quinta-feira, 30 de junho de 2016

O campo leptônico e bariônico é o campo do vácuo? 06/11/2015

Sim, fazem parte do campo do vácuo. Isso mesmo. A partir dele podem surgir quanta de léptons e de quarks e suas respectivas antipartículas.

Dar espaço ao capitalismo não seria abrir mão da revolução social, professor? 06/11/2015

Mas eu não acho que tenha que haver revolução social e sim evolução social. Pulverizar o capitalismo de modo a tornar toda pessoa capitalista e acabar com o trabalho assalariado é uma imensa evolução que levará à falta de necessidade de haver algum quantificador do capital, como a moeda. O que se tem que fazer é uma distribuição, de modo a acabar com a concentração.

Eu pretendo fazer Medicina na Unicamp.Estou no 1º ano do EM, mas não tenho muitas esperanças, embora seja o maior sonho da minha vida.Vou começar a fazer cursinho ano que vem, e queria saber se é complicado demais.Eu consigo se estudar umas 5h por dia?O que estudar?É melhor vestibular ou ENEM? 05/11/2015

A Unicamp não faz uso do ENEM. Todavia o importante não é estudar para tal ou qual prova. É estudar para saber e, consequentemente, resolver qualquer prova que aparecer. O conteúdo, quer do ENEM, quer de qualquer vestibular é o conteúdo do Ensino Médio (que, por sua vez, depende do conteúdo do Ensino Fundamental). Então é só se dedicar a aprender mesmo tudo o que é dado que se passa em qualquer exame. Não recomendo que se faça cursinho em paralelo ao Ensino Médio. O melhor é estudar mais o que é dado no próprio Ensino Médio. É preciso estudar, todo dia, de 1/2 a 2/3 de hora para cada aula que se tenha no dia. Mas tem que ser no mesmo dia, depois de um intervalo, para que o cérebro considere que se fez uma revisita ao assunto e o fixe na memória de longa duração. Juntando as horas das aulas com as de estudo, dá para você se dedicar umas nove horas por dia ao aprendizado. Mas é preciso aproveitar muito bem o tempo em que se está assistindo a aula e não consentir em sair de cada uma sem ter entendido mesmo tudo o que foi dado. Pergunte na hora e tira todas as dúvidas. O professor está lá para isso. Não se importe em "pagar mico".

Um grupo de pessoas trabalham em uma loja, 70% dessas pessoas nao possuem ensino superior e ganham 500 reais, os outros 30% possuem ensino superior e ganham 1500 reais. Qual a media de salario nessa loja? (n foi me dado o numero de pessoas, a pergunta é essa msm)

0,7 x 500 + 0,3 x 1500 = 350 + 450 = 800

pq os orientais tem olhos puxados? 05/11/2015

Porque essa característica surgiu, por acaso, em algum grupamento humano que migrou da África para a região da Mongólia e se fixou entre os descendentes que foram os que povoaram a China, a Coréia, o Japão, a Indochina e regiões anexas.

Boa tarde. Acreditas em um futuro baseado no altruismo e conciencia moral para os bipedes? 05/11/2015

Sim. É no que aposto e batalho para que venha a acontecer. Estou plenamente convencido, em razão da marcha evolutiva da história, de que a tendência seja, justamente, nesse sentido. Isto é, no sentido do atingimento da anarquia comunista. Não do socialismo estatal totalitário nem do capitalismo selvagem concentrador. A história mostra o progresso cada vez maior das liberdades, da globalização, da cooperação, do entendimento. Mesmo que com retrocessos pontuais, a tendência geral e nesse sentido. Vejo que a humanidade acabará renunciando aos fundamentalismos religiosos e ideológicos, aos orgulhos étnicos e outras intolerâncias entre os povos e se unirá numa única Terra, sem nações divididas, sem fronteiras, sem pobreza, sem ignorância, sem doenças, sem governos, sem crimes, sem posses. Justa, harmônica, fraterna, equânime, livre, próspera, culta, saudável, aprazível e feliz para todos.

Professor,o que vc acha do Eduard Bernstein,descobri as obras dele a pouco tempo e gostaria da sua opinião sobre ele 05/11/2015

Rapaz! Eu não conhecia esse pensador. Fiquei fascinado com suas idéias, que coincidem, pelo que me pareceu, com as minhas. Vou procurar suas obras e adquirir para ler. Veja isto:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Eduard_Bernstein
https://en.wikipedia.org/wiki/Eduard_Bernstein
Vou buscar pelas referências e links desses artigos (em especial em inglês).

Boa tarde professor. Gostaria de lhe contar sobre meu apreço ao senhor: há cerca de 2 anos que lhe acompanho aqui no ask.fm. Interajo pouco, mas suas respostas estão servindo de base para o meu conhecimento, pois cada resposta é um novo aprendizado. Muito obrigada por tudo. 05/11/2015

Fico muito contente em ler isso. Espero estar correspondendo a suas expectativas. Um abraço.

Existe refutação para essa lógica? Somente algo inteligente é capaz de criar algo complexo? 05/11/2015

Não. Algo pode ser intrincadamente complexo e, mesmo assim, ter sido produzido por um agente que não seja dotado de nenhuma inteligência. Nem precisa ser um agente vivo e voluntário. Pode ser a própria natureza inanimada. Por exemplo, um cristal de neve. O acaso, isto é, as coincidências fortuitas, é capaz de produzir padrões estruturais e de funcionamento de complexidade elevadíssima. Sem nenhum planejamento e nenhum propósito. É só deixar o tempo passar. Como o acaso pode levar a qualquer resultado, havendo algum processo de seleção dos resultados intermediários de sucesso, com a rejeição dos mal sucedidos, essa combinação é um poderoso mecanismo que permitiu o surgimento da vida e a sua transformação, ao longo do tempo, na imensa multiplicidade de tipos de seres vivos que, atualmente, existem. A afirmação da pergunta não é uma afirmação lógica. É uma doxa. Ela não tem que ser refutada como falácia, pois sequer é a conclusão de algum raciocínio. Sua invalidade decorre da constatação dos fatos.

Professor, acompanhar notícias sobre política nacional e internacional, economia, crimes, esportes, corrupção, me deixa muito mal. Eu acho que seria mais feliz se não soubesse. Vi que você disse que não acompanha, mas será que isto é o correto? 05/11/2015

Em verdade acho que seria prudente acompanhar. Mas não o faço por total aversão ao que se diz. Realmente me repugna. Então eu não acompanho. Com isso fico desinformado. Mas eu compenso com o tanto de informação matemática, científica, tecnológica, linguística, filosófica, sociológica, comportamental, cultural, artística e histórica que eu absorvo todo dia. Alguém pode dizer que, com isso, me distancio da realidade. De fato. É o que faço. Vivo no mundo da Lua. Não tenho, nem um pouco, os pés no chão.

Seu repúdio à moeda não faz sentido algum. A moeda surge como forma de melhorar as trocas voluntárias entre as pessoas e nada tem a ver com o fim do Estado. As moedas surgiram privadamente, primeiro com o sal, como presumo que saiba. Apenas temos que tirar o Estado do controle das moedas, sim. 05/11/2015

O uso de moedas é uma modalidade de economia de trocas em que a moeda funciona como agente intermediário. Mas existe uma relação de valores dos bens, uns confrontados com os outros. Então a economia se faz pela troca de bens por moedas e de moedas por bens, todavia com valores estipulados de correlação de cada bem com a quantia em moedas que lhe corresponde. É isso que eu não concordo. Para mim os bens têm que ser doados e distribuídos para a coletividade sem correspondência de valor nenhum. O que cada um (ou cada grupo) produz, de acordo com suas capacidades de produção ou de prestar serviço, é disponibilizado para todos, de acordo com a necessidade de cada um. Sem correspondência entre o que um ganhe e o que ele doe. Assim é que tem que ser uma sociedade verdadeiramente justa e equânime. Uma condição para que isso ocorra é a abolição da preguiça e da cobiça. Mas isso é algo que a educação tem que propiciar.

Podemos dizer que o Cosmos tem um propósito maior, bem além do destino de vidas individuais? 05/11/2015

Não. Nem o cosmo nem as vidas individuais possuem propósito nenhum. Nada do que existe, existe com algum propósito. Todo existe por acaso, por coincidência. O que se pode dizer é que o significado do cosmo é maior do que o significado de algum sub-conjunto particular dele, como um dado ser vivo. Da mesma forma que a sociedade tem um significado maior do que cada um de seus membros. Todavia isso não autoriza que, em nome da sociedade, se sacrifiquem seus membros, como a ideologia marxista proclama e assim o fez nos regimes socialistas totalitários. O que acontece é que, o que se chamou "interesse da sociedade", em verdade era o interesse dos grupos dominantes de então, isto é, o líder supremo e o grupo de seus asseclas.

Se ainda existisse honra entre os humanos, acreditaria na autocracia? 05/11/2015

De modo nenhum. Mesmo com honra, sinceridade, nobreza, boas intenções, capacidade, inteligência, bondade, justiça e todas as virtudes a autocracia considera que o tirano (no bom sentido da palavra) seja o dono da verdade e seus juízos sejam sempre os corretos. Isso é humanamente impossível. E preciso que todas essas virtudes sejam o apanágio de todos os homens e mulheres, mas, mesmo assim, é preciso que o poder não se concentre nas mãos de nenhum deles em particular. Para o bem da coletividade.

Comente: Porque na muita sabedoria há muito enfado; e quem aumenta em conhecimento aumenta em dor. Eclesiastes (1:16-18). 05/11/2015

Não concordo. Acho que, quanto maior a sabedoria, pelo contrário, maior é o prazer que se frui do mundo e da vida. Enfado pode trazer uma sabedoria incompleta mas que se supõe superior. A verdadeira sabedoria é jovial e proporciona ao sábio e a todos que tratam com ele (ou ela) grande satisfação e, mesmo, enlevo. A sapiência, isto é, a detenção de muito conhecimento, também, por sua vez, é razão de alegria e prazer, que se espraia a partir de quem o possua a todos que o(a) rodeiam. Discordo totalmente do Eclesiastes nesse ponto. Claro que se o sapiente for sábio, não será arrogante, prepotente, convencido, seboso e cioso de sua grande sapiência, mas modesto, já que sabe que, por mais que se saiba, mais há que não se sabe.

Pode ser possível vivermos em uma sociedade sem estado e com todos cooperando, mas acredito que antes devemos passar por um período de estado máximo. Como você acha que deve ser o caminho para a sociedade utópica? 05/11/2015

Não. Pelo contrário. Acho que a extinção do estado e de seus governos tem que ser gradual, com a coletividade arcando diretamente, numa medida crescente, com os encargos do estado. Da mesma forma que, cada vez mais, produzindo coletivamente e dispensando o uso da moeda, com a distribuição dos produtos obtidos, sem venda nem troca. Como também passando a usar habitações coletivas ao invés de residências monofamiliares. Sempre num crescendo de liberdades e de responsabilidades diretas e não delegadas a representantes (os políticos). Até chegar a um ponto que o estado, o governo, a propriedade e o dinheiro deixam de existir por absoluta falta de necessidade de que existam. Da mesma forma que muitas profissões, como policiais, militares, políticos, advogados, juízes, contadores, bancários e várias outras.

Nos aceleradores de partículas modernos, o que eles fazem, é colidir hádrons com hádrons (próton com próton por exemplo) ou com hádrons e antihádrons (próton e antipróton por exemplo)? 05/11/2015

A maioria colide prótons com prótons. Mas há também de elétrons, bem como de prótons-antiprótons, elétrons-pósitrons e de íons. Veja a lista:
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_accelerators_in_particle_physics

Por que você aceita obedecer? Qual a sedução da servidão? O que lhe convence a abrir mão de tua liberdade e tornar-se servil voluntariamente? 04/11/2015

Acho que você mandou essa pergunta para a pessoa errada.

A liberdade traz, necessariamente, a felicidade? Em caso negativo, por que não? 04/11/2015

Não. A felicidade depende da liberdade, mas não só. A felicidade depende, primeiro, de que as necessidades básicas estejam satisfeitas: alimento, abrigo, agasalho, saúde, segurança e, certamente, liberdade. Mas, também, não só. Depende, ainda, especialmente, da sensação de ser considerado, respeitado, querido, amado. E, secundariamente, de poder satisfazer os desejos modestos. É claro que se a pessoa colocar sua felicidade na satisfação de desejos vultosos, será difícil obtê-la. Por isso é preciso que a educação leve a pessoa a considerar que eles não sejam necessários para a felicidade.

O sr é muito inteligente! É impressionante. 04/11/2015

Obrigado pela apreciação.

Já leu "Aprendendo Inteligência" do Prof. Pierluigi Piazzi? Se sim, você gostou? Indicaria a leitura? 04/11/2015

Sim. Os três volumes: "Aprendendo Inteligência", "Ensinando Inteligência" e "Estimulando Inteligência". Todos excelentes. Tanto que faço palestras em colégios sobre o assunto.
Veja isto:
http://pt.scribd.com/doc/41631580/INTELIGENCIA

Como encontrar uma razão de viver? 04/11/2015

Pensando. Refletindo sobre o que se pode fazer e dedicar à vida de modo a deixar o mundo melhor por se ter vivido. Eu, por exemplo, encontro minha razão na erradicação da ignorância. Outro pode encontrar na erradicação da pobreza. Ou na distribuição de renda. Ou no crescimento da disponibilidade de bens, com seu consequente barateamento. Ou no combate às intolerâncias e preconceitos. Ou na produção de conhecimento para resolver os problemas do mundo. Ou na confecção de obras de arte para inspiração e engrandecimento do povo (mas não para o proveito exclusivista de poucos endinheirados). Ou em debelar tantas doenças que estão disseminadas no mundo. Tudo a que se puder dedicar em prol do bem geral das pessoas. Ou da natureza. Ser advogado e defender os oprimidos e injustiçados pelos poderosos. O que não oferece nenhuma razão válida para se viver é se dedicar a amealhar riquezas para proveito pessoal. Se se tornar alguém rico, que aplique a riqueza na disseminação do bem para o máximo de pessoas ou para o bem do planeta.

Professor, em que medida faz sentido combater a desigualdade econômica em um mundo com uma população exponencialmente crescente? Há uma métrica sustentável para isso? 04/11/2015

Para começar, a primeira providência para acabar com a desigualdade econômica é, justamente, reduzir o crescimento da população. A segunda providência é aumentar a produção de bens e a terceira providência é promover a distribuição o mais equânime possível deles. Todavia essas três providências precisam ser tomadas em paralelo. Ou seja, não se pode esperar a consecução da primeira para promover a segunda e nem a da segunda para promover a terceira. É preciso já ir distribuindo os bens, enquanto se os faz crescer e enquanto se reduz o crescimento populacional. Todas as três requerem medidas a serem tomadas pelos governos mas, principalmente, requerem uma mudança de cosmovisão social e econômica a ser disseminada pelo processo educativo. Isso precisa começar já. Ou seja, as escolas já têm que ensinar aos estudantes que eles precisam reduzir a sua prole e incitar a todos que o façam. Que precisam aprender a compartilhar e aplicar seus ganhos na promoção de ganhos para mais pessoas. Que precisam inventar modos de aumentar a disponibilidade de bens para todos. São esses os três fatores que promoverão a prosperidade geral do mundo, isto é, o enriquecimento de todos e a abolição da pobreza, bem como da riqueza excessiva. Sem esses pré-requisitos não será possível a construção de uma sociedade ácrata, justa, aprazível, harmônica, fraterna, benfazeja, equânime, livre como se pretende que seja para todos. E isso tudo só será conseguido, por sua vez, com a erradicação total da ignorância e da burrice que campeiam na maior parte da humanidade. Quanto a fazer sentido lutar por essas metas, faz todo o sentido. Isso é, justamente, uma das metas de vida que mais significado pode dar à vida de cada pessoa: Pormover a igualdade. Bem como acabar com a ignorância.

Se fosse possível resfriar ao zero absoluto uma partícula bariônica, restaria energia resultante da interação entre o campo de Higgs de energia contida nela? Por definição, tudo o que existe, então, possui alguma energia associada a si? 04/11/2015

Mesmo no zero absoluto os sistemas (dentre os quais uma única partícula) ainda possuem energia. Pelo menos a energia de sua massa de repouso que, justamente, advém da interação de cada partícula com o campo de Higgs que pervade todo o Universo. Também pode haver energia potencial de interação com outras partículas, como os átomos de uma rede cristalina.

O que é exatamente e como funciona (basicamente, por que uns são e outros são estáticos) a quantização de campo e outras coisas que vejo recorrentemente nos seus textos? 04/11/2015

Quantização é uma condensação de um campo em uma região limitada com um conjunto de propriedades definidas por certos valores exclusivos, não sendo eles tais quais, o campo não se condensa. E, assim condensado, essa condensação adquire uma individualidade como uma "partícula". As propriedades que exibem valores fixos para haver quantização são carga elétrica, spin (momento angular intrínseco), momento de dipolo magnético, número bariônico, número leptônico, estranheza, isospin, carga de cor, isospin fraco e outras. O interessante é que os campos não se condensam em condensações com qualquer valor dessas propriedades mas apensas alguns deles, daí o termo quantização. Na formação do Universo a quantização de quarks e léptons, em pares de partícula e antipartícula, se deu por flutuações aleatórias da densidade de campo de matéria primordial, que surgiu com o surgimento do Universo. Atualmente campos estáticos podem se quantizar também. O exemplo mais típico é o surgimento de fótons a partir do campo elétrico interno dos átomos em razão dos saltos de elétrons entre estados de energias distintas. Pode haver, também, formação de pares de partícula e antipartícula pela quantização do campo do vácuo, cujas massas são provenientes da energia de fótons que colidem, por exemplo.

Comente: Efeito do Observador confirmado: átomos não se movem se você estiver olhando http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=efeito-observador-efeito-zeno-quantico&id=010165151103#.Vjiou_o_Uak.facebook 04/10/2015

Não sei se a interpretação que está se dando ao resultado desse experimento realmente significa que a observação inibe as mudanças de estado dos sistemas. Para mim é preciso mais experimentos até que isso seja confirmado. Porque os sistemas sob observação mudam o seu estado mesmo enquanto estão sendo observados. E a questão da observação não é bem estar sendo observado e sim enviar informação sobre o próprio estado, não importa se essa informação seja ou não captada por outro sistema.

''A matemática é um jogo do qual se têm de aprender as regras'' é isso mesmo Ernesto? 04/11/2015

De certa forma, sim. É isso mesmo.

Vc participaria de debates sobre politica no youtube se te chamassem? 03/11/2015

Só se for sobre filosofia politica. Sobre a política atual, especialmente do Brasil, eu não discuto porque não acompanho. Como não acompanho notícias sobre crimes, sobre esportes e sobre economia.

Ernesto, é possível atingir a velocidade da luz? 03/10/2015

Sim. A própria luz possui a velocidade da luz. Outras partículas que não possuírem massa também. Aliás, elas só existem estando à velocidade da luz. Todavia alguma partícula que possuir massa não pode atingir a velocidade da luz, pois isso requereria uma quantidade infinita de energia.

Comente: De todos os homens maus, os homens maus religiosos sao os piores. C. S. Lewis 03/11/2015

Certamente. Concordo plenamente.

Luz é matéria ou apenas energia? http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/luz-materia-e-nao-materia.html 03/11/2015

Luz não é matéria e nem energia. Luz é um campo radiante que possui energia, mas não "é" energia. Energia é uma propriedade dos entes e não um tipo de ente. Matéria é um tipo de ente. Radiação é outro. Matéria é feita de partículas fermiônicas (de spin semi-inteiro). Luz e feita de partículas bosônicas (de spin inteiro). Matéria exibe conservação, luz não. A energia da luz é conservada, mas as partículas de luz (os fótons) são produzidos e aniquilados à vontade. Matéria só se aniquila quando interage com a partícula de anti-matéria correspondente, transformando-se em radiação. Radiação pode ser aniquilada pela absorção pela matéria, não produzindo nenhuma partícula mas só aumentando a energia do sistema que a absorveu

"Tal fato não poderia se dar se o Universo fosse determinista, como a mecânica newtoniana considera que seja." Por que? Como sabe que num universo determinista não se poderia ter a ilusão de livre arbítrio? Ninguém entende nada de consciência, acho muito forte afirmar essas coisas. 03/10/2015

Claro que se o universo fosse determinista não haveria livre arbítrio. O determinismo implica em que tudo o que acontece seja consequência do que estava acontecendo antes e das leis que regem o comportamento do mundo. Como o pensamento é decorrente do funcionamento químico e elétrico das células cerebrais e isso vem das interações entre átomos, sendo elas deterministas, os pensamentos todos serão rigorosamente previstos pela configuração e pelo estado (conjugado com as leis naturais) que se apresentam no instante anterior.

Ernesto, por que é importante o estudo de todas as matérias no ensino médio? É que hoje fui confrontado com oposições diferentes desta, em que a ideologia era apenas estudar as matérias do curso que se pretendia cursar. 03/10/2015

Porque se você não tiver um conhecimento elementar de todos os assuntos vistos na Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio), você será um ignorante. Será uma pessoa que não sabe o que se precisa saber sobre o mundo, a sociedade, você mesmo, a natureza. Não importa o que você vá ser, profissionalmente, na vida, você precisa saber, pelo menos no nível do Ensino Médio (que é elementar), com razoável abrangência, mas sem profundidade, como funciona o mundo em todos os seus aspectos. A ignorância disso coloca a pessoa em séria inferioridade numa sociedade complexa como a nossa. O aprofundamento é que se dará na área específica em que a pessoa vá atuar ao longo da vida. Mesmo assim, eu considero que seja bom a pessoa se aprofundar um pouco em outros assuntos que não sejam os de sua especialização. Para mim é bom que tudo mundo entenda razoavelmente de arte, de música, de psicologia, de política, de economia, de estatística, de geografia, de história e, mesmo, de física, química, matemática, astronomia, cosmologia, biologia e outros assuntos, como culinária, corte e costura, marcenaria, mecânica, eletrotécnica etc. Não importa se ela vá ser um fazendeiro, um comerciante, um bancário, um advogado, um médico, um engenheiro, um corretor, um piloto, um militar. Todo mundo precisa estar por dentro de uma gama ampla e variada de assuntos para se situar bem no mundo em que está inserido. Pode-se argumentar que o tempo que se dispende em aprender essas coisas todas seria melhor dispendido aprofundando-se no entendimento específico do assunto em que se trabalha. Discordo! Não se vai tirar tempo de estudo do assunto a que se dedica para estudar outras coisas. Vai se dedicar mais tempo ao estudo, retirado do tempo de lazer. Isso compensa sobremaneira, inclusive porque, estudar e aprender é um imenso prazer e, também, um lazer.

''Penso, logo existo.'' Descartes O que acha? 03/11/2015

Isto é óbvio. Descartes considerou que deveria duvidar de tudo, menos de que existia, pois, se não existisse, não estaria duvidando. Mas, ele mesmo, não duvidava de que possuisse uma alma ou de que Deus existisse.

Professor, quanto se deve cobrar por uma hora de aula particular de física ou matemática? 03/10/2015

Não tenho ideia. Mas esse mercado varia de cidade para cidade.

Você considera a propriedade estatal como coletiva? 03/11/2015

De modo nenhum. Uma propriedade estatal é do estado. E quem manda no estado é o governo. Mesmo onde houver democracia representativa (o que não se dá nas repúblicas socialistas totalitárias), o governo não é o povo. Propriedade coletiva é aquela gerida pelos próprios trabalhadores que nela atuam.

Como tem certeza de que temos livre arbítrio? É uma crença sua? Você diz que é por causa do indeterminismo quântico, mas eu não consigo ver nenhuma relação. O que o fato da natureza ser "aleatória" tem a ver com nossas decisões? Quem rege esse "aleatório" é a eq de schrodinger, não nossa mente. 03/10/2015

A existência do livre arbítrio não é uma crença, é uma constatação. Não só a partir da introspecção como também da observação do comportamento de outras pessoas. Tal fato não poderia se dar se o Universo fosse determinista, como a mecânica newtoniana considera que seja. Somente se pode considerar a possibilidade de escolhas se a própria natureza oferecer essa possibilidade. E isso advém do fato de que os eventos não determinam o que provocam, havendo sempre um leque de possibilidades. A conjugação de inúmeras escolhas de inúmeros eventos elementares é que faz acontecer algum evento complexo, como uma decisão da vontade e sua execução. Todavia não é a equação de Schrödinger que estabelece o indeterminismo. Ela é uma equação determinista que prevê a evolução da função de onda de um sistema. A interpretação de que o valor absoluto quadrado da função de onda mede a densidade de probabilidade é outro postulado da mecânica quântica.

O que você acha da teoria de que estamos vivendo dentro de um buraco negro? Tem fundamento? É realmente possivel? 02/10/2015

Estou acabando o 2º ano do Ensino médio e pretendo cursar Bioquímica, você saberia me dizer se sse curso na UFV é bom? 02/10/2015

O senhor acha aquela pesquisa que diz que embutidos e outras carnes são cancerígenas válida? Fiquei na dúvida. 02/10/2015

Não é uma pesquisa e sim um relatório das conclusões de inúmeras pesquisas. É válido sim. Mas ele não diz que carnes processadas são tão cancerígenas quanto tabaco. Mas que são cancerígenas, são mesmo. Dentro das probabilidades mencionadas em função da quantidade de consumo. Pode comer, mas pouco. Todavia recomendo que não se coma. Aliás, recomendo que não se coma carne nenhuma.

Qual a diferença entre esses dois livros http://www.pontofrio.com.br/livros/LivrodeCienciasExatas/LivrodeFisica/Fisica-Conceitual-365228.html?utm_source=buscape&utm_medium=comparadorpreco&utm_campaign=Livros_Fisica&utm_content=365228&cm_mmc=buscape_XML-_-LIVR-_-Comparador-_-365228 02/11/2015

Nesse link só tem um livro.

O senhor acredita que nosso cérebro é como uma máquina que funciona de forma "automática", isto é, não temos livre arbítrio (apenas, talvez, a ilusão de que temos livre arbítrio)? Ou o senhor acredita que nossas decisões são realmente nossa? Em qualquer um dos casos, por qual(is) motivo(s)? 01/11/2015

Não funciona não. Temos livre arbítrio sim. Mesmo que decisões sejam tomadas inconscientemente, são decisões "nossas". É o "nosso" inconsciente que toma com base em nossas vivências e concepções. É uma resolução "nossa", mesmo que não tenha sido tomada conscientemente. É preciso entender que a mente e o "eu", incluem o inconsciente. É claro que todas as decisões são influenciadas por muitos fatores. Mas sempre temos a possibilidade de contrariá-los.

Boa noite! Desejo-te um ótimo fim-de-semana. 👽✌ 01/10/2015

Para você também!

O que acha da frase proferida por Feynman “A filosofia da ciência é tão útil para os cientistas quanto a ornitologia o é para as aves” ? 01/11/2015

Discordo completamente. Mesmo sendo um grande admirador de Feynman.

Você acha que o controle de natalidade pode ser uma das soluções para se combater a pobreza? 01/10/2015

Sim. De fato é uma das frentes que precisa ser atacada. Mas de forma não compulsória e sim livre. Por meio de esclarecimento e difusão dos métodos contraceptivos. Se não se evitar nascimentos, as vidas serão ceifadas pela fome e pelas doenças, depois de nascidas. Ou pela violência que a superpopulação também pode gerar.

Comente: Cientistas demonstram que realidade "não existe", segundo a física quântica: http://www.seuhistory.com/noticias/cientistas-demonstram-que-realidade-nao-existe-segundo-fisica-quantica 01/10/2015

Acho que a interpretação do resultado dessa experiência australiana ainda não está bem elaborado e tal conclusão é apressada. É preciso se fazer mais experiências a respeito e se discutir mais as possíveis interpretações dos resultados. Não considero que a realidade não existe enquanto não estiver sendo observada. Posso estar enganado, mas é o que penso, até que isso, por acaso, seja demonstrado de forma patente. Em Física Quântica, até hoje, ainda não se tem uma concordância sobre qual das interpretações propostas seja a verdadeira. Eu aceito a da realidade da função de onda.

O que aconteceria com a Terra se Saturno se aproximasse de tal forma que pudesse ser visto perfeitamente do céu a olho nu? 01/11/2015

Saturno é visível perfeitamente no céu a olho nu! Se Saturno passasse a ocupar a posição de Marte, por exemplo, possivelmente se veriam, também, os seus anéis a olho nu. Tal proximidade de uma massa maior, provocaria desvio nas órbitas dos asteroides (que se encontram entre Marte e Júpiter), fazendo com que alguns pudessem entrar em alguma órbita de colisão com a Terra.

Por exemplo... tal evento ocorreu entre os séc IX e XII. Entre quais anos esse evento ocorrru ? 01/11/2015

O século IX começo em 801 e o século XII terminou em 1200.

terça-feira, 28 de junho de 2016

Não tem condições de debater com estudiosos e indivíduos muito inteligentes em determinados assuntos. Paga de intelectual na net, mas, na verdade, é um cara que nem manja de tudo. Enganar pivetes é fácil demais. 01/11/2015

Eu nem deveria me dar ao trabalho de lhe responder, mas o faço, como o fazia ao Hans, porque você comete grandes equívocos na apreciação da minha participação neste site. Claro que eu não entendo tudo de tudo, porque isso é impossível. Mas eu entendo bem de muitas coisas e me julgo no direito de discuti-las sim, apresentando meus pontos de vista, como qualquer pessoa tem o direito de fazer a respeito de qualquer assunto. Outra coisa é que não engano ninguém. Tudo o que digo é, justamente, no sentido de esclarecer. Quando, por acaso, possa dizer algo errado, todavia o faço convencido de estar certo. Por outro lado, as pessoas que me leem e me curtem não são, absolutamente, "pivetes". São homens e mulheres, jovens e adultos, de variadas ideologias, religiões, convicções políticas e níveis sociais que buscam em minhas postagens, justamente, alguma orientação ou a simples satisfação de sua curiosidade. Quem, como você, julga que digo algo improcedente, apresente sua argumentação contrária que eu, com satisfação, publico, para conhecimento de todos. Isso é ótimo para que o debate seja estabelecido.

Existe realmente esse debate entre os físicos? De que a filosofia pra nada serve? https://scientiasalon.wordpress.com/2014/05/12/neil-degrasse-tyson-and-the-value-of-philosophy/ 01/11/2015

Não estou com disposição para ler esse texto longo mas, realmente, há físicos que consideram que a Filosofia não tem validade nenhuma. Discordo completamente desse pensamento. A Filosofia tem grande validade e não é tudo que pertence à realidade cujo estudo se enquadra no âmbito das ciências, naturais ou sociais, sendo pois, da competência da Filosofia. A própria validade do conhecimento científico não pode ser discutida dentro do âmbito da ciência. Apenas a Filosofia é capaz de discutir a própria validade. Sem considerar a Ética, a Estética e, especialmente, a Metafísica, objeto maior de rejeição por muitos cientistas. Mas a Metafísica tem o seu lugar, sem dúvida, não significando isso que se está cedendo a considerações sobrenaturais. Esse é um equívoco de cientistas sem formação filosófica.

Ernesto, poderia me dar uma definição do que é "literatura brasileira" ? 01/11/2015

Literatura produzida no ambiente cultural brasileiro por escritores brasileiros ou estrangeiros que aqui se radicam e assimilam a cultura brasileira. Também pode ser produzida no exterior, se o for dentro do contexto literário vigente no Brasil e, certamente, em língua portuguesa. Quanto à literatura produzida por brasileiros indígenas em seus idiomas, eu não tenho conhecimento de sua existência, mas, havendo, considero melhor denominá-la de "literatura indígena brasileira" do que de "literatura brasileira".

Qual a diferença entre Comunismo libertário e Socialismo Libertário? 01/11/2015

O comunismo difere do socialismo no fato de que, neste, a posse dos meios de produção e serviços, bem como da produção e dos serviços fica nas mãos do estado e, naquele, fica nas mãos das pessoas. Não vejo como o socialismo possa ser libertário, pois o libertarismo é, justamente, a condução da sociedade sem nenhuma tutela de nenhum governo.

"Tudo que exponho é argumentado". Só rindo, Ernesto... kkkkk! Quando eu disse que homossexualidade é ridícula, por se tratar de um crime contra a natureza e ser contra Deus, você me respondeu com xingamentos, como: idiota, mentecapto, etc. Isso só comprova que você é uma pessoa desequilibrada e... 01/11/2015

Amarildo. Homossexualidade não é ridícula simplesmente porque é uma orientação natural apresentada por muitas pessoas. Se, por acaso, foi mesmo algum Deus que criou o mundo, então ele criou a homossexualidade e, portanto, ela está em seus planos, não se tratando de nenhuma ofensa a ele. Quem considera que seja é uma pessoa que não refletiu sobre o assunto, mas, simplesmente, segue os ditames de alguns lideres religiosos equivocados. Quanto a ser desequilibrado, acho que a ponderação e a sensatez com que exaro todos as minhas assertivas atestam exatamente o contrário.

Pagar de comunista sendo riquinho burguês, como é o seu caso, é fácil demais. Esses absurdos que você diz só são vistos na net mesmo. Nem os militantes esquerdistas, como disseram páginas atrás, falam tanta besteira nas redes sociais. 01/11/2015

Pois eu acho que os burgueses têm mesmo que se tornar todos comunistas, pois o comunismo visa, exatamente, acabar com o proletariado, tornando todo proletário um burguês.

Ernesto, como faz para, a partir do século, saber o ano ? 01/11/2015

Não entendi a pergunta. O que está pretendendo?

Você já flagrou um aluno colando em uma prova? O que você fez? 01/11/2015

Sim. Tomo a prova e dou zero. Simples assim.

A sorte existe? 30/10/2015

Depende do que você chama de sorte. Se for a mera coincidência de que se deem ocorrências favoráveis ao que se pretenda, claro que pode acontecer. Mas se se entender por "sorte" alguma predisposição a que tais eventos favoráveis ocorram, isso não existe, de forma nenhuma. Do mesmo modo que "azar".

Ernesto, é correto que um professor dê 16 tarefas em um bimestre e a cada tarefa não feita ele desconte 0.5 pontos, sendo que a nota estipulada para trabalhos e tarefas é apenas 4.0? Eu posso reclamar na minha escola sobre isso? Se sim, com que argumento? 30/10/2015

Se 16 tarefas valem 4 pontos, cada uma tem que valer 1/4 de ponto, a ser descontado de quem não fez. Descontar 1/2 ponto não é correto e justifica uma reclamação fundamentada e procedente.

Ernesto, seria ético uma pesquisa para detectar se brancos são mais inteligêntes que negros? 30/10/2015

Acho que seria válida uma pesquisa sobre o nível de inteligência médio de pessoas não só negras e brancas, mas de todas as raças e em muitos lugares do mundo, nos quais as oportunidades para pessoas de raças distintas sejam diferentes. Isso não é nenhuma falta de ética. Seria preciso, concomitantemente, também avaliar a inteligência com relação ao nível sócio-econômico, independentemente da raça e outros fatores, como viver no campo ou na cidade e o nível de escolaridade (também independentemente de raça). Então se teria um levantamento compreensivo de todos os fatores que poderiam influir na inteligência. Se não se fizer assim, a pesquisa não seria completamente imparcial e, nesse caso, não seria ética.

http://www.revistaforum.com.br/blog/2015/10/nepal-elege-lider-feminista-e-comunista-como-primeira-mulher-presidente-do-pais/ O que acha desta notícia? 30/10/2015

Muito boa. Penso que isso deva acontecer em mais lugares do mundo, até que metade das nações seja governada por mulheres. E que, também, em muitos casos, sejam de etnias minoritárias no país. Além de, também, haver grande variedade ideológica. Só não quero que haja ditadores, da mesma forma que monarcas absolutos. Acho que as monarquias ainda existentes precisam se transformar em repúblicas democráticas.

Você acredita que mulheres não nascem mulheres, e homens não nascem homem? 30/10/2015

Depende. Biologicamente nascem homens e mulheres, exceto os hermafroditas. Psicologicamente podem se afirmar com o sexo biológico ou, à medida que vão vivendo, se estabelecer com um sexo diferente. Assim uma pessoa biologicamente masculina poderá vir a ser uma pessoa psicologicamente feminina ou vice versa. Em meu entendimento, contudo, o papel social das pessoas, sejam homens ou mulheres, cis ou transsexuais, é o mesmo e, para mim, só há um gênero: o humano. Não importa, pois, como a pessoa seja em termos da relação entre seu sexo biológico e seu sexo psicológico.

Oq acha dessa frase de Engels "O Estado não é 'abolido', mas definha e morre..."? 30/10/2015

Sim. É isso mesmo que tem que acontecer para se estabelecer a anarquia. Não se pode e nem se consegue "abolir" o estado. Ele só vai deixar de existir quando, absolutamente, não for necessário que ele exista. O mesmo vai ocorrer com as fronteiras, o dinheiro, a propriedade. A evolução da humanidade no sentido de um grau cada vez mais elevado de civilização fará com que tudo isso deixe de ter razão para existir. Do mesmo modo que deixarão de existir os crimes e as trapaças. Com isso não haverá mais serviço nenhum para policiais, advogados, juízes, promotores, carcereiros, bem como militares de todas as forças armadas. Evidentemente também não existirão banqueiros, bancários, contadores e qualquer atividade que mexa com dinheiro. Esse é o ápice da civilização. O mundo todo se torna uma única nação. Todas as pessoas se tornam iguais em direitos e deveres, bem como em nível social.

Professor! Uma dúvida meio idiota mas que me perturbou a mente: como confrontar a irracionalidade do pi com o fato de que ele é definido como o quociente entre o perímetro e o diâmetro de uma circunferência? 30/10/2015

A irracionalidade desse quociente significa, apenas, que a circunferência de um círculo não consegue ser expressa por um número inteiro de partes inteiras do diâmetro desse mesmo círculo. Não existe uma razão de números inteiros que represente o valor da razão das medidas da circunferência e do diâmetro. Veja isto:
https://en.wikipedia.org/wiki/Proof_that_%CF%80_is_irrational
https://en.wikipedia.org/wiki/Lindemann%E2%80%93Weierstrass_theorem#Transcendence_of_e_and_.CF.80
https://pt.wikipedia.org/wiki/Prova_da_irracionalidade_de_%CF%80

Pode-se dizer que a moral está associada a cultura e a ética a ciência ? 30/10/2015

A moral, como uma súmula de permissões, proibições e prescrições, de fato, é cultural, isto é, uma concepção originária de um grupamento de seres humanos pertencentes a um dado estrato social em certo lugar e certa época. Mas a ética não é bem científica, ela é filosófica, mesmo que se possam usar critérios científicos para a aferição das condições de eticidade de dada ação. É filosófica porque advém da reflexão sobre as razões e os resultados do comportamento humano ao praticar ações. E essa reflexão se assenta na consideração do bem ou do mal que alguma ação possa produzir para quem dela for alvo. Por sua vez, o estabelecimento do que seja bom ou seja mau, também advém da observação e da reflexão sobre a capacidade que possam ter as ações de promover bem estar, alegria, lucro, satisfação, prazer, felicidade ou, pelo contrário, mal estar, tristeza, prejuízo, desgosto, desprazer, infelicidade.

Professor, eu era totalmente cético como você. Fui obrigado a mudar de opinião depois das experiências que tive com espíritos, como ter acesso a informações que não tinha como ter, inúmeras coincidências, e até objetos se movendo na minha frente.Se o senhor passasse por isso, qual seria a sua reaçã? 30/10/2015

Eu iria proceder a uma investigação rigorosa das causas reais de tais fenômenos.

Professor, que livros ou o que pode sugerir para eu começar a aprender e entender sobre os sistemas econômicos e formas de governo?Fico observando discussões sobre capitalismo, comunismo, direita, esquerda e fico querendo participar , mas sem saber argumentar não compensa.

Sugiro que você monte um livro com artigos da Wikipedia sobre esses temas e encaderne para estudar. Busque, também, os verbetes que são indicados nos artigos e também imprima. Se você souber inglês, é preferível montar com os artigos da Wikipedia em inglês, que são mais completos.

Querido Ernesto, preciso da ajuda do senhor. Vou ingressar no curso superior de física e estava pensando em ir para ufv, entretanto, tenho receio por não conhecer como funcionam as coisas por lá. Diga-me por favor, se têm linhas de pesquisa interessante, e investimento para que os alunos possam as f 30/10/2015

As linhas de pesquisa em Física na UFV são estas:
http://www.posfisicaaplicada.ufv.br/?page_id=53
Os alunos de graduação podem participar pela Iniciação Científica.
O Currículo do Curso de Física é este:
http://www.fisica.ufv.br/
Outras informações:
http://www.dpf.ufv.br/

Se o espirito não existe, como você explicaria o fato de tantas pessoas em tantas partes do mundo terem tido experiências sobrenaturais de todos os tipos? Como explicar, pessoas que tiveram uma EQM e viram tudo o que acontecia em volta delas mesmo estando inconsciente? 30/10/2015

Essas experiências não são sobrenaturais. São alucinações.

Podemos "moldar" nossa mente por conta própria? 30/10/2015

Apenas parcialmente. Nossa mente é moldada, primeiro, por nossa genética, depois por tudo o que captamos do mundo exterior, e isso não fica sob o controle de nossa vontade e, por fim, por nossos esforços voluntários. Ponderar qual desses três fatores é mais influente é difícil.

Como gostaria que fosse o inferno? Sim, caso exista. 30/10/2015

Até que eu gostaria mesmo que existisse inferno, para que as pessoas do mal pagassem por suas malvadezas. Nesse caso também teria que existir alma e essa alma seria a sede da mente. Então o castigo melhor seria que a pessoa sofresse dores atrozes, como se estivesse com câncer no corpo todo (mas não tendo corpo) em estágio bem avançado. E que essas dores jamais tivessem alívio. Cruel, não? Mas... como não existe nem alma e nem inferno, isto é só uma ilação inconsequente.

Infelizmente, Ernesto, outro problema seu é xingar quem fala umas verdades aqui no seu Ask. A realidade é que você não consegue debater com quem se opõe as suas ideias e começa a dizer: "fulano é isso e aquilo". Essa rede social serve apenas para você doutrinar a molecada, que é facilmente enganada. 30/10/2015

Não xingo quem fala verdades. Xingo quem fala mentiras, quando o faz de modo descortês e sem argumentos. E não doutrino ninguém. Tudo o que exponho é argumentado.

Onirologia é pseudociencia? 30/10/2015

Em princípio, não. Mas, o que acontece é que a quase totalidade do que se diz a respeito de sonhos não tem o menor fundamento. Mesmo o famoso livro de Freud sobre sonhos é, em verdade, uma coleção de "achismos" dele a respeito do assunto. Em verdade não conheço nenhuma obra verdadeiramente científica sobre sonhos.

Hipoteticamente, tem como um buraco ficar "entupido" ? 30/10/2015

Não. De modo nenhum. Não há limite para o quanto de conteúdo possa ser colocado em um buraco negro. Ele poderia sugar, até, o universo inteiro.

É errado debochar de crenças? 30/10/2015

Sim. Porque, mesmo que elas não tenham fundamento, as pessoas que nelas acreditam são sinceras em sua crença e ela tem um grande significado na vida delas. Debochar da crença fica, então, um deboche à própria pessoa que a possui. O correto é procurar esclarecer, com educação e respeito, bem como fortes argumentos, que a crença da pessoa é algo sem fundamento.

que obras indica para uma introdução a filosofia? Apenas para conhecimento pessoal mesmo... 30/10/2015

http://wolfedler.blogspot.com.br/2011/02/thnf-o-sr-sempre-indica-um-livro.html
http://wolfedler.blogspot.com.br/2015/09/quais-dicas-voce-daria-para-alguem-que.html
http://wolfedler.blogspot.com.br/2013/07/gosto-muito-de-filosofia-tambem-e-estou.html
http://wolfedler.blogspot.com.br/2011/07/professor-me-indica-livros-sobre.html

http://wolfedler.blogspot.com.br/2014/01/o-ateismo-pressupoe-inexistencia-de.html Apelo à ignorância(appel to Ignorance) : a ausência de evidências não é suficiente para evidência de ausência. Ou ainda: Argumentum ad Ignorantiam : se você não pode provar que é verdadeiro, logo é falso e vice-versa. 30/10/2015

Se não há evidência ou prova da existência de algo, supor que não exista é a conclusão correta. Note que isso não significa garantir que não exista. Todavia, não havendo evidência e nem prova de que não exista, isso não leva a supor que exista, muito menos garantir que exista. No caso de Deus, além de não haver evidência e nem prova de que exista (bem como de que não exista), há fortes indícios de que não exista. Logo a suposição da não existência é reforçada além da implicação lógica. Os maiores indícios são a existência do mal, o não atendimento das preces, a não necessidade de considerar essa existência para nenhuma explicação, a multiplicidade de religiões e outros. Veja, também, estes artigos:

Se eu ligar um ventilador dentro de uma câmara que simula vácuo, ele produzirá vento ? 30/10/2015

Não. O vento do ventilador é o movimento do ar empurrado por suas pás. Não havendo ar, não há vento.

Professor, posso pegar suas respostas sobre Física e fazer um ebook ? Aí eu coloco seu nome, sua biografia também. Quando ficar pronto, eu te enviaria. 29/10/2015

Fique à vontade. O que eu coloco na internet é de domínio público. Se quiser, veja também o que tenho em meus blogs wolfedler.blogspot.com e www.ruckert.pro.br/blog, além deste ask.

Ernesto, onde encontro seus livros? 29/10/2015

Só tenho publicações pela internet. Veja em:
https://pt.scribd.com/wolfedler
www.ruckert.pro.br/blog
wolfedler.blogspot.com

A diferença entre modernidade e pôs-modernidade? 29/10/2015

https://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%B3s-modernidade

É possível alguem que nao tem a menor afinidade com números, cursar administração? 29/10/2015

Sim. A necessidade de matemática do Curso de Administração é bem elementar.

Onde posso comprar caneta tinteiro na Internet? 29/10/2015

Digite no Google:
caneta tinteiro comprar
Veja esta:
http://www.casadascanetas.com.br/

Ernesto, eu observo que pessoas como o Hans o ajudam muito. Eles sempre lhe dão a oportunidade de esclarecer as coisas para nós, seus leitores. Eu costumo bloquear, não tenho paciência para essas mediocridades, mas acho que você tem razão em responder. Abraços. 29/10/2015

Também acho. Por isso respondo, mesmo a questões impertinentes.

O que é duvidar da realidade? Cite exemplos. 29/10/2015

Acontece que o que temos acesso não é à realidade em si, mas a sua percepção por nossa mente através de nossos sentidos, mesmo que auxiliados por instrumentos. Desse modo, o que percebemos pode não ser o que, de fato, a coisa em si seja. Então é preciso, sempre, duvidar do que se considera que seja a realidade e envidar esforços no sentido de se captar essa realidade por meio de variadas formas de percepção, diretas e indiretas, a fim de se obter a melhor informação a respeito. Ilusões de percepção são inúmeras, especialmente óticas, mas também dos demais sentidos. Mas os enganos sobre a realidade se manifestam, principalmente, quando as informações são obtidas de segunda, terceira, quarta ou mais elevada mão. Um fato muito comum é se tirar conclusões com base em concepções assumidas sem conferir se tais conclusões são verdadeiras e considerar que elas retratam a realidade. Por isso é importante se manter um espírito científico de ceticismo em relação a tudo. Mesmo quanto aos fatos da vida cotidiana. É muito salutar não se acreditar, de primeira, em tudo o que se diz. Não que se considere que a pessoa esteja mentindo, mas que possa estar equivocada em sua percepção.

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