sábado, 3 de março de 2012

Por que somos tão apegados à vida se antes dela nem existíamos?

Porque, de fato, uma vez que nascemos, a única coisa que temos é nossa é a vida. E toda a vida tem, em si mesma, a pulsão de se manter viva. Isso é inerente à natureza. Nós apenas temos consciência disso.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Na sua opinião por que Deus foi criado pelas pessoas?

Para explicar o inexplicável de acordo com os conhecimentos disponíveis. Como sempre se conseguia encontrar um agente para toda ocorrência, se não se achava, suponha-se que havia, mas era invisível. Daí a noção dos elementais, como gênios, diabos, duendes, gnomos, elfos etc. Se a ocorrência fosse fantástica o agente invisível teria que ser poderossíssimo: os deuses. Sofisticações dessa ideias levou ao conceito do deus único.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Tudo só é como é por conta do acaso?

Principalmente, mas não só. Na complexa teia de encadeamentos de eventos ao longo de todo o tecido espacial e temporal do cosmo, a maioria se dá de modo fortuito. Mas alguns são decorrentes de causas determinantes. Mesclando uns e outros vamos ter a evolução espaço-temporal de cada coisa, cada ser existente. Uma pequena alteração provoca grandes consequências à medida que se espalha pela teia, que, assim, não será mais a mesma. Não ha como voltar ao passado e chegar de novo ao mesmo futuro que seria o presente de que se saiu. Se se voltar ao passado, todo um novo futuro será construído a partir daí e tudo será completamente diferente. Se isso fosse possível, é claro.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Por que o ser humano se acha o centro do universo?

Isso é normal, uma vez que é o próprio ser humano que expressa essa opinião. Cada qual é a coisa mais importante do Universo para si mesmo. Somente um treinamento científico e filosófico poderá fazer o homem concluir que é uma reles migalha na vastidão do Universo. Para isso é preciso que a Educação Básica inclua Filosofia e Cosmologia em seu currículo. Mas não para memorizar nomes a serem respondidos em questões de múltipla escolha. É para investigar, pensar, refletir, questionar, contestar e concluir por sua própria conta.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

O que somos nós?

Animais que desenvolveram uma alta capacidade mental (em razão da complexidade cerebral), uma postura ereta e uma mão prênsil que nos possibilitam agir sobre o ambiente de modo muito eficaz em proveito de nossa própria sobrevivência nas mais diversas paisagens. A complexidade de nosso cérebro possibilitou o desesnvolvimento de nossa linguagem articulada que, por sua vez, deu azo ao surgimento da cultura e de sua transmissão de geração em geração. Esses predicados levaram nossa espécie até o atual estágio de desenvolvimento social e tecnológico. Apesar de toda essa proeza, ainda padecemos de mazelas econômicas, sociais e morais não resolvidas. Como somos jovens no planeta (apenas 200 mil anos) é de se esperar que pelas próximas centenas de milhares ou milhões de anos nossa espécie consiga superar todas essas mazelas. Não somos feitos à imagem e semelhança de divindade nenhuma. Pelo contrário, nós é que as inventamos à nossa imagem e semelhança. Certamente somos pó e ao pó iremos retornar. Mais nada. Apenas restará de nós a lembrança.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Como é o livro Shikasta?

É um romance de Ficção Científica que considera que a civilização humana foi um experimento de seres de Sirius e de Canopus. Uns do bem (anjos) e outros do mal (demônios). Muito interessante.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

O senhor acha que absorvo bem "A Origem das Espécies"? Já o comprei, tenho 14 anos e uma base de evolução e biologia já

É melhor você começar por um livro de divulgação e depois ir aprofundando até pegar o próprio Darwin. Sugiro os seguintes, em ordem:
Fique por dentro da Evolução - David Burne
O Livro de Ouro da Evolução - Carl Zimmer
Darwin e os Grandes Enigmas da Vida - Stephen Jay Gould
A Grande História de Evolução - Richard Dawkins
O que é Evolução - Ernst Mayr
Evolução - Mark Ridley

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Professor, você acha que astronomia/astrônomos tem futuro no Brasil?

Sim, para quem é muito bom e conseguir um bom lugar em um instituto de pesquisa ou universidade. Certamente que não vai ficar rico, mas o trabalho é muito gratificante e compensa não ser rico. Pode-se trabalhar no IMPE, no IAG, no ON, no CBPF, no IFT e em muitas universidades que têm curso de astronomia, astrofísica e cosmologia. Tenho alunos de quem fui orientador de iniciação científica que são cientistas atuantes, até na NOOA.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Quais livros de ficção cientifica me recomenda?

A série "Duna" do Frank Herbert. A "Fundação" do Isaac Asimov e outros dele. Os livros do Arthur Clark. "Shikasta" de Doris Lessing. "Os Despossuídos" de Ursula le Guin.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

A lei do deputado Valdir Raupp que iria proibir a fabricação, venda importação de jogos considerados 'ofensivos as valores e costumes e à religiões' foi retirada de pauta por ele mesmo, o que acham disso? (youtu . be / 57BrTu55cns)

Ainda bem que ele se mancou. Se alguma proibição for ter que haver será apenas quanto à incitação a preconceitos, intolerância, belicosidade e a valores humanistas. Os valores religiosos só importam na medida em que coincidem com os valores laicos e humanistas seculares, esses sim, merecedores de ser cultivados por representarem um bem para a humanidade como um todo, independentemente da crença religiosa que se professe. Muitos valores religiosos são, exatamente, preconceituosos e sectaristas e, na verdade, precisam ser extirpados da sociedade.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

QUal a sua opinião sobre o Projeto de Decreto de Lei do Dep. João Campos que Legaliza as 'terapias' que supostamente curariam a homossexualidade, indo contra diversos tratados internacionais, à própria constituição e o conhecimento científico na área?

Completamente idiota. Homossexualidade não é uma doença que precise ser curada. É a mesma coisa que querer curar quem seja canhoto. Estupidez total.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Como podemos diferenciar uma pessoa que está possuida pelo demonio para uma pessoa que acha que está possuida pelo demonio?

Nenhuma pessoa pode estar possuída pelo demônio, pois isso não existe.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

O que fazer diante de casos de Possessão Demoníaca? Como devo tratar satanas? O que vc faria caso estivesse em uma situação assim?

Isso não existe. Satanás não existe. Nem diabo, nem demônio, nem anjo, nem arcanjo.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

quinta-feira, 1 de março de 2012

A existência, da forma mais pura de seu significado, é algo natural? Sendo sim, o simples fato de algo existir, automaticamente qualifica esse algo como natural, o que, consequentemente, faz o sobrenatural, impossível?

Existir é estar presente no mundo e o mundo pode abranger o natural e o sobrenatural. O fato de algo existir não implica que seja natural. Há que se verificar se existe algo sobrenatural, mas isso não decorre logicamente do fato de existir. Sobrenatural pode existir. Mas não há indícios de que exista. Só não é lógico que não exista.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Ernesto eu gostaria de saber como fazer um aborto com segurança, pode me ajudar estou desesperado.

Não tenho a mínima ideia. Acho que fazer aborto é algo que não se faz. Porque isso? Deixe a criança nascer. Se não for assumir a responsabilidade de criar, arranje alguém que a adote. Não acho nada correto isso. Só em caso extremo. Extremo mesmo. E não é por razões religiosas, pois não tenho religião. É que a vida é uma preciosidade imensa e ter gerado um filho é algo tão maravilhoso que eu não concebo como alguém possa querer que ele não nasça. Se for para enfrentar pais e sogros, enfrente. Mas seja homem e assuma as consequências de seus atos. Assim penso eu. Não se desespere. Você foi brindado com algo maravilhoso. Ser pai.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Por favor, faça esse teste o poste o link do resultado. Nos baseando nisso podemos conhecer melhor sua pessoa e formular perguntas mais objetivas. http://www.ciee.org.br/portal/estudantes/temperamento/default.htm

O meu deu "Cerebral"

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Você acha que rende mais programar uma rotina de estudos, fazer um cronograma, etc., ou é melhor estudar de forma anárquica, sem programação prévia?

É bom fazer uma programação e seguir. Se você está fazendo algum curso, é importante que estude, todo dia, o que foi dado nas aulas do dia, antes de dormir. É para que o cérebro confira relevância ao assunto e o transfira do hipocampo para o córtex.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

O que é o universo?

Universo é o conjunto de tudo o que existe, existiu e existirá, que seja natural, isto é, cuja existência não dependa da intervenção humana. Também ficam excluídas idéias, instituições sociais e espíritos, como deuses, anjos e almas (caso haja). Além do mais esse conjunto tem que ser conectado, isto é, deve ser possível haver comunicação entre suas partes. Todavia, a cada momento, para cada lugar, existem partes do Universo inacessíveis à observação, pois, desde o seu surgimento, a luz que saiu de lá não teve tempo de chegar cá. O que for acessível é o Universo Observável. Se houver outros conjuntos de coisas que não sejam capazes de se conectarem, cada um é um Universo e o conjunto deles será o Metaverso ou Multiverso.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

A descrição história na "Origem das Espécies e a Seleção Natural" é de grande importância?

Não é de grande importância, mas é interessante. Compensa tomar conhecimento.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Prof., alguma dica de livro de introdução à física quântica para leigos sem qualquer influência de bobagem misticoide de doidos quânticos e que também ensine como reconhecer o que é realmente física quântica e o que não é?

Convite à Física - Yoav Ben-Dov - Zahar
Física em 12 Lições - Richard P. Feynman - Ediouro
Veja isto também:
http://www.ruckert.pro.br/blog/?page_id=1865

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Olá, professor. Li algumas das suas respostas e gostei muito delas. Tenho um interesse genérico por astrofísica e astronomia. Mais tarde posso mandar links com bons (e enormes) livros de fotos sobre o Universo. Belíssimos e com informações decentes. Até!

Fico contente com isso e te agradeço muito. Quero saber desses links mesmo. Tenho meus links favoritos em www.delicious.com/ernestovon.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Por que, no mundo quântico, as informações vem de forma randômica? Seria pela incerteza? Obrigado!

Em verdade é o oposto. A incerteza é que é uma consequência do caráter aleatório da densidade de probabilidade na distribuição da intensidade do campo de matéria, cuja quantização forma as partículas elementares constitutivas da matéria. Essa aleatoriedade é uma característica intrínseca do campo, isto é, não decorre da nada que lhe anteceda. Ele é assim simplesmente porque é. Não tem explicação da razão de ser assim ou não ser. Possuindo o campo uma distribuição aleatória de densidade de probabilidade, ao se extrair do sistema alguma informação, só se consegue obter algum estado que seja auto-estado do operador correspondente à grandeza que se quer medir. Então o valor da grandeza, que é o auto-valor desse auto-estado, será revelado e o sistema colapsa para o estado correspondente ao auto-valor. Mas qualquer um dos possíveis pode ocorrer, cada qual com a sua probabilidade. Esse é o comportamento inerente da natureza que a Física Quântica descreve muito bem, mas não sabe dizer a razão porque seja assim.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Professor, como o sr. está? Saudades!

Cara amiga. Não posso dizer que estou bem, mas vou levando. Não é pela saúde nem pelas finanças, apesar de isso também estar meio periclitante. Meu mal é da alma, do coração (não o biológico). Isso é mais difícil de ser curado. Obrigado pela atenção e carinho, querida Murta.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Quando observamos animais na natureza, vemos que muitos são monogamicos e outros poligamicos. E quando observamos o ser humano podemos constatar sua real natureza? Qual seria?

Animais monogâmicos assim o são instintivamente. O ser humano só é monogâmico por condicionamento cultural. Tanto homens quanto mulheres são capazes de possuir mais de um parceiro sexual e, inclusive, amar a mais de uma outra pessoa. A monogamia surgiu como uma forma de preservar os bens econômicos da família dentro da família. Mas o conceito de família pode ser entendido de forma mais aberta, considerando uma pluralidade de parceiros. Em suma, o ser humano não é, biologicamente, necessariamente monogâmico. Mas pode sê-lo. O impedimento da pluralidade amorosa consentida e aberta é motivo, inclusive, de muita infelicidade e desajustes. A monogamia é uma instituição nociva ao psiquismo. Mesmo socialmente, a possibilidade de famílias plurais representa uma vantagem, já que se tem mais pessoas cuidando umas das outras.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Toda generalização é burra?

Nem toda generalização é burra. O que é burrice é a atitude de sempre generalizar. Há casos e casos. Cada um tem que ser analisado separadamente e verificado se se pode generalizar ou não. A princípio deve-se supor que não, mas, se tudo indicar que sim, não se deve abster de generalizar por princípio.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

O que o senhor acha mais romântico em um primeiro encontro: Visualizar as possibilidades se prepararando para tornar tudo o mais produtivo e agradável possível ou ir até lá e simplismente improvisar?

É bom pensar no que fazer, mas jamais se amarrar em um plano rígido. É preciso um jogo de cintura para improvisar segundo as circunstâncias, tendo certos objetivos em mente. É como preparar um discurso de improviso. Não se lê texto nenhum, mas se sabe sobre o que vai se falar. O que não se pode fazer, nunca, é mentir, fingir ou representar um papel de alguém que não se é. Se a outra pessoa for gostar de você, tem que ser de você como é, sem máscara nenhuma.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Toda mulher gosta de dançar?

Claro que não. Depende de qual mulher, como de qual homem. O que se pode dizer é que uma fração maior de mulheres gosta de dançar do que homens. Só isso.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Amor fati é conformismo?

De certa forma, sim. Amar o destino (entendido como tudo o que ocorre na vida e não como uma predestinação a que algo venha a ocorrer) é uma atitude de aceitação passiva. Não concordo com isso. Acho que se deve sempre lutar para que os fatos da vida sejam transformados de modo a diminuir o sofrimento e os prejuízos e produzir benefícios e satisfação. Resignar-se sem luta é covardia. É claro que é preciso aceitar o inevitável sem revolta. Mas muito do que se considera inevitável pode ser mudado, se se lutar para isso. É preciso não se importar com incômodos de forma estoica, mas isso não significa render-se ao destino.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Ruckert, tem mais amigos homens ou mulheres? o que causou essa preponderância desse sexo dentre seus amigos? (se houver)

Interessante. Tenho mais amigas mulheres do que homens. Acho que meu modo de ser altamente intelectualizado e o fato de ser um feminista radical e de não gostar de esporte acaba me incompatibilizando com muita gente, mais com homens do que com mulheres. Mas minhas amigas mulheres são mulheres independentes, donas do seu nariz, inteligentes, capazes, geralmente são as provedoras do lar e, algumas, separadas. Não gosto de mulheres "do lar" ou submissas. Note que não tenho a mínima característica de efeminamento. De modo nenhum. Sou totalmente heterossexual e masculino. Mas não sou bruto nem mal educado. Pelo contrário. Sou um "gentleman", à moda inglesa mesmo. Tenho amigos homens também. Mas me entendo melhor com as mulheres. Inclusive em minha cosmovisão e minhas concepções. Algumas amigas não aceitam o meu ateísmo, mas outras sim e, até, concordam comigo. Das dez pessoas mais amigas que tenho na vida, nove são mulheres. Minha mulher, minhas duas irmãs, minha filha, três colegas de trabalho e duas amigas da internet. Homem, só o meu filho. Se eu estender para vinte, aparecerão outros homens. Além de vinte não posso dizer que são amigos, mas só conhecidos. Acho que nem chegam a vinte. Acho isso muito curioso, mas não é uma escolha consciente. É o que surgiu. Inclusive a pessoa com quem possuo mais afinidades em tudo o que eu gosto e que eu penso e por quem sinto uma imensa admiração por tudo o que ela é é uma amiga que só conheço pela internet.

Ruckert, tem mais amigos homens ou mulheres? o que causou essa preponderância desse sexo dentre seus amigos? (se houver)

Interessante. Tenho mais amigas mulheres do que homens. Acho que meu modo de ser altamente intelectualizado e o fato de ser um feminista radical e de não gostar de esporte acaba me incompatibilizando com muita gente, mais com homens do que com mulheres. Mas minhas amigas mulheres são mulheres independentes, donas do seu nariz, inteligentes, capazes, geralmente são as provedoras do lar e, algumas, separadas. Não gosto de mulheres "do lar" ou submissas. Note que não tenho a mínima característica de efeminamento. De modo nenhum. Sou totalmente heterossexual e masculino. Mas não sou bruto nem mal educado. Pelo contrário. Sou um "gentleman", à moda inglesa mesmo. Tenho amigos homens também. Mas me entendo melhor com as mulheres. Inclusive em minha cosmovisão e minhas concepções. Algumas amigas não aceitam o meu ateísmo, mas outras sim e, até, concordam comigo. Das dez pessoas mais amigas que tenho na vida, nove são mulheres. Minha mulher, minhas duas irmãs, minha filha, três colegas de trabalho e duas amigas da internet. Homem, só o meu filho. Se eu estender para vinte, aparecerão outros homens. Além de vinte não posso dizer que são amigos, mas só conhecidos. Acho que nem chegam a vinte. Acho isso muito curioso, mas não é uma escolha consciente. É o que surgiu.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Como são, em geral, as pessoas interessantes?

Isso varia com a pessoa que estiver considerando se a outra é interessante. Portanto eu falo por mim apenas. Para mim, interessante é uma pessoa inteligente e culta, capaz de entabular comigo uma conversa significativa sobre variados assuntos sem se ater a trivialidades. O que eu gosto de conversar é sobre filosofia, física, astronomia, matemática, música clássica e popular, literatura, pintura, cinema, psicologia, biologia, educação, política não partidária. Não gosto de conversar sobre esportes, negócios, televisão, fofoca e nada disso. Mas gosto também de contar casos e conversar sobre a vida, passeios, gente (mas não falar mal). A pessoa interessante, para mim, tem que ser de uma retidão de caráter exemplar, justa e bondosa, gentil e educada, solidária, prestativa, altruísta. Alegre, comunicativa, amistosa, e, de preferência, bonita. Uma pessoa a quem eu admire por suas qualidades. Conheço gente assim, de quem sou amigo de verdade e, até, amo mesmo.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Por essa lógica professor...O primeiro ateu deve ter sido aquele que inventou deus ?

A princípio o homem não achava que existia deus nenhum, só a natureza. Mas, observando as ocorrências, verificou que, normalmente, havia um agente identificável para tudo o que acontecia. Por indução, que faz parte do aparelhamento mental inato, concluiu que, quando o agente não fosse identificado, deveria haver algum, invisível. Daí a considerar que fosse algum espírito foi fácil. E se a ocorrência fosse muito fantástica, esse espírito teria que ser muito poderoso, isto é, um deus. Assim surgiu a noção de deus. Mas não se pode dizer que haja uma específica pessoa que a tenha inventado. Foi surgindo. E transmitida oralmente para as crianças até que a noção passou a fazer parte da cultura do povo. Isso aconteceu, independentemente, em todos os lugares. Os detalhes sobre as características dos deuses é que variaram de lugar para lugar. Somente com a reflexão filosófica, mesmo que não formal, é que as pessoas irão contestar essa interpretação e achar que a causa, mesmo que não identificada, deva ser algo natural.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Fundaram uma Rede Social para descrentes: ateistas . com ( retirem os espaços) qual a sua opinião sobre?

Muito interessante. Já me cadastrei.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Suponha que vc está sendo torturado. Eu e Deus observamos tudo. O que vc acha que os observadores deveriam fazer? Vc não acha que impedir o torturador seria erradissimo pois feriria o livre-arbítrio? Os observadores deveriam fazer o bem ou o mal?

Deveriam fazer tudo o que estiver ao alcance para impedir a tortura. Em qualquer circunstância é sempre o bem que se tem que fazer, nunca o mal. Não tem nada disso de não atrapalhar o livre arbítrio. Se alguém, por livre arbítrio, optou por fazer um mal, tem que ser impedido, pois o mal é prejudicial. Como não se vê nenhuma intervenção divina para impedir o mal, das duas uma: ou não existe Deus coisa nenhuma (que é o que eu acho), ou, se ele existe, ele é muito malévolo. Pérfido mesmo. Não servia para ser meu amigo.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails