche. Mas uma obra que exprime grande dor, como a "Pietà" , de Michelângelo, é extremamente bela. E muitas outras, inclusive na música sacra, por exemplo, como o "De Profundis" de Lully, ou o "Lacrimosa", de Mozart. Mesmo "Guernica", de Picasso.

Eu digo em que peças o movimento harmonico simples é empregado?

Em relógios, em pistons de motores de automóveis e de locomotivas a vapor, em antenas de transmissão de rádio, televisão, telefonia celular, em captadores de som em microfones e agulhas de pic-ups, em alto-falantes, em sintetizadores de som, em válvulas de fornos de micro-ondas e muito mais dispositivos.

Qual a utilidade do movimento harmonico simples na fisica e sua aplicaçao na engenharia?

Um número imenso de fenômenos mecânicos, acústicos, térmicos, eletromagnéticos e óticos, além de quânticos envolvem vibrações e ondas. E essas são descritas matematicamente por meio de composição de movimentos harmônicos simples. Portanto o estudo dele é um dos mais fundamentais da Física e de maior aplicabilidade. Inclusive, é claro, na Engenharia, que nada mais é do que física aplicada. Toda a engenharia acústica, a mecânica das vibrações, a geração e transmissão de ondas eletromagnéticas, usadas em telecomunicações e muito mais são aplicações de movimentos harmônicos simples.

A ética é igual para todos? Se não é, como usá-la para julgar as ações das pessoas em vez de utilizar o Direito?

Sim. A ética é uma só, independente do lugar, da época, do estrato social e da pessoa. A moral é que é relativa. O direito também não é o mesmo para todos em todos os lugares do mundo e em todas as épocas. Portanto a ética é a verdadeira baliza para se aferir se alguma ação é boa ou má. A moral e o direito são enviesados pela vontade dos detentores do poder, no sentido de lhes garantir benesses e de impedir de serem contestados. Mesmo que isso tenha sido mais mitigado, especialmente nas democracias, ainda não se tratam de considerações cristalinamente isentas. A verdadeira justiça, portanto, não se faz pelo direito e nem pela moral e sim, pela ética. Leia isto:

Apesar de obviamente cético, eu gostaria de ler o seu mapa astral. Se me permitir, preciso de sua hora, local, e data de nascimento; posso guardar a interpretação para mim mesma ou compartilhar contigo se lhe interessar. Espero que não se ofenda, mas te acho uma criatura a ser estudada. Um abraço!

Não tem problema. Pode fazer e me comunicar, mesmo eu não achando que signifique nada. Nasci às 8h 30min (da manhã) do dia 2 de dezembro de 1949, no subúrbio do Méier, na cidade do Rio de Janeiro. Se quiser fazer numerologia, meu nome completo é Ernesto von Rückert.

Dei uma olhada nos artigos sobre o Mahabharata e o Ramayana, e ainda não me ficou muito claro o porquê destas obras serem interessantes. São simples contos mitológicos. Por isso, acho o Grego Antigo mais interessante, por estar carregado de obras filosóficas e humanistas.

Interessante é uma questão subjetiva. Acho interessante essas epopeias antigas, como acho interessante, por exemplo a Ilíada e a Odisseia. E, até, a Bíblia. Mas, para mim, tratam-se de obras de ficção. Todavia muita gente as considerou e ainda as considera como portadoras de verdades. Saber que isso acontece, para mim, as reveste de maior interesse ainda. Especialmente para ver o que pode ser que faça alguém achar que não sejam ficções.

A vida é ambígua? Por quê?

Sim, simplesmente porque a vida é resultante de um processo evolutivo que envolve uma componente fortuita, a mutação, sem nenhum planejamento e uma componente seletiva, que depende das condições exteriores (ao organismo, mas que podem ser internas a seu corpo, como a biota parasita), que por sua vez, também se apresentam de modo fortuito. Então o comportamento dos seres vivos se desenvolveu, ao longo da evolução, em resposta a desafios, muitas vezes completamente contraditórios. Mas o que ficou incorporado à genética é passado adiante e, depois, outros comportamentos opostos surgem sem que os anteriores sejam suprimidos. Daí a ambiguidade. Por exemplo, nós, humanos, ainda temos um cérebro reptiliano violento, por baixo de nosso córtex superior pacifista.

Professor, o senhor acha que os jogos, influenciam na vida das pessoas? Acha que conforme o tempo passa, as pessoas vão se tornando mais violentas em questão a isso?

Sim. Considero nociva qualquer atividade competitiva, sejam jogos, sejam desportos ou o que for. Note que esportes não precisam ser desportos. Podem não ser competitivos, mas apenas participativos, o que é bom. E jogos podem ser bons se forem desafiantes para que a pessoa supere-se a si mesma, mas não que tenha que derrotar ninguém. Essa gana de vencer, realmente, pode levar à violência. Ainda mais em jogos que envolvem combates mortais, bem como nas lutas marciais. Como defesa pessoal, uma vez que existem malfeitores e malfeitoras, lutas se justificam. O problema é que há lutadores briguentos. Tirando Moisés e Maomé, os grandes líderes religiosos foram pacifistas (se bem que Krishna também incentivou Arjuna a batalhar - mas Krishna é fictício (Jesus e Moisés também podem ser)).

Quais são seus vícios?

O principal é ser enormemente perdulário. Gasto todo o dinheiro que tenho e que não tenho comprando livros, discos, vídeos, revistas, partituras, gravuras, programas de computador, dispositivos eletrônicos e todo tipo de bem cultural. Com isso não tenho dinheiro para viajar, para roupas, para trocar de carro, bem como não tenho nenhuma poupança, nenhum imóvel, nada para deixar de herança. Só tenho minha biblioteca que vou doar ao povo. Nela investi, em mais de cinquenta anos, cerca de sete quartos de milhão de reais. Bem, isso é um vício que os outros consideram nocivo e que eu deveria definir minhas prioridades para gastar dinheiro. Mas eu defino, justamente como sendo gastar dinheiro com isso. Para mim é uma grande contribuição que estou dando para o bem do mundo, além de ter criado meus dois filhos e de ter instruído e educado mais de cinco mil estudantes ao longo de minhas cinco décadas de magistério. E, nos últimos três lustros, o esclarecimento e o debate que tenho conduzido pela internet em sítios como este e em meus blogs.

O discurso de ódio deveria ser legal por lei, já que faz parte da liberdade de expressão?

Tudo que seja legal o é por lei. A questão principal não é a lei e sim a ética. Algo pode ser legal e não ser legítimo, do mesmo modo que algo legítimo pode não ser legal. Neste último caso há que se proceder a uma "desobediência civil", para forçar a mudança da lei. Emitir opinião é legal em estados democráticos de direito, seja qual for ela. O que é ilegal é agir de modo criminoso em razão da opinião que se tenha. Pode-se dizer que se odeie e que se dava odiar o que quer que seja. Isso faz parte da liberdade de expressão sim. Mas não se pode prejudicar o objeto do ódio em função desse ódio. Todavia a civilidade indica que não se cultive opiniões e sentimentos de intolerância ou preconceito. Ou seja, mesmo que seja legal odiar brancos, por exemplo, esse ódio não é legítimo e, portanto, não deve ser cultivado. Ou seja o que for, como homossexuais, negros, muçulmanos, estrangeiros, pobres, ricos, afro-religiosos, católicos, petistas, intelectuais etc. Pessoas de bem não odeiam nada, exceto o mal. Nem os malvados.

Sobre Agostinho/Tomas: A filosofia não prevê ceticismo. Ceticismo é um ramo da filosofia. Cético é aquele que segue a corrente ceticista. Ter como ideia a priori que deus existe não descarta alguém como filosofo. O que importa é sua argumentação logico-filosofica que permitira chegar a tal conclusão

Não. Ceticismo é uma ferramenta de trabalho essencial para se filosofar e se fazer ciência. Ter a ideia a priori de que exista algum tipo de divindade descarta alguém como filósofo sim. Porque isso não é algo estabelecido com nenhuma garantia. Uma argumentação que pretenda mostrar que divindades possam existir pode ser filosófica sim. Mas nenhuma das que já foram apresentadas logrou confirmar o que pretendiam.

Ainda sobre Tomas/Agostinho: Berkeley é filosofo e tem como base Deus pra explicar sua filosofia (principalmente a questão dos objetos sensíveis/mentais). Descartes, por exemplo, cria sua filosofia e, por fim, prova deus a partir de sua argumentação lógica. Ser teólogo não exclui ser filosofo.

Não, mas tem-se que filosofar sem levar em conta nada do que a teologia diga. Inclusive porque, teologia é algo inteiramente despropositado, sem o menor cabimento, seja judaica, islâmica, cristã, hinduísta, zoroastrista, paganista ou qual seja. Porque não há nenhuma garantia de que as propaladas "Escrituras Sagradas", das diversas crenças religiosas, seja revelação de qualquer pretenso deus. Para mim, teologia está no mesmo estatuto epistemológico da astrologia, da numerologia, da quiromancia e essas pseudo-ciência. A diferença apenas é que seus cultores são pessoas de alta reputação. Nenhuma explicação de nada que se fundamente na existência de alguma divindade tem o menor valor, porque a existência de divindades não é, absolutamente, garantida.

A filosofia não é cética. A filosofia é Argumentativa. Dizer que deus existe por que o sinto, não é filosofia. Tenta provar deus logicamente, como faz Anselmo, Tomás, Descartes, etc. é filosofia. Dizer que filosofia prevê ceticismo é matar 95% dos filósofos até hoje existentes.

Discordo totalmente de você. Sem a dúvida não se filosofa. Os filósofos que tentaram provar que existe algum deus buscavam provar o que já consideravam certo. Isso não é filosofar. Para filosofar tem-se que partir de uma hipótese vazia, isto é, de que não se sabe se existe ou não algum deus. Então, definindo-se o que se venha entender por deus, buscam-se comprovações de que tal tipo de ente possa existir, sem nenhuma pré-concepção de que exista ou não. Se 95% dos filósofos não é cético nem livre pensador, então não são filósofos. Note que não me refiro ao ceticismo pirrônico e sim ao cartesiano, ou seja, o metodológico, que é, também, uma característica necessária da ciência. Aliás, a respeito, minha proposta é de que a Filosofia se valha dos métodos científicos de investigação da realidade. Veja isto:

Você disse que não considera Tomás de Aquino um filósofo. Mas e Agostinho?

Também não. Ambos são, fundamentalmente, teólogos, porque não são céticos nem livres pensadores. É essencial a um filósofo ser cético e livre pensador. Não pode ter nenhuma pré-concepção baseada em alguma fé. A fé não é compatível com o pensamento filosófico. Mesmo que algum filósofo possua uma crença religiosa, ele não pode abraçá-la com fé, mas sempre com ceticismo. Senão não é filósofo. O filósofo não pode assumir aprioristicamente nada como verdade. Ele tem que chegar à verdade, se conseguir, de forma inteiramente não preconcebida. Aliás, fé, qualquer que seja ela, é um total despropósito. Consiste em uma crença em algo não evidente e não comprovado que, sequer, tem indícios de plausibilidade. Não há como, de modo nenhum, decidir entre as diferentes fés, qual seria a verdadeira. E a fé não pode ser critério de veritação de nada, pois há quem tenha fé sincera e profunda em assertivas inteiramente díspares. E como a verdade tem que ser única, não podem ser todas verdadeiras, tenha-se nelas a fé que se tiver. O critério de escolha entre elas, pois, tem que ser extrínseco a elas. Isto é, tem que ser empírico ou racional. E como nenhuma delas passa por esses critérios, o correto é supor que todas sejam falsas.

Jogos como o de estratégia em tempo real, estimulam o desenvolvimento da habilidade de raciocínio lógico?

Sim, mas eu não gosto nada de jogos. Não acho nada bom tudo o que seja disputa com vencedores e derrotados. Como o desporto, por exemplo. Acho que os esportes devem ser praticados sem disputa. A vida tem que ser pautada na colaboração e não na competição.

Professor, uma amiga me contou que sofreu abuso na infância por parte do próprio pai, e que nunca comentou com ninguém de sua familia devido o sofrimento que isso causaria. O que é certo a se fazer nesse situação?

O certo é fazer um escândalo na hora. O sofrimento tem que acontecer mesmo e o pai ser devidamente punido. Sem refresco.

Reinar no inferno ou servir no paraíso?

Nem um nem outro. Primeiro porque nem inferno nem paraíso existem. Segundo porque sou uma pessoa completamente igualitária e não concebo a existência de qualquer tipo de hierarquia. Ou seja, não quero saber de reis e nem de servos. Todos são iguais. Só exercem funções diferentes. E algumas, como faxineiro, lixeiro, e outras servis, têm que ser extintas e esse serviço ser repartido por todos em sistema de rodízio. Mesmo o presidente da república tem que lavar o seu banheiro. Isso é a verdadeira anarquia e anarquia é a melhor coisa que existe, em termos de estruturação social. É o suprassumo da ordem, pois é assumida voluntariamente. Melhor ainda é a anarquia comunista, em que ninguém manda e ninguém obedece e, além disso, ninguém possui nada, tudo sendo compartilhado por todos. Inclusive maridos e mulheres (com aquiescência, é claro). Sem governo, sem fronteiras, sem propriedade, sem dinheiro, sem trocas. Tudo doado. Sem preguiça e sem cobiça. Sem crime, sem polícia, sem advogados, sem juízes, sem presídios, sem exércitos. Sem mentira, sem injustiça, sem desonestidade. E tudo isso espontâneo. O paraíso na Terra. Isso vai acontecer em menos de cinco mil anos.

Professor, por que, quando fico um tempo sem resolver problemas matemáticos e problemas afins, minha capacidade de raciocínio diminui?

Ora, porque a capacidade de raciocínio é como uma habilidade esportiva. Sem treino, fica prejudicada. Como, também, tocar instrumentos musicais, pintar quadros, escrever poesia. Tudo isso requer treino constante, além do talento.

O que é o Hamiltoniano na equação de Schrodinger? O que ele descreve?

Hamiltoniano é o operador quântico que, ao ser aplicado sobre o estado de um sistema e feito o produto escalar desse resultado com o dual desse estado, se obtém o valor esperado da energia total de um sistema.
O dual do estado de um sistema é o funcional que, aplicado ao vetor de estado do sistema, fornece a densidade de probabilidade da existência do sistema no estado considerado.
https://en.wikipedia.org/wiki/Hamiltonian_(quantum_mechanics)

O que é o Laplaciano?

Laplaciano é um operador matemático vetorial que executa o divergente do gradiente de uma função escalar.
O gradiente é o operador matemático vetorial que, sobre uma função escalar do ponto do espaço, cria um vetor que aponta na direção e sentido em que a função tem a máxima taxa de variação espacial e tem por módulo essa taxa de variação nessa direção.
Divergente é o operador vetorial que, sobre uma função vetorial do ponto do espaço, cria um escalar que mede a taxa espacial com que o campo vetorial cresce ou decresce em torno de dado ponto.

Não é a toa que a ciência no Brasil é muito ruim. Os professores são HORRÍVEIS. Poucos são os verdadeiramente apaixonados pelo que fazem, e isso desestimula qualquer aluno. Não generalizando, são raras as exceções. Concorda ?

De fato. E a razão é uma só. O magistério não é uma profissão com o estatuto social da medicina, da engenharia ou do direito, bem como não assegura a seus membros a remuneração condizente que, pelo menos, deveria ser equiparada a essas outras ocupações. Então, os melhores cérebros e as maiores capacidades, geralmente, não optam pelo magistério, se têm condições de seguir uma dessas outras ou serem empresários ou empresárias. Não é o que ocorre na Alemanha, no Japão, na Finlândia ou na Coréia do Sul. Sem essa valorização da profissão, ela será buscada, com poucas exceções, por pessoas de menor capacidade e que, em geral, na primeira oportunidade, a abandonam, não lhe tendo o amor, a dedicação e o deslumbramento que, só eles, são capazes de fazer de alguém bom em qualquer profissão.

O que deveria ser ilegal?

A maior parte do que é ilegal é, justamente, o que deveria ser ilegal. Todavia há o que seja ilegal e não deveria ser, como a poligamia (poligínica e poliândrica), bem como, no Brasil, a educação doméstica (sem frequentar escola) para crianças e jovens. Por outro lado há muito que seja legal e não deveria o ser, como a liberdade sob fiança, a prescrição de crimes por decurso de tempo, a obrigatoriedade do voto, o possibilidade de detenção de mais da metade do capital de alguma firma por uma mesma pessoa ou grupo, o trabalho assalariado. O que não é ilegal e deveria ser é, por exemplo, a detenção de grandes fortunas, qualquer tipo de preconceito (de gênero, raça, credo, ideologia, naturalidade, idade, nível social, nível cultural, ocupação, estética corporal, gosto artístico ou qualquer outro e o que mais seja). Por exemplo, tem que ser proibido existir elevadores separados para moradores e visitantes e serviçais. Há mais, mas é o que me ocorre, no momento.

Qual idioma morto achas mais interessante, Latim, Grego Antigo ou Sânscrito? Por quê? Acha que além destas três há alguma língua morta interessante?

Estudei quatro anos de Latin no antigo curso ginasial, de modo que sei um pouco. Grego eu gostaria muito de saber, para ler os filósofos e dramaturgos gregos no original. Mas o Sânscrito é, de longe, o mais interessante, por ser a a mais antiga de todas as línguas indo-europeias, tanto eslavas quanto latinas, germânicas, célticas e o grego, bem como do persa. Acho linguística evolutiva (histórica), um dos temas de estudo mais interessantes. Das línguas europeias, só o húngaro, o estoniano, o basco, o finlandês e o turco não são indo-europeias. O Sânscrito possui grandes obras literárias, como o Mahabharata e o Ramayana.
https://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/linguas-indo-europeias-teriam-surgido-no-que-hoje-a-turquia-5883999
https://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADnguas_indo-europeias.

A Universidade Federal do Ceará vai sediar um simpósio de Design Inteligente. Lamentável, não?

Sem dúvida. Isso não é nada científico e nem filosófico. Trata-se de uma pretensão de se fazer uma justificativa científica de crenças religiosas. Mas é uma pseudociência. O que uma universidade poderia é fazer um simpósio sobre Design Inteligente na forma de um estudo sociológico sobre tal consideração e não um simpósio baseado nela mesma. Do mesmo modo que se pode fazer um simpósio sociológico sobre espiritismo ou outra concepção qualquer, bem como sobre qualquer religião. Tudo isso tomado como objeto de pesquisa científica e não como ciência ou filosofia em si mesmo. Por isso é que digo que Tomás de Aquino não foi um verdadeiro filósofo, pois ele já partia do pressuposto de que a pretensa revelação bíblica fosse verdade. Assim o fazem os defensores do Projeto Inteligente, mesmo que, em verdade, não sigam fielmente a Bíblia. Mas o que eles querem é justificar cientificamente o criacionismo, partindo da concepção prévia de que ele seja verdadeiro, mesmo que disfarçado, ou seja, mesmo que não considerem que cada espécie tenha sido criada diretamente por um criador, mas que esse criador tenha dirigido a evolução para que se desse como se deu e não que tenha sido resultante de mutações aleatórias seguida de seleção natural.

Professor, você ficaria ofendido caso um aluno lhe mostrasse ponto por ponto de a sua metodologia de ensino não ser eficiente fundamentando-se em artigos científicos?

Claro que não. Pelo contrário. Ficaria muito agradecido. Porém note que eficiência não é muito importante. O importante é a eficácia.

Se um casal tem um relacionamento semiaberto, pois A somente não aceita que B tenha um romance com pessoa C e o tal romance entre B e C acontece por baixo do pano, ainda é traição?

Claro que é. Relacionamentos múltiplos não são traição quanto perfeitamente conhecidos e consentidos por todos os envolvidos.

https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2017/01/19/marco-aurelio-suspende-punicao-a-juiza-que-deixou-garota-presa-com-30-homens.htm

Alegar que não sabia que a menina estaria presa com trinta homens tem que ser punido por incompetência no exercício de sua função. É o mesmo que alguém alegar que cometeu alguma ilegalidade por não conhecer a lei.

Já leu o livro "7 hábitos de pessoas altamente eficazes"? Eu o comecei a pouco, e achei ele bom mas ao mesmo tempo tenho medo de estar caindo em um discurso superficial, não tendo experiência pra distinguir uma boa de uma má leitura gostaria de lhe pedir um conselho pra me auxiliar nesse aspecto

O que você tem que fazer é ler muitos livros sobre o mesmo assunto, especialmente livros que defendam pontos de vista diferentes e, então, refletir e tirar sua própria conclusão. Mas isso é bem demorado. No entanto, não há escapatória. Não se pode saber qual é a opinião certa e há muitas. Só a própria pessoa, usando sua própria sabedoria, pode fazer a escolha. Que, inclusive, pode mudar, em razão de novas informações. Por isso é que a sabedoria requer certa idade. Mas não só a idade. Requer, também, que se seja, desde criança, uma pessoa que examine, reflita, coteje, pondere, critique, conteste e não simplesmente acate o que lhe digam. Mesmo que quem o diga seja, por exemplo, Jesus Cristo, Maomé, Moisés, Buda, Krishna, Alan Kardec, Einstein, Gandhi, Hitler, Marx, Aristóteles, Kant, Nietzsche ou quem o for, mesmo seu pai ou sua mãe.

Prof, concorda? Se uma pessoa existe (X) é porque, antes da sua existência, havia essa possibilidade. O fato de X existir não exclui essa possibilidade. Portanto, é possível que "X" volte à existência.

O fato de uma pessoa que possivelmente possa a existir venha a existir exclui a possibilidade de que volte a existir sim. Cada ser do universo é único. Outro ser igual pode vir a existir, mas não é o mesmo.

Você já foi influenciado/a por alguém e só percebeu tarde demais?

Já e percebi, mas não tarde demais, pois ainda estava vivo. Por exemplo, em minha juventude fui muito influenciado pelo pessoal da TFP e cheguei, até, a me filiar a ela. Mas percebi o meu erro e a abandonei.

Então quando surge a dúvida sobre um exercício de limites, por exemplo, e não tem monitoria pra recorrer, devo ficar de braços cruzados observando o tempo passar ?

Não. Você deve procurar seus colegas que tenham conseguido fazer. Ou, quem sabe, ir à Biblioteca e buscar outros livros que, por acaso, mostrem a resolução do tipo de exercício que você está com dificuldade. Ou, especialmente, procurar o professor e pedir sua ajuda.

Professor, estou fazendo calculo e me deparo com dúvidas a respeito de alguns exercícios, o que fazer ?No meu caso, o professor disponibiliza uma lista de exercícios, mas não a resolução dos mesmos. Acho isso ruim, pois seria a melhor forma de sanar as dúvidas na hora. O que acha ?

Você tem que recorrer a uma monitoria, ou então a colegas que tenham entendido o que você não entendeu. É bom que o professor não disponibilize a solução dos exercícios e problemas porque ele tem que fazer com que os alunos fiquem seguros do que sabem, já que, na vida, não há como conferir se o que se fez está certo ou não.

Se o universo for mesmo cíclico e eterno, a Ciência tem alguma explicação de por que este é o último estágio e o único onde o cosmo não sofrerá colapso, mas se expandirá indefinidamente?

Um universo que se expanda indefinidamente não é cíclico, portanto, também não possuiu ciclos anteriores. Só existe desde o começo de sua expansão para o futuro. Se houve ciclos anteriores, então haverá ciclos futuros. Um universo cíclico é eterno tanto para o passado quanto para o futuro. Um universo não cíclico só o é para o futuro.

Todo elétron tem a mesma massa que qualquer outro elétron?

Sim, isto é, a massa de repouso.

Por que a maioria dos livros são em Brochura? Os da Companhia das Letras, por exemplo. Capa dura se tornou raro. E acho que o motivo nem é por causa do preço. Tem uma editora chamada DarkSide que só lança livros em capa dura. E os preços são pequenos.

Porque a capa dura é mais elaborada e mais demorada para ser colocada, exigindo trabalho manual. As brochuras já são colocadas automaticamente. Em geral, contudo (pode ver na Amazon) os livros de capa dura são mais caros. Eu mesmo faço encadernações de capa dura, com papel marmorizado ou pano e lombada e cantoneiras em imitação de couro. Só me falta comprar o ferro de colocar letras de ouro na lombada. Mas dá um trabalhão.

Mas será que as mulheres são realmente livres na nossa sociedade? Claro, houveram avanços substanciais, mas dizer que elas tem completa liberdade me parece um pouco fora da realidade. Ainda há muito a ser feito nesse sentido.

São sim. Exceto as que têm medo. Qualquer mulher corajosa pode fazer o que quiser e, se não for crime, não será impedida. Pode trabalhar em qualquer profissão. Pode ter uma vida sexual totalmente libertária. Pode ter as opiniões que quiser. Claro que, dependendo do que seja, do que faça ou do que diga, será criticada ou, mesmo, repudiada. Todavia se tiver personalidade suficientemente forte para arrostar a sociedade, não será impedida de ser, fazer ou dizer o que quiser, desde, é claro, que não seja crime. Mas o que seja crime o é quer para homens quer para mulheres. Não há nada que um homem possa ser, fazer e dizer que uma mulher também não possa. Por outro lado, não há nada que um homem tenha a obrigação de ser, fazer ou dizer que uma mulher também não tenha. Apenas gestar, parir e aleitar, apenas as mulheres são capazes de fazer. Não há nada que se possa dizer que não seja "coisa para mulher", como não há nada que se possa dizer que não seja "coisa para homem". E nossa sociedade acata isso, mesmo que muitos não concordem. Isso é quanto à liberdade. Quanto às oportunidades, de fato, nossa sociedade não concede às mulheres as mesmas oportunidades que concede aos homens, de modo que, mesmo sendo livres, não conseguem realizar tudo o que pretendem. Mas são livres. Direitos e deveres, todavia, são os mesmos.

As mulheres são livres?

A liberdade das pessoas, quaisquer que sejam, depende de dois fatores. O primeiro é externo, isto é, o quanto a sociedade em que estão imersas lhes permite ser, fazer ou dizer. O segundo é interno, isto é, o quanto elas próprias se concedem poder ser, fazer ou dizer. Então, dizer se mulheres são livres, depende. Em que sociedade? Quais mulheres? Em nossa sociedade há mulheres que não são livres porque não se libertam a si mesmas. Mas a sociedade, se elas quiserem, lhes concede a liberdade de serem, de fazerem e de dizerem o que quiserem, desde que não cometam crimes. Já em muitos países muçulmanos, por exemplo, a própria sociedade não permite que mulheres sejam, digam e façam muita coisa. Pode ser que, mesmo podendo, muitas não consigam, por falta de oportunidades, uma vez que não possuem recursos para serem, fazerem e dizerem o que pretendem.

Você acha plausível a ideia de um universo cíclico onde o Big Bang é o último estágio de um eterno ciclo de expansão, colapso e nova expansão?

É plausível sim, mas, os dados mais recentes disponíveis apontam no sentido de que a expansão do Universo não cessará jamais.

Qual é a diferença do comunismo de Bakunin para o de Marx?

Bakunin era anarquista. Ele queria que a derrubada do capitalismo fosse acompanhada pela derrubada dos governos. Já Marx queria que o comunismo fosse implantado por uma ditadura, mesmo que provisória. No anarquismo não há patrões nem empregados. No marxismo há um só patrão, o governo, do qual todos são empregados. Na prática, o que aconteceu nos países ditos "comunistas" é que ainda houve algum patrão e algum empregado não do governo.

Quem é mais inteligente: uma pessoa que escreve melhor e lê muito ou alguém que tem mais facilidade para a matemática

Tanto pode ser um quanto o outro, pois a inteligência ocorre em múltiplos aspectos, não sendo nenhum deles superior a nenhum outro. Ler muito não é sinal de inteligência, mas é algo que propicia o aprimoramento dela. Já escrever bem e ter boa oratória sim, requer inteligência, além de conhecimentos. Especialmente no aspecto da argumentação lógica do discurso.

você acha o pandeismo coerente?

Coerência não é um requisito necessário para um sistema de crenças quanto a deuses. O que é importante é a veracidade. Se o que o sistema apresenta como uma descrição da realidade a respeito do que trata, verdadeiramente corresponde a ela. Não há nenhum sistema a respeito de divindades que corresponda à realidade, nem por evidência nenhuma, nem por comprovação indireta, exceto a concepção de que não exista divindade nenhuma, mesmo que eles possam ser coerentes, pois coerência é uma propriedade intrínseca do sistema e não de sua adequação com a realidade. Isso acontece, por exemplo, com várias teorias matemáticas perfeitamente coerentes que não correspondem à realidade do Universo.

Se a matemática é uma construção mental, o senhor conseguiria imaginar uma conta em que duas coisas somando a outras duas coisas resultassem em cinco coisas? Ou imaginar um mundo possível onde 1+1 seja 3? A matemática é a priori. Não depende do mundo para que exista e seria igual em qualquer.

Não é não. Clero que se pode construir um sistema diferente do de Peano para os números naturais, no qual 1 + 1 seja 3. Claro que, nesse sistema, o significado da adição seria outro. Mas é perfeitamente plausível. Como disse, no entanto, não teria utilidade, pois não corresponderia à noção intuitiva de adição. Matemática não é apriorística não.

O que Schrodinger fez para dar significado a função de onda? Foi aplicar o módulo a equacao?

Na interpretação de Copenhagen a Função de Onda não tem significado físico, ou seja, não corresponde a nenhuma grandeza observável. Trata-se de um artifício matemático que permite, por meio dos operadores quânticos correspondentes às grandezas observáveis, obter os valores dessas grandezas nos estados quânticos dos sistemas. Há, contudo, interpretações quânticas que conferem significado à função de onda, como a intensidade do "campo de matéria" do qual as partículas são quantizações.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Interpreta%C3%A7%C3%B5es_da_mec%C3%A2nica_qu%C3%A2ntica
http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/impulso_para_a_realidade_quantica.html
http://www.seara.ufc.br/folclore/folclore458.pdf
http://www.fflch.usp.br/df/opessoa/Inter-scan.pdf
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=funcao-onda-realidade-objetiva#.WdAGomiPI64

A matemática existe objetivamente fora de nossas mentes

Não. Ela é um construto mental. Que é suscitado pela observação do comportamento da realidade do mundo. Mas se trata de uma abstração. E, inclusive, pode, perfeitamente, ser concernente ao que, absolutamente, não tenha nada a ver com a realidade do mundo. O que acontece é que, em geral, aquilo que, na Matemática, não tem a menor aplicação sobre a realidade do mundo, como a geometria de Lobatchewski, acaba sendo apenas uma curiosidade sem grande desenvolvimento. Todavia, há casos em que, a princípio, o assunto não possuía aplicação detectável mas, depois, ela foi encontrada, como a geometria de Riemann.

Prof, o que é algo "trivial" na matemática ? é só algo simples/fácil ou há algum significado especial ?

Trivial é o que se conclui por meio de um raciocínio direto, sem grandes elaborações.

Acredita que o universo conspira a nosso favor?

De modo nenhum. O Universo não conspira nada. Ele não é dotado de mente. Tudo o que acontece nele, inclusive em relação a nós é fruto do acaso e de injunções causais inteiramente sem propósito. A natureza não tem propósito para nada.

Professor, qual o livro de cálculo mais didático que conhece?

Didaticamente eu recomendo o Stewart. Em termos de rigor, prefiro o Guidorizzi. Como, para mim mesmo, não me importo com a didática, escolho o Guidorizzi. Mas quem tem um pouco de dificuldade com lógica e abstrações, deve preferir o Stewart. Outro bom é o Thomas.

Professor, que dicas daria a alguém que anseia expressar-se bem tanto pela escrita quanto pela oralidade?

Para começar, ler muito. Muito mesmo. Pelo menos cinquenta páginas de livro por dia. Mas ler prestando bastante atenção nas construções frasais. E recorrendo ao dicionário sempre que aparecer uma palavra desconhecida. Depois treinar a escrever. Crie um blog e escreva um artigo por dia. Mas não um artigo curtinho. Um que envolva mais elaboração e desenvolvimento. Escrevendo é que se aprende a escrever. E falando é que se aprende a falar. Converse muito. Explique coisas para os outros. Mesmo que, no começo, não saia bem, insista. Mas insista anos a fio. Não é rapidamente que se pega essas habilidades. Demanda anos.

Professor, alguém em idade adulta que não consegue entender como funciona um nó de cadarço certamente deve ter algum distúrbio de aprendizagem?

Não necessariamente. Pode ter apenas uma falta de destreza manual para isso. No caso também poderá exibir falta de destreza para fazer tricô e crochê, por exemplo. Ou para ter uma caligrafia caprichada. Isso não é uma deficiência cognitiva. Pode ser uma deficiência do controle fino dos movimentos dos dedos, que é comandado pelo córtex motor e pelo cerebelo, mesmo que não tenha nenhum problema no córtex pré-frontal, que é responsável pela cognição.

Ernesto, como curar essa chaga de ignorância e indolência que aflige a humanidade desde tempos remotos? A religião tem sido um mecanismo de controle de idéias, muita utilizada para manipular os irracionais. Vejo a tradição religiosa como forma de aprisionar o espírito questionador da mente humana.

A única forma é por meio da educação generalizada. Mas tem que ser um processo reflexivo e questionador. Um processo transformador da realidade. Não é só ensinar a língua nativa, matemática, ciências, geografia, história e essas coisas. Tem que ter matérias que debatam a realidade, especialmente social, política, econômica e religiosa. Sem nenhum viés para qualquer ideologia padronizada. De modo completamente racional, debatendo os prós e os contras de tudo. Nada pode ser tido como tabu. Isso todas as escolas têm que fazer, sem pregação e sem proselitismo. É para esclarecer a juventude e, com isso, mudar o mundo, espancar a ignorância. A juventude esclarecida vai mudar a mentalidade dos pais ou, pelo menos, ao se tornar adulta, não será mais obscura como seus pais.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Caro Ernesto, quais as diferenças entre Ética, Moral, Deontologia e Axiologia?

Sobre ética e moral, veja isto:
http://www.ruckert.pro.br/blog/?p=3288
p=3288http://wolfedler.blogspot.com.br/search?q=%C3%A9tica+e+moral
Axiologia é a parte da Filosofia que estuda os valores, especialmente os éticos e morais.
Deontologia e a parte da Filosofia que estuda o dever.

Trabalho na recepção de um Hotel e fui repreendido por não chamar os hóspedes de SENHOR. Mas por que isso é considerado falta de respeito?

Por ignorância e por uma noção equivocada de respeito e uma aceitação da legitimidade das desigualdades sociais. É uma noção direitista totalmente má. Um funcionário de hotel apenas é uma pessoa que exerce sua função. Não é inferior aos hóspedes. Todo mundo, num mundo civilizado, tem que ser chamado de "você" ou "tu", na língua portuguesa. Isso é que é o máximo respeito e consideração, pois se considera a pessoa igual a si mesmo.

https://www.facebook.com/LivreUSP/posts/722063454659257 É por isso que o chamam de astrólogo? kkkkkkk. Você é esquerdista, ernesto, tem que defender a pedofilia também.

Esquerdismo não significa defesa da pedofilia e nem de nenhuma prática malsã, como pirataria ou outras. Esquerdismo é, essencialmente, ético. É a concepção de que as desigualdades de direitos e de oportunidades são injustas. Mas não as desigualdades naturais, pois essas não são nem justas nem injustas, pois essa valoração não se aplica a elas. Esquerdismo é uma postura nobre, decente, generosa, solidária, colaborativa, íntegra. Não compactua com "maracutaias" como muitos que se dizem esquerdistas fizeram e estão fazendo. E o verdadeiro esquerdismo, sendo verdadeiramente comunista, não é estatizante, pelo contrário, quer a abolição do estado e, enquanto isso não acontece, que ele seja mínimo. Não quer que existam trabalhadores assalariados e sim que todos sejam donos de seu meio de sustento, como sócios ou autônomos. Quanto aos direitistas do tipo do Olavo de Carvalho, eu tenho pena da falta de noção humanitária deles.

Como posso me tornar mais competitivo, Ernesto?

Acho que você não deve se tornar mais competitivo. Sou contra a competitividade. Acho que as pessoas devem superar a si mesmas, vencendo suas limitações, mas se tornando cada vez mais colaborativas, isto é, sempre ajudando e fomentando o desenvolvimento dos outros e não procurando derrotá-los. Sem auferir nenhum lucro com isso. Simplesmente para o bem do mundo. Assim é que deve se ser. Cada vez melhor mas cada vez melhorando, também, os outros. E para se ser cada vez melhor é preciso, simplesmente, "meter a cara". Estudar muito, muito mesmo. Sem nenhuma preguiça. E aprimorar sua própria inteligência pelos métodos neuróbicos, ao tempo em que se dedica a treinar o que se pretende fazer com grande afinco. Não há truques nem segredos. Somente muito esforço. Mas a melhor forma de aprender o que quer que seja é ensinar isso aos outros.

Professor, qual é a explicação física para o fato da pressão de uma coluna líquida não depender da área de aplicação?

Ora, a pressão é a força dividida pela área, se se aumentar a área, a força que é exercida sobre ela, que é o peso da coluna de água que está sobre ela, aumentara do mesmo tanto. Logo a razão da força pela área continuará a mesma.

A cidade em que você mora é muito poluída? Se pudesse escolher entre uma praia paradisíaca, uma montanha exuberante, ou uma casa de sítio no interior de uma planície, qual opção escolheria, e, por quê?

Poluída não, mas violenta sim. Entre essas três eu preferiria morar na montanha que fosse perto da praia, de modo que eu pudesse ir lá amiúde, pois gosto de ambas. Mas não aprecio planícies, por considerá-las monótonas. Todavia também não gosto de morar na zona rural. O bom é morar em uma cidade pequena, em uma casa de bairro e não em apartamentos. Com um quintal razoável, com pomar e horta. Como é a casa em que moro. Mas que essa cidade seja culturalmente bem desenvolvida, com teatro, cinema, biblioteca, orquestra sinfônica, companhia de balé, comércio razoável e esse tipo de coisa. Que é o que acontece aqui em Viçosa, Minas, onde moro. Infelizmente não é próxima de praias. Mas é próxima de Ouro Preto, por exemplo. Tem muitas cachoeiras em volta, bem como o "Pico do Boné", numa serra espetacular. A praia mais próxima daqui fica no Rio de Janeiro, a 340 km de distância. Em linha reta a mais próxima é Macaé, mas por estrada é mais longe.

https://www.facebook.com/CanetaDesesquerdizadora/videos/481183055598970/ Confirmado: a legalização da pedofilia é pauta da esquerda. É por isso que o Bolsonaro vai ganhar em 2018.

Tanto esse tipo de esquerda quanto o Bolsonaro são ABOMINÁVEIS. Têm que ser rejeitados pela população por meio do esclarecimento generalizado de sua perfídia. Esquerda tem que ser democrática e, principalmente, ética. Aliás foi por isso que eu fui, outrora, eleitor do PT. E foi por ver que não era assim que eu deixei de ser eleitor do PT. Esquerda estatizante é um absurdo. É bolchevista e os bolchevistas foram os grandes traidores do comunismo. O Marxismo-leninismo é uma concepção totalmente equivocada e malsã que não pode ser tida como representante do verdadeiro comunismo. Da mesma forma que a direita conservadora é algo totalmente ilegítimo e tem que ser defenestrada da vida pública do mundo.

Qual sua opinião acerca da privatização dos Correios?

Sou totalmente a favor. Inclusive da Petrobrás e de todas as empresas estatais. Acho que o governo deve se ater às questões que lhe são de pertinência exclusiva, como defesa, justiça, diplomacia. Só que eu acho que educação e saúde devem ser consideradas como atividades de pertinência exclusiva do governo. As demais ele deve intervir apenas no caso de serem necessárias e não lucrativas, como as telecomunicações, fornecimento de energia elétrica e construção de rodovias para pequenas localidades do interior. Todavia, isso mesmo pode fazer parte do contrato de concessão para a iniciativa privada, que teria que prover esses acessos não lucrativos em contrapartida dos lucros que auferiria nos demais casos. O que não pode, em absoluto, é fazer a privatização a preço de banana, como se deu com as usinas da CEMIG e outras feitas pelo Fernando Henrique. Mas correios é algo que não precisa ser empresa pública. E o bom é que haja várias, com aquela cláusula de atendimento a localidades não lucrativas. O mesmo tem que se dar, por exemplo, com o acesso à internet. E que as agências de controle dessas atividades sejam, realmente, atuantes e eficazes.

Você costuma revisar assuntos elementares, ou já os tem na mente fixados?

Os elementares mesmo eu já os tenho fixados e não preciso revisar. O que, aliás, é a maior parte. Os mais elaborados eu reviso. A questão é que o limite entre o que seja elementar e o que seja elaborado varia de pessoa para pessoa e de assunto para assunto. Como sou uma pessoa bem estudiosa, tem muito mais assunto que eu considero elementar do que pessoas menos estudiosas.

Se ausência de evidência não é evidência de ausência, então todo ateísmo é uma espécie de fé na não existência de Deus?

Não. O fato de não haver evidência da existência de deuses não implica que suas inexistências sejam evidentes. Além disso não há comprovações, por dedução indireta, quer da existência, quer da inexistência de deuses. Então, uma vez que a existência não é evidente, a suposição a se adotar é a da inexistência, que poderia ser rejeitada se houvesse alguma comprovação indireta da existência. Mas isso não significa uma "crença" na inexistência, do mesmo modo que existe uma "crença" na existência. Porque a suposição da inexistência de deuses não é uma convicção. Quem assim o supõe, o faz por ausência de provas e de evidências, sem contudo garantir a inexistência, como os que creem na existência garantem. Não existe o crente cético, mas o descrente é cético, inclusive em sua descrença. Alguns poucos, ditos ateístas fortes ou dogmáticos, são convictos e certos da inexistência de deuses, mas isso não é sustentável.

Acredita na força do pensamento?

Não. De modo nenhum. Você pode pensar o que quiser que não resolve nada, a não ser que você transforme seu pensamento em ações, mesmo que sejam apenas verbais. O que pode acontecer é seu pensamento promover em você mesmo disposições para falar, dizer ou agir. Mas em relação ao mundo fora de você, o pensamento não exerce nada.

https://educacao.uol.com.br/noticias/2017/09/27/stf-autoriza-que-aulas-de-religiao-em-escolas-publicas-sigam-um-unico-credo.htm Perdemos um boa oportunidade com esta decisão do STF, você não acha?

Realmente foi um despautério. Sempre disse que o ensino de "RELIGIÕES" (no plural) é importantíssimo, no Nível Médio, para que a juventude possa saber as propostas das mais importantes, incluindo o ateísmo (que não é religião) a dim de que possa fazer a escolha consciente. Inclusive nas escolas particulares, mesmo confessionais. Mas o ensino de alguma religião em particular, com viés proselitista, só se pode admitir nas escolas confessionais, a par desse ensino geral de todas as religiões. Na escola pública, esse ensino proselitista é um atentado explícito à Constituição Federal. INADMISSÍVEL!!! É preciso processar o Supremo Tribunal Federal por inconstitucionalidade.

Sabemos que vemos projeções do passado de corpos celestiais ao olharmos para céu. Então, pode-se crer que a maioria desses corpos não existem mais, Ernesto?

Não necessariamente. As estrelas de nossa galáxia, por exemplo, provavelmente ainda existem, pois o tempo que a luz leva para vir até nós, no máximo de cem mil anos, é bem menor do que o tempo de vida da maioria delas, exceto as muito grandes. Quanto a outras galáxias, isso depende. As mais próximas estão a distância da ordem de milhões de anos luz, o que também é pouco para o tempo de vida das estrelas. Apenas as muito longínquas, a bilhões de anos luz, pode ser que alguma não exista mais.

Já ouviu falar em Aprendizagem Cooperativa?

Sim, mesmo antes de ser algo comentado, eu já usava o processo em minhas aulas. Chamava de "aula participativa" ou "aprendizado participativo". Os alunos não eram meros receptadores de informações. Eles construíam o conhecimento. Eles agiam como cientistas e descobriam de novo as leis da Física. Para tal é preciso que haja aulas de laboratório em que todos executem as experiências e não apenas assistam sua execução pelo professor. Mesmo na parte teórica se pode fazer isso com a dedução dos teoremas pelos próprios alunos e não passada pelo professor. Mas isso pode ser feito com qualquer matéria, inclusive as humanas. E com o uso da internet, o trabalho fica melhor ainda. Assim é que a aprendizagem deve ser conduzida. Todavia, ainda há lugar para alguma exposição, mas ela tem que ser em escala pequena. Ou para a exibição de vídeos ou slides de aspectos mais complicados. Mas nunca como uma metodologia padrão e constante.

"...Tem gente que pula de um romance para o outro. Que medo é este de se ver só, na sua própria companhia? ..."

Penso que seja pelo fato da pessoa passar a amar a mais de uma outra e não ter suficiente destemor para assumir publicamente tal fato, ou por que as pessoas que ama não aceitarem não serem exclusivamente amadas. Então a pessoa troca de relação amorosa, para tentar ver se é melhor do que a outra, mesmo que mantenha o amor por todas elas. Isso não aconteceria se se aceitasse, com toda a tranquilidade, que se pode amar a mais de uma pessoa ao mesmo tempo e, então, se admitisse que esses amores não ficassem (os outros, menos um) puramente platônicos, mas fossem realizados em relacionamentos amorosos paralelos, sabidos e consentidos por todos os envolvidos, quer incluam relacionamento sexual ou não. O mesmo deveria poder acontecer quando esses relacionamentos passassem para um plano de compromisso conjugal, que poderia, também, ser múltiplo. Tanto de uma parte quanto de outra.

Numa classe, um professor dá aula de matemática para quarenta alunos. Só quê... Dos quarenta, a metade possui algum transtorno psíquico, o qual compromete o aprendizado de toda classe, através de hiperatividade, bagunça, falta de atenção, etc. Como o senhor ensinaria de maneira eficaz os quarenta?

Não vejo como. É preciso separar a turma em duas, senão os que não têm problemas serão muito prejudicados. Pode-se tentar um processo bem participativo, em que grupos que incluam alunos com e sem o problema trabalhem juntos em atividades de aprendizado interativo. Não dá para dar aulas expositivas, sejam na lousa, sejam por projeções. A única forma de conter a bagunça é fazer a bagunça fazer parte do processo. Mesmo assim, não se tem sucesso garantido e os que não têm nenhum problema serão prejudicados.

Professor, o que significa dizer que um objeto (vetor, tensor, etc) é covariante e contravariante sob uma dada transformação?

Um tensor ( e um vetor é um tensor de primeira ordem) é dito covariante se suas componentes se transformam, numa mudança de referencial ou de sistema de coordenadas da mesma forma que os vetores unitários dos eixos desses referenciais ou sistemas de coordenadas. Em notação de componentes, isso é indicado pela colocação superior dos índices. A contravariancia significa que a componente do tensor se transforma de acordo com a transformação inversa dos vetores unitários dos eixos do referencial ou do sistema de coordenadas. Em notação de componentes, isso é indicado pela colocação inferior dos índices. Normalmente as componentes de um vetor são contravariantes, uma vez que os unitários de base são, por definição, covariantes. Todavia, para cada base de vetores unitários se pode construir uma "base dual" contravariante. Nessa base as componentes de um vetor serão covariantes.

Se você copiar os conteúdos do seu cérebro para um computador, isso se tornará você também?

Em parte. Não completamente. Porque você não é apenas seu cérebro, mesmo que ele seja a parte mais importante de você. Para você ser você, também tem que ter seus órgão sensoriais, para perceber o mundo, suas glândulas endócrinas, para ter emoções, uma forma de exteriorizar o que pensa e sente, como a fala, os gestos, os movimentos. Se esse computador também suprir o conteúdo de seu cérebro com todas as sensações, por meio de sensores artificiais e dispositivos capazes de falar, escrever, gesticular, então ele será, praticamente, você. Mas não basta ter o conteúdo do cérebro. É preciso também ter os mecanismos de processamento desse conteúdo, como raciocinar, intuir, emocionar, sentir e por aí vai. Isso não é impossível, mas não é fácil. A humanidade ainda não tem essa competência.

O método 60x80 é mesmo confiável para esquadrejar uma casa?

Sim, pois tratam-se de catetos de um triângulo retângulo, cuja hipotenusa é 100. Não precisa ser 60X80. Basta serem dimensões proporcionais a 3 e 4. É interessante notar que o nome hipotenusa proveio do processo egípcio antigo de esquadrejar com uma corda com treze nós igualmente espaçados (incluindo os extremos). Esses nós a dividiam em doze segmentos. Se se predesse a corda em um extremo, depois esticasse três segmentos e, por fim fim, quatro segmentos, voltando com os cinco restantes até encontrar o inicial, se formava um ângulo reto. Nos terrenos isso era feito com mourões e a corda era esticada por um cavalo. Quanto os gregos adotaram o processo deram ao lado maior do triângulo, que se opunha ao ângulo reto, o nome de "hipotenusa", que, em grego, significa "esticado pelo cavalo".

Ernesto, analisando a arquitetura geral das cidades Brasileiras, direta e indiretamente, por fotos ou pessoalmente, acha que houve uma decadência estética no decorrer das décadas? Posso estar enganado, mesmo por que eu não sei sobre o contexto histórico. (+)

(+) Mas, considerando apenas a estética do ambiente, me parece visualmente agradável viver, por exemplo, na cidade do Rio de Janeiro por volta da metade do século XX, afinal, o nível populacional era menor e o nível da vegetação maior. O que acha?
Arquitetonicamente, o período histórico mais brilhante foi a "Belle Epoque", que foi de 1871 a 1914. De lá para cá, a arquitetura, realmente, sofreu um imenso empobrecimento estilístico. Todavia, alguns aspectos não eram bons nessa época, como ruas não calçadas, falta de saneamento básico completo, sujeira de dejetos de cavalos abundante nas ruas. Isso em todas as grandes cidades do mundo. O progresso trouxe várias melhorias mas algumas "piorias". Dentre elas o empobrecimento estilístico inaugurado com a "bauhaus". Isso aconteceu, não apenas na arquitetura, mas também nas demais artes, que tiveram o seu ponto mais alto no começo do século XX, como a música, por exemplo. Sem contar que, de lá para cá, ocorreu um exponencial aumento da criminalidade e da insegurança, apesar de ter havido uma melhoria na renda per capita.
View more

Sonhei que estava em um trem e ao meu lado um físico ou homem erudito me perguntou como calcular a velocidade da água. Eu respondi que se fosse água do mar dependia do movimento de rotação da terra e em outro caso da força exercida sobre ela. Tem sentido? Base fraca em exatas, fiz liceo artistico.

A primeira coisa que você teria que indagar seria em que circunstância ele queria saber a velocidade da água: num encanamento, na correnteza de um rio, nas gotas de chuva, nas correntes oceânicas? Em todos esses casos, como a água é um fluido incompressível, seu movimento é determinado pela conjugação da conservação de seu volume e da conservação da energia. As variações na energia são devidas à ação de forças, mas as leis de conservação permitem prever o comportamento sem referência às forças. A situação, dentre as elencadas, vai estabelecer as ditas "condições de contorno" para a aplicação das equações, isto é, que restrições o fluxo estará submetido, como o fato de ter que fluir dentro de um cano e se o cano é rugoso ou liso, por exemplo.

Prestas atenção às letras das canções? Qual é a tua favorita?

"Imagine", de John Lennon. Também gosto de "Stardust", de Carmichael e Parish, com interpretação memorável de Nat King Cole. Outra que gosto é "She", na versão em inglês, de Charles Aznavour. Também gosto de "La vie en rose", de Louiguy e Edith Piaf, na interpretação dela mesma. Das brasileiras, gosto muito de "Primavera", de Carlos Lyra, e, em geral, das letras de Vinicius de Moraes, músicas de Tom Jobim e letras e músicas de Chico Buarque.

Professor, inteligência e memória são em parte inatas? Vejo indivíduos com uma memória extraordinária, também vejo aqueles com um raciocínio do outro mundo, e, rarissimamente, aqueles com essas duas capacidades.

Sim, cerca de três quintos a três quartos. Memória é uma das características da Inteligência. Contudo é possível se ter boa memória e inteligência não tão boa, bem como boa inteligência e memória não tão boa. Mas também pode se ter tanto boa memória quanto boa inteligência, bem como memória ruim e inteligência ruim. A memória costuma ser seletiva, isto é, há que tenha boa memória para certos assuntos e memória ruim para outros. Eu, por exemplo, tenho ótima memória para tudo o que estudo e que seja teórico ou abstrato. Mas tenho memória ruim para os fatos práticos da vida. A Inteligência também pode ser boa para alguns aspectos e ruim para outros. Mas também há o fator global, pelo qual, em geral, as pessoas muito inteligentes o são em todos os aspectos.

O Rock And Roll não significa nada para você? Bob Dylan não é um poeta da música/rock?

Significa. Tanto que eu disse que gosto de Elvis Presley e dos Beetles. Mas não gosto dos Roling Stones, por exemplo.

Perdemos muitas obras de Epicuro? Acha que as que estão a nossa disposição, basta para compreende-lo?

Não tenho informações sobre o que ficou perdido da obra de Epicuro. Certamente que a compreensão que se tem dele só é a que se baseia no que permaneceu e no que foi dito por outros sobre ele, à sua época. Todavia não me ligo muito em esmiuçar a filosofia historicamente. Para mim o que interessa mais (mas não apenas, é claro) é o conteúdo do que é dito e não quem o disse.

Elaborando tudo, eu nunca ouvi falar em ''Shostakovich'', mas posso ouvir. Mas como o senhor afirmar que o Raul Seixas era um lixo? Não vou forçar porque você é muito inteligente. Só me explique detalhadamente porque você não gosta do Raul Seixa? Ou ele deve ferir o seu ego super intelectual?

Não gosto do Seixas porque não aprecio seu estilo, seu tipo de música. Até que concordo com suas mensagens, mas não aprecio a forma como ela as exara, nem em termos da letra, nem em termos da música.

Professor, aulas na lousa ou no PowerPoint?

O bom é que o professor faça uso de variados recursos ao longo da aula, sempre com planejamento. Tanto se tem que usar a lousa (de giz ou de caneta), quanto projeções e, principalmente, com a participação ativa da turma das mais variadas formas. Isso é essencial. O aprendizado não ocorre com uma turma passivamente apenas assistindo exposições sejam na lousa, sejam em projeções. E as projeções, quando houver, têm que ser dinâmicas.

Como as contribuições do Richard Feynman são vistas atualmente?

Seminais, como a eletrodinâmica quântica e as integrais de caminho, por exemplo. A teoria dos partons, todavia, foi abandonada pela cromodinâmica quântica.

Seu gosto musical me causa tédio. Aprenda com jazz, blues, as melindrosas dos anos 20, e talvez um dia se você sobreviver e chegar a Elvis, Chuck Berry, no mínimo, você aprenda o Rock And Roll. E não venha me dar aula de ''Roll'', porque isso você não sabe e eu acho que nunca vai saber.

E porque teria que saber? Gosto de música clássica e não vejo tédio nenhum nela. Ouço-a várias horas por dia desde que me entendo por gente e adoro. Mas aprecio música popular também, como a Bossa Nova, o Jazz, o Blues, o Tango, o Samba e, até, a música caipira de raiz, bem como algumas outras, especialmente a "easy music" de Frank Sinatra e assemelhados. Gosto muito de Elvis, dos Beatles e até de bandas como Nightwish, Scorpions e outras. Mas prefiro a música clássica, de longe. Tanto que produzo e apresento meu programa de música clássica há vinte anos na rádio da Universidade Federal de Viçosa.

Qual a maior miséria do cristianismo?

A consideração de que Deus, para permitir que os justos pudessem ascender ao céu, exigiu o sacrifício cruento de seu próprio filho em sofrimentos atrozes. Eu não queria ser amigo de uma pessoa assim. Se esse Deus cristão fosse bondoso mesmo, simplesmente teria perdoado Adão e Eva e evitado toda essa tragédia da redenção, que é uma barbaridade. Além de conceber uma entidade inexistente como um ser existente, o cristianismo o concebe como de uma crueldade ímpar. Essa história de que Jesus foi uma pessoa humana em que Deus se encarnou para, justamente, ser imolada a seu pai (que é ele mesmo), em expiação dos pecados do mundo é uma história terrivelmente macabra.

Qual seria o principal fator que mais notório para uma pessoa deixar inclusive o deísmo, por exemplo? Já que alguns alegam que o mundo é harmônico, belo, ordenado e etc.

Só que o mundo não é harmônico, belo e ordenado como se diz. Há imensas horripilâncias no mundo. É só examinar o submundo dos insetos no chão de uma floresta. Ou os catastróficos buracos-negros. Ou a terrível guerra de predação dos peixes nos oceanos. Sem contar os vulcões, os furacões, os terremotos e outras catástrofes naturais. Bem como as doenças, os aleijões e por aí vai. Claro que há beleza no mundo também. Bem como bondade. Mas a feiura e a malvadeza estão tão presentes quanto. Ademais, o deísmo não se sustenta uma vez que a invocação de um agente extrínseco ao Universo para criá-lo, absolutamente, não é necessária. Ademais, se Deus existisse, mesmo que não fosse providente, haveria alguma forma de detectar sua existência, o que, de modo nenhum, acontece. Uma vez que não é evidente que tal entidade exista realmente e que não se tem nenhuma prova indireta de sua existência, a opção a se adotar é a de sua inexistência. A concepção teísta de um Deus benevolente e providente, então, é mais difícil ainda de ser aceita, uma vez que o mal existe, orações não são atendidas, muitos maus se dão bem e muitos bons se dão mal e por aí vai.

Qual é seu instrumento favorito?

O órgão de catedral. Inclusive sua sonoridade é muito maior no ambiente de uma igreja gótica, do que, por exemplo de uma sala de concerto. Mesmo uma igreja barroca não produz a sonoridade de uma gótica. Todavia, já ouvi gravações feitas por Karl Richter na Basílica da Abadia de Ottobeuren, na Baviera, que é uma igreja barroca (em verdade rococo), magníficas

Professor, por que seria importante ter credibilidade no mundo acadêmico se o que se publica não se valida por ela?

Porque o importante não é publicar, mas contribuir para o progresso do conhecimento e o bem do mundo. Então, o que se publica tem que ser significativo, verdadeiro e válido, para tal objetivo. Quem assim o faz, adquire credibilidade e as pessoas, não apenas da academia, passarão a confiar no que ele ou ela publicam. O que vale não é o número de publicações e nem o número de citações. O que vale é o impacto na construção do conhecimento e na melhoria do mundo. Isso não é mensurável de imediato. Só a história é que conferirá valor a quem, de fato, dá essa contribuição. O verdadeiro cientista, filósofo ou artista, não quer a glória nem o sucesso. Quer contribuir para o bem do mundo.

Ernesto, o que você acha sobre cursar duas faculdades ao mesmo tempo? Cursos totalmente diferentes.

Não acho que seja bom. É preferível fazer um de cada vez. Se se tem condição intelectual para se fazer dois, então é melhor abreviar cada um, fazendo mais matérias por semestre do que o previsto e, depois, fazer o outro. Do mesmo modo que não acho bom que as disciplinas sejam muitas, de pequena carga horária cada uma. É preferível fazer menos matérias em paralelo, mesmo que cada uma tenha uma grande carga horária semanal. Assim a mente se concentra em menos assuntos, sem se dispersar e, então, aprende melhor. Mas isso depende da estrutura curricular da instituição. Algumas gostam de fragmentar um assunto em várias disciplinas. Isso é ruim.

Se nada se cria, nada se destroi, tudo se transforma, nao e errado dizer que o universo sera destruido?

Isso não é verdade. Dentro de certas condições existem as leis de conservação. Mas elas não existem em outras condições, como no caso do surgimento do Universo. Por outro lado, o total dos atributos de quase tudo no Universo é nulo, como a carga, o spin, o momento linear e várias outras grandezas. O que não se sabe ainda ao certo é se o total do conteúdo de massa-energia também é nulo, mas pode ser, uma vez que a energia potencial das interações atrativas é negativa. Se for, o Universo já é todo preenchido por uma quantidade nula de atributos que apenas estão separados em porções positivas e negativas aqui e acolá. Se tudo se juntar a aniquilação total não contrariará nenhuma lei de conservação. Todavia, mesmo que nem tudo tenha um total nulo, as leis de conservação não precisam valer em situações críticas de âmbito universal que representem uma violenta transição de fase, como a de nada para tudo ou a de tudo para nada. Outra possibilidade desconhecida é a de que, em outras regiões do Universo, além da porção observável, seu conteúdo substancial seja de anti-matéria e não de matéria.

Não seria melhor ensinar ética nas escolas em vez de religião?

Tanto uma quanto a outra. É importantíssimo se ter discussões sobre ética e moral, mas também é muito importante se discutir as diferentes religiões. Para ver o que elas pregam, estudar suas concepções da realidade e debatê-las comparativamente. Saber que argumentos elas se valem para convencer de que são detentoras da verdade em suas concepções. Ver que moral elas prescrevem e discuti-las sob a égide da ética. Apreciar suas práticas litúrgicas. Conhecer o trabalho que elas fazem em termos filantrópicos, políticos, econômicos. Conhecer seus templos. E, principalmente, discutir suas propostas de vida e suas concepções sobre o sobrenatural, de modo a que se possa, pelo conhecimento de muitas, inclusive do ateísmo e do agnosticismo, fazer uma escolha consciente a respeito de qual delas seguir.

A sociedade diz que nós devemos respeitar os mais velhos. O que você acha disso?

Não só os mais velhos como todas as pessoas, bem como os outros seres. A não ser que a pessoa, seja velha ou nova, seja uma pessoa criminosa, cruel , malvada, desonesta, mentirosa. Essas não têm que ser respeitadas de modo nenhum. Em princípio, contudo, até prova em contrário, há que se supor que todas as pessoas sejam honestas, justas, bondosas e, assim, merecedoras de respeito, mesmo que sejam feias, ignorantes, aleijadas, pouco inteligentes, doentes, pobres, sujas, de raças diferentes, de religiões diferentes, de ideologias diferentes, de concepções diferentes, de costumes diferentes, de idiomas diferentes, de países diferentes. Isso tudo não é razão para que não se respeite ninguém. Só a malvadeza. Essa sim, é digna de todo desrespeito.

https://educacao.uol.com.br/noticias/2017/09/21/gilmar-mendes-ironiza-sobre-estado-laico-sao-paulo-vai-virar-paulo.htm

Acho que se essa proposta for recusada pelo STF será uma lástima. Considero importantíssimo que o ensino de "RELIGIÕES", no plural, seja visto na Educação Básica, para que os estudantes conheçam as propostas das mais importantes delas, como o Islamismo, o Budismo, a Umbanda, o Espiritismo, o Catolicismo, o Hinduísmo, o Espiritismo, o Candomblesismo, o Protestantismo, o Zoroastrismo, o Paganismo, o Ortodoxismo e outras relevantes, bem como o ateísmo e o agnosticismo (que não são religiões), em todos os seus aspectos, isto é, doutrinário, litúrgico, institucional, filosófico, transcendental e possa, com conhecimento de causa, fazer sua escolha por qual delas adotar (ou nenhuma) e não apenas seguir o que a família ou a sociedade segue, sem reflexão. Mas o Ensino Religioso Confessional, calcado na doutrinação de uma delas apenas, é completamente contrário ao princípio de laicidade da Constituição Brasileira, mormente se ministrado em escolas públicas. Da mesma forma que a presença de um crucifixo na sala de reuniões do STF é um acinte à Constituição. Isso não significa que se deva demolir a estátua do Cristo Redentor e nem mudar os topônimos que homenageiam santos. Como não se deve demolir igrejas, sinagogas, mesquitas, pagodes ou que tipo de templo for, como os talibãs fizeram com aqueles budas e o Estado Islâmico fez com os templos assírios do Iraque. São monumentos históricos, fruto da arte da humanidade, sejam de que religião forem. Como as catedrais góticas e as igrejas renascentistas e barrocas. O Gilmar falou bobagem no que disse. Em suma, educação religiosa é importante, mas não confessional e sim generalizada. Do mesmo modo que educação ética e estética. Bem como filosófica, sociológica e psicológica.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails